Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Maio/2023


Recommended Posts

Hoy el dia comenzó soleado hasta fines de la tarde cuando , paulatinamente se nubló, la deseada lluvia comenzó recién a las 20hrs. aprox y con interrupciones continúa hasta este momento cuando casi llegamos al fin del día.

 

La temperatura llegó a aprox. 24°C en la estación Melilla, a pleno sol y humedad (estaba pesado), lo que demuestra lo arriba que estamos en materia de temperatura para la época del año, la mínima rondó los 9°C a la mañana, luego de una madrugada despejada pero húmeda.

En la gráfica se aprecia bien claro como bajó la temperatura, a la tarde, cuando llegó el aire fresco que trajo la lluvia:

 

image.png.3f7e3cf15e232506576e17ea70bfd2f1.png

 

A las 23hrs tenemos una noche lluviosa, cubierta y húmeda, 15,6°C en la estacion Prado de la  capital del Uruguay:

 

image.png.1cae3aba022c74df14e397a44604443e.png

Edited by PabloMQL
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 19/05/2023 em 10:19, Marcos disse:

 

Essa câmera é aberta pra visualização? Tá online?

 

Agora tenho 19,3° com 74%. Mínima de 12,9°.

 

Sim, é um pequeno investimento que fiz, provisoriamente está na Quinta São José, mas irá para outra estação em breve. Vc pode acompanhar as imagens no link abaixo:

https://www.ecowitt.net/home/index2?id=133330

 

  • Like 5
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 18/05/2023 em 17:56, coutinho disse:

LOUCURA!!

 

Frio/calor recorde em SC no Topo da Serra, mínimas e máximas.
-7,7*/27,8* Bom Jardim/Terra do Gelo
-5,3*/29,2* Joaquim//PWS
-4,5*/28,8* Painel/PWS
-4,2*/28,2* Invernadinha/S.Joaquim/PWS
-3,4/26,8* B.Jardim/Epagri
-3,0/26,6* S.Joaquim/Bandeira/Tadeu
-2,2/26,3 Corujas/S.Joaquim/Climaterra
-2,1/25,8 S.Joaquim/Inmet/Prefeitura
-1,7/26,9* Urupema/Epagri
-1,2/27,6 Luizinho/PWS
-1,1/27,1 Urubici/Epagri
1,9/27,9* Climaterra/Sede
13,0/25,5* S.Joaquim/Epagri
*recorde da estação para maio.
Coutinho/ Piter Scheuer

Secura com MP velha!

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 19/05/2023 em 15:44, SandroAlex disse:

2013 que o diga!!! 

Pois é...

 

2 BAITAS nevadas.

 

Até meados/final julho tava ruim de frio.

 

A nevada de julho foi melhor para SC e PR (Curitiba, Guarapuava então, foi belíssimo); a de agosto, para RS: Caxias e Gramado deram SHOW!. 

 

Máxima de 8,XºC em São Paulo no Mirante foi HISTÓRICO na onda de julho.

 

Mesmo em 2000...

 

Até metade de julho estava meio fraco de frio.

 

Natureza prega "peças".

Edited by Caco Pacheco
  • Like 5
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

De 6ª feira passada até ontem (19/Maio), tivemos dias ensolarados, com máximas muito aprazíveis (19~23ºC); mínimas boas, especialmente em locais de baixada, devido à predominância de MP origem polar seca. Ausência de chuva.

 

Frio enfraquece a partir hoje.

 

No fim do túnel, próxima FF só no final do mês.

 

Maio irregular, com altos e baixos até agora. 10 primeiros dias ruins, depois foi muito bom. Piora partir agora.

 

Melhor que xoxeza.

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Seguimos com o padrão dos últimos dias, tempo bem seco, já temos 1 mês sem chuva e grande variação nas temperaturas, com noites/madrugadas bem geladas, alias estamos numa sequência grande de mínimas baixas, nos últimos dias tivemos:

12: 6,9 - 24,8

13: 6,9 - 23,2

14: 7,1 - 25,1

15: 6,8 - 26,2

16: 6,4 - 26,6

17: 6,5 - 23,9

18: 5,2 - 24,1

19: 5,5 - 24,5

20: 5,9

  • Like 10
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Madrugada e amanhecer de hoje,foi mais frio de 2023 em parte do RJ e partes da Zona da Mata de Minas, Sul de Minas.

 

-2,5 PWS Pousada Vale da Cachoeira Itamonte(1599 altitude)

-1,4 automática Monte Verde/Camanducaia

3,5 PWS Terras Frias/distrito Campo do Coelho/Friburgo

4,4 automática Salinas/Friburgo

5,3 automática Avelar/Paty do Alferes-RJ

8,9 automática Carmo

10,5 PWS IFFluminense/Itaperuna

10,6 automática Cambuci-RJ

10,8 automática Silva Jardim-RJ

 

No Sul de Minas e Mantiqueira, mais um amanhecer com negativas

-9,2 PWS  baixada do Campo Belo

-3,8 PWS Furnas

 

 

 

  • Like 7
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 19/05/2023 em 23:23, BrunoSaoPauloCapital disse:

Noite relativamente fria aqui em Blumenau, Vale do Itajaí, Santa Catarina. Estou aqui de passagem, a trabalho. É minha primeira postagem fora do estado de São Paulo.

 

O tempo aqui está seco desde que cheguei, às 14:00. A temperatura chegou a 26 °C à tarde. E agora temos 15 °C.

 

Existe previsão de mínima de 12 °C para amanhã, o que seria a menor mínima que presencio desde agosto de 2022.

 

Amanhã à noite estarei de volta ao litoral de São Paulo.

 

Na verdade, acabou sendo a primeira noite fora do padrão que havíamos.

 

Mínimas no Vale do Itajaí, ficaram entre 14/17.

 

satelite2005.PNG.2e32f9c631d3ec812bb72c5e874c6d3f.PNG

 

> Áreas do Nordeste e a região de Dionisio Cerqueira tiveram mínimas altas. A partir de agora, não devemos baixar de 12, até o final do mês.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo uma manhã c diminuição das nuvens e temperaturas em elevação.

 

Na maioria das estações do CGE, temos 16/17 graus e umidade na casa dos 70/80%.

 

Os ventos sopram de leste a uma velocidade entre 10 e 15 km/h segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.

  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Mais uma manhã com muita neblina em São Bento do Sul.

 

IMG_20230520_082822415.thumb.jpg.e98dcbe7038fe27a0d25448ad966a99f.jpg

IMG_20230520_082915498.thumb.jpg.70423c38c260b5be4e01cdd8525407b7.jpg

IMG_20230520_082829383.thumb.jpg.675cebd1ecb98fc52b6a59c414054907.jpg

 

Mínimas não baixando dos 9°C. A despeito dos outros dias, o céu limpou apenas após as 11h00.

IMG_20230520_122805510.thumb.jpg.2ba83b0d39a68553551c96bcd0730183.jpg

 

Porém a temperatura ainda não subiu muito.

Tenho 15,4°C aqui no bairro Rio Negro e a PWS do lençol reporta 15°C agora às 12h30.

Edited by SandroAlex
  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

mínima de 11,6 °C na base aérea de Canoas. Nada mau!

Temos sol, bem diferente de amanhã que teremos mais nebulosidade.

 

semana que vem teremos dias mais quentes, tanto nas máximas como nas mínimas, acho que farão um bom estrago na média de Maio.

 

 

Edited by Eclipse POA
  • Like 4
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos. Mínimas espetaculares no leste do Sudeste hoje, com os menores valores do ano em muitas das estações particulares:

 

FDD186AF-0E7B-429E-86D9-01E97F2DB065.thumb.jpeg.a7e181c2ea969a1cac761ec493cb6bdb.jpeg
 

@marinhonani, esse mapa da Sigma não está pegando as estações do INMET. Elas saíram do site. 
 

- Hoje minha estação não desligou durante a madrugada (acho que consegui resolver boa parte do problema), e obtive o espetacular valor de 07,3 graus! Menor temperatura do ano até agora …

 

No INMET o valor foi de 11,4 graus e foi a menor do ano também. 
 

Em Ibitipoca , ótima temperatura mínima de 03,5 graus e possível geada (infelizmente não recebi comprovações). 
 

 

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Pelo 6• dia consecutivo, a manhã começou fria e bastante abaixo da média para maio na RMBH. Temperaturas entre 13 e 10C na capital entre 6 e 7h da manhã. Considero uma MP mediana, mas que fez muito bem para a média de maio.

 

 

Recordar é viver:

 

Ha exatos 1 ano, a capital registrava a onda de frio mais intensa do século, quando máximas de 15/17C foram registradas com CÉU AZUL, seguidas de mínimas de 7 a 4 graus (fora de baixadas).

 

Na área central da cidade, registramos a 2a menor temperatura para maio (7,6C) em, pelo menos, 6 décadas, por pura advecção. Se a gente considerar que a estação mudou de lugar na década de 80 para um local mais desfavorável a mínimas (o atual), o impacto desse valor aumenta mais, mas aí é especulação.

 

 

Edited by LeoP
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 20/05/2023 em 13:56, Renan disse:

Boa tarde a todos. Mínimas espetaculares no leste do Sudeste hoje, com os menores valores do ano em muitas das estações particulares:

 

FDD186AF-0E7B-429E-86D9-01E97F2DB065.thumb.jpeg.a7e181c2ea969a1cac761ec493cb6bdb.jpeg
 

@marinhonani, esse mapa da Sigma não está pegando as estações do INMET. Elas saíram do site. 
 

- Hoje minha estação não desligou durante a madrugada (acho que consegui resolver boa parte do problema), e obtive o espetacular valor de 07,3 graus! Menor temperatura do ano até agora …

 

No INMET o valor foi de 11,4 graus e foi a menor do ano também. 
 

Em Ibitipoca , ótima temperatura mínima de 03,5 graus e possível geada (infelizmente não recebi comprovações). 
 

 

Renan,

ótimas mínimas.

aquela estação PWS,  a oeste de Carandaí, marcou 2,8,  não aparece no mapa underground de estaçoes PWS.

 

Fazendo 1 ano da onda de frio histórica em maio no centro-norte de Minas.

Itamarandiba, registrou 3,1 no dia 20.

Em Carbonita 4,5

em Conceiçao do Mato Dentro 3,2.

No Cercadinho desceu a 4,4.

 

no estaçoesdobrasil, as estaçoes do Inmet, saíram do ar em janeiro, não voltaram mais, uma pena. Não sei o porque disso, Sigma e estaçõesdocharlier, retiraram as automáticas.

Edited by marinhonani
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 20/05/2023 em 13:09, Eclipse POA disse:

mínima de 11,6 °C na base aérea de Canoas. Nada mau!

Temos sol, bem diferente de amanhã que teremos mais nebulosidade.

 

semana que vem teremos dias mais quentes, tanto nas máximas como nas mínimas, acho que farão um bom estrago na média de Maio.

 

 

 

Maio provavelmente será o mais quente da história, batendo a média de 19,0° de maio/2019. Lixo. 

 

Estou rezando pra vir um mp lá no fim só pra sabotar o recorde.

  • Like 2
  • Haha 1
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Fiz esse registro dos microclimas na noite de ontem a partir das 23 h. Céu limpo, sem vento. Só faltou ir para um campo aberto, mas teria de desviar muito do caminho e ir longe. Mas pude pegar bem a diferença entre áreas densamente urbanizadas e praças.

 

Nessa noite tive mínima de 13,7° e forte nevoeiro! Agora tenho 23,2° com 62% e muitos cirrus.

 

 

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 20/05/2023 em 00:35, kevin cassol disse:

 

Sim, é um pequeno investimento que fiz, provisoriamente está na Quinta São José, mas irá para outra estação em breve. Vc pode acompanhar as imagens no link abaixo:

https://www.ecowitt.net/home/index2?id=133330

 

 

Maravilha! Valeu!

 

Agora 23,4° e 62%.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas de hoje em estações do INMET no estado de SP,

 

Campos do Jordão: 0,7°C

Rancharia: 5,2°C

Itapira: 7,3°C

Piracicaba: 7,5°C

Ituverava: 7,7°C

Cachoeira Paulista: 7,9°C

Sorocaba: 8,0°C

Itapeva: 8,8°C

Bebedouro: 8,9°C

Ibitinga: 8,9°C

Sorocaba (Conv): 9,2°C (Local diferente da automática)

Taubaté: 9,3°C

 

--------------

 

Na capital, depois de mais uma noite/madrugada nubladas, tivemos um dia de sol com céu limpo na maior parte do tempo.

Surgiram algumas nuvens altas (Cirrus) na 2ª metade da tarde.

 

Depois de vários dias, tivemos curto período de ventos continentais à tarde.

O que já ajudou a elevar um pouco mais as temperaturas máximas em relação aos dias anteriores.

 

Mirante (Aut): 12,4°C / 24,8°C

Interlagos: 11,9°C / 23,8°C

IAG: 11,8°C / 24,7°C (Até 15 h)

 

 

  • Like 14
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 19/05/2023 em 13:19, Moretão disse:
  • 11,5°C - Canoinhas e Papanduva/Carijós
  • 12,2°C - Bela Vista do Toldo e Irineópolis
  • 13,7°C - Mafra
  • 14°C - Petrolândia e Taió
  • 18°C - Itapiranga
  • 19°C - Morro da Igreja
  • 21°C - Bom Jardim da Serra/Serra do Rio do Rastro e Passo de Torres
  • 23°C - Florianópolis/Balneário dos Açores
  • 27,2°C - São Joaquim

 

Surreal o que a combinação de ar mega seco e atmosfera totalmente estabilizada faz nos microclimas em locais que pegam nevoeiro x que não pegam, e também x topos. Essa situação dos últimos 3 dias na serra é típica de clima raiz de montanha. Muito legal.

  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Hoje a nebulosidade deixou o tempo nublado durante a tarde aqui no interior, o sol depois saiu mas opaco entre cirrus, não houve precipitação e tbm n era fumaça de queimadas pelo que pude perceber, graças a isso a amplitude hoje foi menor que nos outros dias, a mínima foi de 11,1 graus e a máxima foi de 25,2 graus

 

Euro tirou a máxima sob 30 e colocou um padrão mais outonal na grade, melhorou bem perto do que estava, algo deve vir nos primeiros 10 dias de junho pelo visto ..

 

Screenshot_20230520_190512_Chrome.thumb.jpg.3d6e72f2b5d068d3f728f877c3ef7f30.jpg

Edited by Luke
  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Salve

 

Flor & Ser (510m baixada alta) em Iporã do Oeste - SC agora é uma WS, com sensor de relva. O abrigo que estava lá vou deixar aqui em casa por enquanto (topo 580m)

 

Flor & Ser https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IIPORD10/

Local novo do abrigo (Trevo): https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IIPORD13/

 

Para acessar a temperatura da relva da Flor & Ser, tem que ser pelo ecowitt: https://www.ecowitt.net/home/index?id=133052

 

Flor & Ser

 

770491743_photo_2023-05-20_19-14-22(3).thumb.jpg.aa08a667bcd4b14fe5cb6eb57513cf34.jpgphoto_2023-05-20_19-14-22.thumb.jpg.d1fd47ab5d6aa3d1bbf3ce3dcd2bfdaf.jpg

photo_2023-05-20_19-14-23.thumb.jpg.a6230eb323afa0a8238e6986839241a3.jpg115591298_photo_2023-05-20_19-14-23(2).thumb.jpg.580d0670f831a4f7433e990d275cafb6.jpg

1665142655_photo_2023-05-20_19-14-22(2).thumb.jpg.2759e4cdc110295f7735a25cfb425e0f.jpg981000858_photo_2023-05-20_19-14-22(4).thumb.jpg.01c4b16fa3c8d0edc473f182f662d1f4.jpg

522987009_photo_2023-05-20_19-14-23(3).thumb.jpg.61d1e82222955d856db4d2b69c1d3802.jpg

 

Abrigo  (Topo plano/580m/casa)

 

photo_2023-05-20_19-14-21.thumb.jpg.cfbb09c033708e2f6fe41f00166d2bde.jpg1631313657_photo_2023-05-20_19-14-21(2).thumb.jpg.4ed71ac7356fcf4dde89f7dc8bd5ceea.jpg

 

 

 

 

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 20/05/2023 em 19:21, jean10lj disse:

Salve

 

Flor & Ser (510m baixada alta) em Iporã do Oeste - SC agora é uma WS, com sensor de relva. O abrigo que estava lá vou deixar aqui em casa por enquanto (topo 580m)

 

Flor & Ser https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IIPORD10/

Local novo do abrigo (Trevo): https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IIPORD13/

 

Para acessar a temperatura da relva da Flor & Ser, tem que ser pelo ecowitt: https://www.ecowitt.net/home/index?id=133052

 

Flor & Ser

 

770491743_photo_2023-05-20_19-14-22(3).thumb.jpg.aa08a667bcd4b14fe5cb6eb57513cf34.jpgphoto_2023-05-20_19-14-22.thumb.jpg.d1fd47ab5d6aa3d1bbf3ce3dcd2bfdaf.jpg

photo_2023-05-20_19-14-23.thumb.jpg.a6230eb323afa0a8238e6986839241a3.jpg115591298_photo_2023-05-20_19-14-23(2).thumb.jpg.580d0670f831a4f7433e990d275cafb6.jpg

1665142655_photo_2023-05-20_19-14-22(2).thumb.jpg.2759e4cdc110295f7735a25cfb425e0f.jpg981000858_photo_2023-05-20_19-14-22(4).thumb.jpg.01c4b16fa3c8d0edc473f182f662d1f4.jpg

522987009_photo_2023-05-20_19-14-23(3).thumb.jpg.61d1e82222955d856db4d2b69c1d3802.jpg

 

Abrigo  (Topo plano/580m/casa)

 

photo_2023-05-20_19-14-21.thumb.jpg.cfbb09c033708e2f6fe41f00166d2bde.jpg1631313657_photo_2023-05-20_19-14-21(2).thumb.jpg.4ed71ac7356fcf4dde89f7dc8bd5ceea.jpg

 

 

 

 

@jean10ljesse teu abrigo no topo plano está a que altura do solo?

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Sábado com variação de 11,6 / 23,1 °C na base aérea de Canoas. A máxima me surpreendeu, achei que fosse aquecer mais.

 

Nessa madrugada de domingo temos céu esbranquiçado por nebulosidade, dificultando o resfriamento noturno, o que explica os 17 °C de agora. Domingo terá muitas nuvens à tarde e previsão de máxima de 22 °C pelo weather.com, compensando a fraca mínima de 16 °C prevista.

 

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 21/05/2023 em 08:25, atiliogobbo disse:

Bom dia a todos!

Mínima de 8.6°C no meu termômetro aqui em Taubaté-SP, acho que no INMET deu a mesma coisa, mais uma madrugada bem fria.

Tivemos mínimas parecidas: aqui, 8,2°C 📍 e aí 8,6°C 📍

 

Nevoeiro forte agora e 10,9°C 

AirBrush_20230521084907.thumb.jpg.8576066b3cf17fdbbf99749d9bd1bd35.jpg

 

AirBrush_20230521084818.thumb.jpg.5f3b7a6a5637063a23971a96f9739e21.jpg

  • Like 9
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Manhã de céu nublado em São Bento do Sul. Mínimas na casa dos 10°C. No momento temos 12,6°C. 

Após uma semana de aquecimento, provavelmente entramos num período de frio úmido característico daqui e com a cara de junho. Apesar de começar em maio rsrsrs... 

Screenshot_20230521-094716-700.thumb.png.e49f6fc823ea795cd55e38d32766e7bb.png

 

Edited by SandroAlex
  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Outra vez a mínima anual de Ibitipoca se renovou, e registrei 03,2C hoje cedo por lá. Vai ser um dia de grande amplitude , pois agora já faz 18,8C. 
 

Aqui em casa, mínima de 8,7C. 
 

Pausa nas noites geladas…agora a expectativa é da umidade aumentar, das nuvens voltarem e quem sabe alguma chuva isolada. As máximas seguirão amenas, as mínimas sobem bastante. 

  • Like 16
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 21/05/2023 em 10:06, Renan disse:

Bom dia. Outra vez a mínima anual de Ibitipoca se renovou, e registrei 03,2C hoje cedo por lá. Vai ser um dia de grande amplitude , pois agora já faz 18,8C. 
 

Aqui em casa, mínima de 8,7C. 
 

Pausa nas noites geladas…agora a expectativa é da umidade aumentar, das nuvens voltarem e quem sabe alguma chuva isolada. As máximas seguirão amenas, as mínimas sobem bastante. 

Nem aqui em Curitiba eu vi 3° este ano.

A mais baixa na estação do Simepar foi cerca de 8.2° e no meu bairro é ainda um pouco mais quente. 

  • Like 8
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.