Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2021


Recommended Posts

Estou só pela frente fria, porque hoje é mais um dia sem nada de mais em POA. Tive mínima de 15,9° devido à espessa camada de cirrustratus. Agora faz 21,2° com 67% e o sol está um pouco translúcido. Os cirrus ficarem fininhos.

 

Ao menos pude fazer um time-lapse bem legal. Gravei entre 10:55 e 12:45 a velocidade de 120 X. Dá para ver bem a atuação do jato.

 

 

  • Like 18
Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, Wagner97 disse:

E a mTc nem tá forte, só pra terem uma noção disso, essas são as médias da automática INMET de Brasília nessa (praticamente) primeira quinzena do mês: 

Máximas: 24,5ºC

Mínimas: 9,3ºC!!

Isso venho reparado tbm... Se fosse pelo GFS boa parte do Brasil Tropical fecharia os meses com anomalias constantes na ordem dos +2/+3°C, e isso na melhor das hipóteses... Muitas vezes o modelo joga anomalias de +6/+7°C sendo que na prática mal ficará acima da média. 

Edited by Bruno D
  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Bruno D disse:

Isso venho reparado tbm... Se fosse pelo GFS boa parte do Brasil Tropical fecharia os meses com anomalias constantes na ordem dos +2/+3°C, e isso na melhor das hipóteses... Muitas vezes o modelo joga anomalias de +6/+7°C sendo que na prática mal ficará acima da média. 

 

E já tem anos que o GFS faz projeções bizarras da atuação da mTc durante o mês de Setembro, que é o auge da atuação dela no país. Já vi indicar máximas próxima de 50C no Brasil central. A histórica onda de calor de Setembro passado não chegou perto desses valores.

  • Like 11
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

41 minutos atrás, fsorf9rj disse:

Foi bom enquanto durou mas o frio foi embora de terras cariocas. Já voltou a fazer calor e grande parte da cidade já voltou a superar os 30 graus, pelo segundo dia consecutivo, com a mínima da cidade ficando em torno dos 15º nas regiões mais frias. 

Ainda deve haver um aquecimento um pouco maior na quinta e na sexta, aí no fim de semana devemos ter mudança de tempo, com chuva retornando e temperaturas um pouco mais baixas mas sem nenhum destaque. Por aqui a tendência é de um evento super comum de passagem de frente fria no início da próxima semana, com uma pequena queda de temperatura por um ou dois dias e logo em sequência um outro aquecimento. Claro que pode haver surpresas mas acho difícil, até por já termos tido um evento recente de grande porte. O inverno continua em aberto mas algo como registramos no fim de junho e início de julho por aqui parece que não se repetirá, pelo menos isso não se desenha. Mas não tem problema. A meta para 2021, eu até falei aqui, era voltarmos a ter uma sub10 na cidade do Rio. E tivemos, por 2 dias seguidos e em duas estações (relativamente próximas).

 

Centro da cidade agora com 27º.

 

 

Agora só falta aquele frio diurno pra fechar esse inverno com chave de ouro!!! 🌧️❄️🤩

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, SandroAlex disse:

 

Se esse rapazinho chamado GFS fosse confiável... estava arrancando os cabelos e devorando unhas de ansiedade...

 

12zgfs.jpg.be51e9046cf5bb2b95213f57782a82cf.jpg

 

Igualmente 😆

 

Mas fora esses surtos que muitas vezes não dura uma rodada, eu acho que esse pulso do dia 18 não deve ser o único forte da segunda quinzena, deve vir outra coisa significativa até o final do mês.

 

O AAO está oscilando no negativo, a Antártica está anormalmente gélida, e ao contrário do Sudeste, as regiões subtropicais do continente e do Brasil, não tiverem um frio tão significativo até aqui, neste mês... A tendência é de uma segunda quinzena dinâmica, acho difícil outro bloqueio tão prolongado se estabelecer neste mês para o pessoal do Sul, e nesta talvez São Paulo consiga ao menos uma rebarba de um invasão polar do tipo, e tenha o seu costumeiro frio úmido de máximas Julino rsrs. 

  • Like 15
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Luide Luckmann disse:

Bom já que todos estão postando eu também vou postar a previsão pra cá. Se dessa vez não branquear meu gramado eu desanimo

image.png.017652545264c2145114a79e8ebc1666.png

E assim está julho aqui em casa, por enquanto:

image.png.84ec9f6153b77675be5954b2ac4f0a65.png

Acho q desta vez vc dá sorte 😃 (Luckmann é "homem de sorte"?)

As médias mínimas estão excelentes por aí!

  • Like 1
  • Haha 13
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, LeoP disse:

 

Vc descreveu o frio que sentimos aqui. A combinação de média máxima de 24/25 graus + baixa variabilidade térmica traz poucas tardes frias no ano. Temos quantidade razoável de máximas entre 19-22C que, sob céu nublado e tempo ventoso, traz sensação de um dia friozinho, porém tardes realmente frias são exceção e não fazem parte da rotina dos moradores, como as que tivemos no final de agosto do ano passado.

 

Mas a sua afirmação é perfeita para os moradores de muitas regiões de MG. Eu, que acordo às 5h pra trabalhar, vivencio temperaturas próximas ou até abaixo de 10 com muita frequência, ao passo que, no mesmo dia, quase sempre ela passa dos 22C de tarde. Quando me desloco já no período noturno, costuma estar em 17/15 graus. Dependendo da hora que você sai pra rua em determinado dia, pode sentir frio ou não, mesmo no auge do inverno.

.

.

.

Hoje começou, efetivamente, o período de aquecimento. As mínimas variaram entre 15 e 13ºC, as mais altas do mês até aqui e, quando acordei, senti a casa significativamente menos fria e mais confortável. E a previsão para os proximos dias está muito interessante: vai esquentar muito no final de semana, com um dia muito quente pra época no domingo (17/29C), para esfriar bastante em seguida (10/23C), próximo ao que ocorreu na maioria dos dias desse mês. O GFS tá completamente destoante dessa previsão.

 

 

"ESTIVE EM CURITIBA E LEMBREI DE VOCÊ" 🤭  ontem à tarde...

Voltando do shopping (fazendo uma entrega, não compras kk) entrei por uma rua no Alto da XV e me deparei com esses belos ipês rosa, parecidos com os q vc registrou esta semana em BH.

AirBrush_20210714155127.thumb.jpg.f45cccb0d7b79b2991737a49f2766df7.jpgAirBrush_20210714155214.thumb.jpg.3cdd229678f10075dde39c7901bfafb8.jpg

É possível q os dias ensolarados tenham contribuído na quantidade de flores.

  • Like 12
  • Thanks 14
Link to comment
Share on other sites

51 minutos atrás, Bruno D disse:

Enquanto isso no maravilhoso mundo do final da grade do GFS... MP híbrida mastodôntica:

gfs_z500_mslp_samer_57.png

gfs_T850a_samer_fh312-384.gif

 

O interessante é que o GFS tem conseguido pegar no longo prazo muitas dessas MPs que posteriormente apareceram também nos demais modelos. Aí vem o médio prazo e o GFS passa a ficar completamente distinto e perdido na previsão em comparação com os outros, só se ajustando novamente no curto prazo. Eu notei esse padrão tanto na MP do fim de Junho, quanto nessa de agora que está prestes a irromper. 

  • Like 13
  • Thanks 9
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde,

 

Primeiro dia realmente "quente" do mês de julho na Baixada Santista, mas que não chega a ser desconfortável, visto que os ambientes internos ainda estão bem agradáveis.

Em Santos, a estação da Ponta da Praia-Cetesb reportava 31ºC às 13hrs, quebrando a sequência de máximas comportadas que vínhamos tendo até então. A mínima foi de 16,4ºC.

 

A partir de sexta, devemos ter alguma chuva, mas em volumes pouco significativos (infelizmente). As temperaturas também cairão e, quem sabe, tenhamos algum recorde de mínima absoluta do ano na próxima semana.

 

image.png.c094a88607d8f026cda31536c4237227.png

  • Like 14
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Europeu 12z manteve a erupção quase que exatamente igual as suas últimas rodadas.

 

Aliás isso vem chamando muito a atenção, que desde do comecinho da semana o modelo pegou a sinótica da alta Continental com forte ciclone no Oceano próximo ao Sul do Brasil e não largou mais. Tanto que caso mantenha o cenário inalterado nas próximas duas rodadas, imagino que já teremos uma boa margem pra bater o martelo em relação ao que realmente virá. 

 

Para São Paulo a projeções para mínimas segue as mesmas, altas chances de boa parte da Cidade ir a Sub 5°C, e o Mirante possivelmente terá outra sub 7°C.

 

Tbm dei uma olhada nos membros do ECMWF, e a maioria esmagadora aponta um frio significativo para o leste de São Paulo, de todos os 50 que olhei, apenas um aponta algo não muito significativo (Ou seja, sem potencial para mínimas sub 10°C no Centro-expandido), de resto todos apontam Sub 10°C na capital, e uns 70% apontam Sub 6°C.

 

Abaixo a projeção para temperatura na madrugada do dia 20, pelo determinístico do Europeu, e pelo seu membro #11 (lembrando que é a projeção é para as 3 da manhã, a temperatura poderá baixar ainda mais até a mínima do dia): 

Screenshot_20210714-160023~2.png

Screenshot_20210714-160308~2.png

  • Like 21
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Bruno D disse:

A média de mínima do IAG deve estar baixíssima... E ainda vem mais possibilidade de mínimas sub 5°C a partir de Domingo. Possivelmente a estação vai fechar com uma das menores mínimas média do século. 

 

A média da mínima não saberia te responder.
 
A mínima absoluta deste ano é de 2,9℃, no dia 30/06.
 
Tomara que, nessa próxima massa polar, o IAG volte a registrar geada como a ocorrida em Junho de 2016, quando registrou 1,3℃.
 
images_1.jpg.a81285e88f42de549c32f8c4c7aa9600.jpg
  • Like 14
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Bruno D disse:

Europeu 12z manteve a erupção quase que exatamente igual as suas últimas rodadas.

 

Aliás isso vem chamando muito a atenção, que desde do comecinho da semana o modelo pegou a sinótica da alta Continental com forte ciclone no Oceano próximo ao Sul do Brasil e não largou mais. Tanto que caso mantenha o cenário inalterado nas próximas duas rodadas, imagino que já teremos uma boa margem pra bater o martelo em relação ao que realmente virá. 

 

Para São Paulo a projeções para mínimas segue as mesmas, altas chances de boa parte da Cidade ir a Sub 5°C, e o Mirante possivelmente terá outra sub 7°C.

 

Tbm dei uma olhada nos membros do ECMWF, e a maioria esmagadora aponta um frio significativo para o leste de São Paulo, de todos os 50 que olhei, apenas um aponta algo não muito significativo (Ou seja, sem potencial para mínimas sub 10°C no Centro-expandido), de resto todos apontam Sub 10°C na capital, e uns 70% apontam Sub 6°C.

 

Abaixo a projeção para temperatura na madrugada do dia 20, pelo determinístico do Europeu, e pelo seu membro #11 (lembrando que é a projeção é para as 3 da manhã, a temperatura poderá baixar ainda mais até a mínima do dia): 

Screenshot_20210714-160023~2.png

Screenshot_20210714-160308~2.png

 

E o outro ponto fundamental aqui: A secura extrema, sendo bem mais seca que a última MP. Isso pode gerar um efeito baixada muito forte, isso é, o IAG pode facilmente baixar do valor da última MP, e as estações mais frias da RMSP podem baixar de 0 grau. Creio que o Mirante talvez fique com mínimas semelhantes ao último evento.

 

Por essa rodada, consigo um -7°C tranquilo no bairro do Charco, mas ainda não vou comemorar porque prefiro fazer isso daqui a uns 2 dias caso mantenha.

 

Já aqui em JF, minha estação baixa dos 5C com facilidade nessa situação. E o Passos del Rei terá geada. 

  • Like 13
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

52 minutos atrás, Bruno D disse:

Europeu 12z manteve a erupção quase que exatamente igual as suas últimas rodadas.

 

Aliás isso vem chamando muito a atenção, que desde do comecinho da semana o modelo pegou a sinótica da alta Continental com forte ciclone no Oceano próximo ao Sul do Brasil e não largou mais. Tanto que caso mantenha o cenário inalterado nas próximas duas rodadas, imagino que já teremos uma boa margem pra bater o martelo em relação ao que realmente virá. 

 

Para São Paulo a projeções para mínimas segue as mesmas, altas chances de boa parte da Cidade ir a Sub 5°C, e o Mirante possivelmente terá outra sub 7°C.

 

Tbm dei uma olhada nos membros do ECMWF, e a maioria esmagadora aponta um frio significativo para o leste de São Paulo, de todos os 50 que olhei, apenas um aponta algo não muito significativo (Ou seja, sem potencial para mínimas sub 10°C no Centro-expandido), de resto todos apontam Sub 10°C na capital, e uns 70% apontam Sub 6°C.

 

Abaixo a projeção para temperatura na madrugada do dia 20, pelo determinístico do Europeu, e pelo seu membro #11 (lembrando que é a projeção é para as 3 da manhã, a temperatura poderá baixar ainda mais até a mínima do dia): 

Screenshot_20210714-160023~2.png

Screenshot_20210714-160308~2.png

 

Por essas projeções, há chance de termos uma nova minima negativa aqui pela região. Vamos ver.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Mínima de 16° e máxima de 29°.

Amanhã deve esquentar igual hoje, mas no fim da tarde o vento deve virar e a temperatura cair, a queda vai ser mais por conta do tempo chuvoso do que por ar frio, só na noite de sábado é que o segundo e poderoso pulso deve chegar.

Nascer do sol hj:IMG_20210714_073157_copy_3000x2250.thumb.jpg.f23e17dad8fca3c461aaf39dfe16e081.jpg

Sete Copas fazendo sua bagunça:IMG_20210714_075845_copy_3000x2250.thumb.jpg.55105b3cd54e89a91b7fc52d499308b5.jpg

  • Like 15
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Carlos Campos disse:

"ESTIVE EM CURITIBA E LEMBREI DE VOCÊ" 🤭  ontem à tarde...

Voltando do shopping (fazendo uma entrega, não compras kk) entrei por uma rua no Alto da XV e me deparei com esses belos ipês rosa, parecidos com os q vc registrou esta semana em BH.

AirBrush_20210714155127.thumb.jpg.f45cccb0d7b79b2991737a49f2766df7.jpgAirBrush_20210714155214.thumb.jpg.3cdd229678f10075dde39c7901bfafb8.jpg

É possível q os dias ensolarados tenham contribuído na quantidade de flores.

 

Opa! Valeu pela lembrança, Carlos. Se puder, volte a essa rua daqui uns dias, esses ipês me parecem que estão desabrochando ainda e talvez fiquem ainda mais bonitos nos próximos dias. Isso porque os ipês rosa (Handroanthus heptaphyllus) florescem como pompons quase perfeitos e as inflorescências não estão características ainda (visualmente pela foto). Ou pode ser outra espécie do mesmo gênero. De qualquer forma, combina com Curitiba, que é considerada cidade modelo e fica ainda mais bonita com essas flores.

 

Hoje pedalei 20km da orla da Pampulha e vi um monte deles - repare nas inflorescências igualzinho pompom de torcida:

20210714_162239.thumb.jpg.a24bc4f9c7f80842a1ff950fab23ff1f.jpg20210714_163420.thumb.jpg.a5be4342af358f39cbc64935b06e034d.jpg20210714_164815.thumb.jpg.f555b188282a189989697bbd59eb8fe1.jpg

 

 

Hoje foi um dia típico de inverno aqui em BH, em sua versão mais quente (ou menos fria), com variação 13,8C a 26,2C. Assim como o frio que tivemos nessa 1ª quinzena, dias como hoje são muito comuns nessa época. Agora (18h), 20,3C.

Edited by LeoP
  • Like 18
  • Thanks 9
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

Os últimos dias foram agradáveis no sudoeste PR, porém a UR já começava a chegar em valores bem baixos, com 30% nas tardes.

Simepar errou feio na previsão do calor pré-frontal, há 2 dias previa uma quarta com 28ºC de máxima, porém hj atingimos os 23.1ºC, devido às nuvens.

4QYYuVY.jpg

 

Para amanhã, temos chuva 🙏 e declínio da temperatura.

E ao calor, por enquanto diremos adeus.

 

4fRFx8r.png

 

 

 

  • Like 11
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Carlos Campos disse:

Acho q desta vez vc dá sorte 😃 (Luckmann é "homem de sorte"?)

As médias mínimas estão excelentes por aí!

Só foi eu postar a previsão indicando sequência de dias gelados que agora o modelo projeta um veranico pro fim do mês kkkkkkkkkkkk. A rodada das 18h não é muito assertiva né?

20210714_183501.jpg

Edited by Luide Luckmann
  • Like 4
  • Haha 13
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

 

E o outro ponto fundamental aqui: A secura extrema, sendo bem mais seca que a última MP. Isso pode gerar um efeito baixada muito forte, isso é, o IAG pode facilmente baixar do valor da última MP, e as estações mais frias da RMSP podem baixar de 0 grau. Creio que o Mirante talvez fique com mínimas semelhantes ao último evento.

 

Por essa rodada, consigo um -7°C tranquilo no bairro do Charco, mas ainda não vou comemorar porque prefiro fazer isso daqui a uns 2 dias caso mantenha.

 

Já aqui em JF, minha estação baixa dos 5C com facilidade nessa situação. E o Passos del Rei terá geada. 

Renan,

teve uma massa fria entre 8 e 9 de junho 1997, que provocou umidade muito baixa a tarde e a noite, no amanhecer de 9/06/1997 muito frio no interior de Minas.

 

Santo Antônio de Pádua

27,6ºC dia 8

26% umidade a tarde

11,8ºC na leitura de 20 h50

6,3ºC mínima no amanhecer do dia 9

 

Itaperuna

28,4ºC

26%

8,9ºC mín. dia 9

 

Passa Quatro

17,9ºC máx dia 8

6,8ºC leitura das 20 h50

0,8 mínima dia 9

 

outras mín dia 9

-2,3 Maria da Fé

-1,0 Lambari

-0,4 Caldas

0,5 São Sebastião do Paraíso

1,5 Florestal,no dia seguinte 10 a min de 1,2ºC

1,7 Conceiçao Mato Dentro, dia seguinte 1,5ºC

1,9 São João del Rei

2,0 Barbacena

2,1 Viçosa (foi mais baixa que julho de 2000, que marcou 2,5ºC)

3,0 Engenheiro Dolabela 17º latitude(região de Montes Claros)

 

Fiquei surpreso na noite de 8 de junho, a umidade estava baixíssima até umas 22 h, nunca tinha presenciado, a temperatura caía 1,0ºC por hora. O vento soprou fraco de sudeste toda madrugada, aqui para esfriar bem mais  até o amanhecer, o vento tem que soprar fraco de oeste.

 

 

 

 

 

 

 

Edited by marinhonani
  • Like 14
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

O frio que está por vir é forte e potencialmente vai trazer a mínima do ano para cá. O problema é que o frio nem chegou ainda e já estou com os olhos arregalados observando o outro lado da previsão, haha. Parece que vai esquentar rápido, e esquentar bem, com um veranico forte para julho. 

 

2142212430_Screenshot_20210714-195231_SamsungInternet.thumb.jpg.db6b463d50ca45502e35c9636c9ca578.jpg

  • Like 11
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Apesar da cobertura de nuvens altas esquentou bem em Blumenau hoje, a mínima foi de 13,8ºC e o sol que passou a brilhar forte apenas às 13h elevou a temperatura pra máxima de 27,4ºC, a maior máxima desde 4 de maio. O dia inteiro quase não ventou, com média raramente passando de 2km/h:

image.thumb.png.4f43ceaee63540a01a294886449d2b87.png 

Noite encoberta com nuvens altas e temperatura caindo mal e porcamente, 18,6ºC com 96% às 20:20

 

Hoje o Jardel voltou a ter estação meteorológica em Braço no Norte @Luide Luckmannhttps://www.wunderground.com/dashboard/pws/IBRAOD5

image.thumb.png.e4f4304357ca1f63cadba697fc54816b.png

  • Like 17
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Apesar da cobertura de nuvens altas esquentou bem em Blumenau hoje, a mínima foi de 13,8ºC e o sol que passou a brilhar forte apenas às 13h elevou a temperatura pra máxima de 27,4ºC, a maior máxima desde 4 de maio. O dia inteiro quase não ventou, com média raramente passando de 2km/h:

image.thumb.png.4f43ceaee63540a01a294886449d2b87.png 

Noite encoberta com nuvens altas e temperatura caindo mal e porcamente, 18,6ºC com 96% às 20:20

 

Hoje o Jardel voltou a ter estação meteorológica em Braço no Norte @Luide Luckmannhttps://www.wunderground.com/dashboard/pws/IBRAOD5

image.thumb.png.e4f4304357ca1f63cadba697fc54816b.png

Eu moro a 100m de altitude, mas minha casa fica no vale. Então aqui vai ser sempre mais frio. Hoje por exemplo foram 2°C de diferença daqui pra essa estação na mínima e 3°C de diferença na máxima. 10,5/23,8 contra 12,4/26,8 dele. No momento tenho 16,5 e lá 17,6, 1°C de diferença com céu incoberto. Enquanto isso aquela estação louca que eu não sei quem é o dono ta marcando 24°C kkkkkkkkkkk

  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Agora, Luide Luckmann disse:

Eu moro a 100m de altitude, mas minha casa fica no vale. Então aqui vai ser sempre mais frio. Hoje por exemplo foram 2°C de diferença daqui pra essa estação na mínima e 3°C de diferença na máxima. 10,5/23,8 contra 12,4/26,8 dele. No momento tenho 16,5 e lá 17,6, 1°C de diferença com céu incoberto. Enquanto isso aquela estação louca que eu não sei quem é o dono ta marcando 24°C kkkkkkkkkkk

 

A tendência seria aí ter máxima um pouco maior que essa estação, mas no caso é medição num abrigo ao sol x sombra. Essa do sítio japiassi não só tem abrigo ruim, tá na verdade toda desregulada kkkkkkk

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

 

A tendência seria aí ter máxima um pouco maior que essa estação, mas no caso é medição num abrigo ao sol x sombra. Essa do sítio japiassi não só tem abrigo ruim, tá na verdade toda desregulada kkkkkkk

Sim aqui eu deixo na varanda voltada pro lado sul, que recebe menos calor e deixo o termômetro onde não pega sol. Mas vou ter que inventar um "abrigo" improvisado pra pôr isso no sol...~Mas acho que por mais que aqui seja um vale, como a altitude é a mesma e lá está mais perto da área urbana acaba esquentando mais lá.

 

 

Edited by Luide Luckmann
  • Like 5
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

 

7 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Apesar da cobertura de nuvens altas esquentou bem em Blumenau hoje, a mínima foi de 13,8ºC e o sol que passou a brilhar forte apenas às 13h elevou a temperatura pra máxima de 27,4ºC, a maior máxima desde 4 de maio. O dia inteiro quase não ventou, com média raramente passando de 2km/h:

image.thumb.png.4f43ceaee63540a01a294886449d2b87.png 

Noite encoberta com nuvens altas e temperatura caindo mal e porcamente, 18,6ºC com 96% às 20:20

 

Interessante é que hoje não teve vento com sol. Quando está muito nublado é até comum alguns dias sem vento, mas quando tem sol é quase impossível não ter vento.

 

De manhã fica, mas de tarde geralmente tem um brisa qualquer. Hoje não teve.

 

Pelo menos o sol deu alguma "vibe" pro dia, apesar da pouca variação. Quando fica nublado, o dia fica completamente "morto".

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, marinhonani disse:

Renan,

teve uma massa fria entre 8 e 9 de junho 1997, que provocou umidade muito baixa a tarde e a noite, no amanhecer de 9/06/1997 muito frio no interior de Minas.

 

Santo Antônio de Pádua

27,6ºC dia 8

26% umidade a tarde

11,8ºC na leitura de 20 h50

6,3ºC mínima no amanhecer do dia 9

 

Itaperuna

28,4ºC

26%

8,9ºC mín. dia 9

 

Passa Quatro

17,9ºC máx dia 8

6,8ºC leitura das 20 h50

0,8 mínima dia 9

 

outras mín dia 9

-2,3 Maria da Fé

-1,0 Lambari

-0,4 Caldas

0,5 São Sebastião do Paraíso

1,5 Florestal,no dia seguinte 10 a min de 1,2ºC

1,7 Conceiçao Mato Dentro, dia seguinte 1,5ºC

1,9 São João del Rei

2,0 Barbacena

2,1 Viçosa (foi mais baixa que julho de 2000, que marcou 2,5ºC)

3,0 Engenheiro Dolabela 17º latitude(região de Montes Claros)

 

Fiquei surpreso na noite de 8 de junho, a umidade estava baixíssima até umas 22 h, nunca tinha presenciado, a temperatura caía 1,0ºC por hora. O vento soprou fraco de sudeste toda madrugada, aqui para esfriar bem mais  até o amanhecer, o vento tem que soprar fraco de oeste.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nani, essa informação é bem importante pois advecções frias com umidade muito baixa trazem esse tipo de mínimas baixas mesmo, tem outro grande evento desses que aconteceu em Julho de 2012, na ocasião também tivemos mínimas muito baixas no leste do SE e é o que pode ocorrer agora. 

 

Esses dados servem para nos mostrar o que esperar desse próximo evento, que promete movimentar bastante o BAZ.

  • Like 8
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

Sim aqui eu deixo na varanda voltada pro lado sul, que recebe menos calor e deixo o termômetro onde não pega sol. Mas vou ter que inventar um "abrigo" improvisado pra pôr isso no sol...

 

 

É uma ótima ideia padronizar a medição com um abrigo e é bem mais fácil de construir do que parece...

 

23 minutos atrás, Moretão disse:

 

 

Interessante é que hoje não teve vento com sol. Quando está muito nublado é até comum alguns dias sem vento, mas quando tem sol é quase impossível não ter vento.

 

De manhã fica, mas de tarde geralmente tem um brisa qualquer. Hoje não teve.

 

Pelo menos o sol deu alguma "vibe" pro dia, apesar da pouca variação. Quando fica nublado, o dia fica completamente "morto".

 

Realmente foi um dia bem esquisito.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
14.61 a las 00:00:00
TEMP MÍNIMA
9.67 a las 23:47:00

 

Maxima invertida, a la medianoche, en realidad la temperatura apenas rondo los 13°C de maxima  durante todo el resto del dia (se mantuvo mayormente entrre 11/13°C), la minima tambien fue invertida lo que muestra que fue un dia con baja amplitud termica.

Dia chato, cubierto, humedo y gris, con apenas alguna garua a la madrugada y baja sensacion termica.

Edited by Pablo MQL
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Tive máxima de 21,3°. Nessa semana não fez o calorzinho esperado, bem longe dos 25 ou mesmo 27 que chegou a se esperar. Ontem tive 22,0°. Agora faz 16,7° com 78%.

 

No final da tarde já era possível ver sinais de mudança no tempo em POA, como a entrada de calor em níveis médios e a formação de altocumulus e altostratus.

 

Vídeo das 17:30 de hoje.

 

 

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Hoy tuvimos otro dia cubierto, humedo y gris pero lluvioso y con un poco de viento, desconfortable,, la maxima no llego a 12,5°C y la minima fue de poco mas de 9°C.

Llovio con bastante intensidad en algunos momentos del dia.

841515449_Sanstitre.png.9ddc7e010844b57663b4e20d8a5eba35.png

 

Dia bien de invierno, todas las casas que poseen una chimenea la tienen prendida y largando humo (el olor que se siente en el ambiente es bastante notorio, creo yo por que la leña ademas esta bastante humeda).

 

 

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Actualmente no hay mucha diferencia de temperatura con el resto del dia (la maxima apenas supero los 12°C....), 11,7°C a las 21hrs en la estacion Prado, 10,9°C en la estacion Melilla, pero paro de llover por suerte, sigue un poco ventoso afuera.

 

UBICACIÓN
MELILLA (Montevideo)  Latitud  -34.92 Longitud -56.25 Elevacion 60 m
TIPO
Estación Meteorológica automática 24hs
ULTIMA ACTUALIZACIÓN
2021-07-14 21:15:00      El Sol sale a las: 07:49:00       Se Oculta a las : 17:51:00
DATOS ACTUALES
TEMP EXTERIOR
10.9 C

1666818180_Sanstitre.png.6e8c372ab62ced83d80a3c9ea08a3cbd.png

 

1486530195_Sanstitre.png.7b2396ab032d477ec60a6361628e81b8.png

 

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Noite novamente igual às anteriores em São Paulo, ou seja, céu limpo, umidade um pouco baixa, névoa seca e grande variação nas temperaturas.

Nas estações do CGE, enquanto temos 9/10 graus no extremo sul, em áreas mais próximas do centro faz até 20 graus.

fRv0CJ3.png

 

 

Imagem do satélite das 21:20 mostra um pouco de nuvens altas no estado de SP.

7P1dRUb.jpg

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! A quarta-feira foi nublada e escura em Buenos Aires (fotos abaixo tiradas hoje por volta das 13h aqui pelo centro). Desde o fim da tarde cai uma garoinha bem fina também, que acumulou 0,5 mm até agora. A mínima foi de 9,3°C e a máxima de 12,6°C. Agora 11,8°C, URA de 93% e vento leste a 13 km/h.

 

Ainda pode garoar de madrugada, mas amanha o tempo abre e já na parte da tarde estaremos sem nuvens. Mínima de 9°C e máxima de 16°C. O sol às 7h57 e se poe às 18h01 (já terminou o período de tres semanas anuais de sol nascendo depois das 8h e de dois meses com sol se pondo antes das 18h).

image.png.9294e98ec98687aaad968c308109413c.png

image.png.bb584a7fb55ba237923dfbf5305f52fd.png

  • Like 20
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Luide Luckmann disse:

Sim aqui eu deixo na varanda voltada pro lado sul, que recebe menos calor e deixo o termômetro onde não pega sol. Mas vou ter que inventar um "abrigo" improvisado pra pôr isso no sol...~Mas acho que por mais que aqui seja um vale, como a altitude é a mesma e lá está mais perto da área urbana acaba esquentando mais lá.

 

 

Seria interessante vc colocar um aparelho num abrigo (modelo q o @Felipe Backendorf tem e ensinou fazer) e encontrar um local ao sol mas não parar de fazer as medições na varanda.

Vai ser interessante a comparação das tabelas.

Aki eu meço temperatura no quintal q é pekeno mas bem sombreado. 

Meu abrigo eu deixo na sombra mesmo, até pq ele não é próprio para exposição ao Sol.

As diferenças entre os registros de máxima com a PWS Borda da Mata (700 m ao sul da minha casa, aproximadamente) ficam em torno de 0,3/1,3°C para menos. Raramente a diferença é maior do q isso. Acho q nunca chegou. 

Mas eu comecei esta semana a monitorar a temperatura com sensor diretamente exposto ao sol. Deixo ele bem afastado de tudo, numa altura de 7 metros do chão e ele recebe praticamente todo o sol do dia. É uma curiosidade q eu tinha e agora vou poder matar ela kkAirBrush_20210714214606.thumb.jpg.4372d61e2662557243af0d59ef268d57.jpg

O resultado está sendo melhor do q o esperado. Imaginava q as máximas superaram tranquilamente os 35°C já q o Sol bate direito no sensor...mas q nada! Como a ponta é prateada, reflete a luz ao invés de absorvê-la. Isso é bacana.

Veja a diferença entre os registros do quintal à sombra e do sensor exposto ao Sol 👇AirBrush_20210714215208.jpg.379bc50baa184197bbf6d349d47520f4.jpg

Um detalhe interessante é q no primeiro dia de observação o céu estava limpo e a máxima sob exposição chegou à 28,1°C. Já ontem e hoje, com cobertura densa de Cirrus e Cirrostratus as máximas foram idênticas (coincidência) 26,6°C 👇

AirBrush_20210714215002.jpg.973fe6fd8b5868866fc979d3cc5d3a73.jpg

Também estou fazendo registros dentro de casa, no quarto q fica no piso superior e com parede voltada pra oeste (pega o calor do sol após às 15h) 👇AirBrush_20210714215114.jpg.cb8889b5b1260333afdda472d22419be.jpg

E por fim, meus registros também na baixada 👇AirBrush_20210714215324.jpg.1bb89e00d23ee3cbf86b5daf17436a63.jpg

Edited by Carlos Campos
  • Like 14
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Entardecer com muitas Cirrus 👇AirBrush_20210714210958.thumb.jpg.03e7ebfef207c593350395dd75bcdbd5.jpg

Noite de céu quase limpo. A densa camada de Cirrus se afastou e a temperatura despenca. 

Nesse ritmo, se não nevoeirar vamos ter boa mínima amanhã cedo.

21h na baixada já fazia 7,5°C e na relva 2,6°C.

Desta vez, colokei a estação longe dos arbustos e com sensor de relva bem exposto (ontem ele ficou por descuido meu, entrenhado no capim alto e mesmo com geada fraca a mínima foi +0,3°C enquanto ao lado fazia -0,8°C).

Noite bem promissora 👇

AirBrush_20210714211234.thumb.jpg.26a322049be11ba45d1eaa4a3cdf1d08.jpg

  • Like 18
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Marcos disse:

Tive máxima de 21,3°. Nessa semana não fez o calorzinho esperado, bem longe dos 25 ou mesmo 27 que chegou a se esperar. Ontem tive 22,0°. Agora faz 16,7° com 78%.

 

No final da tarde já era possível ver sinais de mudança no tempo em POA, como a entrada de calor em níveis médios e a formação de altocumulus e altostratus.

 

Vídeo das 17:30 de hoje.

 

 

Bom dia fera. Em nenhum dia da semana encostou nos 30 graus que o instituto xxxxx previu? 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Juzinho disse:

Deu a louca no gerente nas últimas rodadas ? 

O Forecast tá prevendo 2 graus negativos para SP capital hehe .

A MP vai passar relâmpago por aqui ...piscou ...perdeu kkkk

Agora o Europeu virou um GFS reverso 😆😂

 

Mas a MP promete ser assombrosamente seca, e acredito que muitos pontos na periferia da RMSP podem realmente negativar se o cenário se confirmar, mas apostar isso para o centro Expandido é complicado, a advecção em si, vai ser mais fraca do que a MP do final de Junho, então dificilmente o Mirante fará Milagre... Tanto que acredito em uma mínima ao redor de 7°C para ele, enquanto às periferias da Cidade congelam. As chances de recordes de mínimas em muitas estações do CGE podem ser bem consideráveis, a umidade promete ficar baixíssima até mesmo no extremo sul, onde dificilmente a forte maritimidade não se faz presente, e ainda assim o CGE Marcilac faz milagre, com as menores mínimas da região, imagina com a U.R abaixo dos 60% até mesmo na hora mais fria do dia:

 

XsfVQC7jaemVkjlE38Sa_zKtUZW4zksINq2UPOuN0AB6wwF0HKQoFdxI0J2DDUAdNymeuB1DR3ea4eN1KC4u1b3FRgPcqA9Y2lEwE1GZc-6VaRwAWOuvnex1Ninbk1RI6UFGZhFp

 

Isso é um dos motivos de esquentar tão rapidamente, a MP vai trazer um clima de deserto até a gente... A nossa sorte é não se estabelecer um padrão seco e de bloqueio por muito tempo, mas acho que não se estabelece, no finalzinho do mês deve chegar outra MP.

 

Europeu dia 19, 20 (6 da manhã) e 21 (3 da manhã): 

Screenshot_20210715-075715~2.png

Screenshot_20210715-075751~2.png

Screenshot_20210715-075819~2.png

  • Like 10
  • Thanks 9
Link to comment
Share on other sites

Temos mais um dia de sol e de temperatura mais elevada, o dia amanheceu com céu claro e pontos isolados de nevoeiro no Rio  como na cidade universitária, ao amanhecer obtivemos mínima de 20 graus aqui no meu bairro, agora com céu claro faz 24 graus e hoje faz calor nas horas mais quente do dia Rio de Janeiro.

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Depois de duas semanas retorno ao monitoramento, finalmente o período com NADA acontecendo acabou. Eis o resumo das estações da bacia do Rio Tijucas até o momento:

2525.thumb.png.db5b2fa5b8bb2e0f56c3f8228a613921.png

 

Minha estação com alguma margem de erro, está com anomalias em -1,0 / +1,0 e horária em 15,7°C (-0,1°C). Agora com as duas MPs dos próximos dias as médias voltam a desabar, espero que finalmente tenhamos um julho frio (último foi 2013).

 

Sobre a MP, estou bem empolgado com ela, justamente pq será um grande teste generalizado para as baixadas de praticamente todo o BAZ. O forte dela vai ser a secura absurda prevista, água precipitável com valores mínimos absurdos em todas as regiões, sendo o destaque SP, que terá orvalho sub -10°C em ampla área na tarde do dia 19.

Aqui eu não sei muito o que esperar no dia da mínima (20/07), pq será uma situação atípica pra cá, envolvendo pouco ar frio numa atmosfera desértica (o oposto é mais comum), vai que isso faça a diferença da relva aumentar em relação a 2m, trazendo uma geada surpresa para as partes baixas de NT 👀. Agora se a madrugada do dia 19/07 (atmosfera bem fria + desértica) resolver surpreender e não ventar, aí sim seria uma geada fácil e garantida pra cidade.

 

 

 

  • Like 16
  • Thanks 9
Link to comment
Share on other sites

Bom dia à todos...

Outra manhã bem gelada nas baixadas da Grande Curitiba. 

Enquanto locais elevados tiveram mínimas um pouco acima do normal para o mês, como por exemplo Boa Vista com 14°C, Aeroporto Bacacheri 12°C e estações mais próximas do centro de Curitiba com 10/11°C, registrei na minha estação 1,7°C  e -0,5°C na relva, com geada fraca e isolada.

AirBrush_20210715081256.thumb.jpg.3b8e7e673ac9ee6c29e155a715e041f1.jpgAirBrush_20210715074719.thumb.jpg.2e8ce6bc81a9a5bd58399628d73b860d.jpg1626349048526.thumb.jpg.7c257051bb0808244a7b576179ac919a.jpgAirBrush_20210715081822.thumb.jpg.76fdebe36d94907806aeee35a217cf78.jpgAirBrush_20210715083049.thumb.jpg.f3b4d72eedc2ae991317eb4c5e098520.jpg

Na estação Borda da Mata a mínima ficou nos 5,5°C em outra noite de queda lenta e difícil.

Previsões indicam a chegada das instabilidades e das chuvas pelo sudoeste ainda nesta manhã. 

Só no aguardo das trovoadas (espero ansiosamente) q podem acontecer ao longo da noite ou talvez durante a próxima madrugada.

E depois, no domingo a chegada do ar polar 😃

  • Like 13
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.