Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Evandro O.

Members
  • Posts

    15
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Evandro O.

  1. Criar pânico, vender manchete, embasar narrativa. E o INMET sequer mexe 1 palito contestando e colocando isso em seu devido lugar. Antigamente não existia nada dessa palhaçada. Peço desculpas até se estiver falando groselha, mas esses "institutos" (ou apenas uma parcela deles) de Meteorologia e monitoramento aqui do BR são um excremento tão grande, que para a nossa sorte o BR não tem eventos tão violentos da natureza como em outros países tal furacões, terremotos e nevascas severas, pois se tivéssemos estaríamos lascados a depender de suas previsões e alertas. Só números e alarmismo que vale, isso sim. E nem é questão de que os outros países aprenderam com as dores. Aqui, juntando isso a inércia do poder publico, as tragédias se empilham sem mudar nada, apenas a desculpa de que "o sistema falhou", "choveu mais que o previsto", "foi uma célula bomba difícil de prever", "as sirenes tocaram mas o pessoal que não ouviu". Taí as degraças que acontecem no Sul, Sudeste e outros que não me deixam mentir. Bando de incompetentes que só servem para ficar o dia inteiro coçando o ouvido com tampa de caneta.
  2. Boa noite, caros. Dia de sol e calor inclemente por aqui, céu limpíssimo praticamente o dia todo. Máxima de 37,3° e 47%. Agora, noite estrelada com 30,8° e 68%... chega a ser surreal isso. Chuva foi só para o lado da Baixada / Anchieta acumulando uns parcos mm. Para amanhã indicam praticamente um quadro inalterado, apenas elevando a temperatura para 42°. Eu até acharia um exagero, mas como indicam que a tendência dos ventos será de N/NE, acredito que lá vem fritura. Só agora soube do temporal sobre POA. Meu Deus do céu, só pancada desde a Primavera.
  3. Boa noite, caros. As chuvas deram as caras aqui no RJ, mas, comento até com um certo receio e um pouco de sentimento de culpa, pois reclamei aqui de sua ausência durante boa parte dos dias, e quando veio, foi ao custo de desgraça alheia. Por volta de 1:30 da manhã de sábado, eu estava na janela do quarto observando o momento mais forte, em que você não via nada do lado de fora de tão forte que foi naquele momento. A chuva já havia mais de 2 horas de iniciada, só diminuía e apertava novamente, o pico foi neste horário de você chegar a sentir a pressão e ruído da queda da água pelas estruturas da casa. Eu felizmente moro num local em que graças a Deus está livre de problemas de cheia, mas, é perturbador você estar no conforto de seu quarto comendo biscoitos e assistindo TV, enquanto outros estão em pânico completo perdendo tudo, inclusive a vida ou familiares. No dia seguinte você vê as plantas tudo verdejantes, regadas com a melhor água que se pode usar... e do outro lado só notícias e videos de desgraças. Um primo meu da costa verde mandou videos de um ex colega de trabalho dele que perdeu tudo neste final de semana em Acari. Ao menos a casa e a vida dele e dos seus ficaram, mas de resto foi tudo. Nem o carro escapou. Segundo dados da Prefeitura, aqui em Bangu acumulou 147mm. Particularmente acho que está furado, pois o que choveu não foi brincadeira. Como não tenho pluviômetro (ainda compro um), só restam esses dados mesmo que diga-se de passagem, parecem ser coletados de uma má vontade inexplicável. Só o que importa é dizer que a "sensação térmica" em Guaratiba foi de "50 e lá vai fumaça" ultimamente. Já passou de ridículo essa história. Até se ensaiou uma pancada de chuva oriunda da região serrana por aqui durante o início da tarde, mas logo se dissipou deixando uma leve chuva e um abafamento horrível, máxima de 35º. Agora, noite estrelada e linda até com grilos fazendo sinfonia, uma brisa constante sopra de sudoeste... 29,3º e 79%... 🥺. Modelos divergem entre pancadas de chuva para amanhã, ou total secura até quinta / sexta. Enfim, vamos ver o que vem por aí.
  4. É impressionante, está um "buraco" que parece maldição. No final da tarde até parece se organizar algumas nuvens que descarregam lá pelo lado da costa verde e só. No momento aqui está parcialmente encoberto, corre um leve vento com 36,5⁰ e URA em 57%. É o que falo, não se tem como fugir e apenas deixar que o verão siga seu curso... mas ficar sem as pancadas de chuva é cruel... que esquente, mas pelo menos chova. Estou com medo já de fevereiro, que notadamente é o mês que o pau ronca.
  5. Boa noite, pessoal! Desejo a todos um 2024 pleno, saúde, paz, e que as previsões derrapem e nos tragam períodos mais amenos... não custa nada, vai que... hehehehehe. No momento tenho 24º, céu nublado e URA em 70%. Uma brisa corre pela casa, estou deitado no chão do quarto e claramente sinto o friozinho descendo pela janela... que delícia!! Chuva por ora ainda está devendo, meu primo que mora na Costa Verde relatou pés d'águas fortes. Essa chuva aqui no RJ está muito pulverizada, sigo esperando de olho nos modelos. Foram só "xixi de gato" suficiente para molhar as folhas das plantas até agora. Mas, pelo menos essa temperatura e o dia nublado já foram um presente. 🥰 Se eu fosse reclamar e me descabelar por calor como ele, faltariam-me cabeça e balas para dar tiro. Arruma um Ar Condicionado, pronto, tá resolvido! Arrisco a dizer que ele não sabe o que é calor brabo, ao mesmo tempo que não sabe também o que é frio brabo.
  6. Olá pessoal, bom dia. Quero deixar um abraço de um ótimo Natal. Paz, saúde e prosperidade a vocês e família! 36,8⁰ aqui no momento e uma secura abissal. O quê acontece com este RJ eu não entendo. Está difícil de cair alguma água, isso me incomoda bastante. O calor é inevitável justamente pela época, mas ficar sem as tradicionais pancadas de chuva por dias e em pleno Dezembro é uma covardia. 😢
  7. Desde que instalei meu termômetro há pouco mais de 10 anos, eu não lembro de registrar algo tão violento aqui em meu ponto de medição. 40,3⁰ redondos com 32% aqui em Bangu no momento. As lufadas de ar parecem mais um "vento nuclear", 10 minutos exposto na rua e a pele literalmente ARDE. Estou meio atordoado até tentando processar isso tudo.
  8. É aquilo, desgraças sempre vendem mais do que boas notícias. Não há sentido algum mesmo, a não ser causar mais desconforto e burburinho.
  9. Dá até uma Paz de Espírito essas temperaturas, o tempo nublado e essa neblina. 🙂 Igual as fotos que o Carlos Campos posta, bastante verde, árvores frondosas... meu Deus, como eu gostaria de poder morar em lugares assim como o de vocês. Começo de madrugada aqui com 29,3° e 73%, brisa fresca correndo pela casa, mas que não resolvem muita coisa. Amanhã o castigo continua com modelos divergindo se dá ou não pelo menos uma pancada de chuva.
  10. Exatamente, e veja isto que publicaram nas redes da prefeitura. Além da inutilidade de tal divulgação, você até nota uma espécie de sadismo ou puro descolamento da realidade de "que legal isso, gente". Mesma coisa eu notava nos telejornais, apresentadora fala em "sol, calorão, nada de chuva" e sorrindo. Desafio qualquer infeliz desse a noticiar de forma alegre tomando no caneco como muitos tomam com o calor. Ficar trancadinho em ar-condicionado em todos os cômodos sem esforço algum e recebendo tudo na mão é mole, é fácil gostar de verão assim. Dados do temporal severo que tivemos aqui em Bangu na noite do dia 14, isso após 1 hora de chuva, e choveu por quase 3 horas: E após o término da chuva: Ou seja, choveu pra caramba (pelo menos eu achei... kkkkk). Ontem registrei máxima de 34,6º, no final da tarde o horizonte ficou meio escuro com rajadas de ventos mas infelizmente não caiu uma gota sequer mesmo com o céu totalmente nublado e passando a limpíssimo durante a noite / madrugada com rajadas frescas de vento e 26º. Hoje o chicote começou cedo com o céu parcialmente nublado passando a nublado, um enevoado persistente, temos 36,5º com 47%... está brabo, um "bafo" muito quente sem 1 folha de árvore se mexendo numa mínima brisa. Vila Militar registra 39º e com certeza alguns lugares já devem marcar 63,3º com "sensação térmica" de 92º. Ainda agora mesmo um boletim de uma rádio divulgou 40º na Ilha do Governador... novamente, num lugar que está de cara para a água igual Guaratiba... a estação do Aeroporto Galeão crava 37º. "Hehehe, vamos dar um empurrãozinho"... (...) Para hoje e amanhâ, aparentemente nem 1 gota. Se for isso mesmo, vai ser penoso...
  11. Forte temporal que já se estende por 25 minutos aqui em Bangu no momento, rajadas de vento e granizo, fortes raios. Temperatura despencou para 25⁰ e 91%. Graças a Deus!
  12. Bom dia, caros! Ontem a temperatura por aqui não sofreu grandes alterações ao que já tinha mencionado. Supreendentemente por volta das 22:00, o céu se encobriu e uma leve pancada de chuva desabou por aqui... nem acreditei! A tendência após a breve chuva era de que isso iria gerar um abafamento terrível, mas por outra sorte rajadas de ventos muito frescos ajudaram a levar embora o vapor, terminamos a madrugada com 27⁰ e 78%. No momento o massacre já começou desde cedo, temos 37,6⁰ e 43%. Não duvido nada que aumente mais pois ao contrário dos outros dias, nitidamente hoje aqui em Bangu está BEM agressivo. Aposto que os termômetros nas ruas já devem estar marcando 45⁰ e isso que será o assunto nas mídias, com "sensação térmica" de 80⁰. Vila Militar já marca 37⁰.
  13. Se me permite, eu fico irado com o alarmismo mal intencionado, isso para mim é só para criar números e desespero. Por favor, veja bem que não estou negando aquecimentos e sim essa palhaçada de ultimamente SEMPRE se pautarem em "sensação térmica" dessa forma covarde para anunciar que "em lugar tal deu xx". Só para ilustrar, na sexta feira no final da tarde, ouvi um boletim numa rádio de que Guaratiba tinha batido o recorde de temperatura mais alta do estado neste ano até então de 40,1⁰... e era temperatura mesmo, não era "sensação térmica". Pois bem, sabe qual a temperatura que na mesma hora registrava aqui em Bangu? 32,6⁰ com URA em 61%! E eu estive na rua, até a porcaria dos termômetros de rua registravam o mesmo... como é que pode um lugar que está com o mar ali na cara estar mais quente que o bairro que é notoriamente um dos mais quentes do RJ? Absurdo tão grande quanto dizer que Copacabana bateu recorde de 43⁰ enquanto Bangu não passou dos 33⁰... não tem como!!! Essas medições e divulgações já passaram de uma palhaçada covarde. No momento, o céu está com sol com um pouquinho de névoa, 34,3⁰ e 54% de URA com ventos de NNO. Haja resignação!
  14. Bem, apesar desse bloqueio excomungado, terceiro dia hoje em que se organizam pancadas de chuva aqui no RJ. Mais precisamente Zona Oeste, Bangu. Na terça feira se organizou um núcleo meio pesado, acredito que vindo da Baixada Fluminense e que até me gerou certa apreensão, pois vieram muitas rajadas frias de vento contra um dia que foi muito aquecido... você claramente via que a chuva "caía de lado", derrubou a temperatura que chegou aos 25° no término da chuva. Na quarta, apenas um "xixi de gato" e média de 27° também a noite, e hoje que choveu um pouquinho mais... com o diferencial da presença de muitos raios, que até então andam meio desanimados. Máxima de 33° durante o dia, no momento, 27,2° e 66% de URA... sim, o abafamento é nojento!! Mas até que uma brisa fresca está soprando para ajudar e o céu está estrelado. Os modelos de previsão só apontam pauladas na canela, e eu confesso que já podia parar, já deu. Mesmo que essa desgraça desse bloqueio persista, pelo menos se as chuvas ainda continuarem furando e vindo dar o recado, dá para aturar enquanto o que só nos resta é mesmo aguardar. Aqueles dias de bloqueio em que o calor e a secura de tudo impera é horrível, não desejo para ninguém. Abraços e boa noite a todos. 👍
  15. Boa noite a todos. Antes de mais nada, agradeço pela oportunidade de participar. Embora meu cadastro já tenha 3 anos, faltou e falta-me vergonha na cara de interagir, embora sempre acompanhando os tópicos "de fora". Hoje em especial, eu não poderia deixar. Sim, Wallace, escrevo no momento daqui de Bangu, mais precisamente da área central do bairro. Não é incomum os "pirulitos" de rua cravarem facilmente 40 porque sabe como é... não digo que é, esteja ou foi fresco, mas aferição não é o forte deles, e a estação que se tinha de referência no Cassino Bangu foi desativada há muito. Parece que é aquela história, pra quê medir se sabemos que Bangu é quente e ponto final, e há anos não se tem mais medição que preste. Pra não dizer que não se tem algum parâmetro para "triangular", aparentemente existe uma pequena estação que vejo pelo Windy, chamada de "Chafariz de Bangu" que está exatamente no centro do Bairro... a quem pertence ou quem mantém eu não faço a mínima idéia! Eu não sei te dizer se neste trecho é o pior disparado ou não, porque você sai daqui e vai para Zona Norte por exemplo, tá queimando do mesmo jeito. Só na região central e Zona Sul é que a coisa muda de figura devido a proximidade com o mar e etc como se sabe. De resto, o calor do RJ para mim é algo execrável de qualquer maneira, e em se tratando aqui de Bangu eu te digo: você até acaba até se acostumando. Na minha infância, onde Ar Condicionado não era uma coisa muito comum de se ver como hoje em dia, eu sobrevivi dormindo com ventilador e tô aqui... meio que não me espanta muito, por sorte a casa é relativamente fresca, não pega sol de cara e o grosso do sol forte que pegaria o quintal em cheio é aplacado por árvore. Sair na rua é certeza de voltar vermelho e indo pelos poucos trechos arborizados... Amendoeiras e Mungubas são uma bênção de Deus que desgraçados maltratam na poda ou arrancam, e que fazem uma sombra deliciosa. Em compensação, no frio faz frio, um frio que pode se considerar até ridículo em comparação aos do que os colegas aqui passam... mas que para quem está acostumado mais com extremo quente, ele incomoda. 15 graus aqui não é impossível, e a temperatura média de meu quarto fica nos 18~20 durante o Inverno, durmo igual uma Cebola. Em outros pontos de Bangu que são um pouquinho mais elevados e com maior cobertura vegetal, elas com certeza ficam mais baixas. Os mais antigos, confirmam que a "quentura" sempre foi a mesma, porém o frio era mais forte que hoje... para você ter uma idéia, já vi em algumas casas aqui chaminés de pequenas lareiras - acredite!! Se levar em conta que a cobertura vegetal era muito maior e a habitação bem menor, não é algo que seja impossível. Enfim, a máxima aqui de meu registro hoje foi de 36,6 com URA nos 30%. Caiu a noite, nuvens grossas no horizonte e relâmpagos que não passaram apenas de traques, sem 1 gota. No momento, vento com rajadas fresquíssimas, 29 graus e URA nos 66%... e estou sem Ar Condicionado por falta de manutenção! Por sorte tenho um potente ventilador de 60cm que venta horrores, no meio da madrugada dá até frio. Contando os dias para que o verão suma, e também nem posso reclamar muito pelo Dezembro e Janeiro totalmente atípicos, passar um pouco de calor agora na reta final se empurra com a barriga. Abraços a todos.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.