Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RamirezFZ

Members
  • Posts

    164
  • Joined

  • Last visited

About RamirezFZ

  • Birthday 11/25/1989

Location

  • Location
    Curitiba

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

RamirezFZ's Achievements

Enthusiast

Enthusiast (6/14)

  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Dedicated Rare
  • Reacting Well Rare

Recent Badges

1.9k

Reputation

  1. Impressão minha ou as últimas sondagens evidenciam uma atmosfera muito mais gelada que os modelos previam? Totalmente fora da curva da modelagem a chuva congelada de hoje em SJ.... Teoricamente ainda nem sequer teria janela de precipitação invernal 🤣
  2. Aqui para o Leste do PR essa MP tem algum teor histórico em alguns pontos mas no quesito temperaturas, está bem padrãozona de miolo de inverno, talvez um pouco incomum pra Maio (se n me engano o Centro de CTBA tem -2 na histórica pra maio, não? Sei que na RMC afundou muiiito mais que isso em Maio, o colega @Carlos Campostalvez possa trazer valores mais expressivos) mas tanto as mínimas como máximas previstas, não estão lá muito chamativos para o leste do PR não viu, estavam nas rodadas anteriores mas pra cá o frio tem diminuído bastante, efeito colateral dos ventos e nebulosidade que tem aumentado muito rodada após rodada, os modelos tem colocado o ciclone cada vez mais perto de nós e vamos acabar sofrendo o mesmo mal que o leste do RS... Enfim o que vai me interessar nesse evento por aqui será o vento q deverá ser intenso. Por hora, Curitiba vai tendo um Maio agradabilíssimo, abaixo da média e extremamente comportado termicamente, no entanto normalmente o que vem depois de uma MP enorme dessas, usualmente é tempo mais aquecido, lá por volta dos 23~25°C. O jeito é aguardar pra ver como será pq atualmente está muito incerto kkk Histórico creio que será pro pessoal do Sudeste que a anos, como me lembro, não tem uma MP dessas em Maio, a última foi o que, em 2017 @Renan?
  3. Bizarra essa 18Z do GFS, Curitiba e o leste do Paraná, do Sul inteiro na verdade teriam recordes históricos absolutamente destruídos pra maio e em vários, inúmeros locais se teria registro de menores máximas ABSOLUTAS. Helena é você?
  4. Não diria raro, é incomum, de cabeça sei que teve em 2020, 2017, 2013 (2x), 2009 e talvez 2000 tenha acontecido também. Normalmente vem de Sudoeste ou Noroeste puxado pelo cavado da frente, dessa vez o ciclone se formou justamente aqui (o que, novamente, não é nada raro), ao longo do dia o vento girou de NO-NE pra S com a passagem da baixa exatamente por cima da nossa cabeça, no final da tarde o giro Sul dela trouxe essa nebulosidade no sentido Sul-Norte. Foi bonito de acompanhar pelo radar, pena que do trabalho não dá pra dedicar tempo ao BAZ.
  5. Ao meu ver está na verdade bem normal, já teve até mais ao norte que isso em outras ocasiões, já teve ciclone se formando lá na altura do RJ por exemplo. O que dá a impressão que está mais ao norte são as isóbaras do modelo que estão um pouco "incorretas" mas se você perceber pelo mapa da chuva, o ciclone em si de fato, irá se formar ali na altura do PR-SC, o que é extremamente comum.
  6. Veranico clássico no trimestre MJJ não acontece a um bom tempo, seguindo a definição clássica, Agosto já no entanto tem se descaracterizado tanto que não sei nem se dá pra falar em veranico, 2018-19 e especialmente 2021 por exemplo foram tão idiotamente fora do normal que arriscou ainda fazer mais calor em Agosto do que fez em Janeiro. --- Curitiba vai tendo uma semana quente porém nada próximo do exagero previsto pelos modelos, aparentemente não teremos 30°C neste Abril, a máxima do mês até o momento é de 28.3°C no INMET e 29.2°C na PWS do Prq. Barigui, valores que pela previsão, não devem ser superados, sobre o resfriamento previsto, a MP prevista agora pro começo de Maio, é ordinária, irrelevante, absolutamente comum pra cá, não merece nem comentários. Abril até o momento segue assim: O mês irá fechar acima da média apesar da ausência de calor extremo. A "gloriosa" estação automática de Curitiba já começou a "sumir" com mínimas, com aquele probleminha clássico de todos os anos, a estação deve odiar passar frio.... Aqui também foi horrível, pra você ter ideia, Junho/2019 foi tão quente que chegamos em Julho com várias árvores caducas ainda começando a amarelar as folhas, as coisas aqui não são tão diferentes daí, a distancia é insuficiente pra justificar uma mudança total de padrões climáticos anuais.
  7. 10.9°C, muito abaixo do previsto para o horário, será que vem uma sub 10 essa madrugada..? SERÁ?
  8. 13,9°C com chuva leve às 15h e não estamos em MJJA!!!!! O SAMU não é mais necessário: 🤣
  9. Curitiba, 14h da tarde, 14,6°C detalhe que a temperatura SEGUE CAINDO, necessito do SAMU.
  10. O Frio no PR é sempre subestimado e até aqui no fórum mesmo é esquecido/ignorado as vezes, na última MP por exemplo houve geada nas baixadas do extremo sul do estado, inclusive foi o Coutinho que comentou pq até eu não estava sabendo, pra piorar mais ainda temos a péssima cobertura aliada a péssima manutenção das poucas estações do INMET no estado, é uma pena TREMENDA que o Simepar não disponibiliza publicamente sequer as médias mensais de suas estações, se não fosse este instituto, daria pra afirmar que o PR seria o estado do centro-sul com a pior cobertura meteorológica, disparadamente, o resultado meio que está aí, modelos quase sempre erram quando se trata do PR, não que seja culpa deles, afinal quanto menos input de dados e informação você tem, pior será o resultado de sua projeção... Falando sobre o agora, Curitiba caminha para o que será até o momento a tarde mais fria do ano, desde as 15h de ontem a temperatura simplesmente só cai, no momento temos 15°C , sexta feira promete ser um dia gélido digno de Junho/Julho, evidenciando a anormalidade que é esta MP, para todo o Sul, o que está acontecendo nesta MP é extremamente incomum, foge bastante do padrão do mês de Março.
  11. Estou convencido que realizaram algum tipo de trabalho ou há algum escudo anti-chuva nessa cidade, pra quem pode olhar, a animação do radar do SIMEPAR É CÔMICA, a LI ABRIU EXATAMENTE em Curitiba e depois fechou de volta após passar a capital, é de cair o ... da... Simplesmente inacreditável! MAIS Inacreditável ainda foi o acumulado monçonico de 2mm no SIMEPAR, o vento chegou a 70km/h. Falando sério agora, olhem essa queda de temperatura, quase 11°C em 1h e a temperatura segue em queda livre, chamem o SAMU!!!² Edit: Bonus, queda da estação no Parque Barigui no Oeste da capital:
  12. ⚠️tempo severo se aproxima de Curitiba ⚠️, a Defesa Civil já está enviando alertas, pelo radar podemos observar uma LI bem desenvolvida indo diretamente para a capital.
  13. Como já comentado, próxima MP trará máximas extremamente baixas pra época aqui no Leste do PR, a queda nas temperaturas máximas entre Quarta e Quinta será de 13~14°C, haja saúde e farmácia! Após isto, o calor retorna porém já tem queda de temperatura aparecendo de novo, essa gangorra é de matar o peão.
  14. A "quebra" nas instabilidades previstas para acontecer durante a tarde de hoje no PR simplesmente não está acontecendo, o sistema de baixa linear (cavado) associado ao ciclone na foz do Prata segue gerando novas LIs sobre PR e SC, não descarto dos modelos errarem feio e chover pesado no leste do PR ainda hoje:
  15. Variação de 13,1°/26,4° em Curitiba, sol marcou presença ao longo do dia entre muitas nuvens porém não dá pra dizer que houve sensação de abafamento, os ventos constantes deixaram a sensação térmica relativamente confortável durante a tarde, de manhã deu até pra sentir frio, a mínima é excelente para o mês. Para os próximos dias, um período bem confortável antes de vir um frio bem invernal no começo de Abril, Euro aposta tem máximas muito baixas: E lembrando que o INMET disponibilizou publicamente sua normal 1991-2020 em seu site.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.