Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2021


Recommended Posts

Temperatura começando a cair de maneira mais acentuada agora em Casa (M'Boi, zona sul de São Paulo). Agora anoto 8°C e caindo, finalmente consegui bater a temperatura de 8,2°C registrada às 14h50 😅... É perceptível que o grosso do frio está entrando pela queda conjunta da umidade relativa/P.O, juntamente com as rajadas de vento, o que demonstra a advecção fria e seca em curso. Pela cidade temperaturas entre 5 e 10°C. De agora em diante se espera uma queda abrupta da temperatura, por toda a cidade, vamos vê... 

Screenshot_20210728-235428~2.png

mapa_sp_geoserver_estacoes (35) - 2021-07-28T235226.375.png

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Que lindo evento no Sul. Muito bacana.

 

Sem querer tirar atenção dos amigos mas como sempre informando, gelou bem aqui em terras cariocas. Vamos tendo uma boa noite entre 15/16° pela cidade, exceção ao Alto da Boa vista que tem 13. Todos com chuva e vento leve. Na expectativa de amanhã, se continua assim, fazendo da tarde a mais fria do ano ou se esquenta um pouco, contrariando as previsões, o que acho difícil. E depois na sexta, com boa queda de temperatura no amanhecer.

 

Vou torcer para ir dormir e acordar como em 2013, com notícia da região metropolitana de Florianópolis nevada, quem sabe Curitiba também recebendo algo. Boa sorte pra vocês por aí e se cuidem hein pessoal. Em busca da neve mas sem esquecer do período pandêmico que passamos.

 

Boa caçada a todos.

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, Wagner97 disse:

Será que agora vai?? Bom eu tô indo dormir espero ter boas surpresas amanhã cedo hehe

 

Espero estar errado, mas acho que houve erro crasso dos modelos, para acertar a previsão precisaria praticamente cair 1°/h, o que é bem difícil em se tratando de SP. Todavia irei trabalhar no escritório amanhã justamente para sair na rua e "pagar pra ver" desse frio.

Edited by ricardosilva
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, ricardosilva disse:

 

Espero estar errado, mas acho que houve erro crasso dos modelos, para acertar a previsão precisaria praticamente cair 1°/h, o que é bem difícil em se tratando de SP. Todavia irei trabalhar no escritório amanhã justamente para sair na rua e "pagar pra ver" desse frio.

 

É uma advecção violenta, em casa a temperatura despencou 1°C nos últimos 50 minutos, se continuar assim… 

 

Screenshot_20210729-002258~2.png

Screenshot_20210729-002304~2.png

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

ECMWF NA SAÍDA 18Z DE HOJE MANTÉM MÍNIMA DE 1ºC NA CIDADE DE SÃO PAULO NA SEXTA-FEIRA.

 

001.png.82e748d90276309df5472db158cd9358.png

 

 

O MODELO CANADENSE, IDEAL PARA BAIXADAS, PROJETA -4.8ºC DE MÍNIMA, O QUE INDUZ QUE MARSILAC PODE TER UM NOVO RECORDE DE FRIO. 

 

002.jpg.abe087e93f701407d45c240b3a4ccc3f.jpg

 

 

 

ENTRETANTO, O MODELO WRF/SIGMA JOGA UM BALDE DE ÁGUA FRIA, E PREVÊ CÉU NUBLADO NA MANHÃ DA SEXTA-FEIRA, O QUE POR SI SÓ PIORA E MUITO AS MÍNIMAS.

 

 

SERÁ QUE VAMOS TER MM NA MANHÃ DA SEXTA NA CAPITAL PAULISTA?

 

001.thumb.png.ef3115a6e90bdd87dc299cce75775441.png

 

 

 

GLOBO/CLIMATEMPO SUGERE 3ºC DE MÍNIMA NA REGIÃO CENTRAL DE SP NA SEXTA.

 

1689055605_WhatsAppImage2021-07-29at00_38.19(1).thumb.jpeg.3a498ce6a196d914c5fee41edad10a91.jpeg1584215556_WhatsAppImage2021-07-29at00_38_19.thumb.jpeg.404ba983a761b258cdaa409cf00b5aaf.jpeg

002.png

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em BH, tenho muito vento agora, com rajadas de até 33km/h na Pampulha e 55km/h nos bairros serranos e incríveis 20,2ºC no começo da madrugada. Foi a 1ª noite em muito tempo que piloto sem agasalho.

 

Amanhã, a advecção ganha força ao longo do dia e, nesse mesmo horário, a temperatura vai estar quase 10ºC mais baixa que agora.

Edited by LeoP
  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

A neve em uma cidade brasileira 'maior' dá uma aparência mto massa pra cidade, que não estamos acostumados

 

 

Apesar de em qualquer cidade ela ser bonita, a neve em Caxias é especial justamente por isso. É a segunda maior cidade do estado, tem prédios, é urbanizada... Quando neva somente nos Campos de Cima da Serra, são poucas as pessoas que aproveitam. Quando neva em Caxias (e região), são inúmeras! Não preciso dizer também que é uma cidade média muito bonita, uma das ou talvez a mais bonita do país.

Edited by floricambara
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Boa noite.Aqui em Curitiba agora 3º C com bastante vento.

Estava olhando as imagens do Satélite no site do SIMEPAR e observando as nuvens sobre Sc e Rs .Pela trajetória que estão fazendo parecem que podem passar por Curitiba ou região principalmente sul (algumas ja se encontram na divisa com Sc)....uma pergunta essas nuvens podem se manter e ganhar força ou é provavel que se dissipam no caminho?

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, floricambara said:

Apesar de em qualquer cidade ela ser bonita, a neve em Caxias é especial justamente por isso. É a segunda maior cidade do estado, tem prédios, é urbanizada... Quando neva somente nos Campos de Cima da Serra, são poucas as pessoas que aproveitam. Quando neva em Caxias (e região), são inúmeras! Não preciso dizer também que é uma cidade média muito bonita, uma das ou talvez a mais bonita do país.

Sim! E eu digo o mesmo sobre as catedrais, por isso sempre as imagens de Canela, Vacaria, Gramado e Caxias ficam lindas

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

14 hours ago, Wagner97 said:

esto es nieve mismo? cual es la temperatura allí?

 

Aclaro que si bien, como dijeron la temperatura cuando subi el video eran 7°C, el video es anterior, observando las graficas de temperatura previamente y durante un buen lapso de la mañana la temperatura habia sido de un poco mas de 6°C.

14 hours ago, Luiz Henrique. said:

Existe algum outro registro de neve em Montevideo em tempos recentes ou estamos frente a um fato inédito e raro?

 

En 1930 cayo una nevizca durante el mundial de 1930 y en agosto 1992 nevo durante la madrugada en la zona de Melilla (tengo el recorte del diario para escanear y compartir); pero si, es un fenomeno muy raro, aunque aguanieve ocurre todos los años.

 

14 hours ago, Valdir said:

Extremamente raro. O máximo que acontece por lá é a "aguanieve". Isso é histórico e reflete a suspeita que a metsul colocou de que até em cidades ao nivel do mar poderia precipitar...

 

Si,, es extremadamente raro, si bien lo "maximo" que acontece es aguanieve, esto ultimo es bastante comun como para que nadie le preste mucha atencion.

14 hours ago, Valdir said:

Qué barbaro! Nieve en Montevideo! Te felicito!

 

Gracias, pero segun Inumet seria graupel; aunque este insitituto de meteorologia no es muy confiable identificando tipos de precipitacion.

 

14 hours ago, Victor Naia said:

"Cielo de un solo color"....

 

color de nieve hehehe

 

Inspirado en la cancíon de NTVG

 

Hermosa Montevideo y nieve

 

 Muchas gracias!

 

Algunos testimonios de las nevadas que se dieron el dia de hoy en el interior del pais, sobre todo en las sierras del este del pais, en los departamentos de Maldonado, Rocha y Lavalleja:

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 9
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Y las temperaturas extremas durante el dia de hoy fueron las siiguientes:

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
9.17 a las 14:43:00
TEMP MÍNIMA
5.94 a las 23:39:00

 

Dia lluvioso con chaparrones de graupel y agua nieve,

Tercer dia consecutivo de maxima sub 10.

 

O sea que hace mas de 72 horas que la temperatura no llega a los dos digitos.

Edited by Pablo MQL
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Prevejo aqueles textos enormes que foram feitos desfazendo desse evento sendo excluídos pela a internet a fora para não passar vergonha  

 

Um belo evento que dar gosto de acompanhar 

 

E dar gosto pois a minha região BH vai esfriar 

 

Por isso dar gosto rsrs 😅

 

Que belas fotos da neve 

 

Aqui em Ouro Preto o grosso do frio deve ser a quinta pra sexta-feira a noite 

 

3 graus 

Screenshot_20210729-015239_1.jpg.c74f27c14d2928a2e5f185fc32eecdbc.jpg

 

BH pode bater o recorde 

 

 6 graus 

Screenshot_20210729-015604_1.jpg.0ccdf9116beb45a3e9110998a0789585.jpg

 

Edited by danilo brumana
  • Like 11
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

48 minutos atrás, gieandre disse:

Agora em Curitiba 2° C e nublou o tempo, mitas nuvens.Só falta agora mais um pouco de umidade pra ficar bom o negócio.

 

Nuvens passageiras, já está abrindo de novo. Não tem possibilidade de precipitação em Curitiba.

Edited by opusdei
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Bom dia bazianos, saindo pro PNI agora, já tô me perguntando pq diabos tive essa ideia genial hahahahaha pra quem tava na duvida temperatura na casa dos 5 no bairro do Ipiranga e com vento oeste ainda (10 km/h), e ainda faltam 2 horas pro nascer do sol.

 

Vou tentar registrar algumas imagens de lá pra gente.

 

Sensacional o evento no sul, histórico!

 

Partiu!

  • Like 16
  • Thanks 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Rodolfo Alves disse:

ECMWF NA SAÍDA 18Z DE HOJE MANTÉM MÍNIMA DE 1ºC NA CIDADE DE SÃO PAULO NA SEXTA-FEIRA.

 

001.png.82e748d90276309df5472db158cd9358.png

 

 

O MODELO CANADENSE, IDEAL PARA BAIXADAS, PROJETA -4.8ºC DE MÍNIMA, O QUE INDUZ QUE MARSILAC PODE TER UM NOVO RECORDE DE FRIO. 

 

002.jpg.abe087e93f701407d45c240b3a4ccc3f.jpg

 

 

 

ENTRETANTO, O MODELO WRF/SIGMA JOGA UM BALDE DE ÁGUA FRIA, E PREVÊ CÉU NUBLADO NA MANHÃ DA SEXTA-FEIRA, O QUE POR SI SÓ PIORA E MUITO AS MÍNIMAS.

 

 

SERÁ QUE VAMOS TER MM NA MANHÃ DA SEXTA NA CAPITAL PAULISTA?

 

001.thumb.png.ef3115a6e90bdd87dc299cce75775441.png

 

 

 

GLOBO/CLIMATEMPO SUGERE 3ºC DE MÍNIMA NA REGIÃO CENTRAL DE SP NA SEXTA.

 

1689055605_WhatsAppImage2021-07-29at00_38.19(1).thumb.jpeg.3a498ce6a196d914c5fee41edad10a91.jpeg1584215556_WhatsAppImage2021-07-29at00_38_19.thumb.jpeg.404ba983a761b258cdaa409cf00b5aaf.jpeg

002.png

 

Eu tenho quase certeza que teremos sim MM na próxima noite. Isso já aconteceu várias vezes em mP desse tipo, a primeira noite com céu claro e na segunda noite a bendita aparece.

 

Na minha opinião Euro tá errando feio. No Mirante de Santana marca 6,3°na leitura das 5h, provavelmente baixando no máximo mais 1 grau só até a mínima do dia. Melhor desfazer toda expectativa por frío intenso e geada na capital.

  • Like 4
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

A temperatura pode cair um pouco mais até às 7h mas confesso que estou um tanto quanto decepcionado com o frio da grande sp, esperava mais, com frio de 8°C ontem em pleno início da tarde achei que teríamos marcas mais relevantes pra hoje cedo :( O destaque vai pra Riacho Grande que tem gelados 3,7°C no momento e como vcs viram, se trata de um topo. A climatempo previu mínima de 5°C hoje na capital e acho que vão acertar, provavelmente o Mirante vai ficar em 5,x. 

  • Like 8
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Agora, Wagner97 disse:

Bom dia!

A temperatura pode cair um pouco mais até às 7h mas confesso que estou um tanto quanto decepcionado com o frio da grande sp, esperava mais, com frio de 8°C ontem em pleno início da tarde achei que teríamos marcas mais relevantes pra hoje cedo :( O destaque vai pra Riacho Grande que tem gelados 3,7°C no momento e como vcs viram, se trata de um topo. A climatempo previu mínima de 5°C hoje na capital e acho que vão acertar, provavelmente o Mirante vai ficar em 5,x. 

 

Fiquei bem desapontado também ...ontem aquele gelo a tarde , e a temperatura só foi igualar a temperatura que tínhamos ontem a tarde , hoje pela madrugada .

Não creio em nada muito histórico amanhã , já que a MM vai nos perturbar essa noite/madrugada .

  • Like 2
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Juzinho disse:

 

Fiquei bem desapontado também ...ontem aquele gelo a tarde , e a temperatura só foi igualar a temperatura que tínhamos ontem a tarde , hoje pela madrugada .

Não creio em nada muito histórico amanhã , já que a MM vai nos perturbar essa noite/madrugada .

Eu também já retirei todas as minhas expectativas pra amanhã, espero ser surpreendido. De qualquer maneira hoje será um dia gelado, e acho que um feito dessa mp foi fazer gelar até nos pontos mais ruins como a Sé, por exemplo, onde chegou a 6°C agora cedo.

  • Like 5
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Confesso que fui bem tombado por essa MP hehehe.

Os modelos estavam prevendo mínimas entre 9ºC e 11ºC pra hoje, mas foi completamente diferente: mínima de 6,1°C na automática do INMET. Estação do aeroporto não muito diferente, marcando 6ºC, porém nas decimais acredito que possa estar um 5,xºC.

Em números, já superou o fiasco da secura extrema do dia 20. Quem sabe se iguala com a do fim de junho (4,7ºC INMET)? 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Wagner97 disse:

Eu também já retirei todas as minhas expectativas pra amanhã, espero ser surpreendido. De qualquer maneira hoje será um dia gelado, e acho que um feito dessa mp foi fazer gelar até nos pontos mais ruins como a Sé, por exemplo, onde chegou a 6°C agora cedo.

 

Eu duvido até do quão gelado será o dia. Com esse sol todo aposto em uma máxima ao redor de 15°, o que seria frio sim, mas muito longe dos 11°/12° previstos até ontem.

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

 

Bom dia a todos !
 
Mínimas desta manhã  em São Paulo:
 
- CGE MARSILAC: -0,1℃
- CGE CAPELA DO SOCORRO: 1,9℃
- CGE PARELHEIROS: 1,9℃
- CETESB PICO DO JARAGUÁ: 2,0℃
- CGE SANTANA DE PARANAÍBA (RM): 2,1℃
- CGE PERUS: 2,8℃
- INMET BARUERI (RM): 2,9℃
- CGE PINHEIROS: 3,6℃
- CGE PIRITUBA: 3,8℃
- INMET SESC: 4,2℃
- CGE SÃO MATEUS: 4,5℃
- CGE JABAQUARA: 5,2℃
- INMET MIRANTE: 5,5℃
- CGE SANTANA: 5,6℃
  • Like 19
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Como esperado, temperatura caiu mais um pouco na última hora, algumas mínimas na região:

 

Mauá: 5,0°C (decepcionou)

Riacho Grande: 3,1°C (surpreendeu)

Parelheiros: 1,9°C (esperado)

Marsilac: -0,1°C (esperado)

Sé: 5,8°C (surpreendeu)

Santana: 5,6°C (esperado)

 

Uma boa notícia, com a chuvarada de ontem o nível da represa Billings subiu bem! Eu passo por ela todos os dias e já tava me dando agonia de ver a represa cada vez mais vazia...

Edited by Wagner97
  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Renan disse:

Eu estava esperando uma temperatura ao redor dos 4°C neste momento no Mirante, mas na verdade temos 6°C. Suspeito que o grosso do ar polar esteja atrasado. Timing ruim ?

 

5,5° no Mirante. É um frio de respeito, mas bem menos do que o anunciado. Eu acho que não é problema de timing mas sim potência mesmo.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.