Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Fevereiro/2025

Tavares
 Share

Recommended Posts

Variação hoje 17,4°C 29,3°C

Apesar do forte calor durante a tarde não ocorreram as costumeiras pancadas de chuva ao longo do período mais quente, aliás nos últimos 3 dias houve uma diminuição das instabilidades aqui no leste paranaense.

A resposta vem do oceano, com vento constante adentrando nosso continente e enfraquecendo as poucas células que conseguem se desenvolver devido ao calor.

Ontem ainda tivemos células "sólidas" vindas do noroeste, conforme já mostrei anteriormente -

AirBrush_20250222192453.thumb.jpg.a68f1f64b2fae36eb972be018ef45925.jpg

Núcleos até muito bem desenvolvidos e produzindo alguma atividade chuvosa e descargas atmosféricas em locais bem isolados (este ao norte de Curitiba, com vista daqui de Piraquara, bem ao entardecer).

No entanto as células perderam suporte rapidamente pelo efeito da brisa fresca do mar e desapareceram ao anoitecer.

Hoje não houve formação visível no lado do continente, já que o vento está mais intenso e não possibilita que o processo convectivo ocorra, mas na área serrana apareceram as formações orográficas, decorrente da subida do ar marítimo úmido - litoral-serra.

São nuvens densas e chuvosas, mas somente na área serrana.

Formam- se e perdem estabilidade muito rápido. Também mudam rapidamente de lugar.

Algumas fotos que eu fiz no final da tarde - 

Polish_20250223_191815244.thumb.jpg.dec75d60f1d1d9479e8bfcebe833c358.jpg

Polish_20250223_191534795.thumb.jpg.b152d897907bee87e5d08639849581d3.jpg

Polish_20250223_191224509.thumb.jpg.3cad55c34813f04bda5a29d075fd0311.jpg

Polish_20250223_191554924.thumb.jpg.51bade258d8ad92664c36885401d6752.jpg

Polish_20250223_191153023.thumb.jpg.9f699855ec005d8b64d16a6a0ef2c392.jpg

Todo o processo é muito rápido.

Em 10/15 minutos a aparência dessas formações muda completamente. A minha idéia era fazer uma time-lapse, mas minha companheira de caminhada não estava disposta esperar 🙄

• Like 18
  • Thanks 1

Em 23/02/2025 em 20:45, Eclipse POA disse:

fiquei com medo de postar, não quero incomodar ninguém 🥲

mas criei coragem:

IMG-20250223-WA0011.jpg

AQUI EM SÃO PAULO, DEPRESSÃO PROFUNDA.... DANDO 35ºC NO COMEÇO DE MARÇO (O RECORDE É 34.2ºC)

ATÉ GOSTARIA DE POSTAR ALGO BOM, MAS O QUE TEMOS AGORA É ISSO, E AQUI É UM FÓRUM DE METEOROLOGIA, E NÃO UM FÓRUM PRA FALAR SÓ DE FRIO. QUEM TÁ DEPRESSIVO, SUGIRO SE AUSENTAR ATÉ MELHORAR O CLIMA.

001.png.c14a2386b06eaa9311032518c9965ae6.png

• Like 5
  • Sad 8

É. As previsões estão mostrando que a transição de verão para o outono vai começar bem tarde, assim como no ano passado.

Apesar disso, o verão climático se iniciou também bem tarde, no dia 17 de janeiro, após uma longa e quase interminável transição da primavera climática pro verão climático (que começou no dia 10/10/2024). Novembro, dezembro e primeira quinzena de janeiro foram show de bola.

Sei que essa história de transição de uma estação para a outra é algo para lá de complexo e muitos deste espaço discordam e já fui bastante criticado por isso, mas eu sempre vi sentido nisso.

Sobre as previsões espero que tenhamos um carnaval bem seco, pois eu passarei esse dias lá em Ilha Comprida e seria muito ruim se chovesse. Depois da terça feira de carnaval, pode chover à vontade, vir uma ZCAS daquelas para lavar a alma, mas até 13/03. Nesse dia, viajarei novamente para Ilha Comprida.

E sobre o Coutinho, parem de pegar o pobre coitado para Cristo! Apesar dessa insistência de ver baixas temperaturas em tudo e de negar o AGA, ele é um cara show de bola. Sou fãzaço dele!

Agora vou dar uma saída. Vou lá a uma churrascaria que fica perto daqui de casa e se chama Gauchão me entupir de carne e afogar as tristezas após ver essas previsões.

• Like 9

A temperatura caiu um pouco em Belo Horizonte nos últimos dias e o domingo foi de céu parcialmente nublado na cidade, com vários períodos de interrupção da luz do sol ao longo do dia. Chegou a chover rápido em pontos isolados no meio da tarde (foto), a primeira precipitação que vejo em 20 dias.

As temperaturas estiveram agradáveis, considerando a época, e variaram entre 20 e 29°C, o que está dentro da média histórica do mês. Ventou ao longo do dia, com rajadas, o que contribuiu pra amenizar a sensação térmica.

IMG_20250223_154136.thumb.jpg.9b22819b1c827947bb4db99767df6097.jpg

No momento (21 h), faz 22°C na Pampulha com tempo aberto.

--------

Sobre os mapas, ao menos aqui em BH, eles continuam bem exagerados, seguindo a mesma lógica da última onda de calor. As altas anomalias previstas pra cá não vão ficar nem perto da realidade, já que não batem com a previsão de 5 dias dos principais institutos.

• Like 12

Em 23/02/2025 em 20:53, Daniel85 disse:

É. As previsões estão mostrando que a transição de verão para o outono vai começar bem tarde, assim como no ano passado.

Apesar disso, o verão climático se iniciou também bem tarde, no dia 17 de janeiro, após uma longa e quase interminável transição da primavera climática pro verão climático (que começou no dia 10/10/2024). Novembro, dezembro e primeira quinzena de janeiro foram show de bola.

Aí você me surpreendeu. Eu achei que Novembro e Dezembro tinham fechado acima da média em SP.

Por aqui Dezembro foi bom apenas. E só Dezembro. Foi um período curto. Janeiro foi OK. Mas Fevereiro veio bravo.

• Like 7

Em 23/02/2025 em 20:48, Rodolfo Alves disse:

ATÉ GOSTARIA DE POSTAR ALGO BOM, MAS O QUE TEMOS AGORA É ISSO, E AQUI É UM FÓRUM DE METEOROLOGIA, E NÃO UM FÓRUM PRA FALAR SÓ DE FRIO. QUEM TÁ DEPRESSIVO, SUGIRO SE AUSENTAR ATÉ MELHORAR O CLIMA.

Eu achava melhor deletar o final da frase.

Se a criatura for esperar até melhorar o clima, periga passar tantos anos que, quando resolver voltar, o fórum já não existe mais.

E a pessoa já terá bisnetos. :D

Agora falando sério: como leigo, eu acredito que possamos até ter uma ou outra onda de frio "à moda antiga" mas desconfio que a tendência geral é a coisa ir se deteriorando, as médias irem subindo.

Talvez possam até se estabilizar daqui algumas décadas... mas num patamar alto.

Desconfio que quem viu, viu... quem não viu, não verá no seu período de vida.

Só depois de algumas (Ou várias) gerações.

Gostaria muito de estar errado... porém...

• Like 3
  • Haha 4
  • Sad 6

Fevereiro tórrido e seco por aqui. Última chuva de verdade foi no dia primeiro...

Chuva diária em casa:

1215025152_Chuva2025.thumb.png.559ea6f3d9841bd07ae2e858d62d9af5.png

Quanto as temperaturas, esse seria o segundo fevereiro mais quente da série de Resende (1911/2025) com 27,5° de média simples e em terceiro na média máxima, com 34,1°C
Mês com anomalias de +0,7/+3,0

757566594_Resendefev25.png.7bb8708a89a854a7e78fc2a9d80fe043.png

Teve reais chances de bater a máxima absoluta do mês, que é do famoso 2014. 

799525143_Resendeanormal.thumb.png.c57bf8aa9c13f345da619cd4a817138b.png

Enfim... espero não ofender ninguém, mas essa é REALIDADE
👍

• Like 6
  • Sad 12

Em 23/02/2025 em 21:25, Rodolfo Alves disse:

E FECHOU... TABELA DO MIRANTE DE SANTANA

NÃO TEVE UM MÊS ABAIXO DA MÉDIA EM 2024. DISPARADO O PIOR ANO DA HISTÓRIA DA ESTAÇÃO.

001.thumb.png.85cc7fc4684f2313cc5c88a1da7bc398.png

Ah tá. Lembro de ter visto alguém reclamar. Nem Dezembro se salvou! Que negocio horripilante!

--

ecmwf-deterministic-southbrazil-total_precip_mm-1608000.thumb.png.ee39aa4b4ed69e0c99e02ecd9f0c77de.png

Sheer Mineral Sunscreen – evanhealy

O certo é usar! Me sigam para mais dicas!

• Like 4
  • Sad 6

Em 23/02/2025 em 21:41, Aldo Santos disse:

Eu achava melhor deletar o final da frase.

Se a criatura for esperar até melhorar o clima, periga passar tantos anos que, quando resolver voltar, o fórum já não existe mais.

E a pessoa já terá bisnetos. :D

Agora falando sério: como leigo, eu acredito que possamos até ter uma ou outra onda de frio "à moda antiga" mas desconfio que a tendência geral é a coisa ir se deteriorando, as médias irem subindo.

Talvez possam até se estabilizar daqui algumas décadas... mas num patamar alto.

Desconfio que quem viu, viu... quem não viu, não verá no seu período de vida.

Só depois de algumas (Ou várias) gerações.

Gostaria muito de estar errado... porém...

COMPARTILHO DO MESMO PENSAMENTO.

• Like 7

Em 23/02/2025 em 20:48, Rodolfo Alves disse:

Mas quando ainda tínhamos algo bom (as projeções estavam otimistas), onde o senhor estava? Eu não me recordo de você nesse espaço para dar as boas novas durante os últimos 3 meses do anos passado quando as previsões eram mais otimistas.

E espero que, quando as projeções comecem a indicar a quebra do bloqueio você venha nos dar as boas novas.

----------------

E sobre a postagem comentando a respeito do novembro e dezembro show de bola, eu estava encenando um baziano muito gente boa que costumam aparecer por aqui nos finais dos verões para falar das tais transições. Mas parece que as pessoas tiveram dificuldade para perceber isso, assim como tiveram dificuldades para entender o meu post de terça feira passada.

Eu encenei as pessoas, mas com total respeito a elas, sem a intenção de diminuí-las.

• Like 3
  • Thanks 1

Em 23/02/2025 em 22:12, Daniel85 disse:

Mas quando ainda tínhamos algo bom (as projeções estavam otimistas), onde o senhor estava? Eu não me recordo de você nesse espaço para dar as boas novas durante os últimos 3 meses do anos passado quando as previsões eram mais otimistas.

E espero que, quando as projeções comecem a indicar a quebra do bloqueio você venha nos dar as boas novas.

EU ESTAVA OCUPADO FORA DO FÓRUM... NEM OS CICLONES SUBTROPICAIS, QUE É O MEU FOCO PRINCIPAL AQUI, EU CONSEGUI ACOMPANHAR.... 

MAS ASSIM QUE APARECER ALGO DE BOM NA GRADE, EU IREI COMENTAR....

• Like 9

Em 23/02/2025 em 22:19, Eugenio De Marco disse:

O último mês onde a temperatura fechou abaixo da Normal 1991-2020 na estação convencional do Mirante de Santana foi Abril de 2023, ou seja, já são 21 meses consecutivos de temperatura acima da média na Capital Paulista !

(22 quando terminar fevereiro de 2025)

E ESTAMOS FALANDO DA NORMAL MAIS RECENTE....

TRISTE COMO O CLIMA DESSA CIDADE NOTORIAMENTE ESTÁ PIORANDO COM O TEMPO

• Like 4
  • Sad 1

Em 23/02/2025 em 22:26, Rodolfo Alves disse:

E ESTAMOS FALANDO DA NORMAL MAIS RECENTE....

TRISTE COMO O CLIMA DESSA CIDADE NOTORIAMENTE ESTÁ PIORANDO COM O TEMPO

Pois é, a normal atualizada em 2022!

Daqui a pouco será preciso atualizar a normal pelo menos 1 vez a cada 5 anos!

Por que você não usa mais a estação convencional do Mirante ? A partir deste mês passou a operar parcialmente (não funciona aos finais de semana), mas até janeiro estava ok e continua sendo a referência climatológica da cidade de SP.

Agora Fevereiro não tem jeito, até o INMET vai ter que usar a automática para divulgação.

• Like 4

Está se desenhando uma onda de calor histórica aqui pro oeste catarinense, se confirmar esse valores, de 35-36. Iporã do Oeste

Pior período do ano vindo aí, e pelo jeito desde janeiro/2022.

70bef71a-c15a-4ccf-b13d-acd87da36a5d.thumb.jpg.e3dd396583942cf925b513f50d359241.jpg

Para não ficar só nisso, postei uma atualização de como estão as araucárias que plantei em 2018:

• Like 7
  • Sad 5

Em 23/02/2025 em 14:43, Rodrigo-GO disse:

A semana que está passando foi a mais quente e seca do verão até agora aqui em Goiânia. Ainda bem que a próxima semana será de chuvas e menos calor.

Carnaval será perfeito pra quem vai curtir nas praias, cachoeiras...

Rodrigo,tem notícias das estações em Palmas-PR, não estão aparecendo no estaçoesdobrasil.

Ontem formou um temporal perto de 18 h, escureceu em 10 minutos, vindo da direção nordeste, mas na área urbana caiu 1,1 mm, em áreas rurais daqui, na direção noroeste, divisa com MG, deve ter chovido uns 10 mm, foi a primeira chuva de fevereiro.

Hoje a tarde, choveu isolado em  2 cidades mineira uns 50 km daqui, Miraí e Limeira.

• Like 9

A estação INMET de Florianópolis recuperou os dados do restante de janeiro. E sobre aquela chuva em Florianópolis em janeiro, após os dados do mês completos: Florianópolis registrou a maior chuva em 24h desde 1991. 

Os dados de fevereiro estão até o dia 8. 

• Like 8

Dia 24/02 e 00 milímetros de  chuva aqui no meu bairro do cachambi, e nenhuma máxima sub 34 graus esse mês de fevereiro, segue tudo na mesma. Amanhecemos com 25 graus, são 7:38 e já tenho 28 graus, céu claro e máxima pode chegar a 36 graus, ainda vai ficar assim por no mínimo mais 15 dias.

• Like 3
  • Sad 11

piorou mais um pouco a projeção da onda de calor. A extensão continua pegando até o fim da grade  mas agora tem várias máximas quase quarentando em sequência

se não fossem os extremos na casa de 40 a 42 que tivemos em 2014, poderíamos estar batendo de frente com aquela onda de calor, porque se depender da extensão, sem tréguas, está ficando parelho

o bizarro é que isso ta pegando fim de fev e começo de março dessa vez

• Like 7
  • Sad 2

mas criei coragem:

IMG-20250223-WA0011.jpg

Q isso amiga! Fica à vontade pra postar e desabafar (literalmente).

Só piorou um pouquinho, agora tem uns 39°C's alí no gráfico.

Screenshot_20250224-074942.jpg.c7fb4be9e2fbc6736466b7d6f64f7bde.jpg

Mas fico na torcida q acabe virando 38,8°C ao invés de 39.

Abraço 

Espero ter ajudado 🫠

Edited by Carlos Campos
  • Like 4
  • Haha 6
  • Sad 2

Esse é o preço daquele dezembro, espero que nunca mais faça um dezembro ameno. 

Mas já teve verões amenos sem compensação, tipo 2007 ou 2008 não lembro exatamente e em 2009 teve uma tarde em janeiro com apenas 17 ºC, evento raro que deve acontecer a cada 20/30 anos ou em intervalo maior.

Em 2010 que começou a se tornar comum ondas de calor, até mesmo fora do verão como agosto de 2012. Em 2013 voltou a fazer um verão muito agradável, mas compensado rapidamente por 2014. 

• Like 8
  • Sad 3

Em 23/02/2025 em 22:23, Eugenio De Marco disse:

A Nottus Meteorologia fez um alerta na sexta-feira acerca de frio significativo no outono-inverno 2025. 

A partir da 2° quinzena de março, já tende a entrar as primeiras massas de ar frio; no meio/final de abril a primeira onda de frio.

Será que a natureza vai compensar agente por conta desse inferno em fevereiro? Eu duvido muito aqui no sudeste para vocês do sul até acredito 

• Like 3
  • Sad 4

Enquanto o sul ingressa em nova onda de calor - que pode ser muito longa, pelo visto - por aqui registramos hoje a menor temperatura de fevereiro de 2025: 18,6°C na Pampulha. Essa temperatura veio com tempo ventoso e rajadas batendo os 25 km/h, o que traz uma manhã de paz aos belorizontinos.

A previsão para os próximos dias não inspira nenhum tipo de aclamação, especialmente pela persistência do bloqueio e pela ausência de dinâmica, mas também não tá de todo o ruim.  Quando consideramos o contexto do continente, tá até boa. A temperatura terá certa dificuldade de ultrapassar os 30°C na cidade, mesmo com o predomínio do sol:

1857244419_Semttulo.png.784f27d2550bcc0b49e61d235b950234.png

No momento (10 h), 24,7°C no INMET Pampulha, com vento e nuvens rápidas passando pelo céu.

• Like 10

Bem agitado aqui ontem, heim ? Vamos lá... sobre Fevereiro atual, essas são as médias atuais no INMET-JF:

Máximas: 29,1°C

Mínimas: 19,7°C

Média simples: 24,4°C (+01,6)

Com o dado atual, este seria, junto com 2003, o Fevereiro mais quente da série desde 1972. O segundo mais quente é Fevereiro de 1994, com média de 24,3°C. A anomalia deve baixar um pouquinho até o dia 28, portanto não teremos recorde de Fevereiro mais quente já registrado, mas ficará no top-3 ou top-5.

O que está puxando a média para cima é a média das mínimas. Com o ar muito seco, os topos estão tendo enormes dificuldades de resfriamento noturno, com isso as mínimas estão bem ridículas.

• Like 8
  • Sad 2

Ontem tivemos máxima de 26°C cravados, até formaram algumas nuvens, mas não tem chovido.

Amanheceu com 13,8°C, baixadonas pegaram 10-12°C.

Seria perfeito para uma primeira quinzena de janeiro. Entrando em março já está na hora de amenizar.

As áreas mais baixas vão ferver e o marasmo segue a perder de vista.

• Like 11
  • Sad 2

image.png.3f2c1c11918da666e1ad21f288791ffe.png

Mais uma semana com essa mensagem. Nos últimos dias houve uma leve (bem leve mesmo) queda das máximas. Mas como vimos de um período absurdo de calor os ambientes continuam insuportáveis.

E a previsão continua, com máximas mais baixas, mas calor e calor e calor.

__________________________________________________________________________________________________________________

Em 21/02/2025 em 15:44, Rafael disse:

Impressionante a estação que acumulou mais  aí no  Rio neste mês foram 3 mm, Grota Funda. Tem estação que não caiu  uma gota em fevereiro! Além do calor, ainda tem a questão da poluição, deve tá insuportável na Capital. E pra piorar ainda vem o carnaval pra atrapalhar tudo. Vamos ver se chove alguma coisa  por  aí no fds., acho difícil, mas tem que manter a fé.

De cabeça não lembro um período tão longo de seca assim. Negócio bizarro.

______________________________________________________________________________________________________________

Em 21/02/2025 em 19:00, Rodolfo Alves disse:

E LÁ VAMOS NÓS....

post-ondadecalor_22-2702-1.thumb.png.e778a4848d8500ce927f87caa044bea3.png

Sei que tem aspectos científicos que definem uma onda de calor, mas eu diria que nem saímos de uma onda de calor, pelo menos aqui no RJ. É uma onda de calor contínua.

_______________________________________________________________________________________________________

Em 22/02/2025 em 01:08, Evandro O. disse:

Se eu te contar que aconteceu a mesma coisa comigo, tu acreditas? A diferença é que meu quarto não pega sol, e nem outras áreas da casa. Somente no inverno é que o sol entra pelas janelas adentro de casa. Mas no verão a radiação solar que bate no quintal é o suficiente para que o aquecimento não demore a chegar ao ambiente interno.

Até aproximadamente o dia 13 eu estava dormindo normalmente de ventilador, que tem uma vazão de ar bem forte, daí passei para o A/C pois sabia que seria inevitável. Nos primeiros 2 dias ele "chorou" para resfriar o quarto, somente depois de quebrar todo o aquecimento acumulado é que agora ele consegue gelar mais rápido e eficientemente. Também pensei que havia algum problema, como eu mesmo que faço a manutenção, conferi até a pressão do sistema e nada... foi tudo oriundo do calor implacável externamente que reduziu a eficiência até que ele pudesse quebrar esse ciclo.

Para você ter uma idéia, no quintal dos fundos eu tenho uma Goiabeira que é uma monstrinha, e cobre de sombra as caixas d'água e a laje. Em dias de "calor normal", a água sempre está fria e você toma aquele banho delicioso. Nestes últimos dias a água está aquecida, só pela radiação solar que estoura nas paredes de construções vizinhas e gera uma literal bolha que mesmo com corrente de ar passando, é o suficiente para as caixas d'água reterem o aquecimento. Aquece pouco, mas aquece. Só resolve quando dá uma pancada de chuva, o que parece que por efeito acaba trocando calor com a caixa e fazendo ela ficar fria... como chuva por aqui está difícil, sabe como é... (...)

Imagino. Rapaz é gravíssimo isso. E o pior é que parece ser o nosso novo normal.

Essa questão da água é bem complicado. Porque acho que a maioria das caixas d'água ficam fora de abrigos. Tem dias e horas que não dá pra tomar banho porque a água fica muito quente. É sinistro.

_______________________________________________________________________________________________

mas criei coragem:

IMG-20250223-WA0011.jpg

Eu to passando calor aqui no RJ, mas vocês no RS vão sofrer mais. E é incrível a dinâmica gaúcha. Calor do caramba, chuva pra caramba, frio pra caramba (quando faz). O sistema imunológico tem que tá em dia.

• Like 4
  • Sad 5

Na minha estação do bairro Bandeirantes, baixada, a tabela de Fevereiro está, digamos, bizarra:

image.png.113bba82b5f4b5659e97cdf7364d4e57.png

Essa média das máximas empata com Jan-2019 como a minha média das máximas mais alta já registrada. Tanto naquele mês, como agora, a diferença entre a minha média máxima e a do INMET chega a impressionantes 4 graus, para uma diferença de altitude de 210 metros...em ambos os meses, predominaram índices elevadíssimos de insolação. Como minha chácara fica numa baixada fechada de árvores, a falta de ventilação certamente fez a média dar uma disparada. Um microclima que forma uma verdadeira estufa no verão.

• Like 6
  • Sad 6

Em 23/02/2025 em 20:33, Caio César disse:

E tem tudo pra brigar pelo título.

Fevereiro até o momento.

cdas-all-brarg-tmp2m_anom_mtd_back_c-0312000.thumb.png.0e6631dd6a61f80b59ca913a5c893ea8.png

Eu não entendo qual o problema destes modelos com o centro do BR. Não são só os mapas de previsão que colocam uns troço maluco ali para aquela área, mas as análises também. Por padrão eu não levo a sério esses mapas de temperatura pro Brasil tropical, no máximo eu enxergo tendências, mas até isso vou reconsiderar a partir de agora.

Quando vi esse mapa, logo desconfiei. Peguei a estação automática do INMET da cidade de Peixes - TO (A018), que tá bem ali naquela manchinha vermelho-escuro/vinho no mapa, que seria a área mais quente do continente considerando anomalias de +8°C.

cdas-all-brarg-tmp2m_anom_mtd_back_c-0312000.thumb.png.0e6631dd6a61f80b59ca913a5c893ea8.png.87205f24f8dd74794c6f3a0bbe0616ef.png

Peixes - TO (01 - 24/02/2025) - anomalias em relação à normal 1991 - 2020:

T mín: 22,5 (+0,1)

T máx: 32,8 (+0,6)

Tm comp. 26,3 (+0,3)*

*há falha nos dados em alguns dias, deve ser alguns décimos a mais.

Um mês dentro da média na cidade, que deveria estar em tom de branco. O mapa não indicou tendência, não indicou direção, não indicou nada!

Isso pode parecer bobo por ser mais do mesmo do que alguns usuários vem falando aqui há anos (um "bug" do modelo), mas são esses mapas que circulam e desinformam pelas redes afora por serem "impressionantes", um "bug" de 7ºC para um local tropical. Por pouco, essa região não estaria abaixo da média.

Uma mentira repetida mil vezes vira verdade. 

Edited by LeoP
  • Like 14
  • Thanks 1
  • Confused 1

Em 24/02/2025 em 08:16, LucianoD disse:

Em 2010 que começou a se tornar comum ondas de calor, até mesmo fora do verão como agosto de 2012. Em 2013 voltou a fazer um verão muito agradável, mas compensado rapidamente por 2014. 

Coincidência ou não, foi justamente a partir de 2010 que esses veranicos prolongados se tornaram comuns no sudeste do Brasil durante o período chuvoso.

------

Manhã de bastante sol em São Paulo.

Já é possível notar alguns cúmulos (ainda bem fraco) surgindo no céu.

No momento, temos 27/28 graus com umidade na casa dos 60%.

Sobre os 35 graus previstos para março, acho difícil de se confirmar.

Como já comentaram, o europeu tem chutando o balde no médio prazo, tanto que até hoje não ocorreram os 37 graus indicados na semana retrasada.

------

Realmente, a noite foi bem animada por aqui ontem. O que um bloqueio atmosférico prolongado não faz com as pessoas?

Mas o ambiente nessa manhã está bom demais, com um alto nível até o momento, sem descambar para uma sala de aula de quinta série.

Que continue assim nos próximos dias!

• Like 7

Em 24/02/2025 em 00:11, marinhonani disse:

Rodrigo,tem notícias das estações em Palmas-PR, não estão aparecendo no estaçoesdobrasil.

Ontem formou um temporal perto de 18 h, escureceu em 10 minutos, vindo da direção nordeste, mas na área urbana caiu 1,1 mm, em áreas rurais daqui, na direção noroeste, divisa com MG, deve ter chovido uns 10 mm, foi a primeira chuva de fevereiro.

Hoje a tarde, choveu isolado em  2 cidades mineira uns 50 km daqui, Miraí e Limeira.

Amigo, a Internet lá tem sido um grande problema. Adquirimos uma starlink pra lá e assim que ela chegar a estação ficará online. Só mais alguns dias. 

Temos outras 2 estações Davis Pro2 em Palmas-PR pra serem instaladas, adquiridas por um fazendeiro de lá. 

Estamos escolhendo os locais. Assim ficaremos com 3 Davis Pro2 e uma Ecowitt lá 

• Like 7
  • Thanks 1

Em 23/02/2025 em 22:23, Eugenio De Marco disse:

A Nottus Meteorologia fez um alerta na sexta-feira acerca de frio significativo no outono-inverno 2025. 

A partir da 2° quinzena de março, já tende a entrar as primeiras massas de ar frio; no meio/final de abril a primeira onda de frio.

O David Moura também falou de uma possível forte onda de frio em Abril.

• Like 8

Em 23/02/2025 em 20:33, Caio César disse:

E tem tudo pra brigar pelo título.

Fevereiro até o momento.

cdas-all-brarg-tmp2m_anom_mtd_back_c-0312000.thumb.png.0e6631dd6a61f80b59ca913a5c893ea8.png

Até o final do mês e início de março.

ecmwf-deterministic-brarg-t2m_c_anom_7day-0916800.thumb.png.4981b022401ec887f8783ef4528db74a.png

Comparei a situação de várias cidades com o mapa de fevereiro até o momento e vi grandes discrepâncias. 

Previsão errada vá lá, desde que não seja erro absurdo. Mas mapa com dados de situação ocorrida é dose.

Goiânia-GO por exemplo tem uma média de 24.7°C em fevereiro. Se o mapa estivesse correto era para estarmos tendo um setembrão ou outubrão, o que claramente está bem longe.

E olha que a referência pra essas anomalias é a normal 91-20, que é a mais quente. 

• Like 7

Em 24/02/2025 em 11:10, LeoP disse:

Eu não entendo qual o problema destes modelos com o centro do BR. Não são só os mapas de previsão que colocam uns troço maluco ali para aquela área, mas as análises também. Por padrão eu não levo a sério esses mapas de temperatura pro Brasil tropical, no máximo eu enxergo tendências, mas até isso vou reconsiderar a partir de agora.

Quando vi esse mapa, logo desconfiei. Peguei a estação automática do INMET da cidade de Peixes - TO (A018), que tá bem ali naquela manchinha vermelho-escuro/vinho no mapa, que seria a área mais quente do continente considerando anomalias de +8°C.

cdas-all-brarg-tmp2m_anom_mtd_back_c-0312000.thumb.png.0e6631dd6a61f80b59ca913a5c893ea8.png.87205f24f8dd74794c6f3a0bbe0616ef.png

Peixes - TO (01 - 24/02/2025) - anomalias em relação à normal 1991 - 2020:

T mín: 22,5 (+0,1)

T máx: 32,8 (+0,6)

Tm comp. 26,3 (+0,3)*

*há falha nos dados em alguns dias, deve ser alguns décimos a mais.

Um mês dentro da média na cidade, que deveria estar em tom de branco. O mapa não indicou tendência, não indicou direção, não indicou nada!

Isso pode parecer bobo por ser mais do mesmo do que alguns usuários vem falando aqui há anos (um "bug" do modelo), mas são esses mapas que circulam e desinformam pelas redes afora por serem "impressionantes", um "bug" de 7ºC para um local tropical. Por pouco, essa região não estaria abaixo da média.

Uma mentira repetida mil vezes vira verdade. 

Não sei dizer se o mapa tem a intenção de mentir, pode ser erro de cálculo ou um bug. Mas essas questões levantam a dúvida se outras regiões do planeta não teriam esse mesmo tipo de situação, com distorções na proporção das anomalias. Longe de ser negacionista, muito longe de mim...mas precisamos sempre ter cautela com essas reanálises e previsões de longo prazo.

• Like 7
  • Thanks 4

Em 24/02/2025 em 14:54, Marcos disse:

Aqui 35,1° com 45%. Não há refresco no fim da grade nas previsões. E ainda por cima tem o carnaval no meio pra piorar tudo.

Vai ser duro passar esses dias. É o fundo do poço.

Não zoando, nem bancando o advinhador, mas é daí pra pior daqui pra frente.

• Like 4
  • Sad 3

Boa tarde! Vou relatando o tempo em Buenos Aires nas últimas duas semanas. Começo pelo dia 11/02:

Mínima: 16,7°C
Máxima: 31,2°C
Chuva: 11 mm

Depois dos 38,5°C do dia anterior (segunda maior temperatura da história para fevereiro), a madrugada começou muito quente, com 29°C. O vento virou por volta das 2h, mas a temperatura não caiu muito, só até uns 24°C. No começo da manha, pancada de chuva e boa queda de temperatura, pra 16°C. Durante o dia, tempo nublado, chuvas fracas e temperatura agradável, na faixa de 25°C. A máxima foi registrada às 21h do dia anterior, quando começou o dia meteorológico.

• Like 7

SÃO PAULO PODERÁ CHEGAR COM 1/3 DE MARÇO COM ANOMALIA DE +3ºC, COM A PREVISÃO DO "THE WEATHER CHANNEL"

SE CONFIRMANDO ISSO, DIFICILMENTE MARÇO TERMINARÁ ABAIXO DA MÉDIA, OU MESMO NA MÉDIA EM SP, EXCETO SE VIER UMA AMPLA E FORTE MASSA DE AR POLAR, O QUE NÃO ME PARECE VIÁVEL POR ENQUANTO. 

E ASSIM MARÇO EM SÃO PAULO JÁ PRATICAMENTE JÁ TEM 1 PÉ E MEIO NA SEPULTURA.

254712009_WhatsAppImage2025-02-24at00_33_02.thumb.jpeg.d42c41889f10305c4bceb3a59d188834.jpeg

• Like 3
  • Sad 6

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.