Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2021


Recommended Posts

O dia começou com nevoeiro aqui mas já dissipou e a temperatura vai disparar. às 9:40 20,5ºC com 87% e céu limpo em Blumenau.

 

No morro do baú 25,5ºC com 35%, ar bem quente e seco em altura.

 

No sul do estado o ar mais fresco raso avança, Timbé do Sul caiu de 30,8ºC com 36% para 20,7ºC com 75% em 20 minutos e registrou rajada de 71km/h de sul.

 

Bairro Areia Branca - 108 m Mario Zatta
Temperatura : 20.7 °C
Umidade: 75.0 %
Vento : 46.7 km/h SSE 158 °
Barometro: 1014.9 hPa Subindo Rapidamente
  • Like 15
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, Tavares disse:

Vários relatos de um enxame intenso de cupins no Rio de Janeiro.

Rapaz, nem me fale. Tenho um ódio desses bichos rsrs
Eles infestam tudo. E estão brotando aos montes, sinal do período quente voltando.

 

 

Em 15/08/2021 em 00:28, fsorf9rj disse:

Era o que faltava nesse inverno (sim, esse merece ser chamado de inverno e não de baixo verão como costumo me referir). Tivemos mínimas excelentes por duas ou três vezes. Agora essa sequência de frio úmido, mesmo que não tão forte.

Pra que eu fui falar né? Apesar do RJ vir escapando de recordes, o calor voltou. Temos atingido 30º ou mais nesses últimos dias, com clima seco, causando bastante desconforto térmico, principalmente depois de um período frio constante e longo pros nossos padrões. Devemos ficar nessa levada aí mais uma semana inteira, com uma possível mudança lá pro dia 28, conforme os amigos já veem relatando.

Agora 23º no Centro do Rio, tempo limpíssimo. Vai esquentar bem.

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

34 minutos atrás, Renan disse:


30 graus em plena madrugada no mês de Agosto no RS é novidade para mim. Que dinâmica interessante! Queria poder vivenciar algo assim. 
 

hoje tive uma inesperada e protocolar mínima sub-10: Baixamos para 09,9C pouco depois das 6h, e assim segue tudo normal por aqui. Continua mantendo a MP do fim do mês.


Incomum não é, mas confesso que essa foi uma das madrugadas mais quentes que já vi. Pessoal que é mais ligado nos dados, pode confirmar.
Saí para pedalar pelas 4h40min e era um calor impressionante. Pouquíssimos trechos com temperatura mais baixa, na verdade, peguei um trecho de menos de 1 km que devia estar nuns 20°C. De resto, 27°C/28°C para mais.

  • Like 17
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, Tavares disse:

Vários relatos de um enxame intenso de cupins no Rio de Janeiro.

Quarta-feira ao entardecer, por volta das 17h havia uma nuvem de cupins q voavam aleatoriamente nos arredores de casa. Até pensei em filmar, mas acabei deixando pra lá...

Assim como o @fsorf9rj, não morro de amores por esses bichos nojentos.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

47 minutos atrás, Matheus b Santos disse:

Dia começando com muita fumaça no oeste paulista, assim como foi nos outros dias. Umidade máxima hoje no Ciiagro foi de 52,6% extremamente seco nas horas mais úmidas do dia.

 

image.png.099422a14ec4748e5fbec92bbaa1d39f.png

 

A parte oeste da América do Sul está tomada de fumaça. 

 

image.png.85b848a2ffd4ce4ad49116de765e8a09.png

 

JBN fazendo esse transporte. 

 

image.png.81b842ec950b6bce94c5dbe78ab855da.png

 

A grade do YR sinaliza hellcords na maioria das regiões do estado de SP na semana que vem, a configuração sinótica é praticamente perfeita para quebra de recordes.

 

image.thumb.png.f04417a643d73496c44f925e9a0019d6.png

 

Após um alívio ao que parece com uma frente fria e bons acumulados de chuva que estamos precisando. O multi-models concorda com essa projeção o que é bom.

 

multi_models_chuva_acum_hidro_d03_sp_180h_00z.thumb.png.ae18109cad001725982eaf934f1bc2b3.png

 

Passaremos de 100 mm em quais regiões?

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Sob sustentação de céu nublado, neblina, garoa, a mínima no Mirante de Santana foi a mesma do Ceres-Campo Experimental em Primavera do Leste nas mesmas condições, 9,3 C, com a diferença que em Sampa foi de tarde e em Primavera foi de madrugada, respectivamente em 28 de julho e 29 de junho, essa PWS está localizada a 30 km de Primavera na margem norte do Rio das Mortes e a menos de 600 metros do nível do mar, então, qual é a distância do Sesc pro Mirante? 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

A máxima desta sexta-feira em POA ficará nos 26,8 graus do começo da madrugada.

Às 3h da madrugada ainda tínhamos 25,6 graus. Algo que raramente ocorre até mesmo no verão.

 

Acho bem interessante quando temos esse tipo de dinâmica. Agosto tem pra tudo que é gosto, às vezes na mesma semana (como nessa).

 

Depois da virada nos ventos no começo da manhã, acompanhada com vento forte e barulhento, estamos com quase 10 graus a menos do que na meia-noite:

entre 17 e 18 graus ao longo de boa parte das primeiras horas da manhã.

 

Link to comment
Share on other sites

Já estava demorando muito o veranico, depois de um junho e julho típico de inverno  no Rio de Janeiro sem veranico o mês de agosto tá igual os anos recentes vamos tendo um dia bem seco madrugadas frescas e dias quente com grande amplitude térmica,  porém ainda suportável apesar da secura, a mínima aqui no meu bairro foi de 20 graus Inhaúma, agora são 11h32 e está quente na rua faz 31 graus no mesmo bairro. Bom não vou reclamar do calor pois já passamos invernos praticamente  todo nesse veranico  no final do mês clima de inverno deve voltar. 

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Renan said:


30 graus em plena madrugada no mês de Agosto no RS é novidade para mim. Que dinâmica interessante! Queria poder vivenciar algo assim. 
 

hoje tive uma inesperada e protocolar mínima sub-10: Baixamos para 09,9C pouco depois das 6h, e assim segue tudo normal por aqui. Continua mantendo a MP do fim do mês.

 

 

1 hour ago, fredericowessel said:


Incomum não é, mas confesso que essa foi uma das madrugadas mais quentes que já vi. Pessoal que é mais ligado nos dados, pode confirmar.
Saí para pedalar pelas 4h40min e era um calor impressionante. Pouquíssimos trechos com temperatura mais baixa, na verdade, peguei um trecho de menos de 1 km que devia estar nuns 20°C. De resto, 27°C/28°C para mais.

 

Também acho que não é super incomum, mas pra agosto eu acho que é novidade. Realmente foi uma das madrugadas mais quentes, senão a mais quente, que eu já vivi.

Estava "esfriando" até por volta da meia noite, onde em Lajeado chegou aos 25,8°C, e por volta de 1h ja estava em 26,5°C, e metade da manhã chegou a 20,4°C.

Felizmente a FF já está dando as caras e agora faz 21,5°C.

 

O dia de ontem, pra mim, foi completamente surreal. Dias quentes em agosto, tudo bem, são comuns, mas o que aconteceu ontem foi novidade pra mim. E foi recorde na estação da Univates também para o mês.

 

No fim das contas é o RS sendo RS com essas dinâmicas extremas, típicas da latitude que tem.

Edited by Nestor Antonio Bresolin Junior
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:


30 graus em plena madrugada no mês de Agosto no RS é novidade para mim. Que dinâmica interessante! Queria poder vivenciar algo assim. 
 

hoje tive uma inesperada e protocolar mínima sub-10: Baixamos para 09,9C pouco depois das 6h, e assim segue tudo normal por aqui. Continua mantendo a MP do fim do mês.

Para mim também era novidade agora.

Lembro de Santa Maria, toda região dos vales próximos aos rios da região de Porto Alegre e central do estado, como Lajeado, Santa Cruz do Sul etc, com temperaturas bem altas de madrugada.

 

Não deve ser agradável mesmo. 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

A mínima mais alta para agosto em São Miguel do Oeste era 21,8ºC em agosto de 2015. Daí veio agosto 2021 com as mínimas:

 

23,2ºC quarta-feira

23,2ºC quinta-feira

23,0ºC hoje (sexta-feira)

 

O recorde era 21,8ºC e nos últimos dias foram registradas 3 mínimas de 23ºC já.

 

O nível de bizarrice dos últimos anos na época fria e de transição é surreal.

 

O local é um topaço, portanto propício a registrar mínimas altas isoladas com o JBN.

  • Like 16
  • Thanks 3
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Mínima de 16,9°C, depois de um denso nevoeiro (3° seguido e o 2° bem intenso) que perdurou desde a noite de ontem, até por volta das 3h/4h da madrugada de hoje.

 

Hoje promete! Mal começou a tarde e já está fazendo 33,1°C | 46% aqui em Eldorado, pelo jeito vai renovar a máxima do ano, não esperava que fosse acontecer tão cedo. Vale do Ribeira "fervendo" neste início de tarde:

image.thumb.png.07a00e481ec28db925cbf47298e80b1e.png

 

 

  • Like 17
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Ontem a máxima chegou a 28,6°C no Inmet Vacaria, sendo essa a terceira maior máxima para agosto desde a abertura da estação em abril de 2008. O recorde ocorreu ano passado no dia 29/08 com 29,3°C. Quero acreditar que isso é apenas uma coincidência e não uma nova tendência para agosto...

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

34 minutos atrás, Gustavo Pinheiro disse:

Ontem a máxima chegou a 28,6°C no Inmet Vacaria, sendo essa a terceira maior máxima para agosto desde a abertura da estação em abril de 2008. O recorde ocorreu ano passado no dia 29/08 com 29,3°C. Quero acreditar que isso é apenas uma coincidência e não uma nova tendência para agosto...

Não é coincidência, é efeito da la niña: extremos mais acentuados na temperatura. Frio extremo e calor extremo tudo no mesmo mês, como foi 1999 e até mesmo 1955

  • Like 3
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, sjmolive disse:

Boa tarde a todos. 

 

Aqui estamos com céu claro e amenos 24,5˚C. Está ficando seco: UR 45% (14h25min).

 

Tempo muito agradável. Pelo menos por enquanto.

 

 


Hoje esquentou um pouco mais em relação aos últimos dias. A minha máxima atingiu 27,9C. Porém, começo a achar que vai ser difícil tirar a diferença das anomalias negativas que se formaram aqui na primeira quinzena. Nosso período com calor de verdade vai ser pequeno, uns 5 dias de calor antes da frente fria. Possivelmente insuficiente para reverter as anomalias, mas vamos aguardar.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Eclipse disse:

A máxima desta sexta-feira em POA ficará nos 26,8 graus do começo da madrugada.

Às 3h da madrugada ainda tínhamos 25,6 graus. Algo que raramente ocorre até mesmo no verão.

 

Acho bem interessante quando temos esse tipo de dinâmica. Agosto tem pra tudo que é gosto, às vezes na mesma semana (como nessa).

 

Depois da virada nos ventos no começo da manhã, acompanhada com vento forte e barulhento, estamos com quase 10 graus a menos do que na meia-noite:

entre 17 e 18 graus ao longo de boa parte das primeiras horas da manhã.

 

 

O que aconteceu nesta noite foi BIZARRO!!

 

Às 21 h, a sondagem do aeroporto registrava incríveis 32,0° a 109 m de altitude!! 

 

Ontem cheguei em casa perto das 22 h. Passei pelo Shopping Iguatemi, onde o relógio de rua marcava 24° (geralmente mostra 2° acima). Pois em casa, a uns 300 m em linha reta e 20 m mais alto, o ar era sensivelmente mais quente, tinha aquele "cheiro" morno no ar. E minha estação marcava 25,6°!!

 

Diferença de uns 3° numa elevação de 20 m!! Isso que o Iguatemi é puro concreto rodeado de asfalto! Foi muito louco!

 

Minha máxima nessa madrugada foi 25,5° à 0:53. A temperatura entrou em queda a partir das 3:20. Mínima até agora de 16,7°.

 

Agora tenho 20,9° com 67%.

 

 

  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

45 minutos atrás, Marcos disse:

 

O que aconteceu nesta noite foi BIZARRO!!

 

Às 21 h, a sondagem do aeroporto registrava incríveis 32,0° a 109 m de altitude!! 

 

Ontem cheguei em casa perto das 22 h. Passei pelo Shopping Iguatemi, onde o relógio de rua marcava 24° (geralmente mostra 2° acima). Pois em casa, a uns 300 m em linha reta e 20 m mais alto, o ar era sensivelmente mais quente, tinha aquele "cheiro" morno no ar. E minha estação marcava 25,6°!!

 

Diferença de uns 3° numa elevação de 20 m!! Isso que o Iguatemi é puro concreto rodeado de asfalto! Foi muito louco!

 

Minha máxima nessa madrugada foi 25,5° à 0:53. A temperatura entrou em queda a partir das 3:20. Mínima até agora de 16,7°.

 

Agora tenho 20,9° com 67%.

 

 

 

Foi uma advecção quente bem severa então. Na próxima oportunidade, faça um vídeo evidenciando essa situação, por exemplo subindo de carro em algum bairro alto de POA e notando a diferença de temperatura. Seus vídeos estão ficando bem bacanas !

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Luide Luckmann disse:

Não é coincidência, é efeito da la niña: extremos mais acentuados na temperatura. Frio extremo e calor extremo tudo no mesmo mês, como foi 1999 e até mesmo 1955

Faz todo sentido, esse ano já tivemos três quebras de recorde mensais na estação automática do Inmet Vacaria (é uma estação muito nova, foi aberta em abril de 2008). Porém nas médias mensais está sendo um ano entre a média ou abaixo dependo do mês, só março ficou acima.

 

Recordes de temperatura máxima:

Março: 30,8°C em 29/03/2021 (recorde anterior: 29,9°C)

Junho: 25,3°C em 05/06//2021 (recorde anterior: 24,7°C)

 

Recorde de temperatura máxima mais baixa: 

Junho: 4,3°C em 29/06/2021 (recorde anterior: 6,3°C)

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, jrmartinisp disse:

Melhor não, já vivenciei 30 graus a noite no litoral de sp e a sensação não é nada agradável.

 

Já peguei 28,x°C de mínima na antiga convencional do INMET em Santos, quando morei lá.

Era um bafo quente do vento NO por volta de 6 h da manhã, numa pré-frontal das "brabas".

Garanto que não é nada agradável meeessmo. :D

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Eita

 

" A projeção do NMME indica que os próximos meses devem ser extremamente quentes, em um cenário de enormes ondas de calor com recordes, no Centro da Argentina. O modelo concentra as anomalias muito positivas em províncias como Córdoba, Santa Fé, Entre Rios, Corrientes e Buenos Aires. A região de temperatura acima da média se estende ao Sul do Brasil com anomalias muito positivas no Oeste. "

 

0C54D63A-F7A9-455E-96BC-2F9DE6A71C50.jpe

 

91E46F6A-3FF7-4DF5-82DB-6A5C6710F603.jpe

 

 

 

https://metsul.com/calor-intenso-em-agosto-e-prenuncio-de-verao-muito-quente/?fbclid=IwAR1pYKZXkY15baglhDl9z8CUAFUQNxeS6ubYx7V3kJ4idRt9OnkgwGMChB8

 

 

  • Like 10
  • Confused 2
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

O cenário que se desenhou na rodada do ECMWF 12z da próxima MP no fim de agosto é o melhor até agora pra minha região. Chuva boa e com temperatura entre 12 e 14°C. Tomará que aconteça isso, se não na mesma intensidade no frio, pelo menos com alguma chuva.

 

Dia 28:

 

image.png.01f2579961e367009c2c595cd7bd7766.png

image.png.1a2b9622c845c5d8f8c08cd0c1a158e1.png

 

 

É bem preocupante a quantidade de incêndios ainda no mês de Agosto por aqui. Dias atrás, a cidade tava com um cheiro forte de animais queimados provavelmente por causa do fogo que deu em uma mata fechada aqui perto. Se está assim agora, imagino no mês de setembro e início de outubro quando de fato o calor se intensifica.

  • Like 18
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

23 horas atrás, Aldo Santos disse:

Na cidade de São Paulo, mais do mesmo: sol, céu sem nuvens, névoa seca e calor.

A umidade relativa ficou abaixo de 20% nas horas mais quentes do dia na maioria das estações do CGE e no Mirante.

 

Vale tudo pra hoje, não mudou absolutamente nada. :D

 

Mirante (Aut): 16,6°C / 30,1°C

Mirante (Conv): 16,8°C / 30,6°C

Interlagos: 15,6°C / 30,3°C

IAG: 12,9°C / 30,6°C

 

Nesses últimos dias, estamos tendo bons exemplos de como funciona a ilha de calor.

 

Abaixo, os dados de hoje de 2 estações periféricas do CGE:

Marsilac: 8,6°C / 29,6°C

Capela do Socorro: 7,7°C / 30,0°C

 

Vejam como a grande diferença ocorre nas mínimas.

E como as máximas são parelhas com as estações mais urbanas.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, LucianoD disse:

Eita

 

" A projeção do NMME indica que os próximos meses devem ser extremamente quentes, em um cenário de enormes ondas de calor com recordes, no Centro da Argentina. O modelo concentra as anomalias muito positivas em províncias como Córdoba, Santa Fé, Entre Rios, Corrientes e Buenos Aires. A região de temperatura acima da média se estende ao Sul do Brasil com anomalias muito positivas no Oeste. "

 

0C54D63A-F7A9-455E-96BC-2F9DE6A71C50.jpe

 

91E46F6A-3FF7-4DF5-82DB-6A5C6710F603.jpe

 

 

 

https://metsul.com/calor-intenso-em-agosto-e-prenuncio-de-verao-muito-quente/?fbclid=IwAR1pYKZXkY15baglhDl9z8CUAFUQNxeS6ubYx7V3kJ4idRt9OnkgwGMChB8

 

 

Mais bloqueios nãoooooo 😢

  • Like 5
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, LucianoD disse:

Eita

 

" A projeção do NMME indica que os próximos meses devem ser extremamente quentes, em um cenário de enormes ondas de calor com recordes, no Centro da Argentina. O modelo concentra as anomalias muito positivas em províncias como Córdoba, Santa Fé, Entre Rios, Corrientes e Buenos Aires. A região de temperatura acima da média se estende ao Sul do Brasil com anomalias muito positivas no Oeste. "

 

0C54D63A-F7A9-455E-96BC-2F9DE6A71C50.jpe

 

91E46F6A-3FF7-4DF5-82DB-6A5C6710F603.jpe

 

 

 

https://metsul.com/calor-intenso-em-agosto-e-prenuncio-de-verao-muito-quente/?fbclid=IwAR1pYKZXkY15baglhDl9z8CUAFUQNxeS6ubYx7V3kJ4idRt9OnkgwGMChB8

 

 

Já é o terceiro ano de la niña,sendo portanto o terceiro ano seguido com picos de calor acentuados. Nada mais auto-explicativo. O leste da região sul segue inatingível kkkkkkkk 

  • Like 5
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

Projeção de longo prazo tem chances de 100% de erro…

Sim! 100% de chance de não ter um verão super quente como a metsul está afirmando. Verão passado foi frio e esse também será,e acho que não terá nenhuma onda de calor,apenas algum pico de calor o que é diferente.  Ano de 2008 foi la niña e teve um verão frio também.  Até agora esse ano está uma cópia de 2008, abaixo da média em quase todos os meses(pelo menos aqui na região)

  • Like 4
  • Thanks 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia tranquilo aqui, típico da segunda quinzena de agosto, com friozinho à noite e ao amanhecer e calor leve à tarde. Pampulha teve variação 13,6 / 27,9C. O que está desconfortável é a UR, que bateu os 21% na segunda metade da tarde, péssimo. Fico imaginando como é nesses locais em que essa umidade vem com 10ºC a mais - apesar que, na histórica onda de calor do ano passado, tivemos uns 2/3 dias nessas condições. Insalubre.

 

Sobre essa previsão lançada acima, seria um período extremamente longo de calor intenso para a Argentina, simplesmente a primavera e o verão inteiros seriam sob intensa anomalia positiva. Pra variar, como tenho dito, o miolo oeste de SP + triângulo mineiro + sul de GO + MS seria duramente afetado por ondas de calor na primavera.

 

Outro ponto interessante é a previsão de temperaturas bem abaixo da média no centro-norte do país no verão, o que é sinônimo de muita chuva. Mas isso é só pra divertir, essas previsões são loteria pura.

 

O que não é loteria é a grade de 15 dias pra BH, que está boa: além de não colocar calor relevante para os próximos dias, prevê chuva e o retorno do inverno perto da virada do mês:

 

sss.png.f7953ec0578c7e29fc6ef6d019dde669.png

 

Como eu queria um setembro dominado pelos ventos de leste, sem aquela fornalha toda. Mas uma hora ela chega aqui também, não consigo imaginar um mês de setembro sem esse maçarico mais.

 

  • Like 18
Link to comment
Share on other sites

32 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

Já é o terceiro ano de la niña,sendo portanto o terceiro ano seguido com picos de calor acentuados. Nada mais auto-explicativo. O leste da região sul segue inatingível kkkkkkkk 

154.thumb.png.cf69cb4bb0eed2c9ab3515bdda2d514c.png

 

Mal deu um ano. O tórrido 2019 tivemos El Niño fraco e um terço de 2020 com neutro positivo.

  • Like 7
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LucianoD disse:

Eita

 

" A projeção do NMME indica que os próximos meses devem ser extremamente quentes, em um cenário de enormes ondas de calor com recordes, no Centro da Argentina. O modelo concentra as anomalias muito positivas em províncias como Córdoba, Santa Fé, Entre Rios, Corrientes e Buenos Aires. A região de temperatura acima da média se estende ao Sul do Brasil com anomalias muito positivas no Oeste. "

 

0C54D63A-F7A9-455E-96BC-2F9DE6A71C50.jpe

 

91E46F6A-3FF7-4DF5-82DB-6A5C6710F603.jpe

 

 

 

https://metsul.com/calor-intenso-em-agosto-e-prenuncio-de-verao-muito-quente/?fbclid=IwAR1pYKZXkY15baglhDl9z8CUAFUQNxeS6ubYx7V3kJ4idRt9OnkgwGMChB8

 

 

Apenas +2° de anomalia entre setembro e novembro? Tá no lucro comparado com os últimos anos.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LucasFSopranos disse:

O cenário que se desenhou na rodada do ECMWF 12z da próxima MP no fim de agosto é o melhor até agora pra minha região. Chuva boa e com temperatura entre 12 e 14°C. Tomará que aconteça isso, se não na mesma intensidade no frio, pelo menos com alguma chuva.

 

Dia 28:

 

image.png.01f2579961e367009c2c595cd7bd7766.png

image.png.1a2b9622c845c5d8f8c08cd0c1a158e1.png

 

 

É bem preocupante a quantidade de incêndios ainda no mês de Agosto por aqui. Dias atrás, a cidade tava com um cheiro forte de animais queimados provavelmente por causa do fogo que deu em uma mata fechada aqui perto. Se está assim agora, imagino no mês de setembro e início de outubro quando de fato o calor se intensifica.

MP Marítima, as temperaturas aumentam no oeste na mesma latitude. 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

40 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

Já é o terceiro ano de la niña,sendo portanto o terceiro ano seguido com picos de calor acentuados. Nada mais auto-explicativo. O leste da região sul segue inatingível kkkkkkkk 

 

Não é o 2°?

***

Tivemos uma boa surpresa aqui em Pombal. Agora pouco passou uma pancadinha rápida, não foi grande coisa mas não havia chovido neste agosto ainda. Pelo radar da APAC se formaram alguns núcleos de chuvas mais fortes entre o Pajeú do Pernambuco e a região de Monteiro no Cariri da PB.

Screenshot_20210820-192651.png.7ceb85ba1935ff291c47e30de5c74a01.png

  • Like 16
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

O Brasil tem uma dinâmica idêntica aos EUA na trajetória das ondas de frio, que podem ficar mais a leste ou mais a oeste, e também mais no meio, julho de 2010 por exemplo teve temperatura de um dígito em Cuiabá, e máxima de 13 C, e não teve sub-10 no Mirante em Sampa, e o que dizer da onda de frio que provocou -18 C em Dallas em fevereiro último, mal baixou de 0 C em Nova York, uma onda de frio que atinge a Califórnia com força não atinge a Costa Leste dos EUA,  e vice-versa, no Brasil em julho de 2017 Brasília esfriou melhor na marítima do começo do mês que na continental do meio do mês, mesmo longe do litoral, Goiânia que é pertinho se saiu melhor na continental, como Patrocínio e Uberaba, no Triângulo Mineiro, respectivamente. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Ontem e hoje em Londrina as máximas ficaram na casa dos 32°C. Nas áreas altas da cidade (distritos acima de 700m), em torno de 30-31°C. 

 

Indo para Varginha hoje pude observar bem as temperaturas. Fazia 33°C em Jaú por volta das 13:30. Em Poços de Caldas, às 16:30, apenas 26°C. 

 

Em Varginha agora faz 19/20°C. Nas baixadas abaixo de 14/15°C. Mínima de 11.5°C e máxima de 28°C hoje. Nas baixadas segue frio de manhã, com mínimas de até 5-7°C e máxima de 28-30°C como em Coqueiral.

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.