Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2021

Recommended Posts

Que MP essa prezados! Tivemos 2 dias gelados, sendo ontem muito frio na rua, pra andar de moto mesmo no sol das 13h, e os ambiente internos gelando; hoje, a sensação de frio intensa na rua continuou, porém os ambientes internos gelaram demais. Embora a temperatura máxima tenha sido cerca de 2ºC maior que ontem (18.3ºC em casa), tivemos nuvens enfraquecendo o sol na maior parte do dia, o que nitidamente reduzia a sensação de aquecimento.

De fato, fazia anos que não tínhamos esse frio presente o dia todo, e hoje também tá caindo legal a temperatura também na "amena" área central da cidade, registro 13.1ºC no momento.

• Like 8
  • Thanks 2

PWS Coqueiral: -3,3/22,2ºC. Agora 9,7ºC.

PWS Conceição do Rio Verde: -1.0/18,8ºC. Agora 9,6ºC.

PWS Sítio Campestre - Varginha: 1,3/20.5ºC. Agora 12.8ºC.

Inmet Varginha: 2,2/20,3ºC. Agora 10.7ºC.

Sítio Águas Claras em Aiuruoca prestes a formar geada. Apenas 4,4ºC por lá agora!

• Like 11
  • Sad 1

Algumas imagens que tirei aqui em casa (Bairro Fanny - Curitiba, altamente urbanizado) hoje pela manhã.

A temperatura mínima deve ter ficado por volta de 1 grau negativo.

Ontem a noite por volta das 22 horas já era possível ver a geada se formando. Coloquei o prato com água na grama esperando encontrar uma camada de gelo e ele congelou inteiro.

E pra esquentar essa friaca, um chimarrão.

IMG_20210730_073309.jpg

IMG_20210730_073329.jpg

IMG_20210730_073442.jpg

IMG_20210730_073447.jpg

IMG_20210730_080055.jpg

• Like 16
  • Thanks 2

Passados os dois dias mais críticos, segue meu pequeno resumo do segundo dia de frio intenso aqui em Jaguariaíva/PR.

Hoje novamente observei geadas generalizadas, e embora a temperatura tenha ficado ligeiramente mais alta, aparentemente as geadas foram mais visíveis, provavelmente por ter ventado menos.

Screen Shot 2021-07-30 at 19.00.31.png

Screen Shot 2021-07-30 at 14.38.13 2.png

Screen Shot 2021-07-30 at 14.38.12 2.png

IMG_6270.JPG

IMG_6280.JPG

• Like 14
  • Thanks 3

Aqui em Ouro Preto foi uma tarde relativamente fria com sol e rajadas de vento Gelado nas "ladeiras abaixo" vento que incomoda 

Screenshot_20210730-061538_1.jpg.2b0a104f4df83f38b3175371e9ecfac3.jpg

Dependendo de onde estiver nas partes da cidade é extremamente sofrível por conta dos ventos frio 

Então o termômetro oscilava quase sempre de 15 a 19 graus deixando a sensação menor ainda 

A cidade oscilou de 3 e 5 graus de mínima 

Meu termômetro fez 4.9 

No momento faz 11.9 graus 

P_20210730_090954.thumb.jpg.5c240f0a65d8f2b3ea3caabe8f04c247.jpg

Edited by danilo brumana
  • Like 10
  • Thanks 4

Por aqui, a mínima não decepcionou e chegou a 6ºC nos bairros serranos, em advecção de respeito. Porém o dia aqueceu mais que imaginava, com máximas de 24 a 22ºC, sob céu azul. Um ótimo dia de inverno de qualquer forma. A partir de amanhã, com maior influência marítima, espero máximas menores.

Agora, a previsão de 10 dias tá excelente e a falta de grandes extremos (comparado a boa parte do centro-sul) é compensada por essa constância de inverno:

668208506_Semttulo.png.72682d98c0bce87b4c1ba465254e691e.png

Me parece que essa MP, novamente, vai morar no oceano e jogar seus ventos frios e úmidos por tempo indeterminado no leste do sudeste, pegando com força a RMBH. Reparem que, após um leve aquecimento entre terça e quarta, volta a cair na semana que vem.

Essa é a melhor característica do nosso inverno na minha opinião, esses períodos longos de frio mediano constante.

19h, ceu limpo, vento e 16ºC.

• Like 15
  • Thanks 2

NÃO SÃO NEM 20HS E JÁ TEMOS 12°C POR AQUI. MÁXIMA HOJE FOI DE APENAS 20.3°C.

DENTRO DE CASA 14°C. DE MANHÃ ESTAVA 12...

* 72 horas sem passar de 20°C. Na verdade, pouquíssimas horas sem passar de 16°C.

793848247_Screenshot_20210730-195735_SamsungInternet.thumb.jpg.05afed9d5709926c93161f609f1ea6b7.jpg

Edited by Maicon
  • Like 10

projeção mais recente do tempo.com mostra uma extensão da onda de frio por aqui, com reforço de ar polar na segunda-feira.

ale´m disso, suavizou o forte aquecimento que até então tava previsto pro próximo finde

e meteu uma outra MP boa no final

POA - tempo.com

image.png.9324bbf1e58e88595f60dd1246b2fdcd.png

Edited by Eclipse

Hoje o dia foi parcialmente nublado por causa das nuvens altas, a máxima ficou em 16.9 graus em casa, no fim da tarde o céu limpou e agora tenho 10.8 graus, porém não vou me animar pq a noite deve ventar e estagnar a temperatura, se fizer 5 amanhã cedo já vai ser ótimo 

• Like 9

13 minutos atrás, Eclipse disse:

projeção mais recente do tempo.com mostra uma extensão da onda de frio por aqui, com reforço de ar polar na segunda-feira.

ale´m disso, suavizou o forte aquecimento que até então tava previsto pro próximo finde

e meteu uma outra MP boa no final

POA - tempo.com

image.png.9324bbf1e58e88595f60dd1246b2fdcd.png

GFS tá colocando ao menos 9 dias com temperaturas acima de 40°C no Brasil central. Do dia 7 ao dia 15, pelo menos. Além disso o calor não fica restrito apenas as áreas tradicionais, mas se expande para o sul. A única região que iria escapar seria metade sul do RS

gfs_T2m_samer_54.png

• Like 4
  • Sad 15

No PNI, na madrugada acabou nao subindo nenhuma umidade que poderia pelo modelo europeu e a noite foi daquele jeito que vocês podem imaginar. Assim que o sol escondeu a temperatura no acampamento saiu de 2 para - 4 e foi despencando até a mínima de -8.3°C as 4:40.

Não sei quanto foi a oficial deles, mas tínhamos 2 termômetros no camping e foram abaixo dos 8 negativos ambos. Foi o camping mais frio que já fiz na vida com céu absolutamente estrelado, uma experiência incrível. Ainda com um lobo Guará espreitando o acampamento por sobras, pena não conseguimos fotografa-lo. Mais tarde subo mais algumas fotos.

20210730_062919.jpg

• Like 15
  • Thanks 4

3 horas atrás, Luís Podestá disse:

Finalmente um sinal de como é a vida neste lugar enquanto o pessoal quer ir no PNI eu tava quase indo perguntar se tem algum lugar lá na casinha do cge aonde fica a estação pra poder ficar lá e ver o potencial do frio mais de perto 😂😂😂

• Like 5
  • Thanks 1
  • Haha 1

58 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

GFS tá colocando ao menos 9 dias com temperaturas acima de 40°C no Brasil central. Do dia 7 ao dia 15, pelo menos. Além disso o calor não fica restrito apenas as áreas tradicionais, mas se expande para o sul. A única região que iria escapar seria metade sul do RS

gfs_T2m_samer_54.png

Pra Cuiabá a previsão é 37 C pro dia 12 e 13 de agosto, um calor normal pro mês, nada surreal, que pode ser quebrado por uma posterior frente fria. 

• Like 4

58 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

gfs_T2m_samer_54.png

Eu tenho até medo de quando a conta do frio dessas últimas semanas chegar... ou seria 2021 o pagamento compensatório por conta da onda de calor de 2020? Eis a questão! 

Mas, só sei que BH ainda está livre nesta primeira semana de agosto, vou é aproveitar enquanto essa bolha de calor não se expande. 

• Like 10
  • Thanks 1

Pra recordar o feito de hoje: INMET OURO BRANCO RECORDE DA ESTAÇÃO: 5,1°. Bateu a marca de 5,4° que reinava desde junho/2010

O que é mais notável é que o dia amanheceu com essa temperatura de 5 graus e tempo nublado e muito vento, uma das menores sensações térmicas já provadas por essas bandas.

Por volta de 9:30 da manhã as nuvens foram embora, o céu limpou e o sol brilhou o resto do dia.

Sol que levou a temperatura máxima aos 18 graus.

Pela máxima menor que ontem, assim que anoiteceu já dava pra sentir que essa noite está muuuuito mais fria que a noite passada. Enquanto ontem estava sem vento, hoje venta bastante. Temperatura em Lafaiete agora, 21:20, é de 10,5° no meu termômetro aqui no meu apartamento no 4° andar e no alto do morro. Mas venta muito mesmo, sensação de frio baixíssima, se o vento parar e não nublar amanhã cedo teríamos uma mínima ainda mais destacável. Mas não sei não...

De toda forma é pra comemorar cada décimo desse dia memorável. Menor mínima do INMET Ouro Branco desde sua abertura em 2006, provavelmente a menor mínima dos anos 2000

• Like 12

3 horas atrás, Renan disse:

Ok, só vou pedir pra papai do céu uma única coisinha agora: um mês de SETEMBRO abaixo da média (pode ser até um décimo abaixo)...... 😌🙄🙄

Variação de hoje no bairro Bandeirantes: 05,8°C / 18,0°C

Variação de hoje no INMET: 05,6°C / 15,0°C

Sol o dia todo. Foi meu menor registro de máxima com tempo ensolarado. Agora já temos apenas 10,8°C e a meta é baixar de 04,6°C (pra superar Julho de 2019 nos meus registros).

Só se vier uma FF atrás da outra  sem bloqueio, mas como la nina atrasa a chuva e a intensidade do sol já é a mesma de março acho difícil.

• Like 6

2 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Eu tenho até medo de quando a conta do frio dessas últimas semanas chegar... ou seria 2021 o pagamento compensatório por conta da onda de calor de 2020? Eis a questão! 

Mas, só sei que BH ainda está livre nesta primeira semana de agosto, vou é aproveitar enquanto essa bolha de calor não se expande. 

Isso é só uma crença, na minha opinião ninguém precisa pagar essa conta. Creio que esse fim de inverno e começo de primavera serão mais frios

• Like 10
  • Thanks 1

9 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Prefiro acreditar que esse inverno e primavera são uma compensação do desastre de 2020. Com La Nina e Atlântico frio, não há porque acreditar em outra primavera escaldante (isso é, o mais provável é a continuidade de MPs frequentes em Setembro). Mas.....eu não aposto mais nada para Setembro, vamos ver o que nos reserva, hehe. 

Temperatura segue estagnada. 09,1°C.

• Like 9

Os maioria  dos recordes de calor de 2021 se concentram no oeste dos EUA e do Canadá, fora isso poucos recordes foram batidos em outras regiões do mundo, não houve recordes de calor na Austrália no começo do ano, o que acontecia quase todos os anos, aliás, apenas 3 recordes de calor no hemisfério sul, dois na Argentina e um na África do Sul, e ao mesmo tempo vários de frio no hemisfério norte em países como China e EUA, com dimensões continentais, além do Japão, Coréia do Sul, Espanha, etc, tivemos também recordes de frio no Paraguai e Bolívia, então espero que a condição de ano mais frio no Centro-Sul brasileiro se mantenha em agosto, setembro, outubro, os meses mais temidos por aqui, pois parece que o mundo entrou numa fase mais fria em 2021 e o Brasil entrou na dança. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 1
  • Thanks 5

37 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Curitiba com temperatura de 5.1 na estação do XAXIM.

Ocorrendo no momento na cidade, jogo entre Coritiba x Náutico.

Os pernambucanos devem estar sentindo bastante frio.

Não só os pernambucanos, até os reservas do Coritiba pediram "arrego" para o frio e estão utilizando cobertores: https://ge.globo.com/pe/futebol/times/nautico/noticia/com-sensacao-termica-negativa-jogadores-de-coritiba-e-nautico-usam-cobertores-no-banco.ghtml

• Like 6
  • Haha 3

15 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

Isso é só uma crença, na minha opinião ninguém precisa pagar essa conta. Creio que esse fim de inverno e começo de primavera serão mais frios

Eu tbm não sei pq esse desespero antecipado, eu acho que esse ano vai ser tipo um 2011 da vida

Edited by Wagner97
  • Like 4
  • Thanks 2

Peço licença para usar um linguajar mais torpe, mas ontem Floripa finalmente descabaçou! Foi o primeiro registro de temperatura negativa na história da cidade!!!!!!!!!!! E cabe destacar os 4,1°C da Praia dos Açores, numa estação que fica acima do terraço da casa a apenas 50 metros da praia, posicionada mais para vento. Devia ser possível achar geada em valetas coladas na praia!

Foram -0,2°Cregistrados na minha Davis do Sertão do Ribeirão às 7h20 de ontem. Como ventou de madrugada e a temperatura ficou oscilando muito, a geada do amanhecer foi fraca. De tarde, pelo segundo dia consecutivo, não deu nem pra bater os 13°C ainda que o sol estivesse a pino: máxima ficou em 12,9°C; deu 12,8°C no dia anterior. Mas, logo que anoiteceu, a baixada do Sertão já estava completamente estável e a temperatura desabou, ficando abaixo dos 7°C antes mesmo das 18h! Baixou de 5°C às 19h05 e chegou a 3,9°C às 20h10, quando estancou a queda.

Voltou a cair por volta de meia noite e a mínima hoje atingiu 1,3°C às 3h53. Tanto tempo com temperatura baixíssima propiciou uma geada forte como não se via na Ilha de Santa Catarina desde junho de 2016, quando o @Caio César fez registros fotográficos excelentes em Ratones (tá no BAZ!).

As fotos deste amanhecer congelado de 30 de julho de 2021 são da Karlota, responsável pelo sítio Hortêncio, onde fica minha estação. Vai pra história:

6ed83c3d-4a7b-4bbd-ae87-7cad88340ddb.thumb.jpg.3c9e644f86144548f2fad8366bc9e57a.jpg

image.thumb.png.4af24617fe588cc58e32da0c6b5b8e48.png

5048f3d7-9ee0-430b-8063-d1279364b3f2.thumb.jpg.1ad72d97e084954109edb9c85685f9c9.jpg

image.thumb.png.2fc0784a8cdd755f6124c38bc6e67cb1.png

image.thumb.png.3a645933b8ff1147b4ed6d94d1e9d97d.png

3fd83898-10d0-4953-bf8d-86b916407c5c.thumb.jpg.761d56c19921e02a474a738e78edd699.jpg

P.S.: subi a serra e peguei a nevasca em São Chico dia 28, assim como o amanhecer nevado nos Aparados dia 29 e os -9°C com geadão de hoje em Urupema. Logo mais saem minhas fotos e vídeos exclusivamente pro BAZ rsrs, com relato!

• Like 26
  • Thanks 11

Espero haver alguma correlação entre o Brasil e a Austrália, pois são os dois maiores países do hemisfério sul em território, 2019 e 2020 começaram com uma série de recordes de calor no continente australiano, e depois fortes ondas de calor no Brasil, 2021 não um recorde sequer de calor na Austrália, espero que não haja nenhum no Brasil 

• Like 4
  • Thanks 3

1 minuto atrás, Tomás WRuas disse:

Peço licença para usar um linguajar mais torpe, mas ontem Floripa finalmente descabaçou! Foi o primeiro registro de temperatura negativa na história da cidade!!!!!!!!!!! E cabe destacar os 4,1°C da Praia dos Açores, numa estação que fica acima do terraço da casa a apenas 50 metros da praia, posicionada mais para vento. Devia ser possível achar geada em valetas coladas na praia!

Foram -0,2°Cregistrados na minha Davis do Sertão do Ribeirão às 7h20 de ontem. Como ventou de madrugada e a temperatura ficou oscilando muito, a geada do amanhecer foi fraca. Mas, logo que anoiteceu, a baixada do Sertão já estava completamente estável e a temperatura desabou, ficando abaixo dos 7°C antes mesmo das 18h! Baixou de 5°C às 19h05 e chegou a 3,9°C às 20h10, quando estancou a queda.

Voltou a cair por volta de meia noite e a mínima hoje atingiu 1,3°C às 3h53. Tanto tempo com temperatura baixíssima propiciou uma geada forte como não se via na Ilha de Santa Catarina desde junho de 2016, quando o @Caio César fez registros fotográficos excelentes em Ratones (tá no BAZ!).

As fotos deste amanhecer congelado de 30 de julho de 2021 são da Karlota, responsável pelo sítio Hortêncio, onde fica minha estação. Vai pra história:

6ed83c3d-4a7b-4bbd-ae87-7cad88340ddb.thumb.jpg.3c9e644f86144548f2fad8366bc9e57a.jpg

image.thumb.png.4af24617fe588cc58e32da0c6b5b8e48.png

5048f3d7-9ee0-430b-8063-d1279364b3f2.thumb.jpg.1ad72d97e084954109edb9c85685f9c9.jpg

image.thumb.png.2fc0784a8cdd755f6124c38bc6e67cb1.png

image.thumb.png.3a645933b8ff1147b4ed6d94d1e9d97d.png

3fd83898-10d0-4953-bf8d-86b916407c5c.thumb.jpg.761d56c19921e02a474a738e78edd699.jpg

P.S.: subi a serra e peguei a nevasca em São Chico dia 28, assim como o amanhecer nevado nos Aparados dia 29 e os -9°C com geadão de hoje em Urupema. Logo mais saem minhas fotos e vídeos exclusivamente pro BAZ rsrs, com relato!

Possível hoje ter tido geada em bairros mais urbanos como a Carvoeira e a Trindade? Fui olhar o gramado daqui de casa(moro perto da UFSC)durante a madrugada e de manhã e não vi nada.

• Like 4

24 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

Quero um agosto e setembro com temperatura abaixo da média no Mato Grosso, a última vez que fez frio em setembro no MT foi em 2018, um frio até forte pro padrão setembrino, 9,8 C em Primavera com céu nublado, 8,3 C, a menor de 2018, no dia seguinte, 11 C em Cuiabá com céu nublado, entre 2 e 4 de setembro. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 4
  • Thanks 1

1 minuto atrás, Vinícius Balera disse:

Possível hoje ter tido geada em bairros mais urbanos como a Carvoeira e a Trindade? Fui olhar o gramado daqui de casa(moro perto da UFSC)durante a madrugada e de manhã e não vi nada.

Não só possível como provável. Vi fotos de geada em vários bairros de Floripa. Mas ela só se formou em locais propícios, como áreas verdes descampadas.

Itacorubi:

jardim-botanico-800x533.jpeg

• Like 14
  • Thanks 1

3 minutos atrás, Leandro Leite disse:

Quero um agosto e setembro com temperatura abaixo da média no Mato Grosso, a última vez que fez frio em setembro no MT foi em 2018, um frio até forte pro padrão setembrino, 9,8 C em Primavera com céu nublado, 8,3 C, a menor de 2018, no dia seguinte, 11 C em Cuiabá com céu nublado, entre 2 e 4 de setembro. 

2016 e 2018 teve no Mato Grosso ondas de frio fortes em setembro, ainda mais pros padrões do mês, porém essas mesmas foram fracas no Sul, esfriando até mais em MT. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 3

13 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

Sobre o registro de -14°C em Caçador:

Isso eu já venho falando há algum tempo. Estamos atravessando uma fase parecida com a que ocorreu entre 1945/1975. Inclusive, ano passado já tratava disso em conversa com o Carlos Campos. Detalhe: 57/58 El Nino forte. 2014/2015 El Nino forte. De 45 até 58 são 13 anos. De 2003 a 2015 são 12 anos. Coincidência ?

• Like 4
  • Thanks 1

MM ganhando força nessa noite em São Paulo.

As temperaturas pararam de cair nas estações do CGE e até em alguns locais, houve uma leve alta.

Se continuar assim, será difícil de termos uma sub-7 essa próxima madrugada.

Avenida Paulista - leste

Cro3g1S.jpg

Avenida Paulista - noroeste

cp4F3WD.jpg

-------------------------------------------

Incrível! Quase 22 horas e o tidbits ainda não liberou todas as 360 horas do modelo GFS. Todas as rodadas ocorre essa liberação "picotada", mas agora extrapolou.

O site é excelente (por causa da grafia), mas haja paciência para isso!

bnbNOpD.jpg

• Like 10

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.