Edison Bocorny Jr Posted February 13, 2025 at 10:32 PM Share Posted February 13, 2025 at 10:32 PM (edited) Hoje foi um dia decente comparado com a segunda e terça feira, pancadas de chuva e temperatura entre 21.4 e 28.5 graus. Amanhã não deve passar dos 28 graus e mais pancadas de chuva. Conforme o euro, a outra onda de calor aqui após o dia 22, poderá ser apenas calor. Edited February 13, 2025 at 10:34 PM by Edison Bocorny Jr 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted February 13, 2025 at 10:36 PM Share Posted February 13, 2025 at 10:36 PM (edited) Chovendo em Friburgo/Conselheiro e relampejando agora após uns 4 dias sem precipitação, que bênção. Edited February 13, 2025 at 10:46 PM by Rafael 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted February 13, 2025 at 10:54 PM Share Posted February 13, 2025 at 10:54 PM Em 13/02/2025 em 19:07, Andre varAD disse: Não se se vocês perceberam, mas a onda de calor da semana que vem em SP, que era pra ser 35, 36 graus, virou 33 a 32. eu já sabia que isso poderia acontecer. geralmente no verão não faz calor extremo, é mais pra setembro, outubro em diante. Vide 2020, 2023, 2014 O modelo europeu exagera em alguns ou vários graus ondas de calor quando tá faltando mais de uma semana. Aqui, ano passado, esse modelo previu várias vezes do meio pro fim da grade ameaças ao recorde histórico, sendo que, no fim, ficamos bem longe disso em todas elas (a maior temperatura ficou em 36°C, num pico de 1 dia). Alguns institutos baseados nele colocam valores irreais mesmo em previsões de 24 h, já vi erros de 3 graus, sem que nuvens ou ventos atrapalhassem o aquecimento. Então, aqueles valores de até 38 graus que citaram deve estar dentro dessa fase louca do modelo e não devem ser considerados. Mas acho provável algum pico dessa magnitude (35) em pelo menos 1 dia. ------- Aqui em BH, dia parcialmente nublado com máxima de 28,6°C no centro. Amanhã chegaremos à metade do mês com média de 19/29 na Pampulha, perto da média. Confesso que, diante de um veranico que já completa 10 dias, esperava um quadro térmico pior. 11 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted February 13, 2025 at 11:06 PM Share Posted February 13, 2025 at 11:06 PM Segundo toró em POA, este realmente forte!! Outra estação, que também está no meu bairro, acumulou 36,1 mm no dia de hoje. Agora 24,2° com 83%. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted February 13, 2025 at 11:30 PM Share Posted February 13, 2025 at 11:30 PM (edited) pancadas de chuva de manhã em Canoas, nada forte mas no meio da tarde o pau comeu com um torozao e vento forte vindo das componentes sul dia de alívio em termos de temperatura, ficamos boa parte da tarde pelos 26 graus Edited February 13, 2025 at 11:31 PM by Eclipse POA 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted February 14, 2025 at 12:05 AM Share Posted February 14, 2025 at 12:05 AM Em 13/02/2025 em 20:30, Eclipse POA disse: mas no meio da tarde o pau comeu com um torozao e vento forte vindo das componentes sul dia de alívio em termos de temperatura, ficamos boa parte da tarde pelos 26 graus IDEM AQUI, MEU AMIGO TEMPERAMENTAL 🤗😔😡 MUITO CALOR ATÉ INÍCIO DA TARDE, PORÉM 3,2°C MENOS QUENTE DO Q ONTEM. HOJE VARIAÇÃO ENTRE 18,8°C E 30,3°C NA MINHA ESTAÇÃO - OUTRAS NÃO OLHEI - TALVEZ MAIS TARDE. TIVEMOS TEMPORAIS INTENSOS EM PONTOS DIVERSOS, NORTE/SUL/LESTE E OESTE. FORAM HORAS E MAIS HORAS DE RENOVAÇÃO NAS CÉLULAS E HOJE NÃO ESCAPAMOS AQUI, DIFERENTE DOS OUTROS DIAS. FORAM 68 mm AQUI NA VILA, UMA TORMENTA VOLUMOSA MAS TRANQUILA, COM MUITAS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS. A IMAGEM EU FIZ JÁ NO FINAL DO PRIMEIRO CICLO - A TORMENTA SE AFASTAVA E TIVE A BRILHANTE IDÉIA DE VER COMO ESTAVA - É LADO NORDESTE DE PIRAQUARA. AQUI, MINHA CÂMERA MOSTRANDO ESSA TORMENTA NO MOMENTO INICIAL - PIOROU DEPOIS MAS NÃO PEGA A ÁREA MAIS SEVERA. EU ADORARIA PODER FILMAR À PARTIR DO CANTO DIREITO (NO VÍDEO, PORÉM HÁ UM BOSQUE DE ARAUCÁRIAS E ESCONDEM TUDO). 14 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted February 14, 2025 at 12:09 AM Share Posted February 14, 2025 at 12:09 AM SEGUNDA ETAPA DAS TORMENTAS. QUANDO PARECIA Q IRIA ACABAR, EIS QUE UMA CÉLULA SE FORTALECE AO NOROESTE E VEIO COM TUDO. PRODUZIU OS 68 mm QUE FALEI ACIMA. FICOU CHOVENDO ATÉ ESCURECER E UM POUCO ALÉM DISSO, MUITOS RAIOS. 11 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted February 14, 2025 at 12:10 AM Share Posted February 14, 2025 at 12:10 AM UM POUCO DE CLARIDADE - 11 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodolfo Alves Posted February 14, 2025 at 12:17 AM Share Posted February 14, 2025 at 12:17 AM 5 1 2 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted February 14, 2025 at 12:20 AM Share Posted February 14, 2025 at 12:20 AM ☀️🌤️🌧️⛈️⛈️ Máxima: 37°C em Guabiruba/Aymoré e Rodeio/Gávea Mínima até o momento: 13,6°C em São Joaquim/Cruzeiro/1.520 m Menor máxima: 21,53°C no Morro das Torres Rajadas máximas: 93,7 km/h em Brusque/Centro 72,7 km/h em São Joaquim/Monte Alegre Precipitação máxima até o momento: 105,99 mm em Blumenau/Itoupava Norte > Mais um dia com fortes trovoadas no Vale do Itajaí e Norte. Blumenau com vários alagamentos: ssstwitter.com_1739479755057.mp4 Adolescente pula em rio após temporal e desaparece em Blumenau https://www.nsctotal.com.br/noticias/adolescente-pula-em-rio-apos-temporal-e-desaparece-em-blumenau Com 250 pessoas fora de casa, Araquari decreta emergência por causa das chuvas; veja como ajudar https://www.nsctotal.com.br/noticias/com-250-pessoas-fora-de-casa-araquari-decreta-emergencia-por-causa-das-chuvas-veja-como-ajudar Em Brusque, danos pelo vento: Foto: Comunidade Nossa Senhora Aparecida Foto: Prefeitura de Brusque 8 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eugenio De Marco Posted February 14, 2025 at 12:26 AM Share Posted February 14, 2025 at 12:26 AM Em 13/02/2025 em 19:54, LeoP disse: O modelo europeu exagera em alguns ou vários graus ondas de calor quando tá faltando mais de uma semana. Aqui, ano passado, esse modelo previu várias vezes do meio pro fim da grade ameaças ao recorde histórico, sendo que, no fim, ficamos bem longe disso em todas elas (a maior temperatura ficou em 36°C, num pico de 1 dia). Alguns institutos baseados nele colocam valores irreais mesmo em previsões de 24 h, já vi erros de 3 graus, sem que nuvens ou ventos atrapalhassem o aquecimento. Então, aqueles valores de até 38 graus que citaram deve estar dentro dessa fase louca do modelo e não devem ser considerados. Mas acho provável algum pico dessa magnitude (35) em pelo menos 1 dia. ------- Aqui em BH, dia parcialmente nublado com máxima de 28,6°C no centro. Amanhã chegaremos à metade do mês com média de 19/29 na Pampulha, perto da média. Confesso que, diante de um veranico que já completa 10 dias, esperava um quadro térmico pior. Foram 2 dias com 36,7°C no Mirante de Santana no ano passado. Agora, sem onda de calor o Euro costuma dar valores bem baixos. Eu ainda gostaria de ver alguma previsão de SP +38,0°C se concretizando na convencional do Mirante de Santana, afinal desde 2015 houve projeções de atingir, foi noticiado em todos os jornais, sites e chega no dia flopa. Inclusive, quando bateu em 2014 os 37,8°C foi num dia sem qualquer expectativa (era esperado para o domingo, na pré-frontal, e ocorreu na sexta, 2 dias antes). Previsão era entre 34 e 36°C e deu 37,8°C. Depois, houve 1 dia com previsão de 38°C em 2015, mas a frente fria adiantou bastante. Na histórica Onda de Calor de 2020, houve vários dias com projeção de 38°C, mas flopou. Nas ondas de calor excepcionais de setembro e novembro de 2023, mesma coisa: vários dias com expectativa de 38°C/39°C, noticiaram amplamente na imprensa. Daí chega na hora e o Mirante trava no 37,7°C por 2 dias consecutivos. As rajadas intensas de Noroeste (continentais) travaram o Mirante, que fica num topão! Mirante sobe quando o vento é de sul ou nordeste, já com ventos continentais de Norte-Noroeste (que aquecem toda cidade simultaneamente) ele empaca! Interlagos e IAG passaram mais de 1 vez dos 38,0°C, enquanto o Mirante não. Mas creio que em 2027 (no próximo El Niño) não vai ter jeito e o Mirante ultrapassará. 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eugenio De Marco Posted February 14, 2025 at 12:34 AM Share Posted February 14, 2025 at 12:34 AM Em 13/02/2025 em 19:54, LeoP disse: O modelo europeu exagera em alguns ou vários graus ondas de calor quando tá faltando mais de uma semana. Aqui, ano passado, esse modelo previu várias vezes do meio pro fim da grade ameaças ao recorde histórico, sendo que, no fim, ficamos bem longe disso em todas elas (a maior temperatura ficou em 36°C, num pico de 1 dia). Alguns institutos baseados nele colocam valores irreais mesmo em previsões de 24 h, já vi erros de 3 graus, sem que nuvens ou ventos atrapalhassem o aquecimento. Então, aqueles valores de até 38 graus que citaram deve estar dentro dessa fase louca do modelo e não devem ser considerados. Mas acho provável algum pico dessa magnitude (35) em pelo menos 1 dia. ------- Aqui em BH, dia parcialmente nublado com máxima de 28,6°C no centro. Amanhã chegaremos à metade do mês com média de 19/29 na Pampulha, perto da média. Confesso que, diante de um veranico que já completa 10 dias, esperava um quadro térmico pior. Em 2014 tivemos onda de calor excepcional (+35,0°C) no verão, aliás foram 7 dias dos 10 primeiros dias de fevereiro de 2014 acima de 35,0°C no Mirante de Santana, além de 26 dias consecutivos acima de 32°C, enfim foi a onda de calor mais prolongada da história da cidade de SP. Depois, em 2015 e 2019 tivemos ondas de calor muito intensas (pico de 36,5°C e 35,9°C, respectivamente), mas menos longas que a de 2014. 1999 também teve 3 dias ao redor de 37,0°C no Mirante de Santana em janeiro, em plena La Niña forte! Foram apenas nesses 4 anos de verão que o Mirante passou de 35°C. 9 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eugenio De Marco Posted February 14, 2025 at 12:36 AM Share Posted February 14, 2025 at 12:36 AM Aliás, lembro muitíssimo bem na histórica Onda de Calor de novembro de 2023 que o Euro colocou máximas de 40 a 41°C na Grande São Paulo no final da grade. Mas seu 37,7°C no Mirante de Santana, 38,3°C no IAG e 38,5°C em Interlagos 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted February 14, 2025 at 01:36 AM Share Posted February 14, 2025 at 01:36 AM A previsão até o dia 20 de fevereiro para São Paulo capital mostra um período de calor acima da média, mas não uma onda de calor. Teríamos máximas em torno dos 32 ºC em muitos dias, com a temperatura chegando a 33 ºC ou 34 ºC e um dia ou outro. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus b Santos Posted February 14, 2025 at 01:38 AM Share Posted February 14, 2025 at 01:38 AM Hoje tivemos mais um dia abafado em Adamantina o que tem sido muito comum nesse verão aqui, não subiu tanto a máxima hoje e tivemos a variação de 21,7°/31,6°C, a nebulosidade esteve presente e pancadas de chuva se formaram após às 13h, chegou a chover em Adamantina entre às 14h e 15h, porém, chuva foi fraca e acumulou pífios 2,5mm em casa. Fim de tarde: Agora noite pancadas estão em formação, entre o PR/MS e oeste de SP, porém estagnadas nos mesmos locais, ou seja, não deve chover aqui, esse ano praticamente não tivemos uma boa chuva. Em casa está assim: Esse ano está muito parecido com o início de 2024, a diferença é que 2024 já tinha tido uma boa MP no fim de janeiro. A previsão segue indicando um padrão muito ruim para semana que vem aqui, apesar de estar mostrando algumas pancadas com bloqueio, o que para mim é até pior, já que isso vai deixar o orvalho bombando. 7 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted February 14, 2025 at 01:42 AM Share Posted February 14, 2025 at 01:42 AM O tempo melhorou um pouco em POA e está relativamente agradável. Faz 23,5° com 83%. Esse vídeo fiz ontem e não postei aqui. Então, lá vai. 8 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
CloudCb Posted February 14, 2025 at 02:12 AM Share Posted February 14, 2025 at 02:12 AM Estamos tendo um veranico no Sertão da PB. Pombal por enquanto acumula apenas 11,4 mm. Desde o começo do mês a OMJ tem estado nas fases 5 e 6, que caracterizam as piores fases pra chuvas na região. Juntando isso a centros de VCAN, sem entrada de nuvens pelo mar, vento de sudeste mais forte, o resultado foi a falta de chuva nessas duas semanas. Mas a situação deve mudar, aparentemente. A partir de domingo, pelo GFS, pode cair alguma chuvinha na região, inaugurando um período melhor pra chuvas: 15h de 16/02. Nível de 850 hPa. Earth. Pelo 1° gráfico, também é mais ou menos no dia 17 que a fase 8 da OMJ atuaria na nossa região, favorável à chuvas, ainda que com um sinal bem fraco/quase neutro. O europeu insiste nas chuvas acima da média na semana que vem: O jeito é esperar que as previsões se confirmem, pra que os resultados sejam ao menos um fevereiro na média ou próximo dela. 16 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Evandro O. Posted February 14, 2025 at 05:44 AM Share Posted February 14, 2025 at 05:44 AM On 2/12/2025 at 6:19 AM, SandroAlex said: Ontem foi o dia mais quente do ano em SBS com máxima de 33,3°C. Durante minha caminhada aproveitei para registrar o belo fim de tarde: Na hora que sai de casa havia um sistema a nordeste se deslocando para sudeste com uma formação curiosa de arco-íris: Na sua retaguarda uma cumulonimbus gigante: Tivemos uma noite quente com mínimas de 19°C! Apesar do calor dos últimos dias e dos próximos, nosso verão por enquanto não está fugindo da curva. Já ano passado sofremos uma barbaridade, inclusive com quebra de recorde de temperatura máxima. Se me permite, esta primeira e segunda foto, que coisa mais linda... meu Deus. Eu fico aqui muitas vezes só observando várias fotos de vocês que moram nos mais diversos locais, cercados de natureza, árvores de vários tipos, uma cobertura vegetal pujante... sinto uma inveja, mas por favor, não é aquela inveja ruim, no literal sentido danoso da palavra. É uma inveja de encantamento, com certeza é uma bênção e vocês são pessoas abençoadas. 7 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted February 14, 2025 at 12:09 PM Share Posted February 14, 2025 at 12:09 PM Em 13/02/2025 em 21:36, Eugenio De Marco disse: Aliás, lembro muitíssimo bem na histórica Onda de Calor de novembro de 2023 que o Euro colocou máximas de 40 a 41°C na Grande São Paulo no final da grade. Mas seu 37,7°C no Mirante de Santana, 38,3°C no IAG e 38,5°C em Interlagos Nesse evento o Euro chegou a cogitar 40°C para Juiz de Fora em umas rodadas, depois caiu para 39°C e no fim fez 38,2°C na minha estação, que fica em baixada, e 35,6°C no INMET. Foi recorde absoluto em ambas, mas houve extremismo na previsão. 9 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted February 14, 2025 at 12:22 PM Share Posted February 14, 2025 at 12:22 PM Bom dia, o veranico vai continuar e entraremos no auge térmico do nosso verão nas próximas 2 semanas: Belo Horizonte - MG Meteored/Tempo.com 5 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted February 14, 2025 at 01:52 PM Share Posted February 14, 2025 at 01:52 PM (edited) Em 14/02/2025 em 02:44, Evandro O. disse: Se me permite, esta primeira e segunda foto, que coisa mais linda... meu Deus. Eu fico aqui muitas vezes só observando várias fotos de vocês que moram nos mais diversos locais, cercados de natureza, árvores de vários tipos, uma cobertura vegetal pujante... sinto uma inveja, mas por favor, não é aquela inveja ruim, no literal sentido danoso da palavra. É uma inveja de encantamento, com certeza é uma bênção e vocês são pessoas abençoadas. De fato é um grande privilégio, mas vamos ver até quando o homem vai manter viva essa beleza. Ontem o dia foi beeeeeem menos quente que na quarta. Tivemos máximas de 31,3ºC com bastante vento durante o dia e temporais passando ao redor da cidade (principalmente no costão da serra). No momento temos sol e temperatura em agradáveis 24ºC Edited February 14, 2025 at 01:52 PM by SandroAlex 11 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted February 14, 2025 at 02:57 PM Share Posted February 14, 2025 at 02:57 PM Em 14/02/2025 em 09:22, LeoP disse: Bom dia, o veranico vai continuar e entraremos no auge térmico do nosso verão nas próximas 2 semanas: Belo Horizonte - MG Meteored/Tempo.com Acho que esse período quente aqui no sul vai acabar adentrando o mês de março. E ao contrário de alguns colegas do fórum que estão esperançosos quanto ao outono/inverno. Eu estou bem pessimista... 10 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted February 14, 2025 at 03:31 PM Share Posted February 14, 2025 at 03:31 PM Em 14/02/2025 em 11:57, SandroAlex disse: Acho que esse período quente aqui no sul vai acabar adentrando o mês de março. E ao contrário de alguns colegas do fórum que estão esperançosos quanto ao outono/inverno. Eu estou bem pessimista... Pelo andar da carruagem realmente não devemos ter muita esperança na primeira quinzena de março no Centro-Sul, pode não ser nenhuma maravilha esse outono/inverno no Centro-Sul, mas ainda creio que será melhor que ano passado, isso sim. Se a porteira do frio começar na primeira quinzena de abril já estamos no lucro em relação a 2024. 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted February 14, 2025 at 03:46 PM Share Posted February 14, 2025 at 03:46 PM (edited) Agora tenho 28,3° com 66%. Chega a ser razoável para esse mês. Muitas nuvens. Esse é o vídeo de terça passada, dia 11, enquanto voltava de Santa Rosa. Passando pelo N do RS. Aos poucos vou liberar mais dois vídeos. Edited February 14, 2025 at 05:15 PM by Marcos 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
GabrielG. Posted February 14, 2025 at 04:24 PM Share Posted February 14, 2025 at 04:24 PM On 2/14/2025 at 11:57 AM, SandroAlex said: Acho que esse período quente aqui no sul vai acabar adentrando o mês de março. E ao contrário de alguns colegas do fórum que estão esperançosos quanto ao outono/inverno. Eu estou bem pessimista... Eu acho que teremos um outono/inverno ok, talvez um pouquinho acima da média, mas nada comparado a bizarrice do ano passado. Agora uma coisa que me deixa preocupado, é a primavera. Os prognósticos do pacífico não são nada animadores, pelas previsões, na metade do ano já teremos ele levemente acima da média. Problema que os meses mais afetados pelas mudanças climáticas aqui no BR é: Setembro, Outubro e Novembro. Qualquer coisinha acima da média, já faz um estrago aqui. 7 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted February 14, 2025 at 04:40 PM Share Posted February 14, 2025 at 04:40 PM Em 14/02/2025 em 12:31, Rafael disse: Pelo andar da carruagem realmente não devemos ter muita esperança na primeira quinzena de março no Centro-Sul, pode não ser nenhuma maravilha esse outono/inverno no Centro-Sul, mas ainda creio que será melhor que ano passado, isso sim. Se a porteira do frio começar na primeira quinzena de abril já estamos no lucro em relação a 2024. bom, aí depende. Nosso otimismo deve estar atrelado às realidades atuais de nosso clima. Se a pessoa acredita em um novo 1996, ela não passa de uma desiludida. Mas se ela acredita em algo parecido com 2013, essa é uma realidade que ainda poderia ser alcançada com uma boa dose de sorte. 9 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted February 14, 2025 at 04:46 PM Share Posted February 14, 2025 at 04:46 PM JÁ TEMOS PANCADAS DE CHUVA ATINGIDO A CAPITAL PAULISTA NESSE MOMENTO. TODA A CIDADE JÁ ESTÁ EM ESTADO DE ATENÇÃO POR CONTA DISSO. MAIS UMA NOITE MENOS DESAGRADÁVEL A VISTA! MAS NÃO POSSO ME ANIMAR JÁ QUE A CHUCHA ESTÁ VINDO PARA CÁ COM A SUA NAVE E A, PARTIR DAÍ, VAI PEGAR FOGO BICHO! 7 5 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Darley Posted February 14, 2025 at 05:13 PM Share Posted February 14, 2025 at 05:13 PM O Mirante na primeira quinzena de fevereiro já está se aproximando bastante da média de chuva do mês. Lembrando que janeiro a chuva ultrapassou a média. O Mirante está com mais de 470mm desde o dia 21 de janeiro. Curitiba também está muito perto de atingir a média de chuva de fevereiro. 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted February 14, 2025 at 05:55 PM Share Posted February 14, 2025 at 05:55 PM Simplesmente assustador o que aconteceu com o clima depois de 2022. 3 1 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted February 14, 2025 at 06:06 PM Share Posted February 14, 2025 at 06:06 PM Já ta chovendo em pontos da area urbana de NF. Aqui em Conselheiro troveja, deve chover a qualquer momento. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted February 14, 2025 at 06:10 PM Share Posted February 14, 2025 at 06:10 PM Em 14/02/2025 em 14:13, Darley disse: O Mirante na primeira quinzena de fevereiro já está se aproximando bastante da média de chuva do mês. Lembrando que janeiro a chuva ultrapassou a média. O Mirante está com mais de 470mm desde o dia 21 de janeiro. Curitiba também está muito perto de atingir a média de chuva de fevereiro. Enquanto isso o SESC Inmet vai ficando para trás também em Fevereiro, em comparação com o Mirante. Verão bem seco na região mais ao Sul da Capital . Situação parecida com o ano de 2006 . 6 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Darley Posted February 14, 2025 at 06:59 PM Share Posted February 14, 2025 at 06:59 PM Atenção: com essa chuva de hoje, a chuva de fevereiro já alcançou a média do mês no Mirante. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Darley Posted February 14, 2025 at 07:11 PM Share Posted February 14, 2025 at 07:11 PM Capitais com chuva acima da média em fevereiro de 2025(14/02) São Luís Natal João Pessoa São Paulo Mirante deve entrar nessa lista amanhã. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
fsorf9rj Posted February 14, 2025 at 07:31 PM Share Posted February 14, 2025 at 07:31 PM Não sei a quanto tempo eu vejo esse aviso de calor excessivo no RJ, tá sinistro. 7 2 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted February 14, 2025 at 07:39 PM Share Posted February 14, 2025 at 07:39 PM (edited) Em 14/02/2025 em 13:24, GabrielG. disse: Eu acho que teremos um outono/inverno ok, talvez um pouquinho acima da média, mas nada comparado a bizarrice do ano passado. Agora uma coisa que me deixa preocupado, é a primavera. Os prognósticos do pacífico não são nada animadores, pelas previsões, na metade do ano já teremos ele levemente acima da média. Problema que os meses mais afetados pelas mudanças climáticas aqui no BR é: Setembro, Outubro e Novembro. Qualquer coisinha acima da média, já faz um estrago aqui. Não está apontando pra El Niño, a maioria aponta La Niña rescindindo: Edited February 14, 2025 at 07:42 PM by Leandro A M Leite 5 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted February 14, 2025 at 07:45 PM Share Posted February 14, 2025 at 07:45 PM (edited) Temperatura global caiu em janeiro, e o mês foi próximo à normal climatológica no Brasil, mundo menos quente que há quase 30 anos em abril de 1998 no Super El Niño: Edited February 14, 2025 at 07:53 PM by Leandro A M Leite 6 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted February 14, 2025 at 08:14 PM Share Posted February 14, 2025 at 08:14 PM Em 14/02/2025 em 14:55, Matheus Vinicius disse: Simplesmente assustador o que aconteceu com o clima depois de 2022. SIM, E AINDA BEM QUE ESTAMOS BEM SEGUROS AQUI NO BRASIL E NÃO NOS ESTATOS UNITOS ONDE ATÉ NAS PRAIAS ENSOLARADAS DA FLÓRIDA NEVOU PRA CARAMBA. DEUS ME LIVRE DESSE FRIO TODO, MUITO ASSUSTADOR. MÁXIMA HOJE APENAS 27,4°C 4 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted February 14, 2025 at 08:23 PM Share Posted February 14, 2025 at 08:23 PM A ecowitt que gosto de olhar lá na chapada do Araripe, no Ceará, está marcando umas temperaturas baixas nas madrugadas... Pra verão, no Ceará, tá bem interessante. 12/02 13/02 14/02 (hoje) 12 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted February 14, 2025 at 08:39 PM Share Posted February 14, 2025 at 08:39 PM MAIS 15 mm HOJE, ONTEM 68 mm E A ÁGUA VAI SE ACUMULANDO. A CÉLULA QUE PRODUZIU OS 15 mm DO COMEÇO DA TARDE, SE AFASTANDO PARA NORDESTE. 18 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted February 14, 2025 at 08:55 PM Share Posted February 14, 2025 at 08:55 PM Em 14/02/2025 em 14:55, Matheus Vinicius disse: Simplesmente assustador o que aconteceu com o clima depois de 2022. vai só piorar 3 4 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted February 14, 2025 at 08:56 PM Share Posted February 14, 2025 at 08:56 PM Em 14/02/2025 em 12:46, Marcos disse: Agora tenho 28,3° com 66%. Chega a ser razoável para esse mês. Muitas nuvens. Esse é o vídeo de terça passada, dia 11, enquanto voltava de Santa Rosa. Passando pelo N do RS. Aos poucos vou liberar mais dois vídeos. ontem e hj foram satisfatórios, bons pra aliviar de vez os ambientes internos amanhã volta a porqueira, com 32 e calor úmido 4 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted February 14, 2025 at 09:23 PM Share Posted February 14, 2025 at 09:23 PM 22 graus em Curitiba, deve ser muito gostoso lá 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted February 14, 2025 at 09:24 PM Share Posted February 14, 2025 at 09:24 PM DEPOIS DA CHUVA, CB SE AFASTANDO PARA NORDESTE, AINDA EM ESTÁGIO EXPLOSIVO, ENFRAQUECENDO E FORTALECENDO NOVAMENTE. DETALHE HOJE É A AUSÊNCIA DE CIRRUS DURANTE A INSTABILIDADE. TANTO QUE AS CBS MESMO GERANDO TROVOADAS FORTES, NÃO PRODUZIRAM TOPOS CIRROSOS. 8 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted February 14, 2025 at 09:25 PM Share Posted February 14, 2025 at 09:25 PM Em 14/02/2025 em 18:24, Carlos Campos disse: DEPOIS DA CHUVA, CB SE AFASTANDO PARA NORDESTE, AINDA EM ESTÁGIO EXPLOSIVO, ENFRAQUECENDO E FORTALECENDO NOVAMENTE. DETALHE HOJE É A AUSÊNCIA DE CIRRUS DURANTE A INSTABILIDADE. TANTO QUE AS CBS MESMO GERANDO TROVOADAS FORTES, NÃO PRODUZIRAM TOPOS CIRROSOS. Carlos Caps 4 1 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RafaelBHZ Posted February 14, 2025 at 09:25 PM Share Posted February 14, 2025 at 09:25 PM A previsão de onda de calor catastrófica para BH, se transformou em uma previsão que é até normal se tratando de um veranico em fevereiro por aqui. Até mesmo essa sequência de 34°C parece que vai ser difícil de se concretizar. Os dias estão quentes, mas nada fora da casinha. Entretanto, chama a atenção que até março começar ainda não tem nenhum sinal de que o padrão seco irá embora. Espero que os próximos dias comecem a mostrar o retorno das chuvas no fim da grade. 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Enio Rezende Posted February 14, 2025 at 09:40 PM Share Posted February 14, 2025 at 09:40 PM Metade de fevereiro se foi e apesar de não chover desde o dia 02, as temperaturas tem se mantido comportadas. A média dessa primeira metade de fevereiro fechou em 18°/28,1° que significa um desvio positivo de apenas 0,2° Hoje o padrão do veranico mudou. Os dias vinham com mais nuvens e máximas girando nos 28°, hoje já foi um dia de céu azul e a máxima bateu nos 30 graus. Agora começa o grosso da "onda de calor" embora as previsões pra cá não estejam indicando nada além de 32° ou 33°. No momento, 18:40, venta bastante em Cons. Lafaiete amenizando os efeitos da temperatura que marca agora 26,5° 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted February 14, 2025 at 09:50 PM Share Posted February 14, 2025 at 09:50 PM On 2/14/2025 at 2:55 PM, Eclipse POA said: vai só piorar vai n as ondas rosby e as explosões solares de andromeda vão diminuir 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel fontenelle Posted February 14, 2025 at 10:06 PM Share Posted February 14, 2025 at 10:06 PM Segue mais um dia de calor e sem chuva no município do RJ parece que tem uma barreira na região metropolitana que não deixa as nuvens de chuva chegar, hoje o dia amanheceu abafado para variar com 27 graus no cachambi, porém no meio da manhã o vento soprando do mar conseguiu segurar um pouco a máxima no meu ponto obtive 34 graus aqui no cachambi uma das menores do mês até agora olha que ponto chegamos hein, agora são 19:03 tempo parcialmente nublado e faz 28 graus e como está soprando um vento fraco até da um alívio parece que o corpo já está acostumado ao calor extremo que está fazendo todos os dias aqui no Rio, pelo modelos o calor vai piorar a secura também pelo menos nos próximos 15 dias no município da região metropolitana, então se não cair nada hoje e nem amanhã eu acho mais difícil nos próximos dias 2 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eugenio De Marco Posted February 14, 2025 at 10:11 PM Share Posted February 14, 2025 at 10:11 PM Em 14/02/2025 em 16:45, Leandro A M Leite disse: Temperatura global caiu em janeiro, e o mês foi próximo à normal climatológica no Brasil, mundo menos quente que há quase 30 anos em abril de 1998 no Super El Niño: Como a temperatura global caiu em janeiro se o planeta registrou o janeiro mais quente da história em 2025 ? 1 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted February 14, 2025 at 10:24 PM Share Posted February 14, 2025 at 10:24 PM (edited) O CGE publicou o fechamento das chuvas de janeiro/2025. Interessante para ver a irregularidade espacial das chuvas do mês na capital paulista. Média de todas as estações: 228,7 mm Estações com maiores acumulados no mês: Vila Maria (Zona norte): 338,7 mm São Miguel Paulista (Z. leste): 314,4 mm Santana (Z. norte): 297,6 mm Itaim Paulista (Z. leste): 296,5 mm Parelheiros-Barragem (Extremo sul): 288,0 mm Menores acumulados Perus (Z. norte): 149,0 mm Pirituba (Z. norte): 163,5 mm Capela do Socorro (Z. sul): 167,9 mm M'Boi Mirim (Z. sul): 175,7 mm São Mateus (Z. leste): 179,5 mm A coisa foi uma verdadeira bagunça. Tomemos como exemplo a zona norte... A parte leste da região (Santana, Vila Maria) teve muita chuva. Em compensação, o extremo oeste da mesma zona norte (Perus, Pirituba) está entre as áreas em que menos choveu. É o típico predomínio de pancadas isoladas de verão. Edited February 14, 2025 at 10:39 PM by Aldo Santos 7 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts