-
Posts
585 -
Joined
-
Last visited
Content Type
Profiles
Forums
Gallery
Calendar
Everything posted by PabloMartins
-
nunca tinha visto uma imagem de satélite parecida como essa, olha essa linha de tempestades tão a norte
- 2134 replies
-
- 21
-
-
-
inclusive o vento deu uma acalmada né, ta mais tranquilo, esperava muito mais pelo alarde dos modelos
- 2134 replies
-
- 11
-
-
Lembrando que estamos lidando com dois ciclones distintos, o que neste momento está no litoral sul do RS é fraco mas chama atenção, o de amanhã-quarta que representa perigo está logo à leste-sudeste se aprofundando no momento:
- 1410 replies
-
- 18
-
-
-
Comentei no twitter com um meteorologista renomado (@ryanmaue) sobre um ciclone interessante que se formou no pacifico sudeste hoje...ele confirmou, é subtropical mesmo....Eu to desde semana passada de olho nos modelos que já antecipavam a formação...ontem era apenas um "ULL" (upper level low) ou um VCAN como conhecemos aqui no Brasil...durante a madrugada conseguiu trabalhar e descer em baixos níveis e pimba...se tornou ciclone subtropical hoje:
-
O avião dos caçadores de furacões de fato encontraram Rick compacto e com ventos em torno de 90-100 mph em superfície, mas eles foram mais cautelosos e colocaram Rick com ventos agora de 85 mph, a pressão caiu para 980 mbar. Como Rick está em um ambiente extremamente favorável, é bem provável que ele bata a categoria 4 se ganhar força rapidamente como os índices tem mostrado. O cisalhamento de vento é baixíssimo e o ciclone está posicionado sobre um anticiclone em altos níveis, o que auxilia na saída de fluxo e deixa belas imagens... Há uma certa coluna de ar seco afetando o furacão (coloquei em amarelo) mas é provável que durante o "dmax" amanhã no amanhecer, isso seja resolvido e como ele é compacto, ele pode muito bem dar um "booom" de noite, o que é interessante porque hoje completa 6 anos que o Furacão Patricia na mesma região realizou o seu "booom" pra 215 mph... Com Rick neste momento realizando essa intensificação, volta aquela questão que mencionei antes do Pamela sobre furacões poderosos nessa região nesse período de Outubro.
-
Já faz uns dias que to de olho na costa do México pro lado do Pacífico Nordeste porque o GFS vem consistentemente mostrando um furacão muito forte semana que vem e pelo visto, por volta do dia 22 novamente um outro forte furacão na área, o que é estranho prum ano de "La Niña". Faz muitos anos que não via essa área do pacífico com anomalias tão altas de temperatura da superfície do mar em uma grande área: O Pacífico Nordeste tem um belo histórico de furacões poderosos nesta época do ano na região: Furacão Kenna: 24/10/02 - 165 mph (270 km/h) e pressão atmosférica de 912 mbar, é o 4° mais poderoso da bacia. Furacão Rick: 18/10/09 - 180 mph (285 km/h) e pressão atmosférica de 906 mbar, é o 3 mais poderoso na bacia. Furacão Patricia: 23/10/15 - 215 mph (346 km/h) e pressão atmosférica de 872 mbar, bom, nem preciso falar né?! Furacão Willa: 22/10/18 - 160 mph (260 km/h) e pressão atmosférica de 925 mbar. * E se vocês notarem o trajeto desses furacões, são quase iguais, o famoso "boomerang track" que os meteorologistas falam, a tempestade se forma na costa e segue em direção oeste-nororeste e depois viram pro nordeste, fazendo uma espécie de bumerangue, típico trajeto no mês de Outubro devido ao padrão atmosférico nesta época na região: Outra coisa que me chamou atenção é o fato de que os próximos dois nomes da temporada são "Pamela" e "Rick". Pamela é nada mais nada menos que o nome substituto do furacão Patricia em 2015 e Rick já foi o 3° mais poderoso furacão da bacia. Curiosidade: Em 2009 Patricia foi uma tempestade tropical fraca e Rick um monstro, em 2015 Patricia foi um monstro e Rick foi fraco... em 2021 Pamela substituindo Patricia, vai revolucionar e os dois serão poderosos?!?!?!?!? O GFS: ("Pamela 13/10/21") ("Rick, 23/10/21"): Claro que são apenas previsões dos modelos, especialmente falando do possível Rick na segunda metade do mês, ou seja, "fantasy land", mas é bem interessante estar sendo observado essas tendências na região...Eu acho que vem aí sim, heim!