Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Gustavo Pinheiro

Members
  • Posts

    105
  • Joined

  • Last visited

About Gustavo Pinheiro

  • Birthday 07/21/2000

Location

  • Location
    Vacaria-RS

Recent Profile Visitors

295 profile views

Gustavo Pinheiro's Achievements

Enthusiast

Enthusiast (6/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Reacting Well Rare

Recent Badges

1.4k

Reputation

  1. Sim, quando eu fiz o meu com 1,5cm de espaçamento e o sensor não coube, já acabei fazendo direto com 2cm, nem me dei conta que se aumentasse apenas pra 1,6-1,7cm já seria suficiente, mas como você disse, de qualquer forma valeu muito a pena fazer esse teste, até pra talvez contribuir pra alguém que queira fazer futuramente. Além disso, como o local que está instalado o abrigo não atrapalha nada ali no cercado do INMET, me foi dito que ele pode ficar ali por tempo indeterminado, então vou continuar fazendo os testes, agora com 1,6cm de espaçamento, e daqui umas duas semanas com mais dois pratos e 1,3cm de espaçamento, porque os resultados do teu abrigo de 12 pratos foram ótimos, então já me empolguei e encomendei mas 2 pratos também kkk. Abraço.
  2. No final da tarde de ontem retirei o abrigo e diminui a distância entre pratos para 1,6-1,7cm, também tentei deixar o abrigo um pouco mais alto em relação ao solo, mas consegui pouca coisa, acredito que agora o sensor esteja em torno de 1,65m a 1,70m de altura. Já instalei de volta no mesmo lugar, a menos de 10 metros do abrigo do INMET. Daqui um tempo volto pra postar a comparação. Foto do novo espaçamento:
  3. Boa noite, após 16 dias de comparação entre o abrigo de pratos de alumínio (com 2cm de espaçamento entre pratos) e a estação do INMET, ficou claro que o espaçamento de 2cm foi exagerado, permitindo a entrada de luz solar durante alguns períodos do dia. Já as mínimas foram ótimas na minha opinião, acredito que a pequena diferença em relação a estação do INMET esteja relacionada com a altura de instalação do meu abrigo, que ficou a 1,60m do solo, contra mais ou menos 2m do abrigo do INMET. A diferença na média mínima foi de 0,04°C e na média máxima de 0,94°C. Segue a tabela:
  4. Boa noite pessoal, essa última semana vêm sendo muito quente e desconfortável aqui em Vacaria, a máxima beirou os 30°C quase todos os dias da semana na estação do INMET (na estação da Basf já alcançou os 30°C várias vezes esse mês). A alta temperatura em conjunto com o sol muito forte e umidade baixíssima causaram aquela sensação de que o sol está torrando de segunda até ontem. Hoje novamente muito quente, mas com a umidade mais alta e cobertura de nuvens a sensação era de mormaço, houveram algumas pancadas leves de chuva durante a tarde, mas a chuva mais forte e contínua começou pelas 19h e a previsão e que dure a madrugada inteira. Máximas e mínimas da semana, de domingo até hoje:
  5. Apesar de não ser a primeira chuva do mês, hoje foi o primeiro dia de novembro em que o tempo ficou encoberto e chuvoso o dia todo, já estava sentindo falta de um assim por aqui. Máxima de 20,0 graus no INMET Vacaria, 20,1 no Capão da Herança e 21,1 na Basf. Agora no fim da tarde a chuva parou e a neblina tomou conta da cidade.
  6. Dia abafado em Vacaria, máxima de 27,4 e mínima de 13,1, pela tarde muitos trovões e um pouco de chuva que não acumulou nem 1mm no INMET, agora a noite a chuva veio forte acompanhada de muitos trovões e relâmpagos. Vídeo da chuva de agora a noite: VID-20211116-WA0008.mp4
  7. Dia seco e de bastante amplitude térmica em Vacaria hoje, comportamento típico dessa época por aqui, quando se sente as 4 estações do ano no mesmo dia. Máxima de 27,5 e mínima de 9,1 no INMET, umidade do ar chegou a 19% durante a tarde.
  8. Sim, apenas 3 décimos com sol é bem pouca coisa, quando terminar os testes se puder postar a diferença entre eles eu tenho interesse. Abraço.
  9. Verdade, eu também gosto dessa localização, um topo bem leve e longe da urbanização. Vou tabelar os dados do abrigo e INMET durante as próximas duas semanas e postar aqui sim!! Abração. https://www.ecowitt.net/home/index?id=59234 (não sei se esse é o link certo pra mandar)
  10. Boa tarde Felipe, hoje finalmente terminei meu abrigo pro ecowitt, usei 10 pratos de alumínio e deixei dois centímetros entre pratos, inicialmente queria deixar apenas 1,5cm como no tutorial, mas o ecowitt não coube no abrigo com esse espaçamento, caso eu note que ele está aquecendo vou comprar mais dois pratos e deixar 1,5cm entre eles como você fez, o sensor ficou a 1,60m do solo. O que está me deixando animado é que tive a oportunidade de instalar o abrigo próximo a estação do INMET pra poder comparar os dados e testar a precisão do abrigo durante essas próximas semanas, graças a um amigo meu que mora dentro da Embrapa de Vacaria onde está instalada a estação do INMET, o gateway ficou na casa dele que está a menos de 100 metros do ecowitt. Pra minha surpresa eles deixaram eu instalar o abrigo dentro do cercado que protege os equipamentos do INMET, acredito que a distância do meu abrigo pra estação seja de menos de 10 metros. Segue algumas fotos do abrigo e das estações convencional e automática.
  11. Primeira chuva do mês aqui em Vacaria ocorreu hoje, durante a manhã tinha sol com algumas nuvens, a partir do meio dia o tempo fechou e logo veio a chuva. A temperatura despencou de 25,7°C para 14,5°C entre o meio dia e 13h, graças a Deus não houve granizo, o acúmulo foi de 16,6mm. O entardecer teve um céu bem sinistro e têm possibilidade de novas pancadas de chuva agora a noite.
  12. Muito obrigado Aldo, eu também prefiro fazer as médias utilizando os dados das 24h do dia ao invés da UTC. Já tinha percebido que as tabelas das cidades americanas usam média simples, mas não sabia que quase todos os países usam e o Brasil é uma exceção. Abraço.
  13. Boa noite Aldo, é possível fazer a média compensada através dos dados das estações automáticas do INMET?
  14. O mês de outubro ficou bastante nublado e com temperaturas abaixo da média em Vacaria até mais ou menos dia 24, a partir daí começamos a sentir os efeitos da massa de ar quente e seco que atuava na Argentina, e o tempo mudou completamente, o sol começou a aparecer forte todos os dias, a amplitude térmica ficou muito alta e o ar bastante seco. Como eu trabalho pra fora, acabo sentindo na pele essas mudanças e posso dizer que essas mínimas sub-10 e até sub-5 que ocorreram no final do mês foram só pra enganar mesmo, porque logo depois do amanhecer as temperaturas davam um salto e em conjunto com o sol forte a sensação de calor vinha ainda durante o período da manhã. Quantos as médias, o mês fechou muito próximo da normal climatológica, mudando aquele cenário de temperaturas acima da média de agosto e setembro. O acumulado de chuva ficou em 145,0mm na estação do INMET.
  15. Muito obrigado Wagner, acho que fazia um mês que eu não conseguia mais entrar no fórum, daí só vinha para ler os posts sem interagir, li a tua dica, tentei e deu certo!
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.