Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RamirezFZ

Members
  • Posts

    137
  • Joined

  • Last visited

About RamirezFZ

  • Birthday 11/25/1989

Location

  • Location
    Curitiba

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

RamirezFZ's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Dedicated Rare
  • Reacting Well Rare

Recent Badges

1.6k

Reputation

  1. Temos 28°C com pressão em 999,1 hPa neste momento em Curitiba, valor um pouco incomum, muito vento com rajadas superando os 50km/h, baita ciclone.
  2. A chuva das instabilidades de ontem e hoje aqui no Leste do Paraná foram uma decepção total, o acumulado em Curitiba no Simepar foi de meros 0,5mm e impressionantes 0,8mm no INMET, que zica que está pra chover esse ano aqui viu!
  3. Agosto e Setembro foram tão estupidamente anômalos aqui que esse Outubro levemente abaixo da média até parece ter trocado de estação, pela previsão simplesmente não há calor, tivemos até alguns dias com máximas baixas dignas de Junho-Julho e isso pela previsão irá se repetir. O interessante é a chuva para nós, aqui apesar das últimas chuvas, o déficit ainda é demasiadamente grande. Mais instabilidades se formando e organizando no RS e SC, quais devem avançar ao longo deste final de semana pelo sul do país:
  4. Não é todo dia que se vê uma frente avançando dessa forma, com o cavado curvado e as instabilidades seguindo de Sudoeste à Nordeste, normalmente a curva do cavado é o oposto do que se nota na imagem de radar abaixo...
  5. É interessante também como os maciços mais altos como o Pico Paraná e as mediações da Serra do Ibitiraquire possuem uma aparência mais árida devido a exposição e altitude, o PP com seus 1922 m (IBGE) mal tem vegetação no seu topo, o Camapuã fora alguns matinhos, é basicamente rocha exposta, acho essas paisagens maravilhosas. Pra não fugir do tema do tópico, variação de 14.1/31.0°C aqui, apesar da máxima o dia foi agradável devido ao vento constante, entre 11:30 e 13:00 houve nebulosidade, até deu pra sentir um pouco de abafamento. Pelas previsões essa semana será de mudanças, o calor e tempo no geral, agradável dará espaço a chuva e "frio" no final de semana, já a partir de Quarta (29) é prevista queda na temperatura, a chuva que vem sendo prometida é muito boa, Outubro já começa chuvoso: Outro dado interessante é que a partir dessa semana o dia terá 13 horas de luz visível aqui no paralelo 25° sendo que o dia em si dura 12h13m.
  6. A geografia por muitas vezes é mais importante que a latitude, especialmente quando se fala só das regiões compreendidas entre as latitudes médias, uma latitude elevada nem sempre é sinônimo de "dinâmica", Saara é um exemplo de sazonalidade elevada por volta do paralelo 30, o mesmo que de POA, mas há total ausência de dinâmica no sentido de sistemas frontais, quando se leva esse conceito pra astronomia, é ainda mais complicado relacionar a distancia do equador com "dinâmica" há vários exemplos onde isso simplesmente não é o caso, voltando pra Terra, a Índia basicamente não sente os efeitos dos sistemas frontais que se originam na Rússia, os Himalaias bloqueiam quase tudo, o inverno deles é bem brando, pouquíssimos extremos e a chuva do monção depende basicamente de chuva convectiva alimentada pela mudança nos ventos que levam umidade do oceano indico pra dentro do subcontinente indiano, enfim encerro meu off-topic (pero no mucho) por aqui hehe. Pra não ficar 100% off-topic; nebulisodade aumentou aqui na capital, porém ainda venta MUITO. Pra que vírus de gripe com um clima desse (figura abaixo), fiquei doente sem nem sair de casa, aaah a primavera Curitibana 🤡....
  7. Ventania do cão aqui na capital Paranaense, rajadas em torno dos 45-50km/h do quadrante norte/noroeste, presságio da mudança no tempo que deve ocorrer amanhã, vamos tendo mais um dia quente, bem acima da média, a máxima deve atingir 30°C, Simepar já registra 28,6°C
  8. Aqui no norte da capital a chuva foi forte mas rápida, pena que desconheço pluviômetro decente nas proximidades, no momento não posso olhar mas creio que o acumulado foi algo entre 10-15mm, a nuvem deve ter passado bem em cima de nós aqui hahah Enfim creio que de certa maneira os modelos erraram, não era pra chover hoje com essa facilidade, durante toda a tarde era possível ver CBs despejando água em alguma região do planalto, de maneira bem isolada.
  9. Aaah na verdade é um pouco mais complicado; A Mata Atlântica é um bioma, não tipificação de floresta, dentro da Mata Atlântica há vários tipos de vegetação, entre elas, as mais dominantes no sul são subtropicais como a mais famosa, Ombrófila Mista que é a Mata das Araucárias, no caso da Ombrófila Densa, embora não haja distinção, é reconhecido variação na presença de espécies ao longo da costa conforme se avança em latitude. A presença de palmeiras pouco diz sobre o clima tendo em vista que as duas espécies mais comuns de palmeira no sul, o Jerivá seguido pelo Butia, são extremamente resistentes ao frio, sendo que a variante Catarinense e Uruguaia do Butia, já foi introduzido com sucesso ao estado de Nova Iorque nos Estados Unidos por exemplo. Grande parte também dessas palmeiras de menor porte, foi introduzida à região, não é nativa da região embora sejam do bioma como um todo. Enfim não me alongo, creio que seja mais uma discussão para o thread de Botânica hahaha.
  10. Modelos errando miseravelmente a previsão desse pequeno sistema frontal, a chuva que era para ser mais retida ao RS e sul de SC, já avança para o leste do PR e pelo radar, aparenta pleno desenvolvimento, Curitiba arrisca amanhecer com chuva, colocando a previsão de calor intenso para hoje (06) em dúvida assim como a acurácia para a duração do tal calor esperado em parte do Sul e Sudeste para a segunda metade do mês... (não duvido nada que o Brasil central mesmo, torre sem dó pois é normal pra época, apenas creio que os modelos estão exagerando na abrangência dessa bolha quente). Já durante o final da tarde houve uma chuva tímida em alguns bairros da capital, contrariando todos os modelos que nem precipitação mostravam no horário, abaixo vemos esse sistema dando um baile nos modelos:
  11. Pra Curitiba, setembro promete mais dinâmica na sua primeira quinzena do que Agosto teve por inteiro. 😆 O GFS aposta numa dinâmica ainda maior com bons volumes de chuva sendo previstos no GEFS para todo o Sul: GEM no seu ensemble, GEPS também é otimista com a dinâmica: São membros da Araucária Araucana, nativa da região e parente próxima da A. Angustifólia, nativa do Brasil e partes da Argentina.
  12. Como eu já dizia no começo da onda de calor, fechou basicamente tudo acima da média, só a média máxima que ficou comportada, basicamente devido ao frio intenso daquela MP do dia 11, fora isso foi uma grande decepção no que vinha sendo até então um ano quase inesperado com vários meses seguidos abaixo da média. Mais um dos inúmeros Agostos totalmente descaracterizados por aqui.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.