Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Fevereiro/2025

Tavares
 Share

Recommended Posts

Em 03/02/2025 em 11:47, Serrano disse:

Pra mim o mês mais chato é agora mesmo fevereiro. Calor, tardes abafadas e chuvas. É um repeteco de janeiro, inclusive nas médias, mas já começa a cansar disso. Sem falar que tem a maior mínima mensal (média e absoluta) do histórico, muito difícil algo relevante acontecer neste mês.

Março aqui é um mês Ok, diminui o calor, a insolação reduz bastante, na média chove menos e a segunda quinzena periga trazer algum frio precoce relevante. É claro que às vezes tem aquele março chato onde o calor persiste...

Para mim fevereiro sempre foi o mês das PIORES MÍNIMAS, ano passado tivemos 5 dias seguidos de mínimas assim: 26,26,27,26,26. LIXO total, a sensação amazônica fica bem evidente, e durante o dia com a umidade daqui, qualquer 30-32ºC já fica um inferno. 

• Like 6
  • Sad 5

Itapiranga, extremo Oeste de SC: 44ºC 🤡

Sempre soube que Itapiranga fosse um dos locais mais quentes do estado, mas agora ficou evidente de que as marcas absurdas de lá são alucinação. 

https://rco.com.br/noticias/clima/cidade-mais-quente-de-santa-catarina-itapiranga-registra-44-c

Edited by pindorama
  • Like 6

O Mirante de Santana não registrou chuva desde as 09h de ontem. 

Se até 9h não chover, o Mirante encerrará uma sequência de 12 dias seguidos de chuva, cujo acumulado no período (25/01 a 05/02) foi de quase 400mm. 

• Like 8

Em 05/02/2025 em 12:07, RafaelBHZ disse:

O questionamento que eu faço é simples e objetivo:

1 - Sendo um instituto de meteorologia que, antes de realizar a postagem já sabia que o valor seria revisado e, com altíssima probabilidade, seria descartado, porquê ainda assim postar com tanta ênfase?

2 - Sabendo que a maioria das pessoas não se aprofundam e leêm apenas o título, o cenário ideal não seria adotar o silêncio e depois da revisão, com a confirmação científica, efetuar a divulgação? 

Vocês não são obrigados a nada, mas tiveram o poder de decidir entre caçar cliques e agir como a imprensa comum, visando engajamento, ou priorizar a ciência. Escolheram a primeira opção. Não é errado do ponto de vista de um CNPJ, mas deixa claro quais são as prioridades acima de tudo. 

Eu acho que estão pegando pesado demais com uma EMPRESA, cujo objetivo principal (como todas as outras) é gerar lucro através da prestação de serviços. Canalizem a revolta para o INMET, e seus gestores, únicos responsáveis pelo sucateamento do monitoramento meteorológico nacional, vão no perfil deles, vão no perfil de quem vocês votaram, mas não adianta culpar a janela pela vista que se tem.

---

Aqui em São Paulo, noite quente no momento, 21,4°C no CGE Santana, e infelizmente o prognóstico para a próxima semana não é nada bom em termos de temperatura...Fevereiro como sempre trazendo o ápice do calor, cada vez maior.

• Like 4
  • Thanks 2
  • Sad 1

Em 05/02/2025 em 22:51, pindorama disse:

Itapiranga, extremo Oeste de SC: 44ºC 🤡

Sempre soube que Itapiranga fosse um dos locais mais quentes do estado, mas agora ficou evidente de que as marcas absurdas de lá são alucinação. 

https://rco.com.br/noticias/clima/cidade-mais-quente-de-santa-catarina-itapiranga-registra-44-c

Essa estação não seria a do Sr Wolfgang, que aquece além do normal ?

@jean10lj

• Like 5

Em 06/02/2025 em 02:41, ricardosilva disse:

Eu acho que estão pegando pesado demais com uma EMPRESA, cujo objetivo principal (como todas as outras) é gerar lucro através da prestação de serviços. Canalizem a revolta para o INMET, e seus gestores, únicos responsáveis pelo sucateamento do monitoramento meteorológico nacional, vão no perfil deles, vão no perfil de quem vocês votaram, mas não adianta culpar a janela pela vista que se tem.

---

O problema é que o sucesso e a relevância incomoda muita gente. Fosse a postagem da empresinha de meia dúzia de seguidores, a dos amiguinhos e/ou com nenhuma relevância no cenário nacional como temos por aí, ninguém falava nada.

Certamente a informação de divulgação de uma marca do INMET (com destaque para a fonte e sua possível revisão) incomoda muito mais do que as previsões de neve delirantes da Climatempo, do que um outro incapaz da Meteored afirmar que a chuva congelada seria mais favorável quando a atmosfera fica entre 5C e 10C positivos, ou mesmo de outra previsão acéfala decretando o final do inverno com absoluta certeza e depois ser "surpreendida" com um dos eventos mais fortes do ano.

Nada disso trouxe tanto engajamento para o BAZ. Atacar quem pauta o UOL, o Globo.com, a Record, quem produz os materiais mais importantes da meteorologia nacional, quem é referência até em países do Mercosul, parece ser o que mais provoca prazer em alguns. Há um consenso que não se vê em outros momentos.

Fosse a mesma régua utilizada, eu não seria o único a apontar aqui os absurdos a que se assistiu no ano passado na meteorologia nacional.

Os mesmos que agora se acham os guias morais e científicos de uma notícia com todas as informações necessárias são os que se calam e se incomodaram quando expus aqui as previsões grotescas que ganharam o noticiário do país sequencialmente, inclusive a rede de televisão de maior repercussão nacional em diversas oportunidades. 

O evidente contraste no rigor científico-moral entre este e outros casos só demonstra a real natureza das críticas que ora são movidas aqui.

• Like 5
  • Thanks 1

Em 06/02/2025 em 08:04, Carlos Campos disse:

Essa estação não seria a do Sr Wolfgang, que aquece além do normal ?

@jean10lj

Sim. O BAZ fez vaquinha pra ele, o Felipe foi lá, instalou, botou numa encosta aberta, e o Sr.Wolfgang tirou de lá pra botar debaixo do telhado da casa, pois não estava batendo com o termômetro original dele (super aquecido). 

image.thumb.png.0eb437d60ad3455543d96de13c542388.png

Do lado da casa dele, a estação da epagri teve 35,1 de máxima

35,1 na epagri x 39,1 no wolfgang ontem.

A nova estação da epagri fica 600m da casa dele.

image.thumb.png.27c077811d14246e1cbe0683a272e235.png

Projeto Conforto Térmico Implanta Primeira Estação Via Internet na Rede  Meteorológica da Epagri – EPAGRI/CIRAM

Esses valores de Itapiranga sempre foram fabricados com base em medições incorretas. Termômetro de rua e termômetro na parede de casa do Wolfgang. Valem nada. Na realidade a estação da Epagri já tinha quase 10 anos e nunca tinha atingido 40ºC ainda.

image.png.c7c83270d792a19639d98e9bcfe2d0aa.png

Se importar com a verdade é pedir pra ficar maluco nesse país.

• Like 9
  • Thanks 9

Em 06/02/2025 em 08:47, jean10lj disse:

Sim. O BAZ fez vaquinha pra ele, o Felipe foi lá, instalou, botou numa encosta aberta, e o Sr.Wolfgang tirou de lá pra botar debaixo do telhado da casa, pois não estava batendo com o termômetro original dele (super aquecido). 

Projeto Conforto Térmico Implanta Primeira Estação Via Internet na Rede  Meteorológica da Epagri – EPAGRI/CIRAM

Esses valores de Itapiranga sempre foram fabricados com base em medições incorretas. Termômetro de rua e termômetro na parede de casa do Wolfgang. Valem nada. Na realidade a estação da Epagri já tinha quase 10 anos e nunca tinha atingido 40ºC ainda.

As vezes me questiono: Quantas estações por esse país não se encontram nessa situação, mas não se tem informações sobre o local em que esta instalada e o dado acaba sendo cegamente divulgado? Nesse ponto eu tenho que concordar com a postura do @Moretão e de outros colegas daqui em agir de forma cética a determinados registros ( e minha fala aqui já não tem mais nada haver com Quaraí! Pra mim essa história já ficou no passado!).

• Like 8
  • Thanks 1
  • Sad 3

deu uma ventania no meio da madrugada, acordei e fechei as janelas porque achei que ia começar. algum temporal (e o único jeito de "refrescar" os ambientes internos nesses dias é deixando algumas jjanelas abertas à noite, e longe de fontes de luz)

não veio temporal, mas no começo da manhã vi as ruas molhadas. Deve ter dado alguma chuva fraca

agora refrescou bem se comparado a ontem

27 graus com vento circulando

mas amanhã volta o terror

• Like 9

Em 06/02/2025 em 02:41, ricardosilva disse:

Se não fosse o sucateamento do órgão essa discussão sequer estaria ocorrendo. Mas culpar apenas o INMET e isentar o instituto meteorológico neste caso, é o mesmo que um brasileiro comum que gosta de levar vantagem e passar os outros pra trás, dizer que o problema do país estar assim é somente dos políticos. Sendo que ele próprio não faz a sua parte em ações simples e contribui para a manutenção deste ciclo. 

Se eu fosse um agricultor e cliente que dependo dos serviços meteorológicos, eu ficaria com o pé atrás. Será que a informação que estariam me repassando é realmente confiável ou estão mais focados em pegar meu dinheiro do que entregar a qualidade que eu contratei? 

Mas enfim, não vamos alongar mais este assunto, acho que já deu o que tinha que dar e no fim nada vai mudar, a vida seguirá da mesma forma que antes.

• Like 8
  • Thanks 4

Mais um dia de calor no fervereiro no RJ segue mais um dia infernal no Rio de Janeiro, a atuação e o posicionamento do vcna no nordeste que está provocando chuvas intensas em parte da Região, limpa o tempo aqui em parte do sudeste e traz um vento quente e mais seco, hoje não é diferente às 5h obtive mínima de 26 graus no cachambi, são 10:25 e temos 34 graus já no mesmo bairro, e a tendência é do calor piorar ao longo do mês de fevereiro agora uma dúvida essa mesma onda de calor que atinge parte da região sul e a mesma que atua aqui no RJ ou não pois em SP e PR está um calor mais úmido devido ao ar quente proveniente da Amazônia, já em SC e RS está mais seco ou temos na verdade Brasil pegando fogo com duas massas de ar quente e seca e uma massa de ar quente e úmida parece que essas duas massas de ar quente vai se estacionar aqui no sudeste se for confirmar a longo prazo ae mais veremos ainda está bem duvidoso.

• Like 2
  • Sad 6

Dezembro e janeiro aqui foram legais, teve várias trocas de massas de ar e noites com frio. Fevereiro está deprimente, incluso a previsão, só calor com abafamento e eventuais temporais de verão:

image.thumb.png.b255bbfed88566a2f14aed210aa7dad8.png

DJF na Linha Wickert em Iporã do Oeste (455m, vale)

Fevereiro bem quente a princípio.

image.png.6fa1ce58cbeba699a5373708eb6b10c0.png

Janeiro teve 267mm aqui, acima da média. Bem mais que locais a sul e leste daqui. Em várias ocasiões teve temporais isoladas aqui (Iporã do Oeste) e nos municípios de Belmonte, Descanso, Maravilha e Pinhalzinho. O restante do oeste fechou abaixo ou muito abaixo da média na precipitação.

• Like 9
  • Sad 5

E aqueles 46 graus do Sr. Wolfgang, mais fora da casinha impossível e foi considerado como referência.

• Like 6
  • Sad 4

Em 06/02/2025 em 09:04, Marcos disse:

Meu vídeo de ontem passando pela Serra do Botucaraí. Estava extremamente quente! Me surpreendeu, pois pensava que a sensação no local estaria melhor.

Estou em Santa Rosa. Tenho 26,6° na minha janela e um Cb para os lados de Santo Ângelo e Ijuí. Mínima de 22,4°.

Que top, acredito que Fontoura Xavier e Arvorezinha sejam mais frescas, Arvorezinha não sei se pertence a serra do botocarai ou

é região alta do vale do taquari ou se já é serra gaúcha kkkk

• Like 7

Em 06/02/2025 em 00:48, Darley disse:

O Mirante de Santana não registrou chuva desde as 09h de ontem. 

Se até 9h não chover, o Mirante encerrará uma sequência de 12 dias seguidos de chuva, cujo acumulado no período (25/01 a 05/02) foi de quase 400mm. 

FIM DA SEQUÊNCIA DE 12 DIAS SEGUIDOS DE CHUVA!

A convencional do Mirante não registrou chuva no fechamento das 09h de hoje.

Foram 395,9mm na estação convencional desde o dia 25/01. E 409,1mm desde 21/01. Os 130mm dos três primeiros dias na convencional estão inclusos(o dado já sumiu da tabela)

Edited by Darley
  • Like 8

Em 06/02/2025 em 11:06, Jonatas Dias disse:

Eu sei que reclamo muito, mas a previsão do tempo pro RJ está desanimadora, a previsão não mostra chuva significativa pelo menos até  19/02..eu suporto calor quando temos as típicas pancadas de verão ao final do dia, mas com bloqueio nem isso acontece  /: 

Me lembro da aquele inferno que foi novembro de 2023 quando batemos os 43 graus na onda de calor histórica porém na aquela época no final do mês chegou frente fria adeus calor extremo, mais em fevereiro aqui no RJ com sol a Pino mar mais quente que em novembro, digo o mês de fevereiro mais quente de todos aqui quando é setembro, outubro temos apenas picos de calor extremo um dia vai 36 outro 37 outro 38 por ae vai vem uma frente fria cai para 27, 25, 24 ae da um alívio enquanto o centro oeste torra direto, porém em fevereiro e calor sem refresco nenhum já essa época o atlântico é o Polo sul está mais quente sendo raro uma frente conseguir chegar aqui, diferente de setembro e outubro e novembro

• Like 5
  • Sad 2

Boa tarde a todos, aqui em Friburgo tem feito até friozinho de madrugada por o tempo estar mais seco, porem as tardes continuam abafadas, temperaturas variando entre 28°C e 31°C. Minimas de hoje por aqui:

Salinas/Inmet:  12,7°C

Campo do Coelho/Vinícola/pws: 13,4°C

Conselheiro Paulino/Aqui em casa/Incoterm: 16,7°C

A mínima ontem aqui tb foi amena pra verão: 17 graus.

• Like 11

FERVEreiro está aí e eu não tenho disposição para postar sobre o mesmo assunto de sol e calor todos os dias, pois esse tem sido nosso padrão por aqui desde que o mês começou. A previsão indica que a situação piora na semana que vem, com alguns dias com máximas entre 33/35 graus ou mais. Terá possibilidade de chuva apenas no Domingo próximo.

Sobre a recente discussão dentro deste tópico, nada a declarar, apenas faço coro à frase: "Saudades do professor Eugênio"...

Dito isso, a meteorologia nacional pagando mico mais uma vez, e segue a contagem.

• Like 7
  • Thanks 2
  • Sad 9

Em 06/02/2025 em 13:17, Felipe Pelisari disse:

Que top, acredito que Fontoura Xavier e Arvorezinha sejam mais frescas, Arvorezinha não sei se pertence a serra do botocarai ou

é região alta do vale do taquari ou se já é serra gaúcha kkkk

Eu não sei. Por alguma razão imaginava que era serra, mas realmente não tenho ideia. Fontoura Xavier é a chegada no alto da serra.

• Like 8

Parece que esse Wolfgang tem fama de ser o homem do tempo, local - pelo q deu a entender a matéria.

Essa decisão dele de mudar o local da estação nova certamente foi motivada por orgulho ferido, ver seus dados tão valiosos (e errados) serem descartados de uma hora pra outra. O homem do tempo jamais deve ser contrariado.

Na época em q eu garimpava dados, conversei com um senhor em Fraiburgo e ele me passou dados diários (sem falhas) de 1984-1985 de uma estação local.

O problema (e eu vi e desanimei na hora em que ele mal tinha começado a me passar a tabela diária de Janeiro 1984) eram as máximas kkkk - ex: 33,8/37,6/38,1 e por aí seguia.

A estação era de um fruticultor de maçãs.

Eu nem falei nada, só agradeci aqueles mais de 1.500 registros (max/min de 2 anos) e guardei sem interesse algum, pois mesmo sem muita experiência ainda, era visível que estavam errados. E eu já tinha históricos de vários anos de Videira, lá no vale, e também de Lages e São Joaquim.

Acho q a estação ficava dentro da estufa.

Lembro que logo q vi o primeiro valor acima dos 36°C eu comentei algo, surpreso com aquilo e ele respondeu que o verão era muito quente por lá kk

Sim, é quente até em São Joaquim, se o nativo não está acostumado com 29/30°C e a temperatura atinge esses valores. Irá dizer que o verão é muito quente.

Triste com isso que vc falou e eu não sabia. 

Q desperdício de tempo fazendo registros inúteis. Mas tem quem acredite, tanto que foi divulgado no jornaleco local.

• Like 5
  • Sad 4

Em 06/02/2025 em 08:32, Caio César disse:

O problema é que o sucesso e a relevância incomoda muita gente. Fosse a postagem da empresinha de meia dúzia de seguidores, a dos amiguinhos e/ou com nenhuma relevância no cenário nacional como temos por aí, ninguém falava nada.

Certamente a informação de divulgação de uma marca do INMET (com destaque para a fonte e sua possível revisão) incomoda muito mais do que as previsões de neve delirantes da Climatempo, do que um outro incapaz da Meteored afirmar que a chuva congelada seria mais favorável quando a atmosfera fica entre 5C e 10C positivos, ou mesmo de outra previsão acéfala decretando o final do inverno com absoluta certeza e depois ser "surpreendida" com um dos eventos mais fortes do ano.

Nada disso trouxe tanto engajamento para o BAZ. Atacar quem pauta o UOL, o Globo.com, a Record, quem produz os materiais mais importantes da meteorologia nacional, quem é referência até em países do Mercosul, parece ser o que mais provoca prazer em alguns. Há um consenso que não se vê em outros momentos.

Fosse a mesma régua utilizada, eu não seria o único a apontar aqui os absurdos a que se assistiu no ano passado na meteorologia nacional.

Os mesmos que agora se acham os guias morais e científicos de uma notícia com todas as informações necessárias são os que se calam e se incomodaram quando expus aqui as previsões grotescas que ganharam o noticiário do país sequencialmente, inclusive a rede de televisão de maior repercussão nacional em diversas oportunidades. 

O evidente contraste no rigor científico-moral entre este e outros casos só demonstra a real natureza das críticas que ora são movidas aqui.

Hj estamos na situação de termos muitas estações meteorológicas espalhadas em vários rincões deste país, o que é bom.

Por outro lado muitas dessas estações são de marcas ruins, estão mal instaladas etc....

O negócio piora quando nosso principal instituto se encontra em situação de penúria, com várias estações com problemas de manutenção.

Desse cenário temos alguns problemas:

a) geração de informações incorretas;

b) divulgação das informações incorretas sem a checagem das mesmas;

c) divulgação de dados de estações particulares de uma determinada região geográfica e desconsideração total dos dados de estações de outras regiões, sem nenhuma justificativa técnica para tanto.

Enquanto isso, alguns bravos guerreiros (muitos desse fórum) se esforçam na geração de dados confiáveis, de forma a ajudar nossa combalida meteorologia. 

Seguimos com esperança de dias melhores. 

• Like 10
  • Sad 2

A estação de Palmas-PR, distrito do Horizonte, está com problemas de Internet há vários dias.

Estamos fazendo um esforço para comprar uma starlink e acabar definitivamente com esse problema. 

Até pq em breve essa estação será mais uma da rede Inmet. 

Já a estação do bairro Roscio tb tava com problemas de Internet, mas como é na cidade, logo estará ok.

• Like 9
  • Thanks 1

Em 06/02/2025 em 13:33, Daniel Vieira disse:

Dados da Aesa da  chuva de ontem para hoje.image.png.80d15eb5961908b37bec49bb90a52d4d.png

Os maiores volumes foram os seguintes.

image.thumb.png.e2072482def8e24f98c36771b9ad482c.png

O grande volume causou estragos, parte da linha férrea está parada por causa de uma barreira, semáforos sem funcionar e  alagamentos.

Belém do Brejo do Cruz, que teve 154 mm nesta lista (e que fica no Sertão), teve seu 2° maior registro em 24h para o mês de fevereiro de toda sua série, ficando atrás apenas dos 155 mm de 12/02/2017. Considerando os volumes de todos os meses, esse foi o 5° maior valor:

1) 18/04/1953: 197,3 mm

2) 03/04/2008: 191 mm

3) 20/04/2013: 163,2 mm

4) 12/02/2017: 155 mm

5) 06/02/2025: 154 mm

Aqui em Pombal a chuva foi fraca a moderada durante toda sua duração, e acumulou 10,2 mm em casa.

• Like 10

caramba, tá dando pra secar as toalhas e "roupa de cama" do meu cachorro, porque simplesmente NÃO VEM a chuva, e mesmo com a umidade, o calor e forte vento estão ajudando pra secar kkkkkkkkkkkkkkkkkk

não vou reclamar, pela praticidade, mas sem chance de um refresco mais significativo hoje. E em breve inicia a segunda onda de calor do mês.

• Like 2
  • Sad 5

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.