Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

fsorf9rj

Members
  • Posts

    417
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by fsorf9rj

  1. Dia (invernal) impecável aqui no Rio. Breno já falou da força do frio e relato o que senti também. Acordei as 4 da manhã com um frio muito forte em Vila Isabel. Acordei pelo frio! Estava com uma manta leve pois não tava levando tanta fé. Verifiquei no termômetro e estava 15º. Ao levantar pra trabalhar as 6:30 ainda 15º, com um décimos a menos ainda. Chuvisco, tempo cinzento. Pra essa época é absolutamente fora do normal. As 11 horas fui almoçar e o frio permanecia no Centro. Mesmo com o sol aparecendo muito rápido a temperatura estava em 17º. Agora faz 18º. Incrível. Amanhã já começa a elevação da temperatura, indo até sábado e no domingo a chuva já retorna e teremos mais uma semana amena mas sem frio (provavelmente). Tem um Maio no meu Outubro.
  2. Dia com temperatura bem agradável no Rio de Janeiro. Nublado, com chuva na madrugada. Máxima aqui pelo Maracanã ficou na faixa dos 23°. Agora faz 21. Previsão de tempo chuvoso, podendo registrar bons acumulados durante a semana e frio, numa boa sequência. Pra segunda parte de um Outubro está ótimo. Terça e quarta podem ser aqueles dias com chuva constante e temperatura controlada na casa dos 20 por aqui. Seriam dias invernais. 2021 tá sendo bem bom. Poucos períodos de calor excesssivo e boas sequências de dias amenos/frios pra nossa realidade.
  3. Segundo início de tarde da primavera bem ameno no Centro do RJ, com 22º, que foi a máxima de ontem por aqui. Anteontem, fechando o inverno a máxima chegou a 35º, uma bela diferença. A temperatura não me surpreendeu pois estava prevista mas a sensação sim. Ontem saí de casa sem casaco. Deu pra suportar mas os 19/20º do caminho já cobravam o preço dessa escolha errada. Subdimensionei o clima e achei que ao longo do dia a temperatura fosse subir, como quase ocorre por aqui. Ledo engano. A noite não teve como, tive que botar uma roupa de frio leve. Hoje pela manhã a tendência continuou e dessa vez não dei sopa pro azar e coloquei o casaco. Perfeito. Clima ameno, sem frio forte mas sem calor. Em finais de setembro parece até sonho, visto o que temos acompanhado nos últimos anos. Esse inverno foi MUITO BOM pra cá! Se não trouxe nada de extraordinário trouxe frio constante e nenhum veranico. No Rio de Janeiro isso é artigo de luxo. Primavera começando fresca mas já já começa a panela de pressão e os cariocas vão trocar a reclamação do "que frio!" para o "que calor!".
  4. Dia começando bem ameno no Rio de Janeiro, ainda com alguns ventos, sem chuva. Aqui no Centro 21º. Ontem tivemos um pré-frontal fortíssimo. Calor chegou a passar dos 35º mas em 2 hs, com a mudança do tempo, já havia caído pra 25º ou menos. Ventos extremamente fortes atingiram principalmente a parte central da Capital e causaram alguns problemas. Muita sujeira pelas ruas, de galhos, folhas, terra. Um evento adverso leve mas que aqui causa grandes transtornos. Bastou isso para inventarem o boato de alerta de furacão no RJ. Pai amado.... Enfim. Hoje o dia promete sem bastante ameno devido a nebulosidade. Primavera começando bem, dando um alívio no calor que vínhamos tendo.
  5. Boa tarde.Muito calor no Rio de Janeiro.Centro da cidade com 35º no Aeroporto Santos Dumont mas com sensação de muito mais. Há tempos não sentia isso. Extremamente desconfortável ficar fora do ar condicionado. O período frio parece que foi em tão tão distante mas fazem só dois meses. Voltamos a nossa programação normal.
  6. Aqui no Rio a Prefeitura lançou um roteiro de ipês pela cidade, bem interessante, visto que por aqui é quase uma atração turística, de tão belo e tão difícil de encontrar. Achei interessante a iniciativa. Estamos tendo temperaturas de verão nesses últimos dias. Agora são 10 horas da manhã e aqui no Centro já batemos 28º. Muitos lugares já vão passando dos 30 nessa manhã que precede a mudança no tempo. Em casa em Vila Isabel tive madrugada com 26º.....terrível.
  7. Rapaz, nem me fale. Tenho um ódio desses bichos rsrs Eles infestam tudo. E estão brotando aos montes, sinal do período quente voltando. Pra que eu fui falar né? Apesar do RJ vir escapando de recordes, o calor voltou. Temos atingido 30º ou mais nesses últimos dias, com clima seco, causando bastante desconforto térmico, principalmente depois de um período frio constante e longo pros nossos padrões. Devemos ficar nessa levada aí mais uma semana inteira, com uma possível mudança lá pro dia 28, conforme os amigos já veem relatando. Agora 23º no Centro do Rio, tempo limpíssimo. Vai esquentar bem.
  8. Manhã com névoa densa no Centro do RJ. O terraço dos prédios mais altos quase não são vistos. Cenário bonito. Agora temos 20 graus.
  9. Confesso que não dava nada em questão de temperatura nessa frente fria, que aqui no Rio chegou na quinta-feira. Trouxe chuva constante naquele dia e intermitente ontem e hoje, com alguma acumulação em alguns lugares. Aqui em Vila Isabel até caiu uma pancada mais forte no início da noite de hoje mas que durou uns 5 minutos apenas. Temos tidos dias com variação térmica mínima por aqui, entre 19 e 21 graus, o que traz uma sensação de frio constante, úmido, em muitos momentos com vento e por vezes com chuva. Estamos há 72 horas sob esse friozinho gostoso, nem forte, nem fraco, diria que ideal pra todos os gostos. Era o que faltava nesse inverno (sim, esse merece ser chamado de inverno e não de baixo verão como costumo me referir). Tivemos mínimas excelentes por duas ou três vezes. Agora essa sequência de frio úmido, mesmo que não tão forte. Conversei com vendedores e todos me falam a mesma coisa, estão vendendo edredons, toucas, luvas, moletom, como há muito não se vendia. Sinal de como o clima está mais frio que o habitual por aqui. E é a sensação geral. Pra nós entusiastas do clima isso é divino. Pena que pra sociedade o frio signifique aumento de preços, como já está sendo avisado. Amanhã a temperatura já deve subir um pouquinho mas sem muita força, garantido mais um dia bem ameno. Agora tenho 19,5° aqui em Vila Isabel.
  10. Dia fresco/frio no Rio. De manhãzinha tava aquele friozinho de 20º, com chuva média, com muita nebulosidade. Dia hoje ficou nessa faixa, sem variar muito, entre períodos de chuva e sem chuva. Já pede um casaco leve. Agora 20º e chuva no Centro.
  11. Essa onda de calor no Mediterrâneo é muito forte. Aeroporto de Atenas registrou 43º dia 03. Não sei se é recorde mas é bem quente. Ancara bateu 37º. Tirana 42º. Sofia 38º. Bucareste 38º. Skopje 40º. Parte do Leste Europeu fervendo.
  12. No RJ as temperaturas vão gradativamente subindo mas ainda temos noites frescas ou frias, a depender da região. No Alto da Boa Vista e na zona oeste da cidade as mínimas já estão na faixa dos 14º enquanto as máximas entre 25º e 28º. Já nas regiões central e norte essa variação tem sido entre 17º e 30º. A beira-mar a variação, como sempre, é menor. Não baixa dos 19º mas também não vai muito além dos 25º. Enfim, esse panorama geral mostra que o baixo verão se encaminha pro final. A estação que uso como base é a do Galeão. Ainda não bateu nos 30º mas tá beliscando. Amanhã deve alcançar. Vamos ter um fim de semana com temperaturas mais baixas, sem nada demais, com a possibilidade de chuvas mais importantes. Entramos na monotonia de Agosto, iniciando a primavera, com uma boa amplitude térmica e temperaturas repetitivas. Agora 25º no Centro, tempo aberto e sensação de calor.
  13. Nos lugares que transito no RJ o clima nesse baixo verão tá incrivelmente agradável e hoje eu tive a exata noção disso: saí de casa as 07:00 horas da manhã, com 17º, com camisa de manga curta, sem casaco em Vila Isabel. O que isso significa? Me acostumei com esse friozinho. Literalmente. Dias e dias com máximas entre 22/23º nos bairros centrais e mínimas na faixa de 15/16º. Nas estações da zona oeste ficou "banal" atingir os 11º. Já desceu de 10º 4 ou 5 vezes. Muito incomum isso no Rio. Nos últimos dias tem havido uma ligeira sensação de calor durante o dia mas a noite o friozinho volta, nada de outro mundo mas muito constante. Pelos números do Aeroporto Santos Dumont, desde meados de Junho, só ultrapassamos 30º UMA VEZ. Isso é bem significativo, pois mostra como as temperaturas estão controladas. Bacana de se ver. Vamos aproveitando os dias amenos porque o grosso do período menos quente tá passando e a tendência é a temperatura começar a subir bem em breve Dados da manhã de hoje, 05/08/2021: INMET FORTE DE COPACABANA: 17,7º INMET JACAREPAGUÁ: 11,7º INMET VILA MILITAR: 12,2º INMET MARAMBAIA: 14,1º ALERTA RIO JARDIM BOTÂNICO: 16º ALERTA RIO BARRA/RIOCENTRO: 16,1º ALERTA RIO GUARATIBA: 14,2º ALERTA RIO SANTA CRUZ: 15,6º ALERTA RIO ALTO DA BOA VISTA: 12,7º ALERTA RIO SÃO CRISTOVÃO: 16,5º AEROPORTO SANTOS DUMONT: 17,3º AEROPORTO GALEÃO: 15,3º BASE AEREA CAMPO DOS AFONSOS: 16º PWS PAU DA FOME (JACAREPAGUÁ): 13,6º SILVA JARDIM: 11,6º
  14. Duas imagens de um jogo de futebol na Bolívia entre Nacional de Potosi x Real Santa Cruz onde não parava de nevar. Tempestade de neve.
  15. Rio de Janeiro tendo até aqui um dia tedioso. Pequena variação térmica. Na área central da cidade foi de 18º a 22º, céu nublado, com chuva ocasional. Agora tenho 21º no Centro e não deve mudar muito nas próximas horas.
  16. Mínimas continuam boas pela cidade do Rio. Essa estação do INMET em Jacarepaguá é ótima pra mínimas. Temperatura bem controlada nesses dias, com sensação mais de frio do que de frescor. Esquenta de dia mas ao anoitecer temperatura cai rápido. Roupas de frio, edredom sendo usados como há muito não se usava. Hoje, 02/08/2021 pela manhã e madrugada: INMET FORTE DE COPACABANA: 16,5º INMET JACAREPAGUÁ: 11,7º INMET VILA MILITAR: 10,6º INMET MARAMBAIA: 12,2º ALERTA RIO JARDIM BOTÂNICO: 14º ALERTA RIO BARRA/RIOCENTRO: 16,2º ALERTA RIO GUARATIBA: 13º ALERTA RIO SANTA CRUZ: 13,8º ALERTA RIO ALTO DA BOA VISTA: 11º ALERTA RIO SÃO CRISTOVÃO: 15,4º AEROPORTO SANTOS DUMONT: 15,9º AEROPORTO GALEÃO: 12,4º BASE AEREA CAMPO DOS AFONSOS: 15º PWS PAU DA FOME (JACAREPAGUÁ): 12,9º SILVA JARDIM: 8,2º (SEGUNDA MENOR MARCA DO ANO E CREIO QUE DE TODA SÉRIE HISTÓRICA) Aqui no Centro estamos com a máxima do dia, 22º e céu azul.
  17. Madrugada iniciando fria mas menos do que poderia aqui em Vila Isabel, zona norte do Rio. Tenho 15° mas céu nublado, o que faz a temperatura estagnar e até subir levemente. Zona oeste da cidade está com 11° desde as 08 da noite. Sinal de que há nuvens atuando por lá também senão poderíamos chegar na casa dos 07 ao amanhecer.
  18. Por essas informações percebe-se claramente como o frio tá sendo bom em altura aqui pela região, já que na região baixa da região metropolitana tá sendo bom mas nada demais. Parece que fugimos da sob20 e conseguimos a segunda sub20 seguida, algo raro por aqui nos últimos anos. Pelas previsões teríamos uma terceira sub20 seguida, já que a noite seria bem gelada e amanhã teríamos um dia bem nublado, podendo até chover, mas acho dificílimo. Se acontecer três dias sub20 aqui no RJ, junto ao que experimentamos no início de Julho e com o bom frio do dia 20 batemos o martelo pro melhor inverno em muitos anos e isso tudo em julho, com agosto podendo ajudar nisso daí.
  19. Aqui no Centro do RJ vou tendo um início de tarde com muito sol e 19º, muito pouco comum. Qualquer solzinho geralmente já faz a temperatura passar dos 20 no RJ. Mas a briga vai ser forte, até as 15:30, 16:00 horas, pra resistirmos e termos a segunda sub20 seguida na maior parte da cidade. Tá difícil, com todo esse sol, acho que não segura. Geralmente a 021 não aguenta muito sol sem esquentar, é uma luta. De qualquer maneira os ambientes internos permanecem gelados e todos na rua muito bem encasacados. Se o tempo permitir e não nublar podemos ter uma noite bastante fria. Difícil superar a do início do mês mas tem chance. Vamos torcer.
  20. Noite muita fria no RJ. Apesar da temperatura estagnada nos 16° por aqui desde a tarde, com a umidade e os ventos, os ambientes fechados ficam muito gelado, afinal estamos com mais de 24 horas sub20, o que não é nem um pouco comum por nossas bandas. Água então..fui lavar louça e ficando um minuto com a mão na água já tava difícil. Eu sei, pra quem não é carioca isso é banal mas pra cá é bem representativo. E olha, que inverno hein senhores. Terceiro frio de respeito, pelo menos por aqui. Esse eu vou chamar de inverno mesmo, não de baixo verão como costumo dizer. E ainda tem agosto, com possibilidade de rolar mais uma coisinha ou outra. Aqui o mês principal é julho, onde as horas de sol são menores. Agosto já aumenta o sol e as condições pra frio contínuo diminuem mas geralmente temos dias bons, mesmo que poucos. Até mesmo setembro em alguns anos traz algum evento pontual. Esse frio úmido como o dessa noite é o pior, é o que passa a maior sensação de frio. Temos aqui em Vila Isabel céu totalmente nublado, umidade alta, 16 graus lá fora, com brisa polar. Se o céu limpar (o que é altamente improvável) a temperatura despencaria. Mas não tem problema. Tá valendo. Frio úmido, já tivemos o seco há duas semanas, antes tínhamos tido outro. Maravilha. Torcer por outra sub20 amanhã, como os modelos dizem que vai ser, com a manutenção do ar frio pela cidade. Se ocorrer poderemos ter aí o início de uma pequena onda de frio. Há conferir.
  21. https://www.bfmtv.com/international/des-chutes-de-neige-inhabituelles-au-bresil_VN-202107290234.html Uma das principais TVs da França noticiou o evento no RS.
  22. Tarde fria no RJ, para mim a mais fria do ano, talvez não no valor numérico mas na sensação com certeza. Realmente não tivemos aquele frio que foi previsto por dias e dias, de 15/16º com chuva a tarde, isso só ocorreu no final da noite de ontem e início da madrugada de hoje. Mas os modelos vinham mostrando essa tendência nos últimos dias, de um frio menos severo para nós nessa quinta, o que acabou ocorrendo. Nas estações (Alerta Rio, INMET, Aeroportos) o RJ escapou por pouco de ultrapassar a marca dos 20º. Em alguns bairros esse valor foi alcançado (como nosso colega de Inhaúma informou) mas creio que deve ser um breve período, logo o frio se intensifica. Hoje o dia está nublado, sem chuva, com pequenas aberturas de sol pontuais, mas o principal é o vento polar. Tá bem gelado, o que causa a impressão de mais frio. A tendência pras próximas horas é que tenhamos uma boa queda e com essa presença polar a sensação de frio vai ser bem forte. Nada de histórico por aqui, muito longe disso, um dia de frio intenso, como ocorre praticamente todos os anos. A noite e a próxima manhã que devem ser O momento pra cidade. Destaque também pros próximos dias, com uma estagnação desse frio por aqui, com manhãs bem frias e sem aquecimento diurno, pelo menos até meados da próxima semana. No centro da cidade agora 17º, Copacabana, Jacarepaguá e São Cristovão 16º. Alto da Boa Vista tá tendo um dia paulista, não passou dos 15, variando entre 13 e 14º.
  23. Que lindo evento no Sul. Muito bacana. Sem querer tirar atenção dos amigos mas como sempre informando, gelou bem aqui em terras cariocas. Vamos tendo uma boa noite entre 15/16° pela cidade, exceção ao Alto da Boa vista que tem 13. Todos com chuva e vento leve. Na expectativa de amanhã, se continua assim, fazendo da tarde a mais fria do ano ou se esquenta um pouco, contrariando as previsões, o que acho difícil. E depois na sexta, com boa queda de temperatura no amanhecer. Vou torcer para ir dormir e acordar como em 2013, com notícia da região metropolitana de Florianópolis nevada, quem sabe Curitiba também recebendo algo. Boa sorte pra vocês por aí e se cuidem hein pessoal. Em busca da neve mas sem esquecer do período pandêmico que passamos. Boa caçada a todos.
  24. Ainda não. 2013 fazia 15º já nesse horário e com chuva mais constante. Mas a temperatura desabou lindamente.Aqui no Centro o Aeroporto Santos Dumont reporta 18º, alterando entre chuva fraca e céu nublado. Os modelos estão cravando o tempo do evento aqui. Chegada da frente, da chuva, temperatura. Estão se saindo bem. Diminuíram um pouco o frio pra cá, principalmente amanhã. Mas mesmo assim devemos ter uma boa máxima, provavelmente sub20, o que anda difícil de acontecer por aqui. Quem sabe menos. Vamos ver. Saímos de um frio extremamente seco para um frio duradouro e úmido. Que assim seja.
  25. Dia de muito calor e muita secura no RJ como já dito pelos conterrâneos. Estávamos há tanto tempo sem registrar calor desse nível que eu estava realmente mal acostumado. Aqui no Centro da cidade tenho 31º e quando bate vento, bate aquele vento quente mesmo. Grande parte da área continental da cidade já tá na faixa dos 32/33 (Máxima do inverno/baixo verão até aqui). Seria o silêncio que precede o esporro? rsrs Aguardemos. As mínimas (altas) nessa manhã (27/07/2021) pela cidade: INMET FORTE DE COPACABANA: 22,6º INMET JACAREPAGUÁ: 14,8º INMET VILA MILITAR: 13º INMET MARAMBAIA: 16,7º ALERTA RIO JARDIM BOTÂNICO: 23,1º ALERTA RIO BARRA/RIOCENTRO: 22,4º ALERTA RIO GUARATIBA: 19,7º ALERTA RIO SANTA CRUZ: 19,2º ALERTA RIO ALTO DA BOA VISTA: 20,8º ALERTA RIO SÃO CRISTOVÃO: 19,7º AEROPORTO SANTOS DUMONT: 20º AEROPORTO GALEÃO: 16º BASE AEREA CAMPO DOS AFONSOS: 19º BASE AEREA DE SANTA CRUZ: 19,2º PWS PAU DA FOME (JACAREPAGUÁ): 15,7º SILVA JARDIM: 10,3º
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.