Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Fevereiro/2025

Tavares
 Share

Recommended Posts

Em 04/02/2025 em 21:56, Moretão disse:

Aqui no Vale do Itajaí o máximo que vi em condições extremas de calor foi 2°C em uma distância até um pouco maior que 8 km. Ainda assim não era uma estação bem fundo de baixada e a outra em uma elevação dentro da baixada.

Pode acontecer uma diferenca maior, mas e mais raro. Por exemplo em POA hoje a estação do inmet (belem novo) que fica no extremo sul registrou maxima 35,2c e a no jardim botânico 37,6c, a da zona sul fica isolada da ilha de calor próximo ao guaiba então essa diferença pode acontecer. No caso de quarai, mesmo a estação em artigas ficando no aeroporto afastado da cidade, não explicaria esses 3 graus de diferença, são cidades pequenas com o mesmo relevo. Unico dado que me chamou a atenção pode indicar ser real essa diferenca seria a UR que a estação do INMET registrou 17% contra 27% do uruguai (improvavel UR estar descalibrado), isso sim poderia explicar a diferença pois o rio quarai divide as duas cidades e uma UR maior impede uma elevacao maior na temperatura.

Dados das 22H: 

30.8 48% Artigas (inumet)
29,8 51% Quarai (inmet)

Pelo que pesquisei a estação do INMET Automatica usa Vaisala de alta qualidade, o que me pareceu estranho foi  uma rápida elevação de 2 graus entre as 14h e 15h incomum nessa temperatura, a seria ideal ter acesso aos dados minuto a minuto, vamos ver se o INMET vai analisar isso mais a fundo....

Edited by diogoperetti
  • Like 6

Em 04/02/2025 em 22:31, Eclipse POA disse:

Bem isso. A postagem do insta da METSUL com o tal "recorde" em LETRAS GARRAFAIS, com seus likes garantidos, e vem esse senhor querendo, como sempre, dar lição de moral por aqui toda hora fiscalizando post e tumultuando o ambiente. Haja paciência. O cara acha que pode ficar dando xingãozinho em todo mundo.

Baixa a bola, @Alexandre POA.

Na minha opinião, o texto do site (não conheço o site muito bem, não é daqui do Paraná) foi honesto dizendo que (não acreditam na veracidade do registro, por destoar dos demais).

Mas como já foi falado, é difícil estar do outro lado do balcão - principalmente se o ar condicionado não estiver muito bom.

Do suposto mal humor, acho divertido. Também dá audiência aqui.

Do calorão aí no teu Estado, não era pra estar pior? Em pleno aquecimento global, os recordes são da época que se amarrava cachorro com linguiça kkkk

• Like 2
  • Haha 6

Em 04/02/2025 em 21:46, Alexandre POA disse:

1. O orgão oficial de Meteorologia publica um dado que é de uma grandeza histórica enorme. Você acha que não deve ser noticiado no título? Diante da dúvida sobre a correção do dado se destacou no título "APONTA INMET". Não é a MetSul afirmando que foi recorde e a temperatura estã correta, foi o Inmet que é órgão oficial de Meteorologia brasileiro. Cito um exemplo. Dias atrás o prefeito de São Paulo afirmou que "a prefeitura de São Paulo é muito preparada" para chuva forte. Todo mundo sabe que isso não é verdade. O que fez a imprensa. Colocou o título: "Nunes diz que a prefeitura está muito preparada após chuva inundar ruas e metrô". Não foi "São Paulo está preparada para chuva". Não se briga com a notícia. Se você não concorda com ela, mas precisa noticiar mesmo assim credite a quem afirma. Isso é básico em comunicar. 

2. A MetSul em sua publicação na internet e em vídeo levado ao ar no Youtube explica que este dado precisará ser validado posteriormente porque destoou muito de estações prõximas. Ou seja, disse categoricamente que não está convicta da correção do dado. Pergunto: quem mais na Meteorologia formalizou tal dúvida? A MetSul não meramente replicou o dado. Ofereceu contexto histórico e apontou a inconsistência. 

3. Comentar em fórum de internet é uma barbada. Estar no outro lado do balcão é algo muito diferente. 

Humildemente me surgem alguns questionamentos na qual não posso trazer no X pois vc me bloqueou:

O recorde de Quarai claramente é falso. Atmosfera em aquecimento diurno está em movimento (turbulência) e os gases se misturam, logo, não há microclimas entre estações padronizadas de igual situação de relevo e altitude. Vide anos anteriores, onde o problema não existia ainda, e dias anteriores onde o problema se repete.

A metsul tem senso crítico para avaliar, concordar ou discordar de um dado reportado por uma estação automática com base em argumentos x ou y, certo?

A metsul publicaria uma afirmação falsa, mesmo ciente disso, em um veículo de comunicação endossando uma mentira que se propaga como a radiação de chernobyl pelos pequenos jornais e mídia, se o senso crítico da empresa discorda com a consistência do dado, mesmo citando a fonte do mesmo? Eu duvido que o querido professor Eugênio Hackbart faria isto no seu blog de 2012.

20250204_224734.thumb.jpg.7371b2fc0669dc5b43ed18c27d223fc8.jpg

O mesmo senso crítico que eu vi em maio, (e achei muito louvável) de quando o nível do guaiba na régua do gasômetro não baixou de 3,00 m e ficou clara a inconsistência, gostaria de ver com as temperaturas. Afinal, quem media o nível do guaíba e fez a cagada também era um órgão oficial né?

Aproveito o gancho para avisar que a estação de Parobé está instalada colada num telhado de zinco de setecentos metros de extensão e, portanto, não deveria participar das notícias envolvendo temperaturas máximas, como observo há anos (senso crítico).

Questionem-se dos dados e dos fatos. A ciência só avança porque existem mentes se questionando sobre tudo a todo momento.

• Like 11
  • Thanks 11

Em 04/02/2025 em 23:08, kevin cassol disse:

Questionem-se dos dados e dos fatos. A ciência só avança porque existem mentes se questionando sobre tudo a todo momento.

exatamente, é o mínimo que se espera de qualquer instituto/empresa que teoricamente deveria estar aplicando o método científico antes de sair colocando "recordes" sem noção em letras garrafais no insta e ficar fiscalizando nossos posts 

• Like 2
  • Thanks 1

Em 04/02/2025 em 23:13, Eclipse POA disse:

exatamente, é o mínimo que se espera de qualquer instituto/empresa que teoricamente deveria estar aplicando o método científico antes de sair colocando "recordes" sem noção em letras garrafais no insta e ficar fiscalizando nossos posts 

Isto se chama princípios e valores.

• Like 4
  • Thanks 2

Humildemente me surgem alguns questionamentos na qual não posso trazer no X pois vc me bloqueou:

O recorde de Quarai claramente é falso. Atmosfera em aquecimento diurno está em movimento (turbulência) e os gases se misturam, logo, não há microclimas entre estações padronizadas de igual situação de relevo e altitude. Vide anos anteriores, onde o problema não existia ainda, e dias anteriores onde o problema se repete.

A metsul tem senso crítico para avaliar, concordar ou discordar de um dado reportado por uma estação automática com base em argumentos x ou y, certo?

A metsul publicaria uma afirmação falsa, mesmo ciente disso, em um veículo de comunicação endossando uma mentira que se propaga como a radiação de chernobyl pelos pequenos jornais e mídia, se o senso crítico da empresa discorda com a consistência do dado, mesmo citando a fonte do mesmo? Eu duvido que o querido professor Eugênio Hackbart faria isto no seu blog de 2012.

O mesmo senso crítico que eu vi em maio, (e achei muito louvável) de quando o nível do guaiba na régua do gasômetro não baixou de 3,00 m e ficou clara a inconsistência, gostaria de ver com as temperaturas. Afinal, quem media o nível do guaíba e fez a cagada também era um órgão oficial né?

Aproveito o gancho para avisar que a estação de Parobé está instalada colada num telhado de zinco de setecentos metros de extensão e, portanto, não deveria participar das notícias envolvendo temperaturas máximas, como observo há anos (senso crítico).

Para afirmar que uma informação é falsa você precisa ter dados que te permitam refutar a informação. Exemplo: governador diz que destinou 100 milhões para a educação. Mas basta ver o orçamento que o investimento é 80 e o empenho foi de apenas 70. Quando eu digo que estar no outro lado do balcão é diferente. Vamos supor que se  afirme: o dado está errado e não deve ser usado. Vai chover mensagens de imprensa com perguntas perguntando a razão. Vai responder o que? Ah, mas estações perto não marcaram valores tão altos. Isso é INDICIO de erro e não PROVA de erro. Para desmentir algo tu precisa provas e, mesmo ciente de que é altamente provável que esta medição de Quaraí esteja errada, a unica e exclusiva forma de provar o erro é ir no local e ver a calibragem da estação. Repito: sem provas efetivas não há como se afirmar a falsidade de dado em comunicação de massa. Índicios não bastam. O limite é suscitar dúvida, o que foi feito. Citaste o exemplo do Guaíba em maio que contestamos as medições oficiais. Nós medimos. Nós pulamos o Muro da Mauá (no aniversário da enchente vamos contar os bastidores) e madrugamos na Mauã debaixo de chuva e frio para entrar no cais inundado. Sabendo a cota de 3,00 metros pudemos medir in situ, no local, e ver que os dados informados pelas autoridades estavam errados. Quaraí está a 500 km de Porto Alegre.  Não é função de uma empresa privada gastar em viagem de mil quilometros pra testar estação. Sobre a imagems que tu postas, toda a imagem tem uma legenda. Voce cortou! 

• Like 6
  • Haha 6

On 2/4/2025 at 7:49 AM, Carlos Campos said:

Zica vírus.

Muita água caiu antes da hora em Go, DF, interior de MG e pouco sobrou pro leste. A aparelhagem que comanda os rios aéreos está com problemas, então não tem o q fazer. 

Pois é, Carlos... alguma alavanca emperrou e destrambelhou tudo. Mas, pelo menos já é a segunda noite onde venta uma brisa bem fresca, diferente dos calorões em que a noite só dissipa a energia absorvida do dia, sem uma folha sequer de árvore se mexer. O céu está absurdamente lindo, não sei quem comentou esses dias aqui que essa aparência de céu de outono é rara para a época. Ou seja, tá tudo destrambelhado.

Tenho 28,8°C e 76% de URA no momento. 😁

• Like 3

Em 04/02/2025 em 23:52, Alexandre POA disse:

Não é função de uma empresa privada gastar em viagem de mil quilometros pra testar estação. Sobre a imagems que tu postas, toda a imagem tem uma legenda. Voce cortou! 

acho que nem vale a pena responder isso, @kevin cassol

ah

vou responder

bom é fazer uma postagem  com um dado duvidoso, aproveitando-se do fato de que a maioria que lê as redes de vcs só vai olhar a figura e não a legenda né

aqui no forum têm pessoas com conhecimento e que não vão ser enroladas por esse papinho.

ou tu AINDA não conseguiu entender o que o kevin disse, ou tá de teimosia para endossar o péssimo teor da postagem de vcs

Por isso que vcs bloqueiam quem questiona vcs nas redes né. 

• Like 5
  • Thanks 1

Boa noite! Buenos Aires hoje:

Mínima: 23,5°C
Máxima: 32,3°C
Chuva: 3 mm

Até o meio da tarde, tempo nublado, com uma pancadinha de chuva com trovoadas de manha. O fim de tarde foi ensolarado, quente e abafado, mas nem se compara com ontem.

Agora temos poucas nuvens, 24,5°C, URA de 78% e agradável vento sudeste a 16 km7h.

Para amanha, o SMN indica tempo nublado e chuva forte. Mínima de 22°C e máxima de 25°C. O sol nasce às 6h18 e se poe às 19h56.

• Like 9

Concordo plenamente com seu texto e fico refletindo: "E eu preocupado em avisar a galera do fórum para não considerar os dados de minha Ecowitt porque foi engolida por uma roça de milho kkkk..." Melhor não ter dito nada! Vai que o INMET valida os dados dela rsrsrs... Em tempos onde o poste mija no cachorro não posso duvidar de mais nada!

• Like 5
  • Thanks 2

Mais um brinde ao INMET

kkkk

Divirto-me com tudo isto (sendo irônico).

Uma tragédia nacional.

Que no estado de São Paulo dura 4 anos.

No caso de SP a omissão é tanta que já passou da omissão (meu ponto de vista). Virou ilícito mesmo. 

Abri processo administrativo contra os representantes do diretório de São Paulo. Para cobrar informações pelas omissões na manutenção de estações. Hoje quase todas no estado estão inoperantes ou com irregularidades.

Vou buscar todas as medidas.

Porque faz 4 anos que simplesmente cruzaram os braços aqui em SP.

Perda inestimável de dados e informações.

Por serem servidores públicos, e representantes internacionais do Brasil, trata-se de uma perda incomensurável, e que deve gerar sérias consequências, senão correrem atraz disto.

De todo modo, uma tragédia já foi feita, e que não tem mais como arrumar.

No século 19 tinha mais estações operantes do que hoje.

O retrocesso diz por si só.

E eu ficaria com vergonha se tivesse meu nome vinculado a este momento tão trágico pra história do INMET.

Nem na Ditadura faltaram dados e informações - estão todos lá.

Mas não vou deixar isto parado.

Em respeito a história climática de São Paulo vou buscar todas as medidas possíveis.

Até responsabilização daqueles que continuarem a se omitir.

Esta letargia não pode continuar.

Isto é uma vergonha pra meteorologia nacional!

Edited by Maicon
  • Like 9
  • Thanks 5
  • Sad 1

Amanhecer abaixo do esperado, com 14,9°C e 12,3°C na estação de Urubici/Vacas Gordas. Mas a tarde promete outro calorão seguido de temporal.

A sensação de abafamento durante a tarde tem sido grande devido a umidade. A temperatura em si tem ficado na faixa de 28-29°C, aqui não rompeu os 30°C. E temporal basicamente todo dia do meio para o final da tarde.

Se continuar dessa forma, deve fechar o verão climático DJF na média ou  até um pouco acima em alguns locais. Sem grandes picos de calor, mas com a metade final desagradável e abafada.

• Like 11

Para afirmar que uma informação é falsa você precisa ter dados que te permitam refutar a informação. Exemplo: governador diz que destinou 100 milhões para a educação. Mas basta ver o orçamento que o investimento é 80 e o empenho foi de apenas 70. Quando eu digo que estar no outro lado do balcão é diferente. Vamos supor que se  afirme: o dado está errado e não deve ser usado. Vai chover mensagens de imprensa com perguntas perguntando a razão. Vai responder o que? Ah, mas estações perto não marcaram valores tão altos. Isso é INDICIO de erro e não PROVA de erro. Para desmentir algo tu precisa provas e, mesmo ciente de que é altamente provável que esta medição de Quaraí esteja errada, a unica e exclusiva forma de provar o erro é ir no local e ver a calibragem da estação. Repito: sem provas efetivas não há como se afirmar a falsidade de dado em comunicação de massa. Índicios não bastam. O limite é suscitar dúvida, o que foi feito. Citaste o exemplo do Guaíba em maio que contestamos as medições oficiais. Nós medimos. Nós pulamos o Muro da Mauá (no aniversário da enchente vamos contar os bastidores) e madrugamos na Mauã debaixo de chuva e frio para entrar no cais inundado. Sabendo a cota de 3,00 metros pudemos medir in situ, no local, e ver que os dados informados pelas autoridades estavam errados. Quaraí está a 500 km de Porto Alegre.  Não é função de uma empresa privada gastar em viagem de mil quilometros pra testar estação. Sobre a imagems que tu postas, toda a imagem tem uma legenda. Voce cortou! 

Isto é uma informação falsa. Qualquer um nota. Claro descalibramento da estação.

É nítido. Tu tem alguma dúvida?

Nenhuma estação do Uruguai ou redondezas chegou menos de 3 graus disto.

Não precisa ser muito inteligente pra ver que há erro de medição.

Isto dai é equivalente a publicar, na época da pandemia, aqueles relatos médicos dizendo que ninguém está morrendo de COVID. E sabemos que relatos absurdos e pretensamente técnicos haviam neste sentido naquela oportunidade.

Mas cabe um filtro. Que acredito ser a METSUL minimamente capaz de fazer.

Porque o erro do INMET é nítido.

Edited by Maicon
  • Like 8
  • Thanks 3

Em 04/02/2025 em 22:44, diogoperetti disse:

Pode acontecer uma diferenca maior, mas e mais raro. Por exemplo em POA hoje a estação do inmet (belem novo) que fica no extremo sul registrou maxima 35,2c e a no jardim botânico 37,6c, a da zona sul fica isolada da ilha de calor próximo ao guaiba então essa diferença pode acontecer. No caso de quarai, mesmo a estação em artigas ficando no aeroporto afastado da cidade, não explicaria esses 3 graus de diferença, são cidades pequenas com o mesmo relevo. Unico dado que me chamou a atenção pode indicar ser real essa diferenca seria a UR que a estação do INMET registrou 17% contra 27% do uruguai (improvavel UR estar descalibrado), isso sim poderia explicar a diferença pois o rio quarai divide as duas cidades e uma UR maior impede uma elevacao maior na temperatura.

Dados das 22H: 

30.8 48% Artigas (inumet)
29,8 51% Quarai (inmet)

Pelo que pesquisei a estação do INMET Automatica usa Vaisala de alta qualidade, o que me pareceu estranho foi  uma rápida elevação de 2 graus entre as 14h e 15h incomum nessa temperatura, a seria ideal ter acesso aos dados minuto a minuto, vamos ver se o INMET vai analisar isso mais a fundo....

Sim, concordo. Mas aí tem diferença de tecido urbano e do Guaíba (enorme), exatamente como você disse. Florianópolis consegue 12°C de diferença nas mínimas sem diferença na urbanização. Mas é uma ilha com 4 faces e uma espinha montanhosa no meio. Aí pode ter vento em qualquer direção em cada lado da ilha.

Mas pegando região plana de Santa Catarina, longe de corpos de água, de vento marítimo, ou sopé de montanha (que pode ter aquecimento adiabático), é muito difícil uma diferença muito grande. O que pode ter é uma nebulosidade atrapalhando um local ou a entrada de um vento Leste (condições específicas). Fora isso, não muda muito.

SP também consegue grandes diferenças pelo enorme diferença de tecido urbano e pela grande área territorial da capital.

3°C ou 4°C, se não houver um dos fatores acima, é realmente absurdo e difícil.

• Like 8

Em 04/02/2025 em 21:46, Alexandre POA disse:

1. O orgão oficial de Meteorologia publica um dado que é de uma grandeza histórica enorme. Você acha que não deve ser noticiado no título? Diante da dúvida sobre a correção do dado se destacou no título "APONTA INMET". Não é a MetSul afirmando que foi recorde e a temperatura estã correta, foi o Inmet que é órgão oficial de Meteorologia brasileiro. Cito um exemplo. Dias atrás o prefeito de São Paulo afirmou que "a prefeitura de São Paulo é muito preparada" para chuva forte. Todo mundo sabe que isso não é verdade. O que fez a imprensa. Colocou o título: "Nunes diz que a prefeitura está muito preparada após chuva inundar ruas e metrô". Não foi "São Paulo está preparada para chuva". Não se briga com a notícia. Se você não concorda com ela, mas precisa noticiar mesmo assim credite a quem afirma. Isso é básico em comunicar. 

2. A MetSul em sua publicação na internet e em vídeo levado ao ar no Youtube explica que este dado precisará ser validado posteriormente porque destoou muito de estações prõximas. Ou seja, disse categoricamente que não está convicta da correção do dado. Pergunto: quem mais na Meteorologia formalizou tal dúvida? A MetSul não meramente replicou o dado. Ofereceu contexto histórico e apontou a inconsistência. 

3. Comentar em fórum de internet é uma barbada. Estar no outro lado do balcão é algo muito diferente. 

Bom, eu não sou comunicador, mas a forma com que vocês estão fazendo suas manchetes, está induzindo o público a acreditar na veracidade do valor. O paralelo com prefeituras não tem o menor sentido, as pessoas não tem esse mesmo senso com meteorologia. Colocar em letras miúdas no meio da matéria ou no meio dos vídeos não tem o mesmo efeito do que a manchete.

Só olhar os comentários das pessoas aleatórias de qualquer postagem da Metsul, a maioria é acreditando no valor, desdenhando de quem apontou o erro, e discutindo ações em relação a uma temperatura que não existiu.  

E vale relembrar, METSUL é uma empresa de METEOROLOGIA, não de jornalismo, não é função de vocês ficar olhando dados e replicando de forma acrítica. Pra isso já existem infinitos portais de notícia espalhados pelo BR.

• Like 10
  • Thanks 7

Em 05/02/2025 em 00:00, Alexandre POA disse:

Um jornal de 130 anos não tem principios e valores porque informou o que as autoridades divulgaram. 

cp0502.jpg

“Olá, tudo bem? Sabemos que o dado está errado, mas não nos importamos com a veracidade disso, obrigado pela compreensão.”

Há 130 anos tirando o desaprumo da parede no reboco, no caso a metsul, depois que vc assumiu. Em nenhum momento citei o correio do povo, eles não têm meteorologistas e nenhuma obrigação nisso, a metsul tem e vc é o representante oficial.

Quaraí está a 500 km de Porto Alegre.  Não é função de uma empresa privada gastar em viagem de mil quilometros pra testar estação.

Como o professor Eugenio mantinha uma convencional no cume do monte negro em Ausentes? Eu já visitei pessoalmente a estação da Terra do Gelo, em Bom Jardim da Serra, a 400 km (que vcs vivem desconfiando e não informando o dado) e Pinheiro Machado, que registrou -9.1°C a 300 km de Poa, e fiz a minha parte, levando outra estação junto e calibrando. Desculpe, mas vc tá sem moral aqui, e as tuas atitudes e da tua empresa contradizem o que você fala.

Para desmentir algo tu precisa provas e, mesmo ciente de que é altamente provável que esta medição de Quaraí esteja errada, a unica e exclusiva forma de provar o erro é ir no local e ver a calibragem da estação. 

E quando reportar 47°C?
É seguindo este raciocínio que nenhum criminoso fica na prisão neste país. Nunca pensou em ser juiz?

Edited by kevin cassol
  • Like 8
  • Thanks 4

Bem engraçado a Metsul tentando justificar a postagem hahahaha. Sabem que está errado os dados. Só se importam com os cliques. E se for confirmado oficialmente que está errado, para eles é apenas "culpa do Inmet", e fim. 

Nota-se a ética dentro da empresa quando qualquer um que expõe os erros da empresa nas redes sociais, é instantaneamente bloqueado ou é respondido grosseiramente. Apenas mais uma vergonha nacional. 

• Like 12
  • Thanks 8

Em 05/02/2025 em 10:07, Fernando Keiser disse:

Sem comentários. Dr Eugênio faz muita falta. 

É inacreditável. O professor Eugênio foi uma das figuras mais importantes e de orgulho nacional na Meteorologia, e referência a todos que amam a ciência no geral e a importância do ensino e da pesquisa.

E hoje em dia temos isso aí.

• Like 4
  • Thanks 1
  • Sad 1

Em 05/02/2025 em 09:32, kevin cassol disse:

É seguindo este raciocínio que nenhum criminoso fica na prisão neste país. Nunca pensou em ser juiz?

Brilhante 

Foi exatamente isso q pensei ontem à noite, só não quis entrar nesse nível de discussão por estar com sono.

Milhares de bandidos e assa****** não recebem a punição merecida, por falta de "provas", muitas vzs sendo pegos no ato. E na maioria das vzs simplesmente pq "o advogado" consegue ludibriar a opinião pública lançando dúvidas sobre o óbvio. Ganhando tempo (e dinheiro) até q finalmente tudo é esquecido.

Quando se sabe que um dado está errado, visivelmente errado, o certo é não trazer à tona e mostrar outros registros (neste caso) também elevados. 

Grande parte da população brasileira é mediana intelectualmente e não se importa por valores exatos, até pq não conhece praticamente nada em termos científicos.

Mas para quem estuda ou trabalha, dependendo exclusivamente dos registros, é importante a veracidade da informação - e tem q ser, senão não tem o menor sentido.

Aqui entra a importância do fórum, pois situações como essa que está mexendo com os ânimos, trazem os questionamentos e na maioria das vezes responde dúvidas que jamais seriam elucidadas se ninguém discutisse e discordasse do "erro".

Geralmente a "elite", os empresários, os que se consideram maiorais, não gostam de serem questionados e cobrados. Os valores são outros.

Quem questiona é considerado perturbador da "ordem" e precisa ser calado, no caso, bloqueado.

• Like 6
  • Thanks 3

Em 05/02/2025 em 09:49, Eclipse POA disse:

Ridículas as chamadas das matérias desse blogzinho

chrome_screenshot_5 de fev. de 2025 09_48_08 BRT.png

Isso tá igual um episódio de quando tombou a estação do Campo Belo/PNI e eu vi muitos usuários aqui no fórum vibrando com o “novo recorde de mínima brasileiro”, enquanto eu apontei que o dado estava suspeito e possivelmente errado, o que se confirmou.

Lembram?

• Like 7
  • Thanks 2

Em 05/02/2025 em 09:48, jean10lj disse:

qualquer um que expõe os erros da empresa nas redes sociais, é instantaneamente bloqueado ou é respondido grosseiramente.

Isso aqui me pega demais. Parece bobeira, mas a fama se espalha com o tempo. A crítica faz parte do trabalho de todo mundo, nem tudo na vida é elogio e amaciante. Eu já vi algumas respostas desnecessariamente ácidas, que pendem pro lado pessoal do interlocutor, acho pesado. Apesar disso e dessa polêmica atual, ainda acho a empresa a melhor dentre as mais conhecidas do país, têm um cuidado acima da média com as palavras e com os dados.

Se a situação continuar até a semana que vem, a julgar pela previsão, a gente pode ver os primeiros 44°C oficiais da história do RS e não duvido de ameaçar o recorde nacional que deve ser de alguma cidade do Mato Grosso.

------------

Por aqui, um dia bonito de muito sol e ar seco. Por ora, sem calor exagerado (máximas de 29/31°C).

Edited by LeoP
  • Like 9

A Metsul sem o professor Eugênio perdeu a credibilidade, carisma e já não é mais tão sensata, sem falar na soberba além de não saberem lidar ao serem contrariados.

Por aqui madrugada quente com 24.3 graus de mínima e os 43.8 quase 44 graus de Quaraí são 100% falsos, pois deve ter ficado nos 41.x.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 9
  • Sad 4

Daí esta de Parobé toda fora do padrão eles consideram.

Vai entender.

• Like 4

Algumas mínimas em Primavera do Leste hoje com chuva:

Weatherflow (642 m) 19,4ºC e 3,3 mm acumulados

Ambient Weather (638 m) 19,1ºC e 4,8 mm acumulados

Ambient Weather (666 m) 19,1ºC e 9,6 mm acumulados

Nas DAVIS:

Centro de Pesquisas IHARA (631 m) 19,7ºC e 3,6 mm acumulados

Jardim Europa (628 m) 20,6ºC e 0,0 mm de chuva acumulado

• Like 7

Para afirmar que uma informação é falsa você precisa ter dados que te permitam refutar a informação. Exemplo: governador diz que destinou 100 milhões para a educação. Mas basta ver o orçamento que o investimento é 80 e o empenho foi de apenas 70. Quando eu digo que estar no outro lado do balcão é diferente. Vamos supor que se  afirme: o dado está errado e não deve ser usado. Vai chover mensagens de imprensa com perguntas perguntando a razão. Vai responder o que? Ah, mas estações perto não marcaram valores tão altos. Isso é INDICIO de erro e não PROVA de erro. Para desmentir algo tu precisa provas e, mesmo ciente de que é altamente provável que esta medição de Quaraí esteja errada, a unica e exclusiva forma de provar o erro é ir no local e ver a calibragem da estação. Repito: sem provas efetivas não há como se afirmar a falsidade de dado em comunicação de massa. Índicios não bastam. O limite é suscitar dúvida, o que foi feito. Citaste o exemplo do Guaíba em maio que contestamos as medições oficiais. Nós medimos. Nós pulamos o Muro da Mauá (no aniversário da enchente vamos contar os bastidores) e madrugamos na Mauã debaixo de chuva e frio para entrar no cais inundado. Sabendo a cota de 3,00 metros pudemos medir in situ, no local, e ver que os dados informados pelas autoridades estavam errados. Quaraí está a 500 km de Porto Alegre.  Não é função de uma empresa privada gastar em viagem de mil quilometros pra testar estação. Sobre a imagems que tu postas, toda a imagem tem uma legenda. 

O questionamento que eu faço é simples e objetivo:

1 - Sendo um instituto de meteorologia que, antes de realizar a postagem já sabia que o valor seria revisado e, com altíssima probabilidade, seria descartado, porquê ainda assim postar com tanta ênfase?

2 - Sabendo que a maioria das pessoas não se aprofundam e leêm apenas o título, o cenário ideal não seria adotar o silêncio e depois da revisão, com a confirmação científica, efetuar a divulgação? 

Vocês não são obrigados a nada, mas tiveram o poder de decidir entre caçar cliques e agir como a imprensa comum, visando engajamento, ou priorizar a ciência. Escolheram a primeira opção. Não é errado do ponto de vista de um CNPJ, mas deixa claro quais são as prioridades acima de tudo. 

• Like 6
  • Thanks 3

Em 05/02/2025 em 00:08, Alexandre POA disse:

ZH, 50 anos de história, redação com mais de 200 jornalistas. Não tem principio e valores. 

zh0502.jpg

Até onde sei, nem ZH nem Correio do Povo são empresas de Meteorologia.

A menos que a MetSul abriu um CNPJ para jornalismo ou, mais aplicável, de tablóides.

• Like 3
  • Haha 8

Em 05/02/2025 em 10:56, LeoP disse:

Isso aqui me pega demais. Parece bobeira, mas a fama se espalha com o tempo. A crítica faz parte do trabalho de todo mundo, nem tudo na vida é elogio e amaciante. Eu já vi algumas respostas desnecessariamente ácidas, que pendem pro lado pessoal do interlocutor, acho pesado. Apesar disso e dessa polêmica atual, ainda acho a empresa a melhor dentre as mais conhecidas do país, têm um cuidado acima da média com as palavras e com os dados.

Concordo e respeito seu ponto de vista, que é sempre sensato e escrito de forma educada e precisa.

Apenas discordo sobre o nível de qualidade técnico sa empresa. Atualmente, temos institutos superiores, como a versão gaúcha da Climatempo, que felizmente são as principais usadas na mídia televisiva.

Infelizmente a MetSul decaiu tecnicamente na qualidade das previsões também. O fiasco da tal onda de frio, de julho do ano passado, foi patético.

• Like 9

Eu tenho uma solução pro caso. É só criar outra matéria: 

🚨URGENTE: Recorde de ontem é suspeito e é questionado por comunidade de meteorologistas. 

Pronto, preciso cientificamente e da o dobro de cliques. 

Voltando a vaca fria, bairro Ipiranga sp tivemos máxima de 29.7°, já formou chuva e deu uma ducha de 2mm.

Tem mais chuva pra depois formando ainda.

• Like 4
  • Haha 10

Hoje foi um dia quente desde o amanhecer, 24.3 graus de mínima e 36.8 de máxima a tarde sem vento praticamente.

O pior do calor será segunda e terça feira, a temperatura mínima deve ser de 25 e a máxima 39 graus, com promessa de amenizar na quinta.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Sad 7

O mais triste nesta situação é nem o INMET confirmando não sei se poderíamos confirmar. Assim como outros orgãos públicos, é capaz de escrevem uma notinha sem maiores explicações e ficar por isso mesmo.

O mais fácil é fazerem isso. Porque são apenas 30 questionando, e 200 milhões que não entendem ou não se importam. Ou então não fazer absolutamente nada mesmo...

Em 05/02/2025 em 11:11, Edison Bocorny Jr disse:

A Metsul sem o professor Eugênio perdeu a credibilidade, carisma e já não é mais tão sensata, sem falar na soberba além de não saberem lidar ao serem contrariados.

Esta é uma verdade inquestionável. Quem responde pela Metsul em rede social não é normal. Me desculpe amigo, mas você não tem controle emocional. Eu só fico pensando o que os outros funcionários da empresa devem achar desta situação, porque normal não é.

quarai.PNG.eb5d36eea5dadfc8f6aaa6f7cd5e4b90.PNG

Do lado de lá, duas estações (uma convencional e uma automática) apresentaram valores semelhantes. O que diminui muito a chance de erro do lado uruguaio. O tweet foi uma resposta ao twitter do @kevin cassol.

• Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 1

Hoje mais um dia bem fresco para os padrões no oeste paulista, possivelmente o último dia com canal de umidade mais ativo. 

03/02: 22,3/28,1°C 

04/02: 22,1/29,3°C

05/02: 21,5/28,1°C 

Com isso a média máxima nesse fevereiro está abaixo de 30°C, pena que a partir de amanhã o canal de umidade se desmancha (há possibilidade de chuva porém isolada). Hoje choveu 15,5mm na madrugada depois várias garoas leves durante a manhã, a tarde tempo abriu, e agora noite voltou a fechar com garoa. 

image.thumb.png.c4134333848893649707659347f2a552.png

Interessante esse VCAN, deve provocar boas granizadas entre SP e MG nesse fim de semana.

IMG_1416.thumb.png.33fb482c06c5d8018ba648d52a64d162.png

Pelo euro segue a projeção de temperaturas dentro da média pelo menos.

IMG_1417.thumb.png.ab80dcf3259b5e8c1e758dfcdb6cb62c.png

• Like 13

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.