Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Junho/2023


Recommended Posts

Em 22/06/2023 em 17:59, Leandro A M Leite disse:

Por falar em frio, hoje completam-se 90 anos da menor temperatura já registrada em Cuiabá, 1,2 C em 22 de junho de 1933, época de Getúlio Vargas e da Grande Depressão, uma vez um taxista me contou que havia fotos da geada desse dia na sede da Defesa Civil, mas que jamais foram disponibilizadas na internet.  

Leandro Leite, essa massa polar poderosa, foi democrática, gelou o Centro-Sul de Minas e todo RJ, teve estação perto do litoral no RJ, que registrou 4,x.

  • Like 6
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2023 em 20:00, Renan disse:

@Carlos Campos obrigado pela tentativa de defender, mas definitivamente é uma cidade meio azarada mesmo. Juiz de Fora é a cidade do “raramente”:

 

- Raramente faz frio intenso (abaixo dos 5 graus) e consequentemente raramente ocorrem geadas;

- Raramente faz calor intenso (acima dos 35 graus);

- Raramente faz máximas baixas (abaixo dos 15 graus);

- Raramente faz mínimas altas (acima dos 20 graus);

- Raramente ocorrem eventos de chuva extremos (100mm ou + em 24h).

 

 

Tirando a parte dos extremos de chuva, se vc colocar um "super" na frente de "raramente", pronto: temos BH. :D

 

Ah, tenho até o momento 0 máximas sub-20 no ano e 0 mínimas sub-10. Também fazem 60 dias consecutivos que não sei o que é 30ºC ou mais. É um clima muito sem vergonha esse.

 

Agora (20:37), 16ºC.

 

Edited by LeoP
  • Like 2
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2023 em 20:02, Renan disse:


Nani, que estação é essa ? Recente ? Se for em Rosario de Minas , o dado não me surpreende , aquilo lá é um gelo. 

Renan,

ela aparece no mapa do wunderground, a leste de Rosário de Minas.

Aqui outro anoitecer frio. Amanhecer de sexta gelado para nossos padrões.

  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Buenos Aires hoje:

Mínima: 7,6°C
Máxima: 16,9°C

Manha de neblina e dia de sol e muitas nuvens. Nas regioes próximas ao rio da Prata a visibilidade esteve um pouco reduzida o dia todo.

Agora o tempo está abrindo, temos poucas nuvens, 12,8°C, URA de 77% e vento norte a 9 km/h.

Para amanha, o SMN indica neblina de manha e muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 9°C e máxima de 18°C. O sol nasce às 8h e se poe às 17h50.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Dia levemente frio e úmido com variação de 15,0 / 19,2 °C na base aérea de Canoas.

Pelo weather.com aparece chance de instabilidades ao longo da madrugada e manhã de sexta. No aguardo. 🧐

 

 

  

Em 22/06/2023 em 17:49, Carlos Campos disse:

Com calor, vc tendo condições financeiras e nada pra fazer, fica na sombra deitado na rede, vai na sorveteria, toma banho refrescante, vai passear no parque.. faz um monte de coisas legais q a gente vê nas novelas. Com frio a gente só fica encolhido e rezando pra sair um solzinho...

 

No frio e chuva, tendo condições financeiras, tudo fica também mais fácil, principalmente pra lavar e secar roupa, que pode dar muito custo no inverno pela necessidade de roupas mais pesadas e às vezes ficamos sem opção além de uma secadora. he he he

 

image.png.5710fba0007196b8cae26b58bc61f04d.png

  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2023 em 20:46, marinhonani disse:

Renan,

ela aparece no mapa do wunderground, a leste de Rosário de Minas.

Aqui outro anoitecer frio. Amanhecer de sexta gelado para nossos padrões.


Bem interessante, Nani, porém verifiquei aqui que a confiabilidade da estação não é das melhores, pois a marca é WRF Comercial (Arduino), e a conexão dela ainda está oscilando. Bom…se estiver bem posicionada , num local bom, vou pensar em considerar, por enquanto vou comparar os dados dela com os da estação de Bias Fortes, pois ambas estão bem próximas e em relevo parecido. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2023 em 08:37, Carlos Campos disse:

Ontem, a instabilidade produzida pelo sistema frontal (até agora não sei se quente ou frio, mas vou chutar: quente) chegou ao Paraná provocando chuvas isoladas no sudoeste e em parte do centro-sul estadual. Com essa aproximação, o céu se encheu de nuvens medianas por aqui e a temperatura mínima deu uma boa subida. A máxima ficou estável.

Nuvens Altocumulus se deslocando de NW para SE no começo da tarde de ontem (em preto e branco para dar aquele ar de mistério que eu encontrava nas fotografias dos antigos livros de climatologia):

20230622_082212.gif.551e69c43bf5b0224e9fd7fbb170fa1a.gif

 

Ontem a variação na nossa PWS ficou entre 9,6°C e 22,6°C.

Hoje a mínima subiu para 12,9°C e a máxima pode ficar no mesmo patamar observado ontem, então o @RafaelBHZ já estará devidamente confortável em Curitiba, vivenciando o padrão BH, com exceção do Sol q aqui está mais inclinado e da possibilidade de chuvas, q lá em Minas tem pouca nesta época.

Choveu fraco, inclusive, durante a madrugada e ainda há possibilidade de novas pancadas nas próximas horas.

 

Hoje foi o primeiro dia desde que cheguei aqui que saí do apartamento de bermuda e camisa de manga curta, sem nenhuma sensação de frio, com exceção de agora a noite. Mas confesso que o clima dos dias anteriores, com mais frio, estava me agradando mais. Combina com Curitiba. 

 

Mas o frio também é psicológico. Foi bizarro sair 10:00 e eu ser um dos poucos sem agasalho nas ruas, enquanto a maioria das pessoas estava até com roupas pesadas. Alguns de toucas, cachecóis. 

 

No mais, estou gostando muito da estadia, vim ver se Curitiba era tudo isso e acabei descobrindo que não só é tudo isso, como muito mais do que normalmente é dito por aí. Por aqui me sinto totalmente em casa. 

 

Abaixo, duas fotos tiradas hoje. Esta na região do bairro Uberaba no meio da tarde, com o clima padrão BH no inverno.

 

20230622_141029.thumb.jpg.6ca48cafd1dc53f51051d646808828a9.jpg


Esta agora a noite tirada daqui da região central, já com o tempo encoberto e alguma chuva fraca.

 

20230622_220304.thumb.jpg.b6878e1c24104a279f9381b17a602592.jpg

 

Nesta 1 semana em Curitiba, já vivenciei um dinamismo que demoraria vários meses invernais em BH, aqui tudo é muito rápido. No sábado já deixo Curitiba para ir rumo à Balneário Camboriu, onde devo voltar brevemente para o verão, com sol e 27°C. 

 

Mas já adianto que não será um adeus, e sim um até breve. Valorizem a cidade de vocês, porque realmente é acima da média para o Brasil, em todos os quesitos, inclusive no clima. Né, @Matheus Vinicius?

Edited by RafaelBHZ
  • Like 9
  • Thanks 3
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

🌤️🌥️🌥️☁️☁️🌧️⛈️

 

Máxima: 27,5°C em Braço do Norte/Uruguaia

Mínima: 6,3°C em São Joaquim/Cruzeiro/1.475 m

Menores máximas: 10,8°C em São Joaquim/Cruzeiro/1.475 m

                                       11,8°C no Morro da Igreja

                                       12,38°C no Morro das Torres

Rajadas máximas: 108,72 km/h no Morro da Igreja

                                      100,4 km/h em Santa Rosa de Lima/Santa Bárbara

                                      83,81 km/h no Morro das Torres

Precipitação máxima até o momento: 40,9 mm↑ em Iomerê/Centro

 

> A chuva aumentou de área, com trovoadas hoje.

> Dia morno em boa parte do estado.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2023 em 19:14, Carlos Campos disse:

Goiânia conseguiu o mesmo valor de Cuiabá mas não pegou essa onda de 1933.

O recorde é dos últimos 86 anos na cidade. 

Pra não fugir do mês em vigência (JUNHO), veja: já fez 2,4°C..Screenshot_20230622_184308.jpg.4e7c769a2cfc2c731a7dc2376185cb7e.jpg

Goiânia foi fundada em 1933, no dia 24 de outubro. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2023 em 20:00, Renan disse:

...raramente....

 

Vc curtiria um clima assim?

Não curtiria, mas não ficaria muito chateado pois saberia que não poderia esperar nada de interessante, já que o clima local é uma monotonia em termos de variação térmica, se comparado ao de Curitiba.

No entanto, eu não gosto de ficar tremendo de frio, com mãos e o rosto ardendo, como acontece até com uma certa frequência por aqui.

Acho que muitos amigos deste fórum gostam de se sentir confortáveis. Isso faz parte da natureza humana, por isso mesmo foram inventadas e construídas tantas engenhocas que temos hoje disponíveis no mercado.

O problema reside no fato que nós gostamos de observar situações diferentes da normalidade... O frio produzindo cristais de gelo, por exemplo. Em alguns locais isolados do Brasil é até bem comum, porém não é o normal na vasta maioria das regiões. Isso encanta, mas tão logo desfrutamos do primeiro impacto de observar a situação, queremos nos abrigar num local quentinho.

Eu já enfrentei -7°C em Piraquara, -6°C em Lebon Régis, -7°C em Bom Jardim da Serra e também já suportei dias em q a máxima ficou no 0°C. É muito bacana. Mas é desconfortável. 

Enquanto caminhava no gelo, tirava fotos, apreciava tudo coberto de branco, meu pensamento estava dividido entre o q eu presenciava e o bule de café quente e doce na cozinha da minha casa, ou no quarto do hotel.

Se não há a perspectiva de poder em breve sair da situação (do frio intenso), tudo vai ficando tenebroso e perde o encanto. 

Talvez eu não apreciasse viver em JF por outros fatores q não apenas o climático. A cidade me parece pouco atrativa, pelos vídeos q já vi e pelas fotos. 

Vc mesmo, vive viajando para outras cidades, provavelmente por não haver muitas opções bacanas na cidade.

Então em apenas 1 post eu disse q a cidade tem clima chato e não tem nada de bom para ver?  Não... Mas também não é lá aquelas coisas.

Mas por quê, afinal de contas ela não pode ser pelo menos um pouco parecida com NFriburgo, tão próxima? É estranho, né? Aparentemente JF pertence à outra dimensão... O clima não obedece à sua localização geográfica. As temperaturas não seguem o q se esperaria da altitude local. É tudo tão.... tão....raro, como vc mesmo disse.

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2023 em 20:00, Renan disse:


Sim, Leandrão….e isso é VERGONHOSO mesmo. Aliás, não somente nesse mês , mas no ANO, só teve máxima sub-20 nas partes altas da cidade. Nesse ano esse quesito está bem aquém do esperado…

 

@Carlos Campos obrigado pela tentativa de defender, mas definitivamente é uma cidade meio azarada mesmo. Juiz de Fora é a cidade do “raramente”:

 

- Raramente faz frio intenso (abaixo dos 5 graus) e consequentemente raramente ocorrem geadas;

- Raramente faz calor intenso (acima dos 35 graus);

- Raramente faz máximas baixas (abaixo dos 15 graus);

- Raramente faz mínimas altas (acima dos 20 graus);

- Raramente ocorrem eventos de chuva extremos (100mm ou + em 24h).

 

É o clima perfeito ou quase perfeito para a maioria das pessoas que não se importa com o tempo e o clima.

  • Haha 8
Link to comment
Share on other sites

On 6/22/2023 at 8:00 PM, Renan said:


Sim, Leandrão….e isso é VERGONHOSO mesmo. Aliás, não somente nesse mês , mas no ANO, só teve máxima sub-20 nas partes altas da cidade. Nesse ano esse quesito está bem aquém do esperado…

 

@Carlos Campos obrigado pela tentativa de defender, mas definitivamente é uma cidade meio azarada mesmo. Juiz de Fora é a cidade do “raramente”:

 

- Raramente faz frio intenso (abaixo dos 5 graus) e consequentemente raramente ocorrem geadas;

- Raramente faz calor intenso (acima dos 35 graus);

- Raramente faz máximas baixas (abaixo dos 15 graus);

- Raramente faz mínimas altas (acima dos 20 graus);

- Raramente ocorrem eventos de chuva extremos (100mm ou + em 24h).


O único evento atmosférico que não é raro aqui, são as descargas elétricas, essas são abundantes (isso é, durante 6 meses do ano). 
 

Dias de sol também não são raros (infelizmente). 
 

Bom, é isso…para meu gosto pessoal , Juiz de Fora definitivamente não tem o clima ideal , assim como Minas Gerais como um todo. Mas ainda é muito melhor do que qualquer clima tropical clássico, desértico ou equatorial , hehehe. 
 

Então eu te pergunto, @Carlos Campos: Você curtiria o clima daqui ? Seja sincero, embora eu esteja admirado que você tenha dito que moraria no MT facilmente. 

 

Usted está describiendo lo que aquí llamarían "ciudad de la eterna primavera", que generalmente se asocia con el clima tropical de altura.

Para muchos el clima perfecto.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2023 em 23:16, Moretão disse:

🌤️🌥️🌥️☁️☁️🌧️⛈️

 

Máxima: 27,5°C em Braço do Norte/Uruguaia

Mínima: 6,3°C em São Joaquim/Cruzeiro/1.475 m

Menores máximas: 10,8°C em São Joaquim/Cruzeiro/1.475 m

                                       11,8°C no Morro da Igreja

                                       12,38°C no Morro das Torres

Rajadas máximas: 108,72 km/h no Morro da Igreja

                                      100,4 km/h em Santa Rosa de Lima/Santa Bárbara

                                      83,81 km/h no Morro das Torres

Precipitação máxima até o momento: 40,9 mm↑ em Iomerê/Centro

 

> A chuva aumentou de área, com trovoadas hoje.

> Dia morno em boa parte do estado.

 

Estação do Cruzeiro está com problemas, confirmei com o Caio. Então a mínima foi de 7,4°C no Morro da Igreja. A menor máxima também.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 21/06/2023 em 21:50, Rafael disse:

As regiões mais frias acho que estão na estrada Tere-Friburgo onde tem boa altitude e baixadas maravilhosas, além de ter mais chance de gear inclusive em locais habitados. Na parte de Friburgo fica o distrito do Campo do Coelho. Lugares como São Lourenço, Salinas e Conquista são gelados e boas opções. Na parte de Teresópolis tb tem o distrito Vale de Bonsucesso que pertencia a Friburgo até pouco tempo atrás, tinha uma pws no local que registrava temperaturas semelhantes a Salinas.

 

  

Em 21/06/2023 em 22:03, marinhonani disse:

diogobucsanszki,

não sou de Friburgo, mas vi um vídeo de 2010 ou 2011 de uma casa de veraneio no interior do distrito de São Lourenço/Friburgo, a casa fica num vale rodeada pelas montanhas ao sul e sudeste do distrito de São Lourenço, a geada cobria o telhado e todo gramado, onde ainda tinha sombra, já passava de 8 h da manhã, o cara que filmou, descrevia a força da geada e informava a hora do evento. Deve fica poucos km do distrito 

 

 

Valeu pelas respostas, Rafael e marinhonani. Já consegui me situar. Indicações nessas localidades são bem-vindas também. 😁

Edited by diogobucsanszki
  • Like 5
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

El jueves, o sea el día que acaba de terminar, ya son pasadas la medianoche, se presentó cubierto y húmedo a la mañana, pero soleado a la tarde, y al fin se superaron los 15°C en la estacion Prado despúe de 13 dias sin hacerlo, la máxima fué de 16,5°C y la mínima a la mañana fué de 9,7°C a la mañana.}

Pero estamos teniendo una noche muy fría , húmeda y despejada por lo que tuvimos mínima invertida, unos 9°C llegando a la medianoche.

 

En la estación Melilla las temperaturas extremas del jueves fueron las siguientes:

 

image.png.14bcca7c244d4e633e38c10164b25943.png

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2023 em 22:14, Eclipse POA disse:

No frio e chuva, tendo condições financeiras, tudo fica também mais fácil, principalmente pra lavar e secar roupa, que pode dar muito custo no inverno pela necessidade de roupas mais pesadas e às vezes ficamos sem opção além de uma secadora. he he he

Suponho que a morena te abandonou numa noite quente de verão, deixando para trás um saco de roupa suja e a máquina de lavar quebrada.

  • Haha 9
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2023 em 23:36, PabloMQL disse:

 

Usted está describiendo lo que aquí llamarían "ciudad de la eterna primavera", que generalmente se asocia con el clima tropical de altura.

Para muchos el clima perfecto.

 

Termicamente pode até ser, mas tem um grande defeitinho: a distribuição das chuvas. O fato de chover pouco ou nada em uns 4 meses do ano e chover demais em outros 4 avacalha a vida das pessoas. Mesmo quem não acompanha o tempo e o clima percebe e acha ruim essa dinâmica, já que o ar fica muito seco, poluído e empoeirado em parte do ano e, no outro extremo, a chuva constante/excessiva traz diversos transtornos, desde interferir na rotina do povo, paralisar obras por muito tempo e, não raro, inundações e enchentes.

 

Por aqui, repetindo o que ocorreu a semana toda, amanhecemos com frio:

 

10,0C Buritis/Serra do Curral

10,7C Pampulha

13,2C Cidade Jardim/área central

 

Mas, como uma legítima primavera eterna, devemos chegar aos 23°C à tarde.

 

  • Like 8
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Nessa manhã teve chuva leve em Canoas.  Em Novo Hamburgo, que fica mais ao norte da RM de POA, ela parecia mais forte (conforme vídeo da MetSul), uma vez que boa parte das instabilidades estavam a N e NO do RS, e ao longo da madrugada vieram lentamente alcançando a RM.

Nos últimos minutos vem parando a chuva, e conforme a previsão do weather.com a tarde será apenas nublada e máxima de até ~20 ou 21 °C com umidade nas alturas.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2023 em 17:49, Carlos Campos disse:

Vc vai rir da minha cara, mas eu se tivesse uma casa confortável e uma renda razoável pra não ter q sair para trabalhar, iria preferir morar em alguma dessas localidades do Centro-Oeste. 

Aliás eu acompanhei os dias frios desse último evento pelas webcam disponíveis e afirmo q detestaria ter passado pelo q as populações passaram: céu cinzento, neblina e frio incomum. É um quadro feio, vamos admitir.

Com calor, vc tendo condições financeiras e nada pra fazer, fica na sombra deitado na rede, vai na sorveteria, toma banho refrescante, vai passear no parque.. faz um monte de coisas legais q a gente vê nas novelas. Com frio a gente só fica encolhido e rezando pra sair um solzinho...

 

Eu discordo um pouco do amigo, pela minha experiência de Carioca. Eu sempre uso um comparativo: no calor, você pode ficar pelado, que senão tiver refrigeração tu vai morrer de calor. No frio o oposto, "basta" estar com as roupas adequadas que dá pra levar. Mas realmente, incomoda bastante. Só peguei frio brabo, constante, quando fui pra Europa, onde passei semanas abaixo de 10º. Os locais precisam ser estruturados, com calefação. O ruim é você ter que colocar casaco, tira casaco, luva, cachecol, famosa moda cebola.

 

Creio que o clima perfeito é o clima temperado, com inverno frio de verdade, verão quente de verdade e outono e primavera com estações de transição plena. Nova York é um bom exemplo. Tu pode pegar nevascas, mas também calor escaldante.

 

Mas é muito de gosto mesmo e vivência. Eu sou nascido e criado num clima quente, com regime de chuvas definidos. Aí o frio me chama atenção, como você mesmo falou em outra postagem, a gente é atraído pelo diferente.

 

Em 22/06/2023 em 19:44, Luke disse:

Aqui os dias tão iguais, frio cedo, morno a tarde

 

mas tá confortável

 

temperaturas variando entre 13 e 26 graus ontem e hoje 

 

Euro da uma virada de chave no começo de julho, veremos onde isso vai dar

 

Rio de Janeiro tá na mesma.

 

Em 22/06/2023 em 20:07, marinhonani disse:

Leandro Leite, essa massa polar poderosa, foi democrática, gelou o Centro-Sul de Minas e todo RJ, teve estação perto do litoral no RJ, que registrou 4,x.

 Onde você consegue ver essas temperaturas tão antigas?

 

 

Continuando o monitoramento, ainda temos 21º no Centro do Rio, com aquele céu azul lindo.

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2023 em 23:21, Carlos Campos disse:

Não curtiria, mas não ficaria muito chateado pois saberia que não poderia esperar nada de interessante, já que o clima local é uma monotonia em termos de variação térmica, se comparado ao de Curitiba.

No entanto, eu não gosto de ficar tremendo de frio, com mãos e o rosto ardendo, como acontece até com uma certa frequência por aqui.

Pelas suas descrições, acho que você adoraria morar num Vale do Ribeira ou do Itajaí, que, apesar do calor fulminante no verão, possui um clima com bastante dinâmica ao longo do ano e poucas vezes sentirá um frio de ficar com as mãos e rosto ardendo (isso mais pros lados do Vale do Ribeira, já que o do Itajaí se saí melhor nas temperaturas por conta da latitude).

-------------------------

Quase final de junho e as temperaturas estão praticamente dentro da normalidade, mas pelo andar da carruagem, deverão terminar acima da média...

 

Eldorado (26 m)                         Apiaí (914 m)

image.png.79436da4e2082b4fc3bb3a6917bf5ffa.png                     image.png.300730681b13081cca38d24865d8ed39.png

 

Mínima hoje de 14,9°C e às 10:40 faz 24,1°C | 74,9%:

73f773e3-30ef-416c-b238-b5b3b6fb6be8.thumb.jpg.6a119ea2aea2c1c39b53d40ae752935d.jpg

  • Like 12
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2023 em 23:24, Moretão disse:

 

É o clima perfeito ou quase perfeito para a maioria das pessoas que não se importa com o tempo e o clima.

 

A maioria das pessoas não se importa com o clima, e não gosta nem de calor, e nem de frio... Nós é que somos os anormais e ligamos mais.

 

Além de tudo, somos brasileiros, o que significa que nunca estará bom. Se o clima fosse temperado, estaríamos reclamando também.

 

@RenanEu tenho uma curiosidade... Você já viu pessoas normais reclamarem do clima de Juiz de Fora? Falando do clima como um todo, não apenas reclamações pontuais... E se viu, foram muitas?

 

--

 

> Parou a chuva por aqui. Hoje ainda teremos muitas nuvens, amanhã até quarta, temperaturas altas com bastante sol.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

No leste do Brasil é necessário mais latitude e altitude pra ter, principalmente, frio diurno, uma cidade que se assemelha a Primavera do Leste com relação ao frio é Ouro Branco em Minas Gerais, que no entanto, fica na latitude 20 e a mais de 1000 metros de altitude, ante a latitude 15 e os cerca de 650 m de Primavera, a estação do INMET lá nunca baixou dos 5 C, tal como a do mesmo órgão em Primavera do Leste, o dia mais frio por inteiro em Ouro Branco foi 06/09/2006, com mínima de 7,6 C e máxima de 11,9 C, no mesmo eu considero o ano sem inverno no Mato Grosso, pois as ondas de frio tenderam a ficar mais a leste, 2006 foi o único que Cuiabá não teve sub-20 às 18 h UTC, até 2015 teve, praticamente 17 anos depois, no último dia 14, Primavera do Leste está tecnicamente empatada com esse dia de setembro de 2006 em Ouro Branco. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 23/06/2023 em 10:36, fsorf9rj disse:

 

Eu discordo um pouco do amigo, pela minha experiência de Carioca. Eu sempre uso um comparativo: no calor, você pode ficar pelado, que senão tiver refrigeração tu vai morrer de calor. No frio o oposto, "basta" estar com as roupas adequadas que dá pra levar. Mas realmente, incomoda bastante. Só peguei frio brabo, constante, quando fui pra Europa, onde passei semanas abaixo de 10º. Os locais precisam ser estruturados, com calefação. O ruim é você ter que colocar casaco, tira casaco, luva, cachecol, famosa moda cebola.

 

Creio que o clima perfeito é o clima temperado, com inverno frio de verdade, verão quente de verdade e outono e primavera com estações de transição plena. Nova York é um bom exemplo. Tu pode pegar nevascas, mas também calor escaldante.

 

Mas é muito de gosto mesmo e vivência. Eu sou nascido e criado num clima quente, com regime de chuvas definidos. Aí o frio me chama atenção, como você mesmo falou em outra postagem, a gente é atraído pelo diferente.

 

 

Rio de Janeiro tá na mesma.

 

 Onde você consegue ver essas temperaturas tão antigas?

 

 

Continuando o monitoramento, ainda temos 21º no Centro do Rio, com aquele céu azul lindo.

Pesquisei em livros na extinta biblioteca do Inmet na Praça XV, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, tem uma normal climatológica  curta no período 1913 a 1935 e também a normal do Inmet no período 1931 a 1960, essa mais completa de estações dos estados do RJ,  MG e SP.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Estou achando interessante essa discussão de que Minas Gerais não tem dinamismo, é monótono, e o Mato Grosso é muito mais emocionante e dinâmico. A realidade é que alguns dias depois de uma massa de ar polar em Cuiabá, a temperatura já chega aos 35°C, que não é tão acima da média máxima do mês.

 

Acredito que analisar o dinamismo de um local com base em apenas uma massa de ar polar é um grande erro. O correto é analisar a média ao longo do ano. Cuiabá é quente o ano todo. Juiz de Fora é quente/ameno no verão e frio/ameno entre maio e agosto. E isso você sente na pele, pois em uma época do ano você vive suado, abafado, dorme mal, com muitos mosquitos durante o dia e pernilongos à noite, sentindo calor, e em outra época parece que está sempre com o ar condicionado ligado, nos dias mais frios as mãos e os pés estão sempre gelados, a água está bem gelada, ambientes bem frios e com problemas respiratórios relacionados a isso, enfim.

 

A exigência também é maior. A última massa de ar polar trouxe uma anomalia de -17,9°C na temperatura máxima no dia mais frio em Cuiabá. Isso significaria uma temperatura máxima de 4,3°C em Juiz de Fora, considerando a média para o mês de junho. Por quê? Juiz de Fora é bem mais fria em média. Portanto, ficar frustrado porque uma massa de ar polar não trará uma temperatura máxima de 4,3°C para Juiz de Fora é desperdiçar energia, na minha opinião. Para que isso acontecesse, talvez fosse necessário que chegasse um frio de -4°C, -5°C em 850 hPa até o Sul de Minas para que um frio mais intenso chegasse à Zona da Mata. Nos últimos 100 anos, acredito que isso nunca aconteceu, talvez tenha ocorrido uma vez em 200 anos? Não sei, talvez sim ou talvez não.

 

Falando sobre a dinâmica e frio, obviamente Juiz de Fora e Belo Horizonte são bem mais dinâmicas, frias e amenas do que as cidades do Mato Grosso, tanto devido à altitude, latitude e proximidade com o mar. O que podemos dizer é que, em um dia específico, mês e ano, determinada cidade do Mato Grosso foi mais fria e dinâmica do que essas cidades de Minas.

 

A questão é que, se formos realmente exigentes em um nível elevado, especialmente em relação ao "frio de verdade 24 horas por dia" e deixarmos de usar um critério "brasileiro" de frio e adotarmos um critério "mundial", nenhuma cidade do Brasil terá um frio de verdade. Todos os membros do fórum terão que ficar sempre frustrados, independentemente de qual massa de ar polar chegar e o frio que ela trará. A província do Vêneto, na Itália, tem uma média de 1°C, 2°C nos meses mais frios, e isso em cidades que estão praticamente ao nível do mar. E nem chega perto de ser o lugar mais frio da Europa. Além disso, a Europa não é o lugar mais frio do planeta.

 

Ainda prefiro utilizar o "critério brasileiro", pois estamos no Brasil. Mas realmente não entendo a exigência que alguns têm em relação ao frio da própria região.

 

Aqui onde eu moro, noto a diferença na temperatura desde o fim de abril com uma massa de ar polar fraca que chegou até aqui. Nos primeiros dias, você sente mais a diferença, pois aquele calor que fica no corpo o dia todo desaparece. Sim, nos meses citados, o calor existe à tarde, mas nada que não seja suportável. Raramente passa dos 30°C, talvez um ou outro ano isso tenha acontecido. Com uma massa de ar polar mediana e a média máxima do mês, o frio demora para ir embora dos ambientes fechados mais frios. A noite e a manhã são quase sempre frias. E, nas massas de ar polar mais fortes, com frente fria, o dia todo é de frio úmido.

 

  • Like 10
  • Thanks 10
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

   I N V E R N ❤️     2 0 2 3   ❄️

 

 

https://metsul.com/vem-ai-uma-sequencia-de-dias-abafados-umidos-e-ate-de-calor/

 

Trechos a seguir copiados do link acima (fonte - MetSul):

 

Modelos numéricos projetam em algumas tardes máximas de 27ºC a 29ºC em parte do estado, como na Fronteira Oeste, Noroeste, Grande Porto Alegre e nos vales, quando as máximas médias históricas desta época do ano são ao redor de 19ºC e 20ºC. Porto Alegre terá até terça uma sequência de tardes com máximas ao redor ou acima de 25ºC com possibilidade em alguns dias de atingir até 26ºC a 27ºC. No domingo, a nebulosidade pode frustrar maior aquecimento, mas ainda assim o dia será abafado.

A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/vem-ai-uma-sequencia-de-dias-abafados-umidos-e-ate-de-calor/ .

 

image.png.804c1bb8e57ea170a36ea04bb44e909b.png

 

https://twitter.com/metsul/status/1672257994032021504

Edited by Eclipse POA
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

 

 

Buenas tardes, tenemos una tarde cubierta, con un sol que por momento se percibe atravesando las nubes.

La sensación térmica es baja debido a la brisa constante.

13,1°C en la estación principal de la ciudad , la estacion Prado, a las 15hrs.

13,2°C en la estación Melilla (Nimbus):

 

image.png.f705d5d28333a58f4b56f8ee8c954bae.png

 

image.png.4f4f4599f55341f51526a4796b2abf09.png

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 23/06/2023 em 15:29, Matheus Vinicius disse:

Aqui em Curitiba nem a noite, nem o dia, e nem as manhãs estão frias.

De manhã as temperaturas estão chegando aos 14c, o que nem de longe é frio pra essa época do ano, de tarde 24/25 e de noite fica nos 17c.

 

É um inverno totalmente sem cara de inverno.

Oxi São Paulo tá igual Curitiba então kk Minimas de 12/13 e máximas até que comportadas para os padrões daqui, na casa dos 24°C

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 23/06/2023 em 15:29, Matheus Vinicius disse:

Aqui em Curitiba nem a noite, nem o dia, e nem as manhãs estão frias.

De manhã as temperaturas estão chegando aos 14c, o que nem de longe é frio pra essa época do ano, de tarde 24/25 e de noite fica nos 17c.

 

É um inverno totalmente sem cara de inverno.

Ushuaia. Do jeito que tu gosta. Só pegar a bike e dar um pulinho lá! É logo ali rsrsrsrs...

 

658927622_Semttulo.jpg.86ef92ebfd29715a768652b22088719e.jpg

 

 

  • Like 7
  • Thanks 3
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

21 °C com 87 % de umidade em Canoas...meio morninho, sentindo um leve, mas bem leve, abafamento, mas sem ser desconfortável - até porque têm muitas nuvens ainda.

Outro exemplo de mudança da percepção de sensação térmica ao longo do ano.

Após vários dias com um bom frio, esse é o primeiro dia um pouco mais úmido combinado com mais entrada de ar quente.

Mesmo que não tenha feito calor de fato, já deu para sentir uma diferença, que será ainda mais acentuada nos próximos dias, com maior elevação de temperatura.

 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 23/06/2023 em 13:47, LucasFSopranos disse:

Estou achando interessante essa discussão de que Minas Gerais não tem dinamismo, é monótono, e o Mato Grosso é muito mais emocionante e dinâmico. A realidade é que alguns dias depois de uma massa de ar polar em Cuiabá, a temperatura já chega aos 35°C, que não é tão acima da média máxima do mês.

 

 

 

Acredito que analisar o dinamismo de um local com base em apenas uma massa de ar polar é um grande erro. O correto é analisar a média ao longo do ano. Cuiabá é quente o ano todo. Juiz de Fora é quente/ameno no verão e frio/ameno entre maio e agosto. E isso você sente na pele, pois em uma época do ano você vive suado, abafado, dorme mal, com muitos mosquitos durante o dia e pernilongos à noite, sentindo calor, e em outra época parece que está sempre com o ar condicionado ligado, nos dias mais frios as mãos e os pés estão sempre gelados, a água está bem gelada, ambientes bem frios e com problemas respiratórios relacionados a isso, enfim.

 

 

 

A exigência também é maior. A última massa de ar polar trouxe uma anomalia de -17,9°C na temperatura máxima no dia mais frio em Cuiabá. Isso significaria uma temperatura máxima de 4,3°C em Juiz de Fora, considerando a média para o mês de junho. Por quê? Juiz de Fora é bem mais fria em média. Portanto, ficar frustrado porque uma massa de ar polar não trará uma temperatura máxima de 4,3°C para Juiz de Fora é desperdiçar energia, na minha opinião. Para que isso acontecesse, talvez fosse necessário que chegasse um frio de -4°C, -5°C em 850 hPa até o Sul de Minas para que um frio mais intenso chegasse à Zona da Mata. Nos últimos 100 anos, acredito que isso nunca aconteceu, talvez tenha ocorrido uma vez em 200 anos? Não sei, talvez sim ou talvez não.

 

 

 

Falando sobre a dinâmica e frio, obviamente Juiz de Fora e Belo Horizonte são bem mais dinâmicas, frias e amenas do que as cidades do Mato Grosso, tanto devido à altitude, latitude e proximidade com o mar. O que podemos dizer é que, em um dia específico, mês e ano, determinada cidade do Mato Grosso foi mais fria e dinâmica do que essas cidades de Minas.

 

 

 

A questão é que, se formos realmente exigentes em um nível elevado, especialmente em relação ao "frio de verdade 24 horas por dia" e deixarmos de usar um critério "brasileiro" de frio e adotarmos um critério "mundial", nenhuma cidade do Brasil terá um frio de verdade. Todos os membros do fórum terão que ficar sempre frustrados, independentemente de qual massa de ar polar chegar e o frio que ela trará. A província do Vêneto, na Itália, tem uma média de 1°C, 2°C nos meses mais frios, e isso em cidades que estão praticamente ao nível do mar. E nem chega perto de ser o lugar mais frio da Europa. Além disso, a Europa não é o lugar mais frio do planeta.

 

Ainda prefiro utilizar o "critério brasileiro", pois estamos no Brasil. Mas realmente não entendo a exigência que alguns têm em relação ao frio da própria região.

 

Aqui onde eu moro, noto a diferença na temperatura desde o fim de abril com uma massa de ar polar fraca que chegou até aqui. Nos primeiros dias, você sente mais a diferença, pois aquele calor que fica no corpo o dia todo desaparece. Sim, nos meses citados, o calor existe à tarde, mas nada que não seja suportável. Raramente passa dos 30°C, talvez um ou outro ano isso tenha acontecido. Com uma massa de ar polar mediana e a média máxima do mês, o frio demora para ir embora dos ambientes fechados mais frios. A noite e a manhã são quase sempre frias. E, nas massas de ar polar mais fortes, com frente fria, o dia todo é de frio úmido.

 


Achei espetacular esse comentário !!! Bela contribuição ao debate 👏🏻.

 

@Moretão, @Carlos Campos, da forma como eu escrevi , acho que acabei induzindo vocês a acreditar que Juiz de Fora tem um péssimo clima , o que está longe de ser verdade. Eu ainda acho o clima daqui bem legal se formos pensar no padrão geral brasileiro, com suas inúmeras porções do território com climas quentes o ano inteiro , sem trégua. E já respondendo à pergunta do Moretão: as pessoas daqui no geral gostam do clima da cidade. Acredite ou não , a maior parte das reclamações que escuto são de pessoas que não gostam de frio , apesar deu pessoalmente achar que aqui está longe de ser uma cidade que faz muito frio. Mas veja como as coisas são bem subjetivas. 
 

Na verdade , minha queixa ao clima de minha região nem é tanto em relação à temperatura média , porque as médias são aceitáveis tanto no verão , quanto no inverno. Minha lamentação é direcionada aos extremos mesmo, falta uma boa frequência de eventos que saem da curva e falta dinâmica sobretudo no inverno. A questão apontada pelo @LeoPtambem merece destaque , com relação a esse problema da má distribuição das chuvas ao longo do ano. O regime subtropical das chuvas é infinitamente melhor. 

Não vou entrar no mérito de comparar cidade X cidade , até porque isso não agrega conteúdo, só gera briga. Mas se fosse para dar uma nota de 0 a 10 para o clima da minha cidade, eu daria nota 5. Eu troco o clima daqui por qualquer cidade do paralelo 25S para “baixo”, independentemente se o verão for mais quente ou não.

 

Por outro lado, não troco o clima daqui por nenhum equatorial Am ou tropical Aw , que formam aliás a maior parte do país.


Falando um pouco de monitoramento, apesar da falta de mudanças a temperatura permanece bem boa. Na minha estação a variação foi de 08,1C a 22,7C. 

  • Like 7
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Nada de sol aqui em Garibaldi novamente, com máxima que chegou aos 16,6ºC. Tivemos mais um dia úmido, depois da chuva que começou na madrugada e se estendeu até o final da manhã, acumulando 17,5mm. Em Lajeado o acumulado foi de 21,8 mm.

 

A sensação de frio nos ambientes internos ainda é bastante forte, e o vento contribui também. 

No resto do estado, somente a metade sul que teve um resfriamento maior. As menores mínimas foram as seguintes:

 

529518277_ScreenShot2023-06-23at18_20_05.png.29d7afc3dec053f807494312334c3041.png

 

1889707377_ScreenShot2023-06-23at18_24_37.png.d72daf96f904b7a1898ba31bb677a423.png

 

Enquanto que no topo da serra as máximas ficaram baixas. As menores:

 

869682629_ScreenShot2023-06-23at18_21_38.png.5b1e5b5df08268804b2a623a780f0bfc.png

 

 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia onde eu fui o diferentão de camisa curta e bermudas nas ruas de Curitiba, em meio a uma grande maioria de pessoas bem agasalhadas. As vezes tenho a sensação de que a população local não tem o hábito de usar bermudas ou não tem tantas peças no guarda-roupas quanto moradores de outras regiões do país. Procede? Ou será o tal frio psicológico? Ou apenas por não ser uma vestimenta da estação? Eis a questão...

 

Bom, depois de alguma chuva fraca durante a noite e na madrugada, hoje o tempo abriu e assim permaneceu até pouco tempo atrás, quando voltou a chuviscar. Variação de 13,3°C/22,7°C, o que para os parâmetros da minha cidade (e meus também), configuraria um dia excelente, agradável e ligeiramente abaixo da média,  mas que para os parâmetros de Curitiba, não é lá grandes coisas. 

 

Abaixo, uma foto do meio dia no parque Barigui, que reflete bem o que foi o dia. 

 

20230623_113631.thumb.jpg.973f7e3ee93be561ca58cd3285ada9ac.jpg

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

On 6/23/2023 at 6:27 PM, RafaelBHZ said:

Mais um dia onde eu fui o diferentão de camisa curta e bermudas nas ruas de Curitiba, em meio a uma grande maioria de pessoas bem agasalhadas. As vezes tenho a sensação de que a população local não tem o hábito de usar bermudas ou não tem tantas peças no guarda-roupas quanto moradores de outras regiões do país. Procede? Ou será o tal frio psicológico? Ou apenas por não ser uma vestimenta da estação? Eis a questão...

 

Falando a partir das minhas experiência e perspectiva pessoais, e também de onde eu moro (RS), acredito existir por aqui, de fato, esse "dress code" de inverno. Comentei até com uns amigos da área da moda sobre isso e eles concordaram kkk.

Eu particularmente estranho um pouco, e acho que a maioria das pessoas que convido (família, amigos e etc) também, quando alguém se veste com roupa de verão durante o inverno, mesmo que faça algum calorzinho. É como se a roupa de verão ficasse no fundo do armário, sabe? kk

Então acredito que seja realmente por essa razão que você citou. Mas claro, isso é um reflexo da minha experiência pessoal kk

  • Like 3
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 23/06/2023 em 13:04, Leandro A M Leite disse:

uma cidade que se assemelha a Primavera do Leste com relação ao frio é Ouro Branco em Minas Gerais, que no entanto, fica na latitude 20 e a mais de 1000 metros de altitude

Minha cidade vizinha hahahaha

Por lá hoje: 10,7°/22,4°

 

Aqui em casa em Lafaiete meu termômetro gravou mínima de 8,2°, igualando a mínima do ano com o registrado dia 21 de maio.

A nova PWS quase na divisa do município de Lafaiete com Congonhas, em baixada, registrou hoje 4,4°/23,2°

A 16km dali, outra PWS em baixada no Rio Paraopeba marcou 4,2°/24°

Na direção oposta, sentido leste, no município vizinho de Itaverava, a PWS mais antiga, mais elevada, registrou hoje 7,3°/19,9°

Outra PWS mais nova e bem próxima a essa, mais em baixada, teve 3,8°/20,2°

Seguindo mais a leste, a próxima cidade, com uma altitude mais baixa (800m), em Catas Altas da Noruega, uma nova PWS também recém instalada registrou hoje 9,8°/20,9°

Por fim, no distrito da Chapada em Ouro Preto, hoje 8,8°/19,9°

 

O monitoramento tem melhorado na região, já tenho algumas PWS interessantes num raio de menos de 50km e agora até uma dentro dos limites do município de Conselheiro Lafaiete.

Em resumo, hoje as mínimas foram de 4° nas baixadas até 10° nos pontos mais altos e as máximas entre 20° nos pontos mais altos a 24° nas baixadas. Em média, o dia variou de 7° a 22°. Um dia com alguns pontos de nevoeiro logo pela manhã e depois de 9h um sol pleno pelo resto do dia.

 

Não vou entrar na discussão de comparação de climas, sou feliz com o clima daqui. Óbvio que gosto de frio e quanto mais melhor, mas a nossa realidade aqui tem que ser levada em consideração em alguns pontos: Todo mundo com quem eu falo que gosto de frio me retrucam com coisas do tipo: "tomara que seu chuveiro queime" "vai dormir na rua" "sai pelado 6 da manhã"... e por aí vai...Fato é que não somos devidamente preparados para o frio.  Isso mesmo aconteceu aqui em Lafaiete essa semana, morte por hipotermia:

https://fatoreal.com.br/2023/06/22/hipotermia-pode-ter-causado-morte-de-morador-em-situacao-de-rua-em-lafaiete/

 

Os ambientes internos ficam muito gelados, hoje a tarde minha colega de trabalho estava ressuscitando aqueles termômetros corporais do tempo da Covid pra ler a temperatura da mesa numa sala no fundo do meu trabalho que tem ficado uma geladeira esses dias. O termômetro deu 16 graus na superfície da mesa às 3 da tarde! No meu horário de almoço eu fui sentar no sol no banco da praça pois estava com os pés e mãos gelados! Onde eu trabalho está muito frio e lá tem apenas um desses 2 equipamentos, adivinhem qual? Ventilador ou aquecedor?

 

Até agora mesmo, 18:40, meu termometro marca 20 graus dentro do meu quarto e 16 graus no fio externo. De manhã cedo a temperatura dentro meu quarto tem chegado aos 14 graus. Cheguei do trabalho, tomei banho e não quero colocar nenhum calçado, então estou sentado na cama com os pés debaixo de 3 cobertores! Moro no alto do morro, venta pra c@r#i, entra um frio danado pelas frestas...Eu gosto de frio, mas sei que não estamos preparados. Se hipoteticamente vem uma neve com máxima próxima de 0 grau, não sobra nada...

 

Edited by Enio Rezende
  • Like 7
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 23/06/2023 em 13:47, LucasFSopranos disse:

Estou achando interessante essa discussão de que Minas Gerais não tem dinamismo, é monótono, e o Mato Grosso é muito mais emocionante e dinâmico. A realidade é que alguns dias depois de uma massa de ar polar em Cuiabá, a temperatura já chega aos 35°C, que não é tão acima da média máxima do mês.

 

 

 

Acredito que analisar o dinamismo de um local com base em apenas uma massa de ar polar é um grande erro. O correto é analisar a média ao longo do ano. Cuiabá é quente o ano todo. Juiz de Fora é quente/ameno no verão e frio/ameno entre maio e agosto. E isso você sente na pele, pois em uma época do ano você vive suado, abafado, dorme mal, com muitos mosquitos durante o dia e pernilongos à noite, sentindo calor, e em outra época parece que está sempre com o ar condicionado ligado, nos dias mais frios as mãos e os pés estão sempre gelados, a água está bem gelada, ambientes bem frios e com problemas respiratórios relacionados a isso, enfim.

 

 

 

A exigência também é maior. A última massa de ar polar trouxe uma anomalia de -17,9°C na temperatura máxima no dia mais frio em Cuiabá. Isso significaria uma temperatura máxima de 4,3°C em Juiz de Fora, considerando a média para o mês de junho. Por quê? Juiz de Fora é bem mais fria em média. Portanto, ficar frustrado porque uma massa de ar polar não trará uma temperatura máxima de 4,3°C para Juiz de Fora é desperdiçar energia, na minha opinião. Para que isso acontecesse, talvez fosse necessário que chegasse um frio de -4°C, -5°C em 850 hPa até o Sul de Minas para que um frio mais intenso chegasse à Zona da Mata. Nos últimos 100 anos, acredito que isso nunca aconteceu, talvez tenha ocorrido uma vez em 200 anos? Não sei, talvez sim ou talvez não.

 

 

 

Falando sobre a dinâmica e frio, obviamente Juiz de Fora e Belo Horizonte são bem mais dinâmicas, frias e amenas do que as cidades do Mato Grosso, tanto devido à altitude, latitude e proximidade com o mar. O que podemos dizer é que, em um dia específico, mês e ano, determinada cidade do Mato Grosso foi mais fria e dinâmica do que essas cidades de Minas.

 

 

 

A questão é que, se formos realmente exigentes em um nível elevado, especialmente em relação ao "frio de verdade 24 horas por dia" e deixarmos de usar um critério "brasileiro" de frio e adotarmos um critério "mundial", nenhuma cidade do Brasil terá um frio de verdade. Todos os membros do fórum terão que ficar sempre frustrados, independentemente de qual massa de ar polar chegar e o frio que ela trará. A província do Vêneto, na Itália, tem uma média de 1°C, 2°C nos meses mais frios, e isso em cidades que estão praticamente ao nível do mar. E nem chega perto de ser o lugar mais frio da Europa. Além disso, a Europa não é o lugar mais frio do planeta.

 

Ainda prefiro utilizar o "critério brasileiro", pois estamos no Brasil. Mas realmente não entendo a exigência que alguns têm em relação ao frio da própria região.

 

Aqui onde eu moro, noto a diferença na temperatura desde o fim de abril com uma massa de ar polar fraca que chegou até aqui. Nos primeiros dias, você sente mais a diferença, pois aquele calor que fica no corpo o dia todo desaparece. Sim, nos meses citados, o calor existe à tarde, mas nada que não seja suportável. Raramente passa dos 30°C, talvez um ou outro ano isso tenha acontecido. Com uma massa de ar polar mediana e a média máxima do mês, o frio demora para ir embora dos ambientes fechados mais frios. A noite e a manhã são quase sempre frias. E, nas massas de ar polar mais fortes, com frente fria, o dia todo é de frio úmido.

 

 

Vc foi certeiro. Ondas de frio como a da semana passada, que provocam todo esse alvoroço, são esporádicas demais e não fazem parte da rotina dos moradores. A maioria dos resfriamentos que eu vejo no oeste do Brasil (MT, AC etc) provocam marcas comuns ou até fracas em MG. O calor forte que predomina mesmo no inverno nessas regiões ofusca os poucos dias frios. Por exemplo, debaixo de um sol de 35ºC na fuça a semana toda, acredito que os moradores de Cuiabá já até esqueceram do freezer da semana passada, que vai demorar muito pra voltar. Agora, a conversa já muda para áreas de MS com médias mais brandas.

 

Quanto ao monitoramento, sabe aquela MP que chegou ao Brasil no domingo retrasado, quase 2 semanas atrás? Então, ela CONTINUA AQUI e atingiu seu auge hoje, dia em que os topos da cidade tiveram suas mínimas do ano. O termo cunhado pelo Renan cai muito bem nesse caso: "MP múmia".

 

Sem os décimos, BH teve variação entre 10 e 23ºC:

 

IMG_2278.jpg.1fe2ca00a087a003015ce05131ff5f72.jpg

 

 

A semana foi inteira invernal, sem extremos. Agora (18h48), 17ºC.

Edited by LeoP
  • Like 8
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 23/06/2023 em 18:43, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Falando a partir das minhas experiência e perspectiva pessoais, e também de onde eu moro (RS), acredito existir por aqui, de fato, esse "dress code" de inverno. Comentei até com uns amigos da área da moda sobre isso e eles concordaram kkk.

Eu particularmente estranho um pouco, e acho que a maioria das pessoas que convido (família, amigos e etc) também, quando alguém se veste com roupa de verão durante o inverno, mesmo que faça algum calorzinho. É como se a roupa de verão ficasse no fundo do armário, sabe? kk

Então acredito que seja realmente por essa razão que você citou. Mas claro, isso é um reflexo da minha experiência pessoal kk

 

Isso é interessante, eu já vejo o pessoal com aquelas jaquetas puffer com 22°C e fico desconfortável só de imaginar o calor que a pessoa está sentindo. Por outro lado, agora estou imaginando os comentários do pessoal quando me veem agredir brutalmente o dress code de inverno nas ruas. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

 

Comigo, e acho que posso falar em nome de MG e outras regiões do país também, não tem muito disso não, o importante é o conforto de acordo com as condições de cada dia. 

  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

Em 23/06/2023 em 16:14, SandroAlex disse:

Ushuaia. Do jeito que tu gosta. Só pegar a bike e dar um pulinho lá! É logo ali rsrsrsrs...

 

658927622_Semttulo.jpg.86ef92ebfd29715a768652b22088719e.jpg

 

 

Ele não merece. Não está merecendo. Só reclama.

Não dá para definir a qualidade de um inverno inteiro tendo como base 4 ou 5 dias anômalos. Isso é ridículo. 

Ele vai passar os próximos meses em Sagrado Corazon.

Screenshot_20230623_183838.thumb.jpg.8aab28f878da69afffd533eefe9b6abc.jpg

Já está tudo certo, irá de bike, cruzar pantanal e depois a selva boliviana. 

  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

Sobre essa questão de usar casaco com temperaturas ligeramente acima dos 20°C no Sul minha opinião é o mix do que todos já falaram e isso acontece bem aqui na região serrana do Rio.

 

- Apenas nas capitais do Sul e talvez SP conseguem ficar 1 semana direto abaixo dos 20°C, fora o frio humido + vento, diferente do frio seco com atmosfera estável do Sudeste.

 

- 1 semana abaixo dos 20°C como também já explanado aqui deixa os ambientes internos MUITO FRIO, eu que moro na RMRJ to sentindo isso em casa porque todos os dias aqui tem tido mínimas entre 13°c/17°c.

 

- O Sulista sabe que esses 22°C é o auge do auge na máxima, só chegar as 16H que é ladeira abaixo.

 

 

Minha experiência é que fico todos os dias de casaco msm ficando em um frio "artificial" por trabalhar em hospital de T.I, saio pro trabalho as 7h casa dos 15°C/18°C, fico dentro da unidade até as 17H sempre abaixo dos 19°c e quando saio a temperatura já está na casa dos 21°C. Resumindo é casaco o dia todo nem da tempo de esquentar o corpo.

Edited by wallace silva
  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 23/06/2023 em 18:44, Enio Rezende disse:

Minha cidade vizinha hahahaha

Por lá hoje: 10,7°/22,4°

 

Aqui em casa em Lafaiete meu termômetro gravou mínima de 8,2°, igualando a mínima do ano com o registrado dia 21 de maio.

A nova PWS quase na divisa do município de Lafaiete com Congonhas, em baixada, registrou hoje 4,4°/23,2°

A 16km dali, outra PWS em baixada no Rio Paraopeba marcou 4,2°/24°

Na direção oposta, sentido leste, no município vizinho de Itaverava, a PWS mais antiga, mais elevada, registrou hoje 7,3°/19,9°

Outra PWS mais nova e bem próxima a essa, mais em baixada, teve 3,8°/20,2°

Seguindo mais a leste, a próxima cidade, com uma altitude mais baixa (800m), em Catas Altas da Noruega, uma nova PWS também recém instalada registrou hoje 9,8°/20,9°

Por fim, no distrito da Chapada em Ouro Preto, hoje 8,8°/19,9°

 

O monitoramento tem melhorado na região, já tenho algumas PWS interessantes num raio de menos de 50km e agora até uma dentro dos limites do município de Conselheiro Lafaiete.

Em resumo, hoje as mínimas foram de 4° nas baixadas até 10° nos pontos mais altos e as máximas entre 20° nos pontos mais altos a 24° nas baixadas. Em média, o dia variou de 7° a 22°. Um dia com alguns pontos de nevoeiro logo pela manhã e depois de 9h um sol pleno pelo resto do dia.

 

Não vou entrar na discussão de comparação de climas, sou feliz com o clima daqui. Óbvio que gosto de frio e quanto mais melhor, mas a nossa realidade aqui tem que ser levada em consideração em alguns pontos: Todo mundo com quem eu falo que gosto de frio me retrucam com coisas do tipo: "tomara que seu chuveiro queime" "vai dormir na rua" "sai pelado 6 da manhã"... e por aí vai...Fato é que não somos devidamente preparados para o frio.  Isso mesmo aconteceu aqui em Lafaiete essa semana, morte por hipotermia:

https://fatoreal.com.br/2023/06/22/hipotermia-pode-ter-causado-morte-de-morador-em-situacao-de-rua-em-lafaiete/

 

Os ambientes internos ficam muito gelados, hoje a tarde minha colega de trabalho estava ressuscitando aqueles termômetros corporais do tempo da Covid pra ler a temperatura da mesa numa sala no fundo do meu trabalho que tem ficado uma geladeira esses dias. O termômetro deu 16 graus na superfície da mesa às 3 da tarde! No meu horário de almoço eu fui sentar no sol no banco da praça pois estava com os pés e mãos gelados! Onde eu trabalho está muito frio e lá tem apenas um desses 2 equipamentos, adivinhem qual? Ventilador ou aquecedor?

 

Até agora mesmo, 18:40, meu termometro marca 20 graus dentro do meu quarto e 16 graus no fio externo. De manhã cedo a temperatura dentro meu quarto tem chegado aos 14 graus. Cheguei do trabalho, tomei banho e não quero colocar nenhum calçado, então estou sentado na cama com os pés debaixo de 3 cobertores! Moro no alto do morro, venta pra c@r#i, entra um frio danado pelas frestas...Eu gosto de frio, mas sei que não estamos preparados. Se hipoteticamente vem uma neve com máxima próxima de 0 grau, não sobra nada...

 

Enio Resende,

hoje foi o amanhecer mais frio do ano nessas PWS citadas por você.

Na automática de Viçosa, menor mínima de 2023, com 6,9.

 

Aqui no Noroeste do RJ, duas estações registraram menor mínima do ano:

9,7 Santo Antônio de Pádua

10,5 Itaperuna

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.