Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

brunopinho

Members
  • Posts

    40
  • Joined

  • Last visited

About brunopinho

  • Birthday 06/23/1979

Location

  • Location
    Rio de janeiro

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

brunopinho's Achievements

Explorer

Explorer (4/14)

  • Very Popular Rare
  • Reacting Well Rare
  • Dedicated Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

147

Reputation

  1. https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2024/02/29/novo-radar-meteorologico-do-rio-entra-em-funcionamento-nesta-sexta-feira-aniversario-da-cidade.ghtml Novo radar meteorológico do Rio entra em funcionamento nesta sexta-feira, aniversário da cidade Nomeado de 'Banda X', equipamento é capaz de detectar a formação de núcleos de chuva a 150 quilômetros de distância Por O GLOBO — Rio de Janeiro 29/02/2024 16h17 Atualizado há 2 horas Facebook Twitter Whatsapp Presentear matéria Radar 'Banda X' terá alcance de 150 quilômetros em seu monitoramento — Foto: Divulgação Começa nesta sexta-feira, dia em que a cidade do Rio comemora seus 459 anos de fundação, a operação do novo radar meteorológico, capaz de detectar a formação de núcleos de chuva a 150 quilômetros de distância. Instalado na Serra do Mendanha, na Zona Oeste, o super-radar de origem finlandesa foi comprado por R$ 6,8 milhões e em dias de chuva, detecta o volume de tempestades e se há formação de gelo, o que permite prever precipitação de granizo. Plano Verão para 2024: Estágios operacionais da cidade do Rio passam a ter níveis inspirados na Escala Richter Sufoco! Por que Guaratiba é o lugar que faz mais calor no Rio? Bairro registrou sensação térmica recorde de 58,5 graus Super radar — Foto: Infográfico - Editoria de Arte Estado tem cinco radares Considerado por especialistas o maior da América Latina, o equipamento tem capacidade de detectar e escanear nuvens de tempestades quando elas ainda estiverem na Região Serrana e na Costa Verde. O que irá permitir ao Centro de Operações Rio (COR) emitir alertas a tempo de os cariocas se prepararem para encarar o temporal. — Essa aquisição vai aumentar bastante a nossa capacidade de predição no chamado curto prazo. O nosso atual radar, instalado no Sumaré, tem tecnologia banda C. Esse novo equipamento faz uma leitura vertical e horizontal e consegue captar a presença de gelo nas nuvens. Com isso, a gente conseguirá avisar, por exemplo, aos moradores de determinado bairro sobre a possibilidade de chuva de granizo com uma pequena antecedência — explica o chefe-executivo do COR, Marcus Belchior. Além disso, a prefeitura do Rio ampliou a parceria com a Nasa (Agência Espacial Americana) para acesso a 25 satélites, que irá possibilitar a adoção de dois sistemas: o Lhasa Rio — primeiro modelo global de análise de risco de deslizamentos — e o Rio Flood Model — que faz a previsão de enchentes em curtíssimo prazo. O Estado do Rio tem hoje cinco radares meteorológicos.
  2. Para as chuvas de verão: novo radar meteorológico do Rio visa acabar com 'ponto cego' no monitoramento Para as chuvas de verão: novo radar meteorológico do Rio visa acabar com 'ponto cego' no monitoramento Nomeado de 'Banda X', equipamento terá um raio de 100 quilômetros; sua instalação acontecerá no próximo mês, em Niterói A pouco mais de um mês para o começo do verão, que se inicia em 21 de dezembro, a preocupação com as chuvas decorrentes da estação faz com que um novo radar meteorológico seja instalado na Região Metropolitana para que se faça o monitoramento dos núcleos de chuva. Atualmente, os municípios utilizam o monitoramento do Centro de Operações Rio, da prefeitura da capital, que, no entanto, tem um "ponto cego" no Morro do Sumaré, que deixa de cobrir algumas regiões do estado. Com um investimento de R$ 18,5 milhões, a prefeitura de Niterói fará a instalação do novo equipamento no início de dezembro. "Banda X" é o nome do radar, que será implantado no Parque da Cidade, em Niterói. Além dele, três estações meteorológicas e seis de monitoramento do ar estão abarcados pelo investimento. De acordo com o município, será possível realizar "o monitoramento meteorológico em tempo real para identificar, rastrear núcleos de chuva à distância e indicar trajetória e aproximação de áreas de risco ou de interesse". Com um raio de 100 quilômetros, municípios como a capital e outras 42 cidades — da Baixada Fluminense, Região dos Lagos, Centro-Sul fluminense e Vale do Paraíba — poderão usar as informações geradas pelo Banda X. Os dados ficarão disponíveis no site da Defesa Civil de Niterói. — Entre as iniciativas para a resiliência e emergências climáticas, está este radar meteorológico, que vai permitir maior velocidade e precisão na identificação da aproximação de núcleos de chuva e dimensionando o volume de água. Com essa ferramenta, a nossa Defesa Civil terá mais agilidade em alertar a população e tomar medidas preventivas contra chuvas fortes — afirma Axel Grael, prefeito de Niterói. De acordo com a Prefeitura de Niterói, um "ponto cego" no monitoramento do Morro do Sumaré, localizado no Alto da Boa Vista, na capital, faz com que áreas do município e de cidades do entorno, como Maricá, e da Região dos Lagos não sejam 100% monitoradas. O Centro de Operações Rio (COR) informa que esse fenômeno é devido à orografia na cidade do Rio, que inibe alguns pontos de visão do radar do Sumaré, o que, no entanto, mantém boa parte da capital monitorada, "atendendo o objetivo para o qual foi instalado".
  3. MATÉRIA DE HOJE DO JORNAL O GLOBO, menciona o forum https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2022/06/onda-de-frio-pode-quebrar-recorde-historico-em-itatiaia.ghtml Onda de frio pode quebrar recorde histórico em Itatiaia Menor temperatura já registrada na região foi de 12 graus negativos no ano passado Por O GLOBO — Rio de Janeiro 15/06/2022 04h31 Atualizado há 5 horas Um dos lugares mais gelados do país, o Parque Nacional do Itatiaia, no Sul Fluminense, pode bater um recorde histórico nos próximos dias. Na madrugada desta terça-feira, a estação meteorológica Campo Belo marcou 11,4 graus negativos, a mais baixa temperatura registrada no Brasil este ano. A marca quase igualou os 12 graus negativos registrados em 2021, ainda não superados por nenhuma outra estação do Brasil. E a previsão é de mais frio para o resto da semana. As informações são do geógrafo William Siqueira, membro de um grupo de aficionados por baixas temperaturas, o "Portal do Tempo Frio”. Eles são responsáveis pela instalação da estação Campo Belo, às margens de rio homônimo, a cerca de 2.400 metros de altitude, que realizou todas as medições mencionadas acima. — A temperatura no local deve ficar variando mais uns dias entre 10 e 12 graus negativos — diz William. Na noite desta terça-feira, a estação Campo Belo já marcava 8,5 graus negativos. Para o geógrafo, é possível que o recorde seja derrubado já na manhã desta quarta. Ele acrescenta que a madrugada de terça pode já ter alcançado os 13 ou 14 graus negativos, período em que a medição ficou comprometida por causa de uma falha na estação — causada justamente pelo frio. O "Portal do Tempo Frio”, composto por leigos em meteorologia, se originou de outro grupo da internet, o "Brasil Abaixo de Zero", criado em 2001. Discussões relacionadas à diferença de gosto entre os integrantes do fórum original — o que é melhor, o calor ou o frio? — levaram à cisão. Insurgidos, os mais apaixonados pelo frio resolveram caçá-lo Brasil afora. E instalaram 220 estações meteorológicas em todas as regiões do país, começando por Itatiaia. Além da estação Campo Belo, o grupo fincou outras duas estações no local: Rebouças e Delfim Moreira. Os radares ficam 2350 metros e 2605 metros de altitude e operam à base de energia solar. A quarta estação na região é a do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que marcou 7,8 graus negativos na madrugada desta terça.
  4. Material legal do Jornal O Globo de hoje. https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2022/05/aventureiros-que-buscam-as-temperaturas-mais-baixas-do-pais-acampam-no-pico-do-itatiaia.ghtml Aventureiros que buscam as temperaturas mais baixas do país acampam no Pico do Itatiaia
  5. podia ser assim sempre ... kkk .. por aqui segue caindo bem devagar. Grajau - Zona norte do Rio.
  6. Não tem estação em chapada dos Guimarães né .... uma pena... já peguei frio bom lá.... em nobres tb....
  7. Essa vista é de Lumiar né.. tive esse fim de semana aí.. a vista da casa que fiquei é idêntica a essa.. fiz até um video com drone: Essa madrugada registrei 13.7 no Grajaú - Zona norte do Rio.
  8. Saiu até uma reportagem no globo sobre isso: Com apenas cinco dias sem chuva, Rio teve outubro mais chuvoso dos últimos 12 anos RIO — Pelo número de vezes que tirou o guarda-chuva do armário o carioca já imaginava: um levantamento feito pelo Climatempo mostra que outubro de 2021 foi o outubro mais chuvoso dos últimos 12 anos. Segundo o instituto, a estação meteorológica da Vila Militar registrou 132,2 mm de chuva acumulada enquanto em 2009 foram registrados 134,2 mm. O acumulado também ficou 53% acima da média histórica de chuvas em outubro. Ainda segundo o Alerta Rio, da prefeitura do Rio, foram 26 das chuvosos em outubro. Apenas não houve registro de chuvas nos dias 13, 14, 22, 23 e 30. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) do Alto da Boa Vista o último mês até registrou um acumulado menor de chuvas em comparação a outubro de 2020. Entretanto, o volume foi 31% maior que média histórica. A meteorologista do Climatempo Doris Palma explica que não foi um número abrupto de frentes frias que levou ao registro de mais chuvas. Segundo ela, um aumento da temperatura do mar próximo à costa do Rio facilitou a formação das chuvas. Essa variação é comum, ocorre em alto mar e tem a influência de diversos fatores, como as correntes marítimas. — A temperatura estava um pouco acima do normal, o que manteve as frentes frias passando de forma mais lenta pela costa. Quando elas passam mais devagar as chuvas tendem a ser mais frequentes e volumosas — explica. O aumento da temperatura do oceano é imperceptível, segundo a meteorologista, na hora do banho de mar: — Esse aumento é menor que 1ºC e imperceptível para nós. Essas variações são comuns. Mas quando ocorre em grande escala, quando temos uma grande área mais quente que o normal isso consegue influenciar nas chuvas. Não são desvios tão grandes, mas como a área é mais extensa, a chuva consegue se modular devido a essa temperatura mais alta. Doris Palma ainda explica que a primavera é uma estação de transição onde é esperado grandes mudanças de temperaturas. Este mês de novembro também deve ter mais chuvas que a média histórica, mas é provável ser mais seco que outubro. Segundo a prefeitura do Rio somente até às 13h45 deste dia 1 de novembro choveu 25% do esperado para todo o mês: — Na capital tivemos o outubro com o maior volume de chuva dos últimos 12 anos. Novembro ainda temos a expectativa com a chuva tendendo para cima da média no estado. Porém, o verão podemos ter chuvas abaixo da média. Veja a previsão dos próximos dias Novembro teve início com muita chuva e os termômetros batendo 21 graus no Rio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade está em estágio de mobilização desde o domingo, às 18h25, de acordo com o Centro de Operações Rio. Nas primeiras 14 horas deste dia 1º de novembro, choveu, em média, 31mm. Segundo o COR, essa quantidade média é 25% do esperado para o mês com base na série histórica. Segundo O Centro de Operações, nas últimas 24h Sepetiba, Ilha do Governador e Barra/Barrinha foram os locais com mais chuva na cidade. Média histórica de chuva por bairros Ilha do Governador: até 13h45, choveu 35% da média histórica de chuva para este local no mês de novembro Penha: até 13h45, choveu 40% da média histórica de chuva para este local no mês de novembro Irajá: até 13h45, choveu 34% da média histórica de chuva para este local no mês de novembro
  9. esse grafico é de qual site? que calor nesses ultimos 2 dias... muito abafado...deus do céu.... e o verão ainda nem começou..
  10. tenho a mesma vista do Sumaré. moro no grajau (perto da reserva). Impressionante como o Sumaré passa o dia inteiro nublado.
  11. agora a prefeitura teve que desmentir o video que tem circulado: O que é #FAKE em vídeo de previsão de tempestade no Rio: imagem não é de satélite e informação meteorológica é velha Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem mostra gráficos de previsão do tempo sobre o temporal que se avizinha no Rio de Janeiro e diz que as imagens na tela são de satélite. A mensagem é #FAKE. Fake — Foto: G1 Órgãos oficiais, como a Marinha, a Prefeitura do Rio e o Inmet, fizeram, de fato, alertas à população sobre o risco de temporal, mas a mensagem em circulação nas redes exagera e adota como reais princípios errados. As imagens não são de satélite. Elas são geradas, na verdade, a partir de um modelo matemático de previsão do tempo de um app chamado Ventusky, facilmente encontrado na internet. Ventusky é um aplicativo desenvolvido pela companhia tcheca InMeteo. É focado em serviços de previsão do tempo. As principais fontes de dados para o site são institutos de meteorologia na Alemanha (DWD) e nos EUA (NOAA). A previsão do Ventusky é atualizada diariamente. No vídeo, a data de quando a imagem foi feita aparece borrada. A meteorologista Aline Ribeiro, da Climatempo, explica que esse modelo meteorológico de previsão do tempo é atualizado duas vezes por dia. E o que está sendo mostrado no vídeo não está atualizado. "Não é tanto [o volume esperado]." Segundo a meteorologista, a pessoa que fala no vídeo não tem noção do que diz – quando cita, por exemplo, que a imagem é de satélite. "Aquilo não é uma imagem de satélite. É uma projeção feita por computador por um modelo matemático de previsão do tempo que faz cálculos. Essa imagem é uma forma de enxergar o modelo matemático. É uma interface gráfica." Patricia Madeira, diretora do Climatempo, diz que há previsão de chuva forte, mas afirma que o vídeo é exagerado. "A gente tem que ficar em atenção. Tem que ficar de prontidão. De fato a gente está numa situação crítica, mas não é assim que se faz um alerta. O alerta deve ser dado pela Defesa Civil. Já foi dito que precisa prestar atenção nas sirenes e tudo o mais e a gente deve seguir as instruções dadas pela Defesa Civil quando há um alerta. Esta [do vídeo] não é uma forma adequada de se fazer um alerta." Thiago Souza, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, também reforça que há vários erros na mensagem. "É uma pessoa que nem se identifica no vídeo. Não é uma fonte oficial. Ele simplesmente pegou a previsão que tem para os próximos dias e fez esse alarde todo. Primeiro: a imagem que ele mostra no vídeo não é imagem de satélite. Aquilo é um modelo de previsão do tempo que se usa como base para fazer a previsão. A primeira mentira é essa. Não é uma imagem de satélite, como ele afirma. Outra coisa: ele fala também de mudança climática. Mentira. A gente está no verão e essas chuvas são bem típicas da estação. Elas vêm em grandes volumes, em grandes quantidades, mas são totalmente normais, esperadas." 1 - A meteorologista-chefe do Alerta Rio, do Centro de Operações Rio, Juliana Hermsdorff, afirma, por meio da assessoria, que três pontos do vídeo não são verdadeiros: a imagem não é de satélite; 2- o locutor diz que a chuva vai começar às 22h e não é possível determinar uma hora exata; 3 - ele diz que a imagem é em tempo real e isso, obviamente, não é possível.
  12. se preocupa não Rafael: O Globo - Empresários contratam Fundação Cobra Coral para redistribuir chuvas e reduzir efeitos de frente fria que atingirá o Rio
  13. pior que acabei de receber um video no Whatsapp ...kkk.. isso mesmo... mostrando o ventusky.com... de que vai vir uma grande tempestade... fim do mundo. a prefeitura já cancelou as aulas amanhã a tarde: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/02/12/rio-anuncia-reducao-de-carga-horaria-nas-escolas-nesta-quarta-por-causa-da-previsao-de-temporal.ghtml
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.