Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RamirezFZ

Members
  • Posts

    241
  • Joined

  • Last visited

About RamirezFZ

  • Birthday 11/25/1989

Location

  • Location
    Curitiba

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

RamirezFZ's Achievements

Community Regular

Community Regular (8/14)

  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Dedicated Rare
  • Reacting Well Rare

Recent Badges

2.7k

Reputation

  1. É quase certeza que esse valor de Curitiba não se mantem até 2030, já foi igualada em outros meses 4 vezes, a mais recente foi agora em Maio se não me engano, esse ano mesmo ainda tem chances altíssimas de renovar esse valor, especialmente dado os verões extremamente secos que andamos tendo por aqui, o estrago da nossa média e extremos está feio, bem feio.
  2. Janeiro/2019 passei em Paranaguá, nunca mais, peguei máxima de 40 e mínima de 25, tinha dias que era 2 da madrugada e ainda fazia 28, insuportável, o clima de verão nas baixitudes sulistas é totalmente intragável. -- Próximos dias pelo Euro pra cá são 'meh', ficamos na borda da bolha quente ao norte, faz calor mas nada surpreendente... desanimador. Pelo andar da carruagem, considerando os fatores expostos agora, maçarico vem com tudo em Outubro hein, já to me preparando psicologicamente.
  3. Máxima de 13.5°C em Curitiba, com sol entre nuvens, como já comentado, vento minuano cortante, com rajadas entre 30 e 35km/h nos pontos altos. Devemos ter algo entre 0 e -1°C na região central da capital, o que se traduz em -2 a -3°C nas áreas suburbanas, nas baixadas pode descer mais se o vento não atrapalhar, creio que deva vir um valor interessante das estações da Borda da Mata e principalmente do Orleans. Panorama do dia (webcam):
  4. Exatamente, desculpe se fui rude. Mas, é bom pensar nessa interação, pois, quando se fala em Amazonia ser a fonte das águas (de certa forma é) se está vendo algo micro sem perceber o macro, e, ao entender isso como um todo, você começa a facilmente entender a ZCIT e seu comportamento, o porquê a TSM ao longo do Equador afetar tanto seu posicionamento, o porquê das interações da ENSO com o padrão de chuvas, é o oceano comandando cara, sempre foi, tudo por massa ascendente de ar e ela, a umidade. Ainda estendendo um pouco, sobre o uso da água por árvores, há vários estudos que apontam uma certa ineficiência de florestas tropicais, como um todo, no uso de seus recursos hídricos, isso se deve a competitividade extrema e o clima sempre quente, algumas árvores chegam a usar mais de 100 litros de água por dia durante os meses mais secos. O que cito abaixo é mais relacionado a Amazonia e é parte de outro estudo mais complexo mas vale a pena, claro que nada destes artigos afirma ser a verdade absoluta, somos apenas alguns dos que tentam entender o meio que vivemos, e, questionamos onde é possível o por que das coisas. https://doi.org/10.3389/fpls.2022.825097
  5. Tipo, o estudo como um todo simplesmente concorda comigo ¯\_(ツ)_/¯ Talvez não tenha expressado bem, note que estou afirmando, a floresta é um mecanismo obrigatório na manutenção da umidade, mas em momento algum é afirmado de forma explícita que é o produtor dessa umidade, se fosse o caso, o padrão de chuvas observado nessas regiões seria drasticamente diferente. In layman's terms: árvore recebe umidade do oceano Atlántico e também extrai do aquífero amazônico (as de grande porte); usa a maioria para seu desenvolvimento e devolve uma parte para a atmosfera através da evapotranspiração; essa umidade é removida da floresta pela atmosfera; cai no sudeste na forma de chuva durante ZCOUs e ZCAS; profit Tendeu agora?
  6. ² . Me lembro do debate e embate sobre a definição da nascente do Rio Nilo, o que tem certa relevância para o tema, oras, onde o rio nasce, no lago, na floresta, nas montanhas do Quênia, ou, das montanhas na Tanzania? Ou talvez esse rio, como a vasta maioria dos outros, deva de alguma forma a sua sustentação aos oceanos e aquíferos de nosso planeta, que precedem e em muito a existência de todos os rios, florestas e lagos atualmente existentes em nosso tempo?
  7. Não há proporção considerável vindo da floresta, a influência dela e outras é como exatamente descrito nos estudos realizados sobre o tema, elas são um mecanismo imperativo na manutenção do ingresso de umidade para dentro do continente, mas não produzem essa umidade, seria insano afirmar tal coisa, tendo em vista que uma das funções de uma árvore é consumir água para se sustentar e desenvolver, o processo de Evapotranspiração é apenas a devolução da umidade recebida pela planta de outro local de volta para a atmosfera, e como a atmosfera é um sistema fluido e dinâmico, sempre em movimento, essa umidade é inevitavelmente transportada para outro local. Você pode imaginar que não faz o menor sentido, a conta jamais fecharia, é óbvio que a maior fonte de umidade em qualquer ciclo hídrico é o oceano, o que é um Amazonas próximo do oceano Atlántico, só na parte intertropical são mais de 30 milhões de quilômetros² de área em evaporação constante durante o dia. Se você hipoteticamente cortar essa fonte oceânica desses mecanismos, nenhuma floresta tropical duraria muito mais que alguns meses. O próprio fenômeno que abastece as nuvens das regiões equatoriais, a ZCIT, basicamente DEVE a sua existência a evaporação oceânica. Sobre o La Plata, a afirmação que 20 ou 70% de recursos hídricos vem da Amazônia, bom, é só ver da onde a umidade da Amazônia vem, é bem simples. O problema desse tipo de afirmação é que há um certo ativismo que o cerca, pois rastreia-se o funcionamento de um sistema somente até uma parte a fim de criar uma afirmação que possa vir a ser usada com algum cunho secundário, eu sumariamente descarto esse tipo de afirmação.
  8. Pelo que vejo de médias, só a América do Sul tem essa anomalia.... Que sempre existiu, só está ficando "mais quente", por uma razão ou outra. Ademais, creio que esteja intrinsicamente ligada a geografia, paredão impassável ao Oeste, montanhoso a leste com passagem fácil de ar somente ao norte e sul, oras, como denotado no histórico climático, uma hora está consideravelmente abaixo do normal durante incursões polares, e, normalmente na falta deste, esquenta com facilidade, respondendo mais ao albedo terrestre e umidade da massa de ar que ali ocupa dependendo do período do ano, se não fosse a injeção de umidade do oceano atlântico tropical, e não tanto da Amazônia como muito se divulga (floresta tropical não produz umidade, só ajuda a mantê-la no solo), sem dúvidas ALGUMA, a região seria um deserto tórrido permeada por savanas que em nada deveriam a savana tropical Africana.
  9. Essas máximas estão extrapoladas, muito provavelmente é surto do modelo ou do site, não que não vá fazer calor, eu apostaria em 28-30 nesses dias, 32 pra primeira quinzena de Agosto é simplesmente um valor estratosférico, insano. Recomendo acompanhar o MeteoBlue pra Curitiba, o relevo complexo da região faz com que raramente o EuroKing e o GFS acertem as máximas e mínimas, tem dias que subestima e tem dias que extrapola na base do surto, especialmente o GFS que vive dando recorde de 35 pra região em qualqiuer ondinha de calor. Se bem que até PoA deve trintar na próxima semana ao menos 1 dia então quem sabe, pode ser que alguns hellcordes nos planaltos caiam, qual a novidade nesse ano horrível.. É basicamente o que está faltando pra completar o pacote de pior ano.
  10. Instabilidades apresentando deslocamento que eu sinceramente não descobri ainda como é possível, segundo GFS e Euro, os ventos entre 850 e 600hpa na região são predominantemente noroeste > sudeste porém as instabilidades estão se deslocando de sudoeste para nordeste, oxi. Quando se considera abaixo de 850hpa, o vento é quase predominantemente do quadrante norte no PR e SC, no momento Curitiba registra na maioria das estações brisa leve de NNE/NE, oxi² Inclusive nenhum modelo nos determinísticos davam chuva para o leste do PR hoje, mas olha ali, tá chovendo no extremo sul da grande Curitiba, oxi³ O Euro até chega a apontar ventos nessas direções mas só a partir de 500hpa, e ainda em 5500-6000m o deslocamento é mais oeste > leste, ficando sudoeste > nordeste somente lá por 7000m, enfim vou dormir kkk
  11. Informar e comentar prognósticos de previsão probabilística é ter neura ou querer impedir a 'curtição' do momento agora? Enfim, se minha participação que é tão esporádica, é tão negativa, pois bem, a mesma não irá mais ocorrer. Que voltemos a decifrar o clima pelas estrelas e pela direção que a fumaça está indo ao vento.
  12. Mas não estou dizendo para não curtir o momento, apenas estou dizendo pra justamente não criar falsas esperanças, um ou outro sempre é o mais otimista mas temos alguns fatos inegáveis, sim, alguns locais vão terminar com um dos meses de Maio mais quente em 60, 80 anos, ninguém está esquentando a cabeça com prognóstico de longo prazo, o intuito é informar, eu não sofro com rodada nenhuma tanto do determinístico como dos ensembles, e por falar no ensemble, tanto o EPS como o GEFS, pegaram a tendência dessa MP já por volta de 12~15 de Maio, claro que o cenário mudou um pouco de uma rodada a outra mas que fique claro, bem claro uma coisa, os modelos e as previsões de longo prazo não é esse misticismo que é propagado por aqui, não estamos dando tiros no escuro, é inconcebível que em pleno 2024 ainda pensem que não temos a menor ideia do que vai acontecer daqui um mês sendo que temos o prognóstico da ENSO até o inverno do ano que vem, CFS mensal é um caso a parte, o motivo daquela bolha aparecer sempre tem suas explicações, afinal outras "bolhas" similares aparecem em outros cantos do mundo nele, é apenas um detalhe da natureza do modelo, é necessário saber interpretar o que é correto e o que é dado inútil, todo modelo produz uma certa quantidade de "ruído", situações que tecnicamente são impossíveis, creio que o que o pessoal mais está acostumado por aqui é o GFS surtando na primavera, colocando até 55°C no meio do Chaco, isso é o esperado pra resolução do modelo.
  13. Pisem um pouco no freio, 1 MP não singifica que o resto do inverno será frio, Junho segue com tendência pouco interessante, ademais, no começo do mês ainda eu disse "voltaremos a um patamar mais dentro do normal, porém segue acima da média", e é exatamente isso que vai acontecer, 1 mp diminuindo as anomalias, mas não irá mudar o padrão ao completo, é necessário ser pé no chão, essa MP nos trará a normalidade, não virá um padrão inverso ao qual estava instaurado, não teremos anomalias negativas de -8 por 4~5 semanas, é uma MP, forte para maio, comum (se tratando do Sul) para Junho-Julho, pra normal 61-90 seria banal. O mês que está com boas tendências é Julho, mas como está muito longe, absolutamente nada definido, como dito pelo Flavio, ENSO e SOI estão entrando em neutralidade agora, Junho ainda deve demonstrar sinais do menino, a coisa fica interessante é depois. E neve pra bater o martelo é só com ~4 dias de antecedencia, mas veremos, logo tem portal por aí soltando "era glacial, neve no sul", é complicado....
  14. Esse mapa é do CFS mensal do começo de Abril, seria a mesma coisa que pegar uma rodada do GFS do começo do mês, recomendo a utilização do CFS semanal, o mensal é interpolado demais nessas representações gráficas, só produz dados inuteis, veja como está o prognóstico pro final de Maio, extremamente similar Euro e GFS, captando a reversão das anomalias:
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.