Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

GBJ

Members
  • Posts

    20
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by GBJ

  1. Obrigado pelo feedback, Felipe! Quando eu for limpá-la vou considerar colocá-la um pouco mais para cima. Já pensei também na possibilidade de usar o sensor com ventoinha, mas não sei se isso ajudaria ou atrapalharia mais.
  2. Passados os dois dias mais críticos, segue meu pequeno resumo do segundo dia de frio intenso aqui em Jaguariaíva/PR. Hoje novamente observei geadas generalizadas, e embora a temperatura tenha ficado ligeiramente mais alta, aparentemente as geadas foram mais visíveis, provavelmente por ter ventado menos.
  3. Pessoal, segue minha pequena contribuição aos anais deste dia. Davis Vantage Pro 2 = Está no Distrito Industrial de Jaguariaíva/PR (Campo de Aviação) em uma área aberta a aproximadamente 932 m. Davis Vantage Vue = Está no centro da cidade, que é a parte mais baixa, sobre o telhado de minha casa, que está a aproximadamente 830 m. A Pro atingiu a mínima de -1.8 às 06:29. A Vue atingiu a mínima de -2.4 às 06:35. A tabela mostra o gradiente de queda de hora em hora, das 18:00 do dia 28 às 07:00 de hoje, 29. Os gráficos são para mostrar outras variáveis de interesse. Houve geadas generalizadas pela cidade, inclusive sobre o telhado de casas do centro, o que não é comum. No lugar onde está a Pro não observei tanta geada, e acredito que pode ter sido em decorrência do vento calmo que soprou durante toda a noite, vide gráficos.
  4. Pessoal, por onde vocês indicam acompanhar chuvas (RADAR e volumes estimados) para o PR? Eu até gosto de ver pelo SIMEPAR, mas, vira e mexe, as imagens ficam atrasadas.
  5. Pessoal, gosto de acompanhar o tempo mas não sou estudioso e tampouco conhecedor de meteorologia. Tenho em minha propriedade uma Davis Vantage Pro 2 cujo local foi escolhido em função de algumas conveniências (basicamente, fácil acesso para manutenção, segurança, não obstrução de passagens de veículos, proximidade com o console e local (aparentemente) favorável para representar a realidade do local monitorado). Ela já está operando aí desde 31/08/2019, mas agora eu gostaria da opinião de vocês. 🙂 Não acho que ela esteja sofrendo grande influência desta caixa de concreto que aparece na foto (o que na verdade é um reservatório com capacidade de 120.000 L de água), mas posso estar redondamente enganado. O que acham? Qualquer dica/observação/correção/sugestão é bem vinda.
  6. Pessoal, alguém saberia informar se as imagens de RADAR que o SIMEPAR disponibiliza em seu site são acessíveis por outro local? Eu estava monitorando a evolução das chuvas por lá, mas no momento em que a pancada chegou sobre Curitiba, o site do SIMEPAR saiu do ar. Como certeza não foi coincidência. Devem ter sido afetados por falta de energia ou algo do tipo.
  7. Vou providenciar algumas atualizadas. Nos links abaixo é possível ver a interface do WeeWX para ambas: www.bortoli.com.br/tempo-viveiro www.bortoli.com.br/tempo-centro
  8. Olá, @Felipe Backendorf! Tem a Davis Pro, e uma Vantage Vue (https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IJAGUA2). Ambas são minhas. À disposição. 🙂
  9. Que surpresa ver uma pessoa de Nova Roma aqui. Legal. Morei lá e tenho família na região. Rio da Antas bombando...
  10. Obrigado! Eu costumo olhar a previsão de geadas feita pelo SIMEPAR, mas restrita ao PR. Vejo também no CPTEC.
  11. Renan, bom saber. Na minha o que estava mais sujo mesmo era a proteção do sensor. Mas ainda assim foi uma limpeza mais por "agradecimento" do que por necessidade. Rs. Aproveitei para trocar a pilha também, só por precaução. Quanto ao data logger, espero que o meu não pife. Gosto de manter a conexão USB pois ela está ligada a um Raspberry Pi rodando WeeWX. Você usa o wi-fi logger diretamente com o software da Davis?
  12. Marinho, sim. O sensor de temperatura e umidade fica protegido por duas "camadas". Primeiro, há os "pratinhos" (o nome técnico em inglês é "radiation shield"). Retirando esse conjunto, você tem acesso ao "cubinho" branco que aparece na foto 11. E retirando esse "cubinho", o sensor fica exposto, conforme a foto 7. Esse "cubinho" tem ainda uma espécie de filtro, que pode ser visto na foto 4.
  13. Wallace, nunca aconteceu de não registrar chuvas. O sistema de coleta é muito simples e bem construído, ao menos no caso da Davis. O local sem dúvida ajuda. Ela está em uma área aberta, onde a possibilidade de cair algum detrito no coletor é muito baixa. Na verdade, já aconteceu o oposto: algumas vezes ocorre um falso-positivo por conta do acúmulo de orvalho. No entanto, isso é raro, e facilmente identificável. Geralmente é uma medição de 0,2mm (uma "baixada" da colher) isolada no meio do gráfico, e isso também seria observável em um pluviômetro convencional.
  14. Pessoal, hoje minha Vantage Vue completou 3 anos de operação, sem qualquer problema, e resolvi fazer uma limpeza mais meticulosa. Algumas fotos, a quem interessar possa.
  15. Oi, Carlos! Obrigado! Sim, ela está em um ponto bem alto da região. O próprio SIMEPAR já quis (há muitos anos atrás) instalar a estação deles aqui neste ponto, mas infelizmente não deu certo à época. Não sei dizer onde exatamente fica a deles hoje, mas parece-me que não está muito distante.
  16. Obrigado, Victor. Não cheguei a vê-la pessoalmente pois ela ocorreu rapidamente e mais concentrada em um posto aqui da cidade. Mas, sim, de fato aconteceu.
  17. Olá, pessoal! Já postei rapidamente no local para apresentações, mas como cheguei a este tópico e a este fórum pesquisando sobre a recente onda de frio, posto aqui também. Sou do Paraná, e embora eu não seja estudioso e nem conhecedor do tema, acompanho de perto as previsões e condições meteorológicas por conta de minha atividade. Tenho uma estação particular, cuja existência compartilho com vocês agora. Quem sabe é útil para mais alguém? Os dados podem ser vistos em http://www.bortoli.com.br/weather. Fiquem à vontade para dar sugestões também. Embora eu não entenda de meteorologia, minha veia "nerd" gosta de fuçar de vez em quando. Abraços!
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.