Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Fevereiro/2025

Tavares
 Share

Recommended Posts

Nesses 19 dias de fevereiro Cuiabá-automática conta com apenas 3 máximas sob-35, não completando 36ºC, somando com janeiro temos até agora 11 dias de máximas sob-35 de um total de 40 dias, ano passado apenas janeiro teve 17 dias, mais 13 em fevereiro, Cuiabá é tranquila em primeiros semestres sem El Niño, chove bem, é incrível como uma cidade tão quente vem escapando das ondas de calor mais ao sul. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 11

Entre a noite de ontem e a 1ª metade da madrugada de hoje, choveu muito na Baixada Santista.

O grosso da chuva caiu em 3 ou 4 horas, causando alagamentos e outros transtornos.

Maiores totais (CEMADEN):

Santos-Chico de Paula: 145,3 mm

Santos-Nova Cintra: 144,4 mm

Santos-Morro de São Bento: 134,8 mm

Santos-Sítio das Neves: 84,9 mm

São Vicente-Jardim Rio Branco: 144,6 mm

São Vicente-Paranapuã: 106,0 mm

Bertioga (INMET): 158,8 mm

Abaixo, alagamentos em Santos.

Chuva Santos19022025.png

-----------------

Em Sampa, continua o calor.

Parece que cumprimos aquela máxima de que quando chove forte num dia de verão, parece que a atmosfera descarrega toda a energia, de modo que no dia seguinte chove pouco ou nem chove.

Por enquanto, é o que está acontecendo hoje.

Tivemos muito sol, nuvens altas, alguns cumulus mas nada de chuva até agora.

Embora não tenhamos recordes de temperatura, este calor contínuo, sem tréguas, vai esgotando o ânimo da gente...

Para mim, dou graças de não termos recordes... se este calor já encheu do jeito que está, imagina com temperaturas mais altas...

E pensar que deve ser o novo normal... estamos na roça mesmo...

Hoje,

Mirante (Aut): 18,5°C / 33,2°C

Interlagos: 19,3°C / 31,9°C

IAG: 18,1°C / 32,6°C

Edited by Aldo Santos
  • Like 8
  • Thanks 1
  • Sad 4

Máximas na casa dos 31°C em BH hoje, com muito sol e ar seco, o que de forma alguma é compatível com onda de calor em fevereiro. Daqui uns dias faço um comparativo previsão X realidade, mas já adianto que a diferença está muito grande. 

Agora, embora sem os extremos previstos, a constância do calor está ocorrendo. E faço coro aos colegas de Sampa, já cansei. Hoje a tarde fiquei bem incomodado (provavelmente pelo calor acumulado dos últimos dias) e isso fica mais acentuado quando lembro que ainda teremos muitos dias assim pela frente.

Olhando pelo copo meio cheio, eu esperava um terror essa semana, mas tá sendo bem mais fácil de lidar do que parecia.

19:30, 26°C.

• Like 10

Está quarta feira tivemos amanhecer ameno, com mínima de 19.6 graus e a tarde atingiu 30.7 graus.

Agora chove fraco e faz 25 graus, vendo a previsão para a próxima semana, o euro deu uma diminuída na intensidade do calorão e amenizou o final da grade no carnaval, mas está oscilando bastante ainda entre virada e onda de calor, assim como o GFS.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 10

Em 19/02/2025 em 19:45, Edison Bocorny Jr disse:

Está quarta feira tivemos amanhecer ameno, com mínima de 19.6 graus e a tarde atingiu 30.7 graus.

Agora chove fraco e faz 25 graus, vendo a previsão para a próxima semana, o euro deu uma diminuída na intensidade do calorão e amenizou o final da grade no carnaval, mas está oscilando bastante ainda entre virada e onda de calor, assim como o GFS.

Até ontem a previsão dava um carnaval bem abafado. Agora dá com tempo fechado. Assim seja!

Aqui tive 29,8°. Agora 23,0°.

• Like 7
  • Thanks 2

Hoje um forte temporal atingiu Adamantina no período da tarde, muitos estragos causados pelo vento. 

image.thumb.png.591cfbf660cad104ca4c77265c8777ef.png

image.thumb.png.7df2b7d41b510e2b51bd9188b9096df7.png

image.thumb.png.d7e2f3addf0d7866310d9d3dfe9b301b.png

A onda de calor conforme foi prevista pelo euro com valores de 40°C não existiu e não existirá, isso é uma falha grave do modelo no médio/longo prazo. Mesmo assim, muito calor. 

Hoje choveu 14mm e agora chegamos 57mm no mês, muito pouco. 

image.thumb.png.e3c75e43084c8c3d4cb98d4fbc0c5fd2.png

• Like 9
  • Sad 11

Para variar mais um dia insuportável no Rio de Janeiro e seco, vamos tendo mais um dia insuportável de calor no RJ normal né. Céu limpo mínima de 27 graus no cachambi, são 9:30 e já faz 32 graus no mesmo bairro.  Única coisa que anima é que temos a previsão de formação de um sistema de baixa pressão próximo ao litoral do sudeste no final de semana que vai fazer o calor seco virá um calor úmido e aumenta a possibilidade de pancadas de verão no final de semana pois estamos precisando de uma chuva aqui na capital, porém o calor vai continuar normal né, resumindo não tem nenhuma frente fria até porque se tivesse era para ter uma massa de ar polar e não tem no sul. Eu tava vendo a previsão do México no YouTube e no inverno eles contam as frentes frias e lá só pronúncia uma frente fria pelo que estava vendo quando vem uma massa de ar polar junto no caso agora vai trazer de volta em parte do território de lá o inverno de volta mais isso é em outro tópicos.

• Like 5
  • Sad 4

Mais um dia com mínima muito agradável por aqui, registrei 17,1C hoje cedo e 12,9C lá em Ibitipoca. Em relação à onda de calor, eu me sinto na obrigação de dizer que o ECMWF acertou na previsão de temperaturas máximas essa semana, uma vez que o dado bruto chegou a indicar vários dias na casa dos 33C / 34C e boa parte das estações realmente chegou a isso, ou ultrapassou. Minha estação chegou a apontar 37,2°C anteontem, mas como foi um dia quase sem vento e radiação plena, o abrigo da Davis costuma aquecer um pouco nesses casos, conforme previsto no manual da estação. No INMET, que tem a estação mais alta e com mais ventilação, a máxima atingiu 32,5°C neste evento, portanto bem distante do recorde mensal de 34C.

De uma forma geral, considero esse evento pra cá uma onda de calor legítima, mas não foi histórica para o mês.

• Like 12
  • Thanks 3

O Mirante passados 20 dias deste mês está se aproximando bastante da barreira de 300mm, o mês está com 282,4mm 

Podemos ter um fevereiro acima de 300mm pela quarta vez em 7 anos no Mirante. Antes de 2019, a última vez que isso aconteceu foi em 2011. 

Agora o fato mais impressionante: o acumulado de chuva desde 21/01:

544,1mm(3° período de janeiro é o dado da convencional, enquanto o de fevereiro é o da automática)

523,4mm(automática)

Coloquei os dois cenários acima, e em qualquer destes cenários o Mirante teria o segundo mês mais chuvoso da história se tudo ocorresse num mesmo mês. 

A estação convencional  do Mirante está sem medições nos finais de semana neste mês. Esse problema também acontece com várias outras estações convencionais do INMET pelo Brasil. O que será que o INMET está fazendo para não ter medições convencionais nos finais de semana?

Edited by Darley
  • Like 10

On 2/20/2025 at 9:41 AM, Gabriel fontenelle said:

Única coisa que anima é que temos a previsão de formação de um sistema de baixa pressão próximo ao litoral do sudeste no final de semana que vai fazer o calor seco virá um calor úmido e aumenta a possibilidade de pancadas de verão no final de semana

Acho que você está otimista e criando expectativa. Espero eu estar errado e voltar de língua mordida aqui. :)

• Like 6

Em 20/02/2025 em 09:56, Darley disse:

A estação convencional  do Mirante está sem medições nos finais de semana neste mês. Esse problema também acontece com várias outras estações convencionais do INMET pelo Brasil. O que será que o INMET está fazendo para não ter medições convencionais nos finais de semana?

Provavelmente só está com um observador, que folga nos fins de semana.

Ou está com dois mas um está de férias ou afastado.

Isto se não for(em) terceirizado(s)... porque, pelo que eu sei, o INMET não contrata observadores "há séculos".

Em mutos casos, quando o último se aposenta, a convencional é fechada (Parece que foi o que aconteceu com a antiga estação do Horto Florestal, em Sampa).

O Rodolfo ou o Nani costumam ter mais informações do que eu.

• Like 8
  • Sad 1

Em 20/02/2025 em 12:35, Aldo Santos disse:

Isto se não for(em) terceirizado(s)... porque, pelo que eu sei, o INMET não contrata observadores "há séculos".

Em mutos casos, quando o último se aposenta, a convencional é fechada (Parece que foi o que aconteceu com a antiga estação do Horto Florestal, em Sampa).

Pode ser um dos motivos que causou a desativação das estações convencionais de Vitória e de Teresina recentemente. 

• Like 6
  • Sad 1

Mais cedo, por volta das 14h50, ocorreram algumas pequenas pancadas de chuva em Pombal, no sertão da PB. Aqui em casa tive apenas 1,6 mm, enquanto que no norte da cidade a estação automática registrou 4,8 mm.

IMG_20250220_143426284.thumb.jpg.83b450f5e39cdff12e4e128340e3f569.jpg

Corridos 20 dias de fevereiro, tenho apenas 14,6 mm, sendo a média do período de 99,5 mm (do período, do mês inteiro é 139,3 mm).

Fevereiro, até o dia 18, apresentou um sinal negativo no dipolo do Atlântico:

compday.jWT02IeSWG.gif.c45a13c623270c8b5921f447fa31ca60.gif

Isso significa que, ao menos no oceano, estamos com cenário favorável, porém, observando as anomalias do vento em 1000 hPa, vemos que houve ventos de sul mais fortes que o normal no semiárido e leste nordestino:

compday.7bgV8l1VFT.gif.d1b17115651e0884b21df78277e1e12b.gif

Ou seja, o problema foi aqui mesmo, porque do Equador para o norte houve anomalias de norte, o que é muito bom pra empurrar a ZCIT pra cá. 

Mas tudo bem, temos mais 3 meses ainda. Observando anos chuvosos, Pombal teve apenas 0,5 mm entre 15 e 29 de fevereiro de 2008; assim como mal chegou a 30 mm entre os dias 5 e 31 de março de 2009 (quando o dipolo negativo estava firme e forte). Situações assim ocorrem e é normal. Ainda assim tenho expectativas de ao menos uns 50 mm nesse fevereiro.

• Like 16

Variação hoje 19,2°C 29,8°C

Dia quente, seguindo o padrão deste verão quente e úmido.

Novamente, grandes formações trouxeram chuva e raios em locais isolados, embora a instabilidade tenha sido generalizada.

Um dos primeiros núcleos de CB, se deslocando ao norte por volta das 15h - 

GIF_20250220_185545_033.gif.aaf7e3fa414c576de31b2c473477dbb5.gif

Edited by Carlos Campos
  • Like 12

O ápice da "onda de calor" já passou e a maior marca registrada no INMET Ouro Branco não passou de 32,1°

O recorde do ano ainda ficou lá em janeiro com 33,4° naqueles dias que o calor era mais úmido e as noites mais tenebrosas em que as mínimas não baixavam dos 20 graus. Esses dias, pelo menos, com o tempo seco, as mínimas tem ficado na casa dos 18 graus, que é o esperado para fevereiro. Agora, até o fim do mês, máximas mais comportadas entre 28° e 29° e, quem sabe, o retorno das pancadas de chuva lá pelo início da próxima semana.

Parcial média de fevereiro até o momento:

Mínima: 18,2° (+0,4°)

Máxima: 28,9° (+1,0°)

Média simples: 23,55° (+0,7°)

• Like 15
  • Thanks 1

Em 20/02/2025 em 12:35, Aldo Santos disse:

Hoje em dia na era da automatização me espanta que ainda exista necessidade de medição humana...Ou é só cabide de emprego de um órgão defasado?

• Like 9
  • Thanks 2
  • Confused 1

Bom dia. Noite quente essa madrugada aqui em casa, tive mínima na faixa dos 18 graus no início da manhã. O céu está limpo, faz 25 graus em Conselheiro. A partir de domingo a chance de chuva aumenta na Serra e terça, quarta e quinta vou ter um "refresco" nas máximas.

Screenshot_20250221-094123_Foreca.jpg

Edited by Rafael
  • Like 14

Meus amigos, pra entender o caos.

Tenho um ar condicionado de 6 anos, 10000 BTUs, sempre me atendeu muito bem.
Desde o início da onda de calor ele diminuiu a eficiência. Limpei e tal. E continuou gelando menos.

Hoje um técnico foi na minha casa e deu o veredicto: ele não tá dando vazão diante de tanto calor. Porque ele fica na parede do sol da tarde.

Ou seja, ele tá funcionando 100%, mas não tá sendo capaz.

Até o ar tá com dificuldade.

GRAVE!

• Like 3
  • Haha 4
  • Sad 8

Hoje deu uma amanhecida com cara de final de verão em SC.

Mínima de 10,3°C em São Joaquim.

Em 21/02/2025 em 10:13, Eclipse POA disse:

nossa q gostoso (ñ é  vc @Carlos Campos)

IMG-20250221-WA0006.jpg

Sem calor até 23/02. A partir do dia 24 um pouco de calor, mas nada de calorão. Mínimas decentes. Dia 23 e 24 até um pouco de frio de manhã

📍Novo Hamburgo

kkkk

• Like 5
  • Haha 7

Em 21/02/2025 em 13:23, fsorf9rj disse:

Desde o início da onda de calor ele diminuiu a eficiência. Limpei e tal. E continuou gelando menos.

Hoje um técnico foi na minha casa e deu o veredicto: ele não tá dando vazão diante de tanto calor. Porque ele fica na parede do sol da tarde.

GRAVE!

Impressionante a estação que acumulou mais  aí no  Rio neste mês foram 3 mm, Grota Funda. Tem estação que não caiu  uma gota em fevereiro! Além do calor, ainda tem a questão da poluição, deve tá insuportável na Capital. E pra piorar ainda vem o carnaval pra atrapalhar tudo. Vamos ver se chove alguma coisa  por  aí no fds., acho difícil, mas tem que manter a fé.

• Like 2
  • Haha 1
  • Sad 5

Em 21/02/2025 em 13:27, Moretão disse:

Hoje deu uma amanhecida com cara de final de verão em SC.

Mínima de 10,3°C em São Joaquim.

Sem calor até 23/02. A partir do dia 24 um pouco de calor, mas nada de calorão. Mínimas decentes. Dia 23 e 24 até um pouco de frio de manhã

📍Novo Hamburgo

kkkk

Esta nem o Coutinho previa.

• Like 3
  • Haha 4

Em 21/02/2025 em 00:41, ricardosilva disse:

Hoje em dia na era da automatização me espanta que ainda exista necessidade de medição humana...Ou é só cabide de emprego de um órgão defasado?

O problema é que não existe aparelho de medição eletrônica (De qualquer área) que mantenha a calibração indefinidamente.

Todos precisam de calibrações e manutenção (Preventiva que seja) periódicas, conforme orientação do fabricante.

Para isso é necessário uma boa equipe, isto é, continuamos dependendo do "bicho homem" (Ainda que em menor quantidade).

E os pluviômetros manuais ainda são mais confiáveis, têm menos componentes que podem dar problema.

Além disso, basta ler o acumulado de chuva diretamente numa proveta.

Muitos países ainda mantêm estações convencionais.

------------

Para não fugir do monitoramento, na capital paulista tivemos um dia um pouco diferente.

O calor continua e o dia foi de sol, mas sempre com muitas nuvens.

Com isso, as temperaturas máximas baixaram discretamente como, aliás, estava previsto.

Mas o abafamento continua... com o aumento na umidade relativa.

Se tivéssemos uns 7 ou 8°C a menos na máxima e na mínima até se poderia dizer que hoje teve cara de situação pós-frontal.

Mirante (Aut): 22,8°C / 31,7°C

Interlagos: 21,4°C / 28,6°C

IAG: 21,0°C / 29,4°C

Nem o IAG baixou de 20°.

Como diria o jornalista esportivo Milton Leite: "Que fase !!"

Edited by Aldo Santos
  • Like 9
  • Thanks 2

Boa tarde 

Hoje foi dia de formações isoladas durante a tarde.

A infiltração marítima aniquilou os núcleos rapidamente, então ocorreram poucas pancadas (aqui não) enquanto as Cbs permaneceram em atividade.

Esta se ergueu na serra mas não durou muito -

AirBrush_20250221180539.thumb.jpg.747a242e5e3271d7cad33f92492826f9.jpg

Aqui, ao norte -

AirBrush_20250221180624.thumb.jpg.b775a2790fd4f9e6eeacc0240c5727f6.jpg

À direita, outra célula já em extinção que produziu chuva forte por lá (próximo à São Paulo) por volta das 14h.

• Like 13

A impressão que dá é que o verão vai acabar e não teremos o retorno de chuvas significativas no Rio de Janeiro...uma completa desgraça. E ainda tem gente que não gosta que reclamemos da situação porque "janeiro foi um mês muito bom". Enfim, pelo menos de São Paulo para baixo, tem havido pancadas de chuva quase constantemente! Dá muito desânimo olhar a previsão do tempo. Hoje mesmo havia previsão de pancadas isoladas de chuva aqui em Magé e na região serrana, mas só se formaram nuvens e nada mais.

• Like 4
  • Sad 6

Em 21/02/2025 em 20:43, Jonatas Dias disse:

A impressão que dá é que o verão vai acabar e não teremos o retorno de chuvas significativas no Rio de Janeiro...uma completa desgraça. E ainda tem gente que não gosta que reclamemos da situação porque "janeiro foi um mês muito bom". Enfim, pelo menos de São Paulo para baixo, tem havido pancadas de chuva quase constantemente! Dá muito desânimo olhar a previsão do tempo. Hoje mesmo havia previsão de pancadas isoladas de chuva aqui em Magé e na região serrana, mas só se formaram nuvens e nada mais.

Jonatas Dias, 

na PWS Caneca Fina pé da serra em Guapimirim, choveu apenas 0,3mm nesse fevereiro.

• Like 3
  • Sad 6

Em 21/02/2025 em 19:00, Rodolfo Alves disse:

E LÁ VAMOS NÓS....

post-ondadecalor_22-2702-1.thumb.png.e778a4848d8500ce927f87caa044bea3.png

Mesmo não chegando aqui em São Paulo capital (chega a 100 km a sudoeste daqui), ainda teremos altas temperaturas aqui.

Levemente acima da média, mas como a média da NORMAL de máximas de fevereiro JÁ É 29 ºC...

• Like 5
  • Sad 2

Muito calor durante o dia em BH, mas tem ventado bastante. Agora a noite da  até pra sentir uma certa umidade nas rajadas de vento, que também estão mais frescas. Reflexo de pancadas isoladas que se formaram no leste do estado, apesar do bloqueio.  

Um resumo de como foi o tempo hoje, ontem, amanhã, depois de amanhã e para sempre, segundo as previsões:

20250221_101313.thumb.jpg.f5d57e31795ef1cb472f0bc0926e0006.jpg

Nada de chuva volumosa pelo menos até dia 10 de março... no máximo pancadas isoladas. Espero muitíssimo que o período chuvoso não tenha se encerrado no dia 03/02 e que essa estiagem não emende com a de inverno. Se não, vamos sofrer com queimadas igual sofremos em 2024. 

Pelo menos as temperaturas ficarão comportadas, em torno de 30°C/29°C de máxima e mínimas de até 18°C por muito tempo.  Mas precisa voltar a chover!!

Edited by RafaelBHZ
  • Like 6
  • Sad 5

Ao menos cinco árvores caíram em um mesmo ponto na Avenida Thales Castanho de Andrade, em Piracicaba (SP), devido às fortes rajadas de vento que atingiram a cidade entre as 15h07 e 15h25 desta sexta-feira (não consegui capturar em imagem porque vi a cena no ônibus em movimento). Amanhã, vejo se consigo tirar foto das árvores derrubadas.

Radar no momento das áreas de instabilidade:

image.thumb.png.41e2e1b9faa48c1feb1012ceccddb3d0.png

image.thumb.png.3554e5915d404ed40c04c1bfba3435ae.png

Edited by Erik K. dos Santos
  • Like 8

On 2/21/2025 at 1:23 PM, fsorf9rj said:

GRAVE!

Se eu te contar que aconteceu a mesma coisa comigo, tu acreditas? A diferença é que meu quarto não pega sol, e nem outras áreas da casa. Somente no inverno é que o sol entra pelas janelas adentro de casa. Mas no verão a radiação solar que bate no quintal é o suficiente para que o aquecimento não demore a chegar ao ambiente interno.

Até aproximadamente o dia 13 eu estava dormindo normalmente de ventilador, que tem uma vazão de ar bem forte, daí passei para o A/C pois sabia que seria inevitável. Nos primeiros 2 dias ele "chorou" para resfriar o quarto, somente depois de quebrar todo o aquecimento acumulado é que agora ele consegue gelar mais rápido e eficientemente. Também pensei que havia algum problema, como eu mesmo que faço a manutenção, conferi até a pressão do sistema e nada... foi tudo oriundo do calor implacável externamente que reduziu a eficiência até que ele pudesse quebrar esse ciclo.

Para você ter uma idéia, no quintal dos fundos eu tenho uma Goiabeira que é uma monstrinha, e cobre de sombra as caixas d'água e a laje. Em dias de "calor normal", a água sempre está fria e você toma aquele banho delicioso. Nestes últimos dias a água está aquecida, só pela radiação solar que estoura nas paredes de construções vizinhas e gera uma literal bolha que mesmo com corrente de ar passando, é o suficiente para as caixas d'água reterem o aquecimento. Aquece pouco, mas aquece. Só resolve quando dá uma pancada de chuva, o que parece que por efeito acaba trocando calor com a caixa e fazendo ela ficar fria... como chuva por aqui está difícil, sabe como é... (...)

• Like 3
  • Thanks 3

On 2/21/2025 at 7:00 PM, Rodolfo Alves said:

E LÁ VAMOS NÓS....

post-ondadecalor_22-2702-1.thumb.png.e778a4848d8500ce927f87caa044bea3.png

Com todo o respeito, mas neste verão, cada vez que o Sr. aparece por aqui, antes mesmo de ler o que escrevestes, eu já corro para debaixo da cama igual aquela chamada de desgraças da Globo. Lá vem bomba!!

Espero que passe logo essa pedreira ou mesmo que acabem errando.

• Like 4

Atualização: A mesma tempestade a qual eu me referi anteriormente (15h de 21 de janeiro de 2025), aqui em Piracicaba (SP), caiu com força no bairro Cecap, com registro de um microburst com granizo. Houve destelhamentos, danos a estruturas, queda de árvores e falta de luz. Os ventos possivelmente ultrapassaram os 90 km/h.

Onde eu estava (região do Campestre), ventou forte, mas não na intensidade observada no Cecap.

Bairros com registro de queda de granizo: Cecap, Eldorado e Taquaral, todos na Zona Sul e na mesma área.

Vídeo do Cecap:

Vídeo da Pompeia:  

image.png.5b8fc33e87a9c85bc131cd405591dea0.png

Temporal atinge Piracicaba com ventos fortes - Canal de Piracicaba

Edited by Erik K. dos Santos
  • Like 7
  • Sad 1

Eu até tento me animar, mas a situação é critica após a formação do El Niño em jul/2023, 2025 começou seco, abafado e extremamente desconfortável.

Aqui em casa está assim:

image.png.b5e48f75815bbcc182624964b2a22177.png   

Se eu comparar o mesmo período com 2024 que já foi estupidamente quente está quase 1ºC mais quente!

image.png.8296fdeaef4ef3f26153738c43284a71.png

Se eu comparar chuva é o mesmo, está pior:

image.png.a98e7807a33719f780d64053b9464c10.pngimage.png.9900fc5e99163d1c424b1ba8e6c2f6e3.png

Isso é algo fora da curva ou o novo normal? 

Não tenho dúvidas o novo normal é isso, pouca chuva e mal distribuída, chuvas irregulares mesmo, temperaturas sempre acima da média quando pegarmos uma normal mais longa, hoje o correto é usar normal curta, bom a minha que tem 4 anos só fica acima da média o que mostra que cada ano que passa fica mais quente.

E olha como março inicia:

ecmwf-deterministic-brarg-qpf_anom_15day_mm-1435200.thumb.png.f77123ef04088de59f10569060bc6d30.pngecmwf-deterministic-brarg-t2m_c_anom_7day-1435200.thumb.png.0f1dab164d95c4300b4f0d85ccd96a14.png

image.png.db9d2ebe343112a193193afc98c698ba.png

• Like 5
  • Sad 10

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.