Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

EduardoFinatto

Members
  • Posts

    1689
  • Joined

  • Last visited

About EduardoFinatto

  • Birthday 02/03/1996

Location

  • Location
    Saskatoon, Canadá

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

EduardoFinatto's Achievements

Proficient

Proficient (10/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

4.3k

Reputation

  1. Dada a largada para o verão canadense. Uma onda de calor forte deve atingir o sudeste do país nos próximos dias. A previsão do euro para Windsor, no extremo sul do país, vizinha de Detroit, é incrível: Naturalmente os verões lá são quentes para os padrões canadenses, mas isso é MUITO quente, especialmente pela possível duração prolongada. Aqui em Saskatoon ficamos longe disso, por enquanto. Ainda faz pouco calor e até mesmo um certo frio.
  2. Agora em aninho, o destaque é a longa duração dos dias. Ontem na rua notei que o céu ainda estava consideravelmente iluminado às 10:30 da noite. Fiz esta foto: E pouco depois, antes das 4h da manhã, o dia já começa novamente. Apesar dos longos dias, a temperatura está ainda frustrante para quem gosta de sentir um calorzinho mais substancial na pele. Ontem mesmo a mínima foi de 9.2 e a máxima de 14.9 apenas. Mínimas abaixo de 10 e máximas abaixo de 20 ainda são muito comuns em Junho, especialmente na primeira metade do mês. Ocasionalmente pode pintar até uma mínima negativa de leve (o recorde é -3.3). Certamente teremos alguns episódios mais marcantes de calor ao decorrer da estação, mas duram pouco e a janela é curta. Daqui três meses já começa a esfriar acentuadamente.
  3. Maio foi apenas um pouco abaixo da média em Saskatoon. A média diária no aeroporto foi de 10,9°C, o que é 0,3 abaixo do normal de 1981-2010. A média mínima foi de 5,1 (+1,0) e a média máxima foi de 16,7 (-1,5). Os extremos foram -0,6°C no dia 19 e 26,4°C no dia 10. Assim como Abril, foi um mês muito comportado para os padrões daqui, passou longe dos extremos tanto de frio como de calor. Historicamente, Maio já marcou -12,8°C e 37,2°C aqui. https://climate.weather.gc.ca/climate_data/daily_data_e.html?timeframe=2&Year=2024&Month=5&Day=1&hlyRange=2012-03-20|2024-06-01&dlyRange=2018-10-30|2024-06-01&mlyRange=|&StationID=50091&Prov=SK&urlExtension=_e.html&searchType=stnName&optLimit=specDate&StartYear=1840&EndYear=2024&selRowPerPage=25&Line=0&searchMethod=contains&txtStationName=Saskatoon
  4. Por enquanto está assim: Janeiro: -15.4°C (-19.7 / -11.0) Normal: -15.5°C (-20.7 / -10.1) Anomalia: +0.1°C (+1.0 / -0.9) Fevereiro: -8.9°C (-14.4 / -3.3) Normal: -12.5°C (-17.8 / -7.2) Anomalia: +3.6°C (+3.4 / +3.9) Março: -9.4°C (-14.9 / -3.8) Normal: -5.4°C (-10.5 / -0.3) Anomalia: -4.0°C (-4.4 / -3.5) Abril: 6.3°C (-0.5 / 13.1) Normal: 4.7°(-1.9 / 11.7) Anomalia: +1.6°C (+1.4 / +1.4) Janeiro típico, Fevereiro muito acima da média, Março muito abaixo, Abril um pouco acima. Com as fortes anomalias de Fevereiro e Março, algo incomum ocorreu que foi Março sendo mais frio que Fevereiro. Não sei quantas vezes isso já ocorreu na história dos registros ou se alguma vez já ocorreu. O normal é Março ter um grande avanço nas temperaturas em relação a Fevereiro.
  5. Abril foi mais quente que a média em Saskatoon. A estação meteorológica do aeroporto reportou uma média diária média de 6,3°C, -0,5°C de mínima e 13,1°C de máxima. A média normal (1981-2010) de abril é de 4,7°C, -1,9°C de mínima e 11,7°C de máxima. Os extremos deste mês foram -8,9°C e 22,8°C. Muitíssimo estável, considerando que os extremos históricos de abril vão de -28,3°C a 33,3°C. Apenas sete máximas abaixo de 10°C (1 abaixo de 0°C) e três máximas acima de 20°C. Apenas três mínimas abaixo de -5°C e uma acima de 5°C. A estação não reporta mas houve queda de neve nos dias 17 e 18. Dados: https://climate.weather.gc.ca/climat...Name=Saskatoon
  6. Acompanhando de longe porém muito preocupado com a situação do meu querido estado Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões central, Serra e vales que estão sendo pesadamente castigadas. Regiões fortes na indústria, agricultura, turismo, grandes motores da economia. O estado recém passou por inundações históricas em Setembro de 2023, depois novamente fortes inundações em Novembro do mesmo ano, e agora, poucos meses depois do evento histórico, mais uma tragédia que consegue a proeza de superar as anteriores. Um clima extremo assim não pode ser normal. Episódios de grande devastação já aconteceram antes, mas o que imaginávamos que ocorreria não mais que uma ou duas vezes no período de um século, agora está ocorrendo repetidas vezes em um período de poucos meses, e cada vez pior. Cidades inteiras destruídas, vidas perdidas, economias de uma vida inteira sendo levadas pela água. É muito triste.
  7. Isso é uma vantagem de Buenos Aires e outras localidades em que boa parte do ano tem médias máximas abaixo da temperatura de conforto térmico, que eu acho razoável considerar como 22°C se é para determinar um número. Em Buenos Aires a média máxima é abaixo disso em cinco meses, de Maio a Setembro. Em Maio já é de 19,4°C. Isso abre uma boa margem de segurança, fazendo com que anomalias positivas na maior parte do tempo não bastem para o clima do local se assimilar a um verão fora de época. Diferente é o caso no Brasil. A maior parte das cidades mesmo na normalidade já não possuem meses com uma média máxima tão baixa, assim ficando em uma faixa de temperatura bem sensível a estas mudanças climáticas. Qualquer pequena anomalia positiva já começa a jogar a temperatura mais pra longe do conforto térmico, causando sensação de calor, e uma anomalia mais alta faz virar pleno verão.
  8. Após vários dias de temperatura agradável chegando próximo dos 20°C, sol e completo derretimento da neve, assim está Saskatoon em 18 de Abril. Nevou ontem e hoje o dia inteiro. A neve não deverá demorar a derreter já que no fim de semana já volta a passar dos 10°C. Não é nada demais realmente, já que Saskatoon tem uma média de 2.6 dias de neve no mês de Abril, mas é um pouco frustrante ter isso na segunda quinzena de um mês primaveril que começou tão agradável. A temperatura mínima hoje foi de -5.9°C e a máxima de -2.9°C, mas com muito vento fazendo a sensação térmica ficar abaixo de -10 o dia inteiro. A média histórica do dia 18 de Abril é mínima de -0.8°C e máxima de 12.0°C.
  9. Aqui em Saskatoon acabamos fechando Março com uma média de -9.2°C. Março tem média de -5.1°C na normal 1981/2010, então foi bem abaixo. Foi até mais frio que Fevereiro, este por sua vez muitíssimo acima da média, já que fez -8.8°C e o normal seria -12.2°C. Foi um inverno de ondulações, com alguns episódios de frio e neve marcantes, mas com uma maior propensão a temperaturas acima da média. Novembro e Dezembro foram muito acima da média, Janeiro um pouco abaixo, Fevereiro novamente muito acima e Março muito abaixo. Abril começou com uma boa virada no tempo, saindo do padrão invernal que perdurou durante março inteiro direto para o clima primaveril, com as temperaturas máximas superando 10°C quase todos os dias, e a neve já derreteu completamente. Além disso, os dias já estão bem longos e anoitece após 20h. Ontem a temperatura máxima foi de 15,9°C no meio da tarde, e na rua estava possível ficar vestindo camiseta de manga curta bem confortavelmente, uma sensação que não me recordo de já ter sentido com a mesma temperatura no Brasil. Não sei se criei uma maior “facilidade” de sentir calor após ter sentido frio de -40 na pele algumas vezes, ou se realmente a sensação de calor aqui pode ser maior por conta de outros fatores.
  10. Acho difícil definir a transição entre estações no Brasil. Mesmo nas regiões de maior latitude, são apenas 10-12°C de diferença entre o mês mais quente e o mais frio, é uma variação muito sutil para comportar um grande número de estações diferentes. Quatro estações principais mais quatro estações de transição entre uma e outra, acabam sendo oito ao todo. Um pouco acima do RS a diferença entre uma e outra já começaria a se limitar aos décimos na média, sutil demais.
  11. Aqui em Saskatoon a máxima chegou a +1.1°C no dia 22, +2.2°C no dia 23, +0.6°C no dia 24 e -1.5°C ontem, dia 25. Sempre muitíssimo acima da média de Fevereiro, que é de -7.2°C. Fevereiro de 2024 está com média de -7.4°C, enquanto a normal seria -12.5°C. Forte anomalia positiva. Ontem estava assim aqui atrás de casa, com a neve derretendo: Porém, houve uma virada no tempo. Nevou ininterruptamente durante a última noite e hoje o dia todo. Houve complicações no trânsito com carros ficando atolados na neve. Hoje no fim da tarde já estava assim aqui no mesmo local: A temperatura despencou para -20°C. Para amanhã a previsão é de mínima de -30 e máxima de -22. Quarta feira, mínima de -34 e máxima de -14. Bem na finaleira do mês, acredito que esses três dias de frio forte darão conta de reduzir a média o suficiente para não se tornar o Fevereiro mais quente da história, mas ainda será um dos mais quentes.
  12. Maple Creek tem um clima que destoa da maior parte da província de Saskatchewan. É uma cidade mais afetada pelos ventos Chinook, acaba tendo um inverno em média mais suave que outras cidades da província, com um aquecimento bem mais pronunciado. O recorde absoluto de Maple Creek é de 21.7°C em Dezembro, 19.5°C em Fevereiro e agora esse novo de 21.1°C em Janeiro. O recorde prévio imagino que não superava 19°C. Já na maior parte da província o recorde histórico de Janeiro ronda os 10°C. Maple Creek sempre teve este potencial de temperaturas mais altas no miolo do inverno, mas não deixa de ser mais um recorde de calor para a coleção. Hoje em dia não se consegue mais passar um mês inteiro direito sem ter algum episódio bizarro de calor que quebra ou chega perto de quebrar recordes históricos, em múltiplas partes do mundo, muitas vezes com uma mesma região tendo recordes quebrados em sequência mês após mês. Virou banal. Curioso pra saber o que Fevereiro nos reserva…
  13. A capital dos EUA atingiu a temperatura de 80°F (26,6°C) hoje, quebrando o recorde histórico de Janeiro que era de 79°F (26,1°C) registrado em 26/01/1950. Outras cidades também tiveram recordes igualados ou superados neste dia tórrido absurdamente acima da média, com as piores anomalias afetando principalmente a porção central da Costa Leste. https://www.axios.com/2024/01/26/record-warm-january-washington#
  14. Tudo bem que a Europa não é nenhum exemplo de inverno rigoroso para a latitude que se encontra, pelo contrário, mas ainda assim costumava ter invernos constantemente fresquinhos mesmo nas partes mais quentes ao sul do continente. Temperaturas máximas predominantemente na casa dos 10°C, quase sempre abaixo de 20°C durante todo o inverno, sem veranicos, mesmo no mediterrâneo. 30°C em pleno janeiro é pra acabar.
  15. Como já deixei registrado em várias publicações, o Outono e início de inverno foram muito acima da média aqui em Saskatoon, imagino que como nunca antes, quebrando recordes. Assim foi até os primeiros dias de janeiro, com temperaturas persistentemente acima da média, embora já estando no campo negativo nas mínimas e máximas. Pensei se eu teria dado o azar, ou quem sabe sorte, de estar aqui justamente no inverno menos radical de todos os tempos. Os últimos, entretanto, mostraram o contrário com uma louca virada de chave. Nevou forte e logo em seguida esfriou brutalmente. No auge do frio, mínima de -41.0°C no dia 12, máxima de -33.2°C no dia 13. A temperatura se manteve neste campo dos -30 por alguns sofríveis dias. Após o início de uma tendência de aquecimento bem gradual, hoje a máxima alcançou -21°C, e é incrível como em alguns instantes, especialmente sob o sol e com pouco vento, eu genuinamente pude sentir que já não está tão ruim. Ainda é um senhor frio, sem dúvidas, mas causa uma inusitada sensação de alívio. Até o fim do mês a temperatura deve ir alcançando os -10, até perto de 0.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.