Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2022


Recommended Posts

Em 30/06/2022 em 16:35, Daniel Lisboa disse:

Alguém tabula aí quais foram as anomalias no Mirante, please!

 

Postarei amanhã, com os dados completos Mirante, Interlagos e IAG.

Pra ficar em julho e não cair no esquecimento com o fechamento do tópico de junho.

 

Adiantando (Mirante), junho sem contar o dia de hoje:

Mínimas: ~ +0,2°C

Máximas: ~ -0,6°C

Praticamente na média da normal 1991-2020.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 17
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 30/06/2022 em 13:02, Luide Luckmann disse:

Fiquei contente que alguém instalou uma pws numa região alta aqui do município, a 380m de altitude. Na manhã de hoje ela já fez milagre, a estação na parte baixa registrou 6,2°C, enquanto essa no novo local 3,4°C!. E olha que o lugar onde instalaram não é nem de longe o mais frio aqui da região! Se tiver uma onda de frio um pouco mais forte ela já deve negativar.image.png.c446b805bee61e547e71dd52c08d25f9.png

 

Pinheiral, o famoso local da nevada de 90. Será que a estação fica próxima do local?

 

 

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos, muita inversão térmica em BH hoje: quanto mais alto, mais quente!

 

12,2C Pampulha (850m)

14,8C Santo Agostinho/centro (915m)

16,0 Cercadinho (1200m)

 

Durante a tarde, fez um pouco de calor, com até 27,6C na Pampulha.

 

A temperatura máxima cai levemente amanhã e os próximos 15 dias não terão nenhuma dinâmica. O máximo que vai dar pra comentar é do friozinho noturno e dos começos de manhã.

  • Like 15
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/06/2022 em 12:17, Eclipse disse:

Como faz quando isso acontece? kkkkkkkk

Considerando o período entre 9 e 10 UTC (entre 6h e 7h)), a mínima seria 6,8 °C.

Porém, como todas os três gráficos de temperatura entre 9 e 10 UTC têm tendência decrescente, há chance de ter caído mais um pouco entre 10 e 11 UTC (7h e 8h), período que não tá aparecendo e que pode ter a real mínima de hoje. 

Vou aguardar se mais tarde teremos esses dados. Espero que a leitura não tenha sido perdida.

 

image.png.447832cbb3677c928dc4daa255f27107.png

 

 

 

infelizmente a mínima em POA na estação do INMET segue um mistério neste último dia de Junho.

a máxima foi de 17,3 °C com céu bem azul. 

Link to comment
Share on other sites

Em 30/06/2022 em 17:19, Moretão disse:

30/06/2022. Hoje fazem dois anos do ciclone bomba em SC.

 

O ciclone atingiu todo o estado e infelizmente 14 pessoas acabaram morrendo. Mais mortes que o Catarina. E um prejuízo enorme.

 

Nenhum meio de comunicação do estado lembrou.

 

Foi um dos eventos meteorológicos mais impressionantes já vistos no país. E outra lembrança também é a seguinte: Há 1 ano atrás, ocorria uma poderosa MP que trouxe uma linda neve em Urupema. Chegou com força aqui e trouxe uma máxima bem baixa há exatamente 1 ano, e Julho começou com atuação dela por vários dias. Desta vez, Julho vai começar bastante xoxo, mas tem tudo para brilhar depois dessa primeira semana !

 

Relembrando então da sinótica desta MP de 1 ano atrás:

 

1136253072_ForteMPdeJunhode2021.thumb.JPG.7e013c1c2b42f26949225c5868088327.JPG

  • Like 12
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 30/06/2022 em 17:11, Moretão disse:

 

Pinheiral, o famoso local da nevada de 90. Será que a estação fica próxima do local?

 

 

Não nevou só ali, nevou aqui em casa também, na região toda acima dos 100/120m acumulou um pouquinho também. Mas lá na parte mais alta começou a nevar mais cedo e terminou mais tarde. Alguns lugares a neve demorou 10 dias pra derreter totalmente, porque continuou muito frio naquele mês de julho!

Eu não me recordo se nevou em Urussanga, Lauro Muller e alhures, porém mais ou menos nessa área toda eu sei que caiu neve, em alguns lugares até bastante:

image.png.695eda398298207dcc660a97915c8e4d.png

Em 1984 dizem que nevou fracamente em alguns pontos também. E 1955 a neve deve ter sido parecida com 1990, nevou até em Criciúma

Edited by Luide Luckmann
  • Like 9
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

A primeira quinzena do mês fechou com média máxima um pouco abaixo dos 20°, mas a segunda quinzena quase conseguiu reverter toda a anomalia negativa, e o mês vai fechando com média máxima de 22,5°, comparável com o ano passado(a média máxima histórica de junho ronda os 23°).

A média mínima fechou em 12,7°, e a média simples ficou em 17,5°. A média compensada deve ficar bem mais abaixo, por conta dos vários dias nublados e úmidos da primeira quinzena.

 

 

Ontem a máxima foi de 20° com céu limpo, e hj amanheceu com 9,8°, de tarde bateu os 26°, um baita aquecimento, espero que nesse próximo período quente que se inicia hoje, escapemos dos 30° novamente.

Fim de tarde:IMG_20220630_174253_copy_3000x2250.thumb.jpg.067da723f478ae3c5f7bc8c7042b5734.jpgIMG_20220630_174449_1_copy_3000x2250.thumb.jpg.91ffac4385d0f1dc78177fbf772b677f.jpg

  • Like 12
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Neste último dia de Junho, as encostas mais baixas e baixadas aqui na região de Londrina registraram ótimas marcas.

 

Na PWS do Distrito de Lerroville (encosta 736m), a mínima foi de 1,5°C. Na região as temperaturas variaram entre 3 e 6°C majoritariamente. Simepar, 7,9°C. 

 

Agora faz 14°C na PWS citada e 16-18,5°C na área urbana. Próximas dias bem acima da média. Baixadas entre 8/13°C - 28/29°C, encostas e topos com previsão para variações dos 10/15°C aos 26/27°C.

Edited by Victor Naia
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Boa noite,

 

Em Santos, junho vai terminando bem agradável. No momento, faz 17,9ºC na estação do Boqueirão/CETESB e a mínima provavelmente será invertida, podendo ser registrada já na próxima leitura.

 

O mês se destacou pelas máximas baixas (pra cá), havendo somente 7 dias com máximas acima de 25ºC. Enfim, mês agradabilíssimo por aqui. Segue a tabela deste mês para a estação de Santos (Boqueirão/CETESB):

 

image.png.6ad3955dd2f1e0778a74a2bded0f9c32.png

  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

Boa noite... 

Novamente o céu azul imperou durante todo o dia e os ventos ainda sopraram do continente, porém hoje mais fracos e preferencialmente do NW.

Variação na minha estação 3,1/21,6°C e na Borda da Mata 0,3/21,4°C

Mais uma imagem da geada de hoje mas já com nevoeiro recém chegado 👇

AirBrush_20220630085819.thumb.jpg.32e44692135167bb6a6ddb2d0d17f624.jpg

 

A tarde foi maravilhosa...

Screenshot_20220630_204101.thumb.jpg.d2fc3bce2a1da6567de91ec76d9e7e1b.jpg

 

Screenshot_20220630_204011.thumb.jpg.99111e505b775e3e400f121f89112c94.jpg

 

AirBrush_20220630203858.thumb.jpg.06ce7b71de34dc41c67d9c21ebc6f682.jpg

 

Screenshot_20220630_203632.thumb.jpg.dc447401e842c592e90a38ffc9c17121.jpg

 

Noite já bem fria com 6,5°C e céu limpo...

  • Like 12
  • Thanks 10
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/06/2022 em 11:27, SandroAlex disse:

Verdade Carlos. EURO colocava 04ºC para hoje e chegamos a zero. Eu duvidei de geada visível na área central até ás 22h00 quando minha estação (topo) marcava 5,5ºC. Geou bonito por aqui, mas estou desanimado para fazer registros essa semana por minha irmã estar hospitalizada após tentativa de suícidio. O alvorecer me animou, só por isso registrei... Graças a Deus ela esta se recuperando.

Muito triste com isso q vc relatou, meu amigo. Eu espero de coração q tudo transcorra bem, daqui pra frente e q a chama da esperança nunca se apague para ela. E também pra vc e seus familiares. 

Os dias não estão nada bons, mas sempre é possível contornar situações difíceis. 

Abraço 

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Junho

 

Máxima: 31,4°C em Garuva/Quiriri

Mínima: -8,3°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo

Menor máxima: 5°C no Morro das Torres

Rajadas máxima: 128,9 km/h em Santa Rosa de Lima/Santa Bárbara

Precipitação máxima (Epagri e INMET): 351,6 mm em São Joaquim/EE_Epagri_Automatizada

 

> Ainda falta dar uma última revisada final, mas aqui vai um resumo das principais estações dos Aparados e Planalto Sul:

 

678029422_Junho22Serra.PNG.caaf2d732a78f44a202f5bca23e58fb4.PNG

 

> Junho foi frio em SC. Mesmo assim, isso não impediu o recorde absoluto de máxima para Junho no Morro da Igreja com 19°C, no meio do mês. Assim como no Norte houve esta máxima com forte aquecimento adiabático.

 

> Morro das Torres acabou fechando com média menor, mostrando que o interior esteve mais frio que a borda da serra.

 

> Urubici/Vacas Gordas parou de reportar, mas ficaria em terceiro. Terra do Gelo com menor média mínima, Morro da Igreja com menor média máxima.

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo uma noite de céu limpo e um pouco de névoa úmida.
Após máximas razoavelmente altas (23-25 graus em grande parte da cidade), as temperaturas caíram bastante mais para o final da tarde. Agora temos, nas estações do CGE, entre 11/12 graus nos locais mais frio com umidade chegando a 100% e 15/16 graus em áreas menos frias com a umidade na casa dos 80%.
EK2CFsn.png

 


Imagem do satélite das 21 horas mostra atuação de, muito possivelmente, nevoeiro no extremo leste e também sul da Grande SP.
No litoral norte, atuação de nuvens baixas.
6jucRRn.jpg

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Cenário indefinido pra POA na primeira semana de Julho,conforme matéria abaixo:

 

https://metsul.com/bloqueio-calor-e-chuva-mal-distribuida-no-comeco-de-julho/

 

POA vai estar bem na divisória do frio e do calor, pode fazer mais ou menos calor que o previsto, e em mais ou menos dias da próxima semana, dependendo de como avançarem as massas de ar.

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Em 30/06/2022 em 20:31, Luiz Henrique. disse:

Boa noite,

 

Em Santos, junho vai terminando bem agradável. No momento, faz 17,9ºC na estação do Boqueirão/CETESB e a mínima provavelmente será invertida, podendo ser registrada já na próxima leitura.

 

O mês se destacou pelas máximas baixas (pra cá), havendo somente 7 dias com máximas acima de 25ºC. Enfim, mês agradabilíssimo por aqui. Segue a tabela deste mês para a estação de Santos (Boqueirão/CETESB):

 

image.png.6ad3955dd2f1e0778a74a2bded0f9c32.png

Quando o atlântico tá frio o litoral fica uma benção 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

 

 

Massa de ar polar domina o centro-sul argentino, destaque para El Calafate com -8c agora. Aqui em Bariloche tivemos outro dia de sol com nuvens e maxima ao redor dos 5 graus. Um centro de baixa pressão avançou para costa chilena o que gera muita instabilidade por aqui, neste momento neva moderadamente com 0C, o que deve persistir durante a madrugada. 

 

Amanhã é meu ultimo dia aqui, considero o clima de inverno aqui ótimo, nas 2 semanas que estive pela região a minima mais baixa foi de -5C e maxima de 8C, então é um inverno sem extremos e frio constante.

 

Espero que tenhamos um bom frio chegando ao RS e ao Brasil em Julho para nós....

Edited by diogoperetti
  • Like 12
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Tempo nos aeroportos das capitais da parte ocidental da Amazônia às 22 horas (horário de Brasília)

  • Boa Vista: Noite muito quente, 28 graus, umidade em 70% e céu com poucas nuvens. Segundo dados, não houve registro de chuva durante o dia (apenas bastante nebulosidade)
  • Manaus: 25 graus e umidade em 89%, que torna a sensação sufocante. Houve registro de trovoadas nos arredores algumas horas antes, mas não choveu.
  • Rio Branco: 21 graus e umidade em 88%, bem mais agradável do que nas duas capitais acima. Céu limpo, assim como foi toda a quinta feira.
  • Porto Velho: 24 graus e umidade em 89%, situação semelhante com Manaus. Assim como Rio Branco, toda a quinta feira está sendo de céu limpo.
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Relato o tempo nas últimas 2 semanas aqui na Argentina. Comeco pelo período de 17 a 20 de junho aqui em Buenos Aires:

  • Dia 17: neblina de manha, ensolarado à tarde. Ventoso, com rajada máxima de 48 km/h no Aeroparque e 50 km/h em Ezeiza, proporcionando sensacao de frio. Mínima de 5°C e máxima de 13,5°C.
  • Dia 18: ensolarado, com muito frio de manha e alta amplitude térmica. Mínima de 1,5°C, a mais baixa de junho, e máxima de 17,3°C. O Aeroparque teve 3,4°C, menor do ano!
  • Dia 19: céu parcialmente nublado e aumento de temperatura, com mínima de 6,9°C e máxima de 18,7°C
  • Dia 20: muitas nuvens. Mínima de 5,7°C e máxima de 15,4°C.


Neste período, eu estava em Gualeguaychú, provincia de Entre Ríos. A cidade fica a 21m de altitude, a 230 km a NNO de Buenos Aires. Relato as condicoes do tempo por lá, com dados do aeroporto:

  • Dia 17: Manha com muitas nuvens, tarde ensolarado. Dia ventoso, com velocidade sustentada em 22-27 km/h durante boa parte do dia. Mínima de 5,4°C e máxima de 14,2°C.
  • Dia 18: Geada ao amanhecer, que cheguei a postar aqui, ensolarado o resto do dia. Grande amplitude térmica, com mínima de -2,7°C e máxima de 17,6°C.
  • Dia 19: Mesmas condicoes que o dia anterior, com mínima de -0,7°C e máxima de 18,3°C.
  • Dia 20: céu parcialmente nublado, com mínima de 1,8°C e máxima de 17,6°C
Edited by Fábio De Nittis
Incluo dado do Aeroparque, menor temperatura do ano
  • Like 9
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Pelo país, os destaques no período foram:

Sábado (18/06):
La Quiaca, a cidade mais ao norte do país, com mínima de -13°C, a menor do ano. Menor do ano também em Ushuaia, com -3°C.

Outras mínimas interessantes: Villa Reynolds (San Luis): -6,2°C, Junín (Buenos Aires): -5,3°C, Olavarría (Buenos Aires): -4,9°C, Rosario -4,8°C, Laboulaye (Córdoba) -4,6°C, El Palomar (Grande Buenos Aires): -4,6°C, Merlo (Grande Buenos Aires): -2,1°C e Marcos Juárez (Córdoba): -3,7°C. No noroeste, Jujuy foi a -1,4°C.

Domingo (19/06):
Mínima do ano em Comodoro Rivadavia, com -2,5°C. Mesma situacao em Río Grande, mas com -7,5°C. Menor do ano também em Puerto Santa Cruz, com -6,3°C, Puerto San Julián e Puerto Deseado, com -5,4°C. Calafate foi a -8°C e Gobernador Gregores a -10°C. Catamarca teve a primeira negativa do ano, com -1,7°C, Salta -4,3°C. 

Segunda (20/06):
-1,7°C novamente em Catamarca, Salta -5°C. Menor temperatura do ano em Monte Agradable, Ilhas Malvinas, com -7,8°C.

Fonte: OFIMET Argentina, com dados do SMN.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 12
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Na terca-feira, 21 de junho, Buenos Aires teve dia de céu parcialmente nublado, com mínima de 7,4°C e máxima de 16,2°C. Dia mais curto do ano, com duracao de 9h49min58s, com sol nascendo às 8h e se pondo às 17h50.

Pelo país, os destaques foram:
Mínima do ano e temperaturas baixíssimas no sul da Patagonia. Fez -8,5°C em Río Grande, -9,5°C em El Calafate e -10,5°C em Perito Moreno.

 

Sem recorde anual, mas também com temperaturas abaixo de -5°C:
Maquinchao (Río Negro) -13,5°C, Jacobacci (Río Negro) -11,8°C, Esquel (Chubut) -9,9°C, Gobernador Gregores (Santa Cruz) -8°C, Trevelin (Chubut) -6,3°C, Bariloche (Río Negro) -5,1°C.

Fonte: OFIMET Argentina, com dados do SMN.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Na quarta, 22 de junho, nova entrada de ar polar em Buenos Aires. O dia foi de muitas nuvens e temperaturas muito baixas, com mínima de 4,4°C e máxima de 10,5°C, a menor do ano até entao.

 

Grande parte do país amanheceu com temperaturas bem abaixo de zero:
image.png.195f79531167496c1b6c871022826d97.png

Por outro lado, em Misiones fez muito calor, com máximas em torno de 30°C em Puerto Iguazú e regiao.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Na quinta, 23 de junho, novamente tivemos dia nublado e chegou a garoar, mas sem acumular. A mínima foi de 5,1°C e a máxima foi de 10,3°C, a menor do ano em Buenos Aires.

 

Novamente muitas mínimas abaixo de zero pela Argentina, Estas foram as menores:
image.png.478a1fa02c7675b278d9607b840d88bf.png

 

Em alguns casos, foram as menores temperaturas do ano até agora:
image.png.679c96ec7837a7c6cdd7e3998d9312ea.png

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

No sábado, dia 25, mais frio. Buenos Aires teve mínima de apenas 2,6°C. Durante o dia, céu nublado pelo quarto dia seguido, com máxima de 12,2°C.

A Patagonia seguiu toda congelada:
image.png.0d829877ff52441fd1cf275970da0d94.png

 

E fez muito frio em outras zonas do sul e centro do país:
image.png.323610b70c021117678cebd30a23be8b.png

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

No domingo, quinto dia seguido nublado em Buenos Aires. Fez muito frio, com mínima de 6,3°C e máxima de apenas 10,4°C.

Pela Provincia de Buenos Aires, temperaturas muito baixas. Em alguns casos, as mais baixas em quase uma década

image.png.ea57b2e9ed0750268d643e5701a56d45.png

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Segunda-feira tivemos o sexto dia seguido de tempo nublado em Buenos Aires, com mínima de 8,6°C e máxima de 12,6°C.

 

Terca-feira foi o sétimo e último dia nublado. Uma semana seguida sem ver o sol, raro aqui, Buenos Aires tem muito mais horas de sol que Sao Paulo, por exemplo. E depois de SEIS DIAS SEGUIDOS abaixo de 15°C, a temperatura foi até os 15,3°C. A mínima foi de 9,5°C.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Ontem o dia foi totalmente ensolarado em Buenos Aires. E depois de TRINTA E CINCO DIAS SEGUIDOS ABAIXO DE 20°C, a máxima chegou aos 20,2°C! A mínima foi de 7,2°C.

As menores mínimas do país:
image.png.cbf9a92019a01dc82cd40447a92c5571.png

 

Vento zonda e calor no oeste do país:
image.png.420dd5209af1fb16be207e08f7bc6f42.png

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

E hoje, último dia de junho, tivemos tempo ensolarado em Buenos Aires, com mínima de 8,8°C e máxima de 18,2°C. Esteve seco à tarde, com URA chegando a 27%. Agora temos céu limpo e 10,2°C.

A previsao para amanha indica muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada à noite. Vamos ver, porque nao chove desde 25 de maio na capital argentina. Mínima de 7°C e máxima de 16°C. O sol nasce às 8h01 (estamos no amanhecer mais tarde do ano) e se poe às 17h53 (já ganhou 4 minutos à tarde).

 

E pelo país, estas foram as menores mínimas na rede do SMN:
image.png.91549ec119f1ed499e51545ac8435227.png

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Imagens das câmera nessa última hora de junho de 2022 em algumas cidades do estado de SP

 

Céu limpo em Cesário Lange.

mYar5PM.jpg

 

 

Névoa úmida em Jandira, oeste da Grande SP.

h4Y1rmn.jpg

 

 

Nevoeiro em Suzano, no extremo leste da Grande SP (conforme meu post mais cedo, imagem do satélite detectava isso).

mJGsL5P.jpg

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Além da informacao que coloquei acima, queria destacar que junho teve só uma máxima acima de 20°C e que foi um mes de temperaturas bem abaixo da média em Buenos Aires:

Média das mínimas: 6,2°C (-2,2°C), a menor dos últimos 15 anos!
Média das máximas: 15,4°C (-1°C)
Média simples: 10,8°C (-1,6°C)

E, incrível, foi o quinto mes seguido de desvio negativo em Buenos Aires. Vejam a média simples e o desvio até agora neste 2022 inesquecível na capital argentina:


image.png.58086aaf38287148c5b2222b718facef.png

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 10
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 30/06/2022 em 21:33, Moretão disse:

Junho

 

Máxima: 31,4°C em Garuva/Quiriri

Mínima: -8,3°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo

Menor máxima: 5°C no Morro das Torres

Rajadas máxima: 128,9 km/h em Santa Rosa de Lima/Santa Bárbara

Precipitação máxima (Epagri e INMET): 351,6 mm em São Joaquim/EE_Epagri_Automatizada

 

> Ainda falta dar uma última revisada final, mas aqui vai um resumo das principais estações dos Aparados e Planalto Sul:

 

678029422_Junho22Serra.PNG.caaf2d732a78f44a202f5bca23e58fb4.PNG

 

> Junho foi frio em SC. Mesmo assim, isso não impediu o recorde absoluto de máxima para Junho no Morro da Igreja com 19°C, no meio do mês. Assim como no Norte houve esta máxima com forte aquecimento adiabático.

 

> Morro das Torres acabou fechando com média menor, mostrando que o interior esteve mais frio que a borda da serra.

 

> Urubici/Vacas Gordas parou de reportar, mas ficaria em terceiro. Terra do Gelo com menor média mínima, Morro da Igreja com menor média máxima.

A máxima absoluta de junho do Morro da Igreja continua 1,9°C inferior à maxima absolutade julho kkkkk isso que é interessante.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured, unpinned and locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.