Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

kevin cassol

Advisors
  • Posts

    448
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

kevin cassol last won the day on November 14 2018

kevin cassol had the most liked content!

1 Follower

About kevin cassol

  • Birthday 12/18/1993

Location

  • Location
    Nova Santa Rita/RS

Recent Profile Visitors

3635 profile views

kevin cassol's Achievements

Enthusiast

Enthusiast (6/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Reacting Well Rare

Recent Badges

2.6k

Reputation

  1. Segue um fio com os acontecimentos da passagem desta frente fria insana pelo RS, com ênfase no detalhamento do aquecimento adiabático histórico observado pelas estações no leste do estado.
  2. Normal hidrológica do rio dos sinos (são leopoldo) mostra dimensão das principais cheias ocorridas em 2023. Destaque para junho, quando registrou-se mais de 200 mm em 24 horas na região metropolitana, em paralelo com a tragédia de Caraá. Histórico mostra que o suporte de contribuição do nível do guaíba é reflexo direto do jacuí (maior bacia). Demais rios e bacias menores tem progressivamente menor impacto no guaíba, mesmo em cheias recordes (ex. Sinos e caí em junho). Cheias em rios maiores à jusante causam cheias nos rios menores por remanso represamento do escoamento, mas nunca o contrário. Junho: jacuí é pouco impactado pela cheia do sinos. Setembro: sinos é gravemente impactado pela cheia do jacuí.
  3. Eu não gosto. Chuva aqui só tem efeito de trancar minha mente que busca estar em constante atividade, e isso me deixa um pouco ansioso. Eu enxergo assim: Nesta época o sol (pós frontal) aqui é amigável, mas a partir de uma certa latitude a diplomacia se inverte, e a chuva passa a ser o cenário amigável, o que é perfeitamente compreensível. Este é um motivo pelo qual gostei bastante deste mês de agosto: choveu pouco.
  4. Agosto 2023 em Capela de Santana, estação em topo a 155m: 2023 em Capela: Imagem da estação de Capela hoje 31 ago 2023: Enquanto isso na baixada no lado de Portão, a 2 km dali: Imagem da estação de Portão hoje 31 ago 2023: Meu parecer pessoal sobre Agosto 2023: Baita mês, seco, proveitoso, ensolarado (o mais ensolarado desde 1966 - vide INMET) e agradável, contemplando a mínima do ano nas baixadas.
  5. EFEITO DE RESFRIAMENTO EVAPORATIVO REGISTRADO POR SENSOR O ciclone extratropical do dia 13/jul/2023 fazia sua passagem trazendo grande volume de chuva mas com ventos não tão intensos. Próximo da meia noite, uma massa de ar seco cruzou muito rapidamente e o vento de oeste acelerou, em questão de minutos. Abaixo a imagem de vapor de água das 01:00 HBR mostra a nebulosidade sendo empurrada com um enorme contraste em poucos quilômetros. Esta linha passou pela estação entre as 23:30 e 00:30, e a estação da Fazenda Boa Vista, em Capela de Santana registrou os seguintes dados: Uma diferença inesperada me chamou atenção, pois não é comum um sensor perder calor enquanto outro ganha calor, simultaneamente. Considerando alguns detalhes internos de posicionamento e acomodação dos sensores dentro do abrigo da Davis Pro2, temos o seguinte: Dentro do abrigo, coloquei um termohigrômetro datalogger offline à pilha acomodado no pequeno espaço que existe entre os pratos e o sensor da Pro2. Este datalogger está protegido com um tecido TNT enrolado para que respingos de chuva não danifiquem o sensor e os seus componentes eletrônicos, mas ao mesmo tempo com microporosidade que permite a renovação do ar e a correta medição da temperatura e umidade. Na ocasião, este tecido estava um pouco úmido devido a intensa chuva que havia caído durante o o dia todo até cessar às 20:35. Enquanto a umidade do ar se encontrava em saturação (UR=100%), não existia a evaporação e a temperatura de bulbo úmido sempre será igual a temperatura de bulbo seco (T medida). Quando houve a entrada brusca do ar seco, a mistura não mais saturada de umidade encontrou o tecido úmido e permitiu que ocorresse evaporação forçada, e com isso, mediu por alguns minutos uma temperatura com certo efeito de resfriamento evaporativo, como se fosse bulbo úmido. Enquanto a umidade do tecido evaporava, a temperatura do datalogger se manteve mais baixa que a do sensor da Pro2, que não tem tal tecido, mas sim uma "cestinha" e opera sempre a seco. Esse efeito durou cerca de 2 horas, tempo suficiente para que o ar seco associado ao vento secasse todo o tecido, que então voltou a medir a temperatura em sintonia com a Pro2.
  6. JULHO 2023 EM CAPELA DE SANTANA/RS https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ICAPEL135
  7. Vamos para o compilado dos principais fatos reportados neste ciclone extratropical referente ao meu monitoramento.
  8. Para hoje, temos mais um show de valores meteorológicos incríveis, que o baz gosta de ver, nesse maravilhoso evento de atmosfera seca ao extremo!!!
  9. Sim, é um pequeno investimento que fiz, provisoriamente está na Quinta São José, mas irá para outra estação em breve. Vc pode acompanhar as imagens no link abaixo: https://www.ecowitt.net/home/index2?id=133330
  10. Aproveitando a menção, compilei todos os meus dados detalhados deste evento de 20 a 25 jul 2021 aqui neste post, que relata a mesma experiência e conclusão observada pelo Jean, aplicada na Região Metropolitana de Porto Alegre.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.