Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Rafael MG

Members
  • Posts

    509
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by Rafael MG

  1. Aqui no bairro São Bento também registrei sub-20 hoje. A mínima foi de 10,3º C e a máxima de 18,8º C hoje, com boa sensação de frio. Em Igarapé hoje cedo tive mínima de 4,5º C no meu terreno e de 2,5º C numa baixada a menos de 1 Km, mas sem geada. Ontem meu sítio em Igarapé foi de 6,5º C a 22,4º C e na sexta (dia que registrei geada) a variação tinha sido de 01,6º C (e de 0,3º C na baixada) a 24,2º C. Bela sequência!!
  2. Meu sítio em Igarapé hoje variou de 01,6⁰ C a 24,2⁰ C, com céu claro e sem nuvens o dia todo. Achei que teríamos um repeteco de quinta, quando fazia 5⁰ C às 23:30, mas nublou um.pouco há umas 2 horas (nuvens altas) e a temperatura quase parou de cair (temos 11 graus agora). Segue abaixo mais um registro de hoje cedo.
  3. Amigos, esse episódio é histórico, memorável!!! Acompanho o BAZ há mais de 15 anos e, nesse período, tivemos muitas frustrações e algumas poucas alegrias quando o assunto é neve, especialmente em 2010 e 2013. O pós-2000 foi muito sofrido, pois tivemos cerca de 10 anos com poucos e localizados episódios de neve. Mas o legal da neve e do frio no Brasil é isso, pois por não ser algo tão comum (o frio é rm certas áreas, é claro), é sempre algo memorável. Hoje estou particularmente muito feliz por testemunhar Boa geada e frio de zero grau a 1 hora de BH, e de poder compartilhar essa alegria com meu filho João Pedro, que também adora geografia como o seu pai. Agora tenho 17,7⁰ C em Igarapé, com sol forte. Na hora da foto, às 7 ds manhã, fazia apenas 1 grau. A máxima aqui deve chegar a 21 graus.
  4. Bom dia a todos e obrigado pela excelente compilação, Vitor! Meu sítio em Igarapé, a 55 km de BH, teve 1,6⁰ C (menor que já registrei aqui), com gelo no capô do carro. Não tive geada no meu gramado, mas numa baixada a menos de 1 km daqui tivemos expressiva geada na vegetação e cheguei a registrar mínima de 0,3⁰ C às 6:40 (pode ter feito até menos que isso em alguns pontos aqui). Florestal, a uns 30 km daqui, foi a 1,6⁰ C. Em BH, a Pampulha foi a 7,2⁰ C e o Cercadinho foi a 6,3⁰ C. Na minha casa em BH minha esposa informou que a mínima foi de 9 graus. Abaixo, um registro que tive o prazer de fazer no meu sítio, 1 semana após ter feito registro semelhante em Itamonte, no Sul de Minas.
  5. E nesse momento, no meu sítio em Igarapé, a 55 km (1 hora) de BH tenho apenas 3,5⁰ C!!! Saí essa noite de BH (São Bento) às 22:30 com 13⁰ C e cheguei à cidade de Igarapé às 23:20, com.8⁰ C. Na entrada do condomínio onde fics meu sítio já eetava 7 graus e ali perto, numa baixada, fazia 5 graus às 23:30. Na semana passada, de 19 para 20/07, quando estava em SP e houve uma frente fria bem seca, meu sítio registro 1,9⁰ C, contra os 1,1⁰ C de Florestal.
  6. E o ar frio vai se estabelecendo aqui em BH. Céu azul e brisa bem fria aqui em casa, com sensação totalmente diferente da pré-frontal de ontem (em comum, só o céu ensolarado e sem nuvens). Tenho agora 19,8⁰ C aqui, e a máxima mal passou de 20⁰ C (chegou a 20,3⁰ C). A mínima da noite chegou a 13,9⁰ C, mas acredito que teremos mínima invertida hoje.
  7. Sim, meu caro! Logo abaixo da Raja. E um pouco a sul e oeste de BH (uns 70 km), o tempo já tá bem nublado.
  8. Em BH o pré-frontal segue aumentando, tendo esquentado sensivelmente hoje. Tive máxima de 25,8⁰ C por enquanto (meu bairro é mais ameno e fica a 970 mts.), mas na região da Savassi (área mais central, a 870 mts.), faz 27⁰ C agora, ainda com céu claro, mas já um pouco mais embaçado que nos últimos dias. Ainda consegui uma boa mínima de 14,3⁰ C hoje. Ontem tive variação de 13,1⁰ C a 25,5 C, e anteontem ainda estava mais ameno, com variação de 13,1⁰ C a 22,8⁰ C. Abaixo, uma foto tirada há pouco.
  9. Acessei uma câmera agora daquele site Vista 360 e também vi neve bem esparsa na Avenida das Hortênsia, em Gramado. Era pouca neve, mas nítida. Na captura de tela não apareceu, mas teve um.pouco de neve.
  10. Boa noite, amigos!! Voltei nessa sexta de Itamonte/MG, que também foi minha base para explorar o Parque Nacional do Itatiaia. Hoje cedo (07:00) peguei uma bela geada no Bairro Engenho da Serra (zona rural, a 1350 metros e cerca de 15 km da cidade). Na baixada onde tirei a foto abaixo, registrei 0,7⁰ C hoje (sexta) cedo, sendo que na quinta registrei -0,5⁰ C nessa mesma baixada, única temperatura negativa que já enfrentei em território mineiro. Ontem a pousada onde me hospedei, ali perto, teve variação de 01,1⁰ C a 21,1⁰ C. O interessante é que, nesses últimos 2 dias, essa área registrou mínima mais baixa que a estação localizada a 2450 mts., no Posto Marcão, na entrada do Parque Nacional. Depois pretendo postar mais fotos, mas no celular só consigo colocar uma por vez.
  11. Hoje e ontem também fui ao Parque Nacional do Itatiaia (parte alta), sendo que ontem o dia foi nublado e cheguei às 7 ds manhã no Posto Marcão (2450 metros) com 2⁰ C, sendo que no Morro do Cout (2680 metros), onde fiquei de 10:30 às 11 da manhã, a temperatura variou entre 8⁰ C e 11⁰ C, mas com o vento forte s sensação era de muito maid frio. Hoje o céu estava ensolarado e sem nuvens, sendo que cheguei ao Posto Marcão às 8 da manhã com sol sem.nuvens no cďu r 2⁰ C. O pessoal que estava lá acampadp relatou ter feito -8⁰ C perto do Abrigo Rebouçaa, e o gelo que vi num laguinho lá perto era muito espesso, indicativo de que fez todo esse frio lá, conforne foto abaixo. Vi gelo em cursos d'água e parte de uma cachoeira congelada já ao meio-dia. SENSACIONAL!! Só não posto mais fotos agors porque o celukar libera só uma por vez aquino site. Deixei o parque quase às 13 horas com 15 graus, mas alguns metros absixo, no trecho de mata atlântica de cerca de 2100 metros até a Garganta do Registro (1700 metros), a temperatura era de apenas 10 graus!!
  12. Hoje e ontem estou em Itamonte/MG (bairro Engenho da Serra, zona rural.a 1350 metros de altitude) onde tivemos hoje mínima de 2,1⁰ C e máxima de 19,5⁰ C, com geada pela manhã numa baixada próxima da pousada e no capô do meu carro. Céu azul sem nuvens, e agora temos 6,7⁰ C aqui. Abaixo, foto da geada de hoje, com o Pico do Picú (2150 metros)ao fundo.
  13. Show!! Hoje estou em São Paulo e não pude estar no sítio pra verificar, mas deve ter feito uns 2/3 graus lá em Igarapé, e em alguma baixada específica possivelmente menos. Só vou ficar sabendo semana que vem. Ontem saí de BH com 21 graus às 9 da manhã, quente pra época/horário, e vim de carro até SP testemunhando a chegada do ar frio. Á medida que ia para o Sul e ia ficando mais tarde, quase não esquentava. Em Três Corações fazia 23 graus às 14 horas com vento frio e céu sempre azul. No extremo sul de MG, em Extrema, fazia 17 graus às 17:00 com sol, sendo que Mairiporã tinha 14 graus às 17:30. CHeguei em SP com 17 graus em Pinheiros às 18:00. Fez bastante frio em SP à noite, e às 7 da manhã o termômetro na casa do meu tio registrava 10 graus. Agora ainda tenho 14 graus com céu ensolarado. Hoje sigo para Itamonte e, amanhã cedo, vou subir para o Parque Nacional do Itatiaia. O dia amanhã promete!! Abaixo, vista de SP em Vila Madalena.
  14. E o melhor disso tudo é que semana que vem estarei no Parque Nacional do ITATIAIA de terça a sexta!!! Depois mando os relatos do frio que pegar lá pra vocês. Hoje tive a primeira máxima acima de 25 em BH em muitos dias. A variação aqui em casa foi de 14,7º C e 25,1º C, com tempo parcialmente nublado a nublado ao longo do dia.
  15. Após mínima de 5,7⁰ hoje, com céu limpo, já temos 18,8⁰ C aqui em Igarapé/MG (Grande BH). A máxima deve ir a 24/25⁰ C.
  16. Lindas fotos, Leo P! Parabéns. Aqui no meu sítio, em Igarapé, a apenas 55 km de BH e 800 metros de altitude, tive excelente mínima de 5,1⁰ C ontem, com máxima de 24,8⁰ C, e hoje tive mínima de 5,7⁰ C. Algumas baixadas aqui perto devem ter registrado 3⁰ C (semana passada tive 5,8⁰ C no meu sítio e na 3,5⁰ C numa baixada que monitores, a apenas 1 km daqui). Chama a atenção a variação nas mínimas, que variam de 10⁰ C a 13⁰ C em BH (na zona norte e área central, respectivamente) e que aqui chegam tão facilmente na casa dos 5⁰ C nessa época do ano (Ontem à noite, às 9 da noite, já tínhamos 10 graus aqui).
  17. Hola, Pablo! Vivo en Belo Horizonte, muy cerca (95 km) de Ouro Preto. De hecho es una ciudad increíble, donde se respira historia y que pasa lá sensación de que regresamos en el tiempo. Si tienes ganas de conocer a esta parte de Brasil, puedo ayudarte a programar el recorrido y mostrarte un poco de la region, donde suelo ir mucho con mi família. Hoje em BH tive mínima de 14,0⁰ C em casa e agora tenho 17,4⁰ C, com sol. Ontem em casa tive variação de 13,7⁰ C a 22,8⁰ C, com tempo parcialmente nublado.
  18. Excelente, meu caro!! Vou tentar acampar, mas na pior das hipóteses chego lá bem cedo. Friozinho em BH: apesar do sol, ainda tenho 19 graus aqui. A máxima deve chegar a 21 aqui e 23 em áreas mais centrais e baixas da cidade.
  19. Renan, onde você acompanha esses registros do Parque Nac. do Itatiaia? Estou indo para lá de 21 a 25/07 e pretendo fazer trekkings na parte alta do parque e curtir um belo frio (creio que será o mais forte que já peguei em território nacional, pois espero que supere os -3º C que peguei em Bom Jardim da Serra em jul/2016). A propósito, hoje BH tem sol com algumas nuvens, e minha mínima ficou em 13,6º C. Ontem minha variação foi de 13,1º C a 21,1º C. A topografia aqui de casa não favorece muito as mínimas, pois venta muito; em compensação, minhas máximas geralmente são significativamente mais baixas que a maior parte da cidade.
  20. Hoje no meu sítio em Igarapé, a 55 km de BH (800 metros), tive o dia mais frio do ano, com 5,8⁰ C no meu sítio e apenas 3,5⁰ C numa baixada lá perto (cerca de 1 km de distância), sendo que a máxima ficou em 24,7⁰ C. O clima no meu sítio é muito.parecido com.o de Florrstal, local que registra mínimas mais baixas na Grande BH. BH teve um dia ensolarado e frio também, com variação de 12,3⁰ C a 22,4⁰ C na região central e mínima de 10⁰ C em áreas mais altas e também na egião da Pampulha. Mas é impressionante como a região do meu sítio costuma ter muito mais frio noturno que BH. É outra realidade! Abaixo, foto da região do sítio, tirada nesse fim de semana.
  21. Minhas mínimas aqui no São Bento, a uns 3 km da estação central do INMET, regulam muito com a referida estação. Tive 13,2⁰ C aqui, 13,X ontem e 15,X anteontem, no mesmo patamar que lá. Contudo, as máximas aqui (área bem mais verde e residencial, levemente mais alta) geralmente ficam em 1 ou 2 graus abaixo. A propósito, anteontem fui a pé para o trabalho e passei bem próximo à estação central do Inmet. Vejam na foto como o local é uma ilha de calor, bem próximo a duas avenida com bastante fluxo na capital.
  22. O modelo pega bem as ilhas de calor de BH e SP. Só não entendi essas temperaturas mais altas para o Vale do Paraíba, que geralmente registra mínimas mais baixas. BH teve mínima de 13⁰ C na minha casa, sendo que o aeroporto da Pampulha amanheceu com 10 graus apenas.
  23. Hoje tive um dia clássico de inverno no meu sítio em Igarapé, a 55 Km de BH. Bela mínima de 7,9⁰ C e máxima de 25,8⁰ C. Agora tenho 25,2⁰ C aqui. Em BH, ontem, tive variação de 14,0⁰ C a 22,6⁰ C. Geralmente, em Igarapé, tenho amplitudes bem maiores, com mínimas significativamente mais baixas. Aqui o inverno tem muito mais noites frias que BH, e não é a toa que a pereira que tenho no pomar chega a produzir bons frutos, embora o clima ainda seja um pouco quente pra ela.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.