Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2023


jrmartinisp
 Share

Recommended Posts

Em 07/12/2023 em 19:29, SandroAlex disse:

 

E veio...

 

IMG_20231207_165253268.thumb.jpg.84155612c96ec3886357ef68ba33de13.jpg

 

E ficou escuro...

 

IMG_20231207_165014752.thumb.jpg.c25724ac42ba95eef4dedfc899e1204b.jpg

 

E deu uns ventos maneiros... E choveu quase nada! Só pirotecnia...

 

 

 

Que céu espetacular!

Aqui teve chuva muito forte em algumas áreas, principalmente no lado sul da área metropolitana.

Vídeo do Clima ao Vivo durante a tarde em Curitiba:

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2023 em 06:38, Renan disse:


Finalmente o RS vai enfrentar uma onda de calor digna ? Na torcida …

 

Nesse mesmo período da possível onda de calor aí , aqui ficaria ainda mais seco e a falta de chuva vai se agravando em MG. Meu Deus…. 

 

 

Quanta inveja menino, teu deus tá vendo hein kkkkkkkkkkkkk

 

 

Por aqui refresco. Obrigado, frente fria!😍

  • Like 4
  • Haha 6
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2023 em 09:12, Eclipse POA disse:

 

 

Quanta inveja menino, teu deus tá vendo hein kkkkkkkkkkkkk

 

 

Por aqui refresco. Obrigado, frente fria!😍

 

Convenhamos que está sendo injusto ...O Brasil todo torrando desde Agosto...e vocês vendo tudo de camarote hehe .

Estou na torcida também. 

  • Like 4
  • Haha 6
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Dia começando mais uma vez quente aqui no RJ, porém nublado.

Ontem a noite tava simplesmente insuportável. Eu estava sentado no sofá, com ventilado encima de mim e mesmo assim estava suando. Meu termômetro marcava 30º. Isso as 23:00 horas. Acho que foi o pré-frontal, já que hoje o tempo muda com a chegada de uma frente fria, com potencial de chuvas fortes e trovoadas. Vamos esperar. 

  • Like 6
  • Haha 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2023 em 09:34, Juzinho disse:

 

Convenhamos que está sendo injusto ...O Brasil todo torrando desde Agosto...e vocês vendo tudo de camarote hehe .

Estou na torcida também. 

E as enchentes históricas e catastróficas com prejuízos incalculáveis?

Muitas pessoas perderam tudo, casas, carros, prejuízos incalculáveis.

Apenas uma enchente vitimou 51 pessoas numa região aqui do RS.

Isto não seria nada legal para o resto do Brasil.

O por isto de tantas amenidades aqui.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 3
  • Thanks 2
  • Confused 2
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2023 em 12:38, Edison Bocorny Jr disse:

E as enchentes históricas e catastróficas com prejuízos incalculáveis?

Muitas pessoas perderam tudo, casas, carros, prejuízos incalculáveis.

Apenas uma enchente vitimou 51 pessoas numa região aqui do RS.

Isto não seria nada legal para o resto do Brasil.

O por isto de tanta amenidades aqui.

 

Exatamente, esse pessoal que fica com esse papinho sem noção de "que eles torrem tbm já que a gente tá torrando" (o que por si só já é ridículo) se esqueceu de todos os transtornos que tivemos com as chuvaradas, enchentes e outras tragédias. Tem coisas que são tão ridículas que não dá pra entender. 

 

  • Like 2
  • Thanks 1
  • Confused 3
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Ontem a chance de quarentar em Cuiabá pela primeira vez em dezembro foi literalmente por água abaixo, a máxima chegou a 39,2 C na convencional e 39,3 C na automática, estava perto, quando uma chuva após às duas horas da tarde derrubou a temperatura pra 26,5 C antes das três horas, e o resto da tarde ficou abaixou dos 30 C, uma outra chuva durante a noite derrubou a mínima pra 24,7 C hoje, na última atualização do INMET 33,2 C de instantâneo às 11 horas com 33,3 C de máxima, a convencional registrou 39,4 C em 1 de dezembro, nesse dia choveu no final da tarde, mas o tempo já mudou mais cedo, por isso não temos 40 C ou mais em Cuiabá em dezembro, e a possiblidade de ocorrer diminui com a consolidação das chuvas. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Quais capitais do Brasil já ultrapassaram 40 C no mês de dezembro? Só Porto Alegre e Rio de Janeiro? Cuiabá estava chegando perto, mas a chuva frustrou. A dinâmica das chuvas impede temperaturas muito altas na maior parte do País durante o verão propriamente dito, o verão térmico no Brasil Central é entre agosto e outubro/novembro. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Essa "fumaça" no estacionamento são os bancos de neblina que de quando em quando adentram a cidade:

 

20231208_132301-ANIMATION.gif.53b59c2a326ebb03ef8fa55040baf400.gif

 

Na primavera e verão, especialmente nos dias mais abafados, a neblina parece aquelas fumaças de balada. Me arrisco a comparar com um emaranhado de teias de aranha ou um algodão doce voador kkkkk... Queria saber pq tem essa diferença nessa época do ano...

Edited by SandroAlex
  • Like 7
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Vou relatando aqui o tempo nos últimos dias em Buenos Aires:

Sexta (01/12):
Mínima: 20,7°C
Máxima: 29°C
Chuva: 34 mm

Tivemos uma madrugada muito quente, com mínima nao baixando de 24,4°C. Amanheceu, a temperatura comecou a disparar e chegamos a quase 30°C às 10h. Foi quando as instabilidades comecaram a chegar, com chuva forte e atividade elétrica, principalmente até o comeco da tarde. Vários voos foram desviados. Essa chuva também atingiu Montevideo, Uruguai, com alagamentos e complicacoes.

Pelo país, várias cidades registraram sensacao térmica acima de 40°C. No caso de Santa Fe, algumas cidades se aproximaram dos 50°C de sensacao. Esta era a situacao às 15h:
image.png.42859ff6a560c3e430749cc35fdf86e6.png

No extremo sul, uma situacao pouco comum: TROVOADAS em USHUAIA:
image.png.21e6d6829092de67e719109131f1d5c7.png

image.png.5b1ef57543ad44b61bbfd8f4202c4108.png

Fonte: OFIMET Argentina e SMN

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Domingo (03/12):
Mínima: 14°C
Máxima: 25,2°C
Chuva: 2,7 mm

A máxima foi registrada às 21h de sábado. Depois, o vento virou com a chegada de uma frente fria e a temperatura desabou. O domingo foi nublado, com momentos de chuva fraca, vento e FRIO: a máxima diurna foi de apenas 18,1°C!

Pela provincia de Buenos Aires, chegamos a ter mínimas SUB-5°C:
3°C - Tres Arroyos
3,3°C - Pigüé
3,6°C - Coronel Juarez
3,8°C - Bahía Blanca
3,8°C - Benito Juárez

  • Like 6
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 07/12/2023 em 23:16, Eclipse POA disse:

Canoas - tempo.com

 

image.png.694ae72be2af33bc36ceb30ed552b50a.png

 

image.png.7c23a9f863913319f5d95b5938c9bede.png

 

 

 

 

Essa desgraça já é esperada em algum momento em dezembro, geralmente no período entre o Natal e o Ano Novo. Mas sendo uns dias de calorão e depois passando vá lá (ainda que seja horrível). O problema é ter calorão e ver que não há alívio na previsão. Isso sim é deprimente. 

 

Se essa previsão de confirmar e vier uma mp razoável mais ou fim do mês, dezembro deve fechar abaixo da média.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Terca (05/12):
Mínima: 16,3°C
Máxima: 24,2°C
Chuva: 19 mm (entre 9h de terca e 9h de quarta)

Caíram algumas gotas de madrugada em Buenos Aires, sem acumular. O dia teve sol entre nuvens, mas à tarde o tempo fechou pra valer, ficou escuro e chuvoso. Chegamos à metade da média pluviométrica para dezembro.

O destaque pelo país é a NEVE que caiu em Ushuaia:

 

  • Like 5
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

Ontem:
Mínima: 16,5°C
Máxima: 25,5°C

Buenos Aires teve manha nublada e sol à tarde, com temperatura agradável.

Em Formosa, 167 mm em 24 horas, recorde para dezembro. Novembro já tinha registrado 472 mm lá (também recorde) e nos últimos 40 dias já sao 670 mm (Fonte: OFIMET Argentina, com dados do SMN).

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2023 em 12:48, Eclipse POA disse:

 

Exatamente, esse pessoal que fica com esse papinho sem noção de "que eles torrem tbm já que a gente tá torrando" (o que por si só já é ridículo) se esqueceu de todos os transtornos que tivemos com as chuvaradas, enchentes e outras tragédias. Tem coisas que são tão ridículas que não dá pra entender. 

 

 

Por isso mesmo a torcida pelo calor, oras. Se houver alguns dias bem quentes e secos, amenizaria o problema das enchentes por aí. Eu não quero que os outros sofram o que eu sofri, quero o bem para todo mundo. PAZ.

  • Like 6
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2023 em 12:48, Eclipse POA disse:

 

Exatamente, esse pessoal que fica com esse papinho sem noção de "que eles torrem tbm já que a gente tá torrando" (o que por si só já é ridículo) se esqueceu de todos os transtornos que tivemos com as chuvaradas, enchentes e outras tragédias. Tem coisas que são tão ridículas que não dá pra entender. 

 

O loko amigos ...calma , foi apenas uma brincadeira.

Fiquem tranquilos que eu não faço mais isso aqui .

Não sabia que ia pegar tão mal .

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2023 em 14:48, Renan disse:

 

Por isso mesmo a torcida pelo calor, oras. Se houver alguns dias bem quentes e secos, amenizaria o problema das enchentes por aí. Eu não quero que os outros sofram o que eu sofri, quero o bem para todo mundo. PAZ.

 

Aham. Vou fingir que eu acredito KKKKKKKKK

 

PAZ

  • Like 1
  • Confused 4
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2023 em 14:56, Juzinho disse:

O loko amigos ...calma , foi apenas uma brincadeira.

Fiquem tranquilos que eu não faço mais isso aqui .

Não sabia que ia pegar tão mal .

 

Também achei bem exagerada a reação do @Eclipse POA. Mas beleza, o assunto fica encerrado aqui e peço que novas mensagens sobre isso sejam direcionadas exclusivamente por mensagem privada, para não atrapalhar o tópico. Meu intuito não era levar ao tópico das mortes relacionadas às enchentes no Sul, mas se foi entendido assim eu peço desculpas.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Máximas sob-40 de ontem, no Vale do Ribeira (CIIAGRO):

 

41,9°C Miracatu (57 m)

40,6°C Juquiá (17 m)

40,3°C Iguape (4 m)

40,1°C Sete Barras (27 m)

 

Nas do INMET, ambas estações de Registro e de Iguape atingiram o mesmo valor: 39,8°C. Barra do Turvo, lá no alto (659 m), atingiu 33,3°C.

 

Hoje está bem mais ameno por conta da chegada da frente fria, que chegou por volta das 11h aqui em Eldorado. Antes dela chegar a máxima (dado instantâneo) foi de 30,2°C, após isso queda constante e no momento (16h) faz 22,5°C:

image.thumb.png.8dc2e047dd494e9c29aae34993b90292.png

  • Like 9
  • Thanks 1
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2023 em 13:59, Fábio De Nittis disse:

Terca (05/12):
Mínima: 16,3°C
Máxima: 24,2°C
Chuva: 19 mm (entre 9h de terca e 9h de quarta)

Caíram algumas gotas de madrugada em Buenos Aires, sem acumular. O dia teve sol entre nuvens, mas à tarde o tempo fechou pra valer, ficou escuro e chuvoso. Chegamos à metade da média pluviométrica para dezembro.

O destaque pelo país é a NEVE que caiu em Ushuaia:

 

Podiam filmar as árvores e enfeites de Natal junto, enquanto isso Nova York nem nevou no mesmo dia e nem vai nevar nos próximos dias. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Estou sumido com a correria mas vou atualizar sobre o que aconteceu na semana. Até  terça-feira estávamos com o padrão que comentei aqui, de chuvas localizadas atingindo principalmente Contagem, na RMBH. Até aquele momento sempre era um alívio saudável no calor mas que em nada ajudava os reservatórios. 

 

Pois bem, na terça deixou de ser uma chuva amiga e foi uma tempestade de atípica intensidade. Foram 60 mm em 1 hora e ventos muito intensos deixaram a cidade de Contagem com um cenário digno de um furacão.  Muitas árvores caíram, asfalfos e muros cederam e muitas casas destelhadas. Pelo tamanho do estrago, acredito que os ventos passaram de 100km/h. 

 

image.png.a48c80733b928c107df2cfb36861c5ce.png

 

image.png.e60bb1b6f9509960b5f0a240e5796c95.png

 

image.png.2b8ae1048c7e3536127d78f900530292.png

 

E sabe o que é incrível? Eu estava em Belo Horizonte no Coração Eucarístico, próximo do limite com Contagem  no momento da chuva e na capital mesmo praticamente não choveu, como tem sido de praxe. 

 

E desde então,  temos uma sequência de dias de muito sol, calor, com pouca ou nenhuma chuva isolada. A máxima nesta sexta-feira chegou a 33,4°C na Pampulha.  Agora a noite, contudo, temos chuvas distantes e alguns raios, mas acredito que na área  urbana não  chegue nada por enquanto.

 

Já perdemos novembro e só um milagre poderá  salvar as chuvas de dezembro em MG. Era para o padrão  ser de chuvas generalizadas e volumosas, mas o prognóstico  não  é nada animador. Até então, pífios 30 mm acumulados em 8 dias deste mês  na Pampulha. Média climatologica: 339 mm

 

Já começo a me perguntar se este poço tem fundo e sobre qual a chance de permanecer com pouquíssima chuva durante todo o período chuvoso

 

 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 4
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2023 em 21:15, RafaelBHZ disse:

Já perdemos novembro e só um milagre poderá  salvar as chuvas de dezembro em MG. Era para o padrão  ser de chuvas generalizadas e volumosas, mas o prognóstico  não  é nada animador. Até então, pífios 30 mm acumulados em 8 dias deste mês  na Pampulha. Média climatologica: 339 mm

 

Já começo a me perguntar se este poço tem fundo e sobre qual a chance de permanecer com pouquíssima chuva durante todo o período chuvoso

Também estou com esse pensamento em relação a São Paulo. 8 dias passados de Dezembro, e os acumulados beirando a 00mm na RMSP. E não tivemos aquele cenário de eterna pós frontal duradoura, e nem um bloqueio muito forte. Mas mesmo com o calor, a atmosfera tá tão preguiçosa, que até mesmo pancadas isoladas, formadas pela termodinâmica não vem ocorrendo. 

  • Like 2
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2023 em 21:15, RafaelBHZ disse:

Estou sumido com a correria mas vou atualizar sobre o que aconteceu na semana. Até  terça-feira estávamos com o padrão que comentei aqui, de chuvas localizadas atingindo principalmente Contagem, na RMBH. Até aquele momento sempre era um alívio saudável no calor mas que em nada ajudava os reservatórios. 

 

Pois bem, na terça deixou de ser uma chuva amiga e foi uma tempestade de atípica intensidade. Foram 60 mm em 1 hora e ventos muito intensos deixaram a cidade de Contagem com um cenário digno de um furacão.  Muitas árvores caíram, asfalfos e muros cederam e muitas casas destelhadas. Pelo tamanho do estrago, acredito que os ventos passaram de 100km/h. 

 

image.png.a48c80733b928c107df2cfb36861c5ce.png

 

image.png.e60bb1b6f9509960b5f0a240e5796c95.png

 

image.png.2b8ae1048c7e3536127d78f900530292.png

 

E sabe o que é incrível? Eu estava em Belo Horizonte no Coração Eucarístico, próximo do limite com Contagem  no momento da chuva e na capital mesmo praticamente não choveu, como tem sido de praxe. 

 

E desde então,  temos uma sequência de dias de muito sol, calor, com pouca ou nenhuma chuva isolada. A máxima nesta sexta-feira chegou a 33,4°C na Pampulha.  Agora a noite, contudo, temos chuvas distantes e alguns raios, mas acredito que na área  urbana não  chegue nada por enquanto.

 

Já perdemos novembro e só um milagre poderá  salvar as chuvas de dezembro em MG. Era para o padrão  ser de chuvas generalizadas e volumosas, mas o prognóstico  não  é nada animador. Até então, pífios 30 mm acumulados em 8 dias deste mês  na Pampulha. Média climatologica: 339 mm

 

Já começo a me perguntar se este poço tem fundo e sobre qual a chance de permanecer com pouquíssima chuva durante todo o período chuvoso

 

 

 

Se dezembro seguir este ritmo e falhar e o mesmo acontecer com janeiro, será a primeira vez, desde que acompanho o tempo e o clima, que o trimestre NDJ, período de chuvas persistentes e abrangentes, falhará como um todo. Nas estiagens de 2014 e 2015, por ex, tivemos veranico em janeiro e fevereiro, porém vieram depois de um mês de novembro e 1ª quinzena de dezembro chuvosos. Era um padrão que ficou conhecido: chuva fraca e irregular em outubro, chuva forte e abrangente entre novembro e parte de dezembro e irregularidade depois.

 

Esse ano, o único período acima da média foi em outubro, mas foram chuvas quase sempre na forma de pancadas elétricas, de impacto limitado na recarga de rios. Não tivemos nenhum corredor de umidade até agora. 

 

Hoje as chances de chuva são maiores na RMBH, e podem até vir fortes, mas é o de sempre: chuva convectiva, com raios e rajadas de vento, após sol e calor. Às 10h, já muito calor na cidade, com 29ºC na Pampulha.

Edited by LeoP
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2023 em 12:38, Edison Bocorny Jr disse:

E as enchentes históricas e catastróficas com prejuízos incalculáveis?

Muitas pessoas perderam tudo, casas, carros, prejuízos incalculáveis.

Apenas uma enchente vitimou 51 pessoas numa região aqui do RS.

Isto não seria nada legal para o resto do Brasil.

O por isto de tantas amenidades aqui.

Mds gente foi só uma brincadeira, relax

IMG_7160.jpeg

  • Like 2
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

Depois de uma sequência de calor difícil de lidar, finalmente um dia de trégua. Passadas as fortes pancadas de chuva com raios de ontem, hoje o cenário é esse, com a influência do ar fresco oceânico:

 

image.thumb.png.2dd83c405cf7de431f33538a5f7b1119.png

 

As Stratus tomaram conta nesta manhã, com períodos de garoa, e temos confortáveis 21,8°C aqui no bairro Bandeirantes agora. Essas "quebras" no padrão de calor constante são extremamente desejáveis, ainda mais que serão mais raras com o forte El Niño em andamento. 

 

Infelizmente, o caso em MG é preocupante mesmo. As chuvas irregulares seguem a todo vapor, e lteralmente todas as instabilidades que têm se formado no estado desde Outubro são ISOLADAS, via de regra. Nenhum sistema que traga chuva abrangemte, nem uma convergência que seja fraca...

 

Juiz de Fora é um retrato disso: Na minha estação tenho 52mm até hoje neste mês, enquanto no INMET são 122,6mm. São 70mm de diferença para uma distância em linha reta de +- 8Km. 

 

Só tem uma coisa pior que chuvas irregulares na estação chuvosa, que são as ASAS geradoras de bloqueios que inibem completamente a convecção por 7/10 dias seguidos. Infelizmente a chance disso rolar neste verão é alta.

  • Like 6
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Início de dezembro terrível no oeste paulista no tocante as temperaturas. 

 

Minha casa nesse dezembro:

 

image.png.237028d07b90a5e3fa0e1528fd35ac5a.png

 

Isso porque iniciamos o mês muito bem no tocante as chuvas, caso contrário seria bem mais preocupante essa tabela. Choveu praticamente em todos os dias em casa, e chegamos em um bom acumulado de 117,5mm nesses primeiros 8 dias de dezembro.

 

image.png.4be8fc9b24fbfba1a499c618ad634826.png

 

Mas não há nada que comemorar um mês que já se iniciou muito quente em boa parte do Brasil deve ter um UP nos próximos dias com um bloqueio em 500hPa se formando sobre o Sudeste.

 

A tendência é que essa tampa crie subsidência de ar seco, prejudique a evolução de sistemas meteorológicos e atrapalhe a formação de chuvas, ou seja, muito sol para torrar a cabeça.

 

ecmwf-ensemble-avg-brarg-z500-2620000.thumb.png.2b89c2449f7303b5ca16c37cbca77fbb.png

 

Tendência de temperatura pelo euro ensemble nos próximos 10 dias:

 

ecmwf-ensemble-avg-brarg-t2m_c_anom_10day-2944000.thumb.png.bd91799f2f11f86637247405886ef118.png

 

Presidente Prudente máximas:

 

ecmwf-ensemble-SBDN-indiv_tmp_max-2080000.thumb.png.1cd97fe8ff6c45053594648a75b2c14c.png

 

E isso que o euro costuma errar máximas nessa época para cá, sempre esquenta mais que o previsto.

 

Dezembro nunca chegou aos 40ºC por aqui na maioria dos locais, começa aparecer essa chance. 

 

Esse ano tem tudo para fechar no top ranking dos mais quentes junto com 2002 e 2019 aqui, isso que tivemos os primeiros meses do ano tranquilos...

  • Like 1
  • Sad 10
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Jacareí a chuva flopou total lançaram alertas de tempo severo até apareceu nuvens escuras, raios e trovões, mas chuva mesmo foi pouca a FF refrescou por aqui desde ontem, mas nada de chuva abrangente e depois essa MP vai dar uma secada semana que vem, a partir de quarta-feira tem modelos namorando 35° para a capital, já para o interior a situação vai ser ruim pouca chuva, e temperaturas nos 37, 38 , deve voltar a chover depois do dia 20, mas eu não tô confiante, espero estar errado

Parece que as chuvas de Dezembro já aconteceram em Outubro.

Ao contrário de BH Outubro teve bastante chuva volumosa por aqui, mas não ZCAS, aliás nem sei se este sistema vai se formar este mês.

Edited by jrmartinisp
  • Like 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 09/12/2023 em 11:20, Matheus b Santos disse:

Euro ensemble 10 dias:

 

ecmwf-ensemble-avg-samer-qpf_anom_10day_mm-2944000.thumb.png.1503df397fb0127f8af3bed6db92561a.png

 

É um cenário muito diferente de 2014/2015. Naquela época o desenho da ASAS ficava muito evidente nesses mapas de anomalias, pegando o sudeste e a Bahia. Agora, notamos que é um padrão seco a nível continental. 

 

Preparados para o retorno da bandeira de escassez hídrica na conta de luz? 

  • Like 2
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito as temperaturas na maior parte do País só voltarão a ficar próximas da normalidade no outono/inverno de 2024, com o fim do El Niño e a transição para La Niña, e dias a fio com temperaturas melhores na minha região, em meados de 2024 com eventuais ondas de frio e tempo seco e não tão quente, e final de 2024 e começo de 2025 com chuvas mais abundantes, aí vai dá pra esquecer que Cuiabá é tão quente, as ondas de calor do próximo ano devem ser mais limitadas, de agosto a outubro, e até intercaladas com ondas de frio que podem ocorrer em agosto ou até setembro.  

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.