Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Front

Members
  • Posts

    138
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Front

  1. Em Niterói chove sem parar desde cedo, porém chuva fraca, sem muitos transtornos até o momento.
  2. Última atualização do GFS (00z) voltou a projetar volumes passando dos 200mm na serra fluminense. Ponto mais extremo da chuva seria a região de Rio das Ostras.
  3. Modelo ECMWF AIFS, que é baseado em inteligência artificial, segue projetando volumes impressionantes de chuva para a RM e Serra fluminense. No modelo Euro tradicional, as projeções ultrapassam 500mm em algumas áres.
  4. Eu estou com os dois pés atrás com essa previsão de chuva extrema. Especificamente aqui em Niterói, as previsões de chuva forte geralmente flopam, vem no máximo uma garoa que mal molha chão ou nem sequer chove. Na minha percepção, o clima niteroiense é meio que uma zona de transição entre a umidade do sul do estado e a aridez do norte do RJ.
  5. Modelo Euro indicando acumulados elevados em MG, RJ e litoral de SP nos próximos 10 dias.
  6. GFS indicando a formação de alta pressão em 500hPa nos próximos dias, causando inibição das chuvas.
  7. Interessante que na imagem de satélite parece que se formou um giro ciclônico próximo ao litoral do RJ.
  8. Teve estação particular do Ambient Weather que registrou 19°C durante a tarde. Bem fora do comum pra janeiro.
  9. Dia agradável aqui em Niterói. Chuva constante desde cedo. Estação do Inmet fora do ar. No meu termômetro de varanda faz 23°C.
  10. Instabilidade com muitos raios na costa do Espírito Santo. Acredito que seja por causa do VCAN. Fonte: Windy
  11. Pipocando raios. Gosto desse site prq ele não faz estimativa de raios por satélite, e sim usando a rede de sensores terrestres da Nowcast e Vaisala.
  12. Exatamente isso, Renan, são apenas momentos de refresco. E esses momentos de alívio são tão curtos que não dá tempo de suavizar a temperatura nos ambientes internos. Angustiante observar que o termômetro interno não consegue cair nem pra 25°C de forma natural sem uso de AC.
  13. Acho que temperatura na casa dos 45°C precisa de condições geográficas especiais para ser atingida. No litoral me parece o local menos provável pra isso, já que costuma ter maior umidade e também maior possibilidade de entrar uma brisa marítima momentânea que quebre o ritmo de aquecimento.
  14. Modelo Cosmo de alta resolução indo no limite da escala de cores pro calor de amanhã. Pré-frontal violenta.
  15. Parece que o calor hoje está pegando com mais força a Zona da Mata mineira. Cidade de Muriaé, MG, bateu 40.3°C. Impressionante que a estação fica num topo arborizado longe da área urbana.
  16. O vento mudou de direção e deu uma freada no aquecimento do litoral. Fonte: Sigma
  17. Guaratiba é uma região muito úmida por causa do mar mais aquecido, ou seja, maior evaporação. Quanto mais ao Sul do RJ, mais abafado fica. Já no noroeste do RJ, ocorre o oposto, o clima é bem mais seco. Zona Oeste é região tradicional em bater extremos de sensação térmica por causa de URA elevada.
  18. Carlos, me chamou atenção essa sua varanda, muitas plantas, parece muito aconchegante. Ficou um cantinho bacana pra por o termômetro!
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.