Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

kevin cassol

Advisors
  • Posts

    459
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Everything posted by kevin cassol

  1. 12/07/2025 Inversão térmica causa nevoeiro muito denso que permanece o dia todo, confundindo modelos de previsão e trazendo uma tarde anormalmente fria nos vales e costa doce. A minúscula brecha no céu que se deu pelas 16h e durou alguns minutos, foi insuficiente para causar qualquer aquecimento. Fonte das imagens webcam: arquivo pessoal https://www.ecowitt.net/home/index2?id=133330 Amplitude de 1.3°C (10.6/11.9°C) é uma das menores já registradas. Justamente 3 dias atrás (09/07/2025) aconteceu a exata mesma condição de inversão com 1.4°C de amplitude (9.9/11.3°C). Recorde atual é de 07/09/2021 com 0.9°C (15.6/16.5°C). Abaixo, a tabela com os menores valores de amplitude diária, resumido mensalmente.
  2. Pois venha conhecer, está convidado! Fica proximo da BR 101 vide local exato no wundermap. o ID do wunder dela é IMAQUI7 e foi instalada inicialmente com o objetivo de registrar adiabaticos - e cumpre o que promete. A cidade é muito procurada por campistas, aventureiros, e pessoas que buscam sossego e natureza. Tem duas cachoeiras famosas nas nascentes, e belezas naturais incriveis. É maravilhoso monitorar este local, além de ter um clima surpreendente que volta e meia registra dados interessantíssimos.
  3. É a IMAQUI7, instalei em agosto 2024. Está offline há alguns dias devido a uma manutenção no provedor de internet da casa. Mas todas minhas estações são iguais (vide assinatura de rodapé), exceto ICAPEL135 que é pro2.
  4. Gente eu vou fazer um merchandising aqui. Peço licença. Eu vendo ecowitts (Gateway+WH32) com abrigo incluso por 890,00. Inclusive tenho a pronta entrega! Apenas o abrigo 250,00. São inumeros abrigos feitos já aperfeiçoei algumas práticas e uso brocas especiais pra melhor qualidade tanto nos dados, quanto na praticidade, desempenho e estética. Também tenho soluções para kit nobreak com armazenamento de dados offline em microSD da ecowitt, especial para lugares com queda de internet ou energia, sem perda de dados. abrigo com sensor ecowitt kit nobreak plug e play para baterias contra perda de dados ecowitts novas a pronta entrega ecowitt instalada em Maquiné/RS Se alguem tiver interesse, é a melhor alternativa em custo/benefício para monitoramento de temperatura e umidade com a qualidade dos dados de uma Davis Pro2.
  5. 01/07/2025 - Dia histórico no meu monitoramento. Estação de Capela de Santana bate recorde absoluto de menor temperatura já registrada desde o início dos registros em outubro/2018, com 0.6°C às 06:51. Recorde anterior era de 0.9°C em 07/07/2019. Amanhecer com brisa fraca e céu limpo, e possível geada pontual. Lente da webcam fica fora de foco em condições de frio ou calor extremo. Foco está regulado para 25°C. Ainda na mesma estação, a temperatura máxima de 8.7°C foi a menor com sol já registrada. Atual recordes: 10.0°C - 28/07/2021 - menor máx c/ sol 8.2°C - 16/07/2020 - menor máx periodo diurno 8.6°C - 16/07/2020 - menor máx 24h
  6. Isso tá igual um episódio de quando tombou a estação do Campo Belo/PNI e eu vi muitos usuários aqui no fórum vibrando com o “novo recorde de mínima brasileiro”, enquanto eu apontei que o dado estava suspeito e possivelmente errado, o que se confirmou. Lembram?
  7. “Olá, tudo bem? Sabemos que o dado está errado, mas não nos importamos com a veracidade disso, obrigado pela compreensão.” Há 130 anos tirando o desaprumo da parede no reboco, no caso a metsul, depois que vc assumiu. Em nenhum momento citei o correio do povo, eles não têm meteorologistas e nenhuma obrigação nisso, a metsul tem e vc é o representante oficial. Como o professor Eugenio mantinha uma convencional no cume do monte negro em Ausentes? Eu já visitei pessoalmente a estação da Terra do Gelo, em Bom Jardim da Serra, a 400 km (que vcs vivem desconfiando e não informando o dado) e Pinheiro Machado, que registrou -9.1°C a 300 km de Poa, e fiz a minha parte, levando outra estação junto e calibrando. Desculpe, mas vc tá sem moral aqui, e as tuas atitudes e da tua empresa contradizem o que você fala. E quando reportar 47°C? É seguindo este raciocínio que nenhum criminoso fica na prisão neste país. Nunca pensou em ser juiz?
  8. Humildemente me surgem alguns questionamentos na qual não posso trazer no X pois vc me bloqueou: O recorde de Quarai claramente é falso. Atmosfera em aquecimento diurno está em movimento (turbulência) e os gases se misturam, logo, não há microclimas entre estações padronizadas de igual situação de relevo e altitude. Vide anos anteriores, onde o problema não existia ainda, e dias anteriores onde o problema se repete. A metsul tem senso crítico para avaliar, concordar ou discordar de um dado reportado por uma estação automática com base em argumentos x ou y, certo? A metsul publicaria uma afirmação falsa, mesmo ciente disso, em um veículo de comunicação endossando uma mentira que se propaga como a radiação de chernobyl pelos pequenos jornais e mídia, se o senso crítico da empresa discorda com a consistência do dado, mesmo citando a fonte do mesmo? Eu duvido que o querido professor Eugênio Hackbart faria isto no seu blog de 2012. O mesmo senso crítico que eu vi em maio, (e achei muito louvável) de quando o nível do guaiba na régua do gasômetro não baixou de 3,00 m e ficou clara a inconsistência, gostaria de ver com as temperaturas. Afinal, quem media o nível do guaíba e fez a cagada também era um órgão oficial né? Aproveito o gancho para avisar que a estação de Parobé está instalada colada num telhado de zinco de setecentos metros de extensão e, portanto, não deveria participar das notícias envolvendo temperaturas máximas, como observo há anos (senso crítico). Questionem-se dos dados e dos fatos. A ciência só avança porque existem mentes se questionando sobre tudo a todo momento.
  9. Aquecimento global é uma realidade que já se manifestou aqui onde eu vivo (rmpoa) de pelo menos duas formas DIRETAS: medindo com estações t2m e p.orvalho, e sob forma de tragédia (que me afetou sim), e com ele, virá a próxima surra no segundo semestre de 2024 para os negacionistas de plantão. Eu tô realmente curioso pra ver o malabarismo que terão que fazer aqueles que pregam que La Niña é sinônimo de anomalias negativas no Brasil, se baseando em análogos no passado. Eu duvido que o Brasil voltará a ter clima dos anos 90, época em que haviam florestas, co2 menor, e oceanos normais. O clima mudou e negar isso é ridículo. O reflexo de negar é espaço dado à desinformação e voz dada a pseudocientistas. 2024 é o mês mais quente dos últimos 100 anos, e possivelmente o mais frio dos próximos 100 anos. Talvez a enchente de 1941, cujo período de recorrência ERA de 340 anos (ênfase no era), seja agora de 2x ao ano. Bastasse as duas inundações de set(3.25m) e nov(3.37m - fonte: tidesat) ocorressem simultaneamente, teríamos >4m. Surpresa? Nenhuma. E fiquem espertos: Argentina fria é sinal de enchentes. Enquanto houver este padrão terrível de bloqueio, este imenso ponto de Lagrange que se formou na América do Sul, insolúvel, e desesperançoso, haverão anomalias positivas sempre em maior evidência sobre as negativas no Brasil, e isto está desenhado neste Junho. Configuração de enchente no guaíba. Por isso eu tenho vergonha de compartilhar o mesmo planeta com estes "especialistas". Tolerância zero ao negacionismo climático.
  10. Segue um fio com os acontecimentos da passagem desta frente fria insana pelo RS, com ênfase no detalhamento do aquecimento adiabático histórico observado pelas estações no leste do estado.
  11. Normal hidrológica do rio dos sinos (são leopoldo) mostra dimensão das principais cheias ocorridas em 2023. Destaque para junho, quando registrou-se mais de 200 mm em 24 horas na região metropolitana, em paralelo com a tragédia de Caraá. Histórico mostra que o suporte de contribuição do nível do guaíba é reflexo direto do jacuí (maior bacia). Demais rios e bacias menores tem progressivamente menor impacto no guaíba, mesmo em cheias recordes (ex. Sinos e caí em junho). Cheias em rios maiores à jusante causam cheias nos rios menores por remanso represamento do escoamento, mas nunca o contrário. Junho: jacuí é pouco impactado pela cheia do sinos. Setembro: sinos é gravemente impactado pela cheia do jacuí.
  12. Eu não gosto. Chuva aqui só tem efeito de trancar minha mente que busca estar em constante atividade, e isso me deixa um pouco ansioso. Eu enxergo assim: Nesta época o sol (pós frontal) aqui é amigável, mas a partir de uma certa latitude a diplomacia se inverte, e a chuva passa a ser o cenário amigável, o que é perfeitamente compreensível. Este é um motivo pelo qual gostei bastante deste mês de agosto: choveu pouco.
  13. Agosto 2023 em Capela de Santana, estação em topo a 155m: 2023 em Capela: Imagem da estação de Capela hoje 31 ago 2023: Enquanto isso na baixada no lado de Portão, a 2 km dali: Imagem da estação de Portão hoje 31 ago 2023: Meu parecer pessoal sobre Agosto 2023: Baita mês, seco, proveitoso, ensolarado (o mais ensolarado desde 1966 - vide INMET) e agradável, contemplando a mínima do ano nas baixadas.
  14. EFEITO DE RESFRIAMENTO EVAPORATIVO REGISTRADO POR SENSOR O ciclone extratropical do dia 13/jul/2023 fazia sua passagem trazendo grande volume de chuva mas com ventos não tão intensos. Próximo da meia noite, uma massa de ar seco cruzou muito rapidamente e o vento de oeste acelerou, em questão de minutos. Abaixo a imagem de vapor de água das 01:00 HBR mostra a nebulosidade sendo empurrada com um enorme contraste em poucos quilômetros. Esta linha passou pela estação entre as 23:30 e 00:30, e a estação da Fazenda Boa Vista, em Capela de Santana registrou os seguintes dados: Uma diferença inesperada me chamou atenção, pois não é comum um sensor perder calor enquanto outro ganha calor, simultaneamente. Considerando alguns detalhes internos de posicionamento e acomodação dos sensores dentro do abrigo da Davis Pro2, temos o seguinte: Dentro do abrigo, coloquei um termohigrômetro datalogger offline à pilha acomodado no pequeno espaço que existe entre os pratos e o sensor da Pro2. Este datalogger está protegido com um tecido TNT enrolado para que respingos de chuva não danifiquem o sensor e os seus componentes eletrônicos, mas ao mesmo tempo com microporosidade que permite a renovação do ar e a correta medição da temperatura e umidade. Na ocasião, este tecido estava um pouco úmido devido a intensa chuva que havia caído durante o o dia todo até cessar às 20:35. Enquanto a umidade do ar se encontrava em saturação (UR=100%), não existia a evaporação e a temperatura de bulbo úmido sempre será igual a temperatura de bulbo seco (T medida). Quando houve a entrada brusca do ar seco, a mistura não mais saturada de umidade encontrou o tecido úmido e permitiu que ocorresse evaporação forçada, e com isso, mediu por alguns minutos uma temperatura com certo efeito de resfriamento evaporativo, como se fosse bulbo úmido. Enquanto a umidade do tecido evaporava, a temperatura do datalogger se manteve mais baixa que a do sensor da Pro2, que não tem tal tecido, mas sim uma "cestinha" e opera sempre a seco. Esse efeito durou cerca de 2 horas, tempo suficiente para que o ar seco associado ao vento secasse todo o tecido, que então voltou a medir a temperatura em sintonia com a Pro2.
  15. JULHO 2023 EM CAPELA DE SANTANA/RS https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ICAPEL135
  16. Vamos para o compilado dos principais fatos reportados neste ciclone extratropical referente ao meu monitoramento.
  17. Para hoje, temos mais um show de valores meteorológicos incríveis, que o baz gosta de ver, nesse maravilhoso evento de atmosfera seca ao extremo!!!
  18. Sim, é um pequeno investimento que fiz, provisoriamente está na Quinta São José, mas irá para outra estação em breve. Vc pode acompanhar as imagens no link abaixo: https://www.ecowitt.net/home/index2?id=133330
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.