Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Junho/2023


Recommended Posts

São Paulo vem tendo uma manhã chuvosa devido a influência das instabilidades frontais, que enfim passaram a atingir o leste de SP.

 

Na maioria das estações do CGE, temos 15/16 graus e umidade acima dos 90%, sendo que na maioria delas ultrapassa os 90%..

 

Os ventos sopram bem fraco (ao contrário de ontem que soprava com força do mar).

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 13/06/2023 em 18:55, Daniel Lisboa disse:

Euro deu uma beela melhorada no frio em SP. Acho que teremos boas surpresas quando essa MP enfim conseguir avançar pra cá.

Aqui pro RJ também. Tanto Euro quanto GFS concordam em um frio úmido no fim de semana, com mínimas menores do que vinham apontando. Curioso. Geralmente eles ajeitam pra mais. Vamos ver que bicho dá.

Nas duas últimas madrugadas tive mínimas na casa dos 20º em Vila Isabel, o que faz com os ambientes internos não fiquem frios nem quentes, trazendo um certo conforto pra dormir.

Agora vamos tendo uma manhã com 23º e céu bem nublado no Centro da cidade.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 09:07, Moretão disse:

 

Bom dia.

 

Sandro, permita-me um alerta: a máxima de 8,8°C do Lençol seria da 0h às 24h. Enquanto a leitura da máxima da 0h do Rio Vermelho, foi de 9,36°C (mas que ainda pega a máxima da 23h até 0h). Na 0 h já fazia 8,63°C com a advecção.

 

Na comparação igual, das 23h à 23h, a máxima no Lençol foi de 9,3°C x 9,36°C, no Rio Vermelho.

 

---

 

Modelos seguem prevendo bastante chuva no sul catarinense e extremo nordeste gaúcho. Eliminou a chuva para outras regiões de SC. Deve ser o primeiro evento de chuva neste começo de El Niño. Ainda que atmosfera ainda não esteja respondendo como El Niño.

 

xx_model-en-178-0_modez_2023061400_69_15121_157.thumb.png.7dcdf07f4d6bf01d7848f55b66b62183.png

xx_model-en-178-0_modusa_2023061400_69_15121_157.thumb.png.10aa4bd770b9e3498c8f6ccb209a3b7b.png

xx_model-en-178-0_modcan_2023061400_69_15121_157.thumb.png.cd03852b20e493b894ad446008919b20.png

 

> O "grosso" da chuva deve cair até final da manhã do dia 16. Portanto, serão +-48 horas de chuva mais forte.

Eu entendi o que você quis dizer. Eu peguei o dado de máxima do histórico diário do Agroconnect:

 

epgri.jpg.0086886743a9968b87ab3c8d43929763.jpg

 

Se puder me ensinar onde no site da Epagri consigo ver os dados de temperatura dessa forma fico agradecido. Até porque quando mínimas e máximas ficam invertidas é fácil de fazer confusão.

 

 

 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 09:41, SandroAlex disse:

Eu entendi o que você quis dizer. Eu peguei o dado de máxima do histórico diário do Agroconnect:

 

epgri.jpg.0086886743a9968b87ab3c8d43929763.jpg

 

Se puder me ensinar onde no site da Epagri consigo ver os dados de temperatura dessa forma fico agradecido. Até porque quando mínimas e máximas ficam invertidas é fácil de fazer confusão.

 

Eu acho que não tem mais como ver (publicamente). Até ano passado, havia a seção "Dados históricos" no Agroconnect, onde era possível ver todos os dados de hora em hora, bem parecido com o INMET. Mas infelizmente, retiraram.

 

Então, nestes raros dias de advecção noturna, quando a máxima é batida logo na 0 hora, não há muito o que fazer. Resta somente olhar as estações ao redor, se estão caindo, e acreditar na temperatura instantânea da 0h.

  • Like 8
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 10:23, Moretão disse:

 

Eu acho que não tem mais como ver (publicamente). Até ano passado, havia a seção "Dados históricos" no Agroconnect, onde era possível ver todos os dados de hora em hora, bem parecido com o INMET. Mas infelizmente, retiraram.

 

Então, nestes raros dias de advecção noturna, quando a máxima é batida logo na 0 hora, não há muito o que fazer. Resta somente olhar as estações ao redor, se estão caindo, e acreditar na temperatura instantânea da 0h.

Que naba!

 

Quarta-feira com bastante neblina. Temperaturas agora:

 

10,4ºC Lençol/Rio Vermelho (10h)

11,0ºC Mato preto (10h)

11,1ºC Rio Negro

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Nos aproximamos das 11 da manhã com  intenso nevoeiro e garoa  fina quase que imperceptível .

 Será interessante observar a batalha que a mp terá para superar  e se sobressair sobre o relevo de maior altitude a medida que avançar  em direção ao leste 

Screenshot_2023-06-14-10-35-59-082_com.windyty.android.jpg

Screenshot_2023-06-14-10-35-24-609_com.android.chrome.jpg

IMG_20230614_103229.jpg

Edited by Alberto Hanauer
  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Em 13/06/2023 em 13:41, Matheus Vinicius disse:

Concordo que devido a questões de altitude, saneamento básico, criminalidade, infraestrutura, poluição e etc seja insalubre.

 

Mas, climaticamente é adaptável como qualquer lugar, se Curitiba tivesse a média de La rinconada seria apenas um lugar muito frio, não insalubre.

Com o frio o povo se vira, ainda mais se as casas fossem aquecidas. 

La rinconada não é boa, o clima de lá que é ouro para quem realmente ama o frio.

 

Se tem gente vivendo lá, o clima não vai matar, tem gente morando em cidades muito mais frias como Svalbard, Oymyakon, Yakutsk, Norte do Canadá e afins.

É só ter uma condição boa que o clima não é problema.

Mas esses lugares que você citou são praticamente inóspitos. Dessas, a única cidade grande é Yakutsk, mas o clima de lá, apesar do frio rigoroso no inverno, é bastante dinâmico, verão não é raro passar dos 30°C. E é basicamente isso que a torna um lugar mais adequado à civilização. Tente achar um local com comportamento semelhante de temperatura, umidade e radiação de La Rinconada e que tenha o tamanho e a qualidade de vida de uma Curitiba e falhará miseravelmente.

Edited by Wagner97
  • Like 5
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Primavera do Leste-BASF 8,9 C 08:40 HL (mínima 8,3 C)

Residencial Tuiuiú 9,3 C 08:43 HL (mínima 8,1 C)

Centro de Pesquisas IHARA 9,3 C 08:46 HL (mínima 8,6 C)

Poxoréo-Fazenda Sobradinho 9,6 C 08:51 HL (mínima 8,8 C)

 

Cuiabá-Padaria do Moinho 11,7 C 07:54 HL (mínima 10,2 C)

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Primavera do Leste-BASF 9,2 C 09:40 HL 

Residencial Tuiuiú 9,5 C 09:43 HL 

Centro de Pesquisas IHARA 9,6 C 09:45 HL 

Poxoréo-Fazenda Cidade Verde 9,8 C 09:51 HL (mínima 8,7 C)

Poxoréo-Fazenda Sobradinho10,5 C 09:51 HL 

 

Cuiabá-Padaria do Moinho 11,9 C 08:54 HL 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 13/06/2023 em 21:22, Renan disse:

Boa noite, pessoal. Ufa…foram algumas centenas de Km’s viajados nas estradas até chegar novamente em Juiz de Fora. Acompanhei a influência da frente fria desde a borda sul da Mantiqueira ainda em Campos do Jordão, até chegar aqui em JF, que recebe uma pífia influência da FF neste momento.

 

Saí de CJ na hora do almoço e vejam só as condições do tempo. Fazia 15C:

 

IMG_7446.thumb.jpeg.9659a6e85e374c3ff2375a4656a79ee5.jpeg
 

Durante o percurso desde a descida da serra até a cidade de Bom Jardim de Minas, peguei vários momentos com pancadas de chuva fraca a moderada. De Lima Duarte em diante, até chegar aqui, eu não peguei mais chuva alguma. A dinâmica atmosférica de MG é bastante porca para MPs continentais, leva uma surra linda do Centro-oeste. 
 

Agora ainda tenho quentes 17,7C e céu encoberto. 

Pra rimar, parece que as MPs continentais são uma decepção para Minas Gerais!

Apesar deu morar numa região que só esfria com continentais, torço pra que ainda haja uma onda de frio mais forte pro Sul e Sudeste brasileiro, e que também tenham marítimas, pra haver frio em todas as regiões do País afetadas por ondas de frio, não me importo se na próxima não esfriar muito no Mato Grosso, e sim em São Paulo, e Minas Gerais, essa onda de frio no Mato Grosso é a mais forte do ano, creio que não haverá outra igual, que a próxima seja pro Sul e Sudeste, e também pegue Goiás. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 11:21, Leandro A M Leite disse:

Pra rimar, parece que as MPs continentais são uma decepção para Minas Gerais!

Apesar deu morar numa região que só esfria com continentais, torço pra que ainda haja uma onda de frio mais forte pro Sul e Sudeste brasileiro, e que também tenham marítimas, pra haver frio em todas as regiões do País afetadas por ondas de frio, não me importo se na próxima não esfriar muito no Mato Grosso, e sim em São Paulo, e Minas Gerais, essa onda de frio no Mato Grosso é a mais forte do ano, creio que não haverá outra igual, que a próxima seja pro Sul e Sudeste, e também pegue Goiás. 

 

Esse é o espírito ! Estou torcendo para várias cidades do Centro-oeste e Norte registrarem, hoje, recordes de menor máxima. Vamos ver o que irá acontecer.

 

Por aqui, tive a maior mínima desde Abril: 16,9°C (isso é algo próximo de 5 graus acima da média para Junho na minha estação). 

 

O céu nublado, a umidade alta e a ausência de ar frio fazem com que não ocorra resfriamento. Pelo menos agora está bastante fresco, com o céu nublado ainda tenho 21,2°C. 

 

Por enquanto o leste do Sudeste ainda não teve nenhuma massa polar de forte intensidade neste inverno. Você tem razão, provavelmente a mais forte ainda irá acontecer, dificilmente a gente escapa de pelo menos 1 bom evento.

  • Like 12
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 12:28, Davi Silva disse:

Boa tarde a todos.

 

Variações na RMRJ

 

Segunda (12/06)

 

Caxias (Xerém): 15,1°C / 29,4°C
Rio (Vila Militar): 16,9°C / 28,7°C
Niterói: 18,6°C / 28,3°C

 

Terça (13/06)

 

Caxias (Xerém): 18,8°C / 26,4°C
Rio (Vila Militar): 18,9°C / 26,5°C
Niterói: 21,5°C / 26,9°C

 

Variações terríveis. 

 

O contraste Leste-Oeste chama a atenção neste momento:

 

image.thumb.png.d27d9ecb262b67ab14f56e9a287e5291.png

 

Rio Branco-AC com 12 graus neste momento, é um frio diurno bastante raro de ocorrer em Juiz de Fora.

 

Enquanto isso, boa parte de Goiás e o triângulo mineiro, além do leste do MT, estão literalmente sendo os maiores sofredores neste momento, pois vivenciam de perto a tarde gelada no oeste e nada ocorre para eles. 

  • Like 18
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Manhã bem londrina hoje em Lajeado, que faz 11,5ºC agora (12:30h). A mínima foi de 9,2ºC, que foi quando começou a chover perto da virada de ontem pra hoje. Agora bastante neblina e garoa finíssima.

 

IMG_7591.thumb.JPG.86a837d2a687792c56ad0f67b8b149c8.JPG  IMG_7593.thumb.JPG.9c55a5182ce0bd9b896a8d57039a6031.JPG

 

 

O frio mesmo ficou pro sul/oeste do estado, que é onde a nebulosidade não avançou, resultando em -2,2ºC em Herval.

 

597085158_ScreenShot2023-06-14at12_41_23.png.fdd9226eeda8f9ee2181f79967225902.png

 

651173531_ScreenShot2023-06-14at12_41_55.png.64cf6f138da22de6d27eaafee0da1282.png

 

Pela rede do INMET, ficou assim:

 

Jaguarão: 0,6ºC

Quaraí: 0,9ºC

Bagé: 1,8ºC

Livramento: 2,1ºC

Dom Pedrito: 3,1ºC

Uruguaiana: 3,4ºC

  • Like 19
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 12:43, Renan disse:

 

Variações terríveis. 

 

O contraste Leste-Oeste chama a atenção neste momento:

 

image.thumb.png.d27d9ecb262b67ab14f56e9a287e5291.png

 

Rio Branco-AC com 12 graus neste momento, é um frio diurno bastante raro de ocorrer em Juiz de Fora.

 

Enquanto isso, boa parte de Goiás e o triângulo mineiro, além do leste do MT, estão literalmente sendo os maiores sofredores neste momento, pois vivenciam de perto a tarde gelada no oeste e nada ocorre para eles. 

Está sendo muito interessante de observar este contraste proporcionado pelo ar frio raso.  Enquanto ituiutaba  com 580 m está em 18 graus, por outro lado   em Uberlândia ,com seus 900m e apenas a 120 km em linha reta ,  registra 27c 

Screenshot_2023-06-14-13-01-36-739_com.android.chrome.jpg

Screenshot_2023-06-14-13-00-03-932_com.windyty.android.jpg

Screenshot_2023-06-14-13-00-50-406_com.android.chrome.jpg

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Tarde fria em MS, agora às 13h20 (INMET):

 

Ponta Porã 6,5
Amambai 8,4
Campo Grande 8,5 com chuva
Dourados 8,6
Sete Quedas 8,6
Bandeirantes 8,6
São Gabriel do Oeste 9,0
Sidrolândia 9,1
Rio Brilhante 9,2
Iguatemi 9,3
Nova Alvorada do Sul 9,3
Maracaju 9,6
Aquidauana 9,6
Bonito 9,7
Camapuã 10,2
Bataguassu 10,6
Corumbá 10,7
Nhumirim 11,1
Porto Murtinho 12,9

  • Like 14
  • Thanks 9
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 14:20, ccspp disse:

Tarde fria em MS, agora às 13h20 (INMET):

 

Ponta Porã 6,5
Amambai 8,4
Campo Grande 8,5 com chuva
Dourados 8,6
Sete Quedas 8,6
Bandeirantes 8,6
São Gabriel do Oeste 9,0
Sidrolândia 9,1
Rio Brilhante 9,2
Iguatemi 9,3
Nova Alvorada do Sul 9,3
Maracaju 9,6
Aquidauana 9,6
Bonito 9,7
Camapuã 10,2
Bataguassu 10,6
Corumbá 10,7
Nhumirim 11,1
Porto Murtinho 12,9

 

Caramba! Impressionante o frio aí!

 

Cuiabá teve a felicidade de tocar em 9,9°. Às 13 h estava 13,4° na cidade. 

 

Primavera do Leste tinha 10,8° às 14 h!!!

  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

Fui olhar as reações das pessoas à anomalia que está ocorrendo no oeste do Brasil e achei esse relato interessante:

 

286243142_Semttulo.thumb.png.4e8d4635ca689072e9d7d18cb55e9fe5.png

 

Cuiabá é MUITO quente, mas consegue, de vez em quando, ter dinâmica atmosférica incompatível com sua latitude, com direto a vários efeitos colaterais interessantes, como esse descrito acima. Em termos proporcionais, nenhuma capital brasileira supera!

 

No meio da tarde, faz  14°C em cuiabá e 25°C em BH, uma anomalia de 18°C em relação às médias históricas das cidades.

Edited by LeoP
  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Menor máxima do ano até agora aqui onde estou.

 

Não passou de 16,8°

 

a mínima ficou em 14,9°

 

pode ser que essa mínima ainda seja superada hoje até o fim da noite pois agora faz apenas 16,0°

 

chove muito sem parar desde cedo também, a sensação de frio é bem nítida lá fora...

 

❄️❄️❄️❄️❄️

  • Like 21
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 13:06, Alberto Hanauer disse:

Está sendo muito interessante de observar este contraste proporcionado pelo ar frio raso.  Enquanto ituiutaba  com 580 m está em 18 graus, por outro lado   em Uberlândia ,com seus 900m e apenas a 120 km em linha reta ,  registra 27c 

 

Tenho impressão que é bloqueio mesmo.

Aliás, Vilhena está a 600 m de altitude e o ar frio, que vai ficando mais raso conforme avança para norte, chegou lá.

 

Abaixo, a carta sinótica do INMET, das 9 h da manhã de hoje (12 UTC), mostrando a frente fria ainda estacionária no continente.

 

INMET14062023.png

  • Like 13
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 16:27, pedro fioravante disse:

Achei que fosse você na foto rs

Vai vendo a imprudência da jornaliste: "Frio, né? A frente polar entrega a Região Sul ao rigor de um dígito nos termômetros. E quem diria, encontramos uma jornalista sueca em Curitiba tiritando. Aqui o depoimento de Emma Garzon, 30 anos e há quase um na terra dos pinheirais: 'Quando me mudei, só trouxe na bagagem shorts e vestidos de verão… e mesmo que eu tivesse olhado a previsão do tempo não poderia entender que seria tãaaao frio. Quando pesquisei na internet, dizia que aqui pode até chegar a 0 grau mas que normalmente fica em 10 ou 15. E eu pensei: bom, na Suécia faz 15 até no verão, vou ficar bem. Mas não estava preparada para passar tanto frio dentro de casa'."

Ah vá, aqui também pode fazer 15 graus no verão, todavia, ninguém em sã consciência espera poder enfrentar temperaturas assim sem um agasalho. Acho que ela deveria fazer uma reportagem e procurar um especialista em sensação térmica, que disso os jornalistas entendem quando se trata de fazer manchete, para ver o que é que está acontecendo com o clima de Curitiba nesse Brazil tropical. 

Edited by marcio valverde
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 16:56, marcio valverde disse:

Vai vendo a imprudência da jornaliste: "Frio, né? A frente polar entrega a Região Sul ao rigor de um dígito nos termômetros. E quem diria, encontramos uma jornalista sueca em Curitiba tiritando. Aqui o depoimento de Emma Garzon, 30 anos e há quase um na terra dos pinheirais: 'Quando me mudei, só trouxe na bagagem shorts e vestidos de verão… e mesmo que eu tivesse olhado a previsão do tempo não poderia entender que seria tãaaao frio. Quando pesquisei na internet, dizia que aqui pode até chegar a 0 grau mas que normalmente fica em 10 ou 15. E eu pensei: bom, na Suécia faz 15 até no verão, vou ficar bem. Mas não estava preparada para passar tanto frio dentro de casa'."

Ah vá, aqui também pode fazer 15 graus no verão, todavia, ninguém em sã consciência espera poder enfrentar temperaturas assim sem um agasalho. Acho que ela deveria fazer uma reportagem e procurar um especialista em sensação térmica, que disso os jornalistas entendem quando se trata de fazer manchete, para ver o que é que está acontecendo com o clima de Curitiba nesse Brazil tropical. 

Como assim o que está "acontecendo" com o clima de Curitiba?

  • Like 2
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 17:02, Matheus Vinicius disse:

Como assim o que está "acontecendo" com o clima de Curitiba?

Não está acontecendo nada, mas por alguma razão ela preferiu se fiar mais na imagem que fazia do lugar do que no dado objetivo que ela mesma apurou depois de uma consulta ao google. Frio é frio em qualquer lugar, e como somos seres homeotérmicos há que tomar algumas medidas para conviver com ele sem adoecer, ainda mais num lugar onde as casas não possuem aquecimento como aqui. Nada de mais também, a matéria é só mais um caça-cliques e o objetivo nesses casos é mais entreter que informar.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 17:13, flaviofelizardo disse:

É oficial! Campo Grande registrou máxima sub-10 hoje. A temperatura variou entre 7,2° e 8,9°. É sempre emocionante quando acontece. 

Nessas horas eu queria estar em Campo Grande, mas provávelmente lá por agosto ou setembro pode vir uma máxima ainda mais baixa pra Curitiba, é o que geralmente acontece.

 

No dia 20 de agosto de 2020 foi incrível quando registramos uma máxima de 5 graus, a maior parte do dia a temperatura ficou entre 3 e 4. Dia assim foi perfeito, passaria o ano todo assim tranquilamente.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 17:13, flaviofelizardo disse:

É oficial! Campo Grande registrou máxima sub-10 hoje. A temperatura variou entre 7,2° e 8,9°. É sempre emocionante quando acontece. 

Parabéns!  Olha, estou contente, satisfeito e até um pouco emocionado. Aqui q é sempre mais frio, por 0,4°C não tivemos uma máxima 9,9°C ontem. É incrível isso!

  • Like 10
  • Thanks 2
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.