Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2021


Recommended Posts

Apesar do ícone ser o mais assertivo  enquanto as mínimas de topo, espero que não se concretize pois temperaturas entre 4 e 5 em topo se traduzem em até 1 a 2 graus levando em consideração baixadas e micro climas ao sul da zona urbana.

Não consigo nem mensurar   a catástrofe que seria ao pequeno e médio produtor,  bem como risco a própria natureza principalmente aos últimos resquícios de mata atlântica da região , em   decorrência de futuros incêndios potencializados em função do  ressecamemto extremo da vegetação..

Screenshot_2021-07-16-14-48-13-784_com.windyty.android.jpg

  • Like 10
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Frio extremo mantido e potencializado pelas rodadas 12z do GFS e do Canadense. Em relação ao dia 20, o Americano reduziu a mínima para algo ao redor de 8°C para o centro nervoso de São Paulo (O que melhora as perspectivas para o Mirante), e aponta 2-3°C para as periferias da metrópole. Já o canadense voltou a acentuar o frio e aponta até -2°C , o que pode ser uma boa perspectiva quanto ao potencial registro em baixadas como o CGE Santana do Parnaíba, São Mateus... Mas em essencial o CGE Capela do Socorro e Marcilac. 

 

Abaixo as projeções dos modelos para o amanhecer, e as anomalias para a Madrugada do dia 20: 

gfs_T2ma_samer_16.png

Screenshot_20210716-145621~2.png

gem_T2ma_samer_16.png

Screenshot_20210716-145657~2.png

  • Like 12
  • Thanks 12
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, Bruno D disse:

Frio extremo mantido e potencializado pelas rodadas 12z do GFS e do Canadense. Em relação ao dia 20, o Americano reduziu a mínima para algo ao redor de 8°C para o centro nervoso de São Paulo (O que melhora as perspectivas para o Mirante), e aponta 2-3°C para as periferias da metrópole. Já o canadense voltou a acentuar o frio e aponta até -2°C , o que pode ser uma boa perspectiva quanto ao potencial registro em baixadas como o CGE Santana do Parnaíba, São Mateus... Mas em essencial o CGE Capela do Socorro e Marcilac. 

 

Abaixo as projeções dos modelos para o amanhecer, e as anomalias para a Madrugada do dia 20: 

gfs_T2ma_samer_16.png

Screenshot_20210716-145621~2.png

gem_T2ma_samer_16.png

Screenshot_20210716-145657~2.png

A cena do telhado de casa pintado de branco pode voltar a se repetir 😍 mas pra isso todas as condições precisam colaborar, por isso meus questionamentos sobre umidade relativa rs

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Agora, Wagner97 disse:

A cena do telhado de casa pintado de branco pode voltar a se repetir 😍 mas pra isso todas as condições precisam colaborar, por isso meus questionamentos sobre umidade relativa rs

Simmm... A secura vai ser tamanha que é capaz de não se formar orvalho/geada nem com a relva negativa 😬.

 

Mas acho que nas periferias a temperatura deve beliscar uns 2°C, com o P.O em -1°C +-... Se a relva for abaixo disso, possivelmente pode se formar alguma coisa 

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

Como esta a previsão de janela de neve nesta MP? 

Pelo que estou acompanhando os meteorologistas dizem que  a possibilidade de neve é considerada baixa por enquanto, porém o frio em altura seria suficiente, e a baixa parece bem próxima do continente, não duvido de alguma precipitação invernal em São Francisco de Paula, Canela, Cambará, isso no Domingo, Vamos ver 

Aqui em Palhoça tempo nublado, 17 Graus está agradável

  • Like 13
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Bruno D disse:

Simmm... A secura vai ser tamanha que é capaz de não se formar orvalho/geada nem com a relva negativa 😬.

 

Mas acho que nas periferias a temperatura deve beliscar uns 2°C, com o P.O em -1°C +-... Se a relva for abaixo disso, possivelmente pode se formar alguma coisa 

Em 2016 Mauá (estação mais próxima à mim) registrou mínima de 1ºC, será que é possível baixar disso nessa de agora?

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Wagner97 disse:

Em 2016 Mauá (estação mais próxima à mim) registrou mínima de 1ºC, será que é possível baixar disso nessa de agora?

Vamos vê agora oq o Europeu 12z aponta... Mas pelos indicativos das últimas rodadas, e pelo oq o GFS e o canadense apontaram agora na 12z, acho que existe uma certa possibilidade sim, principalmente em relação a uma marca parecida, algo entre 0 e 2°C. A região da estação é Baixada né? 

 

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Wagner97 disse:

Entendi. Então, mas a URA em superfície precisa estar elevada, como o Coutinho disse, idealmente acima dos 80%. Mesmo que a temperatura seja de 0°C com ar parado, se a umidade estiver muito baixa (p.o. muito baixo) a geada branca não ocorre, correto? Tudo bem que essas condições são bem raras né.  

Boa tarde!!

 

Sim, a geada branca ocorre com temperatura negativa e UR bem elevada.

Temperaturas negativas e UR baixa mas mais difíceis mas não tão raras assim, principalmente mais no sul do país.

 

Se a UR estiver muito baixa  mesmo quando a temperatura atingir 0 grau, a geada branca nao se forma. Se a UR continuar baixa e a temperatura continuar baixando, os tecidos vegetais se congelam mesmo sem o gelo formado em superficie. Aí ocorre a geada negra.

 

Aqui nos altos de Juiz de Fora, registramos a maior temperatura do mês: 27,0˚C! Desde o final de maio não tínhamos tanto calor.

No momento, céu claro, vento E a 6km: 25,9˚C/ 44% (15h50min).

 

Edited by sjmolive
  • Like 14
  • Thanks 4
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Buenas tardes, la jornada se presenta soleada, seca y estupenda en Montevideo, cielo "brigadeiro", 15,4°C en la estacion Prado, 14°C en la estacion Carrasco a las 15 hrs.

Llama la atencion lo frio que esta donde esta cubierto, 8,4°C en Durazno 10,4°C en Paso de los Toros a las 15hrs:

 

image.png.5cddeb0779ef536327765fdc2ccea301.png

 

 

 

image.png.3d6b59ae1523c0a8bc9b2c5314fd2a1b.png

 

image.png.d23f4307e14909b0d4464b69f6889baa.png

 

 

 

 

 

 

 

  • Like 19
Link to comment
Share on other sites

Como eu sou leigo no assunto, alguém poderia me dizer se a região da Caverna do Diabo é uma baixada?

 

Eu estava vendo as temperaturas do ECMWF para o dia 20, e um dos bairros da zona rural daqui de Eldorado (André Lopes), no pé da serra, está com previsão de até 3°C, isto é, um bairro com ~50 m de altitude, enquanto o restaurante da caverna fica localizado a uns 400 m de altitude, com morros altos por perto:

image.png.c5f147486e64c7e3203f4d0d45e93eca.png

image.thumb.png.c24e4e57996cada40f283ec77c1129c0.png

 

Algumas imagens dali do local, que eu acredito que seja excelente para temperaturas. Será que se tivesse alguma estação por ali, teria registros de temperaturas negativas?

 

image.thumb.png.8a7ab843fc2286d501cf4dbabc3322b0.png

Tudo o que você precisa saber sobre a Caverna do Diabo | Mundo Logout

Caverna do Diabo, São Paulo | Loucos por Viagem

 

  • Like 14
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos.

 

Quem diria, os extremos de hoje, 13,5˚C/ 27,0˚C já caracterizam forte anomalia de temperatura positiva aqui na minha estação.

O ar quente está bombando em altitude.

Que a MP que virá (cerca de 1030 hPA com centro no Sul do BR?) faça jus a tamanha pré-frontal. 

 

Apesar de tudo, julho continua 1 grau mais frio que o habitual.

Extremos médios do mês, até hoje: 10,7˚C/ 21,6˚C.

 

No momento, céu claro e brisa NW a 4 km/h.  25,0˚C/ 45% (16h).

Edited by sjmolive
  • Like 13
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Otavio Cyrino disse:

Como eu sou leigo no assunto, alguém poderia me dizer se a região da Caverna do Diabo é uma baixada?

 

Eu estava vendo as temperaturas do ECMWF para o dia 20, e um dos bairros da zona rural daqui de Eldorado (André Lopes), no pé da serra, está com previsão de até 3°C, isto é, um bairro com ~50 m de altitude, enquanto o restaurante da caverna fica localizado a uns 400 m de altitude, com morros altos por perto:

image.png.c5f147486e64c7e3203f4d0d45e93eca.png

image.thumb.png.c24e4e57996cada40f283ec77c1129c0.png

 

Algumas imagens dali do local, que eu acredito que seja excelente para temperaturas. Será que se tivesse alguma estação por ali, teria registros de temperaturas negativas?

 

image.thumb.png.8a7ab843fc2286d501cf4dbabc3322b0.png

Tudo o que você precisa saber sobre a Caverna do Diabo | Mundo Logout

Caverna do Diabo, São Paulo | Loucos por Viagem

 

Pelo oq o pude ver é uma baixada sim... Geralmente o que são chamado de baixadas, são as áreas rebaixadas de fundo de vale (e isso sendo até mesmo um valezinho de um pequeno córrego). Acho que esse ponto tem potencial para registros negativos sim...

 

Só não sei se é a melhor baixada possível da região, o ideal são vales bem fechados, sem muitas aberturas para o ar frio escapar, tem que vê se esse ponto tem essa característica. 

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Região das Agulhas Negras - RJ

Pico das Agulhas Negras

32296308057_81a9d519f9_k.thumb.jpg.105817fd7d2b07b052b25e5f851d1a5b.jpg

 

Pessoal, esses modelos de previsão do tempo consideram se o local é uma baixada e se sofre influencia de brisas de montanha?

Reparei que muitas vezes, em Resende, fez bem mais frio do que os modelos esperavam! A região central de Resende está localizada por volta dos 400m de altitude e está relativamente perto do Parque Nacional do Itatiaia.

O Parque Nacional do Itatiaia tem muita influência sobre o clima de Resende?

Se sim, quais são as influências?

As vezes me pego pensado sobre o município de Itatiaia e o quão interessante seria ter uma estação meteorológica na cidade que está localizada literalmente aos pés do Parque Nacional do Itatiaia!

Creio que todos do BAZ iam se surpreender bastante com o frio de Itatiaia!

Também seria muito interessante ter uma estação meteorológica em Engenheiro Passos (um grande distrito de Resende que está, ainda mais que Itatiaia, situado aos pés do PNI), nas cidades de Porto Real e Quatis.

Provavelmente Itatiaia estaria no pódio das cidades mais frias do RJ!

Tenho dúvidas de como classificar o clima de Resende e Itatiaia!

 

Algumas fotos da pacata Itatiaia:

 

 

32210970683_933b53ef30_k.thumb.jpg.eca21a6bc65bf25c3bec7743fac3adbe.jpg32180816944_215f470ce8_k.thumb.jpg.10105511b0fd54db4e0224e32c9901ef.jpg6053969526_6e6598c2af_o.jpg.24426ebdde1b8e251a4c1cebe948adb7.jpg

 

 

Edited by Victor92
  • Like 16
  • Thanks 11
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Alberto Hanauer disse:

Apesar do ícone ser o mais assertivo  enquanto as mínimas de topo, espero que não se concretize pois temperaturas entre 4 e 5 em topo se traduzem em até 1 a 2 graus levando em consideração baixadas e micro climas ao sul da zona urbana.

Não consigo nem mensurar   a catástrofe que seria ao pequeno e médio produtor,  bem como risco a própria natureza principalmente aos últimos resquícios de mata atlântica da região , em   decorrência de futuros incêndios potencializados em função do  ressecamemto extremo da vegetação..

Screenshot_2021-07-16-14-48-13-784_com.windyty.android.jpg

Aqui no centro do sul de Minas também seria complicado por 2 modelos. Icon e Mblue colocam 2°C. Isto significa negativas nas baixadas. Os demais estão dando entre 3 a 6°C.

20210716_163909.jpg

Edited by Victor Naia
  • Like 12
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

45 minutos atrás, sjmolive disse:

Boa tarde a todos.

 

Quem diria, os extremos de hoje, 13,5˚C/ 27,0˚C já caracterizam forte anomalia de temperatura positiva aqui na minha estação.

O ar quente está bombando em altitude.

Que a MP que virá (cerca de 1030 hPA com centro no Sul do BR?) faça jus a tamanha pré-frontal. 

 

Apesar de tudo, julho continua 1 grau mais frio que o habitual.

Extremos médios do mês, até hoje: 10,7˚C/ 21,6˚C.

 

No momento, céu claro e brisa NW a 4 km/h.  25,0˚C/ 45% (16h).

Em Varginha também tivemos uma pré frontal bombando. Máxima de 27.3°C, após mínima de 10.6°C (Inmet 950 mt).

 

Na região as PWS em baixadas tiveram enorme variação térmica. Três Corações 6.0/29.1°C. Conceição do Rio Verde 5.1/29.1°C. Coqueiral 4.9/28.4°C.

 

Inclusive, me espantei, em notar média mínima de Coqueiral está similar a de Pinheiro Machado, que o colega colocou acima. Isto dá uma dimensão como as noites seguem frias nas baixadas do centro, sul e leste de Minas. As máximas estão na média ou acima.

 

O potencial das baixadas das áreas do centro do sul de Minas, e de terras "mais baixas", especialmente entre 800-900 mt, já havia sido provado com antigo Inmet Lambari e a estação da Usina em Monte Belo. Bastou um inverno decente, e temos noites geladas nestes lugares.

 

Coqueiral marcou -1.0°C dia 01/07. Será que abaixa disso na terça feira 20/07?

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Novamente o Europeu saiu excepcional para São Paulo (Capital).

 

Ao que parece a cidade já vai ficar no limite do frio extremo na madrugada do dia 19 (Segunda Feira), podendo ter uma mínima entre 7 e 8°C... A parte Oeste da RMSP deve esfriar mais, ao passo que o setor leste menos. 

 

Já na terça feira segundo o modelo, a mínima promete ficar ao redor dos 2-3°C na Cidade... E na quarta-feira a mínima pode descer até uns 5°C.

 

Considerando que o GFS aponta 8°C para Terça feira e o Europeu 2-3°C... Eu apostaria em 6,x°C para o Mirante (Um meio termo entre os 2 modelos)... O GFS costuma pegar mais o efeito da ilha de calor, porém de forma exagerada. Já o Europeu não considera tanto esse fator, então os 6°C no Mirante parece algo mais provável.  

 

O IAG possivelmente vai ir abaixo dos 3°C, podendo existir surpresas, a depender da estabilidade atmosférica. E as negativas são altamente possíveis nos polos frios da Cidade.

 

Abaixo solução do Europeu para às 06 da manhã do dia 19,20 e 21/07 respectivamente: 

 

 

Screenshot_20210716-164558~2.png

Screenshot_20210716-164633~2.png

Screenshot_20210716-164653~2.png

  • Like 17
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Bruno D disse:

Ponto de Orvalho para às 5 da manhã de Terça-Feira (20/07) na região de Poços de Caldas- MG pelo Americano... Pena o péssimo monitoramento, as baixadas por lá, devem ter um resfriamento muito intenso: 

Screenshot_20210716-153223~2.png

Estou pensando seriamente em ir para Poços. Se conseguir tempo eu vou.

  • Like 8
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Samihr Hermes disse:

 

Caro Peregrine, a matéria em inglês no site da NASA diz que o que vai acontecer é que o Ciclo Lunar vai amplificar o que já é esperado por causa das mudanças climáticas.

 

In the mid-2030s, every U.S. coast will experience rapidly increasing high-tide floods, when a lunar cycle will amplify rising sea levels caused by climate change.

 

É a primeira frase do documento fonte da reportagem em português que você postou.

 

The combination of the Moon’s gravitational pull, rising sea levels, and climate change will continue to exacerbate coastal flooding on our coastlines and across the world. NASA’s Sea Level Change Team is providing crucial information so that we can plan, protect, and prevent damage to the environment and people’s livelihoods affected by flooding.

 

It’s the accumulated effect over time that will have an impact, said Phil Thompson

 

https://www.nasa.gov/feature/jpl/study-projects-a-surge-in-coastal-flooding-starting-in-2030s

 

É sempre bom lermos a fonte, pois quando uma informação é reescrita várias vezes por diversos pares, a mesma começa a conter ruídos (por mais honestos que os pares sejam!). Igual a antiga brincadeira do telefone sem fio.

 

Desculpa moderação pelo off-topic.

O pessoal do Leste do RN está desapontado com a falta de chuvas. Junho por lá choveu quase nada e o padrão vai se repetindo em Julho.

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Bruno D disse:

Vamos vê agora oq o Europeu 12z aponta... Mas pelos indicativos das últimas rodadas, e pelo oq o GFS e o canadense apontaram agora na 12z, acho que existe uma certa possibilidade sim, principalmente em relação a uma marca parecida, algo entre 0 e 2°C. A região da estação é Baixada né? 

 

não se te dizer se é uma baixada, mas creio que sim né? fica numa área com bastante urbanização no entorno, mas a estação em si fica numa área gramada, ao lado de um córrego. 

image.png

image.png

  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, sjmolive disse:

Boa tarde!!

 

Sim, a geada branca ocorre com temperatura negativa e UR bem elevada.

Temperaturas negativas e UR baixa mas mais difíceis mas não tão raras assim, principalmente mais no sul do país.

 

Se a UR estiver muito baixa  mesmo quando a temperatura atingir 0 grau, a geada branca nao se forma. Se a UR continuar baixa e a temperatura continuar baixando, os tecidos vegetais se congelam mesmo sem o gelo formado em superficie. Aí ocorre a geada negra.

 

Aqui nos altos de Juiz de Fora, registramos a maior temperatura do mês: 27,0˚C! Desde o final de maio não tínhamos tanto calor.

No momento, céu claro, vento E a 6km: 25,9˚C/ 44% (15h50min).

 

Dentro de sua análise, algum risco de Geada Negra ?

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, Wagner97 disse:

não se te dizer se é uma baixada, mas creio que sim né? fica numa área com bastante urbanização no entorno, mas a estação em si fica numa área gramada, ao lado de um córrego. 

image.png

image.png

É uma baixada sim 😊...

 

Qualquer área próxima a um córrego, ou curso d'água por menor que seja é uma baixada... Além desse detalhe, é importante vê se o ponto está em uma cota do relevo inferior ao que se registra em sua volta, no caso de passar um córrego no local, isso vai acontecer quase que obrigatoriamente, em essencial se considerar o relevo a montante do curso d'água... Se a região próxima ao curso for muito íngreme, não formando nenhuma espécie de área aplainada próxima a ele, o ponto não vai ser tão bom para o represamento do ar frio, e para muitos não vai ser considerada nem baixada, mas sim uma encosta... Mas no caso do Planalto paulista, geralmente os locais que passam os córregos são fundos de vales bem aplainados, que formam alguma planície fluvial por menor que seja... Isso já não é tão comum em cabeceiras serranas de drenagem, aí a chance de o local se comportar como uma encosta são maiores. 

 

A região da Estação CGE Mauá, parece ser uma área de planície fluvial/baixada do Rio Tamanduateí e seus afluentes, se não fosse a urbanização ia ter um potencial muito bom para mínimas extremas, como o CGE Capela do Socorro...

 

Ainda assim, acho que a estação de Mauá consiga algo no entorno dos 0-2°C neste próximo evento. 

  • Like 13
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, Peregrine disse:

Dentro de sua análise, algum risco de Geada Negra ?

Boa noite!!

 

O povo que acompanha a análise sinótica no Sul pode responder melhor.

Mas acredito que, se as previsões de frio e baixíssimo ponto de orvalho (vi aqui até -19˚C de P.O. no Sul de Minas) se concretizarem, sim. Basta uma noite de céu claro e pouco vento.

Vamos acompanhar e ver os relatos dos colegas.

 

Aqui no topo de Juiz de Fora/ Alphaville, céu claro e brisa S a 4km/h: 20,1˚C/ 63% (18h40min).

Edited by sjmolive
  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, sjmolive disse:

Boa noite!!

 

O povo que acompanha a análise sinótica no Sul pode responder melhor.

Mas acredito que, se as previsões de frio e baixíssimo ponto de orvalho (vi aqui até -19˚C de P.O. no Sul de Minas) se concretizarem, sim. Basta uma noite de céu claro e pouco vento.

Vamos acompanhar e ver os relatos dos colegas.

 

Aqui no topo de Juiz de Fora/ Alphaville, céu claro e brisa S a 4km/h: 20,1˚C/ 63% (18h40min).

Eita ! Você já presenciou algum episódio de geada negra !

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Felipe Pelisari disse:

Pelo que estou acompanhando os meteorologistas dizem que  a possibilidade de neve é considerada baixa por enquanto, porém o frio em altura seria suficiente, e a baixa parece bem próxima do continente, não duvido de alguma precipitação invernal em São Francisco de Paula, Canela, Cambará, isso no Domingo, Vamos ver 

Aqui em Palhoça tempo nublado, 17 Graus está agradável

Olha pessoalmente eu prefiro que nem ocorra neve dessa vez. Se é pra ter só meia dúzia de flocos sem acumulação, que graça tem? Além de tudo só atrapalha a temperatura a cair em áreas de baixadas.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Tomás WRuas disse:

 

Esse mito da influência da "maritimidade" e da "continentalidade" no potencial de mínimas do Brasil era uma constante aqui no BAZ.

 

Ora, se estamos falando de constância de mínimas, a frequente baixa umidade de regiões mais afastadas do mar com certeza é um fator determinante. Mas, em eventos extremos de ondas de frio, mesmo na beira da praia a umidade cai a valores baixíssimos (como eu mesmo já reportei aqui diversas vezes), e o frio por irradiação em nada deve a regiões "continentais como Soledade" (o que também não faz muito sentido, clima continental é Córdoba).

 

Claro que a influência marítima vai trazer MM ou vento e impedir a queda nessas regiões costeiras com uma frequência maior que em áreas afastadas do mar. Nesses quesitos, a continentalidade fornece maior facilidade de resfriamento noturno (assim como maior aquecimento diurno). Agora, com o centro da alta pressão em cima e um suporte de ar frio decente, não vai existir uma influência mágica do mar que impedirá a queda em áreas costeiras (à exceção de locais expostos à beira da praia). Eu já fiz o teste e tirei a prova ano passado mesmo, registrando geada a nível do mar no sul de Floripa, a uma distância de 1,4 km do mar, num campo aberto relativamente protegido do vento. Durante a madrugada, caiu de 11°C pra 2,4°C em questão de 6 horas.

 

A gente brinca aqui com relação a estações "bóias", que são aquelas cuja variação diária costuma ser insignificante por estarem expostas à ventania, sem potencial de resfriamento por irradiação (que são, aliás, a maioria na região costeira: Mostardas, Tramandaí, Balneário Rincão, Lagoa da Conceição, Itajaí, etc) mas basta prestar atenção nas raras estações bem posicionadas para o "frio marítimo" (vou chamar assim), como Carijós e a futura Costa de Dentro (Floripa), ou o Inmet Itapoá, que o mito da "maritimidade destrói potencial de queda noturna" cai por terra.

 

Sobre a suposta terrível maritimidade de Cambará do Sul e Ausentes, tal argumento não faz qualquer sentido. O potencial nesses municípios é gigantesco, vide as mínimas de SC. Todavia, como são próximas da borda de serra (e esta sim é um empecilho, não a umidade do oceano), venta muito, então o ideal para mínimas extremas seria estações em baixadas bem protegidas e/ou mais afastadas da borda de serra (como é o caso das de Bom Jardim). Mas, claro, isso quase todos sabem. E essas estações ainda virão pra desmistificar pensamentos atrasados meteorologicamente.

De novo indo contra os fatos...pega as mínimas de S Rosa, Quaraí e compara com as de Tramandaí, Torres, Rio Grande...e outra, minha cidade está a quase 300km do mar...é bem mais do que  Cambará e outras a 15....50km do mar...

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, sjmolive disse:

Boa noite!!

 

O povo que acompanha a análise sinótica no Sul pode responder melhor.

Mas acredito que, se as previsões de frio e baixíssimo ponto de orvalho (vi aqui até -19˚C de P.O. no Sul de Minas) se concretizarem, sim. Basta uma noite de céu claro e pouco vento.

Vamos acompanhar e ver os relatos dos colegas.

 

Aqui no topo de Juiz de Fora/ Alphaville, céu claro e brisa S a 4km/h: 20,1˚C/ 63% (18h40min).

Conversei com a minha mãe sobre geada negra. E aqui no sul de SC na área onde ela morava quando era solteira, em altitudes de 300m acontecia geada negra durante a noite. Imagine só?

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Bruno D disse:

Ponto de Orvalho para às 5 da manhã de Terça-Feira (20/07) na região de Poços de Caldas- MG pelo Americano... Pena o péssimo monitoramento, as baixadas por lá, devem ter um resfriamento muito intenso: 

Screenshot_20210716-153223~2.png

 

Será que Maria da Fé ...consegue atingir uma marca histórica? 

Lá tem um potencial bom também .

Lembrando que o recorde absoluto de lá é - 8.1 graus de 1981 ...ou algo assim .

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, sjmolive disse:

Boa noite!!

 

O povo que acompanha a análise sinótica no Sul pode responder melhor.

Mas acredito que, se as previsões de frio e baixíssimo ponto de orvalho (vi aqui até -19˚C de P.O. no Sul de Minas) se concretizarem, sim. Basta uma noite de céu claro e pouco vento.

Vamos acompanhar e ver os relatos dos colegas.

 

Aqui no topo de Juiz de Fora/ Alphaville, céu claro e brisa S a 4km/h: 20,1˚C/ 63% (18h40min).

 

Em 2019, naquele frio forte que tivemos.

A MANHÃ foi seca, com VENTOS leves.

Em Casa bateu 2°C. Inmet também. Nas BAIXADAS, onde o vento não pagava, geou bem. Em casa você via no carro apenas. Mas, depois do ar frio, o coqueiro ficou com as folhas todas queimadas. Acredito que isto que seja geada negra...

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Essa MP extremamente seca será um teste de fogo para o Sesc Inmet ...

 

Será que vai se comportar parecido com as temperaturas do IAG , será que do Mirante , ou meio termo (coisa que já é) ???

 

Estou empolgado , e ao mesmo tempo com medo de se decepcionar com a estação mais perto de minha casa, em um momento que pode ser histórico como esse  hehe. 

  • Like 15
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, Juzinho disse:

 

Será que Maria da Fé ...consegue atingir uma marca histórica? 

Lá tem um potencial bom também .

Lembrando que o recorde absoluto de lá é - 8.1 graus de 1981 ...ou algo assim .

Acho que em baixadas marcas extremas podem acontecer, mas em Topo o suporte de frio em altura não vai ser tão bom... 1981 foi excepcional neste quesito para o Sul de Minas. 

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.