
RamirezFZ
Members-
Posts
255 -
Joined
-
Last visited
About RamirezFZ
- Birthday 11/25/1989
Location
-
Location
Curitiba
Recent Profile Visitors
The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.
RamirezFZ's Achievements
-
Chuva de moderada intensidade com 6°C Tem um pessoal de SP que veio pra cá a trabalho na minha firma, a opinião é bem dividida, uns adoram, outros estão odiando a semana que escolheram pra vir rsrs Gráfico de temperatura da estação do SIMEPAR está bem interessante, a variação diurna é basicamente inexistente, lembra muito algumas estações no extremo sul do Chile 👇
- 444 replies
-
- 19
-
-
Curitiba está sub 10 desde as 19h de ontem, NEM abri os dados da automática pq tenho certeza que tem algum 10.0°C lá pra estragar a sub-10 pela enésima vez, parece até proposital.
- 444 replies
-
- 18
-
-
-
Curitiba quase toda negativa, geada severa, a estação marcando 1.9c deve estar fumada, está mais quente q o inmet no centro urbano rs
- 3237 replies
-
- 18
-
-
-
Já percebo alguns sinais de geada negra na vegetação, vamos ver amanhã o estrago, 10h da manhã e ainda tem estação em Curitiba marcando 3~4°C, com vento, advecção absurda!
- 3237 replies
-
- 19
-
-
-
Não seria surpresa alguma se começasse a nevar com essas temperaturas, eu ficaria atento, na terra do tio sam já vi neve com 6~7°C no solo, tá certo q o perfil vertical era diferente, mas, as vezes é necessário não se prender muito na conjectura estabelecida, de certa forma um defeito comum no Brasil, o cara lê A, prega que será A até o fim dos tempos. Torço para que os Portenhos vejam neve, é raro ter uma chance dessas, é impressionante como as capitais nacionais mais meridionais da America do Sul tem tanta dificuldade em ter neve, Santiago eu acho um absurdo não ver o fenômeno com mais frequência, ainda mais que o período chuvoso é o inverno, azar ou sorte do destino, vai saber rs Aqui em terras tupiniquins, Curitiba segue tendo uma segunda-feira chuvosa, a temperatura despencou assim que o vento virou, já dá pra sentir a mudança no ar 👇
- 3237 replies
-
- 22
-
-
-
Eu não consideraria muito a chance de algo aparecer na área urbana da capital, agora, nos topos que cercam o planalto, a chance de algo invernal é alta, especialmente Araçatuba (1680mts), Marumbi (1450mts), Anhangava (1420mts) quais pelo o que vi, devem ter umidade orográfica no momento da chegada do cavado e frio em altitude. Eu também não me surpreenderia se rolasse algo na Serra do Ibitiraquire com seus diversos cumes acima dos 1600-1700 mts e nesse meio temos o Pico Paraná com 1877m, lá os modelos no bruto chegam a dar -7 a -9c no pico com ventos de 60 a 80km/h, frio de lascar independente de neve. Espero que nenhum doido resolva acampar por lá no Pico Paraná, a situação lá em cima ira expor alto risco a vida... 2013 tivemos um montanhista que ficou lá e chegou de registrar chuva congelada e chuva congelante, mas sinceramente dessa vez passo o registro, a pessoa q subir lá irá correr riscos com raios na passagem da frente e depois frio extremo sob condições adversas.
- 3237 replies
-
- 15
-
-
Parte dessa confusão se deve ao fato de Alerta e Informativo, terem conotações diferentes entre o Brasil e o resto da américa latina, nossos alertas aqui são informativos lá, o que os metereologistas do país vizinho não entenderam é que a Marinha está apenas informando sobre a situação, ademais, se vento de 80~130km/h que deve atengir ali o leste do pais vizinho, não é motivo para estar atento, então esse problema não é nosso, é do país vizinho.
-
Trajetória ATUAL do remanescente do olho de Milton é PÉSSIMO para a baía de Tampa! Ao que tudo indica o olho deve atingir mais ao norte que previsto na maioria dos modelos, o consenso era Sarasota porém a não ser que o ciclone curve subitamente para leste, a trajetória atual empurra o landfall para norte, talvez até mais ao norte de Tampa.
-
Milton está finalizando seu primeiro (e o que pode ser o único) ERC, no radar de Cancun já podemos perceber uma parede bem definida, ainda não 100% saudável, possivelmente há algum shear em médios níveis que está perturbando o olho, a tendencia é que esse novo olho se consolide e Milton volte a se intensificar, mas também temos a questão que a partir de agora, Milton estará cada vez mais sob influencia de cisalhamento em médios e altos níveis, isso já é um pouco visível nas imagens de satélite, o Outflow de Milton já está interagindo com o cavado no quadrante NO, esse mesmo cavado deve se intensificar e eventualmente absorver o ciclone.
-
O olho interno já era, no GOES (IR) já fechou tudo, queria ver o radar que ficava próximo e estava conseguindo captar o ciclone, mas saiu fora do ar amanhã devemos ver Milton voltar a se intensificar, com a expansão do campo de ventos fica a piora do quadro para as previsões de storm surge na Florida.
-
Em todos os casos logo após um ERC a tendência é uma intensificação rápida, no caso do Milton pelo o que tem de dados, pode ser explosiva, mas o maior problema de um ERC agora é a expansão do campo de ventos, uma parede mais organizada com um núcleo quente mais profundo e vasto, horizontalmente, também dificultam a ação de shear, mas no caso do Milton, não deve influenciar, a tendência é ele encontrar shear moderado a severo conforme se aproxima da Florida. Mas isso temos que aguardar, ver como a tempestade começa a interagir com o shear, por enquanto Milton está numa zona excelente para desenvolvimento.
-
Pelas imagens mais recentes, parece que Milton iniciou um ERC, circulação na parede do olho bagunçou e o outflow deixou de ser simétrico, fortes indícios de um eyewall replacement cycle em progresso, o que vai de acordo com alguns modelos. Numas imagens de radar que vi de manhã ali dos nossos colegas no México, já havia um indício de uma segunda parede no lado leste, creio que vamos ter uma melhor ideia só amanhã cedo. Mas claramente há algo perturbando bastante a circulação do sistema.
-
Creio que no caso do México os maiores danos fiquem com município portuário de Progreso (efetivamente é o porto de Mérida), inclusive a coisa deve estar muito feia por lá agora, depois disso Milton deve se afastar, Cancún pode ter incidentes envolvendo vento intenso e alguma chuva volumosa, mas o ciclone em si não deve se aproximar da cidade ao ponto de causar danos diretos, e, nem da zona hoteleira nos bancos de areia.
-
É quase certeza que esse valor de Curitiba não se mantem até 2030, já foi igualada em outros meses 4 vezes, a mais recente foi agora em Maio se não me engano, esse ano mesmo ainda tem chances altíssimas de renovar esse valor, especialmente dado os verões extremamente secos que andamos tendo por aqui, o estrago da nossa média e extremos está feio, bem feio.
- 1192 replies
-
- 11
-
-