Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

fsorf9rj

Members
  • Posts

    437
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by fsorf9rj

  1. Dia frio até aqui no RJ, levemente ventoso. Aqui no centro 20º, nublado com o sol querendo aparecer em alguns momentos. Como ontem a tarde nublou geral no Rio as mínimas não foram tão baixas hoje pela manhã. INMET FORTE DE COPACABANA: 17,1º INMET JACAREPAGUÁ: 14º INMET VILA MILITAR: 14,5º INMET MARAMBAIA: 16,5º ALERTA RIO BARRA/RIOCENTRO: 16,5º ALERTA RIO SANTA CRUZ: 16º ALERTA RIO ALTO DA BOA VISTA: 14,2º ALERTA RIO SÃO CRISTOVÃO: 17,5º AEROPORTO SANTOS DUMONT: 18,2º AEROPORTO GALEÃO: 16,8º BASE ÁEREA CAMPO DOS AFONSOS: 17º BASE ÁEREA SANTA CRUZ: 16º Percebe-se que as regiões litorâneas tiveram mais frio que as continentais.
  2. Duas tardes invernais na capital Paulista, Centro-Oeste sendo engolindo pelo ar polar, Palmas com 25º ao meio dia, BH indo a sub5, Vitória batendo 11º, Bahia com 7º... Olha quanta coisa de diferente, quanto lugar diferente. Que porrada está sendo essa mp. E tudo isso em maio, no início do período frio. O sul não pegou muito da mp mas em compensação teve um ciclone na costa. Muitas variáveis em poucos dias. Aqui no Centro do RJ tenho 23º, com vento moderado. Tarde invernal também mas não das mais fortes. De qualquer forma também estamos sob a influência do ar gelado e essa noite devemos ter bons registros.
  3. Bom dia. Frio no Rio de Janeiro mas nada descomunal. Em casa em Vila Isabel tive mínima de 16º. Mínimas de hoje 19/05/2022 pela cidade: INMET FORTE DE COPACABANA: 17,9º INMET JACAREPAGUÁ (FICOU SEM DADOS DURANTE O PERÍODO MAIS FRIO): 12,8º INMET VILA MILITAR: 11,5º INMET MARAMBAIA: 15º ALERTA RIO BARRA/RIOCENTRO: 17,7º ALERTA RIO SANTA CRUZ: 14,4º ALERTA RIO ALTO DA BOA VISTA: 14,4º ALERTA RIO SÃO CRISTOVÃO: 16,4º AEROPORTO SANTOS DUMONT: 17º AEROPORTO GALEÃO: 16º BASE ÁEREA CAMPO DOS AFONSOS: 14º BASE ÁEREA DE SANTA CRUZ: 14,1º
  4. Região portuária do Rio com cenário lindíssimo. SOL A PINO, VENTO, FRIO, BAÍA DE GUANABARA COM ONDA. E O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO!
  5. Bom dia meus caros. Todos animados, muito bacana. Estou tentando acessar os dados do inmet aqui no RJ mas não consigo nem por um decreto. Mas o frio chegou bem por aqui também (sempre deixando claro que pros nossos padrões). Tive a menor mínima do ano em Vila Isabel, 18º. Vila Militar desceu as 11º como disse o amigo Davi. Jacarepaguá deve ter ido na mesma levada. E foi só o primeiro dia. Pra cá os modelos indicam um dia sem nuvens hoje, com muito vento, temperatura não subindo muito e o amanhecer de quinta deve ser o ápice por aqui. Devemos ter sub10 com certa facilidade até, pelo segundo ano consecutivo depois de anos sem registrar. A tirar por hoje deve ser isso mesmo. Pra meados de Maio tá ótimo. Agora aqui na Candelária 20º, sol a pino e vento moderado.
  6. Muita chuva no centro do RJ agora. Aquela chuva de vento, com trovões. Já há relatos de granizo em alguns pontos da cidade.
  7. Esperando uma rebarba da mp aqui pelo Rio vou tendo 26º no Centro da Cidade, beeem agradável. Sábado vou o último dia de mais "calor" por aqui, registrando 27/28º. A partir da noite de hoje a temperatura deve cair e assim permanecer durante toda a semana com o ar frio. Vou ficar de olho nas míninas das estações mais propícias a bons registros por aqui: INMET JACAREPAGUA, INMET VILA MILITAR e ALERTA RIO ALTO DA BOA VISTA. Nesses lugares, principalmente JPA e Vila Militar as projeções nunca pegam o a temperatura mínima exata. Sempre é bem abaixo. Ano passado tivemos 8,x. Não deve ser agora que vamos chegar lá de novo mas to esperando mínimas entre 10º e 12º. Vamos ver. Fora daqui da capital algumas cidades do interior do Estado devem se destacar, principalmente vale do paraíba e região serrana. Pelo Brasil interessante todo o centro-oeste e MG, vai ser frio de lascar. E claro, esse evento extremo no sul vai dar pano pra manga. Prevejo grandes problemas, como sempre, nas regiões atingidas.
  8. Bom dia nesta quinta-feira. Aqui no RJ o dia começou nublado, com chuva e temperatura amena. Agora no Centro da cidade 24º. Enquanto isso vamos ficando no aguardo da consolidação do evento da próxima semana.
  9. Os amigos já colocaram aqui essa grade do GFS. Eu nunca vi nada parecido em uma distância tão curta. Já vi previsões assim mas pra 15, 20 dias. Pra 8 dias realmente nunca vi. De qualquer forma creio que isso não vá acontecer, com certeza deve haver um ajuste nos modelos pra valores mais factíveis, não deixando de ser um evento marcante. Mas de qualquer forma não custa salvar. Me preocupa as consequências econômicas de uma friaca dessa fora de época.
  10. Dia aqui no RJ vem sendo bem agradável. Máxima de 27/28º, manhã com frio bem leve. A chave tá virando. E as previsões pros próximos dias só me anima, eu que adoro frio. Vamos ver o que resta pro leste do Sudeste. Pro Sul parece que já é certo uma MP potente. Agora no Centro do RJ céu aberto e 24º.
  11. Índia e Paquistão têm regiões que vêm passando por uma onda de calor feroz, com dias e dias a fio acima de 40º. Numa região extremamente densa isso fica ainda pior. Grave.
  12. Enquanto os amigos do Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste vão experimentando o início do período menos quente, aqui no RJ vamos tendo mais um dia de muito sol, temperatura já bate nos 30º agora pela manhã em muitos pontos da cidade. Previsão que o calor atinge o ápice hoje e no final do dia o tempo já mude, com a chegada da chuva e consequente declínio de temperatura, trazendo um clima bem mais agradável pros cariocas, que deve permanecer por um bom tempo, até que possivelmente chege o frio de vez no meio do mês, como já sugeriram por aqui, marcando o início do baixo verão. Aqui no Centro da cidade tenho 27º.
  13. Muita chuva no fim da noite de sexta-feira e na madrugada de sábado, com previsão de mais chuva durante o dia. Alguns pontos da cidade do Rio acumulam mais de 160mm em 24 horas. O Centro de Operações colocou a cidade no nível de Alerta, o terceiro entre cinco. Consequentemente a temperatura teve um boa queda. Aqui onde estou em Jacarepaguá choveu demais a madrugada inteira e tenho 21° no momento.
  14. Aqui, Centro do Rio de Janeiro, vamos com 27º. Abafado, mas levemente mais suave que o alto verão carioca. Mas pelos cantos da cidade a temperatura já chega aos 33º. E assim permaneceremos por mais duas semanas, a princípio, com alguma trégua no meio causada por nebulosidades mas pequenas e passageiras. Esperançoso para que no segundo fim de semana de Maio consigamos ter algum evento de frio por aqui, mesmo que pequeno. Vamos aguardar.
  15. Nevou bastante nas serras continentais portuguesas no último fim de semana. Uma nevada tardia. Não que seja incomum nevar nesta época, principalmente na Serra da Estrela mas a quantidade foi bem grande e, sim, surpreendente, ainda mais depois de um inverno fraco. https://www.rtp.pt/noticias/pais/nevao-de-abril-na-serra-da-estrela_v1400420
  16. Na maior parte da Europa esse inverno está sendo bem fraco né? Salvo alguns eventos localizados, como os descritos acima. Moscou voltou a ter frio digno também. Acompanho o clima de Portugal mais fortemente e por lá não foi diferente. Temperatura acima da média, sem vagas de frio, pouca neve mesmo nas regiões montanhosas. Destaque foi a neve dessa semana nas regiões montanhosas da Madeira. Inclusive a ilha vem passando por um perídio de frio abaixo da média, em contraste com o resto do país. No início da semana a temperatura bateu os 9º no Funchal, na capital da região autônoma, o que não é tão comum. Além disso está havendo muita chuva, muitas regiões alagadas. Pra Portugal talvez esse seja o evento mais importante desse xoxo inverno.
  17. Um tempo afastado aqui por motivos pessoais mas sem grandes acontecimentos a não ser o calor contínuo, pesado, apesar de não ser nada fora do normal. Faltou mais daquelas pancadas de chuva de verão, sobrou calor constante. Agora estou fazendo um acompanhamento em Vila Isabel com um daqueles termômetros simples mas que medem temperatura interna e externa. Nesse verão tive variação de 22° a 42° na externa e 24° e 39º na interna. As máximas, principalmente em Março, tem ficado quase que constantemente acima dos 35, esses dias batendo 38 e no fim de semana com a entrada do pré-frontal pode passar dos 40°. Enfim, alto verão quente, quase sem alívio com chuvas. Não foi padronizado por isso. Amém que está acabando e que o clima ameno retorne. Precisamos. Agora 34º no Centro do Rio de Janeiro.
  18. É incrível como se repetem essas tragédias na região serrana fluminense. E é incrível como é a natureza. Ver que Petrópolis está a 40km daqui em linha reta e essa chuva não passou nem perto, só caiu bem fraca em alguns pontos aqui da capital. Que os petropolitanos possam se recuperar e recuperar a cidade, mais uma vez. Aqui no Centro do RJ os dias tem sido xoxos. Abafados mas nada muito agressivo, sem chuva considerável. Agora tenho 27º no Centro do Rio.
  19. Depois do calorão e dias afinco sem precipitação mensurável voltamos a ter chuva na cidade do Rio de Janeiro. Em alguns pontos a chuva foi mais forte, como em Sepetiba por exemplo. Desde o início da noite entramos num período com risco de temporais, durando todo o fim de semana, principalmente nesse sábado. Aqui onde estou em Jacarepaguá na zona oeste houve chuva moderada por volta das 20 horas, com trovoadas. Temperaturas já teve um declínio, aliviando um pouco o calor incessante de antes. Agora temos 24°, com céu completamente encoberto.
  20. Estou um pouco afastado do fórum mas tenho acompanhado sempre que possível os amigos. Aqui no RJ o clima abafado tem ditado o ritmo de uma forma que eu estava desacostumado depois de um ano tão bom. Mormaço que se mantém por dias seguidos, com aquele calor bem úmido, com temporais localizados nos finais de tarde (ou um pouco mais generalizados, como foram os de domingo). Temperatura tem estado nos melhores padrões tropicais: 25/35, com nebulosidade e umidade. Período de transição de estações clássico. O forno tá voltando. Agora no Centro do RJ tenho 31º e subindo, com muitas nuvens.
  21. Dia (invernal) impecável aqui no Rio. Breno já falou da força do frio e relato o que senti também. Acordei as 4 da manhã com um frio muito forte em Vila Isabel. Acordei pelo frio! Estava com uma manta leve pois não tava levando tanta fé. Verifiquei no termômetro e estava 15º. Ao levantar pra trabalhar as 6:30 ainda 15º, com um décimos a menos ainda. Chuvisco, tempo cinzento. Pra essa época é absolutamente fora do normal. As 11 horas fui almoçar e o frio permanecia no Centro. Mesmo com o sol aparecendo muito rápido a temperatura estava em 17º. Agora faz 18º. Incrível. Amanhã já começa a elevação da temperatura, indo até sábado e no domingo a chuva já retorna e teremos mais uma semana amena mas sem frio (provavelmente). Tem um Maio no meu Outubro.
  22. Dia com temperatura bem agradável no Rio de Janeiro. Nublado, com chuva na madrugada. Máxima aqui pelo Maracanã ficou na faixa dos 23°. Agora faz 21. Previsão de tempo chuvoso, podendo registrar bons acumulados durante a semana e frio, numa boa sequência. Pra segunda parte de um Outubro está ótimo. Terça e quarta podem ser aqueles dias com chuva constante e temperatura controlada na casa dos 20 por aqui. Seriam dias invernais. 2021 tá sendo bem bom. Poucos períodos de calor excesssivo e boas sequências de dias amenos/frios pra nossa realidade.
  23. Segundo início de tarde da primavera bem ameno no Centro do RJ, com 22º, que foi a máxima de ontem por aqui. Anteontem, fechando o inverno a máxima chegou a 35º, uma bela diferença. A temperatura não me surpreendeu pois estava prevista mas a sensação sim. Ontem saí de casa sem casaco. Deu pra suportar mas os 19/20º do caminho já cobravam o preço dessa escolha errada. Subdimensionei o clima e achei que ao longo do dia a temperatura fosse subir, como quase ocorre por aqui. Ledo engano. A noite não teve como, tive que botar uma roupa de frio leve. Hoje pela manhã a tendência continuou e dessa vez não dei sopa pro azar e coloquei o casaco. Perfeito. Clima ameno, sem frio forte mas sem calor. Em finais de setembro parece até sonho, visto o que temos acompanhado nos últimos anos. Esse inverno foi MUITO BOM pra cá! Se não trouxe nada de extraordinário trouxe frio constante e nenhum veranico. No Rio de Janeiro isso é artigo de luxo. Primavera começando fresca mas já já começa a panela de pressão e os cariocas vão trocar a reclamação do "que frio!" para o "que calor!".
  24. Dia começando bem ameno no Rio de Janeiro, ainda com alguns ventos, sem chuva. Aqui no Centro 21º. Ontem tivemos um pré-frontal fortíssimo. Calor chegou a passar dos 35º mas em 2 hs, com a mudança do tempo, já havia caído pra 25º ou menos. Ventos extremamente fortes atingiram principalmente a parte central da Capital e causaram alguns problemas. Muita sujeira pelas ruas, de galhos, folhas, terra. Um evento adverso leve mas que aqui causa grandes transtornos. Bastou isso para inventarem o boato de alerta de furacão no RJ. Pai amado.... Enfim. Hoje o dia promete sem bastante ameno devido a nebulosidade. Primavera começando bem, dando um alívio no calor que vínhamos tendo.
  25. Boa tarde.Muito calor no Rio de Janeiro.Centro da cidade com 35º no Aeroporto Santos Dumont mas com sensação de muito mais. Há tempos não sentia isso. Extremamente desconfortável ficar fora do ar condicionado. O período frio parece que foi em tão tão distante mas fazem só dois meses. Voltamos a nossa programação normal.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.