Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2024


Renan
 Share

Recommended Posts

Em 11/05/2024 em 08:49, Carlos Campos disse:

Recordar é viv.. sofrer 

Eu passeando alegremente na manhã de 24/7/2013 nos arredores da vila, com -4,2°C de mínima na estação.

No dia anterior a máxima na minha estação atingiu apenas 4,6°C

Polish_20240511_084139926.jpg.1ef4d6cb531554a6adb193d95c6d8a81.jpg

Até mesmo as copas dos pinheiros branquearam, @SandroAlex morra de inveja, vc estava em Jaraguá do Sul kkk

 

Estava em Jaraguá do Sul e por incrível que pareça naquela época não tinha o menor interesse no clima! Kkkk... Tanto que quanto me disseram que nevou no "mundo inteiro" eu custei a acreditar até ver na TV.

 

Nesse dia fez muito frio em Jaraguá com -0,9°C de mínima e eu pego desprevenido quase congelei indo de Biz para o trabalho kkkk...

  • Like 7
  • Haha 9
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 09:03, SandroAlex disse:

Estava em Jaraguá do Sul e por incrível que pareça naquela época não tinha o menor interesse no clima! Kkkk... Tanto que quanto me disseram que nevou no "mundo inteiro" eu custei a acreditar até ver na TV.

 

Nesse dia fez muito frio em Jaraguá com -0,9°C de mínima e eu pego desprevenido quase congelei indo de Biz para o trabalho kkkk...

Lembro desse relato, Sandro 

Qual foi o momento exato q vc percebeu q "clima é a melhor coisa q existe" como passaTEMPO?

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Aurora boreal, no caso de nós hemisfério sul, aurora austral, foi vista ontem no Chuí, ponto mais meridional do Brasil e no Uruguai, de tão forte que foi. 

A maior tempestade solar dos últimos 20 anos. 

https://www.abcmais.com/mundo/maior-tempestade-solar-em-20-anos-faz-aurora-austral-ser-vista-da-fronteira-do-brasil-com-uruguai/

  • Like 8
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 09:01, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Bom dia...

Realmente impressionante como os modelos estão perturbados, completamente confusos, principalmente o euro que eu jamais imaginaria que falaria isso... Como disse o @SandroAlex cada rodada é uma novidade, inclusive a apenas 120h o ECMWF e o GFS projetam trajetórias da possível MP totalmente divergentes mas por incrível que pareça o americano parece estar um pouco mais estabilizando mas sei lá, tô confuso e quando a gente mentaliza algum padrão mostrado pelo modelo na rodada seguinte o mesmo vai lá e muda tudo... Sei que dia 14 e 15 é meio consolidado o refresco aqui em SP mas depois disso acho que nem a mãe Dináh conseguiria prever... 

Na verdade, estou achando os modelos bem estáveis. Tanto GFS quanto Euro mostram um peidinho polar dia 14 e depois inferno até o final da grade.

  • Like 6
  • Thanks 1
  • Haha 3
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 13:55, Daniel Lisboa disse:

Na verdade, estou achando os modelos bem estáveis. Tanto GFS quanto Euro mostram um peidinho polar dia 14 e depois inferno até o final da grade.

Realmente até dia 14, 15 eles estão de fato bem estáveis e depois disso é que começam a divergir e variar muito de rodada a rodada... Agora na 12Z o GFS projeta no finaaaalll da grade uma que parece ser nova onda de calor onde nenhuma região escaparia e que parece ser pior que a de agora em termos de intensidade... O que me ALIVIA e não me deixa tão angustiado é que é finalzinho de grade e ao meu ver e de muita gente a instabilidade dos modelos tem sido uma constante nos últimos tempos... A 12z de hj no final da grade veio simplesmente o contrário da de ontem que mostrava um período de temperaturas mais abaixo da média, então ao meu ver a instabilidade é total nos modelos... Para se ter certeza de algo só com 48h e olhe lá do jeito que as coisas andam ....

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 7
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA a umidade está estratosférica! Tinha nevoeiro até lá pelas 9h aqui onde moro, mas agora as nuvens estão pegando nos prédios mais altos do entorno. Acredito que o teto esteja em 100 m, no máximo 150!

 

Faz 19,1° com 97% (meu higrômetro não bate mais 99% com há alguns meses atrás). Temperatura subindo lentamente. Mal sinal.

 

Vídeo que fiz na Zona Sul agora de manhã até quase 13h.

 

 

  • Like 6
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 15:32, Marcos disse:

Aqui em POA a umidade está estratosférica! Tinha nevoeiro até lá pelas 9h aqui onde moro, mas agora as nuvens estão pegando nos prédios mais altos do entorno. Acredito que o teto esteja em 100 m, no máximo 150!

 

Faz 19,1° com 97% (meu higrômetro não bate mais 99% com há alguns meses atrás). Temperatura subindo lentamente. Mal sinal.

 

 

Mesma inhaca por aqui. Será que esse aumento gradual de temperatura pode alimentar novos núcleos de instabilidades?

Ontem, mesmo com boa parte da tarde em torno de 17 a 18 graus, veio um núcleo bem isolado com raios perto do começo da noite em Canoas. 

  • Like 6
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 10:13, Carlos Campos disse:

Lembro desse relato, Sandro 

Qual foi o momento exato q vc percebeu q "clima é a melhor coisa q existe" como passaTEMPO?

Foi quando eu descobri que a terra é redonda. Kkkkk... Brincadeira... Por incrível que pareça foi duvidando da temperatura que o aplicativo de meu celular mostrava com o que eu realmente estava sentindo.

 

Quando comecei a trabalhar em SBS em vinha e voltava de Jaraguá. Fiz isso por um ano e meio. E lembro que eu olhava no app para ver a temperatura em SBS e escolher que roupa colocar (pra quem não sabe de Jaraguá p SBS tem dias que chega a uns 8°C de diferença). E havia uns dias que o app marcava mínima de 4, 5°C e eu chegava em SBS com os jardins brancos de geada. Então comecei a pesquisar como funcionava a previsão do tempo e  etc e etc... Até o dia que encontrei o BAZ! O resto da história vcs já sabem!

 

Edited by SandroAlex
  • Like 14
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

A situação está tão ruim e tão desoladora que até o Coutinho está admitindo que vai ser difícil fazer algum frio nos próximos meses!

Acredito que até aquele baziano muito otimista (se eu não me engano, o Moisés Alexandre) deve estar concordando com o nosso inverno não será lá aquelas coisas.

Que situação!

-----

Após 2 dias de "alívio", estamos voltando a ter uma noite quente aqui em São Paulo.

No momento, temos 26/27 graus nas áreas mais quentes da cidade.

 

Durante à tarde, chegamos a ter alguns cúmulos (longe de ameaçarem qualquer chuva).

Além disso, houve a presença de alguns cirrus.

 

Mas agora, o céu está limpo.

1013928791_Capturadetela2024-05-11183203.thumb.jpg.166ec5682895be119ec2a6fce95d7790.jpg

 

Os dados dos aeroportos registram ventos continentais (nada de infiltração marítima).

Edited by Daniel85
  • Like 5
  • Thanks 1
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 18:13, atiliogobbo disse:

No vídeo da La Nina de hoje até o Coutinho já admitiu que vai continuar o calor e o frio vai atrasar no centro do país, isso se vier algum frio.

 

Meldelz desbanem o matheus Vinicius por favor e vamos nos unir a ele e reclamar juntos f*d*-se que ele mandou todo mundo se f*d*r agora eh hora de uniao tamo tudo f*d*d*

 

Volta MV!!!

  • Like 1
  • Thanks 1
  • Haha 13
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 15:07, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Realmente até dia 14, 15 eles estão de fato bem estáveis e depois disso é que começam a divergir e variar muito de rodada a rodada... Agora na 12Z o GFS projeta no finaaaalll da grade uma que parece ser nova onda de calor onde nenhuma região escaparia e que parece ser pior que a de agora em termos de intensidade... O que me ALIVIA e não me deixa tão angustiado é que é finalzinho de grade e ao meu ver e de muita gente a instabilidade dos modelos tem sido uma constante nos últimos tempos... A 12z de hj no final da grade veio simplesmente o contrário da de ontem que mostrava um período de temperaturas mais abaixo da média, então ao meu ver a instabilidade é total nos modelos... Para se ter certeza de algo só com 48h e olhe lá do jeito que as coisas andam ....

 

Ilustrando esse horror dos horroes previsto pelo modelo.

 

850 hpa

gfs_T850a_samer_62.thumb.png.4d2bba662d31c2cbf7388e3def32abcc.png

 

 

Superfície

gfs_T2ma_samer_62.thumb.png.c16ab66215db12fe60d0ea4e7514a916.png

  • Like 1
  • Sad 22
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 18:25, Edison Bocorny Jr disse:

Até diminuiu o frio na serra e planalto sul em relação a rodada anterior.

 

Sim. Tudo muito instável. E volta o calor em pleno final do Maio, com calor ainda ao menos até parte do RS (não olhei o sul)...

 

É impressionante!

Edited by Moretão
  • Like 1
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Cara sinceramente vou até parar de olhar os ensembles, prognóstico horrível em todos os sentidos, eu queria estar errado mas está TUDO caminhando pra o que falei no começo do mês, é sério, EU QUERIA ESTAR ERRADO.....

Só mais do mesmo, volumes exorbitantes de chuva no sul, infelizmente justamente no RS mas também respigando pro Uruguai, SC e o PR de 25°S pra baixo, e claro, todo mundo acima da média, seja de forma "sensacionalista" ou de forma mais moderada, pela última saída do CFS, nem o Uruguai deve ter médias normais, embora ainda faça frio, ainda será intercalado com períodos que devem prejudicar a média por lá também... Simplesmente inacreditável, que escárnio.
Pra quem duvida, só olhar os Ensembles do GEPS (GEM), EPS (Euro) e GEFS (GFS), os climáticos semanais NMME e CFS tb estão horríveis. Tenho 100% de ciência que outros anos em que tudo indicava um inverno ruim, surpreenderam de alguma forma ou outra, no exemplo 2013, porém esse ano é diferente, a "porteira" de ar polar está fechada e deve permanecer assim até metade de Junho, não está faltando ar polar só por aqui, todo o hemisfério sul está enfrentando temperaturas acima do normal pra época, a exceção é o sul da Argentina e Chile pois estes já estão além do subtropical e temperado. Segunda quinzena de Junho deve ter algo mais interessante e possivelmente Julho siga um ritmo mais normal mas ainda está muito aberto o cenário.

  • Like 5
  • Thanks 1
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Acho que se a previsão de falta de frio se confirmar, o Mirante terá bem mais de 200 horas de sol neste mês. 

 

Falta de frio aqui neste mês também significa falta de chuva e excesso de sol. Acho que o mês só terá no máximo um evento de chuva mas que não deve ser grande coisa e o mês seria extremamente seco. 

Edited by Darley
  • Like 5
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 15:56, Eclipse POA disse:

 

 

Mesma inhaca por aqui. Será que esse aumento gradual de temperatura pode alimentar novos núcleos de instabilidades?

Ontem, mesmo com boa parte da tarde em torno de 17 a 18 graus, veio um núcleo bem isolado com raios perto do começo da noite em Canoas. 

 

Sim. Aquecimento com chuva é sinal de injeção de calor.

 

Agora faz 18,7° com 97%. Tem nevoeiro no topo dos prédios aqui perto de casa. O teto está em 100 m ou menos. 

  • Like 7
  • Thanks 2
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Outro dia de chuva moderada com extremas de 15.8/18.7 graus.

Amanhã deve chover em torno de 50 mm, reduzindo na segunda e abrindo sol na terça feira, com acentuado declínio da temperatura.

Após esta onda de frio, no dia vinte e poucos já sinaliza calor aqui de 30 graus.

Vai dar praia e a população triplicou lá no litoral norte, pois quem tem casa ou AP, está fugindo da calamidade da RM POA, serra e cidades do interior duramente atingidos para lá.

Screenshot_20240511-203256~2.png

  • Like 5
  • Thanks 1
  • Confused 1
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

É, realmente as coisas estão bem difíceis para este mês, tá um parto para uma MP conseguir chegar mesmo no leste de SP... FELIZMENTE a 18z meio que retirou aquela loucura de uma nova e extensa onda de calor aterradora do final da grade, mostra agora um cenário um pouco mais brando e mais restrito em termos de abrangência... Bom, senti uma leve melhora do Euro (bem leve) e do GFS em suas últimas rodadas, especialmente do GFS em sua rodada 18z e mostra em 186h um desenho que achei até interessante:

1260310287_Screenshot_20240511-2027342.thumb.png.a6b1fc4d0dbc26aab7f0d695c24ad550.png

Um maior aprofundamento dessa baixa na altura do litoral gaúcho empurrando mais a Alta Polar e teríamos quem sabe o avanço mais significativo da mesma pelo sudeste  e a quebra total desse padrão de bloqueio... 

 

850hPa:

626558023_Screenshot_20240511-2040392.thumb.png.f6f1afaf8388d570fba00ad66e5ae114.png

 

Superfície:

763262442_Screenshot_20240511-2028582.thumb.png.aa60569441aacd9acbd9c0aa440a177f.png

Isso em 186HS!

 

Pode ser que na próxima suma esse quadro e volte a piorar todo o cenário mas... Sei lá... A tal da esperança 🍀... 

Seguimos acompanhando...

 

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 13
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

*MAIO 24 - DESVIOS (11 DIAS)*

 

02,7 (-2,2) Bariloche 
15,7 (+0,2) Buenos Aires
21,0 (+4,1) Porto Alegre
18,6 (+4,5) Caxias do Sul
20,8 (+4,8) Santa Maria
23,8 (+4,6) Florianópolis
14,7 (+5,5) Morro da Igreja
17,2 (+5,7) São Joaquim
19,1 (+6,0) Lages
22,5 (+6,6) Chapecó 
22,7 (+7,6) Curitiba
27,0 (+7,6) Maringá 
25,0 (+6,8) São Paulo 
26,5 (+4,5) Rio de Janeiro 
24,2 (+3,7) Belo Horizonte 
24,3 (+2,3) Goiânia 
22,0 (+1,7) Brasília
26,7 (+5,2) Campo Grande
30,0 (+5,3) Cuiabá

 

81/10

  • Like 8
  • Thanks 1
  • Sad 11
Link to comment
Share on other sites

Olha eu também tô bem desanimado, mas calma né galera, não vamos jogar a toalha assim, ainda tem muita água pra passar debaixo dessa ponte! Julho de 2022 também tinha um bloqueio interminável e todos já tinham decretado o fim do inverno, mas aí veio Agosto e Setembro que nos surpreenderam positivamente. No famigerado ano 2000, até o mês de Maio também tava tudo bem acima da média, e o resto da história já sabem. Enfim, não vamos entregar os pontos assim. A atmosfera aos poucos vai começar a responder a neutralidade e depois à La Nina. Temos que ter paciência…

  • Like 6
  • Thanks 4
  • Confused 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 10:13, Carlos Campos disse:

Lembro desse relato, Sandro 

Qual foi o momento exato q vc percebeu q "clima é a melhor coisa q existe" como passaTEMPO?

 

hj em dia pra mim o clima virou passaRAIVA

 

 

  

Em 11/05/2024 em 22:26, Carlos Dias disse:

*MAIO 24 - DESVIOS (11 DIAS)*

 

02,7 (-2,2) Bariloche 
15,7 (+0,2) Buenos Aires
21,0 (+4,1) Porto Alegre
18,6 (+4,5) Caxias do Sul
20,8 (+4,8) Santa Maria
23,8 (+4,6) Florianópolis
14,7 (+5,5) Morro da Igreja
17,2 (+5,7) São Joaquim
19,1 (+6,0) Lages
22,5 (+6,6) Chapecó 
22,7 (+7,6) Curitiba
27,0 (+7,6) Maringá 
25,0 (+6,8) São Paulo 
26,5 (+4,5) Rio de Janeiro 
24,2 (+3,7) Belo Horizonte 
24,3 (+2,3) Goiânia 
22,0 (+1,7) Brasília
26,7 (+5,2) Campo Grande
30,0 (+5,3) Cuiabá

 

81/10

 

 

#partiuBariloche

 

Edited by Eclipse POA
  • Like 3
  • Haha 6
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Outro dia medíocre , com a variação padrão para este “MaiHorror” : 15,1C / 30,8C

 

Eu tenho a impressão de que o mês já tem umas 7 semanas … e ainda é dia 11 ! Tudo que é ruim…dura muito ! 
 

Agora 18,1C com 95%. Amanhã cedo, rumo a mais uma mínima na casa dos 15,x graus ! 🥱😴😴😴😴😴😴

  • Like 5
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 07:25, SandroAlex disse:

Impressionante como os modelos estão pirados! O Euro mesmo a cada rodada é uma novidade. Agora picotou o "frio" em vários intervalos e ainda coloca chuvarada pra semana que vem. Se alguém me perguntar a previsão vou dizer: "Não sei filho! Olha para o céu e espera o que vai vir!"

 

 

Como as pessoas sabem que acompanho meteorologia ficam me perguntando quando vai chover, quando vai fazer frio,  que calor absurdo é este em Maio, que chuvarada absurda é está no RS, o que está acontecendo? 

 

 

Diante de tanta instabilidade dos modelos tenho respondido algo muito parecido com isso

Tenho respondido muito, não sei, acho que semana que vem, talvez mês que vem, não tem nada certo, vai olhando para o céu e vendo o que acontece.

  • Like 4
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 18:13, atiliogobbo disse:

No vídeo da La Nina de hoje até o Coutinho já admitiu que vai continuar o calor e o frio vai atrasar no centro do país, isso se vier algum frio.


Bom, se até o Coutinho jogou a toalha para Maio, então pode ter certeza mesmo de que não adianta alimentar esperanças de algo ! Eu ainda acho que a situação só melhora mesmo a partir de Julho. 

  • Like 8
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 22:32, Wagner97 disse:

Olha eu também tô bem desanimado, mas calma né galera, não vamos jogar a toalha assim, ainda tem muita água pra passar debaixo dessa ponte! Julho de 2022 também tinha um bloqueio interminável e todos já tinham decretado o fim do inverno, mas aí veio Agosto e Setembro que nos surpreenderam positivamente. No famigerado ano 2000, até o mês de Maio também tava tudo bem acima da média, e o resto da história já sabem. Enfim, não vamos entregar os pontos assim. A atmosfera aos poucos vai começar a responder a neutralidade e depois à La Nina. Temos que ter paciência…

Deus te ouça e sim acredito nisso teve muito inverno tardio me parece que este será 1

O ruim é que diferente destes anos citados não tivemos tanta anomalia positiva e chuva absurda no RS.

Se este evento de chuva da semana que vem falhar em Sp e depois voltar a sequência de calor como os modelos.andam flertando Maio correria um risco de passar zerado no Mirante o que seria inédito 

Outra coisa é que se este calor do fim do mês se concretizar Junho corre o risco de perder como o último mês sem 30° 

Já disse aqui que acho este recorde de Junho em SP bem frágil nos dias atuais 

  • Like 5
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de sol forte e calor no Rio, amanhecemos com 23 graus aqui no cachambi, porém sol brilhando forte já faz 27 graus, essa semana tem previsão de chuva o que é um alívio na 3a e 4a feira porém a temperatura máxima deve ficar na média para maio olha isso nada de frio e na 5a já volta calor contudo isso mostra a dificuldade de romper o bloqueio atmosférico.

  • Like 6
  • Thanks 1
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Surpreso com o volume de chuva que caiu na Zona Norte de Natal, especialmente no bairro Pajuçara. Aqui em casa deve ter chovido uns 20 mm apenas.

image.png.9ab914a2e51b41b48acee114bab9cb43.png

 

Maio em Natal tá sendo de pancadas isoladas de chuva, tendo acumulado até agora por volta de 40 mm (INMET UFRN). Não chega a ser horrível, mas é bem abaixo da média para os 12 primeiros dias do mês, que é de 92,6 mm.

Edited by Alexandre M
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 11/05/2024 em 23:26, Renan disse:

 Amanhã cedo, rumo a mais uma mínima na casa dos 15,x graus ! 🥱😴😴😴😴😴😴


Mínima de 15,5C hoje cedo. Qual é a novidade ? Fácil demais de acertar, hehehe ! 
 

Vamos a mais uma máxima ao redor dos 30 graus hoje. Segue o verão estendido (o verão mais longo da história). 

  • Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Em 12/05/2024 em 00:08, Felipe F disse:

Novamente chove muito forte e com grandes acumulados como era previsto no RS.

Hoje (domingo) deve ser um dia bem caótico e perigoso para o estado, com altíssimo risco de deslizamentos de terra. 

 

 

 

Tivemos algum evento/bloqueio ao redor do mundo recentemente que fosse tão bizarro e fora da casinha como esse nosso e suas consequências? Já tá começando a parecer que estamos vivendo em uma distopia sem fim. 

  • Like 5
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

PORTO ALEGRE - SÉRIE INMET  (1913-2024)

 

MAIORES VALORES DE CHUVA EM MAIO - ATÉ HOJE
1941 - 405,5mm 
2024 - 306,5mm 
1942 - 294,7mm 
1984 - 268,6mm 
2019 - 245,1mm 


MAIORES VALORES DE CHUVA - ABRIL E MAIO SOMADOS - ATÉ HOJE
1941 - 792,1mm
2024 - 528,4mm
1984 - 512,7mm
2019 - 486,2mm
1940 - 386,6mm

 

  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 12/05/2024 em 12:24, RafaelBHZ disse:

 

Tivemos algum evento/bloqueio ao redor do mundo recentemente que fosse tão bizarro e fora da casinha como esse nosso e suas consequências? Já tá começando a parecer que estamos vivendo em uma distopia sem fim. 

 

A região de Turpan China,teve anomalias brutais no verão e parte do Outono, a onda de calor na região foi épica e muito prolongada. De todos os lugares que eu acompanhei no mundo, essa região foi super atingida.

Edited by Juzinho
  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

SÃO PAULO - MIRANTE DE SANTANA (1943-2024)

 

MAIORES MÁXIMAS EM MAIO - ATÉ HOJE

32,6ºC - 05/05/2024 (A)

32,4ºC - 04/05/2024 (A)

31,9ºC - 03/05/2024  (A)

31,7ºC - 03/05/2001 - 07/05/2024 (A)

31,5ºC - 09/05/2024 (A)

31,3ºC - 02/05/2024 (A)

31,0ºC - 01/05/2024 (A)

30,9ºC - 06/05/2024 (A)
30,8ºC - 07/05/2010 (A)

30,7ºC - 02/05/2001

30,5ºC - 08/05/2024 (A)

30,2ºC - 05/05/2018 (A)

30,1ºC - 01/05/2003 - 11/05/2024 (A)

30,0ºC - 22/05/1943

29,8ºC - 02/05/1997


(A) - ESTAÇÃO AUTOMÁTICA

  • Like 10
  • Thanks 2
  • Sad 11
Link to comment
Share on other sites

Em 12/05/2024 em 12:24, RafaelBHZ disse:

 

Tivemos algum evento/bloqueio ao redor do mundo recentemente que fosse tão bizarro e fora da casinha como esse nosso e suas consequências? Já tá começando a parecer que estamos vivendo em uma distopia sem fim. 

A China teve uma onda de calor brutal e prolongada ano passado, durando vários meses, foi provavelmente a pior onda de calor já registrada no planeta.

 

Mais recentemente parte da Europa também teve anomalias absurdas por mais de 1 mês, mas como foi no inverno deles não se deu tanto destaque.

 

Nesse exato momento o México passa por uma severa onda de calor também, que já dura várias semanas e o recorde de máxima absoluta da Cidade do México já caiu 2 vezes nesse espaço de tempo.

  • Like 3
  • Thanks 3
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Em 12/05/2024 em 12:24, RafaelBHZ disse:

 

Tivemos algum evento/bloqueio ao redor do mundo recentemente que fosse tão bizarro e fora da casinha como esse nosso e suas consequências? Já tá começando a parecer que estamos vivendo em uma distopia sem fim. 

 

Acredito que vários. Aquelas anomalias mensais de +7/+8C na Europa recentemente significam basicamente onda de calor (5ºC acima da média) o mês inteiro. Um colega que mora em Budapeste relatou lá no tópico da Europa que algum mês do inverno deles, que não me lembro qual, não teve nenhuma frente fria e as máximas estiveram perto do recorde histórico várias vezes. Acredito que isso chega a ser mais trágico que aqui por se tratar de uma região de maior dinamismo. 

 

Tem os exemplos citados pelos colegas e destaco também os quase 50ºC do Canadá uns anos atrás - que não sei se a onda de calor foi duradoura ou não - mas que quebrou o recorde anterior com uma margem larga.

 

Essa situação deve ter acontecido em 1941 também, só que agora intensificada. Acredito que todos os eventos tendem a ser assim daqui pra frente. Quando houver la niña, seriam os efeitos dela mais potencializados também?

 

----------------

 

Mínima hoje de 18,4ºC na Pampulha. Previsão de uma muito ligeira redução de temperatura em meados da semana e a manutenção de um padrão típico de meados de abril até o fim da grade, com mínimas de 16/18 e máximas na casa dos 28/29 graus.

Edited by LeoP
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.