Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2021

Recommended Posts

Bom dia!

A temperatura pode cair um pouco mais até às 7h mas confesso que estou um tanto quanto decepcionado com o frio da grande sp, esperava mais, com frio de 8°C ontem em pleno início da tarde achei que teríamos marcas mais relevantes pra hoje cedo :( O destaque vai pra Riacho Grande que tem gelados 3,7°C no momento e como vcs viram, se trata de um topo. A climatempo previu mínima de 5°C hoje na capital e acho que vão acertar, provavelmente o Mirante vai ficar em 5,x. 

• Like 8
  • Sad 2

Agora, Wagner97 disse:

Bom dia!

A temperatura pode cair um pouco mais até às 7h mas confesso que estou um tanto quanto decepcionado com o frio da grande sp, esperava mais, com frio de 8°C ontem em pleno início da tarde achei que teríamos marcas mais relevantes pra hoje cedo :( O destaque vai pra Riacho Grande que tem gelados 3,7°C no momento e como vcs viram, se trata de um topo. A climatempo previu mínima de 5°C hoje na capital e acho que vão acertar, provavelmente o Mirante vai ficar em 5,x. 

Fiquei bem desapontado também ...ontem aquele gelo a tarde , e a temperatura só foi igualar a temperatura que tínhamos ontem a tarde , hoje pela madrugada .

Não creio em nada muito histórico amanhã , já que a MM vai nos perturbar essa noite/madrugada .

• Like 2
  • Sad 4

19 minutos atrás, Juzinho disse:

Fiquei bem desapontado também ...ontem aquele gelo a tarde , e a temperatura só foi igualar a temperatura que tínhamos ontem a tarde , hoje pela madrugada .

Não creio em nada muito histórico amanhã , já que a MM vai nos perturbar essa noite/madrugada .

Eu também já retirei todas as minhas expectativas pra amanhã, espero ser surpreendido. De qualquer maneira hoje será um dia gelado, e acho que um feito dessa mp foi fazer gelar até nos pontos mais ruins como a Sé, por exemplo, onde chegou a 6°C agora cedo.

• Like 5
  • Sad 2

Bom dia!

Confesso que fui bem tombado por essa MP hehehe.

Os modelos estavam prevendo mínimas entre 9ºC e 11ºC pra hoje, mas foi completamente diferente: mínima de 6,1°C na automática do INMET. Estação do aeroporto não muito diferente, marcando 6ºC, porém nas decimais acredito que possa estar um 5,xºC.

Em números, já superou o fiasco da secura extrema do dia 20. Quem sabe se iguala com a do fim de junho (4,7ºC INMET)? 

• Like 10

20 minutos atrás, Wagner97 disse:

Eu também já retirei todas as minhas expectativas pra amanhã, espero ser surpreendido. De qualquer maneira hoje será um dia gelado, e acho que um feito dessa mp foi fazer gelar até nos pontos mais ruins como a Sé, por exemplo, onde chegou a 6°C agora cedo.

Eu duvido até do quão gelado será o dia. Com esse sol todo aposto em uma máxima ao redor de 15°, o que seria frio sim, mas muito longe dos 11°/12° previstos até ontem.

• Like 7
  • Thanks 2

Bom dia a todos !

Mínimas desta manhã  em São Paulo:

- CGE MARSILAC: -0,1℃
- CGE CAPELA DO SOCORRO: 1,9℃
- CGE PARELHEIROS: 1,9℃
- CETESB PICO DO JARAGUÁ: 2,0℃
- CGE SANTANA DE PARANAÍBA (RM): 2,1℃
- CGE PERUS: 2,8℃
- INMET BARUERI (RM): 2,9℃
- CGE PINHEIROS: 3,6℃
- CGE PIRITUBA: 3,8℃
- INMET SESC: 4,2℃
- CGE SÃO MATEUS: 4,5℃
- CGE JABAQUARA: 5,2℃
- INMET MIRANTE: 5,5℃
- CGE SANTANA: 5,6℃
  • Like 19
  • Thanks 3

Como esperado, temperatura caiu mais um pouco na última hora, algumas mínimas na região:

Mauá: 5,0°C (decepcionou)

Riacho Grande: 3,1°C (surpreendeu)

Parelheiros: 1,9°C (esperado)

Marsilac: -0,1°C (esperado)

Sé: 5,8°C (surpreendeu)

Santana: 5,6°C (esperado)

Uma boa notícia, com a chuvarada de ontem o nível da represa Billings subiu bem! Eu passo por ela todos os dias e já tava me dando agonia de ver a represa cada vez mais vazia...

Edited by Wagner97
  • Like 14
  • Thanks 1

1 minuto atrás, Renan disse:

Eu estava esperando uma temperatura ao redor dos 4°C neste momento no Mirante, mas na verdade temos 6°C. Suspeito que o grosso do ar polar esteja atrasado. Timing ruim ?

5,5° no Mirante. É um frio de respeito, mas bem menos do que o anunciado. Eu acho que não é problema de timing mas sim potência mesmo.

• Like 8

20 minutos atrás, A.Carlos disse:

Bom dia a todos !

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 1,9℃
- CGE PARELHEIROS: 1,9℃
- CETESB PICO DO JARAGUÁ: 2,0℃
- CGE SANTANA DE PARANAÍBA (RM): 2,1℃
- CGE PERUS: 2,8℃
- INMET BARUERI (RM): 2,9℃
- CGE PINHEIROS: 3,6℃
- CGE PIRITUBA: 3,8℃
- CGE SÃO MATEUS: 4,5℃
- CGE JABAQUARA: 5,2℃
- CGE SANTANA: 5,6℃

Mínima no Mirante renovada com sucesso! a menor desde 2016 e certamente uma das 10 menores dos últimos 21 anos

• Like 9

Agora, jayvillao disse:

Galera eu não desanimaria das mínimas, hj estava previsto 5, e fez 4.6 no CGE IPIRANGA 

Só que na próxima madrugada , a famigerada MM vai dar o ar da graça .

Sabemos que se há 1 % de chance dela ocorrer , São Paulo faz esse 1% virar 90 % hehe ...

Fora que deve ser com os micro climas bem aguçados .. tipo com 10 graus de diferença entre Marsilac e Mirante ... aí perde um pouco do encanto também .

Não adianta um - 4 em Marsilac e um +6 no Mirante ...que é a porcaria oficial da capital .

Edited by Juzinho
  • Like 5
  • Thanks 3
  • Sad 1

Entendo a decepção dos colegas, mas eu fiquei até surpreso com os 2,2ºC de mínima que consegui hoje, mesmo com MM na madrugada. Se eu for me preocupar com a neblina, vou sempre me decepcionar com as mínimas de Paranapiacaba, haha. Foi um bom primeiro teste.625821243_Screenshot_20210729-0732252.thumb.png.ee0d9bb6d03f5639912e3b535f9c55de.png

• Like 16
  • Thanks 6

Mas olha a diferença entre aquela advecção hiper seca da semana passada, com pouco suporte de frio em altura pra essa MP, naquela, a diferença entre o ponto mais gelado e o mais quente da capital paulista chegou a quase 13ºC! e agora foi de meros 6º. Outro ponto: está ventando bem agora, o que traz uma sensação de frio absurda! naquela mp o ar estava muito parado.

Edited by Wagner97
  • Like 14

8 minutos atrás, Juzinho disse:

Só que na próxima madrugada , a famigerada MM vai dar o ar da graça .

Sabemos que se há 1 % de chance dela ocorrer , São Paulo faz esse 1% virar 90 % hehe ...

Fora que deve ser com os micro climas bem aguçados .. tipo com 10 graus de diferença entre Marsilac e Mirante ... aí perde um pouco do encanto também .

Não adianta um - 4 em Marsilac e um +6 no Mirante ...que é a porcaria oficial da capital .

amigo calma vc tá muito desanimado, vamos já começar uma corrente de oração pra MM não virlucas paiva on Twitter: "vai quebrando senhor toda maldição e feitiçaria em  nome de jesus que o sangue de jesus tem poder vai caindo por terra deus de  ministério e poder glória

• Thanks 1
  • Haha 16

8 minutos atrás, Juzinho disse:

A Sé chegou agora a mínima do dia com 5.8 graus ( se cuida Mirante hehe) , deve ser a menor temperatura desde a época que o Índio Tibiriçá residia por aquela região ...acho que foi o único lugar que nos surpreendeu hoje. 

oxi a Sé tendo a mínima quase 8h da manhã?? q doideira... efeito caverna é real?

• Like 8

2 minutos atrás, Jonathan disse:

Por aqui temos no incoterm...

Dia                   Mín          Máx        Relva    

28/07/2021      2,5ºC       17,0 °C       -         

29/07/2021      2,5°C                         0,5°C

Bah! Geada! Que bairro Jonathan?

Edited by SandroAlex
  • Like 7

Bom dia...

Frio intenso apesar de bem menos q o esperado na região de Curitiba (e em outras partes do Sul, principalmente interior catarinense e também paranaense.

Ventou tanto durante toda a madrugada e achei q teria q sair procurar minha estação em algum lugar no mato q não aonde a coloquei ontem..

Ainda assim, talvez pela proteção meia-boca justamente do mato, as mínimas foram:

-3,6°C abrigo

-4,7°C desabrigo

-9,1°C relva

-1,3°C casa

AirBrush_20210729074555.thumb.jpg.2c55c4ae0136ea7b232b88eedc976146.jpg

AirBrush_20210729074338.thumb.jpg.3c242188e676d9e62a411f41f70bd27b.jpg

AirBrush_20210729074523.thumb.jpg.278447eee8825fd5a2fc43a90e2adf11.jpgAirBrush_20210729074709.thumb.jpg.de49ff741764da9001f760d1f7d18e37.jpg

• Like 24
  • Thanks 5

Bom dia! 

Nas estações meteorológicas das proximidades, o dia começou bem frio, com -0,7⁰C em Bento Gonçalves, -2,7⁰C em Lagoa Vermelha e -3,0⁰C em Serafina Corrêa. 

Por aqui ainda se vê resquícios da nevada da madrugada nos telhados e carros, que logo devem derreter por completo.

20210729_074056.thumb.jpg.ab62b7db9eeacf5af6bffbd96be5975b.jpg20210729_074109.thumb.jpg.7bcf5e6f7db3e1bc2504274375a82cd5.jpg20210729_074814.thumb.jpg.c0dbf8114b5a8038879e75fedd492340.jpg

• Like 26
  • Thanks 1

Em casa fez 1.8°C 

sai umas 7hs pra procurar por geada e consegui registrar de longe (pois tinha gente trabalhando no local) isso aqui numa baixada que fica uns 2km de casa, o gelo apenas se formou em baixadas desse tipo pelo visto, mas já valeu a caminhada que dei, já que pelo ventinho que estava, achava que ia flopar tudo 

photo_20210729-073300_Gallery.jpg

photo_20210729-073324_Gallery.jpg

photo_20210729-073202_Gallery.jpg

• Like 21
  • Thanks 4

57 minutos atrás, A.Carlos disse:

Bom dia a todos !

...
...
- CGE JABAQUARA: 4,9℃

Mínimas renovadas:

- IAG: 3,1℃

- INMET SESC: 4,1℃

- CGE JABAQUARA: 4,9℃

- INMET MIRANTE: 5,3℃

Edited by A.Carlos
  • Like 16
  • Thanks 5

5 horas atrás, Paulo Henrique disse:

Linda imagem, Paulo Henrique! Parabéns!

Vi muitos vídeos lindos da serra gaúcha ontem. Foi uma nevada ampla, que já entrou para a história da climatologia gaúcha.

Amanhã (sexta-feira) teremos mínimas baixíssimas, a METSUL já emitiu um alerta disso. 

A mobilização para abrigar os nossos irmãos mais necessitados aqui em Porto Alegre, nessa onda de frio extremo, foi bonita! Muitas igrejas aderiram à campanha, inclusive a Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Deus abençoe a todos nós! Abençoada quinta-feira! 

• Like 8
  • Thanks 3

É essa MP me calou a boca!!! Lembrando que eu só reclamava para o Vale do Itajaí!

Não é todo dia que "zeramos" aqui!

Mínimas:

0,7°C - Limeira Alta

1,5°C - Santa Luzia e Thomaz Coelho

2,9°C - Rio Branco

3,9°C - Cristalina

5,1°C - Souza Cruz

6,4°C - Centro (topo)

Florianópolis com negativa e Morro da Igreja com novo recorde!

Não há dúvidas que em 2016 negativou na estação do Limeira Alta

Edited by Moretão
  • Like 18
  • Thanks 2
  • Haha 1

1 minuto atrás, Felipe Backendorf disse:

Forte geada em Mondaí hoje:

image.thumb.png.9646835531afd8a966d7e16c273206ca.png

Mínima de -1,1ºC!!!

Linda imagem, com o abrigo ao fundo... 

Hoje aki está soprando o Minuano com apenas 0,5°C agora às 8h30 e lembrei q a minha avó dizia em dias assim: "deve ter nevado em Sáanta Catarrina" kk

Curioso q ela era gaúcha e a maior nevada q presenciou foi em Santa Rosa/RS, creio q em 1942 (não tenho certeza). 

• Like 11
  • Thanks 2

Aqui em Blumenau a madrugada foi bem ventosa, o que atrapalhou muito a mínima. O vento até diminuiu no fim da madrugada e cheguei aos 3,1ºC com umidade não passando dos 85%. A relva negativou com -0,4ºC mas a geada não estava lá de manhã pois ventava com 5ºC e 70% quando fui lá fora olhar.

Amanhã não deve ter mais vento, vamos ver do que essa MP é capaz com calmaria.

• Like 21

Que dia é esse, que julho é esse e que ano em..A 5° negativa do ano veio com uma temperatura que não imaginei noticiar, ainda 11 da noite fazia 7°C, o vento não deixava baixar, foi só parar que veio a queda livre. Manhã memorável, a geada, no entanto, veio mais fraca que no último episódio, mas os danos foram grandes novamente.

Screenshot_20210729-070346_Samsung Internet.jpg

• Like 16
  • Thanks 9

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.