Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RamirezFZ

Members
  • Posts

    164
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by RamirezFZ

  1. Impressão minha ou as últimas sondagens evidenciam uma atmosfera muito mais gelada que os modelos previam? Totalmente fora da curva da modelagem a chuva congelada de hoje em SJ.... Teoricamente ainda nem sequer teria janela de precipitação invernal 🤣
  2. Aqui para o Leste do PR essa MP tem algum teor histórico em alguns pontos mas no quesito temperaturas, está bem padrãozona de miolo de inverno, talvez um pouco incomum pra Maio (se n me engano o Centro de CTBA tem -2 na histórica pra maio, não? Sei que na RMC afundou muiiito mais que isso em Maio, o colega @Carlos Campostalvez possa trazer valores mais expressivos) mas tanto as mínimas como máximas previstas, não estão lá muito chamativos para o leste do PR não viu, estavam nas rodadas anteriores mas pra cá o frio tem diminuído bastante, efeito colateral dos ventos e nebulosidade que tem aumentado muito rodada após rodada, os modelos tem colocado o ciclone cada vez mais perto de nós e vamos acabar sofrendo o mesmo mal que o leste do RS... Enfim o que vai me interessar nesse evento por aqui será o vento q deverá ser intenso. Por hora, Curitiba vai tendo um Maio agradabilíssimo, abaixo da média e extremamente comportado termicamente, no entanto normalmente o que vem depois de uma MP enorme dessas, usualmente é tempo mais aquecido, lá por volta dos 23~25°C. O jeito é aguardar pra ver como será pq atualmente está muito incerto kkk Histórico creio que será pro pessoal do Sudeste que a anos, como me lembro, não tem uma MP dessas em Maio, a última foi o que, em 2017 @Renan?
  3. Bizarra essa 18Z do GFS, Curitiba e o leste do Paraná, do Sul inteiro na verdade teriam recordes históricos absolutamente destruídos pra maio e em vários, inúmeros locais se teria registro de menores máximas ABSOLUTAS. Helena é você?
  4. Não diria raro, é incomum, de cabeça sei que teve em 2020, 2017, 2013 (2x), 2009 e talvez 2000 tenha acontecido também. Normalmente vem de Sudoeste ou Noroeste puxado pelo cavado da frente, dessa vez o ciclone se formou justamente aqui (o que, novamente, não é nada raro), ao longo do dia o vento girou de NO-NE pra S com a passagem da baixa exatamente por cima da nossa cabeça, no final da tarde o giro Sul dela trouxe essa nebulosidade no sentido Sul-Norte. Foi bonito de acompanhar pelo radar, pena que do trabalho não dá pra dedicar tempo ao BAZ.
  5. Ao meu ver está na verdade bem normal, já teve até mais ao norte que isso em outras ocasiões, já teve ciclone se formando lá na altura do RJ por exemplo. O que dá a impressão que está mais ao norte são as isóbaras do modelo que estão um pouco "incorretas" mas se você perceber pelo mapa da chuva, o ciclone em si de fato, irá se formar ali na altura do PR-SC, o que é extremamente comum.
  6. Veranico clássico no trimestre MJJ não acontece a um bom tempo, seguindo a definição clássica, Agosto já no entanto tem se descaracterizado tanto que não sei nem se dá pra falar em veranico, 2018-19 e especialmente 2021 por exemplo foram tão idiotamente fora do normal que arriscou ainda fazer mais calor em Agosto do que fez em Janeiro. --- Curitiba vai tendo uma semana quente porém nada próximo do exagero previsto pelos modelos, aparentemente não teremos 30°C neste Abril, a máxima do mês até o momento é de 28.3°C no INMET e 29.2°C na PWS do Prq. Barigui, valores que pela previsão, não devem ser superados, sobre o resfriamento previsto, a MP prevista agora pro começo de Maio, é ordinária, irrelevante, absolutamente comum pra cá, não merece nem comentários. Abril até o momento segue assim: O mês irá fechar acima da média apesar da ausência de calor extremo. A "gloriosa" estação automática de Curitiba já começou a "sumir" com mínimas, com aquele probleminha clássico de todos os anos, a estação deve odiar passar frio.... Aqui também foi horrível, pra você ter ideia, Junho/2019 foi tão quente que chegamos em Julho com várias árvores caducas ainda começando a amarelar as folhas, as coisas aqui não são tão diferentes daí, a distancia é insuficiente pra justificar uma mudança total de padrões climáticos anuais.
  7. 10.9°C, muito abaixo do previsto para o horário, será que vem uma sub 10 essa madrugada..? SERÁ?
  8. 13,9°C com chuva leve às 15h e não estamos em MJJA!!!!! O SAMU não é mais necessário: 🤣
  9. Curitiba, 14h da tarde, 14,6°C detalhe que a temperatura SEGUE CAINDO, necessito do SAMU.
  10. O Frio no PR é sempre subestimado e até aqui no fórum mesmo é esquecido/ignorado as vezes, na última MP por exemplo houve geada nas baixadas do extremo sul do estado, inclusive foi o Coutinho que comentou pq até eu não estava sabendo, pra piorar mais ainda temos a péssima cobertura aliada a péssima manutenção das poucas estações do INMET no estado, é uma pena TREMENDA que o Simepar não disponibiliza publicamente sequer as médias mensais de suas estações, se não fosse este instituto, daria pra afirmar que o PR seria o estado do centro-sul com a pior cobertura meteorológica, disparadamente, o resultado meio que está aí, modelos quase sempre erram quando se trata do PR, não que seja culpa deles, afinal quanto menos input de dados e informação você tem, pior será o resultado de sua projeção... Falando sobre o agora, Curitiba caminha para o que será até o momento a tarde mais fria do ano, desde as 15h de ontem a temperatura simplesmente só cai, no momento temos 15°C , sexta feira promete ser um dia gélido digno de Junho/Julho, evidenciando a anormalidade que é esta MP, para todo o Sul, o que está acontecendo nesta MP é extremamente incomum, foge bastante do padrão do mês de Março.
  11. Estou convencido que realizaram algum tipo de trabalho ou há algum escudo anti-chuva nessa cidade, pra quem pode olhar, a animação do radar do SIMEPAR É CÔMICA, a LI ABRIU EXATAMENTE em Curitiba e depois fechou de volta após passar a capital, é de cair o ... da... Simplesmente inacreditável! MAIS Inacreditável ainda foi o acumulado monçonico de 2mm no SIMEPAR, o vento chegou a 70km/h. Falando sério agora, olhem essa queda de temperatura, quase 11°C em 1h e a temperatura segue em queda livre, chamem o SAMU!!!² Edit: Bonus, queda da estação no Parque Barigui no Oeste da capital:
  12. ⚠️tempo severo se aproxima de Curitiba ⚠️, a Defesa Civil já está enviando alertas, pelo radar podemos observar uma LI bem desenvolvida indo diretamente para a capital.
  13. Como já comentado, próxima MP trará máximas extremamente baixas pra época aqui no Leste do PR, a queda nas temperaturas máximas entre Quarta e Quinta será de 13~14°C, haja saúde e farmácia! Após isto, o calor retorna porém já tem queda de temperatura aparecendo de novo, essa gangorra é de matar o peão.
  14. A "quebra" nas instabilidades previstas para acontecer durante a tarde de hoje no PR simplesmente não está acontecendo, o sistema de baixa linear (cavado) associado ao ciclone na foz do Prata segue gerando novas LIs sobre PR e SC, não descarto dos modelos errarem feio e chover pesado no leste do PR ainda hoje:
  15. Variação de 13,1°/26,4° em Curitiba, sol marcou presença ao longo do dia entre muitas nuvens porém não dá pra dizer que houve sensação de abafamento, os ventos constantes deixaram a sensação térmica relativamente confortável durante a tarde, de manhã deu até pra sentir frio, a mínima é excelente para o mês. Para os próximos dias, um período bem confortável antes de vir um frio bem invernal no começo de Abril, Euro aposta tem máximas muito baixas: E lembrando que o INMET disponibilizou publicamente sua normal 1991-2020 em seu site.
  16. INMET disponibilizou publicamente a normal 1991-2020 em seu site https://portal.inmet.gov.br/normais Sobre a estação de Curitiba, tenho minhas dúvidas, ainda não vi tudo certinho mas tenho certeza que terá alguma diferença em relação ao SIMEPAR, especialmente nos meses compreendidos entre Maio e Setembro, onde a A807, estação oficial da cidade, misteriosamente e inexplicavelmente apresenta falha em seu funcionamento, eu já havia comentado isso anteriormente, lembrando que a convencional não existe mais, por falar em convencional, na cidade atualmente a única convencional em operação é a do SBBI, Aeroporto do Bacacheri sob responsabilidade do DECEA, qual reporta dados apenas às 00, 12 e 18, a outra convencional próxima em operação também do DECEA é a do SBCT, Aeroporto Afonso Pena na Grande Curitiba, esta tendo alta confiabilidade nunca tendo apresentado dados estranhos ou deixado de reportar dados. Senhores, é impossível confiar nesta estação, sempre quando há incursões polares, ela para de funcionar, isso sem dúvidas afeta a média final dos meses invernais da cidade e aqui lembro mais uma vez, não tem mais convencional. Me digam se dá pra extrair médias com confiabilidade de equipamento nessa condição, esse problema qual ocorre desde sempre é no mínimo suspeito, em alguns anos simplesmente não há dados para períodos de 2~3 semanas inteiras, curiosamente também coincidem com períodos de frio intenso. 2021 abaixo, notem que a MP mais forte do ano entre final de Junho e o inicio de Julho está totalmente ausente: 2019, cadê as mínimas de todas essas MPs? Junho de 2016 qual teve geadas diárias durante 1 semana simplesmente não existe para o INMET, as mínimas de -0.4~2°C daquele evento sumiram, ou melhor, nunca foram registradas: Em 2014 entre 19 de Julho e 8 de Outubro, a estação não reportou nada: 2013, cadê a MP da neve? Enfim senhores, há uma quantidade quase infinita de exemplos onde levanto suspeição das médias obtidas nesta estação, lembro também que, a convencional antes de deixar de operar em 2018, já não prestava um bom serviço também, contendo lacunas e vazios iguais ou piores que a automática. Sei que alguns podem ter ficado descontentes com meus comentários prévios creio que ano passado sobre esta mesma situação mas, ela está ali, quer queira ver ou não, goste ou não, ela está ali, esta é a realidade, interpolação não adianta coisa nenhuma quando você não tem sequer os extremos diários REAIS. Escrevo esse apelo em especial aos meteorologistas do fórum, olhem e considerem os dados da A807 com extrema cautela e, sempre fiquem com os DOIS pés atrás em relação a integridade destes dados, isso não é um ataque ao INMET, é apenas um alerta para todos sobre o que vem acontecendo no monitoramento meteorológico oficial de Curitiba a quase 20 anos, são tantos dias e horas com dados ausentes tanto na automática como na convencional que você fica sem opção a não ser utilizar outras estações próximas pra completar as lacunas, algo que está longe de ser o ideal, creio que vocês irão concordar. A nossa sorte é que o SIMEPAR tem uma estação que fica exatamente ao lado mas aí vem aquela história antiga que me lembro aqui em discussão, havia desconfiança dos dados do SIMEPAR também devido a uma discrepância entre estações quais ficavam a menos de 2m uma da outra, aqui levanto a questão, qual estação estava MESMO divergindo? Dá pra colocar a mão no fogo pela estação que fica até mais de um mês sem reportar? E o que foi feito da convencional da cidade? Seus dados em formato digital sumiram, não há mais como puxar, creio que apenas em maneira física deva ter dados, o que aconteceu? Substituímos uma convencional que reportava com frequência maior, mesmo que em alguns momentos houve períodos sem data, por uma automática que em média anual, fica 130~400h offline? São tantas perguntas que não teremos jamais as repostas.
  17. Curitiba teve mínima de 15.0°C hoje no INMET, uma leve subida em relação ao valor de ontem de 14.6°C, isso que por enquanto a estação até o momento ainda não apresentou nenhuma falha de dados, mas é só questão de tempo até começar, curiosamente é sempre entre Maio e Agosto... (T°C diária da estação até o momento neste 2022 em anexo) Para os próximos dias, nada mais que o início do Outono astronômico ou a continuidade do climático que começou antes esse ano com tempo consideravelmente mais ameno e variável que durante o verão, abaixo da média pelas máximas baixas mas não foge nem um pouco do padrão qual é observado, bem, desde sempre por aqui, tanto que, é a partir de Março que as médias T°min e T°max começam a apresentar queda já na primeira quinzena do mês, acentuando-se na segunda, denotando o inicio de transição, e, não pode ser considerada uma extensão do verão, isso não exclui a variabilidade anual onde por vezes até mesmo no Sul do RS, Uruguai e centro-norte Argentino demonstra-se padrão mais quente até meados/comecinho de Abril, ainda faz calor sim em Março por todo o Cone-Sul, a diferença está naquela coisa que chamamos de mudança de padrão (ou dinâmica), se em Janeiro e Fevereiro vemos o que, no máximo 2 ou 3 sistemas frontais relevantes nesse espaço de 40~65 dias entre DJF, em Março já temos até o registro de algumas marcas interessantes com no mínimo 1-2 pulsos de intensidade considerável (para a época), as vezes é frio antecipado, as vezes não, mas de fato, pro Sul (centro-sul do PR pra baixo) e Cone Sul, ao menos já partindo da segunda quinzena ou as vezes antes como este ano, não é mais verão, Abril por sua vez sempre começa com expectativas já que para essa mesma região que denotei (centro-sul do PR pra baixo), é nesse mês que as primeiras MPs interessantes podem aparecer. Enfim, também levanto a atenção com relação a fatores geográficos, o Leste do Sul é bem diferente do Oeste por questões óbvias, é aquela velha história, se latitude fosse o único fator determinístico climatológico, éramos para estar num deserto neste instante, independente de nossos planaltos e serras, por isso discordo com veemência da utilização somente deste fator para análises bem como de comparações ou equiparações entre regiões distintas, cada canto do planeta tem suas peculiaridades e creio que o foco da maioria do fórum seja este, a observação e estudo de microclimas, seja no alto da serras e planaltos do Sul, Serras do Sudeste como o Renan vem comentando bem como eventos extremos como esse de Petrópolis ou as peculiaridades do clima tropical-equatorial do Norte/Nordeste, enfim de minha parte, encerro esse off-topic. Euro coloca mais máximas baixas no começo de Abril porém até lá, algum calorzinho intercalado com tempo ameno ou fresco, com a atenção para a chance de uma mínima interessante para a época na madrugada de Terça pra Quarta, no entanto, é certeza de que o mês de Março irá terminar com mínimas bem acima da média, abaixo da média na compensada, máximas abaixo mas não muito, os primeiros 11 dias de Março foram terríveis aqui no planalto leste. Chamo a atenção para o número de mínimas acima de 18°C em Curitiba nesse verão, tivemos muitas noites extremamente quentes para a região, como comentado pelo Carlos e demonstrado, Fevereiro e o inicio de Março pegaram pesado no calor noturno, Janeiro também teve marcas altas, como no dia 20 onde a mínima ficou em 21.1°C
  18. Comentei a esses dias que o CFS vem "chutando o balde" pra Maio rodada sim, rodada não, a insistência do modelo é bem curiosa, começo a me perguntar se o mês irá surpreender.
  19. Máxima de 23,9°C (INMET) em Curitiba, com sol entre nuvens alternando com períodos de chuva ou garoa, um dia bem variável, extremamente outonal. No momento temos 20,3°C com muitas nuvens baixas e médias mas é possível observar céu azul entre elas em vários setores da cidade. Para os próximos dias, calor intercalado com tempo ameno, e, com o prognóstico do CFS, Euro e GFS, afirmo que, para o Leste do PR e Leste de SC, o verão climático este ano, acabou.
  20. Estava olhando aqui o CFS até 768h no Pivotal, se seguir como está o prognóstico, dá pra afirmar que realmente o outono climático se instalou, não só na Argentina, Uruguai e Sul Gaúcho mas também todo o Sul Brasileiro, chamo a atenção para as datas de 8-9 a 11-12 de Abril, volta e meia o CFS coloca uma ingressão polar forte ali, corroborando o Euro que aposta também em desvio negativo entre a 2a quinzena de Março e 1a quinzena de Abril, indicando alguma coisa mais forte nesse período ali.. Falando do agora, Curitiba segue com a temperatura estacionada, não passamos de 20°C desde as 03:00h de hoje, no momento temos 17.8°C vento leste fraco, muita nebulosidade e chuva na região oeste e sudoeste da Grande Curitiba.
  21. 13h e apenas 19.1°C em Curitiba, ventos de leste fracos a moderados.... Enfim, trégua do calor Para os próximos dias há algo bem interessante aparecendo depois do dia 20:
  22. Creio que é correto afirmar, como eu afirmei lá atrás inclusive pra região de Curitiba, numa mudança de padrão, com exceção daquele pulso em Janeiro, que na verdade só trouxe frescor para regiões altas, dá pra afirmar que todo esse período de Janeiro, Fevereiro e Março até dia 11, seguia sem nenhum pulso de ar frio mais relevante, Fevereiro inclusive não teve nada para grande parte do Sul do Brasil, porém a partir desta data em Março, e, deste pulso, é evidenciado um aumento no que uma maioria do fórum chamam de dinâmica, há previsto a ingressão de várias frentes, sejam fracas ou moderadas mas ainda é precipitado afirmar que o outono começou pois, jamais esquecemos que Abril costuma surpreender negativamente e isso é válido até mesmo para o Uruguai, apenas peço pés no chão sobre essa afirmação, como o Felipe comentou, inicio de outono climático é bom verificar em retrospectiva, como eu mesmo já lembrei, Abril costuma assumir um papel de Agosto em alguns anos e meter 2 semanas de calor anormal onde menos esperam, quem é do RS já deve até saber de quais anos estou falando rs, e isso já ocorreu inúmeras vezes. Isso também não significa que possamos ter um evento de frio bem significativo ainda em Abril, apenas estou dizendo que as "portas" estão ainda "abertas" demais pra afirmar e bater o martelo em algo. Pegando um exemplo aqui de um ano que todos gostam, ao menos um mês, em 2016 antes do frio de Junho, em Março e Abril fez MUITO calor, em uma semana de Abril no RS tinha cidade batendo nos 36°C, enfim, não dá pra duvidar da capacidade de Abril de subverter expectativas. Enfim pra não ficar muito off-topic, na capital Paranaense temos 27,7°C, pressão de 1005 hPa, sol entre nuvens No interior do Paraná a chuva segue tímida, para o que era esperado, a imagem de radar abaixo engana, embora a chuva seja forte, ela está passando tão rápido pelas localidades que mal chega a acumular bem, ontem choveu mais forte no interior do Paraná, em Curitiba não choveu de maneira relevante, apenas pancadas isoladas ao longo deste dia, por experiência diria que o acumulado nessas pancadinhas isoladas não passa dos 20mm entre ontem e hoje.
  23. ^^^ Creio que é precipitado falar em inicio do Outono climático, semana que vem essas regiões, incluindo o sul do RS, estarão batendo em 27~31°C de novo, com certeza o pior período do verão passou, mas calor ainda tem para nos atormentar hehe Falando daqui, em Curitiba a chuva que ameaçou cair ontem de noite não veio, e, hoje pelo andar das áreas de chuva no radar, é capaz que chova pouco ou quase nada, o jeito é torcer para que haja reviravolta durante o final da tarde/noite No momento temos 28.1°C, pressão baixa de novo (1007 hPa) e muito sol por enquanto, ventos moderados de Oeste/Noroeste, evidenciando condição pré-frontal.
  24. Creio que ninguém falou estritamente em Outono, mas sim mudança de padrão, estamos saindo daqueles 17~35°C constantes de Janeiro e Fevereiro pro algo mais dinâmico, sendo isso justamente a "reta final do verão climático", o que normalmente no RS, SC e PR é observado sempre a partir de março/abril, temos um leve aumento na entrada de frentes frias e massas de ar seco/fresco, muitas vezes a primeira bomba forte já pode vir em Abril como já ocorreu em muitos anos, mas, ares de outono típico é precipitado falar até pro Uruguai, Março ainda pode fazer muito calor em toda essa região do cone-sul, creio que o local onde o outono realmente começa a dar as caras nessa época do ano é o sul da província de Buenos Aires, algo como Bahia Blanca, Mar del Plata, ali sim a queda nas médias começa a ser sentida e observada já nessas épocas, ainda que de maneira tímida também.
  25. Atlântico Sul é extremamente imprevisível, eu basicamente nem considero previsões pra aquela região ali, só a faixa subtropical e temperada do Atlântico Sul pode passar em questão de 1 mês de um desvio -2 pra +2 com uma facilidade absurda, são águas extremamente "perturbadas" hehe
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.