Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

EduardoFinatto

Members
  • Posts

    1513
  • Joined

  • Last visited

About EduardoFinatto

  • Birthday 02/03/1996

Location

  • Location
    Nova Prata/RS

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

EduardoFinatto's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare
  • Reacting Well Rare

Recent Badges

2.7k

Reputation

  1. Por aqui está fazendo um calorzinho hoje, mas bem agradável pois está mais seco. A previsão para os próximos dias mostra a entrada de uma boa MP, que já vem sendo mostrada há bastante tempo. Outubro nos primeiros 20 dias estará bem abaixo da média.
  2. Lajeado se deu bem com o tempo fresquinho. Ontem passei por Teutônia no início da tarde e senti bastante calor. Agora vi que na estação do INMET marcou máxima de 25,3⁰C, mas a sensação era pior, estava muito abafado, chovendo com sol.
  3. Aqui no sul percebo que a época favorita para ir à praia, mesmo para quem não precisa se programar conforme as férias escolares, é do fim de Dezembro até Março adentro, acho que vai mais gente em Março do que no início de Dezembro. A correlação com o clima é clara. No caso de Torres, os meses mais quentes do ano são respectivamente Fevereiro (23.6), Janeiro (23.4) e Março (23.3), quase empatados. Depois vem Dezembro 1⁰C mais frio que Março (o início do mês deve ser uns 2⁰C mais frio). Novembro (20.5) é mais frio que Abril (20.9), além da água do mar bem mais gelada. Caxias do Sul tem média máxima mais alta que Torres em Novembro e Dezembro. Mas lá a insolação não chega a ser tão divergente do interior do estado, como ocorre em SP. Não raramente dá pra pegar um solzinho bom em Torres na primavera. O que tem muito é vento.
  4. Renovação nas mínimas de Setembro por aqui. Em Bento Gonçalves fez 8,2⁰C (sim, é a menor mínima deste mês) e em Lagoa Vermelha esfriou mais, indo a 5,0⁰C. Considerando que as cidades tem média mínima em Setembro de 10,5 e 9,9, respectivamente, está muito fraco, frio mixuruca e não podemos contar com frio mais forte até o fim do mês.
  5. Aqui na Serra ficamos nas bordas de onde essa bolha de ar quente conseguiu alcançar, já perdendo força, enquanto no sul do estado mal fez cócegas. Bento Gonçalves teve máxima de 26,2⁰C ontem e 26,8⁰C hoje, com sensação desagradável de abafamento (a umidade não ficou abaixo de 70% ontem e 60% hoje). Numericamente, foi suave perto do calor possível de fazer em Setembro, que tem recorde histórico de 33,4⁰C na estação. Não superou nem os 28,8⁰C do dia 12 que ainda é a maior máxima deste mês. O problema é que, juntando estas várias máximas mornas aqui e ali, com a total ausência de períodos frios consideráveis para contrabalançar, Setembro facilmente vai fechar bem acima da média. É incrível como tivemos um baita inverno até a metade de Agosto e logo depois acabou abruptamente, com uma imensa dificuldade para abaixar de 10⁰C. Nesse aspecto chega a parecer que pulamos direto pra outubro/novembro.
  6. Duas realidades muito diferentes no mesmo estado. Por aqui vai esquentar bastante amanhã e segunda, não como em Santa Rosa, mas pode chegar aos 30⁰C na serra. O norte do RS não consegue escapar do calor.
  7. Por aqui, considerando os dados da estação de Bento Gonçalves, Setembro está bem acima da média no início do mês. Claro que comparando com o inferno que assola a maior parte do Brasil, até fica parecendo bem agradável. A média máxima está em 21,8⁰C anomalia de +1,5. Média mínima em 13,0⁰C, anomalia de +2,5. Média compensada 16,6⁰C, anomalia de +1,8. A previsão para os próximos dias está legal, se ficar desta forma imagino que vai reduzir as anomalias deste mês para algo mais próximo da média.
  8. Tarde de calor, apesar de estar fresquinho no início da manhã. Máxima chegou a 28,8°C em Bento Gonçalves e 28,1°C em Lagoa Vermelha. Quente, mas dentro do normal para Setembro, que tem como recorde histórico 32,1 em Lagoa e 33 em Bento. Hoje à tarde deixei o carro estacionado em um local com asfalto e sem sombra por algumas horas. Quando retornei, o termômetro do carro marcava 43°C. Fico imaginando o que ocorre nos locais onde a temperatura externa chega aos 40, como ficaria dentro do carro? 60°C?
  9. RS, SC e um pedaço do PR estão livres de calor hoje, contrastando com o forte calorão mais ao norte. A previsão para os próximos dias, apesar da chatice, está dentro da normalidade de Setembro. Calor mesmo está previsto apenas pra domingo, e são previstos vários dias com máximas sub-20, também algumas mínimas sub-10. Está melhor agora que no fim de Agosto, só faltaria um frio um pouco mais forte. Um Setembro apenas dentro da média já é motivo suficiente para celebração, tendo em vista a tendência deste mês recentemente. Esperar algo melhor que isso parece até exagero.
  10. Que forninho este noroeste do RS. Tenho a impressão que em 90% das vezes em que vejo o mapa das temperaturas durante a tarde, lá é onde está mais quente, por vezes com um abismo de diferença em relação ao resto do estado. Comparando com as regiões de latitude e altitude similar no leste, lá parece fazer calor com uma frequência muito maior. Os picos de calor são semelhantes, mas no noroeste é algo corriqueiro, esquenta muito facilmente.
  11. A previsão do euro para cá: Pena que no fim a previsão de frio acaba sendo varrida e trocada por dias mornos a quentes. Se acontecesse tudo isso, seria um Setembro muitíssimo interessante.
  12. Se nos permitirmos ser um pouco maleáveis, dá para considerar que o inverno não foi tão ruim por aqui na Serra Gaúcha. Mas para isso, devemos eleger Maio como um mês de inverno, e jogar Agosto para a primavera. É o caso na automática de Bento Gonçalves. Rapidamente calculei as médias compensadas, anomalias em relação a 1981-2010. Maio: 13,1⁰C (-1,5) Junho: 12,0⁰C (-1,0) Julho: 12,2⁰C (-0,3) Agosto: 15,2⁰C (+1,2) Dá pra ver que Agosto não se encaixa no mesmo grupo. Para não simplesmente jogar Agosto no lixo, faço uma ressalva para as primeiras duas semanas que tiveram uma média de 13,0⁰C, ainda fazendo jus ao inverno. Já no restante do mês a média foi 17,0⁰C, praticamente a média de Outubro. Como Maio começou com um breve calor, podemos fingir que o inverno de 2021 teve início em 05/05 e durou até 14/08, e neste período foi ótimo. Durou mais de 3 meses, nem dá pra reclamar.
  13. Fenomenal. Algo tão exótico para nós na América do Sul. Quase não temos essa cultura do convívio com nevadas fortes e frequentes no inverno. Argentina e Chile possuem uma boa área territorial onde isso ocorre, mas mesmo nestes países o grosso da população vive onde neva não muito mais do que nas serras do Sul do Brasil, ou nem isso. Pouquíssimos vivem em lugares onde há este diferencial de nevar pra valer durante o inverno, com acumulação, em vários momentos, às vezes ficando por dias no chão. Tenho vontade de passar uma temporada onde isso acontece.
  14. Setembro precisa nos trazer uma boa MP pra dar uma levantada nos ânimos. Faz tempo que este mês está devendo. Chega de miséria no fim do inverno! Nos últimos anos estamos nos acostumando não apenas a dar como certo que vai aumentar o calor quando vamos avançando por Agosto e Setembro (o que é normal), mas também o completo fim de qualquer friozinho mais significativo, lacrando abruptamente o caminho para passagem de MPs ainda faltando um mês para o fim do inverno (o que não deveria ser tão normal). A previsão do GFS para 07/09 é animadora, mas teria que se manter assim quando entrarmos em Setembro para começar a considerar.
  15. Previsão do ECMWF para Lagoa Vermelha, disponibilizada hoje, para o dia de hoje mesmo, no tempo.com: INMET Lagoa Vermelha hoje:
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.