Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leandro Saviski

Members
  • Posts

    37
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Leandro Saviski

  1. Imagem típica de primavera verão, mas com temperatura de inverno (14º) aqui no bairro Fanny em Curitiba.
  2. Moro em Curitiba e não tenho muitas reclamações da cidade. Acho improvável achar qualidade de vida melhor em outra metrópole brasileira e o clima é confortável (para os meus padrões pessoais obviamente) na maior parte, faz pouco calor extremo, faz pouco frio extremo e são raríssimas as noites que a temperatura fica acima de 20ºC, ou seja, quase sempre da pra dormir bem sem ventilador ligado (ar condicionado não é comum nas residências daqui). Agora se tem uma cidade que eu gostaria de morar pelo menos um tempo é Canela, lugar que eu já visitei 3 vezes e não vejo a hora de voltar novamente. Com relação ao clima, hoje a estabilidade da temperatura está impressionante por aqui até o momento
  3. Única estação que não negativou aí foi justamente a mais perto da minha casa 🤡🤡🤡🤡🤡🤡
  4. Aqui no meu bairro (Fanny divisa com o Lindóia) em Curitiba os ventos acalmaram mas foram cerca de 5 minutos bem assustadores, vento muito forte, barulho de coisas caindo, relâmpagos azul e Verde, energia caindo na vizinhança... E o evento só tá no começo...
  5. Que loucura essas próximas previsões... Julho tirou férias e resolveu voltar em novembro, é isso?
  6. Considerando a previsão do Simepar para os próximos dias possivelmente essa situação de mês mais frio do ano em Setembro vai ser confirmada. Sobre a sensação, o frio não me incomoda muito, mas as chuvas constantes das últimas semanas estão demais. A casa fica uma nojeira, as roupas não secam, o solo tá completamente encharcado, a gente não consegue fazer serviço externo com qualidade e muitos precisam ser feitos. O alento é que pelo menos são chuvas leves e sem estragos aqui na região, no começo da ano sofri uma enchente e não espero passar por isso novamente...
  7. O acesso ao Pico Paraná não é nem um pouco fácil. Pra chegar lá tem que pegar o trem que vai pra Morretes, descer numa estação no meio da serra e fazer uma trilha que não é indicada para pessoas inexperientes. Não descarto precipitação invernal nos topos da serra, mas chegar lá não é fácil, se acontecer dificilmente teremos registro.
  8. Existe a possibilidade da explosão do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai afetar o clima do planeta ou ainda é muito cedo pra saber o quanto de material foi lançado na atmosfera?
  9. Rapaz eu vou tá na Serra no feriado, se isso tiver chance de acontecer mesmo seria uma sorte sem tamanho!
  10. Espero que a neve se confirme, mas que essa data mude lá pro fim do semana de 04/09 quando estou com viagem marcada para Canela hehehehe.
  11. Mapa maravilhoso e números maravilhosos considerando a nossa situação hídrica. Melhora muito a questão dos incêndios, pelo menos por alguns dias, até secar novamente. Talvez algumas plantas queimadas pelas intensas geadas comecem a ficar verdes novamente. Não tinha melhor maneira de começar o fim de semana.
  12. Algumas imagens que tirei aqui em casa (Bairro Fanny - Curitiba, altamente urbanizado) hoje pela manhã. A temperatura mínima deve ter ficado por volta de 1 grau negativo. Ontem a noite por volta das 22 horas já era possível ver a geada se formando. Coloquei o prato com água na grama esperando encontrar uma camada de gelo e ele congelou inteiro. E pra esquentar essa friaca, um chimarrão.
  13. Aqui no meu bairro (Fanny) observei uma formação bastante discreta. Foi bem franquinha, mas teve
  14. Fantástico, espetacular! Jamais poderia imaginar que aqui na RMC poderia chegar a uma temperatura extrema dessas. E uma recompensa mais do que justa da natureza para o trabalho único que você faz.
  15. Hoje aqui no meu bairro não teve formação de geada devido aos ventos durante toda a noite. Saí há pouco soltar os cães um pouco e já observei algumas gotas de orvalho congeladas na grama. Pela manhã provavelmente teremos uma geada ampla por aqui.
  16. Rapaz o Simepar colocando geada até no litoral... Minha memória pode estar enganada mas a última vez que lembro de ter visto um mapa semelhante a esse foram nas bombas polares do ano 2000.
  17. Como foi citado pelo colega a área de Campo Largo é muito vasta. Além disso o município tem áreas de serra , com pontos acima de 1100/1200m de altitude. Se as condições forem favoráveis, a possibilidade existe, mas a neve aqui na nossa região é uma caixinha de surpresas.
  18. Previsão de neve pro Pico Paraná entre segunda e terça. Será que a branquinha vem?
  19. Particularmente não vejo necessidade de um tratamento específico para o frio, mesmo morando numa cidade considerada fria. Acredito que um bom isolamento térmico já resolve o problema. No entanto no Sul e possivelmente na Serra da Mantiqueira é interessante ver se a construção pega bastante sol. Caso pegue pouco sol talvez seja interessante colocar calefação, pois o local vai demorar pra esquentar. Me mudei para a casa em que moro hoje com minha esposa em 2019, com a mesma ainda em construção. É um sobrado e nos invernos de 2019 e 2020 ainda não havia feito o forro na parte de cima. Com isso o ar gelado descia e sofremos um pouco no frio ( e com o calor também nos dias quentes). Esse ano já consegui concluir essa parte da obra, coloquei isolamento térmico e o forro e já melhorou consideravelmente. Quero ver no verão tbm como vai ser. Em alguns lugares que aluguei para escritório antes da pandemia o grande problema era a falta de insolação, que deixava o local gelado, por isso digo que é importante averiguar se o local pega bastante ou pouco sol. Como experiência pessoal as duas situações em que mais passei frio em ambiente interno foram na MP monstra de 2013 que fez nevar em boa parte da RMC e na MP de agosto de 2020, que trouxe uma neve bem pontual aqui na RMC. Em ambas a temperatura durante a tarde ficou em torno de 4 graus.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.