Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Lucas Centurion

Members
  • Posts

    1484
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    7

Everything posted by Lucas Centurion

  1. Nebulosidade influência as máximas em SP. Centro e sul do estado permanece nublado desde as 08:30, enquanto que no norte segue com sol, apesar de bem frio. Sigma Meteorologia (16:10)
  2. Frio absurdo!! Máxima em Cafelândia de 12,3ºC (pws), com rajadas que variaram de 30 a 40km/h pela região. Em Marília (Ciiagro) a Tmáx foi de 10,7ºC às 15:20. Cafelândia (pws Usina Cafealcool) UNESP Bauru (linha vermelha representa as últimas 24), máx de 12,7ºC. Confesso que estou sentindo mais frio hoje que no auge da MP do dia 31 julho de 2021, e olha que na ocasião fez -2,7ºC em Borborema (Ciiagro). Vento é constante, surreal! Pela estrada vicinal aqui (Humpei Hirano) que liga Cafelândia aos distritos os funcionários da empresa que faz o recapeamento fizeram uma fogueira para tolerar o vento cortante.
  3. Sensação térmica absurda! Aqui em Bacuriti passamos dos 10ºC agora há pouco, faz 10,2ºC com muuuito vento! A minha sensação térmica é de uns 3ºC às 11:30 da manhã. Totalmente nublado e carrancudo! Pode ser q as nuvens tenham estragado as mínimas próximos dos 3-4ºC aqui (6,4ºC de Tmín aqui), mas é sem dúvidas um dia memorável para uma tarde de maio no interior paulista. Churaaaaasco com chimarrão é isso que o velho gosta!! kkkkkkk😅 Obs: muito bacana os registros de neve em SC!
  4. Aqui em Bacuriti estacionamos desde as 20:00 devido a circulação de ventos da advecção mais a formação de nuvens oriundas do Yakecan. Faz 4 horas que ficamos entre 9,5-10,5ºC kkkkkkk Mais estranho ainda é o vento polar entrar no estado pelo norte do MS vindo de WNW e NW, nunca tinha visto isso antes. Abaixo as TºC de Borborema nas últimas horas.. travou. Banda de nuvens vindo de SW segurando bastante a temperatura no centro-oeste paulista. Mas acredito que tem potencial para quedas rápidas se o vento der uma trégua e o céu limpar. De qualquer maneira segue muito frio e amanhã a máxima não deve superar os 15ºC
  5. Acho que um mapa assim deve ser raríssimo de pintar. A linha de instabilidade da FF muito bem desenhada atravessando o semi-árido brasileiro.. Sul do MA, PI, sul do CE, BA, TO, AL, SE, interior de PE. Creio que nunca vi isso antes. Acumulado até as 18z do dia 22
  6. Bom dia! Aqui registrei 8,5ºC por volta das 06:40, bem abaixo dos 11ºC previstos pelo Euro. O curioso é que a partir das 18:00 de ontem já tínhamos adevcção forte, só que adentrou pelo MS em direção leste uma parcela de ar mais úmida e quente cheia de nuvens que atingiu o centro-oeste paulista, lá pelas 21:00, tirando a queda constante e inclusive aumentando temperatura. A título de exemplo, em Borborema (Ciiagro) fazia 14,7ºC às 23:00, pela 01:00 já havia escalado em 15,6ºC. Acredito que se não fosse essas nuvens teríamos chegado aos 7ºC, quiçá sub7. Houve até registro de garoa🌨️ pelo @Maicon em José Bonifácio. Abaixo as nuvens intrusas às 22:30 horário de Brasília, RGB GOES 16 filtro Night Microphysics, que poe contraste entre névoa, nuvens e aerossóis da superfície. Antes desse horário estava completamente limpo. Veja que a parte bege entre MS e PR é o puro ar polar, enquanto q em SP foi tomado por nuvens levando até alguma precipitação (inesperado). Abaixo radar IPMet detectando chuva fraca à garoa na região de Ribeirão Preto, oriundo dessas nuvens intrusas. Agora segue com céu limpo e faz 13,8ºC. Previsão (WRF UNESP) segue projetando uma dia muito frio para amanhã, com máxima de 16ºC e rajadas de vento.
  7. Bauru às 18:00 com 19,1ºC, agora 18:15 com 17,8ºC kkkkkkkk Mínima de 15ºC pelo WRF, hj amanheceu com 16,4ºC. Certamente a mínima será às 23:59 e muuuito inferior à isso! Agora é queda livre!! Que comecem os jogo!!!❄️❄️❄️
  8. Boa madruga! Chuva chegou com trovoadas aqui no distrito de Bacuriti, centro-oeste paulista. Como de praxe a primeira pancada foi forte, que durou uns 10 minutos, e segue desde então uma chuva moderada. Ora chuvisco, ora mais forte. Agoras são 00:56 e a pancada chegou por volta das 23:54. Me surpreendeu a quantidade de raios. Felizmente chegou com rajadas que atingiram no máximo 30km/h, nada assustador. Momentos antes da chegada da chuva. Chuvas bem distribuídas pela metade oeste e centro. Até o momento são 12,6mm, e pelo radar ainda tem mais instabilidades em curso. Acredito que possamos ultrapassar os 20mm. Segue com 18,7ºC e chuva moderada. Satélite às 00:50 horário de Brasília. Previsão segue com muito frio, e máxima surpreendentes se pensar na ausência de nebulosidade. O que me deixa mais intrigado é essas TºC com as rajadas constantes do quadrante sul. Essa sensação térmica não vai ser brincadeira.
  9. WRF segue bem otimista pra cá, tanto nas mínimas, nas máximas e no volume de chuva! Mas seguro os ânimos até domingo kk. Se dia 18 fizer o frio que está falando aliado a ventania intensa, talvez a sensação seja pior que a última MP de julho 2021 quando fez -2,3ºC com ar parado em Borborema. Calma! kk
  10. Boa tarde, Mesma coisa aqui em Bacuriti (foto). É raro neblina densa aqui no distrito, e hj chegou a ficar com a visibilidade bem comprometida. Ontem por volta de meia-noite já fazia 14,8ºC e com a sensação de que tinha chovido, pois o cheiro de terra molhada e umidade estava bem forte. E não deu outra, as 07:00 fazia 12,2ºC (me surpreendeu) e UR com ctz abaixo do pt de orvalho (100%). Após essa foto, a neblina ficou mais densa ainda. Foi assunto hj por aqui kkk A título de curiosidade, Borborema (Ciiagro) chegou a bater 10,9ºC de mínima, sendo que com 13,1ºC já tinha 99,4% de UR. Noite fria e úmida!
  11. Boa tarde! Acumulado de 8,2mm com a chuva (inesperada) de ontem a noite aqui em Bacuriti, e hj predominantemente nublado com chuvas isoladas. Chegou a chuviscar aqui, e TºC não passou dos 24ºC pela nebulosidade. Total no mês de 13,4mm. A respeito dessas projeções, sem comentários. Pelo que vi o @coutinhofalando, seria uma das MPs para maio mais fortes em termos de extensão desde 1979... De 4 a 5 dias com temperaturas entre 4-7ºC pelo interior de SP. Só vem! kkk
  12. Sim, com certeza! Acho q me animei um pouco com a última MP, não imaginei q fossemos passar por uma onda de calor assim, e quando vi aquelas anomalias no centro do BR, imaginei q ficasse restrito mais ao extremo norte de SP e CO. As isolinhas desceram bem em relação as rodadas da última semana. Outra coisa tbm é a comparação com 2021, no fim de abril já tivemos uma forte MP que fez bater mínima na casa dos 8ºC em Borborema (Ciiagro, baixada), apesar de em 2022 estarmos com uma reserva hídrica no solo bem maior, oq ao meu ver é mais positivo. Mas concordo, é muito cedo ainda.. e com essa La Niña e a OMJ na fase mais ativa na AMS vem coisa boa por aí. Talvez com esse calor na próxima pré-frontal tenhamos algumas boas tempestades kk ------------------------------------------------------------------------------------------------------ Agora às 16:05 segue com sol e alguns cúmulus (até grandinhos), com 31ºC.
  13. Eu não vi essas previsões a longo prazo, deve ter alguma MP forte para o 2º ou 3º decêndio de maio? Tomara q venha algo bom de fato. La Niña segue consolidada. Mas acompanhando o Euro do tempo.com até semana passada não tinha esses 33ºC e 34ºC para o fim de abril, deu um up legal, e o GFS estava até prevendo chuvas isoladas no dia 18 em SP e no dia 22-23 até com acumulados significativos a partir da entrada de uma baixa pelo PY, que tbm sumiu por completo. Pra mim as projeções deram uma degradada sim! Aguentar até meados de maio com esse calor e tempo seco não vai ser fácil, lembrando que 2019, 2020 e 2021 nosso inverno foi muito seco seguidos por ondas de calor históricas entre agosto-outubro. Isso já virou trauma. Se entre Mai-Ago tiver pelo menos 1 mês com chuva acima da média já me dou por satisfeito, pq o frio certamente virá.
  14. Boa tarde! E a previsão tá daquele jeito!! kkkk Só FF associada a baixas extremamente maritimizadas e um bloqueio persistente no interior do BR. GFS até dia 6 sem projeção de chuva em boa parte de SP e Euro dando 33ºC em maio. O que aconteceu, virou do avesso? Espero que as próximas rodadas entre nos eixos.
  15. Daniel, o pôr-do-sol agora há pouco foi muito bonito msm. Um tom bem alaranjado fazendo degradê com violeta e do outro lado um azul turqueza com a lua cheia enorme nascendo. E conforme foi anoitecendo tanto a oeste como a leste o céu claro enquanto o meio (azimute 90º) com céu escuro. Acho que o ar translúcido e seco da MP tbm contribuiu para esse tom bem alaranjado hoje. ----------------------------------------------------------------------------------------------------- Hoje tivemos 16,4ºC por volta das 06:30 e msm com o sol constante não passamos dos 26ºC a tarde. Bauru (IPMet) chegou a 14,9ºC nessa manhã. Essa noite deve esfriar mais ainda e acredito em uma sub15 por aqui, quem sabe sub14. Agora com 20,1ºC.
  16. @Maicon, cheguei a salvar algumas imagens mas com a LI já em avanço pelo centro-oeste do estado, não pegando a parte mais intensa. É possível ver melhor várias Cbs pipocando a frente da LI, lembrando um Bow Echo. A parte do GIF com a imagem bem fechada é no momento em que ela passou aqui pelo distrito. WhatsApp Video 2022-04-13 at 19.18.50.mp4 ----------------------------------------------------------------------------------------------------- Agora às 19:20 faz 21,4ºC, numa pws próxima daqui (Usina Cafealcool) está em 21,8ºC com 21,6ºC de ponto de orvalho, 99% de UR. Só na manhã de hoje Marília teve 50mm em outra pws, Cafelândia (Cemaden 34mm). Muito bom esse respiro antes de entrar na estação seca, que nos tem deixado traumatizados desde 2020.
  17. Boa tarde!⛈️☔❄️ Hoje a chuva veio com gosto e força em boa parte do interior de SP, com a formação de supercélulas que parecem ter configurado um Bow Echo, mencionado pelo @Renan@Maicon. Foram 32mm aqui em Bacuriti, Cafelândia, com mais de 1 hora de chuva, sendo a mais intensa por cerca de 20min, acompanhada de rajadas fortes e muitos raios. Não observei granizo! Mas possivelmente essas áreas mais a oeste do estado devem ter sofrido prejuízos com a ventania e granizo. Abaixo o registro dos radares IPMet. Vejam que a explosão das super Cbs ocorrem no centro da imagem na região de Osvaldo Cruz. O radar atingiu reflectividade rosa, o máximo da escala. Chegada da chuva no distrito por volta de 10:30. Chuva torrencial caiu por cerca de 20min⛈️🌧️ LI vista de Bauru (imagem da página do FB "VaiChovê?") ------------------------------------------------------------------------------------------------------ Nesse momento segue com agradabilíssimos 21,8ºC e tempo nublado, com mais instabilidades atravessando agora o norte de SP. Abril começou muito bem aqui no centro-oeste paulista, o total até agora no mês é de 98,5mm, superando já em 22,9% a média de 80,1mm. Aliás os acumulados superaram muito as últimas rodadas do EURO e do GFS em diversas áreas do estado. E a partir de sexta vem a primeira onda de frio considerável para o interior de SP❄️❄️, sendo que o WRF via CPTEC-INPE chega a projetar entre 10 e 12ºC para Cafelândia. Na ausência de vento as baixadas podem surpreender, apesar da previsão colocar ventania constante a partir de amanhã a noite. Outono começando perfeito, que seja a primeira de muitas MPs!!
  18. Boa noite! Finalmente o tempo começa a mudar em SP depois de semanas com calor absurdo e chuvas irregulares. O mais incrível de tudo foi constatar que do dia 5 de fevereiro até hoje tivemos aqui em Bacuriti apenas 6 dias com chuva acima de 1mm (gráfico abaixo👇).. 34 dias com 6 eventos significativo de chuva (total de 92,3mm nesse período). Depois de janeiro com seus excelentes 435,2mm, nosso verão desandou legal, e acredito que o estrago já é irreversível. Logo vem o outono, e apesar do alívio na TºC, as chuvas desaparecem. Chega a ser inacreditável, principalmente por ser estação chuvosa. Isso sem mencionar o forte calor, por muitas vezes acima de 34ºC, batendo nessa última quarta 36,5ºC por volta das 15:00 aqui em casa. Tomara que o tão esperado alívio chegue.. me preocupa esse cenário de pouca chuva e calor intenso.
  19. Boa noite! (alerta de textão e desabafo) Fevereiro segue simplesmente lamentável em SP, depois de uma primavera e verão relativamente bons, com exceção do oeste que foi bem irregular (e pelo 4º ano seguido), finalmente estávamos tendo uma estação chuvosa digna, apesar de nada especial, algum alento em curso. Mas... kkk, felicidade de paulista dura pouco.. efêmera como uma cumulonimbus isolada de verão. E com isso me sinto muito representado pelas palavras do @Daniel85 @Carlos Campos. Esse padrão xexelento que se instalou em fevereiro mostra que, mesmo o verão 2021-22, não veio para lavar mágoa nenhuma. São chuvas extremamente irregulares, viciadas (pois caem sempre nos mesmos locais) e nada democráticas. Sei que até parece choro, perto do que os colegas do Sul estão enfrentando. Mas como já foi muito bem dito, após março podemos passar até setembro/outubro com menos de 50mm (acreditem, isso é fácil fácil de acontecer). E daí toda aquela recuperação do balanço hídrico cai por terra, e com as projeções atuais dos modelos para março, temos fortes tendências de entrarmos no outono já secos... Deixo abaixo os dados de fevereiro daqui da região, que demonstram bem como está sendo o que deveria ser nossa estação chuvosa. Veranicos são normais? Sim, mas passamos por isso em todos os meses, incluindo o chuvoso dezembro, e que se não fosse a ZCAS do fim do ano que alguns modelos não previram pra cá, estaríamos pior ainda. Os únicos meses com dignidade mais plena foi em outubro e janeiro. Sim, isso porque estamos bem melhor que 2020-21.. Sinceramente não sei onde vamos parar. Dados da Ciiagro Dados de chuva aqui de Bacuriti (7 dias de chuva significativa em 24, >1mm. Estação chuvosa?) Para não parecer que só endosso um lado da moeda, tem setores ao norte, nororeste e nordeste, como em São José do Rio Preto, Barretos, Batatais, Fernandópolis, José Bonifácio, que somam mais de 250mm, algumas possívelmente chegando aos 350mm. Mas a pergunta que vem: de que adianta isso, se boa parte continua seco sob um sol escaldante? Isso após anos de seca severa à excepcional, de acordo com os balanços de chuva da Agencia Nacional de Águas? Fico triste em ver isso, pq essa é a estação mais bacana para quem ama chuva como eu, além da importância que isso representa para o setor energético e agricultura. No entanto, parece que aqueles dias em que os temporais, ainda que esparsos, eram quase que diários, hoje se tornou algo que ocorre durante 1 ou 2 semanas, para enfrentarmos mais 10-20 dias de pouquíssima chuva. 4 anos nesse marasmo gente!! Aliás esse é um dos motivos pela qual tenho postado tão pouco.. Edit: Um dado interessante --> Total pluviométrico de 2021 em uma estação operada pela Usina Lins na fazenda Rio Dourado.. 651mm ________________________________________________________________________________________________________ Chuva isolada hoje a tarde vista do distrito de Três Barras sobre a rodovia Marechal Rondon, próximo de Cafelândia.
  20. Boa noite! Esse último evento em SP, que chegou até a se cogitar uma ZCAS, decepcionou e muito aqui no centro-oeste paulista. De sábado até hoje, o acumulado foi de 2mm. O GFS previa até terça (na rodada das 12z do sábado) 150mm, como amanhã não deve chover, a projeção errou de forma muito grosseira, errou rude! Total: 60,5mm Expectativa: era >150mm até amanhã (só que não kk) O Europeu, mesmo do alto do seu pessimismo, conseguiu superestimar e muito as chuvas por aqui. Todos erraram. O intrigante mesmo foi domingo, com projeções de grandes acumulados, ter sido praticamente sem chuva em todo a porção central e oeste do estado. A frente fria passou seca, fiquei sem entender nada. Por outro lado, setores ao norte, noroeste, oeste e nordeste tiveram excelentes episódios de chuva, ainda que aquém das previsões otimistas. Toda extensão do Tietê pegando de Ibitinga até próximo de Araçatuba choveu muito pouco. É uma sensação muito ruim criar expectativas tão grandes e no fim nada se confirmar. _______________________________________________________________________________________________________ Hoje o dia começou com muita nebulosidade, relativamente fresco, e a medida que a tarde chegou o tempo foi abrindo. Chegamos a 31,4ºC por volta das 16:00. No fim da tarde algumas células convectivas deram as caras em razão do calor, mas de caráter diminuto e muito passageiro.
  21. Boa tarde! Fevereiro começa com bastante chuva pelo interior de SP, por volta das 11:50 começou a chuva, que veio forte com alguns trovões (nesse horário sinceramente nem em sonho imaginava). Parece que a ZCAS realmente recuou para SP de novo! Agora segue fresco com 21,8ºC, nublado com chuva fraca constante! Abaixo o vídeo que fiz por volta de 12:00. 20220201_120706.mp4
  22. Cantareira começou o mês com baixíssimos 25% do volume operacional, e encerra com 33,6%. Nos últimos 2 dias recuperou 2,4% do vol. Como a resposta após as chuvas é lenta, mesmo sem chuva o sistema continua em franca recuperação nos próximos dias.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.