Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Luiz Henrique.

Members
  • Posts

    258
  • Joined

  • Last visited

1 Follower

About Luiz Henrique.

  • Birthday 09/17/1991

Location

  • Location
    Santos - SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Luiz Henrique.'s Achievements

Proficient

Proficient (10/14)

  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Reacting Well Rare
  • Dedicated Rare

Recent Badges

2.4k

Reputation

  1. A estação do PNI - Campo Belo já marca -3,3ºC às 18:30. Hoje pela manhã, a mínima foi de -8,5ºC. Se nada atrapalhar essa queda, deve registrar mais uma boa mínima amanhã.
  2. Boa noite, Depois de 17 dias sem chegar aos 25ºC, hoje a estação Santos - Boqueirão (CETESB) registrou 26,8ºC, a máxima do mês. Pela manhã, a mínima foi de 13,3ºC. Julho tem sido um mês bom e agradável por aqui, abaixo da média e sem extremos:
  3. Sempre ouvi falar sobre relatos de moradores sobre uma possível geada que ocorreu em Santos e arredores durante esta onda de frio (que rendeu a menor temperatura já registrada na cidade - 4,3ºC), mas nunca havia encontrado nenhum registro que falasse sobre o assunto. Pois bem, fuçando a hemeroteca, encontrei duas reportagens que comprovam não só a ocorrência da geada na Baixada Santista neste evento, como também os seus efeitos causados na economia. Jornal A Tribuna, de 04/08/1955, fala sobre a geada ocorrida na Ilha de Santo Amaro (Guarujá) e a perda de 60% dos bananais devido à queima das plantações: O Correio Paulistano também falou sobre o tema, comprovando que houve a geada: Na época, Guarujá era pouco urbanizada e povoada (tinha cerca de 20 mil habitantes), o que dá para deduzir que a temperatura por lá deve ter sido menor que os 4,3ºC registrados em Santos.
  4. Pois é, Aldo. Essa história da neve na Barra do Azeite (Cajati/Jacupiranga) fica mais interessante ao ver a altitude local: menos de 100 metros. É uma pena termos tão poucos registros conhecidos da época, mas que essa neve foi bem além dos locais que conhecemos, ela foi. Acho que uma pesquisa em outros jornais deve render mais informações.
  5. Tava pesquisando aqui na hemeroteca do jornal A Tribuna de Santos e achei algumas coisas interessantes sobre a onda de frio de 1975: Na edição do dia 18, previa-se o auge do frio para aquele dia, com anuncio de possibilidade de geada até na Baixada Santista: No dia seguinte (19/07), divulgaram as mínimas registrada em Santos (variaram de 5,8 a 8,0 graus, dependendo da região da cidade, que já era bem urbanizada na época) e colocaram uma observação de que, embora no dia anterior tivesse sido anunciada a possibilidade de geada, poderia ser não ocorresse devido a formação de alguma nebulosidade vindo da serra: Acredito que possa ter ocorrido alguma geada nos morros (Nova Cintra), que ficam nas áreas mais elevadas da cidade. Na edição do dia 20/07, o destaque vai para a noticia sobre a neve no Vale do Ribeira. A manchete não só cita que a neve caiu também em Jacupiranga (novidade pra mim), como também menciona que ela cobriu as margens da BR-116: O interessante é que Jacupiranga não é tão próxima assim de Apiaí, que é a mais lembrada pelo evento. A dúvida que fica é: até onde chegou essa neve? Será que Registro, Eldorado e Juquiá também tiveram flocos, visto a proximidade com Jacupiranga? Fica a dúvida.
  6. Sim. É uma hipótese apenas considerando aquelas ondas de frio avassaladoras que já ocorreram no passado. Mas sei que é muitíssimo improvável rs
  7. Acho que o extremo sul da capital, Paranapiacaba e a região de São Roque bem prováveis de ter tido alguma precipitação invernal durante essas ondas de frio fortíssimas do século passado. Paranapiacaba, ao que sei, é bem fria no inverno e úmida, ao contrário do restante da Grande SP. Com as condições propícias, acho bem possível que já tenha ocorrido algo por lá. (Mas falta monitoramento naquela região até hoje).
  8. Estive no PNI no último feriado acampando e o frio lá é insano. Sei que o Campo Belo já é monitorado, mas seria muito interessante se houvessem outras estações em mais lugares do parque, pois acredito que há vários pontos mais frios que a nascente do Campo Belo. O Vale do Aiuruoca mesmo, próximo aos Ovos de Galinha, é uma baixada que deve render algo bem interessante. Em Santos, os dias têm sido parecidos e bem agradáveis, com as mínimas na casa dos 14ºC e máximas por volta dos 21ºC. Pra os próximos 10 dias, não há previsão de grandes mudanças ou dinamismo.
  9. Boa noite, Faz tempo que não apareço aqui, mas não poderia deixar de comentar o dia completamente atípico que tivemos hoje em Santos - SP. Tivemos máxima de apenas 14,6ºC na estação do Boqueirão - CETESB. Quem conhece Santos, sabe que é uma cidade extremamente urbanizada e que mínimas sub-10 já são bem díficeis por aqui. Mas mais díficil ainda é uma máxima sub-15, diria que raríssimo. Já tivemos tardes frias sub-15, mas aquela máxima da madrugada sempre estragava o histórico rs Peguei os dados do BDMEP da antiga estação do INMET que funcionou entre até 1996, e só houveram 3 ocasiões com máximas sub-15 registradas: 18/07/1975 - 13,5ºC 26/08/1984 - 14,8ºc 22/07/1990 - 14,6ºC Nos registros da estação da Cetesb que funciona desde 2011, não encontrei nenhum (mas tenho que ver direito de 2022 pra cá). Amanhã o dia promete ser como o de hoje, com chuva persistente e temperatura baixa ao longo dia. A ver.
  10. Pois é, e ao que parece ela não fica distante da zona urbana. Peruíbe deve registrar marcar interessantes em zonas menos urbanizadas (serra do Guaraú, por exemplo).
  11. Bem incomum, diria até mesmo raro. Acontece de três a quatro vezes por década, dos anos 2000 pra cá. Esse ano expecionalmente tivemos dois registros em agosto. Anteriormente havia ocorrido em 2021 e 2016. Mínimas de 11 a 12 graus ocorrem quase todos os anos, mas sub-10 só em mps fortes o suficiente para baixar dessa marca.
  12. Bom dia! Manhã de sub-10 em várias localidades no litoral de SP. As principais mínimas: Santos/Boqueirão: 9,6ºC (CETESB) Bertioga: 8,8ºC (INMET) Peruíbe: 5,6ºC (CIIAGRO) Caraguatatuba: 9,3ºC (CIIAGRO) Cubatão: 9,3ºC (CETESB) MP muito boa por aqui!
  13. Bom dia! MP surpreendeu na Baixada Santista e demais áreas do litoral de São Paulo. Forte para os nossos padrões. A estação de Santos/Boqueirão da Cetesb registrou 9,3ºC. Mínimas sub-10 são incomuns por aqui, sendo a terceira sub-10 dos últimos 10 anos. As outras ocasiões foram em junho/2016 e julho/2021. Demais mínimas em outras estações do litoral: Santos/Boqueirão: 9,3ºC (CETESB) Santos/Ponta da Praia: 9,5ºC (CETESB) Bertioga: 9,7ºC (INMET) Peruíbe: 6,1ºC (CIIAGRO) São Sebastião: 9,7ºC (CETESB) Caraguatatuba: 7,4ºC (CIIAGRO) Bertioga: 9,7ºC (INMET)
  14. Não é muito normal não. Em julho, a média máxima aqui é na faixa dos 24-25ºC. O mês atual está me lembrando junho de 2016, quando também tivemos poucas máximas acima de 20ºC, porém na ocasião as mínimas foram menores por causa daquela potente MP e a sensação de frio foi maior.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.