Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2021


Recommended Posts

4 horas atrás, Marcos disse:

Mínima de hoje em POA e região. Destaque para o INMET que teve segunda menor mínima do ano e o menor valor da cidade. Houve uma boa queda, algo incomum por lá.

 

Jardim Botânico (INMET): 5,0°

Aeroporto: 5,8°

Chácara das Pedras: 6,6°

Auxiliadora: 7,7°

 

Barra do Ribeiro (Mate Doce): 2,3°

Nova Santa Rita (Quinta São José): 3,1°

Campo Bom (INMET): 4,4°

Canoas (Base Aérea): 4,7°

São Leopoldo (Cristo Rei): 5,8°

 

Há uma nova estação online na cidade, no bairro Vila Ipiranga, pouco mais de 1,5 km em linha reta a nordeste da minha casa. Lá deu 4,7°! Não sei como a estação está instalada, mas em geral bate com meus dados.

 

Agora 15,3° e 76%.

 

MAS VAI ALI VER A ESTAÇÃO, VIVENTE!!! 

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia nublado e friozinho em Blumenau, a mínima foi de 9,8ºC meia noite e depois a temperatura subiu devido às nuvens. Até teve aberturas de sol ao longo do dia mas foram só alguns períodos, na maior parte do tempo brilhou fraco entre a nebulosidade, a máxima foi de 19,2ºC:

image.thumb.png.31342a20bd2c05744c59384a5f71151b.png

 

15,2ºC 88% e céu encoberto em Blumenau às 20h. Aparentemente as temperaturas seguirão abaixo da média por mais vários dias com lento e gradual aumento das temperaturas máximas.

  • Like 21
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Noite gelada em Piraquara e o ar frio se esparramou tanto nos locais elevados quanto nas baixadas.

Às 19h20 a temperatura já atingia os 9,4°C em casa e 8,1°C no meu local de monitoramento.

Com céu praticamente limpo nesse horário a temperatura na relva já se aproximava do ponto de congelamento. AirBrush_20210704193658.thumb.jpg.61e1247d700c85b6ba4e53c5295600d7.jpg

Relva marcando 1,8°C às 19h26 com índice de URA em 99% o q pode significar um baita nevoeiro nas próximas horas. 

Outro local, relva marcando 2,1°C.AirBrush_20210704193548.thumb.jpg.607650cf1621ac1d050a7e1cb9ce7737.jpg

As nuvens baixas já cobrem agora 5/8 do céu e parece q ao menos por enquanto o resfriamento vai diminuir.

Céu ainda bem estrelado com Cirrus às 19h30 👇AirBrush_20210704193501.thumb.jpg.7ccf489010197fae8a191cea128cbbec.jpgAirBrush_20210704193413.thumb.jpg.384a9784d87d311239ce051518b36ae4.jpg

Estação Borda da Mata do @stankevecz1 já marcando 6,7°C (20h00) e se as condições da relva por lá forem as mesmas do meu local de registros, pode já haver algum início de geada.Screenshot_20210704-195705.png.2394e3d81fb2ddee1ebca8ed4e700206.png

A relva cai bem, no início da noite, e as diferenças entre as extremidades dos sensores podem passar dos 6°C facilmente neste período. Depois dão uma leve diminuída, caindo para 4°C em média, pelo q observo.

Começo de Julho superando minhas melhores expectativas. Afinal vivemos tempos de AG...

  • Like 21
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

Bom, essa projeção do ECMWF para temperaturas em 700hpa (3000m de altitude) no Sudeste, para a próxima Terça, é....no mínimo, curiosa. 

 

Alguém consegue me explicar isso ? Por que as temperaturas em 3000m vão cair tanto, a ponto de boa parte da região negativar nessa altitude ? Sinceramente nunca tinha visto algo assim....pensa no frio que vai fazer nas partes acima dos 2000m em todas as serras do Sudeste ? Aí incluímos o Pico das Agulhas Negras, o pico da Caledônia em Friburgo, e o pico da Bandeira.

 

Vou deixar aqui alguns mapas mostrando a evolução do frio abaixo de zero nessa camada da atmosfera e a precipitação acumulada lá no parque nacional do Itatiaia....poderíamos pensar em alguma precipitação invernal nessas condições ? Acho que a Terça-feira vai ser um dia que a Mantiqueira vai merecer atenção especial. Veremos.

 

ecmwf-deterministic-rio-t700-5594400.thumb.png.c82fe74b97ab3a6a53068e691728592c.png

 

ecmwf-deterministic-rio-t700-5605200.thumb.png.7d36763a66ee451f6597facc5fdb0a6f.png

 

ecmwf-deterministic-rio-t700-5616000.thumb.png.149d07ccbffe089c70139ac517a79ff2.png

 

ecmwf-deterministic-rio-precip_6hr_inch-5623200.thumb.png.6fd012202f24b6f411269acdf8feee7c.png

Renan 

 

Me parece que depois desse sistema aí as temperaturas pra BH vai cair nas mínimas 

 

Screenshot_20210704-163603_1.thumb.jpg.40a0b03f863218ab214f26b6f85094b2.jpg

 

A madrugada deste domingo repetiu as mais baixas temperaturas, com 10,7°C em Belo Horizonte, mas a semana que se inicia prevê frio mais intenso, com a mínima recorde do ano, de 9°C sendo esperada para todos dos dias, de segunda (05/07) a quinta-feira (08/07).

 

 

https://www.google.com/amp/s/www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/07/04/interna_gerais,1283281/amp.html

Edited by danilo brumana
  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, EvandroPR disse:

Ainda nas previsões, por Maringá estar mais pra baixo que Interior de Sp , mais baixa latitude (não sei se é esse termo).. as máximas aqui bem comportadas pra próxima semana.

 

 

Screenshot_20210704-212900.png

Maringá assim como Londrina, Cianorte, Paranavaí  se encontram em zona de transição? e já cidades como Ivaiporã , campo Mourão e Guaíra já seriam totalmente subtropicais ?( regime de temperaturas e precipitação do mês mais seco maior que 60)

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

Bom, essa projeção do ECMWF para temperaturas em 700hpa (3000m de altitude) no Sudeste, para a próxima Terça, é....no mínimo, curiosa. 

 

Alguém consegue me explicar isso ? Por que as temperaturas em 3000m vão cair tanto, a ponto de boa parte da região negativar nessa altitude ? Sinceramente nunca tinha visto algo assim....pensa no frio que vai fazer nas partes acima dos 2000m em todas as serras do Sudeste ? Aí incluímos o Pico das Agulhas Negras, o pico da Caledônia em Friburgo, e o pico da Bandeira.

 

Vou deixar aqui alguns mapas mostrando a evolução do frio abaixo de zero nessa camada da atmosfera e a precipitação acumulada lá no parque nacional do Itatiaia....poderíamos pensar em alguma precipitação invernal nessas condições ? Acho que a Terça-feira vai ser um dia que a Mantiqueira vai merecer atenção especial. Veremos.

 

ecmwf-deterministic-rio-t700-5594400.thumb.png.c82fe74b97ab3a6a53068e691728592c.png

 

ecmwf-deterministic-rio-t700-5605200.thumb.png.7d36763a66ee451f6597facc5fdb0a6f.png

 

ecmwf-deterministic-rio-t700-5616000.thumb.png.149d07ccbffe089c70139ac517a79ff2.png

 

ecmwf-deterministic-rio-precip_6hr_inch-5623200.thumb.png.6fd012202f24b6f411269acdf8feee7c.png

Venho acompanhando essas projeções. Inclusive o modelo Alemão veio bem forte para a região do Caparaó. Naquele evento de 2017,  inclusive,  completa hoje 4 anos, o ar polar em 700hPa veio bem forte. Me parece que o ar frio dos próximos dias será o mais intenso desde 2017 e ficará na região por bastante tempo. Acho que teremos surpresas. 

xx_model-en-178-0_moddeu_2021070418_63_12270_446.png

  • Like 25
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Alberto Hanauer disse:

Maringá assim como Londrina, Cianorte, Paranavaí  se encontram em zona de transição? e já cidades como Ivaiporã , campo Mourão e Guaíra já seriam totalmente subtropicais ?( regime de temperaturas e precipitação do mês mais seco maior que 60)

 

Oi pode ser que as temperaturas sejam mais baixas (principalmente Campo Mourão e Ivaiporã) mas quanto ao regime de chuva acredito que seja próximo. Eu não tenho dados, mas acredito que dê cascavel pra baixo a precipitação começa a ser diferente .

 

Normalmente (hoje está tudo bagunçado) aqui no norte do Paraná ficava no máximo 1 mês sem chuva e isso quando tinha uma seca propriamente dita. 

 

Até que eu Sei que no interior de SP a seca é bem forte principalmente entre maio e agosto .. mas tudo que estou falando é no que eu conheço.

 

O Paraná é um estado de transição mesmo do clima aos costumes... Hoje eu estava tomando chimarrão ao invés do tradicional tereré dos domingos a tarde.

Edited by EvandroPR
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Renan said:

 

Padrão normal do interior de SP ? 

Aproveitando o gancho, a resposta é sim (pero no mucho). Muito comum em pós frontal de grandes Mps esses dias de frio noturno, início da manhã de jaqueta e calor a tarde, com UR bem baixa. Mas esse evento, em especial, está caprichando nessas mínimas. Aqui geralmente ficamos com 13-15°C (claro que as baixadas podem descer bem mais).

Essas temperaturas entre 9-11°C me lembra mais pós-frontal de cidades como Lavras, no sul de MG, que não costuma sentir os impactos mais fortes da alta polar (continental) como o oeste de SP mas ficam com aquele frio residual quase eterno. Enquanto por aqui temos 2-4 dias com muito frio e a medida que os dias passam os termômetros sobem bem mais rápido ficando até quente de dia (que a propósito acho particularmente bem chato, água super gelada de manhã, jaquetas, e depois passamos calor a tarde tendo que carregar blusa e o plus do nariz super seco. Horrível! kkk). 

  • Like 18
Link to comment
Share on other sites

Previsão para cá está mostrando dias monótonos também. Mas aquela monotonia dentro da média por enquanto, com tendência para esquentar mais um pouco daqui alguns dias. 

 

1400811811_Screenshot_20210704-224557_SamsungInternet.thumb.jpg.6ccfd08b725e62a31c80b724a08fa898.jpg

 

Gostei desse site de previsão que reúne vários modelos, assim há uma visão geral dos cenários mais prováveis, sem se fixar a um só número. Próximos dias devem ter mínimas entre 5 e 10⁰C, e as máximas ficam entre 17 e 20⁰C, com mais chances de passar um pouco dos 20 no fim da semana.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Boa Noite

Hoje o tempo ficou nublado e combinado com os ambiente ainda gelados pelo o frio ao longo da semana passada, a sensação foi de um dia frio em Joinville e região. 

Extremos: 11/12 ~ 18/19 ºC 

Agora 14ºC

Entrando tb na brincadeira, a semana vai ser de tempo estavel e sem muita emoção mas como aqui nubla fácil as vezes a máxima fica mais baixa que o previsto e as mínimas um pouco mais elevadas, é o inverno no modo 'normal' por aqui ...

Sem título.png

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje no meu sítio em Igarapé, a 55 km de BH (800 metros), tive o dia mais frio do ano, com 5,8⁰ C no meu sítio e apenas 3,5⁰ C numa baixada lá perto (cerca de 1 km de distância), sendo que a máxima ficou em 24,7⁰ C. O clima no meu sítio é muito.parecido com.o de Florrstal, local que registra mínimas mais baixas na Grande BH.

BH teve um dia ensolarado e frio também, com variação de 12,3⁰ C a 22,4⁰ C na região central e mínima de 10⁰ C em áreas mais altas e também na egião da Pampulha. Mas é impressionante como a região do meu sítio costuma ter muito mais frio noturno que BH. É outra realidade!

Abaixo, foto da região do sítio, tirada nesse fim de semana.

20210704_061924.jpg

  • Like 25
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Final de noite com muitas nuvens baixas em São Paulo devido aos ventos que sopram do mar desde o final da tarde de ontem.

Nas estações do CGE, temos temperaturas entre 13 graus no extremo sul e 14/15 graus em áreas mais ao norte da cidade.

khcR7E2.png

Pelas previsões, os próximos 3 dias (ao menos) não terão temperaturas tão altas para esta época.

 

 

Avenida Paulista - leste

lIscOMR.jpg

 

 

Foto do satélite do meio da tarde de hoje da Grande SP

qgCYpCK.jpg

  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, Rafael MG disse:

Hoje no meu sítio em Igarapé, a 55 km de BH (800 metros), tive o dia mais frio do ano, com 5,8⁰ C no meu sítio e apenas 3,5⁰ C numa baixada lá perto (cerca de 1 km de distância), sendo que a máxima ficou em 24,7⁰ C. O clima no meu sítio é muito.parecido com.o de Florrstal, local que registra mínimas mais baixas na Grande BH.

BH teve um dia ensolarado e frio também, com variação de 12,3⁰ C a 22,4⁰ C na região central e mínima de 10⁰ C em áreas mais altas e também na egião da Pampulha. Mas é impressionante como a região do meu sítio costuma ter muito mais frio noturno que BH. É outra realidade!

Abaixo, foto da região do sítio, tirada nesse fim de semana.

20210704_061924.jpg

Rafael MG,

a mínima hoje na baixada da PWS Casa Branca/Brumadinho, foi equivalente a que você registrou na baixada daí, 3,7ºC ás 6 h 40.

Nessa noite está esfriando ainda mais na região da PWS Casa Branca, agora 23 h 40, marca 5,9ºC.

 

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Buenas noches, enfrio bastante de golpe hace unas horas, pero desde entonces la temperatura esta bastante "planchada", noche fria, humeda y despejada qqui en el norte de Montevideo, 5,8°C a las 23hrs:

image.png.dd4e267a437f101d45adea0feed3319d.png

 

UBICACIÓN
MELILLA (Montevideo)  Latitud  -34.92 Longitud -56.25 Elevacion 60 m
TIPO
Estación Meteorológica automática 24hs
ULTIMA ACTUALIZACIÓN
2021-07-04 23:30:00      El Sol sale a las: 07:52:00       Se Oculta a las : 17:45:00
DATOS ACTUALES
TEMP EXTERIOR
5.8 C
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Renan disse:

Bom, essa projeção do ECMWF para temperaturas em 700hpa (3000m de altitude) no Sudeste, para a próxima Terça, é....no mínimo, curiosa. 

 

Alguém consegue me explicar isso ? Por que as temperaturas em 3000m vão cair tanto, a ponto de boa parte da região negativar nessa altitude ? Sinceramente nunca tinha visto algo assim....pensa no frio que vai fazer nas partes acima dos 2000m em todas as serras do Sudeste ? Aí incluímos o Pico das Agulhas Negras, o pico da Caledônia em Friburgo, e o pico da Bandeira.

 

Vou deixar aqui alguns mapas mostrando a evolução do frio abaixo de zero nessa camada da atmosfera e a precipitação acumulada lá no parque nacional do Itatiaia....poderíamos pensar em alguma precipitação invernal nessas condições ? Acho que a Terça-feira vai ser um dia que a Mantiqueira vai merecer atenção especial. Veremos.

 

ecmwf-deterministic-rio-t700-5594400.thumb.png.c82fe74b97ab3a6a53068e691728592c.png

 

ecmwf-deterministic-rio-t700-5605200.thumb.png.7d36763a66ee451f6597facc5fdb0a6f.png

 

ecmwf-deterministic-rio-t700-5616000.thumb.png.149d07ccbffe089c70139ac517a79ff2.png

 

ecmwf-deterministic-rio-precip_6hr_inch-5623200.thumb.png.6fd012202f24b6f411269acdf8feee7c.png

Renan,

o modelo CMC na rodada de 12Z, indicando nessa semana, os dias mais frios, em grande área de Minas e Noroeste do Rio, na quinta e sexta.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, EvandroPR disse:

 

Oi pode ser que as temperaturas sejam mais baixas (principalmente Campo Mourão e Ivaiporã) mas quanto ao regime de chuva acredito que seja próximo. Eu não tenho dados, mas acredito que dê cascavel pra baixo a precipitação começa a ser diferente .

 

Normalmente (hoje está tudo bagunçado) aqui no norte do Paraná ficava no máximo 1 mês sem chuva e isso quando tinha uma seca propriamente dita. 

 

Até que eu Sei que no interior de SP a seca é bem forte principalmente entre maio e agosto .. mas tudo que estou falando é no que eu conheço.

 

O Paraná é um estado de transição mesmo do clima aos costumes... Hoje eu estava tomando chimarrão ao invés do tradicional tereré dos domingos a tarde.

Norte do Paraná não tem estação seca definida, estiagens prolongadas podem ocorrer em qualquer época do ano, bem como as chuvaradas. Essa região fica na borda de duas zonas climáticas, e é influenciada pelo padrão de ambas.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Fim de noite de domingo friozinho, 18º em Vila Isabel, depois de um fim de semana onde no sábado dia começou com sol lindo, tempo esquentando, chegando aos 28 graus por aqui, depois de dias bem frescos e noites geladas. Hoje o dia já amanheceu bem nublado, com chuva em algumas regiões e temperaturas bem controladas, variando entre 20 e 24º por toda a cidade. Agora a noite esfriou um pouquinho mais, descendo dos 20º mas a sensação de frio, principalmente dentro de casa é grande porque não deu tempo dos ambientes internos esquentarem, depois de noites bem geladas e dias sem calor. Só o calor de sábado não foi suficiente.

 

E se a tendência tanto do euro, quanto do GFS se mostrarem corretas, continuaremos numa sequências de dias frescos/frios com temperaturas bem controladas, sem extremos, como há muito não se via por aqui, um período tão grande de tempo sem calor e frio constante. Iríamos pra nossa segunda semana. Teremos boas anomalias negativas nas máximas. Nas mínimas nada de especial.

 

Vamos conferir seas previsões batem com a realidade.

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, LeoP disse:

Agora (19h), 17°C. Se o vento ficar calmo e o céu limpo, eu acredito em sub 10.

 

E não deu outra, BH vive sua noite mais gelada do ano até o momento, ironicamente já bem longe do auge da última MP. A madrugada acabou de começar com 12,1ºC na Pampulha e 11,7ºC nas altitudes da cidade, sendo que ainda há 6 a 7h de potencial resfriamento. Até mesmo PWS em áreas plenamente urbanizadas e mais baixas da zona norte do município viraram o dia já na casa dos 13ºC.

 

O ar segue predominantemente estático, com poucos momentos de brisa. Provavelmente haverá certa estabilização nas próximas horas, mas a chance da primeira sub-10 é muito alta.

 

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Maicon disse:

EMPOLGANTE A SEMANA.

SÓ QUE NÃO...

 

Screenshot_20210704-205016_Weather.thumb.jpg.2408a537812f406a983d700a39d916e7.jpg

De agora para frente é isso mesmo e nem está mal. Frio noturno e máximas comportadas é o que dá para esperar. Frio de verdade novamente será um plus.

 

Ontem precisei visitar um município vizinho e, para minha surpresa, os efeitos daninhos da última geada foram muito mais extensos de que eu imaginava. Em alguns lugares a vegetação das áreas de brejo queimou completamente, inclusive os pés de embaúba que atingem cinco ou seis metros de altura, todos! Roças de cana amarelaram em degradê da metade da altura do relevo para baixo. Vi até mesmo um pé de manga adulto, situado numa dessas baixadas, com seus seis ou sete metros de altura, marrom de cima abaixo. Nunca tinha visto coisa parecida. Infelizmente não pude parar para fotografar pois estava atrasado para um compromisso e a foto que, imprudentemente, tirei com o carro em movimento não tinha mesmo como ficar boa. 

Edited by marcio valverde
  • Like 9
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

48 minutos atrás, marinhonani disse:

PWS Casa Branca/Brumadinho, registrou 1,9ºC hoje a menor mínima do ano.Deve ter formado uma geada fraca nos arredores.

 

 

Manhã de frio recorde na RMBH e proximidades, além da incrível marca de 1,9°C no distrito de Casa Branca:

 

Florestal: 4,0°C

Sete Lagoas: 7,1°C

Pampulha: 8,8°C

 

Na Cercadinho, mínima de 10,9°C, abaixo dos 10°C cravados do início da MP, porém expressivo. O frio agora já não é mais das altitudes e sim das baixadas.

 

E, agora podemos cravar: Casa Branca superou Florestal e é a região mais fria monitorada na região metropolitana de BH. Muito provavelmente houve a formação de geada mesmo e a apenas 40 km do coração de Belo Horizonte em uma MP comum. Imagina o que deve acontecer por lá em eventos excepcionais... 

 

A RMBH como um todo não é quente e chata como parece, só é extremamente mal monitorada. 

  • Like 21
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos.

Mínimas baixas esta manhã em todas regiões do estado de Minas.

Eis os extremos registrados em cada uma delas.

 

Sul, -1,9˚C em Delfim Moreira.

Central, 1,9˚C em Brumadinho

Campo das Vertentes, 2,9˚C em Lagoa Dourada.

Noroeste, 3,0˚C em Unaí.

Alto Paranaíba, 4,2˚C em Patrocínio.

Triângulo, 4,9˚C em Santa Juliana.

Centro-Oeste, 5,0˚C em Bambuí.

Zona da Mata, 6,0˚C em Viçosa.

Rio Doce, 6,6˚C em São Domingos das Dores.

Jequitinhonha, 9,0˚C em Diamantina.

Norte, 9,0˚C em Montalvânia.

Mucuri, 10,7˚C em Carlos Chagas.

 

Aqui no Alphaville JF a mínima foi 11,0˚C. Médias dos últimos dez dias: 10,4˚C/ 20,7˚C - 14,5˚C,  um bom frio!

No momento céu claro entre algum nevoeiro, 12,0˚C (8h15min).

 

 

 

 

Edited by sjmolive
  • Like 19
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Renan disse:

Amanhecer gelado em BH e região:

 

1586723922_Screenshot_20210705-0803262.thumb.png.fcdc8ac5bc183058cdfcc719b25ff058.png

 

Geada fraca pode ter ocorrido nas baixadas, a julgar pelas mínimas registradas. Está na hora dos bazianos de BH pensarem na ideia de caçar as geadas, heim ? As estações estão mostrando essa possibilidade.

Essa região de Ibirité faz frio demais 

 

Tenho parente que mora lá que inclusive ver geadas nessa região 

 

Vou ver se me arrisco essa semana 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, danilo brumana disse:

Essa região de Ibirité faz frio demais 

 

Tenho parente que mora lá que inclusive ver geadas nessa região 

 

Vou ver se me arrisco essa semana 

 

Danilo, eu sei que dá preguiça acordar antes do nascer do sol, eu também sinto isso. Mas a sensação que fica após conseguir vencer a cama e ir sentir o frio intenso nas "caçadas às geadas" é uma sensação de que valeu muito a pena. Que tal se você fosse justamente até esse bairro onde está a estação de Brumadinho ? 

 

Olhei aqui no google maps um trajeto da avenida Afonso Pena até esse bairro em Brumadinho, e deu 32Km ou 50 minutos. Não é tão longe, acho que vale o esforço. O negócio é monitorar a temperatura nessa estação e acordar por volta de 5h para ver quanto está indicando. Se estiver pelo menos abaixo de 3C, vale a pena ir não só para sentir um frio intenso, mas também para procurar pela geada. Os próximos dias seguirão extremamente favoráveis para o resfriamento noturno por aí, na verdade devem melhorar ainda mais no decorrer dessa semana e não descarto valores próximos de 0C nesse estação, com geada moderada. 

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Essa sequência de dias gelados aqui em Belo Horizonte está chamando bastante a atenção de muitos amigos e parentes 

 

Quando fala do inverno de 2017 e porque ficou registrado pela a sequência de dias frios com mínimas 8/10 graus e máximas baixas. Metade de junho , julho e parte de agosto daquele ano foi memorável nessas sequências de temperaturas baixas 

 

Screenshot_20210705-091002_1.jpg.2ca5b0733e7c3ff845c0f9df0e40a733.jpg

 

Desde do dia 26/06 até ontem 04/07 BH vive um clima bastante invernal e continuo e por mais que faça máximas acima dos 20 graus a sensação aqui ( onde me localizo ) e bem diferente se fosse em outras latitudes e pontos da cidade e região. E um pico de temperatura que não consegue aquecer as partes internas das casas e sombras. 

 

como temos vários microclimas e bairros bastantes altos e baixos como meu bairro a temperatura logo cai muito rápido a medida que o sol vai se pondo 

 

Semana passada Screenshot_20210705-091500_1.jpg.5a0bf93c0e3cc0a0967b1eb18dbce8ba.jpg

 

Para essa semana pra nós aqui de BH esse evento de sequências de mínimas baixas ( para nossa realidade  invernal  isso é normal ) deve ser o ápice dele pois a tendência e cair mais até o dia 09/07 e segue até domingo ( depois disso dar uma leve aquecida. A segunda quinzena aqui parece que será tbm fria ) 

 

Não quero morar no fim da grade mais kkk

 

Próxima semana em BH

Screenshot_20210705-091346_1.jpg.36598831cf262cb7075384a68292340a.jpg

 

@Renan vou programar essa ida a Brumadinho ali em Casa Branca. Já estava programando isso a muito tempo com minha mãe. Aproveitar e levar ela pra ver a natureza. 

 

 

Edited by danilo brumana
  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

No domingo a automática do INMET de POA registrou mínima de 5 °C. E demorou pra aquecer,  tivemos muito nevoeiro e muito frio até quase 11h. À tarde não passou de 16,9 °C.

 

Hoje já tivemos 6,8 °C de mínima, e muito nevoeiro novamente. Agora estamos com 9 graus.

Link to comment
Share on other sites

Primeiros 5 dias de Julho na minha estação:

 

image.png.94e1a9b727d32496633619c20371fdf9.png

 

Média das mínimas está em 07,1°C !

Pode-se dizer que esse será o auge do inverno aqui (primeira quinzena de Julho) ? Vai ser difícil outra sequência tão gelada assim.

 

Impressionante, para essa semana toda só vejo frio constante:

 

image.png.894f6c6cbc645750229fee05bd363e85.png

 

Confirmando as previsões do CFS, realmente os primeiros 10 dias de Julho terão temperaturas muito abaixo da média no leste do SE.

  • Like 21
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 04/07/2021 em 04:43, PabloMartins disse:

+/- 1,3°C em Canoas, RS agora, provavelmente será a mínima do ano até hoje. Orvalho esbranquiçando já na grama, logo logo vira geada

IMG_20210704_043609_957.jpg

 

 

Agora eu tô começando a achar que os teus DOIS termômetros estão estragados. Não faz o menor sentido esse valor pra Canoas na madrugada de domingo, seja em qual parte da cidade for.

Eu sei que tu, como amante do calor, sente desconforto nesse frio todo para sair e comprar um novo. Mas como tu é um rapaz tecnológico, tenho certeza que irá encontrar algum bom online. Desapegue desses termômetros. Vida nova, Pablo!

Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Leandro Leite disse:

As PWSs de Primavera IPRIMA7 São Caetano e IPRIMA6 Ferradura na realidade não são urbanas, o WU deu a localização errada, São Caetano e Ferradura são fazendas no município de Primavera do Leste, são vizinhas e provavelmente do (s) mesmo (s) proprietário (s).

 https://www.google.com.br/maps/@-15.3101759,-54.4546838,5753m/data=!3m1!1e3

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amanheci com 13,2ºC no meu termômetro ( certamente os ventos atrapalharam a queda durante a noite )

Mínimas pelo estado ( Wunderground / Sigma Meteorologia ) :

 

Alto Rio Novo: 9,2ºC

INMET Santa Teresa: 9,5ºC

Afonso Cláudio - Sítio Santa Joana (1108 m): 7,7ºC

INMET Venda Nova do Imigrante: 6,9ºC

Castelo - Sítio e Chalés Monte das Oliveiras (1150 m): 4,8ºC

Iúna - Rancho Nossa Senhora Aparecida (850 m): 4,7ºC

Alto Norte : 1,8ºC

Screenshot_1.png.a1b74dc13681e78cc09a20b6794e287d.pngScreenshot_2.png.15c31e4e2f4ccedde436a029dca79ecd.png

Screenshot_3.png.18d9193d88399b9f196660e13107084d.png

  • Like 18
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

@LeoP  @RafaelBHZ @Renan

 

Vocês tem a localização da estação de Casa Branca / Brumadinho ? 

 

Poderiam posta o link pra mim aqui pois não estou achando o endereço e onde fica exatamente

 

Só sei chegar lá na região 

 

Podem me dizer tbm se o melhor dia pra ir e terça-feira ou quarta-feira.

tô vendo que vai ter um esfriamento maior no meio da semana

 

Obrigado 😊

 

 

Edited by danilo brumana
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, LeoP disse:

a chance da primeira sub-10 é muito alta.

 

✔️

 

8,8C  Pampulha (850m). Como a estação da Pampulha representa bem o que grande parte da população da RMBH sente, podemos dizer que tivemos a primeira temperatura abaixo de 10 na capital esse ano (quando ocorre só nos bairros elevados, não considero como representativo).

 

 

Pergunta:

 

Podemos creditar esse frio à MP? Se sim, podemos afirmar que a MP chegou aqui então? As máximas amenas com céu limpo indicam que não é só subsidência...

 

Morar no leste traz essas confusões, muitas vezes registramos o frio depois que a MP desaparece do país (foi pro oceano) e acaba que, como tudo acontece depois que o evento termina na quase totalidade do país, ficamos no "limbo".

 

Os topos não se deram bem de forma geral, com 12,7 no centro de BH, 11,1 no inmet de Juiz de Fora, 10,9 no Cercadinho (Buritis/BH) e 8,2C em Barbacena.

Edited by LeoP
  • Like 14
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

31 minutos atrás, IgorTFreitas disse:

Bom dia, amanheci com 13,2ºC no meu termômetro ( certamente os ventos atrapalharam a queda durante a noite )

Mínimas pelo estado ( Wunderground / Sigma Meteorologia ) :

 

Alto Rio Novo: 9,2ºC

INMET Santa Teresa: 9,5ºC

Afonso Cláudio - Sítio Santa Joana (1108 m): 7,7ºC

INMET Venda Nova do Imigrante: 6,9ºC

Castelo - Sítio e Chalés Monte das Oliveiras (1150 m): 4,8ºC

Iúna - Rancho Nossa Senhora Aparecida (850 m): 4,7ºC

Alto Norte : 1,8ºC

Screenshot_1.png.a1b74dc13681e78cc09a20b6794e287d.pngScreenshot_2.png.15c31e4e2f4ccedde436a029dca79ecd.png

Screenshot_3.png.18d9193d88399b9f196660e13107084d.png

O termômetro de madeira é igualzinho ao meu, é irmão gêmeo univitelino. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Junho nas minhas três estações:

 

2.thumb.png.ffac01ccb2a10018328b2648a46dd8dd.png

 

Deixando apenas desde o dia que a Linha Taquarussu foi instalada, para fins de comparação:

 

3.thumb.png.e8fc16d19b83e02060d2a991134c2393.png

 

Relembrando a localização de cada estação.

 

112593486_sssss(1).thumb.png.2e0132a0b59b515cc40d211acca6f7e4.png

 

Foto de ontem a tarde.

 

IMG_20210704_135628.thumb.jpg.85298b647760df53e2f9d68de7abcc4d.jpg

 

Primeira quinzena de julho deve fechar levemente acima da média na região, abaixo nas mínimas (nas baixadas).

 

Julho até então:

 

4.thumb.png.cd867b34ecba8a388c420f2067857d92.png

  • Like 17
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Chegamos a 40 marcas negativas em 2021 em SC. Abaixo dos 6°C
-7,7 B.Jardim*
-3,8 S.Joaquim/G.H
-2,7 Urupema**
-2,1 Painel/G.H
-2,1 Urubici*
-0,6 Vargem Bonita*
-0,4 Lebon Régis*
2,7 Curitibanos/UFSC**
3,1 Frei Rogério**
3,6 Caçador**
3,9 Timbé do Sul/M.Zatta
4,0 Monte Castelo**
4,5 Rio das Antas**
4,5 Maravilha**
4,6 Porto União**
4,7 Videira**
5,0 Irineópolis**
5,3 Ouro**
5,3 Campos Novos/Inmet
5,3 Tangará**
5,4 Criciúma**
5,4 Lages**
5,5 Três Barras**
5,5 Major Vieira/Inmet
5,5 Monte Carlo**
5,5 Santa Cecília**
5,6 Araranguá**
5,7 Tubarão**
*F.Keiser
**Epagri
11,2 Florianópolis**
Estações padronizadas (governo e particulares)
Coutinho/Piter Scheuer
  • Like 14
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.