Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2020


Recommended Posts

15 horas atrás, Daniel85 disse:

Devido a maior umidade (tanto que, desde o início da noite, estamos com um pouco de névoa) e também à atuação da MM em áreas próximas a serra do mar, a grande São Paulo está tendo uma menor diferença nas temperaturas.

Enquanto em áreas do centro faz 16/17 graus, em Marsilac temos 14 graus. Outras localidades do extremo sul, 14/15 graus.

 

Estações - CGE

Ms3DsxU.png

 

 

Foto do satélite abaixo mostra a MM nessas áreas.

É bem provável que até o final da noite, ela alcance áreas como a zona leste, centro, zona oeste e norte da cidade.

LELqOVR.jpg

Infelizmente muitas localidades próximas da Serra do Mar foram afetadas pela MM, tanto em São Paulo qto aki no Paraná e em Santa Catarina.

A pior situação à meu ver aconteceu na região serrana de Joinville.

Na estação Serra Dona Francisca a temperatura já havia atingido 3,7°C à 1h da manhã, mas subiu vertiginosamente até os 12,8°C às 4h com a chegada dessa MM.

Screenshot_20200519-122250.png.b59c511bef02fe578cc379e40c2be00e.pngScreenshot_20200519-122148.png.865caaa2634eb2bae8f688f7800dd158.pngScreenshot_20200519-122221.png.65863f3e114728d8e287be8082eb718e.png

  • Like 2
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, Fernand0 disse:

Preciso dizer que este fórum é uma comédia às vezes.

Fico 24h sem acessar e faço questão de ler todas essas "pérolas" aqui escritas.

 

----

Aqui em Curitiba vamos continuar, nesta semana, com um padrão ensolarado com manhãs frescas e tardes relativamente quentes (para o desespero de alguns foristas kk)

 

Aguardando a sexta-feira que trará, além da mudança de padrão, a possibilidade de alguma chuva. Estamos precisando muito! Não me lembro de ter presenciado uma estiagem tão severa aqui na Região Metropolitana. A terra da chuva se converteu, nos últimos 11 meses, na terra que não chove nem com reza brava. Precisamos organizar a vinda de um pajé ou outra pessoa que traga a chuva amada em até três dias SEM ENGANAÇÃO ou devolva o dinheiro.

Apenas pelo papo de resistência ao frio?

Bem, aquilo é real e possível, mas não posso fazer nada se acham engraçado ou duvidam.

Se os outros querem se limitar a culpa não é minha. 

Achavam o mesmo do Wim Hof, e atualmente ele é conhecido como "O homem do gelo".

  • Like 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Infelizmente muitas localidades próximas da Serra do Mar foram afetadas pela MM, tanto em São Paulo qto aki no Paraná e em Santa Catarina.

A pior situação à meu ver aconteceu na região serrana de Joinville.

Na estação Serra Dona Francisca a temperatura já havia atingido 3,7°C à 1h da manhã, mas subiu vertiginosamente até os 12,8°C às 4h com a chegada dessa MM.

Screenshot_20200519-122250.png.b59c511bef02fe578cc379e40c2be00e.pngScreenshot_20200519-122148.png.865caaa2634eb2bae8f688f7800dd158.pngScreenshot_20200519-122221.png.65863f3e114728d8e287be8082eb718e.png

 

Carlos, a MM foi impiedosa nessa região aqui da serra, mais perto da borda. Entretanto a queda foi contínua durante a madrugada em outra estação aqui da serra que fica próxima de onde eu mantive a extinta estação do Pesque Trutas/Truteira por quase 9 anos. Essa região é mais protegida da infiltração marítima devido a uma serra que se eleva a 1200/1300 m a leste, Serra Queimada.


Veja só:

 

image.thumb.png.f7f936ee11946cc4c400914c3fabe014.png

Edited by DSoares
  • Like 4
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

O dia em Belo Horizonte é marcado pelo significativo aumento da infiltração marítima, que deixa o tempo parcialmente nublado e ventoso. Com isso, a temperatura máxima não sobe em relação aos ultimos 2 dias e temos 25°C às 14h. A mínima foi de 14C.

 

Há, inclusive, previsão de muitas nuvens nos próximos dias e possibilidade de alguma chuva.

 

A próxima MP deve resfriar a RMBH, mas a previsão é que seja rápida, com 2 ou 3 dias de atuação. A temperatura pode chegar a 11C com máximas de 23 na capital mineira.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Começo de tarde ensolarado e fresco, com 21°C e vento suave do NE.

A umidade subiu um pouco..

1589903162506.thumb.jpg.f953cf864d25ffdced11aa929fe606f2.jpg

Excelente lugar para se viver em meio a uma pandemia, hein? Enquanto estiver valendo o home office eu trocaria a minha casa por um sítio em alguma cidade do interior sem pensar duas vezes. 

  • Like 3
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

No fim da tarde e início da noite de ontem ainda se desenvolveram algumas áreas de chuva no sertão da PB. Elas foram responsáveis pelos volumes mostrados abaixo.

Screenshot_20200519-145912.png.31dd76fb8e5ff3c04a9c59138a8b4257.png

Os dados acima são da AESA.

 

Aqui em Pombal choveu de forma intensa, mas se muito durou 2 minutos acumulando 3 mm na oficial. A média de maio já foi atingida, e neste ano apenas fevereiro não conseguiu isso (ficou levemente abaixo).

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

46 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Excelente lugar para se viver em meio a uma pandemia, hein? Enquanto estiver valendo o home office eu trocaria a minha casa por um sítio em alguma cidade do interior sem pensar duas vezes. 

Acho q vc iria gostar de passar um tempo neste sítio 👇

1562436137541.thumb.jpg.9e8c6a1aa14d64e89c5d97837adc9cd8.jpg

Fica à apenas 3 km do centro de Piraquara, com boa estrada (não pavimentada mas boa), internet, mata fechada nos arredores, 940m de altitude e montanhas de 1.400/1.550m nas proximidades.

A geada é certa e qdo o tempo fica nublado e frio, não se vê o Sol por muitos dias...

😃

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Passei 2 dias em Natal em novembro do ano passado, exatamente com a variação 25ºC/30ºC. Inclusive achei tranquilo durante o dia, não tem diferença nenhuma para um dia normal de verão em Belo Horizonte. Só a noite que tive foi difícil dormir, eu estava na região do Candelária e sem ar condicionado. Não sei se naquele bairro que venta pouco ou se dei azar quanto ao dia que fui aí mesmo.  

 

O clima do verão aqui a noite depende muito da região e da altitude, se for casa ou apartamento. Apartamento em qualquer região da capital, acima do 8/10º andar acho dispensável ar condicionado, já se for casa ou apartamento baixo tem algumas noites bem abafadas mesmo, principalmente em áreas de baixada e ao redor de morros.

 

Natal tem a vantagem de boa parte da cidade ser em cima de dunas altas, com alguns bairros chegando aos 100 metros. Candelária especificamente tem altitudes entre 40 e 70 metros, porém dependendo da quadra é influenciada diretamente pelo Parque das Dunas.

 

O Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do Brasil e um dos maiores do mundo e "divide" as zonas Central, Oeste e parte da zona Sul do mar. É até comum dizer por aqui que Natal é uma cidade que vira as costas pro mar, até porque não é difícil passar semanas, até meses sem ver ele por causa do parque.

 

Infelizmente o Parque das Dunas, que chega a altitudes de 120 metros, acaba impedindo também que a brisa do mar chegue com força em alguns bairros em determinadas épocas do ano.

 

Aqui o Parque das Dunas em primeiro plano e a cidade ao fundo:

 

image.thumb.png.67a711b8c7804ef3d61385ec09d8a3c5.png

 

image.thumb.png.2e391d23d80daaacb14a101e4b95b64a.png

  • Like 18
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

48 minutos atrás, Juzinho disse:

E para os irmãos Sudestinos, como que veio?

 

Para te responder essa pergunta, vou deixar aqui alguns meteogramas vindos dos dados brutos do GFS, para algumas cidades da nossa região. 

 

Na minha opinião, é uma boa MP, apesar de não ser incrível:

 

gfs-operational-SBPC-tmp_qpf_snow-9889600.thumb.png.47c4032244d17a5f7335c2895c528d63.png

 

gfs-operational-SBBU-tmp_qpf_snow-9889600.thumb.png.599f6ebd7bb81cd46139741c9c47345f.png

 

gfs-operational-SBKP-tmp_qpf_snow-9889600.thumb.png.95746487545ebed717183324ca88a999.png

 

gfs-operational-SBBH-tmp_qpf_snow-9889600.thumb.png.dc52cbe4f5e1c614910963854bcaee6e.png

 

gfs-operational-SBSP-tmp_qpf_snow-9889600.thumb.png.fc1317a60363f5b36dee7a813b44dae5.png

 

gfs-operational-SBJF-tmp_qpf_snow-9889600.thumb.png.49660402c9ba0c9a05b51e9079163e24.png

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, Renan disse:

 

Para te responder essa pergunta, vou deixar aqui alguns meteogramas vindos dos dados brutos do GFS, para algumas cidades da nossa região. 

 

Na minha opinião, é uma boa MP, apesar de não ser incrível:

 

gfs-operational-SBPC-tmp_qpf_snow-9889600.thumb.png.47c4032244d17a5f7335c2895c528d63.png

 

gfs-operational-SBBU-tmp_qpf_snow-9889600.thumb.png.599f6ebd7bb81cd46139741c9c47345f.png

 

gfs-operational-SBKP-tmp_qpf_snow-9889600.thumb.png.95746487545ebed717183324ca88a999.png

 

gfs-operational-SBBH-tmp_qpf_snow-9889600.thumb.png.dc52cbe4f5e1c614910963854bcaee6e.png

 

gfs-operational-SBSP-tmp_qpf_snow-9889600.thumb.png.fc1317a60363f5b36dee7a813b44dae5.png

 

gfs-operational-SBJF-tmp_qpf_snow-9889600.thumb.png.49660402c9ba0c9a05b51e9079163e24.png

 

Não quero desanimar ninguém, nem ser o histérico dos modelos, mas essa MP já passou de "muito boa" para "boa". A depender do que rolar, daqui a pouco vira o famoso "peido" (ao menos para o Sudeste). 

  • Like 3
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Daniel Lisboa disse:

 

Não quero desanimar ninguém, nem ser o histérico dos modelos, mas essa MP já passou de "muito boa" para "boa". A depender do que rolar, daqui a pouco vira o famoso "peido" (ao menos para o Sudeste). 

 

 

pra cá (RS) jjá tá com cara de que vai ficar nisso mesmo: as duas MP's na vdd. A única vantagem da primeira é que virá com uma chuva mais significativa. A segunda nem sei se ter algo significativo.

O bom é que após tantos anos ruins a gente já vai se acostumando haha

Link to comment
Share on other sites

Eu também não espero grandes coisas nos próximos dias, a não temperaturas ligeiramente abaixo da média esperada, como tem sido desde o início do ano.

Maio, na verdade, por aqui, vai se destacando por temperaturas na média a um pouco abaixo da média, sem extremos - máximas mais abaixo da média que as mínimas, como tem sido a regra nos últimos tempos por aqui.

 

Para terem ideia, há 13 dias que a temperatura máxima está abaixo de 25˚C. Mas também a mínima absoluta até agora não baixou dos 11˚C. 

 

Hoje a temperatura variou entre 15,1˚C e 22,2˚C.

No momento céu parcialmente nublado e temperatura em declínio: 20,9˚C e UR 69% (16h10min).

 

Edited by sjmolive
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

 

Não quero desanimar ninguém, nem ser o histérico dos modelos, mas essa MP já passou de "muito boa" para "boa". A depender do que rolar, daqui a pouco vira o famoso "peido" (ao menos para o Sudeste). 

 

Na verdade, para ela se concretizar como a MP mais forte do ano no Sudeste até agora, não precisa fazer muita força, nem os modelos precisam mudar nada. Este outono se caracteriza muito mais pela falta de calor do que pela presença de frio intenso. É um friozinho meio xoxo de forma quase constante. Não reclamo de jeito nenhum, pois para mim já está bem melhor que a maioria dos outonos da década de 2010. As temperaturas estando próximas ou abaixo da média, é isso que importa. 

 

Eu espero ao menos 1 mínima sub-10 no Mirante nesse evento, além de mínimas sub-5 generalizadas nas baixadas do interior de SP, sul de Minas e Triângulo. Além disso, geadas fortes na Mantiqueira. 

 

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

19 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Conversa. A fria Nova Iorque que já passei lá três meses durante intercâmbio, que neva as pencas, aulas são suspensas por causa das tempestade de neve tem um verão insuportável quente e umido pra Porto Alegre não botar defeito....

 Ou seja, mesmo lá tu estaria reclamando....

Sabe um lugar que o Mateus iria gostar?
NOva Zelândia (morei lá por 6 meses, intercâmbio também. Faz alguns anos. Juntei dinheiro e fui).
   Lá o verão não é aquele quente úmido desagradável. E também não faz aquele frio louco de nevascas que tudo para. Faz mais frio que boa parte do Brasil, (tirando a serra SC, dá pra colocar como clima equivalente). Auckland eu achei parecidíssima como Curitiba numa média geral. A maior temperatura que peguei lá no Verão foi 28 graus. Mas a cidade é litorânea,  ou seja, tem mínimas mais altas até em boa parte. Porém máximas comportadas.
A Ilha Sul é mais dinâmica, mas mesmo assim, é um temperado gostoso de se viver.
Tá ai a sugestão pro Mateus.

  • Like 5
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, Eclipse disse:

 

 

pra cá (RS) jjá tá com cara de que vai ficar nisso mesmo: as duas MP's na vdd. A única vantagem da primeira é que virá com uma chuva mais significativa. A segunda nem sei se ter algo significativo.

O bom é que após tantos anos ruins a gente já vai se acostumando haha

 

Não espero mínimas boas em POA nessa MP de agora, pois a atuação da baixa pressão vai matar o resfriamento noturno. Peço que se concentre na sensação térmica, que será ótima. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

23 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

 

Não quero desanimar ninguém, nem ser o histérico dos modelos, mas essa MP já passou de "muito boa" para "boa". A depender do que rolar, daqui a pouco vira o famoso "peido" (ao menos para o Sudeste). 

Se manter a previsão para Belo Horizonte exatamente como nestes gráficos, já estaria maravilhoso pra mim. Hoje variamos de 13,6ºC a 22,0ºC na Cercadinho, que representa os bairros altos e de 14,1ºC a 24,8ºC na Pampulha, que representa a maior parte da cidade, com vento. Perfeição climática pra mim é isso, não vou reclamar de absolutamente nada!

 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

Sabe um lugar que o Mateus iria gostar?
NOva Zelândia (morei lá por 6 meses, intercâmbio também. Faz alguns anos. Juntei dinheiro e fui).
   Lá o verão não é aquele quente úmido desagradável. E também não faz aquele frio louco de nevascas que tudo para. Faz mais frio que boa parte do Brasil, (tirando a serra SC, dá pra colocar como clima equivalente). Auckland eu achei parecidíssima como Curitiba numa média geral. A maior temperatura que peguei lá no Verão foi 28 graus. Mas a cidade é litorânea,  ou seja, tem mínimas mais altas até em boa parte. Porém máximas comportadas.
A Ilha Sul é mais dinâmica, mas mesmo assim, é um temperado gostoso de se viver.
Tá ai a sugestão pro Mateus.

 
outra cidade boa, neste caso, e na América do Sul, é Ushuaia (Argentina). A cidade é fria praticamente o ano inteiro, não passa frequentemente de 20ºC mesmo no auge do verão, super nublada na maior parte do tempo, tem muito vento e tem uma natureza ao redor exuberante.

 

Na América do Sul, eu, particularmente adoro o clima de Bogotá. Para mim, é perfeito. Super equilibrado o ano inteiro. Mas também não se pode esperar muitas dinâmicas: Não é frio de morrer, no entanto também nunca faz calor demasiadamente.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Renan disse:

 

Não espero mínimas boas em POA nessa MP de agora, pois a atuação da baixa pressão vai matar o resfriamento noturno. Peço que se concentre na sensação térmica, que será ótima. 

 

exato, as tardes poderão ser bem frias com o vento, umidade e períodos de chuva (quando vem a garoa, fica ótimo andar na rua com aquele vento e os pinguinhos gelados que nem precisam de guarda-chuva). Esse tipo de frio à tarde, com mínimas ruins mas tardes geladas, é comum em Maio por aqui e é um dos tipos de frio que gosto muito.

Situação parecida tivemos em Julho de 2018, um mês que foi gelado nas tardes (com máximas em torno de 13-15 sendo frequentes, céu cinza, muita garoa, muito vento), e foi um frio contínuo e maravilhoso apesar das baixas amplitudes térmicas (mínimas altas, sem resfriamento noturno significativo)

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Acho q vc iria gostar de passar um tempo neste sítio 👇

1562436137541.thumb.jpg.9e8c6a1aa14d64e89c5d97837adc9cd8.jpg

Fica à apenas 3 km do centro de Piraquara, com boa estrada (não pavimentada mas boa), internet, mata fechada nos arredores, 940m de altitude e montanhas de 1.400/1.550m nas proximidades.

A geada é certa e qdo o tempo fica nublado e frio, não se vê o Sol por muitos dias...

😃

você mora nessa fazenda ou o que?

 

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, sjmolive disse:

@renan, fato curioso: pela minhas contas até agora, maio está tendo média das mínimas menor aí na baixada (13,3˚C) que aqui no topo (13,7˚C). É o primeiro mês que observo isso, a partir de 14ago19. 

É o grande efeito das inversões térmicas do início do mês.

 

Grande Samuel ! Isso é bastante comum de se observar em nosso outono-inverno, principalmente entre minha casa e o INMET, que tem uma média das mínimas pior que aí no Alphaville. Na verdade, dependendo do mês, o efeito altitude é totalmente anulado e minha média mensal é inferior à média do INMET. 

 

Durante o inverno a diferença nas máximas cai também. Enquanto no verão existe uma diferença média de +- 3 graus entre aqui e o topo, no inverno essa diferença cai para uns 2 graus. 

 

Como eu disse, vai ser bem interessante comparar o comportamento das 3 estações da cidade durante esse inverno. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Fernand0 disse:

 
outra cidade boa, neste caso, e na América do Sul, é Ushuaia (Argentina). A cidade é fria praticamente o ano inteiro, não passa frequentemente de 20ºC mesmo no auge do verão, super nublada na maior parte do tempo, tem muito vento e tem uma natureza ao redor exuberante.

  

Na América do Sul, eu, particularmente adoro o clima de Bogotá. Para mim, é perfeito. Super equilibrado o ano inteiro. Mas também não se pode esperar muitas dinâmicas: Não é frio de morrer, no entanto também nunca faz calor demasiadamente.

Eu moraria talvez num interior de um Uruguai, ARgentina da vida (mas acho que faz muito calor no Verão).
Moraria fácil demais na Ilha sul da Nova Zelândia (visitei no fim do intercâmbio. ALuguei um carro e rodei o país).
  São lugares mais frios que Curitiba, mas não fazem nevascas loucas que tudo para, o que é bom.
  Ushuaia parece até um pouco deveras frio, hehe

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Fernand0 disse:

 
outra cidade boa, neste caso, e na América do Sul, é Ushuaia (Argentina). A cidade é fria praticamente o ano inteiro, não passa frequentemente de 20ºC mesmo no auge do verão, super nublada na maior parte do tempo, tem muito vento e tem uma natureza ao redor exuberante.

 

Na América do Sul, eu, particularmente adoro o clima de Bogotá. Para mim, é perfeito. Super equilibrado o ano inteiro. Mas também não se pode esperar muitas dinâmicas: Não é frio de morrer, no entanto também nunca faz calor demasiadamente.

Ushuaia pra mim tem um clima perfeito, se eu pudesse ir morar lá com os meus pais, eu iria.

  • Like 2
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, Fernand0 disse:

Na América do Sul, eu, particularmente adoro o clima de Bogotá. 

Fiquei sabendo que é um dos locais que mais ocorre chuvas com granizo no mundo. Sabe dizer se realmente é verdade?

Pelas condições geográficas da região, acho bem possível.

Link to comment
Share on other sites

Para cá a previsão continua boa. O ECMWF é que tá piorando a cada rodada que passa. Três modelos continuam bons para cá: GEM, GFS e ICON. Tomará q o Europeu comece já a retornar com a força de antes nas próximas rodadas. Eu creio que também não dá para reclamar de nenhuma massa polar, seja ela fraca ou não. Ruim é quando não tem massar polar nenhuma. Agora eu vou reclamar bastante é se esse ar polar não chegar nem aqui. E pelo visto, caso o ECMWF continuar piorando assim eu não duvido disso. Hahahaha

 

Agora nessa rodada 12z do ECMWF ela foi horrível, principalmente para o centro do Sudeste. Ela ficaria praticamente bloqueada no Sul de Minas e Triângulo Mineiro. Enquanto essas regiões no dia 24 teria tardes com 14°C/15°C com tempo encoberto, Belo Horizonte por exemplo teria 26°C. E nas mínimas não parece ter nenhuma anomalia negativa na região de Belo Horizonte. Por essa rodada não teria quase nenhuma influência no centro de Minas pra cima.

 

Temperatura às 13:00 do dia 24, segundo o ECMWF 12z:

 

us_model-en-087-7_modez_2020051912_126_6286_1.thumb.png.079ede8acecb538506a30d8d38463288.png

 

ecmwf_T850a_samer_fh48-192.thumb.gif.5532344a64554ba367c8dfbca48bec88.gif

  • Like 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Antes a gente sofria com altas polares fortíssimas, que não tinham um ciclone bem configurado, fazendo com que muitas vezes tenhamos visto altas de 1035-1040 indo pro Oceano na altura de Buenos Aires, transformando a promessa de uma poderosa MP virar uma onda de frio marítima corriqueira.

 

Agora parece que o jogo virou, toda semana praticamente vemos ciclones poderosos, amplos ou bem localizados no Atlântico Sul, sem uma alta a sua altura, fazendo com que uma possível poderosa advecção polar se transforme no chamado peidinho polar rs. 

 

Pra essa onda dessa semana, tudo indica que a separação do vórtice ciclônico, do amplo cavado inicial, vai  também favorecer a separação do Anticiclone logo após ele transpor o Andes, impactando no desenvolvimento do ramo hiper continental da alta (que já chegou a ser projetada com mais de 1033hpa), transformando ele em uma alta mais limitada. Acrescentando a isso a alta alongada ao sul do ciclone, associado ao cavado segregado, impede a advecção do ar polar mais bruto, de uma advecção mais direta de ar de origem polar. A advecção muito provavelmente se tratará de um impulsionamento de ar temperado, porque a alta alongada ao sul do ciclone impede um corredor mais direto na passagem do ar polar paras baixas e médias latitudes, como chegou a ser sugerido pelos modelos. 

 

Para a onda do Fim do mês, pode ser que o velho inimigo retorne, a entrada de uma alta potente, sem uma baixa bem configurada, fazendo com que o potente Anticiclone se desloque para o Oceano já na altura de Buenos Aires. Mas ainda isso é uma tendência longínqua, talvez tenhamos sorte dessa vez, e a possível potente alta, tenha uma baixa ampla e bem configurada no Atlântico Sul, gerando essa poderosa onda de frio, que vez ou outra vem aparecendo nas previsões. 

  • Like 9
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

56 minutos atrás, Renan disse:

 

Na verdade, para ela se concretizar como a MP mais forte do ano no Sudeste até agora, não precisa fazer muita força, nem os modelos precisam mudar nada. Este outono se caracteriza muito mais pela falta de calor do que pela presença de frio intenso. É um friozinho meio xoxo de forma quase constante. Não reclamo de jeito nenhum, pois para mim já está bem melhor que a maioria dos outonos da década de 2010. As temperaturas estando próximas ou abaixo da média, é isso que importa. 

 

Eu espero ao menos 1 mínima sub-10 no Mirante nesse evento, além de mínimas sub-5 generalizadas nas baixadas do interior de SP, sul de Minas e Triângulo. Além disso, geadas fortes na Mantiqueira. 

 

 

Apesar de frustrado, concordo com você. Melhor um maio com frio constante, mesmo que moderado, do que com picos de calor (e não estou nem falando do horrível 2019)

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Acho q vc iria gostar de passar um tempo neste sítio 👇

1562436137541.thumb.jpg.9e8c6a1aa14d64e89c5d97837adc9cd8.jpg

Fica à apenas 3 km do centro de Piraquara, com boa estrada (não pavimentada mas boa), internet, mata fechada nos arredores, 940m de altitude e montanhas de 1.400/1.550m nas proximidades.

A geada é certa e qdo o tempo fica nublado e frio, não se vê o Sol por muitos dias...

😃

Que lugar lindo.

Aproveitando o assunto que o colega comentou, já houve precipitação e acumulação de neve nessas montanhas ali?

Edited by GabrielG.
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

POA variou hoje de 12,6 °C a 29,4 °C. Baita amplitude térmica, e rápido resfriamento em seguida - já estamos com 26 °C. O que salvou o dia foi a mínima e o pico de calor ter sido breve.

Link to comment
Share on other sites

51 minutos atrás, GabrielG. disse:

Que lugar lindo.

Aproveitando o assunto que o colega comentou, já houve precipitação e acumulação de neve nessas montanhas ali?

Sim é lindo pra caramba!

Em 1975 houve bons acumulados e eu vi fotos em um jornal curitibano (na biblioteca pública) mostrando os topos cobertos pela neve, mas não pude fotografar as imagens, apenas fazer xerox e em preto e branco.  E não os tenho mais.

Em 2013 dava pra ver de longe alguma coisa, inclusive um (ex) colega nosso (Bettega) q mora (va) em São José dos Pinhais me mandou fotos q ele fez à partir do contorno leste (BR 116). 

Enfim, topos acima dos 1.400 m recebem uma "quirera" em eventos bons. Mas é raro.

Já no topo do Maciço Paraná (alguns picos com >1.700 m) a neve é menos incomum. Porém ficam no município de Campina Grande do Sul, ao norte de Piraquara.

Aki, Morro Araçatuba, ao sul, quase divisa com Santa Catarina. Sincelo:

484920664_images(3).jpeg.fd1d5ddd2c3f383609faa844668df21a.jpeg

 

Edited by Carlos Campos
  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

GFS mantém  aquilo que vinha sendo previsto. Estável a projeção.

 

Acho que temos que ficar atento para as próximas projeções. Parece haver um cavado na patagônia que, se sumir da projeção, pode trazer algo excepcional. As projeções mantém uma previsão de frio forte para nossos padrões.

Interior de SP teria 4 mínimas de 1 digito e máximas sub-20 mesmo com sol. 

 

Quanto ao Europeu... Esse ano, não está legal.

GFS ditou a tendência e todos vem seguindo.

 

20200519_182016.thumb.jpg.e147282b2428a57b17a4f949ceb6c31d.jpg

 

1333329748_Screenshot_20200519-181759_SamsungInternet.thumb.jpg.8bcd0c464b6b6223ef1c973ee9cffa4b.jpg

 

815295019_Screenshot_20200519-181819_SamsungInternet.thumb.jpg.f63fce0fc09d891aa6c323aed6e3c707.jpg

 

 

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Dia dom variação de 15°-29°, o dia começou completamente limpo, e terminou com uma ou outra autocumulus.

Algumas altas árvores, note que da para ver claramente que elas se elevam acima das outras copas:IMG_20200519_160820.thumb.jpg.57a1b204027005a06903e1c598057d89.jpgIMG_20200519_161001.thumb.jpg.28afe0e0a9e03efb781d2a7ce715f8dd.jpg

As mangueiras estão floridas, o que não é muito normal, o período de produção delas é entre novembro e dezembro, mas aparentemente elas se saem melhor na seca.IMG_20200519_155120.thumb.jpg.745cf6dee354f2f1bf4653c2c7329dc4.jpg

 

 

Uma pequena autocumulus sozinha no céu perto das 15h.IMG_20200519_155459.thumb.jpg.6e52a074137a962635daf56e5e9784f1.jpg

Já um pouco mais tarde, com um grupo maior de nuvens juntas:IMG_20200519_171056.thumb.jpg.5210e18643385b0c2196607192c6f579.jpg

 

IMG_20200519_165852.thumb.jpg.c8da89b5c95407a15611383e438c1650.jpgIMG_20200519_170315.thumb.jpg.9b1968cef6486278f07a9662358bba9a.jpgIMG_20200519_170404.thumb.jpg.84d5cf1c216d5825e0aa649a787280f0.jpg

 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, Maicon disse:

GFS mantém  aquilo que vinha sendo previsto. Estável a projeção.

 

Acho que temos que ficar atento para as próximas projeções. Parece haver um cavado na patagônia que, se sumir da projeção, pode trazer algo excepcional. As projeções mantém uma previsão de frio forte para nossos padrões.

Interior de SP teria 4 mínimas de 1 digito e máximas sub-20 mesmo com sol. 

 

Quanto ao Europeu... Esse ano, não está legal.

GFS ditou a tendência e todos vem seguindo.

 

20200519_182016.thumb.jpg.e147282b2428a57b17a4f949ceb6c31d.jpg

 

1333329748_Screenshot_20200519-181759_SamsungInternet.thumb.jpg.8bcd0c464b6b6223ef1c973ee9cffa4b.jpg

 

815295019_Screenshot_20200519-181819_SamsungInternet.thumb.jpg.f63fce0fc09d891aa6c323aed6e3c707.jpg

 

 

Parece que esse frio não vai avançar tanto no Sudeste, ficará travado no centro de Minas. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LucasFSopranos disse:

Para cá a previsão continua boa. O ECMWF é que tá piorando a cada rodada que passa. Três modelos continuam bons para cá: GEM, GFS e ICON. Tomará q o Europeu comece já a retornar com a força de antes nas próximas rodadas. Eu creio que também não dá para reclamar de nenhuma massa polar, seja ela fraca ou não. Ruim é quando não tem massar polar nenhuma. Agora eu vou reclamar bastante é se esse ar polar não chegar nem aqui. E pelo visto, caso o ECMWF continuar piorando assim eu não duvido disso. Hahahaha

 

Agora nessa rodada 12z do ECMWF ela foi horrível, principalmente para o centro do Sudeste. Ela ficaria praticamente bloqueada no Sul de Minas e Triângulo Mineiro. Enquanto essas regiões no dia 24 teria tardes com 14°C/15°C com tempo encoberto, Belo Horizonte por exemplo teria 26°C. E nas mínimas não parece ter nenhuma anomalia negativa na região de Belo Horizonte. Por essa rodada não teria quase nenhuma influência no centro de Minas pra cima.

 

Temperatura às 13:00 do dia 24, segundo o ECMWF 12z:

 

us_model-en-087-7_modez_2020051912_126_6286_1.thumb.png.079ede8acecb538506a30d8d38463288.png

 

ecmwf_T850a_samer_fh48-192.thumb.gif.5532344a64554ba367c8dfbca48bec88.gif

Queria ver o Mato Grosso no primeiro mapa.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Pablo MQL disse:

 

Si , lo se, estoy de acuerdo que lo es soprendente la coloracion que adquirio ese ejemplar, pero no es sorprendente que se pueda cultivar y desarrollar alli saludablemente.

 

Si observamos su rango de distribucion natural encontramos que es un arbol de clima preferentemente subtropical y que se desarrolla bien en climas templados calidos; subtropicales o tropicales de altura, pero no lo hace en climas templados o templados frios; es decir es un arbol mas apto para el clima de las altitudes bajas de las sierras cariocas que para el clima canadiense.

 

En Estados Unidos se distribuye naturalmente al nivel del mar tan al sur como el Lago Worth (Florida) 26°N.

 

29_T3150879_0_1547244834.jpg

 

Si observamos su rango de distribucion en estas muestras de su medio natural en Centroamerica, vemos que su distribucion natural abarca altitudes y latitudes bastante bajas:

 

49751522007_gf1.png

 

Bosque dedicado a la produccion de Balsamo de Liquidambar en el sur de Mexico:

 

1976302252_Sanstitre33.jpg.75b4fcfb401e950fc68ed539dc3be291.jpg

 

 

 

 

Para mim, o vídeo abaixo apresenta as cores mais belas do Liquidambar Styraciflua!

 

Liquidambar Styraciflua na Ilha da Primavera de Sal - Canadá

 

 

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.