Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2021


Recommended Posts

Agora, Fernando Roberti disse:

 

Cara, sensacional! Que bairro é esse Feon2?

 

Pra você ter uma ideia da diferença, aqui na Vila Faria, perto da curva do bonde, registrei  4.4ºC em casa e 3.8ºC na baixada de córrego do lado da Tapetes São Carlos (não renovei a mínimas de ontem).  Área central tem grande dificuldade em baixar mais que isso, minha mínima continua sendo 2ºC ontem.

Amanheceu parcialmente nublado e com ventinho. Agora, até aumentou a nebulosidade e o vento, então a sensação térmica na rua está significativamente maior que ontem. Pelo menos isso, tomara que esse vento traga um pouco do seu -1ºC pra cá, kkkk.

 

Olha, um Sãocarlense aqui hehe 

 

As fotos foram tiradas aqui no fim do Residencial Itamarati/Astolpho Luiz do Prado. Morei muitos anos ali na região da Vila Costa do Sul e Cidade Jardim e realmente era bem mais quente que aqui. Quando eu queria ver o termômetro mais assanhado, saia cedo e ia pra UFSCar pra medir a mínima perto do lago hehe mas nunca vi geada nem por lá. 

 



 

  • Like 5
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Bem, as 7 horas a Pampulha chegou aos 7,2ºC. Mas o comportamento na madrugada foi muito estranho. Alguém consegue sugerir alguma explicação?  Só para comparação, na estação do cercadinho não houve esse momento de subida da temperatura, foi só descendo a ladeira até chegar nos 6,3ºC

grafico frio.jpeg

grafico frio 2.jpeg

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Agora, A.Carlos disse:

Bom dia a todos !

 

MARCAS EXCELENTES NA MANHÃ PAULISTANA !

 

- CGE MARSILAC: -2,9℃
- CGE CAPELA DO SOCORRO: -2,0℃
- CGE PARELHEIROS: -0,6℃I
- CGE SANTANA DE PARNAÍBA (RM): -0,4℃
- CGE SÃO MATEUS: 0,5℃
- IAG: 1,1℃
- INMET BARUERI (RM): 1,5℃
- CGE PERUS: 1,6℃
- CETESB PICO DO JARAGUÁ : 1,7℃
- CGE JABAQUARA: 3,1℃
- CGE ITAQUERA: 3,1℃
- CGE PINHEIROS: 3,4℃
- INMET SESC: 3,6℃
- CGE SANTANA: 4,1℃
- CGE PIRITUBA: 4,3℃
- INMET MIRANTE: 4,3℃
- CGE VILA MARIANA: 4,5℃

 

Sesc decepcionou demais !!! 

Ontem as 20 h já tínhamos 4.9 graus ...em 11 horas de queda após isso, só caiu 1.3 graus ...

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Feon2 disse:

 

Olha, um Sãocarlense aqui hehe 

 

As fotos foram tiradas aqui no fim do Residencial Itamarati/Astolpho Luiz do Prado. Morei muitos anos ali na região da Vila Costa do Sul e Cidade Jardim e realmente era bem mais quente que aqui. Quando eu queria ver o termômetro mais assanhado, saia cedo e ia pra UFSCar pra medir a mínima perto do lago hehe mas nunca vi geada nem por lá. 

 



 

 

Olha só, nem é tãão longe, mas é do lado de lá da rodovia, bairro bem afastado. Muito bom, fiquei satisfeitíssimo por ver esse potencial de frio em São Carlos, valeu! 😀

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

 CIIAGRO - algumas negativas

 

Barra do Chapéu: -3.5 ºC

Apiaí: -3.3 ºC

Borborema: -2.8 ºC (bateu 44ºC lá no ano passado)

Pedra Bela: -2.4ºC (com 7.7 ºC de máxima!)

Itirapina: -1.8 ºC

Assis: -1.4 ºC

Elias Fausto: -1.0 ºC

Analândia: -0.5 ºC

Vargem Grande do Sul: -0.2º ºC

  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

Marcas interessantes na porção leste do estado. Por aqui menos frio que ontem. Ontem 2.6 e hoje 5.1. Nem me animei a procurar geada que pode bem ter ocorrido nas baixadas mas certamente menos profusa que nas duas últimas MPs. Não havia vento mas tinha uma cobertura de nuvens esparsas que deve ter atrapalhado a queda.

20210730_065451.jpg

Temperaturas na região agora cedo.

 

Screenshot_20210730-073916_Chrome.jpg

Ficou bem longe do que estava previsto.

Edited by marcio valverde
  • Like 15
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Bruno D disse:

E o INMET parece que ocultou os dados das 08UTC do Mirante... A julgar pelos dados em outras estações, a mínima deve ter ocorrido neste horário. 

eu acho que a mínima foi agora às 10UTC quando Santana marcava 4,1ºC. espero que volte ao ar com os dados recuperados...

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Ia acordar um pouco mais cedo hoje, mas só de tirar a cara do cobertor e eu estar com a mesma sensação de quando fui dormir, eu desisti e voltei a dormir mais um pouco 😔

Mínima de 7,3°C na automática do INMET, foi triste, nem o aeroporto salvou (mínima de 6°C, mesmo que ontem). Mas outras cidades da região devem ter tido melhores números

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos! Aqui além de ter enchido de MM, perdi o sinal às 2h30, quando a mínima estava em 1,3ºC. Mas quando o sinal voltou a temperatura já tinha subido. No momento faz 3,7ºC. Seguem as fotos da geada de hoje. Congelou bem a parte baixa, a passarela e o trem turístico. Geralmente a geada fica mais restrita à parte mais baixa da Vila, mas hoje congelou até o meu carro, aqui na parte alta. Circulei o local de minha casa em uma das fotos.

 

450780577_IMG_20210730_0646512.thumb.jpg.536aae50846a84eb9144681c71fa8077.jpgIMG_20210730_064923.thumb.jpg.98cc1ed4df393ddd70e78adfa726c366.jpgIMG_20210730_065337.thumb.jpg.1f607111839bba390f6387ccfa1e535e.jpgIMG_20210730_063448.thumb.jpg.9de472bdfe137134e054428553516534.jpg

  • Like 21
  • Thanks 13
Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Mais uma madrugada fria em Goiânia pela automática do INMET a mínima até às 07:00 foi de 8,3°C, no sul do estado Jataí registrou 5,0°C até às 07:00. Dessa vez Jataí não esfriou tanto, mas não  dá para reclamar em um mês o estado foi atingido por 3 ondas de frio de maneira forte, sem dúvida nenhuma é um mês de julho e inverno memorável.

Edited by Matheus Arthur
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Na estação do INMET do distrito de Monte Verde mínima absoluta de -4,5°C, recorde anterior pulverizado. Se não me engano o anterior era de -3,6°C em 2011.

 

Em Passos, MG mínima de 0,4°C igualando a segunda menor mínima por lá que era de 2019. Portanto a primeira e a segunda menor mínima por lá desde de 2006 é desse mês de julho de 2021.

 

Varginha com mínima de 2,2°C também sendo a segunda menor mínima absoluta da estação automática desde da abertura.

 

Mês memorável! 

  • Like 17
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

agora estou passeando pelo mapa da SIGMA atrás de registros incríveis hehehe

alguns q achei interessantes:

 

9ºC no aeroporto de Macaé - RJ (litoral, 3m de altitude).

11,6ºC em Cabo Frio

-3,3ºC em Sidrolândia - MS

-4,1ºC em Rancharia - SP

-2,0ºC no aeroporto de Foz

-3,2ºC em Penápolis-SP (398m)

7,7°C em Pimenteiras do Oeste - RO

Edited by Wagner97
  • Like 18
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

**BREAKING NEWS**

 

- Juiz de Fora-INMET (automática) obteve mínima de 05,6°C hoje. Portanto este é o novo recorde de frio desta estação no super topo de 930m, superando os 6°C de exatamente 14 anos atrás, dia 30-07-2007. Esta estação oficial do INMET foi inaugurada em 2007.

 

- Agora aguardo os dados da estação convencional, que fica ao lado da automática e possui dados neste local atual desde 1973. Caso a mínima anotada tenha sido esses 05,6°C ou menos, será confirmada a menor temperatura desde o fatídico evento de Julho-2000.

 

- Aqui no meu sítio, obtive a mínima de 05,8°C e portanto empatou com a menor do ano até o momento, datada de 01-07. Porém, na próxima manhã devo obter um valor sub-5 e quem sabe o recorde da minha estação também. 

  • Like 27
  • Thanks 15
Link to comment
Share on other sites

42 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

FOTOS QUE EU TIREI DA GEADA AQUI EM SÃO MATEUS NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO.

 

IMG_20210730_065141605_HDR-min.thumb.jpg.8ee47dec1d2cb0f352c5a1d7f1d392cf.jpgIMG_20210730_065132818-min.thumb.jpg.dee07dd86e85946de301d606dde1995b.jpgIMG_20210730_065130145-min.thumb.jpg.6afcccce696489c2d50f635483315a2e.jpgIMG_20210730_064225731-min.thumb.jpg.d048dce16b390f5794cad890d5fbd56b.jpgIMG_20210730_064256681-min.thumb.jpg.401fcbb9c1b41ed1f9cc673f109579aa.jpgIMG_20210730_064230001-min.thumb.jpg.4f634209b443531a6189e9f60d92c396.jpg

 

@Juzinho CONHECE O LOCAL.

 

 

 

PARABÉNS PELAS FOTOS !!!

 

Lembrando que São Mateus, a exemplo da Capela do Socorro, estão na região urbana de São Paulo.

Edited by A.Carlos
  • Like 16
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

41 minutos atrás, oliver disse:

Bem, as 7 horas a Pampulha chegou aos 7,2ºC. Mas o comportamento na madrugada foi muito estranho. Alguém consegue sugerir alguma explicação?  Só para comparação, na estação do cercadinho não houve esse momento de subida da temperatura, foi só descendo a ladeira até chegar nos 6,3ºC

grafico frio.jpeg

grafico frio 2.jpeg

 

A única coisa que eu consigo pensar é na ação do vento interferindo. O ar mais frio da baixada sendo levado embora pela corrente e uma nova massa com ar mais quente se estabelecendo no local, levando mais tempo para conseguir esfriar. Fora isso, realmente não consigo imaginar o que possa estar por trás dessa bizarrice. Mas ok, 7,2°C ainda é um excelente valor para a área urbana. 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Renan disse:

O que o evento de Julho-1994 teve de tão especial para trazer mínimas tão mais baixas do que este atual para o Mirante e para o leste do Sudeste ? Será que as reanálises estão erradas e a temperatura em 850hpa de 1994 foi bem inferior a agora ? 

a alta passou bem em cima da grande sp não foi isso?

Edited by Wagner97
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

08:20 - Tenho 9,5 °C no meu termômetro de mercúrio na cidade de Mongaguá, Região Metropolitana da Baixada Santista, litoral de São Paulo. Estou a 2 km do oceano. Provavelmente a mínima do dia já passou (lá pelas 06:30 ou 07:00) e eu acredito que possa ter chegado a 8 °C.

 

Infelizmente, só tenho os 9,5 °C como menor temperatura auferida por mim aqui em Mongaguá em 2021.

20210730_082016.jpg

  • Like 15
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.