Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2021


Recommended Posts

1 hora atrás, Renan disse:

A grande característica desse outono na minha região até o momento parece ser a mesma característica em vários outros lugares do país até o momento : Friozinho leve, sem extremos, com ausência de calor. Não precisei de agasalhos na maior parte dos dias até aqui, porém a total ausência de suor, para mim, é tudo o que importa (já disse aqui uma vez que minhas temperaturas favoritas vão dos 12°C aos 20°C, então para mim está muito confortável desde o início de Abril). 

 

Ok, mas eu também quero vivenciar algum evento polar mais forte, com mais dinâmica atmosférica (não se vive só de marasmo agradável, afinal). Mas tenhamos calma, ele pode estar mais perto do que pensamos.

 

Variação de temperatura neste Sábado: 12,0°C a 20,7°C. Dia perfeito, e que ainda terminou com bonitas formações de Altocumulus:

 

IMG-20210515-WA0011.thumb.jpg.a73d70ee8bae1dfabba9b49d159fb526.jpg

 

 

Oi Renan, aqui em cima, o frio apertou nestes últimos três dias - usei até aquecedor por alguns instantes: a temperatura média diária tem estado entre 14,5˚C e 15,5˚C - e dentro de casa já está frio... brrrr - e úmido, é claro, como é comum por aqui.

No momento, 15,6˚C lá fora e 19,3˚C aqui dentro (21h).

Edited by sjmolive
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Sábado com variação de 8,1 °C a 21,5 °C, em POA (automática INMET / Jardim  Botânico).

 

baaah se já tá assim no outono, IMAGINA NO INVERNO

 

kkkk brinks....🤡

sei que não quer dizer nada. Mas tô bem otimista sim pro inverno. 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, marinhonani disse:

vocês conhecem ou ouviram falar do Jardim Canadá, fica as margens da rodovia BR-040,acho que é região de Nova Lima, poderia ser uma pequena cidade.Pesquisei no google earth pro, fica numa altitude que varia de 1370 m até 1394 metros, deve ser mais frio do que o Cercadinho, Diamantina etc.

Aqui no Noroeste do Rio, mais um dia de temperaturas amenas a tarde.

Os meses de maio e junho são os mais monótonos aqui.

 

 

 

 

É um bairro afastado de Nova Lima. Depois que a gente sobe até o bairro Belvedere, já com altitude perto de 1200m, o caminho continua até o bairro Pilar (último bairro de BH nessa direção) e o Jardim Canadá está ainda mais a frente, bem afastado de tudo. O clima é outro, mas acho que lá é topo.

 

@Luide Luckmann por esse critério, inexistem (ou quase inexistem) ondas de frio ou de calor nas baixas latitudes. É praticamente impossível termos Tm 5ºC abaixo da média por 5 dias consecutivos aqui. Até mesmo em PoA deve ser bem difícil passar 5 dias seguidos em julho sob Tm compensada abaixo de 9°C - para caracterizar uma onda de frio lá. Isso tem que ser relativo (acho).

.

.

.

 

O tempo abriu totalmente e o céu é estrelado em BH. Pampulha tem 17,4C e Cercadinho 15,3C às 22h. 

Edited by LeoP
  • Like 8
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, LeoP disse:

@Luide Luckmann por esse critério, inexistem (ou quase inexistem) ondas de frio ou de calor nas baixas latitudes. É praticamente impossível termos Tm 5ºC abaixo da média por 5 dias consecutivos aqui. Até mesmo em PoA deve ser bem difícil passar 5 dias seguidos em julho sob Tm compensada abaixo de 9°C - para caracterizar uma onda de frio lá. Isso tem que ser relativo.

 

 

 

Exatamente. 🧐

Link to comment
Share on other sites

15 horas atrás, Moretão disse:

peru.thumb.png.e9d91c4f31a567e9874229180fd1d3ef.png

 

Águas frias na costa do Peru. No Atlântico ainda está quente, mas já esteve mais.

 

É uma pena que esse padrão de anomalias no Atlântico tropical tenha vindo tão tarde. Se tivesse ocorrido mais cedo... 

Em tempo, a chuva que caiu entre o fim da manhã e o final da tarde de ontem acumulou 10,3 mm em Pombal, no mês temos 40,3 mm agora (39,5% da média).

11:49 de ontem 👇

received_4507208675959977.jpeg.7d1cc1fa5b01fcdad0ffbf88e21184cc.jpeg

Rafael Santos

Edited by CloudCb
  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Buenas y neblinosas noches, acabo de regresar de un cumpleaños familiar y en algunos tramos del camino la niebla era tan espesa que llegaba a ser peligrosa.

A las 23hrs noche humeda y fria en Montevideo, 8,2°C en la estacion Prado 97 % de humedad,   6.7°C en la estacion Melilla 91 % de humedad.

Cala los huesos.

La ciudad de Minas (Lavalleja) ya esta con 2.2°C.

 

image.png.5ec81e586b5cdb0f320a337fdf39bf90.pngimage.png.0fc9ca8b2bf5e76003bf330b059cbdff.png

Edited by Pablo MQL
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, sjmolive disse:

Oi Renan, aqui em cima, o frio apertou nestes últimos três dias - usei até aquecedor por alguns instantes: a temperatura média diária tem estado entre 14,5˚C e 15,5˚C - e dentro de casa já está frio... brrrr - e úmido, é claro, como é comum por aqui.

No momento, 15,6˚C lá fora e 19,3˚C aqui dentro (21h).

 

Sim, esses últimos dias têm sido mais friozinhos mesmo -e foram justamente os que precisei de colocar um casaco-. 

 

Esta noite, mais amena do que as últimas devido ao tempo nublado. Chegou até a chuviscar leve. 

 

Esta próxima semana será com temperaturas mais elevadas, mas a derradeira semana deste mês deverá ser a última. 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, marinhonani disse:

Rafael MG,

Enio Rezende

LeoP

Rafael BHZ

vocês conhecem ou ouviram falar do Jardim Canadá, fica as margens da rodovia BR-040,acho que é região de Nova Lima, poderia ser uma pequena cidade.Pesquisei no google earth pro, fica numa altitude que varia de 1370 m até 1394 metros, deve ser mais frio do que o Cercadinho, Diamantina etc.

Aqui no Noroeste do Rio, mais um dia de temperaturas amenas a tarde.

Os meses de maio e junho são os mais monótonos aqui.

 

 

 

Conheço e é bem alto e frio lá, meu caro. Naquela região tem muitos restaurantes, cervejarias e condomínios. Fica próximo também ao Alphaville de Nova Lima. As temperaturas ali registradas geralmente são uns 4/5 graus mais baixas que em BH. 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, LeoP disse:

 

É um bairro afastado de Nova Lima. Depois que a gente sobe até o bairro Belvedere, já com altitude perto de 1200m, o caminho continua até o bairro Pilar (último bairro de BH nessa direção) e o Jardim Canadá está ainda mais a frente, bem afastado de tudo. O clima é outro, mas acho que lá é topo.

 

@Luide Luckmann por esse critério, inexistem (ou quase inexistem) ondas de frio ou de calor nas baixas latitudes. É praticamente impossível termos Tm 5ºC abaixo da média por 5 dias consecutivos aqui. Até mesmo em PoA deve ser bem difícil passar 5 dias seguidos em julho sob Tm compensada abaixo de 9°C - para caracterizar uma onda de frio lá. Isso tem que ser relativo (acho).

.

.

.

 

O tempo abriu totalmente e o céu é estrelado em BH. Pampulha tem 17,4C e Cercadinho 15,3C às 22h. 

Exatamente por isso eu disse que essa massa de ar frio não caracteriza uma onda de frio,pois não causa anomalia de temperatura de -5°C durante 5 dias ou mais. Apenas corrigi a afirmação do nosso colega ,dizendo que essa não se trata de uma onda de frio. 

Abaixo vai um exemplo nítido de intensa onda de frio na minha região, em 2016. Onde a temperatura media do mês de junho é 15.3°C e durante 7 dias a temperatura média ficou 5°C abaixo do normal.

Ali na grade,se a previsão se confirmar e o frio persistir pelo menos até o dia 31 nós teremos uma onda de frio já agora no final de maio,pelo menos aqui na região. 

instituto-nacional-de-me (1).jpeg

20210515_191118.jpg

20210516_095445.jpg

Edited by Luide Luckmann
  • Like 6
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, marinhonani disse:

vocês conhecem ou ouviram falar do Jardim Canadá, fica as margens da rodovia BR-040,acho que é região de Nova Lima

Sim, fica mesmo na beira da rodovia quase chegando em BH e é um bairro bem grandinho com a Serra da Moeda (ou Rola Moça, sei lá) emoldurando lá atrás. Geralmente nas frentes frias que não chegam em BH é justamente ali a divisa do tempo nublado/nevoeiro que tem pros lados de cá com o sol de BH.

Agora às 10h tá tudo nublado aqui em Lafaiete, faz 17,9° aqui em casa e 17,3° no INMET Ouro Branco. Já em BH tá 22° na Pampulha, 21,1° no Cercadinho e 20° no Rola Moça que tá bem pertinho do Jardim Canadá e todas com menos umidade que aqui o que me leva a crer por lá tem sol. Até onde minha vista alcança aqui de casa que é a região do Pico de Itabirito, tudo nublado. Então arrisco dizer que mais uma vez a "divisa do sol" tá lá no Jardim Canadá.

IMG_20210516_102221082.thumb.jpg.a3cc51380d3d356f7fa052fc3feaf3fe.jpg

Ontem foi mais um dia de pouco sol aqui, variação de 13°/20° e hoje a máxima prevista é de 23°. A partir de amanhã previsão de temperaturas em elevação, mesmo assim vou levar meu termômetro de mercúrio pra passar a semana em Desterro de Entre Rios pois acredito no potencial de boas mínimas por lá

Edited by Enio Rezende
  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia. 

Nesses últimos dias vem tendo manhãs frias aqui no norte do ES. Hoje o dia amanheceu com 16,3ºC no meu termômetro higrômetro, e 16,7ºC na estação particular mais próxima da cidade(27km).

 

Quanto aos próximos dias......eu não vejo a hora do verão chegar 😬 

 

tempetarura.png

  • Like 7
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

51 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

Exatamente por isso eu disse que essa massa de ar frio não caracteriza uma onda de frio,pois não causa anomalia de temperatura de -5°C durante 5 dias ou mais. Apenas corrigi a afirmação do nosso colega ,dizendo que essa não se trata de uma onda de frio. 

Abaixo vai um exemplo nítido de intensa onda de frio na minha região, em 2016. Onde a temperatura media do mês de junho é 15.3°C e durante 7 dias a temperatura média ficou 5°C abaixo do normal.

Ali na grade,se a previsão se confirmar e o frio persistir pelo menos até o dia 31 nós teremos uma onda de frio já agora no final de maio,pelo menos aqui na região. 

instituto-nacional-de-me (1).jpeg

20210515_191118.jpg

20210516_095445.jpg

 

Acho que não existe uma definição oficial de onda de frio para todos os casos. Cada região tem uma dinâmica muito diferente. Dependendo do dinamismo de um local, faz sentido ter critérios mais ou menos exigentes de anomalia e duração para qualificar algo como uma onda de frio e não uma mera variação corriqueira de temperatura. Em certos locais nos EUA a temperatura máxima pode variar de +20⁰C para -10⁰C em poucos dias, talvez lá utilizem critérios para definir onda de frio que aqui no Sul jamais seriam aplicáveis. 

Edited by EduardoFinatto
  • Like 8
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, EduardoFinatto disse:

 

Acho que não existe uma definição oficial de onda de frio para todos os casos. Cada região tem uma dinâmica muito diferente. Dependendo do dinamismo de um local, faz sentido ter critérios mais ou menos exigentes de anomalia e duração para qualificar algo como uma onda de frio e não uma mera variação corriqueira de temperatura. Em certos locais nos EUA a temperatura máxima pode variar de +20⁰C para -10⁰C em poucos dias, talvez lá utilizem critérios para definir onda de frio que aqui no Sul jamais seriam aplicáveis. 

Nisso eu concordo! 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

42 minutos atrás, EduardoFinatto disse:

 

Acho que não existe uma definição oficial de onda de frio para todos os casos. Cada região tem uma dinâmica muito diferente. Dependendo do dinamismo de um local, faz sentido ter critérios mais ou menos exigentes de anomalia e duração para qualificar algo como uma onda de frio e não uma mera variação corriqueira de temperatura. Em certos locais nos EUA a temperatura máxima pode variar de +20⁰C para -10⁰C em poucos dias, talvez lá utilizem critérios para definir onda de frio que aqui no Sul jamais seriam aplicáveis. 

 

 

Isso, lembrei daquelas variações malucas em Denver por exemplo, principalmente nas estações de transição.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia e ótimo domingo à todos.

Novamente a nebulosidade foi o q prevaleceu durante boa parte da madrugada.

A mínima chegou à 7,6°C na baixada e 8,3°C na PWS.

O dia amanheceu com nevoeiro e nuvens Stratus, mas logo o Sol apareceu e temos um final de manhã ensolarado.

Às 7h30 fiz o vídeo 👇 no alto de um morro aki perto.

20210511_103208.gif.7c8cb59c79aef0468104f9e6a0abc55e.gif

Comparativo de temperatura e umidade entre a PWS e a estação na minha casa entre às 11h15/11h20 👇Screenshot_20210516-112141.png.f5ee05806d450b250bb9d1bdf3a6dc0c.png

PWS:  18,3°C e 76% de URA 

Casa:  18,0°C e 75% de URA (abrigo PVC à sombra)

AirBrush_20210516111959.thumb.jpg.fd07b11f7dee0661aee1fd805b78fc91.jpg

  • Like 17
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Mínima de 11,9 °C hoje em POA, na automática do INMET.

Mesmo com a temperatura oscilando em torno de 14 °C por várias horas na primeira metade da madrugada, sem cair, e o forte nevoeiro até a manhã, tivemos uma mínima abaixo da média climatológica do mÊs, que é de 13,3 °C. Excelente!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA o que houve foi o vento SE, que trouxe umidade e provocou nevoeiro de advecção. Resultado: teto baixo, umidade nas altura e pouca queda na temperatura. Tanto que minha mínima foi às 5:18.

 

Essas foram as mínimas em Porto Alegre e região:

 

Aeroporto: 10,6°

Jardim Botânico (INMET): 11,9°

Chácara das Pedras: 11,9°

Auxiliadora: 12,4°

 

Nova Santa Rita (Quinta São José): 8,5°

Barra do Ribeiro (Mate Doce): 8,7°

Campo Bom (INMET): 9,2°

São Leopoldo (Cristo Rei): 10,9°

Canoas (Base Aérea): 11,1°

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Eclipse disse:

Mínima de 11,9 °C hoje em POA, na automática do INMET.

Mesmo com a temperatura oscilando em torno de 14 °C por várias horas na primeira metade da madrugada, sem cair, e o forte nevoeiro até a manhã, tivemos uma mínima abaixo da média climatológica do mÊs, que é de 13,3 °C. Excelente!

 

Vento SE, tanto hoje como ontem. Se o vento parar, cai bem mais e o nevoeiro será por perda de radiação, daqueles junto do solo. Hoje tivemos aquelas nuvens bem baixas, nevoeiro pegando o altos do edifícios e até mesmo um chuvisqueiro.

 

Agora o sol apareceu. Tenho 15,5°.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde ! Começamos o dia com tempo parcialmente nublado e agora as nuvens já aumentaram em quantidade. Mais uma tarde bem amena ! Agora temos 21,2°C por aqui em casa, a mínima foi 14,1°C. 

 

A semana vai ser com elevação da temperatura máxima, pois as mínimas seguirão boas. Nada de chuva, infelizmente. 

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Mínima de 16°, nestes episódios de anticiclones na costa, aqui costuma ter algumas das piores mínimas do estado fora do litoral, e hoje ainda teve nebulosidade de manhã para atrapalhar.

Aproveitei essa noite não muito estabilizada para tirar umas fotos.1860379049_IMG_20210515_232720(1)_copy_3000x2250.thumb.jpg.8f2d26a011c4759018d5db0e2f89ff93.jpg799973929_IMG_20210516_000009(1)_copy_3000x2250.thumb.jpg.259322bf2221f37df28051e0239a5086.jpg

Meu gatinho no centro da imagem:

IMG_20210516_005618_copy_3000x2735.thumb.jpg.8119cde4cfa7352ebca8096ef7da710a.jpg

Agora a temperatura subiu muito, 27,5° e céu totalmente limpo.

  • Like 19
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
21.72 a las 14:22:00
TEMP MÍNIMA
2.06 a las 07:03:00

 

 

Gran aplitud termica, dia soleado pero con nubes altas, neblinas a la noche y a la madrugada.

 

En la estacion Prado, la maxima fue 19,5°C la minima 5,4°C

Hace un tiempo comentabamos que los barrios costeros se despedian de las temperaturas de + de 20°C; y por ahora se cumple, asi sea por poco margen.

 

Los barrios proximos a la costa o a la bahia ,si bien no "enfrian" tanto como ciudad "adentro", las maximas tienen cierta facilidad para mantenerse mas moderadas.

 

Foto que saque ayer a las 17:25, el lugar es el cluster de  Edificios que rodea el World Trade Center Montevideo:

 

IMG_20210515_172501_1.thumb.jpg.8914de7e5db1060bf0cb4e94d365a102.jpg

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 16
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, CloudCb disse:

 

É uma pena que esse padrão de anomalias no Atlântico tropical tenha vindo tão tarde. Se tivesse ocorrido mais cedo... 

Em tempo, a chuva que caiu entre o fim da manhã e o final da tarde de ontem acumulou 10,3 mm em Pombal, no mês temos 40,3 mm agora (39,5% da média).

11:49 de ontem 👇

received_4507208675959977.jpeg.7d1cc1fa5b01fcdad0ffbf88e21184cc.jpeg

Rafael Santos

 

O padrão desse Maio está sendo bem mais favorável ao Rio Grande do Norte que a Paraíba, Mossoró já tem cerca de 180 mm no mês e choveu todos os dias do mês até agora.

 

Ontem duas shelf clouds passaram pela cidade, coisa que não é incomum pelo relevo plano da região, mas as de ontem foram especialmente bonitas:

 

A primeira por volta das 16hrs da tarde

 

 

E a segunda, mais desenvolvida, por voltas das 19hrs, acompanhada de muitos raios e ventania:

 

image.png.574bd3b971725c2bd863cbe426e58745.png

 

image.thumb.png.c2a86a672ee226313915eca99fa77994.png

  • Like 16
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Vou postar aqui os dados de temperatura média da estação convencional do INMET em Maio-2021 e seus desvios em relação à média 91-2020, até ontem dia 15:

 

Média máxima: 22,5°C (-00,3)

Média mínima: 14,1°C (00,0)

Média compensada: 17,5°C (-00,1)

 

Um mês de Maio totalmente dentro do script até aqui, mas lembrando que essa foi apenas a primeira quinzena, que costuma ser mais quente. Vamos ver como ficarão as médias até o seu final, mas estou apostando que fecha um pouco abaixo da média. Já no RS, eu acho que pode fechar consideravelmente abaixo da média.

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Agora, Renan disse:

Vou postar aqui os dados de temperatura média da estação convencional do INMET em Maio-2021 e seus desvios em relação à média 91-2020, até ontem dia 15:

 

Média máxima: 22,5°C (-00,3)

Média mínima: 14,1°C (00,0)

Média compensada: 17,5°C (-00,1)

 

Um mês de Maio totalmente dentro do script até aqui, mas lembrando que essa foi apenas a primeira quinzena, que costuma ser mais quente. Vamos ver como ficarão as médias até o seu final, mas estou apostando que fecha um pouco abaixo da média. Já no RS, eu acho que pode fechar consideravelmente abaixo da média.

 

 

Praticamente igual ao Sesc Inmet ...

 

Média mínima de 14.1 graus 

Média máxima de 22.8 graus 

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, DaviOlrb disse:

 

O padrão desse Maio está sendo bem mais favorável ao Rio Grande do Norte que a Paraíba, Mossoró já tem cerca de 180 mm no mês e choveu todos os dias do mês até agora.

 

Ontem duas shelf clouds passaram pela cidade, coisa que não é incomum pelo relevo plano da região, mas as de ontem foram especialmente bonitas:

 

A primeira por volta das 16hrs da tarde

 

 

 

E a segunda, mais desenvolvida, por voltas das 19hrs, acompanhada de muitos raios e ventania:

 

image.png.574bd3b971725c2bd863cbe426e58745.png

 

image.thumb.png.c2a86a672ee226313915eca99fa77994.png

 

Esse maio está sendo bom só nessa região a norte 👇 aqui no sertão da PB

IMG_20210516_150131_113.thumb.jpg.18c14125a2bcac21f79c50e285a38168.jpg

 

Esse maio está melhor que o de 2020 no sertão do RN?

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Juzinho disse:

 

Praticamente igual ao Sesc Inmet ...

 

Média mínima de 14.1 graus 

Média máxima de 22.8 graus 

 

Por enquanto...a partir de Junho, a tendência será o SESC ter uma média mais baixa que a estação de JF. A zona sul de Sampa tem um inverno bem considerável. 

 

Então em resumo é isso: Essa semana agora será xoxa e acima da média, embora sem extremos. 

A torcida ficará por conta da semana que vem...temos boas chances de uma MP forte, mas não sabemos ainda até onde ela vai ir. A semana que vem é que vai ter o maior peso no fechamento das temperaturas no mês.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, CloudCb disse:

 

Esse maio está sendo bom só nessa região a norte 👇 aqui no sertão da PB

IMG_20210516_150131_113.thumb.jpg.18c14125a2bcac21f79c50e285a38168.jpg

 

Esse maio está melhor que o de 2020 no sertão do RN?

 

Sim, ainda estamos na metade do mês mas em várias cidades já choveu o equivalente a Mai/20 aqui na região. Isso é, se a segunda quinzena não for totalmente seca vai fechar acima.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Buenas noches, hoy tuvimos una jornada con una especie de neblina alta que dejaba pasar solo un poco de sol.

La temperatura maxima rondo los 16/17°C en toda la ciudad.

A la madrugada se presentaron nieblas y neblinas, la minima fue de 6,2°C en la estacion Prado, aprox.C en la estacion Melilla.

A las 19hrs las temperaturas se presentan asi en todo el pais, 12,5°C en la estacion Prado, 11,8°C en la estacion Melilla, neblinas.:

 

 

image.png.b18083ca54006d08f36ed91b8c7f81f9.png

Edited by Pablo MQL
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Sali hasta un centro comercial de la periferia y cuando cruce el arroyo Toledo, llendo por la ruta 102 saque un par de fotos.

Aclaro, el  colorido no solo proviene de especies exoticas, hay tambien aguna especie nativa con colores amarillentos tambien, el panorama es bien otoñal;

Se nota la neblina alta, no al ras del piso,de las que hable en el post anterior.

 

437710545_IMG_20210516_140551_32.thumb.jpg.1c92a82f728b3ea35999c7955cdbfd5b.jpg2025120873_IMG_20210516_1407192(1).thumb.jpg.13c3a8b99c536db669aa11d2f49f6c72.jpg

Edited by Pablo MQL
  • Like 15
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Domingo com variação de 11,9 °C a 21,7 °C, em POA (automática INMET / Jardim  Botânico).

Senti leve abafamento no miolo da tarde, mas sem calor. Apenas ficou perceptível que o ar estava mais úmido (céu mais esbranquiçado à tarde tb).

E seguimos abaixo da média, tanto nas máximas como nas mínimas!

Link to comment
Share on other sites

Pinheiro Machado registrou no amanhecer desse domingo novamente a menor mínima do RS, contribuindo pra essa sequência de marcas bem interessantes:

(Estação Curral de Pedra, 285 m - SIGMA) 


12/05/2021: -3,3°C

13/05/2021: -4,4°C
14/05/2021: -3,2°C

15/05/2021: -4,3°C

16/05/2021: -1,4°C

  • Like 20
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Eclipse disse:

Domingo com variação de 11,9 °C a 21,7 °C, em POA (automática INMET / Jardim  Botânico).

Senti leve abafamento no miolo da tarde, mas sem calor. Apenas ficou perceptível que o ar estava mais úmido (céu mais esbranquiçado à tarde tb).

E seguimos abaixo da média, tanto nas máximas como nas mínimas!

 

Está ficando bem agradável em Porto Alegre.

 

Nesta época do ano há uma redução na diferença entre o clima na capital e aqui na serra. Isso aparece nos números, no caso comparando as normais de Porto Alegre e Caxias do Sul. Em janeiro, há uma diferença de 3,9⁰C na média máxima e 3,4⁰C na média mínima entre as duas estações. Em julho, a diferença cai para 2,4⁰C na média máxima e 1,4⁰C na média mínima. Não é raro em alguns dias do inverno estar mais frio em Porto Alegre do que aqui. 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Hoje, a região central de BH teve máxima 2,5C mais baixa que a Pampulha, achei deveras alta essa diferença para duas regiões separadas por apenas 65m de altitude. Como trabalhei a noite, dormi o dia todo e não sei como ficou o comportamento das nuvens durante o dia. Variações de hoje:

 

16,2 / 24,2  Santo Agostinho

14,4 / 26,7  Pampulha

13,8 / 23,6  Cercadinho

 

O mês de maio até aqui em BH/Santo Agostinho (reg. central):

 

Média mínima:  15,7C (-0,7)

Média máxima: 25,9C (+0,1)

 

Agora a noite, muita umidade marítima chegou à capital e tive CHUVA aqui na Pampulha. Temperatura baixou para 17,9C às 20h, com um delicioso vento frio e úmido. 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LeoP disse:

Hoje, a região central de BH teve máxima 2,5C mais baixa que a Pampulha, achei deveras alta essa diferença para duas regiões separadas por apenas 65m de altitude. Como trabalhei a noite, dormi o dia todo e não sei como ficou o comportamento das nuvens durante o dia. Variações de hoje:

 

16,2 / 24,2  Santo Agostinho

14,4 / 26,7  Pampulha

13,8 / 23,6  Cercadinho

 

O mês de maio até aqui em BH/Santo Agostinho (reg. central):

 

Média mínima:  15,7C (-0,7)

Média máxima: 25,9C (+0,1)

 

Agora a noite, muita umidade marítima chegou à capital e tive CHUVA aqui na Pampulha. Temperatura baixou para 17,9C às 20h, com um delicioso vento frio e úmido. 

 

Nesta semana foi a minha vez de ir ao bairro Mangabeiras, porém não subi ao topo serra, fiquei apenas no parque que leva o nome do bairro. O dia foi de predomínio de muitas nuvens por lá, com poucas aberturas de sol e bastante vento em alguns momentos. As máximas enganam bastante, pois ocorreram em momentos de sol, mas no geral fez até um friozinho na maior parte do dia. Tive a impressão de que foram raros os momentos em que a temperatura, ou pelo menos a sensação térmica, passou dos 20°C na região do parque. 

 

Abaixo, algumas imagens de hoje, por volta de 12:00:

 

20210516_112850.thumb.jpg.69c74dae648e00b12ef546eeb202ce4f.jpg

 

20210516_112905.thumb.jpg.b3bf461a8950c1ea429f8849d8784ff2.jpg

 

20210516_112910.thumb.jpg.71b948a40567b8464e585eb74c10705d.jpg

 

Nesta última foto, reparando as diferenças de altitude, fica bastante evidente o porquê das massas de ar polar terem tanta dificuldade em avançar para a capital. As serras formam literalmente um paredão ao sul da cidade. 

 

Depois que vim embora, peguei um rápido temporal aqui em Contagem, que acumulou 9 milímetros em um pluviometro automático do Cemadem próximo ao meu bairro. Uma chuva totalmente inesperada e fora de época para coroar um belo dia!

Edited by RafaelBHZ
  • Like 13
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Boa noite..

A tarde teve predomínio de nuvens Cúmulos e algumas Stratocumulus, além de neblina na região serrana.

Apesar disso, o Sol esteve presente até por volta das 15h, quando houve aumento na coberta de nuvens e até esfriou um pouco.

Entardecer 👇AirBrush_20210516210418.thumb.jpg.12af2dd2803389305b76453096bc4bfd.jpgAirBrush_20210516210309.thumb.jpg.4c18f85c053d07b0db43f1a4ae71ec7b.jpg

Noite com céu pouco nublado mas logo pode nublar, como de costume.AirBrush_20210516210615.thumb.jpg.21f2374e520c0abf3e0d6113d8debdf5.jpg

Variações hoje aki na vila 👇AirBrush_20210516210210.jpg.58c283068a532108c03634f01e7840d6.jpg

  • Like 5
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Boa noite..

A tarde teve predomínio de nuvens Cúmulos e algumas Stratocumulus, além de neblina na região serrana.

Apesar disso, o Sol esteve presente até por volta das 15h, quando houve aumento na coberta de nuvens e até esfriou um pouco.

Entardecer 👇AirBrush_20210516210418.thumb.jpg.12af2dd2803389305b76453096bc4bfd.jpgAirBrush_20210516210309.thumb.jpg.4c18f85c053d07b0db43f1a4ae71ec7b.jpg

Noite com céu pouco nublado mas logo pode nublar, como de costume.AirBrush_20210516210615.thumb.jpg.21f2374e520c0abf3e0d6113d8debdf5.jpg

Variações hoje aki na vila 👇AirBrush_20210516210210.jpg.58c283068a532108c03634f01e7840d6.jpg

Espetáculo de imagens...

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

48 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

 

Nesta semana foi a minha vez de ir ao bairro Mangabeiras, porém não subi ao topo serra, fiquei apenas no parque que leva o nome do bairro. O dia foi de predomínio de muitas nuvens por lá, com poucas aberturas de sol e bastante vento em alguns momentos. As máximas enganam bastante, pois ocorreram em momentos de sol, mas no geral fez até um friozinho na maior parte do dia. Tive a impressão de que foram raros os momentos em a temperatura, ou pelo menos a sensação térmica, passou dos 20°C na região do parque. 

 

Abaixo, algumas imagens de hoje, por volta de 12:00:

 

20210516_112850.thumb.jpg.69c74dae648e00b12ef546eeb202ce4f.jpg

 

20210516_112905.thumb.jpg.b3bf461a8950c1ea429f8849d8784ff2.jpg

 

20210516_112910.thumb.jpg.71b948a40567b8464e585eb74c10705d.jpg

 

Nesta última foto, reparando as diferenças de altitude, fica bastante evidente o porquê das massas de ar polar terem tanta dificuldade em avançar para a capital. As serras formam literalmente um paredão ao sul da cidade. 

 

Depois que vim embora, peguei um rápido temporal aqui em Contagem, que acumulou 9 milímetros em um pluviometro automático do Cemadem próximo ao meu bairro. Uma chuva totalmente inesperada e fora de época para coroar um belo dia!

Bonitas imagens, Rafael! Clima bem fresco o de hoje por aí, ainda com direito a um pancadão..

 

Estou lendo um tratado de 322 pgs sobre o Clima de BH e kero compartilhar com vc, com o @LeoP e outros q se interessarem por uma excelente leitura muito bem estruturada e informativa.

Screenshot_20210516-212347.png.d1143035e316d0bf90500b34d8439fdd.png

👇

 

https://drive.google.com/file/d/11Af7Wr57JnL8hBw9gekWDwazy_m5EZj4/view?usp=drivesdk

  • Like 5
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, SandroAlex disse:

Espetáculo de imagens...

Obrigado.. foi mais bonito ainda mas cheguei tarde. Antes, além do colorido do céu, haviam akeles raios solares entre as nuvens.

Espero q não tenhamos novamente nebulosidade na madrugada. Isso já encheu..

Como foi aí hj? Nevoeiro o dia todo? kkk

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Hoje esquentou um pouquinho mais em Blumenau, o dia foi de céu azul e poucas nuvens mas novamente com nevoeiro pela manhã, mínima de 14,2ºC e máxima de 25,1ºC. Desde o dia 5 não passava dos 25ºC (11 dias atrás).

image.thumb.png.e282ffa1b2e630ea4a6ed345d2c173da.png

 

Acabou totalmente o frio por aqui, o céu está nublado e faz 19,0ºC com 94% às 21:45.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.