
EduardoFinatto
Members-
Posts
1620 -
Joined
-
Last visited
About EduardoFinatto
- Birthday 02/03/1996
Location
-
Location
Nova Prata/RS
Recent Profile Visitors
The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.
EduardoFinatto's Achievements
-
Hoje teremos uma tarde fria, com máxima prevista de 13⁰C apenas. A mínima prevista é 8⁰C, nada de especial. Depois, logo irá esquentar e Junho começa acima da média. E mesmo assim, estando acima da media, acredito que enquadra-se em um típico cenário de inverno climático. Falta frio sim, porém é algo também muito característico da estação estes dias ensolarados em que a máxima atinge apenas 21/22⁰C mesmo sem nenhuma MP atuando. Esta dificuldade para chegar aos 24/25⁰C, mesmo com sol, é uma particularidade de Junho e Julho. Nos outros meses já há uma maior dependência de ingresso de frentes frias e MPs para que isso ocorra, caso contrário a temperatura passa disso muito facilmente.
- 1181 replies
-
- 17
-
-
-
Médias Climatológicas 1991-2020
EduardoFinatto replied to Rodolfo Alves's topic in Resumos climatológicos e Banco de dados
Mato Grosso não decepciona no calor, mas também tem um bom potencial de frio em mínimas e máximas, considerando a baixa latitude. Canarana deixou a desejar comparando com as demais cidades tabeladas. Mínima histórica fraca, apenas dois meses com mínima absoluta sub-10, mínima anual média de 12,6⁰C, menor máxima 21,6⁰C. Nunca teve uma máxima sub-20 em décadas? Fraquíssimo... -
Médias Climatológicas 1991-2020
EduardoFinatto replied to Rodolfo Alves's topic in Resumos climatológicos e Banco de dados
Interessantes os dados de Benjamin Constant. Mesmo com a latitude inferior a 5⁰ e baixa altitude, tem mínima absoluta inferior a 10⁰C, mínimas absolutas inferiores a 15⁰C em 6 meses do ano, menor máxima inferior a 20⁰C em 3 meses do ano, média mínima inferior a 22⁰C em 4 meses do ano. Para a localização, são dados muito impressionantes. -
Os últimos dias foram bastante chuvosos e com uma umidade desagradável por aqui. Sensação térmica ficou no limite do abafamento na minha opinião, mas tolerável. Hoje e amanhã o sol aparece mais e faz um calorzinho. Em seguida, a previsão indica que devemos entrar na primeira verdadeira sequência de frio no ano, já com mais características de outono-inverno e não de verão-outono como foi até agora, com aqueles resfriamentos breves por 2-3 dias. Desta vez, aparenta que será uma sequência de 10 ou mais dias com mínimas quase sempre abaixo de 10⁰C e máximas quase sempre abaixo de 20⁰C.
- 1181 replies
-
- 19
-
-
-
Impressionante como é possível a temperatura variar pouco assim em um dia inteiro. Apenas 0,7 de variação.
- 1181 replies
-
- 13
-
-
Por aqui os últimos dias foram bem agradáveis. Manhãs frescas, já havendo necessidade de vestir mais roupa, e tardes agradáveis sem passar muito dos 20⁰C. De hoje até sexta de manhã deve fazer um frio mais fortinho, mas não excessivamente, parece apenas uma típica MP de uma segunda quinzena de Abril. O problema é que depois volta a esquentar cada vez mais e sabe-se lá até quando.
- 972 replies
-
- 12
-
-
-
Nas baixas altitudes é assim mesmo. O calor, podendo ser mais ou menos intenso, mas ainda calor, se estende por bastante tempo. Proporcionalmente, o resfriamento na RMPOA e vales conforme passam os meses não difere tanto do que ocorre na Serra, porém nas baixas altitudes o que ocorre é que deixa de ser mortalmente quente para ser apenas quente, enquanto onde há mais altitude deixa de ser quente para ser ameno. As sensações são diferentes. Em um caso deixa de fazer os 22/32 do auge do verão e passa a fazer 18/28, já em outro caso deixa de fazer 18/28 pra fazer 14/24. É a mesma queda na temperatura, mas no primeiro caso por enquanto é uma mudança que apenas reduz a quantidade de suor e a dependência de ar condicionado, enquanto no segundo caso é uma mudança que já faz o povo começar a tirar as primeiras roupas de frio do armário.
- 972 replies
-
- 12
-
-
-
Hoje fez um certo calorzinho por aqui. Em Bento Gonçalves variação de 16,1⁰C a 26,5⁰C. Em Lagoa Vermelha de 14,3⁰C a 28,8⁰C. Em Serafina Corrêa de 12,7⁰C a 29,3⁰C. Mas no geral, Abril está começando com cara de início de Abril mesmo. Mínimas abaixo de 15 e máximas abaixo de 25 passam a ser a regra, não mais a exceção. Máximas acima de 25 são poucas, e as que chegam a 30 são raras. Máximas próximas e abaixo de 20 aparecem com mais frequência. Visivelmente já estamos em um patamar abaixo do verão, como é pra ser. Por ser um dos principais meses de transição no clima, temperaturas assim no início de Abril são consideradas normais, mas uma previsão assim na segunda quinzena do mês já seria considerada quente. Em breve será esperado que faça algum episódio de frio mais significativo.
- 972 replies
-
- 14
-
-
No verão acho que as duas coisas pesam contra Porto Alegre. Porto Alegre tem maior latitude, mas tenho a impressão de que essa faixa dos 30⁰ é mais castigada pela inclinação da Terra em relação ao Sol do que as latitudes mais baixas, no verão. E ainda é uma latitude baixa o suficiente para não receber entrada de ar frio na grande maior parte da estação. Alguns dos climas com os piores extremos de calor do mundo estão na latitude 30. E pra coroar, claro, a altitude ao nível do mar em Porto Alegre, contra os 900m de altitude de Curitiba, diferença que mais que compensa a diferença na latitude. Já no inverno, Curitiba ainda é um pouco mais fria, mas não raras vezes Porto Alegre consegue ser mais fria em um mês ou dois, aí sim tendo a ajuda da latitude.
- 839 replies
-
- 11
-
-
-
Incrível essa MP de Agosto de 65. Mais incrível ainda quando comparada ao restante do mês. Percebam que Agosto parecere ter tido um padrão de temperaturas acima da média antes e depois da MP, tendo apenas estes 3 dias de mega virada no tempo que marcaram a história até hoje. Mesmo com três máximas sub-5 o mês conseguiu fechar com média máxima acima de 20.
- 839 replies
-
- 10
-
-
-
Depois de um Março quase por completo acima da média, tivemos um certo alívio a partir de domingo, gerando as menores mínimas do mês ontem e hoje. Porto Alegre teve mínima de 17,7⁰C no Jardim Botânico. Apesar do alívio, ainda é a maior mínima absoluta para Março desde até onde pude ver nos gráficos do site do INMET, que vão até 2014. Em quase todos anos a mínima de Março em Porto Alegre é abaixo de 15⁰C, tendo sido na casa dos 11⁰C em 2014 e 2022. Ou seja, 17,7⁰C é um número altíssimo para ser a menor mínima do mês. Ademais, a cidade deve fechar Março com apenas 3 ou 4 mínimas abaixo de 20,0 no mês inteiro, o que também deve ser um recorde histórico de falta de frio. Na parte do calor, não houve extremos dignos de nota. A maior maxima do mês foi comportada, apenas 35,0⁰C. Porto Alegre consegue esquentar mais que isso com frequência em Março. O problema foi a sequência absurda de dias quentes acima da média, com máximas de 32 a 34⁰C, minimas de 22, 23⁰C a perder de vista, sem pausa. Isoladamente, nenhum dia de calor maluco com 10⁰C de anomalia como foi em Buenos Aires, mas esta longa sequência de dias quentes certamente também fez um estrago na média do mês.
-
Março está impiedoso por aqui. A média de 30 anos na estação mais próxima (Bento Goncalves) é 20,5⁰C. Nestes 20 dias do mês, apenas 2 dias ficaram abaixo deste número. O restante, todos acima da média. A média máxima é 26⁰C. Mas apenas 3 dias do mês ficaram abaixo disso. A média mínima é 16,6⁰C. Nenhum dia ficou abaixo ou sequer chegou próximo deste número. A menor temperatura no mês inteiro foi 18,0⁰C. Se assim seguir até o fim do mês, talvez seja algo inédito na climatologia local, com a temperatura em nenhum dia chegando a igualar nem mesmo o que seria esperado como a média do mês. Março normalmente é quente, mas também normalmente traz alguns primeiros sinais do clima de outono. Desta vez, está sendo um mês de verão pleno pra Janeiro nenhum botar defeito.
- 839 replies
-
- 12
-
-
-
Triste essa onda de calor na Argentina. Muitos recordes quebrados todos os dias, com temperaturas bem desegradáveis, sufocantes. Aqui no RS também estamos nesta bolha de calor, especialmente o oeste do estado que só pode estar pagando algum tipo de penitência porque é calor, calor e mais calor no verão todo. Quando não quebrando recordes, sempre chegando perto dos valores históricos, com uma frequência absurda. Já aqui no leste do estado, mais afastados do centro da bolha, enfrentamos uma longa sequência de dias de calor que ainda está apenas no início. Sofremos com a durabilidade deste calor que ainda não tem data pra acabar, embora aparentemente mantendo uma boa distância dos números dos episódios de calor mais extremos já ocorridos em Março historicamente.
-
Por enquanto parece já certo que Março será bem quente. Mais quente que Fevereiro provavelmente. É calor a perder de vista na previsão, parece que até o fim do mês. Sem sinal de transição do verão para outono por hora, talvez isso fique só para Abril. Tivemos alguns dias bem outonais em Fevereiro, mas Março chegou para deixar claro que ainda seguimos em pleno verão.
-
Por aqui em Março, a não ser que seja absurdamente destoante, algumas mudanças já se tornam bem mais perceptíveis. Para além das temperaturas, a duração do dia muda um bom tanto em relação aos últimos meses. Já amanhece depois das 6h, começa a anoitecer antes das 19h. No auge do verão o dia vai praticamente das 5h às 20h. Esta uma hora e pouco a menos no dia altera a nossa percepção, demora mais a esquentar pela manhã, e ao sair do trabalho às 18h o tempo já está mais agradável. Soma-se a isso que também já vai mudando o ângulo da posição do sol, que parece "enfraquecer" a incidência da luz solar. Nas temperaturas, as tardes acima de 30⁰C não ocorrem mais com tanta frequência, e as abaixo de 25⁰C vão dando mais as caras. Mas ainda não há garantia de dias com cara de inverno. Pode ser um mês ameno, e mesmo assim sem nenhuma mínima abaixo de 10 ou máxima de 20. Inclusive, depois do frio histórico em Fevereiro, agora é mais provável que dias como aqueles só voltem a ocorrer a partir de Abril.
- 839 replies
-
- 13
-
-