Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2024

Topic will be automatically locked at 02:59 AM


Renan
 Share

Recommended Posts

Em 03/05/2024 em 19:53, Renan disse:

 

Conforme o @Matheus b Santos já havia adiantado que ia acontecer, né ? Pura ilusão de ótica. Enfim, eu preciso confessar que minha saúde mental já está um pouco deteriorada com o padrão atual. Eu não queria me deixar afetar, mas apesar das orações, de frequentar a igreja, de me alegrar com a presença do meu amado filho....isso tudo não está sendo o suficiente para deixar meu humor normal....EU NÃO ESTOU NORMAL, e isso é culpa deste bloqueio bizarro histórico ! Aliás, eu DESAFIO qualquer um aqui a dizer que está com o emocional absolutamente normal com todo esse padrão atmosférico extremamente desafiador, em especial os amigos do RS que obviamente estão sofrendo a pior parte. 

 

E atenção: Juiz de Fora-INMET ainda não bateu o recorde absoluto de Maio, mas está quase lá...hoje deu máxima de 28,9°C e essa é a maior temperatura para Maio em 21 anos, quando tivemos 29,7°C em 2003 (atual recorde da estação). Na minha estação o recorde já foi batido pelo terceiro dia seguido (hoje máxima de 31,9°C !!!)

 

Isso já é demais para mim, eu não consigo mais... quem diria ? A pior parte do El Niño sendo em pleno outono, com ele já se desfazendo lá no oceano.... e eu digo que essa é a pior parte porque, justamente quando a gente já acreditava que estava livre do calorão, ele continua firme e forte aterrorizando a gente...são 9 meses seguidos de calor no Sudeste...não há buda que aguente isso....até quem ama calor já está cansado, e isso já ouvi de vários amigos.

Renan,

você tem acompanhado as máximas da convencional de Juiz de Fora.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 03/05/2024 em 13:21, Rodolfo Alves disse:

URGENTE

 

MIRANTE DE SANTANA AUT BATE OS 31.8ºC

 

TEMOS UM NOVO RECORDE DE CALOR PARA MAIO EM 91 ANOS EM SÃO PAULO

 

 

Assustador!

 

-----

Mas, após esse triste registro, São Paulo finalmente contou com a entrada dos ventos marítimos à partir do final da tarde.

Assim, a noite está sendo bem mais agradável em relação aos dias anteriores.

 

Nas estações do CGE, temos 20/21 graus. No mesmo horários dos dias anteriores, fazia 26/27 graus em áreas urbanizadas da cidade.

A URA está na casa dos 80%.

 

Temos um céu limpo.

521626416_Capturadetela2024-05-03222945.thumb.jpg.f25a399dc576a668832bbb0248a27dc2.jpg

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 03/05/2024 em 20:10, Rafael disse:

Olha, se este ano não der minima de 1 digito aqui na área urbana, vai ser surreal. Nunca vi isso desde que moro em Friburgo.

Pois eu estou bem otimista, acho que, de junho em diante, teremos o inverno estabelecido, melhor do que 2022 e 2023 e outros anos também.

Estou sentindo falta das chuvas, desde 30 de março, que não tivemos mais trovoadas e nem chuva decente.

  • Like 7
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 03/05/2024 em 19:25, Eclipse POA disse:

Já sumiu a MP

 

 

🤡

 

Europeu jogou uma frente fria forte pra alto mar lá dia 13, sem influência no Brasil. Mas, no fim de grade, ensaia a formação e aprofundamento de uma baixa, com uma alta de 1040hpa na patagônia. Se casa estas circunstâncias, daí fica bonito.

 

Isto mostra que é muito tênue a linha entre evento extremo frio e literalmente nada.

 

Então, não é que sumiu. É que literalmente a linha é tênue entre ter uma baleia polar e nada.

 

Para mim, é nítido que depois dia 15 haverá de alguma forma a quebra de padrão climático. Como? Não dá pra saber!

 

Então, não é simplesmente sumiu, apareceu, sumiu, apareceu. São linhas tênues de quando, como, e se vai aprofundar uma baixa ou formar um vórtice, etc. Que exige acompanhamento. Até porque as massas de ar frio continuam lá. Kkkk

Problemas são os outros 500 pormenores.

 

Edited by Maicon
  • Like 12
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

Ontem voltamos a ter instabilidades em Pombal-PB. Aqui em casa choveu por 4/5 minutos apenas, em virtude de um Cb que formou a sudeste e atingiu o meu sul, pegando apenas a ponta em mim. 

Messenger_creation_1b3e6fe7-00c7-4782-b618-2c5fe7872c3e.thumb.jpeg.e3b3f9c55f4a9a20f6d7db5001e424ba.jpeg

Messenger_creation_08ce3f25-c9c6-4d93-bead-468ad97daf38.thumb.jpeg.982e8dae1aae878a94478e40d950c760.jpeg

Messenger_creation_32b2afa0-5926-4c32-96aa-167e29bca783.thumb.jpeg.85bc4637fcb22079ad51428cd4c57142.jpeg

Messenger_creation_5a4a9cac-460a-4b5d-9988-fdf65b91c65e.thumb.jpeg.fa234c8ce8febe17cc2ca4f56be9c314.jpeg

Rafael Santos 

 

Tive mais trovoadas do que chuva de fato. Foram 2 mm só. Cajazeirinhas, a sul, foi atingida em cheio por esse Cb e teve 50 mm segundo a AESA.

  • Like 16
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 03/05/2024 em 22:47, Maicon disse:

 

Europeu jogou uma frente fria forte pra alto mar lá dia 13, sem influência no Brasil. Mas, no fim de grade, ensaia a formação e aprofundamento de uma baixa, com uma alta de 1040hpa na patagônia. Se casa estas circunstâncias, daí fica bonito.

 

Isto mostra que é muito tênue a linha entre evento extremo frio e literalmente nada.

 

Então, não é que sumiu. É que literalmente a linha é tênue entre ter uma baleia polar e nada.

 

Para mim, é nítido que depois dia 15 haverá de alguma forma a quebra de padrão climático. Como? Não dá pra saber!

 

Então, não é simplesmente sumiu, apareceu, sumiu, apareceu. São linhas tênues de quando, como, e se vai aprofundar uma baixa ou formar um vórtice, etc. Que exige acompanhamento. Até porque as massas de ar frio continuam lá. Kkkk

Problemas são os outros 500 pormenores.

 

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 

Perfeição de resposta... As variações nos modelos ocorrem e ainda acredito que se ajustarão para algo interessante... 

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 7
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 03/05/2024 em 22:47, Maicon disse:

 

Europeu jogou uma frente fria forte pra alto mar lá dia 13, sem influência no Brasil. Mas, no fim de grade, ensaia a formação e aprofundamento de uma baixa, com uma alta de 1040hpa na patagônia. Se casa estas circunstâncias, daí fica bonito.

 

Isto mostra que é muito tênue a linha entre evento extremo frio e literalmente nada.

 

Então, não é que sumiu. É que literalmente a linha é tênue entre ter uma baleia polar e nada.

 

Para mim, é nítido que depois dia 15 haverá de alguma forma a quebra de padrão climático. Como? Não dá pra saber!

 

Então, não é simplesmente sumiu, apareceu, sumiu, apareceu. São linhas tênues de quando, como, e se vai aprofundar uma baixa ou formar um vórtice, etc. Que exige acompanhamento. Até porque as massas de ar frio continuam lá. Kkkk

Problemas são os outros 500 pormenores.

 


Muito bem. Um outro ponto a nosso favor é isso aqui: AAO

 

65a8a694-82f5-4d1a-a439-4cbc684289b9.thumb.jpeg.107a40890e0f02e15525e8222b9ac010.jpeg
 

Vejam que belo tombo. Esse é um bom indicativo de que teremos mais dinâmica na atmosfera em breve ! 

  • Like 5
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

Eu to assustado pelo que to vendo na Metsul. Imagens impressionantes. Essa inundação em Porto Alegre agora, a água adentrando a cidade. 

 

Essas imagens têm que ser um marco na história desse país. Isso vai se tornar recorrente, não só lá, mas em outros lugares também. A natureza tá avisando, o tempo ta passando e nós não tomamos precauções enquanto sociedade. 

 

Enquanto isso aqui no Rio ainda muito abafamento. Meu termômetro interno ainda acusa 30°, depois de dias de calor intenso. Impossível dormir sem ar condicionado. 

 

São os extremos aparecendo. Seja no calor contínuo em pleno mês de maio, seja pelas chuvas intensas e contínuas no sul.

Edited by fsorf9rj
  • Like 7
  • Sad 11
Link to comment
Share on other sites

Em 03/05/2024 em 22:28, Ernani de Paula disse:

Renan,

você tem acompanhado as máximas da convencional de Juiz de Fora.


Não tenho acompanhado , Nani. Estava achando as máximas muito exageradas. Atualmente só a estação automática , e eu comparo os dados dela com os dados da Convencional somente de 2006 pra trás , quando ainda não havia automática 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas el dia jueves (quinta -feira) en Montevideo (Melilla):

 

image.png.3730f30322fc84ba49dc92560f471785.png

 

En la estacion Prado de Montevideo maxima de 15,8°C (al comienzo del dia, la maxima al mediodia fue 15,3°C)

Minima 12,8°C al finalizar la jornada.

Bastante diferencia entre las dos estaciones.

Madrugada cubierta, jornada soleada y fria (sobre todo debido al viento constante), noche muy fria y despejada.

 

Edited by PabloMQL
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, uma outra pauta que tem me dado náuseas e tristeza também, é a quantidade absurda de relatos de pessoas que saíram e deixaram seus cachorros amarrados para morrer. É assustador o quanto que estão aparecendo de casos em Canoas.

 

Eu não acredito em céu nem em inferno, mas se existir, o inferno é aqui. A perversidade humana é fora de limites. Por isso que quanto menos interação com as pessoas, melhor.

  • Like 5
  • Thanks 1
  • Sad 14
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas el día viernes (sexta-feira) en Montevideo (Melilla):

 

imagen.png.d269cd87518c0120ca64d04de678c4c4.png

 

En la estación Prado máximas de 16,2°C mínimas de 6°C .

 

Mañana muy fría, la más fría de lo que va del otoño hasta ahora.

Jornada soleada seca, despejada, fresca y estimulante.

Edited by PabloMQL
  • Like 10
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 03/05/2024 em 20:05, Eclipse POA disse:

Nem me importa mais a ausência do frio dessa MP. O que me entristeceu dessa vez, com esse flop, foi que seria uma garantia de não haver outra FF estacionária por aqui ou sobre qualquer outro lugar.

 

Uma MP forte o suficiente seria capaz de romper esse bloqueio absurdo, mas tenho muito medo que com esses flops isso convirja pra outra frente bloqueada trazendo mais dias de acumulados absurdos, seja aqui no RS ou em qualquer outra região.

 

Uma MP decente preveniria isso, o frio seria apenas consequência, sendo forte ou não. Mas precisamos de uma solução pra esse bloqueio. 

FF estacionária parece ser um desastre pro Sul em especial no Rio Grande, vcs ficam no meio do ar quente do norte e frio do Sul, isso é caótico. Nós aqui no Sudeste pelo que parece até a atual data temos é picos de calor, mas nada comparado com esse desastre devido as chuvas extremas, calor é chato mas não mata vide Índia e Oriente médio.

O que podemos fazer aqui é apenas desejar sorte e melhora no tempo pros irmãos do Sul.

Agora é olhar pra frente e pensar em longo prazo, reconstruir represas e tirar a população de locais onde for constatado risco de alagamento, sem demagogia e historinha, msm essa chuva tendo sido histórica, é histórica pra vida humana, 60 anos atrás minha avó que ainda está viva estava na plenitude trabalhando, então se um alagamento vem de 60 em 60 anos isso é o suficiente pra acabar com uma geração de família, daqui a 60 anos outra enchente pode acabar com nossos netos e ainda podemos estar vivos para presenciar isso igual os idosos do Sul estão vivenciando (Eu tenho 30, quero estar vivo com 90 daqui 60 anos😢).

No mais pra finalizar, é rezar e pedir pra político parar de ser bundão e partidário, a ajuda é urgente.

Edited by wallace silva
  • Like 10
  • Thanks 2
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Bem preocupante a situação atual no Brasil principalmente no RS zona de transição entre quente Brasil e frio preso no cone sul, ja são muitas preocupações as frentes que não consegue avançar pelo Brasil central ficando frente estacionaria, torço logo assim como todos para que esse bloqueio seja rompido principalmente não pelo nosso frescor aqui do RJ, mais acredito será a solução para as chuvas normalizarem no RS o problema quando aparecer uma forte frente fria até romper o bloqueio vai ficar parado no RS provocando chuva e mais desgraça e outra preocupação é a seca tb na parte central do Brasil, tivemos um mês de abril até 7 graus mais quente que o normal e secura total não tivemos nem 15 mm aqui no Rio além da vegetação completamente seca, da aqui a pouco já teremos incêndio florestal e futuramente caso continue risco de seca, mais um dia nem digo nada sao 5:45 e temos 24 graus aqui no cachambi, já vamos romper no Rio denovo os 35 graus.

  • Like 10
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Em 03/05/2024 em 23:14, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 

Perfeição de resposta... As variações nos modelos ocorrem e ainda acredito que se ajustarão para algo interessante... 

Não imaginava que o balde de água fria da 12z fosse gerar essas reações na galera! Até porque já estamos todos vacinados quanto essas oscilações doa modelos e vacinados quanto as ilusões também.

 

Agora pela manhã o Euro devolveu o frio num misto de seco e úmido:

 

Screenshot_20240504-065741-598.png.a5f4f063adf1fb9fb3b3337be91c1bd5.png

 

Não tem a intensidade de ontem, mas já vem reforçando a possibilidade da quebra de padrão. 

 

Só uma observação: alguns colegas precisam tomar uma fluoxetina porque se as oscilações do clima geram reações como vi nos comentários acima. Imagina as outras frustrações da vida...

  • Like 13
  • Thanks 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 04/05/2024 em 00:44, Eclipse POA disse:

Agora, uma outra pauta que tem me dado náuseas e tristeza também, é a quantidade absurda de relatos de pessoas que saíram e deixaram seus cachorros amarrados para morrer. É assustador o quanto que estão aparecendo de casos em Canoas.

 

Eu não acredito em céu nem em inferno, mas se existir, o inferno é aqui. A perversidade humana é fora de limites. Por isso que quanto menos interação com as pessoas, melhor.

Só o fato de ainda deixarem cães amarrados já me dá náuseas. Nem vou entrar na questão do "...deixaram amarrados pra morrer".  O castigo vem do céu, não do céu bíblico, o atmosférico mesmo. Algumas vzs o castigo vem antes da ação propriamente dita. 

  • Like 7
  • Thanks 2
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 04/05/2024 em 07:00, SandroAlex disse:

Não imaginava que o balde de água fria da 12z fosse gerar essas reações na galera! Até porque já estamos todos vacinados quanto essas oscilações doa modelos e vacinados quanto as ilusões também.

 

Agora pela manhã o Euro devolveu o frio num misto de seco e úmido:

 

Screenshot_20240504-065741-598.png.a5f4f063adf1fb9fb3b3337be91c1bd5.png

 

Não tem a intensidade de ontem, mas já vem reforçando a possibilidade da quebra de padrão. 

 

Só uma observação: alguns colegas precisam tomar uma fluoxetina porque se as oscilações do clima geram reações como vi nos comentários acima. Imagina as outras frustrações da vida...

Pior é que as oscilações do clima me estressam mais do que as outras frustrações da vida kkkkkkkk

  • Like 2
  • Haha 9
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 04/05/2024 em 07:00, SandroAlex disse:

Não imaginava que o balde de água fria da 12z fosse gerar essas reações na galera! Até porque já estamos todos vacinados quanto essas oscilações doa modelos e vacinados quanto as ilusões também.

 

Agora pela manhã o Euro devolveu o frio num misto de seco e úmido:

 

Screenshot_20240504-065741-598.png.a5f4f063adf1fb9fb3b3337be91c1bd5.png

 

Não tem a intensidade de ontem, mas já vem reforçando a possibilidade da quebra de padrão. 

 

Só uma observação: alguns colegas precisam tomar uma fluoxetina porque se as oscilações do clima geram reações como vi nos comentários acima. Imagina as outras frustrações da vida...


Eu sou feliz no geral, as frustrações fazem parte da vida e sei como lidar com elas. Já fiz muitos anos de terapia e de fato isso me melhorou um bocado, e ainda bem, pois agora conseguirei dar meu melhor pro meu filho. Mas não vou mentir , esse padrão atmosférico realmente está me afetando , meu humor está estranho. Isso não significa que eu não saiba lidar com isso, entretanto. 

Mínima de 15,3C hoje e vamos aos 29/30 essa tarde. Sol e nenhuma nuvem. 

 

  • Like 8
  • Thanks 5
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Em 04/05/2024 em 07:00, SandroAlex disse:

Não imaginava que o balde de água fria da 12z fosse gerar essas reações na galera! Até porque já estamos todos vacinados quanto essas oscilações doa modelos e vacinados quanto as ilusões também.

 

Agora pela manhã o Euro devolveu o frio num misto de seco e úmido:

 

Screenshot_20240504-065741-598.png.a5f4f063adf1fb9fb3b3337be91c1bd5.png

 

Não tem a intensidade de ontem, mas já vem reforçando a possibilidade da quebra de padrão. 

 

Só uma observação: alguns colegas precisam tomar uma fluoxetina porque se as oscilações do clima geram reações como vi nos comentários acima. Imagina as outras frustrações da vida...

O europeu segue firme pela quebra de padrão, não tem nada perdido, a questão é que a situação está tão anômala que quando vem uma previsão daquelas do GFS a gente fica extremamente empolgado pois é uma luz no fim de um túnel bem longo e ai as pessoas, incluindo eu em primeiro lugar, lançam todas as fichas se esquecendo que o modelo americano é pra lá de instável, a gente viu isso milhares e milhares de vezes, eu mesmo me apeguei demais com a previsão que o GFS fez e depois foi tirando tudo aos poucos... E já vi tbm o americano tirar tudo e o europeu seguir firme e depois, rodada a rodada a medida que se aproximava o evento, o GFS devolver tudo de novo e seguir o ECMWF... Com mais ou menos intensidade a quebra do padrão vai acontecer então nada está perdido .. pra cá o euro tbm devolveu parte do frio principalmente para as máximas baixas... Bom, vamos acompanhando... 

 

Hoje mínima de 18°C no aeroporto de Guarulhos... Agora temos 20°C e céu limpo...

  • Like 7
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

Em 04/05/2024 em 08:37, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

O europeu segue firme pela quebra de padrão, não tem nada perdido, a questão é que a situação está tão anômala que quando vem uma previsão daquelas do GFS a gente fica extremamente empolgado pois é uma luz no fim de um túnel bem longo e ai as pessoas, incluindo eu em primeiro lugar, lançam todas as fichas se esquecendo que o modelo americano é pra lá de instável, a gente viu isso milhares e milhares de vezes, eu mesmo me apeguei demais com a previsão que o GFS fez e depois foi tirando tudo aos poucos... E já vi tbm o americano tirar tudo e o europeu seguir firme e depois, rodada a rodada a medida que se aproximava o evento, o GFS devolver tudo de novo e seguir o ECMWF... Com mais ou menos intensidade a quebra do padrão vai acontecer então nada está perdido .. pra cá o euro tbm devolveu parte do frio principalmente para as máximas baixas... Bom, vamos acompanhando... 

 

Hoje mínima de 18°C no aeroporto de Guarulhos... Agora temos 20°C e céu limpo...

 

Se as coisas casarem...

Só vejam isto.

Mas a quebra de padrão é clara.

 

1568443380_Screenshot_20240504-085455_SamsungInternet.thumb.jpg.ffc07d92d385a6530ceae559336d134d.jpg

 

226973700_Screenshot_20240504-085733_SamsungInternet.thumb.jpg.51c524466779e8fb71dcf5e863a0fc8f.jpg

  • Like 11
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 04/05/2024 em 09:06, Maicon disse:

 

Se as coisas casarem...

Só vejam isto.

Mas a quebra de padrão é clara.

 

1568443380_Screenshot_20240504-085455_SamsungInternet.thumb.jpg.ffc07d92d385a6530ceae559336d134d.jpg

 

226973700_Screenshot_20240504-085733_SamsungInternet.thumb.jpg.51c524466779e8fb71dcf5e863a0fc8f.jpg


Precisa melhorar a posição e amplitude desse cavado ali no sul do continente…

 

Vejam esse mesmo mapa na anomalia da temperatura em 850hpa:


8cfeceea-d27f-41ca-b50c-54bddce172be.thumb.jpeg.282210a037a2715c037b8c8ee7f8212f.jpeg

 

Não sei como anda o acordo dos membros no ensemble para isso, mas de fato podemos estar prestes a mudar o padrão terrível. 

 

  • Like 11
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Buenas a todos.

Não é nem 12hrs e já temos 28,6°C. Hoje passaremos com 30°C.

Eu dei uma olhadinha nos modelos e se continuar nesse ritmo, sei não hein...

Olhando o Euro, a partir do dia 14 o cenário é de TOTAL indefinição, praticamente tá metade metade com os membros, uma parte flerta com o frio e outros mantém o calor.

Screenshot_20240504_114739_Chrome.thumb.jpg.f2a74b9c359a5cb4c222ceca7d96e9b0.jpg

Já o GFS pela rodada 06z, ele acena para a manutenção do calor:

Screenshot_20240504_114759_Chrome.thumb.jpg.d3527c8a95ec6029e2987a938c78c236.jpg

Olha, sinceramente, boto minhas barbas de molho nessa data chave de 15-20. Visto que os modelos, a cada rodada que passa eles aumentam a duração da onda de calor.

Lembro que semana passada, a onda duraria de final de Abril - começo de Maio.

Ai depois a onda teria sua duração até dia 10, e agora até dia 15.

Eu não duvido nada, desse padrão se postergar até final de Maio.

Edited by GabrielG.
  • Like 3
  • Thanks 1
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 04/05/2024 em 11:59, GabrielG. disse:

Buenas a todos.

Não é nem 12hrs e já temos 28,6°C. Hoje passaremos com 30°C.

Eu dei uma olhadinha nos modelos e se continuar nesse ritmo, sei não hein...

Olhando o Euro, a partir do dia 14 o cenário é de TOTAL indefinição, praticamente tá metade metade com os membros, uma parte flerta com o frio e outros mantém o calor.

Screenshot_20240504_114739_Chrome.thumb.jpg.f2a74b9c359a5cb4c222ceca7d96e9b0.jpg

Já o GFS pela rodada 06z, ele acena para a manutenção do calor:

Screenshot_20240504_114759_Chrome.thumb.jpg.d3527c8a95ec6029e2987a938c78c236.jpg

Olha, sinceramente, boto minhas barbas de molho nessa data chave de 15-20. Visto que os modelos, a cada rodada que passa eles aumentam a duração da onda de calor.

Lembro que semana passada, a onda duraria de final de Abril - começo de Maio.

Ai depois a onda teria sua duração até dia 10, e agora até dia 15.

Eu não duvido nada, desse padrão se postergar até final de Maio.

 

O modelo GFS literalmente enterra o mês na anomalia positiva.

O que tem de diferente nele em relação a outros modelos é esta baixa pressão sinalizada no mapa abaixo.

E como sabemos, quando isto ocorre de uma certa forma gera uma espécie de bloqueio para subida de massas de ar polar pelo cone sul. Mas é muito interessante a projeção para o Atlântico sul pelo GFS (diria até mais interessante do que aquela apresentada pelo Europeu).

Enfim... vamos acompanhando.

753318115_Screenshot_20240504-120555_SamsungInternet.thumb.jpg.619dcb62a3a716937dff183e22260e2a.jpg

 

  • Like 7
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 03/05/2024 em 19:53, Renan disse:

 

Conforme o @Matheus b Santos já havia adiantado que ia acontecer, né ? Pura ilusão de ótica. Enfim, eu preciso confessar que minha saúde mental já está um pouco deteriorada com o padrão atual. Eu não queria me deixar afetar, mas apesar das orações, de frequentar a igreja, de me alegrar com a presença do meu amado filho....isso tudo não está sendo o suficiente para deixar meu humor normal....EU NÃO ESTOU NORMAL, e isso é culpa deste bloqueio bizarro histórico ! Aliás, eu DESAFIO qualquer um aqui a dizer que está com o emocional absolutamente normal com todo esse padrão atmosférico extremamente desafiador, em especial os amigos do RS que obviamente estão sofrendo a pior parte. 

 

E atenção: Juiz de Fora-INMET ainda não bateu o recorde absoluto de Maio, mas está quase lá...hoje deu máxima de 28,9°C e essa é a maior temperatura para Maio em 21 anos, quando tivemos 29,7°C em 2003 (atual recorde da estação). Na minha estação o recorde já foi batido pelo terceiro dia seguido (hoje máxima de 31,9°C !!!)

 

Isso já é demais para mim, eu não consigo mais... quem diria ? A pior parte do El Niño sendo em pleno outono, com ele já se desfazendo lá no oceano.... e eu digo que essa é a pior parte porque, justamente quando a gente já acreditava que estava livre do calorão, ele continua firme e forte aterrorizando a gente...são 9 meses seguidos de calor no Sudeste...não há buda que aguente isso....até quem ama calor já está cansado, e isso já ouvi de vários amigos.

Eu já “coringuei” faz tempo. 
 

Não suporto mais esse padrão, tudo que queria era uma mudança, se não for na temperatura pelo menos na chuva. Mas eu vou ser bem sincero, analisando todo o conjunto de fatores eu já me vacinei. Não acredito em frio, não acredito em chuva, e falando a verdade, acredito que não vai ter nenhuma Mp de respeito esse ano. 
 

E para desanimar ainda mais vocês os modelos já começam indicar um novo El Niño se formando ano que vem, ainda longe, mas diante das sucessivas La Niñas que tivemos eu não duvido de uma sequência de El Niño, E LEMBRANDO TIVEMOS UM EL NIÑO COM PDO NEGATIVA!!! QUANDO TIVERMOS UM COM PDO POSITIVA EU NÃO SEI O QUE ESPERAR. 

  • Like 7
  • Confused 1
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Em 04/05/2024 em 07:00, SandroAlex disse:

Não imaginava que o balde de água fria da 12z fosse gerar essas reações na galera! Até porque já estamos todos vacinados quanto essas oscilações doa modelos e vacinados quanto as ilusões também.

 

Agora pela manhã o Euro devolveu o frio num misto de seco e úmido:

 

Screenshot_20240504-065741-598.png.a5f4f063adf1fb9fb3b3337be91c1bd5.png

 

Não tem a intensidade de ontem, mas já vem reforçando a possibilidade da quebra de padrão. 

 

Só uma observação: alguns colegas precisam tomar uma fluoxetina porque se as oscilações do clima geram reações como vi nos comentários acima. Imagina as outras frustrações da vida...


Queria concordar com você, mas infelizmente vou discordar. 
 

Todo mundo acima de 25°S de latitude está saturado de tanto calor. Se fosse levemente acima da média até que ia, mas estamos tendo anomalias de 1,5°C sustentadas por meses. 
 

E não adianta, ainda que os modelos oscilem a bolha quente do Br Central não consegue ser quebrada.

 

Observe que de fato existe uma MP, ela vai subir, e eu disse que atingiria até o PR. Mas vai ser engolida pela massa quente, torço para que mude. Mas acho que não. 

 

B2AA414E-8DC4-40F3-A44F-6CB45787740C.thumb.gif.393e65da5ec98d1f0d1626ca805f0288.gif

  • Like 4
  • Sad 11
Link to comment
Share on other sites

Em 04/05/2024 em 12:46, Matheus b Santos disse:

Eu já “coringuei” faz tempo. 
 

Não suporto mais esse padrão, tudo que queria era uma mudança, se não for na temperatura pelo menos na chuva. Mas eu vou ser bem sincero, analisando todo o conjunto de fatores eu já me vacinei. Não acredito em frio, não acredito em chuva, e falando a verdade, acredito que não vai ter nenhuma Mp de respeito esse ano. 
 

E para desanimar ainda mais vocês os modelos já começam indicar um novo El Niño se formando ano que vem, ainda longe, mas diante das sucessivas La Niñas que tivemos eu não duvido de uma sequência de El Niño, E LEMBRANDO TIVEMOS UM EL NIÑO COM PDO NEGATIVA!!! QUANDO TIVERMOS UM COM PDO POSITIVA EU NÃO SEI O QUE ESPERAR. 

Inverno sem sub 10 na capital paulista, 40 graus pela primeira vez por lá.

Primavera cheia de 45+ talvez um 50...

Verão com dificuldade de baixar dos 25 em lugares que dava até sub 20.

Mínimas de 30 se tornando corriqueiras.

 

Resumindo: Um cosplay da pré monção indiana misturada com um inverno tipico do sul do Níger.

 

Eu esperaria isso num cenário desses 😃😃🤡

 

  • Like 1
  • Haha 1
  • Sad 10
Link to comment
Share on other sites

Em 04/05/2024 em 12:57, Matheus b Santos disse:


Queria concordar com você, mas infelizmente vou discordar. 
 

Todo mundo acima de 25°S de latitude está saturado de tanto calor. Se fosse levemente acima da média até que ia, mas estamos tendo anomalias de 1,5°C sustentadas por meses. 
 

E não adianta, ainda que os modelos oscilem a bolha quente do Br Central não consegue ser quebrada.

 

Observe que de fato existe uma MP, ela vai subir, e eu disse que atingiria até o PR. Mas vai ser engolida pela massa quente, torço para que mude. Mas acho que não. 

 

B2AA414E-8DC4-40F3-A44F-6CB45787740C.thumb.gif.393e65da5ec98d1f0d1626ca805f0288.gif

Percebe se o bloqueio, as cores frias no RS até o planalto sul SC, não avançam.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 4
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 04/05/2024 em 12:46, Matheus b Santos disse:

Eu já “coringuei” faz tempo. 
 

Não suporto mais esse padrão, tudo que queria era uma mudança, se não for na temperatura pelo menos na chuva. Mas eu vou ser bem sincero, analisando todo o conjunto de fatores eu já me vacinei. Não acredito em frio, não acredito em chuva, e falando a verdade, acredito que não vai ter nenhuma Mp de respeito esse ano. 
 

E para desanimar ainda mais vocês os modelos já começam indicar um novo El Niño se formando ano que vem, ainda longe, mas diante das sucessivas La Niñas que tivemos eu não duvido de uma sequência de El Niño, E LEMBRANDO TIVEMOS UM EL NIÑO COM PDO NEGATIVA!!! QUANDO TIVERMOS UM COM PDO POSITIVA EU NÃO SEI O QUE ESPERAR. 

É sério que tem sinais de um El Nino no ano que vem? Aí é pra desistir de tudo mesmo.

  • Like 2
  • Haha 3
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Em 04/05/2024 em 14:19, LeoP disse:

32,3 graus em São Paulo - SP, pela automática do INMET. Acredito que seja novo recorde histórico.

 

A previsão:

 

Screenshot_2024-05-04-14-02-32-266_com.android.chrome.thumb.jpg.47d7b910071fcbf3fdd6601a4c653028.jpg

 

A média das máximas é de 23 graus. Alarmante esse maio de 2023.

A anos acompanhando o clima, em meio a crise se escalando, tou achando que esse Maio de 2024 vai ser o evento canônico, a última pá de cal na confirmação, que as Mudanças Climáticas estão e serão mais intensas do que boa parte das previsões, incluindo as mais pessimistas. Capaz de Maio fechar com anomalias de temperatura máxima na casa dos +7°C em São Paulo. Principalmente se não tiver uma bomba polar na segunda quinzena. 

  • Like 5
  • Sad 10
Link to comment
Share on other sites

O prognóstico continua extremamente preocupante, CFS, EPS e até o GEFS concordam pra uma MP extremamente bloqueada, com altos volumes de chuva no sul, resta apenas saber onde ela irá ficar bloqueada, até o momento varia entre SC e SP (metade sul), depois disso é o que vai mandar é o retorno do anticiclone empilhado em 500~200hpa, empurrando o jato subtropical novamente lá pro extremo sul do RS, nesse cenário mais longínquo (pós 19/05) continua incerto se teremos frente fria avançando lentamente ou uma frente estacionária no Uruguai / sul do RS, esse cenário também tem variações, por enquanto pouca coisa definida nos detalhes mas novamente, repito, a tendencia de termos bloqueios ao menos até o começo de Junho é muito forte, infelizmente.
cfs-avg_T2maMean_samer_fh168-672.thumb.gif.cc6918190a7e6992bbe15c0b19448c30.gif

  • Sad 17
Link to comment
Share on other sites

Minha total solidariedade ao povo gaúcho pela calamidade meteorológica que se abateu sobre o estado. Nossa Senhora Medianeira interceda por vocês.

 

Sofri isso em 1979 em Gov Valadares MG - quase um mês e meio de bairro totalmente inundado, flagelados na enchente...

 

Se alguém colega gaúcho souber como fazer uma doação segura aos atingidos de lá, passe a dica para a gente.

Pix para governo eu não passo não. Quero ajudar quem de fato precisa.

 

 

Enquanto isso aqui no Alphaville JF

 

Máxima de ontem: 31,1˚C - recorde absoluto para maio (2020-24)...

 

Aliás, estes quase quatro primeiros dias de maio estão com média de 23˚C - anomalia de 6˚C em relação a normal.

Onde vai parar isso?

 

 

  • Like 4
  • Thanks 1
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Gente precaução acima de tudo pra não criarmos pânico kkkk... O que menos precisamos é de pânico e desespero... Na mesma medida que não devemos sustentar otimismos exacerbados de final de grade também não devemos criar pânico e pessimismo por prognósticos ainda mais longínquos... La Nina ainda nem se formou para outros prognósticos ainda mais distantes... Vamos deixar a história se desenrolar... Existem muitíssimos fatores variáveis, muitos mesmo.... Se um modelo muda radicalmente com 12 dias de antecedência que dirá com meses... Entendo que existem tendências e tendências mas de fato, na mesma medida do otimismo extremo que pode criar frustrações o pessimismo tbm extremo que cria desespero... É só uma opinião, vamos seguir acompanhando o desenrolar...

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 6
  • Thanks 12
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.