Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Agosto/2024

Recommended Posts

Choveu cerca de 20 a 30mm pela região, somando a FF do começo do mês os acumulados pela região estão em 50mm , na mantiqueira e Caçapava um pouco mais, em torno de 70mm por ser o mês mais seco do ano está bom.

-------------

O grande problema deste ano foi Abril, Maio e Junho péssimos.

Quase não choveu por aqui e fez muito calor enquanto que no RS além de falta de frio o mundo quase acabou em água.

Era sabido que ia ser um inverno de frio tardio, porém eu achava que Julho tinha boas possibilidades, porém a atmosfera demorou para responder ao fim do el niño. Mas antes tarde do que nunca.

Se setembro fizer calor mas com alternância de frio e dinamismo não tenho do que reclamar.

Curiosamente acabamos tendo um período mais úmido na fase mais seca que é o final do inverno, infelizmente não foi para todos.

Nos modelos climáticos,  alguém postou há um tempo atrás que Setembro marcava chuva em MG, pra bater a seca do fatídico ano de 1963 teria que ficar mais 70 dias sem chover, acho bem difícil isto acontecer 

• Like 13
  • Thanks 1

On 8/26/2024 at 3:01 PM, Rafael said:

Algumas Maximas ate o momento em Friburgo: 

Pico do Caledonia: 7,9

Vale da Mariana; 8,4

Campo do Coelho/vinícola: 11,9°C

Salinas: 12,0

Amparo; 12,4

Aqui em Conselheiro no período das 6 da manhã até o momento (15h) tive maxima de 11,7°C, nunca tinha visto isso, nem em 2013.

Una máxima muy "montevideana".

Casi la misma temperatura que hay hoy aqui a las 15hrs:

image.png.754610fee036772e48a261d24a3ff4c1.png

• Like 12
  • Thanks 1

Temperaturas extremas el dia de domingo en Montevideo (Melilla):

image.png.cabd1a37cb6a1c268bab78cbedf01430.png

En la estación Prado extremos de 9,4°C y 7,7°C.

Jornada cubierta y gris, con leves garuas y alguna efímera aparición del sol entre nubes.

Decima-primeira máxima Sub10 del año.

Edited by PabloMQL
  • Like 10
  • Thanks 1

A capital paulista teve um belo dia de sol, poucas nuvens e ventos marítimos.

Mirante (Aut): 8,0°C / 17,6°C

Interlagos: 7,9°C / 14,6°C

IAG: 6,7°C / 16,3°C

Abaixo, foto tirada aqui na zona norte por volta de 15h30.

Como os ventos sopram de SE a S, nada garante que este céu vai continuar limpo assim.

Sampa26082024.jpg

• Like 16
  • Thanks 3

Em 26/08/2024 em 17:46, Aldo Santos disse:

A capital paulista teve um belo dia de sol, poucas nuvens e ventos marítimos.

Mirante (Aut): 8,0°C / 17,6°C

Interlagos: 7,9°C / 14,6°C

IAG: 6,7°C / 16,3°C

Abaixo, foto tirada aqui na zona norte por volta de 15h30.

Como os ventos sopram de SE a S, nada garante que este céu vai continuar limpo assim.

Sampa26082024.jpg

O Rio de Janeiro teve o dias mais frio do ano com máxima que nem chegou aos 20 graus 

• Like 13

Em 26/08/2024 em 17:47, Gabriel Nogeira disse:

O Rio de Janeiro teve o dias mais frio do ano com máxima que nem chegou aos 20 graus 

No Alto da Boa Vista durante a tarde não passou dos 14 graus! 

Agora faz 10°C aqui em casa, essa próxima madrugada deve ser de muito frio nos ambientes internos (ja esta sendo, porém vai ser mais), pois não houve aquecimento durante o dia, parece Europa.

Edited by Rafael
  • Like 17
  • Thanks 1

Em 26/08/2024 em 10:23, SandroAlex disse:

Bairro Cruzeiro em SBS (Fotos: Portal São Bento Notícias).

Pode ser uma imagem de grama e neblina

Pode ser uma imagem de grama e neblina

@SandroAlex fotos incríveis, geada no topo, igual aqui hoje. Essa paisagem de interior, coberta de gelo é inspiradora. Aquela casa rosa é encantadora e me lembrou a casa dos meus ex patrões em Silveira/Ausentes, onde morei por 3 meses. Só era verde, mas a estrutura a mesma. Eu cortava lenha pra abastecer o fogão e chorava de frio e de tristeza kkk

• Like 8
  • Thanks 4

Em 26/08/2024 em 18:26, Carlos Campos disse:

@SandroAlex fotos incríveis, geada no topo, igual aqui hoje. Essa paisagem de interior, coberta de gelo é inspiradora. Aquela casa rosa é encantadora e me lembrou a casa dos meus ex patrões em Silveira/Ausentes, onde morei por 3 meses. Só era verde, mas a estrutura a mesma. Eu cortava lenha pra abastecer o fogão e chorava de frio e de tristeza kkk

Galera aqui em SBS tá tirando mais fotos de uns tempos para cá. Ou seja! Não preciso mais acordar tão cedo kkkkk...

• Like 4
  • Haha 5

Comentários:

@jayvillao não adianta rezar. Nenhuma entidade irá ouvir prece alguma. Imagino q fazendeiros e outros milhares de crestes rezaram muito nesse país afora, mas o fogo persistiu.

O q significa esses balões na imagem? O padre ainda está voando na costa paulista?

@Aldo Santos, vi uma nuvem bem no fundo da imagem. Agora só resta rezar, o q não irá adiantar.

Céu limpo aqui e vento fraco, q soprou por incrível q pareça, do oeste/sudoeste, contrariando alguma previsão que eu vi ontem, não lembro onde, mostrando vento sudeste.

É possível novas negativas aqui na região de Curitiba, caso não tenhamos nevoeiro denso ou uma virada na direção dos ventos.

Não vou torcer por nada, nem rezar. Ficarei bem quietinho.

• Like 1
  • Thanks 1
  • Haha 7

Em 26/08/2024 em 18:35, SandroAlex disse:

Galera aqui em SBS tá tirando mais fotos de uns tempos para cá. Ou seja! Não preciso mais acordar tão cedo kkkkk...

É verdade. Eu não posso contar com essa facilidade.

Aqui não temos nenhum "Piraquara Mil Graus".

Mas isso não muda um fato: vagabundo.

• Like 1
  • Haha 7

Menor máxima do ano na cidade do Rio de Janeiro e provavelmente em outras cidades do Estado. Temperaturas máximas baixas desse jeito só lembro da onda de frio de 25/07/2013 quando a máxima na Vila Militar não passou de 16,7°C (acho que a é menor máxima registrada nessa estação mas ainda preciso apurar os dados) e também a onde de frio de 26 a 30 de julho de 2007 com máxima de 17°C.

Na região do Alto da Boa Vista a temperatura não passou de 14,0°C (Alerta Rio).

Hoje a temperatura aqui na região da Vila Militar não passou de 17,6°C com tempo muito fechado mas sem chuva desde o fim da madrugada. A chuva da madrugada foi bem insistente chegando a ficar moderada por aqui em alguns momentos. Esse mês de agosto está sendo o mais chuvoso desde março, superando bastante a média já. Abril desse ano conseguiu ser o pior mês do ano em relação a chuva.

As temperaturas na cidade hoje variaram em (INMET):

Vila Militar: 14,0°C /17,6°C

Jacarepaguá: 13,3°C /17,2°C

Marambaia: 14,4°C /18,7°C

Outras cidades da RMRJ:

Duque de Caxias/Xerém: 13,7°C /17,1°C

Niterói: 14,3°C/17,9°C

Seropédica: 13,5°C/17,9°C

Região Serrana:

Pico do Couto/Petrópolis: 3,7°C/8,1°C(Mínima sendo marcada as 18h de hoje, então podendo ainda cair mais)

Teresópolis: 8,3°C/12,6°C

Nova Friburgo/Salinas: 7,7°C/12,9°C

(Máximas de Teresópolis e Friburgo foram marcadas as 0 UTC)

• Like 16
  • Thanks 1

Em 26/08/2024 em 18:49, pauloribrj disse:

Menor máxima do ano na cidade do Rio de Janeiro e provavelmente em outras cidades do Estado. Temperaturas máximas baixas desse jeito só lembro da onda de frio de 25/07/2013 quando a máxima na Vila Militar não passou de 16,7°C (acho que a é menor máxima registrada nessa estação mas ainda preciso apurar os dados) e também a onde de frio de 26 a 30 de julho de 2007 com máxima de 17°C.

Na região do Alto da Boa Vista a temperatura não passou de 14,0°C (Alerta Rio).

Hoje a temperatura aqui na região da Vila Militar não passou de 17,6°C com tempo muito fechado mas sem chuva desde o fim da madrugada. A chuva da madrugada foi bem insistente chegando a ficar moderada por aqui em alguns momentos. Esse mês de agosto está sendo o mais chuvoso desde março, superando bastante a média já. Abril desse ano conseguiu ser o pior mês do ano em relação a chuva.

As temperaturas na cidade hoje variaram em (INMET):

Vila Militar: 14,0°C /17,6°C

Jacarepaguá: 13,3°C /17,2°C

Marambaia: 14,4°C /18,7°C

Outras cidades da RMRJ:

Duque de Caxias/Xerém: 13,7°C /17,1°C

Niterói: 14,3°C/17,9°C

Seropédica: 13,5°C/17,9°C

Região Serrana:

Pico do Couto/Petrópolis: 3,7°C/8,1°C(Mínima sendo marcada as 18h de hoje, então podendo ainda cair mais)

Teresópolis: 8,3°C/12,6°C

Nova Friburgo/Salinas: 7,7°C/12,9°C

(Máximas de Teresópolis e Friburgo foram marcadas as 0 UTC)

Parque nacional de Itatiaia tá dando 1 grau como queria esta lá se limpar vai dar uma bela geada

• Like 10

Flor e Ser em Iporã do Oeste:

image.png.d2e08641cec5e3522b00bc6329511a89.png

Um pouco impressionado com essa temperatura hoje pro horário, estava com a impressão que já não iria cair muito. Mas aposto que deve estagnar mais tarde, pois é uma baixada alta, e a MP está saindo. Taquarussu iria brilhar hoje. 

Me assusta a quantidade de queimadas por tudo. Hoje até os hermanos "aproveitaram":

image.thumb.png.f40b9cdee70286e9144a36734bbff7b0.png

O sul amazônico e pantanal está surreal

image.thumb.png.ae337c5d34c99266027f8aaa2efc09d1.png

Que coisa lamentável...o colapso do bioma amazônico é iminente. As consequências já tem sido severas climaticamente, e só deve piorar.

De manhã, como é costumeiro, nevoeiro nos locais de sempre em SC.

image.thumb.png.3f4d821f68c3cc15bcb88f9cc053381e.png

• Like 8
  • Sad 9

São Paulo, às 20 horas:

- CGE MARSILAC: 3,7℃

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 4,8℃

- CGE PARELHEIROS: 5,6℃

- CETESB PICO DO JARAGUÁ : 7,6℃

- CGE ITAQUERA: 7,8℃

- INMET SESC: 8,0℃

- CGE JABAQUARA: 8,5℃

- INMET MIRANTE: 9,3℃

- CGE SANTANA: 9,6℃

Edited by A.Carlos
  • Like 11
  • Thanks 10

Em 26/08/2024 em 20:04, A.Carlos disse:

São Paulo, às 20 horas:

- CGE MARSILAC: 3,7℃

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 4,8℃

- CGE PARELHEIROS: 5,6℃

- CGE ITAQUERA: 7,8℃

- INMET SESC: 8,0℃

- CGE JABAQUARA: 8,5℃

8°C já no SESC, acho que dá pra beliscar uns 6°C se as MMs demorarem mais um pouquinho para aparecerem 

• Like 13

Em 26/08/2024 em 20:44, Daniel Lisboa disse:

Mas nós realmente temos perspectiva ou você tá dizendo isso pelo trauma? Porque, por enquanto, aqui na ZO/centro não tem uma mísera nuvem no céu.

Por aqui também. Céu limpo e estrelado! Infelizmente a estação mais próxima daqui, operada pela defesa civil, e que fica no bairro ao lado, não publiciza os dados. Então minha estação de referência mais próxima é o CGE Mauá, que no momento marca apenas 6,5°C! Tem um baixadona aqui perto de casa, e chuto que lá deva estar uns 4°C. Aqui em casa (topo), chuto algo em torno de 7°C.

• Like 10

Em 26/08/2024 em 15:01, Rafael disse:

Algumas Maximas ate o momento em Friburgo: 

Pico do Caledonia: 7,9

Vale da Mariana; 8,4

Campo do Coelho/vinícola: 11,9°C

Salinas: 12,0

Amparo; 12,4

Aqui em Conselheiro no período das 6 da manhã até o momento (15h) tive maxima de 11,7°C, nunca tinha visto isso, nem em 2013.

Rafael, e na onda de frio no dia 29/07/2021, foi bem frio também.

• Like 5

🌫️☀️☀️🌤️☁️

Máxima: 23,3°C em Rodeio/Gávea

Mínima até o momento: -4,7°C em Painel/Fazenda Velha

Menor máxima: 7,5°C no Morro da Igreja

> Teve um curto período de nublado na serra, mas do fim da manhã em diante, limpou em 100%.

> Ainda frio no Vale do Itajaí. Máximas subiram, mas em boa parte só chegaram na casa dos 20°C, o que com pouco vento e sol, é um bom valor.

> E Agosto vai terminar seco. Tem pouco chuva prevista. Será o primeiro mês do ano a não bater 300 mm em nenhum local.

• Like 11

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.