Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2024


Renan
 Share

Recommended Posts

Em 14/05/2024 em 21:14, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Boa noite pessoal...

 

Belo dia hoje, pena que não vai durar muito, o jeito é aproveitar bastante, amanhã promete ser ainda mais ameno... 

Enquanto isso.... Uma publicação do tempo.com sobre o "Fim do bloqueio"

 

https://www.tempo.com/noticias/previsao/atualizacoes-confirmam-o-fim-do-bloqueio-atmosferico-o-que-ira-mudar-no-cenario-meteorologico-do-centro-sul-do-brasil.html?utm_cmp_rs=localidad_promocionados&utm_campaign=modulo_promocionados_v0002

 

De acordo com eles, o bloqueio termina dia 18 segundo os modelos, porém não é de se esperar muitas mudanças já que uma massa de ar quente e seco deverá persistir sobre o centro do país e apesar do fim do bloqueio não há previsão de forte frente fria que consiga avançar mais do que no máximo o sudeste de SP... 

Agora eu pergunto: ORAS, se o bloqueio terminou que raios então é essa massa de ar seco e quente que permanece? Será que sou tão leigo assim ou não entendi o que eles escreveram? Vai ou não acabar o bloqueio? Estou confuso com tudo isso 🤔...

 

Só pra não sair do monitoramento, agora 18°C, ventinho SE e céu encoberto... Delicia!!!

Inacreditável essa matéria. Ela alardeia mudança de padrão para depois dizer que nada vai mudar. Tempo.com tá numa fase péssima.

  • Like 11
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 14/05/2024 em 21:48, Daniel Lisboa disse:

Inacreditável essa matéria. Ela alardeia mudança de padrão para depois dizer que nada vai mudar. Tempo.com tá numa fase péssima.

Exatamente... E qual o sentido disso? As vezes parece que quem escreve essas matérias é alguém mais leigo que eu no assunto... Achei inconcebível isso... Ao meu entender quebra do bloqueio é mudança de padrão... Lamentável!

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 14/05/2024 em 21:14, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Boa noite pessoal...

 

Belo dia hoje, pena que não vai durar muito, o jeito é aproveitar bastante, amanhã promete ser ainda mais ameno... 

Enquanto isso.... Uma publicação do tempo.com sobre o "Fim do bloqueio"

 

https://www.tempo.com/noticias/previsao/atualizacoes-confirmam-o-fim-do-bloqueio-atmosferico-o-que-ira-mudar-no-cenario-meteorologico-do-centro-sul-do-brasil.html?utm_cmp_rs=localidad_promocionados&utm_campaign=modulo_promocionados_v0002

 

De acordo com eles, o bloqueio termina dia 18 segundo os modelos, porém não é de se esperar muitas mudanças já que uma massa de ar quente e seco deverá persistir sobre o centro do país e apesar do fim do bloqueio não há previsão de forte frente fria que consiga avançar mais do que no máximo o sudeste de SP... 

Agora eu pergunto: ORAS, se o bloqueio terminou que raios então é essa massa de ar seco e quente que permanece? Será que sou tão leigo assim ou não entendi o que eles escreveram? Vai ou não acabar o bloqueio? Estou confuso com tudo isso 🤔...

 

Só pra não sair do monitoramento, agora 18°C, ventinho SE e céu encoberto... Delicia!!!

Eu vi a matéria e fiquei um pouco sem entender o título.

Não bate com o que está até mesmo escrito nela e, inclusive, no subtítulo dela ("Entretanto, isso não garante uma mudança definitiva no cenário de chuvas e temperatura sobre o Centro-Sul").

Acabou sendo um bait.

 

Na verdade, o bloqueio seria PARCIALMENTE rompido (e não totalmente).

 

 

Em 14/05/2024 em 21:48, Daniel Lisboa disse:

Inacreditável essa matéria. Ela alardeia mudança de padrão para depois dizer que nada vai mudar. Tempo.com tá numa fase péssima.

 

Uma grande crítica que eu tenho em relação a esse site é que todos os dias eles publicam uma enxurrada da matérias negativas.

Tudo bem que toda essa situação (mudanças climáticas, desrespeito ao meio ambiente...) é bastante preocupante, mas penso que não há a necessidade de transformar a página em um ambiente de tanta negatividade.

-----

 

Noite nublada por nuvens baixas em São Paulo devido aos ventos que sopram do mar.

Temos 17/18 graus e URA na casa dos 80%.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 14/05/2024 em 14:35, Carlos Campos disse:

Chove em Piraquara, e muito frio, 13°C. E vou além: q horror 😩

13 ºC está no que eu classifico como "frio desconfortável nível subtropical". kkkk

 

Minha classificação é:

-89 ºC a -26 ºC: frio polar nível mortal

-25 ºC a 4 ºC: frio desconfortável, nível temperado

5 ºC a 16 ºC: frio desconfortável, nível subtropical

17 ºC a 19 ºC: frio chato, não-confortável, mas próximo do confortável

20 ºC a 22 ºC: na zona de conforto, friozinho confortável

23 ºC e 24 ºC: CONFORTO PURO

25 ºC e 26 ºC: na zona de conforto, calorzinho confortável

27 ºC a 29 ºC: calor chato, não-confortável, mas próximo do confortável

30 ºC a 39 ºC: calor desconfortável, nível tropical

40 ºC a 56 ºC: calor mortal, nível deserto

 

Com essas classificações, não sei se sou mais resistente ao frio ou ao calor. kkkkk

 

-----------------------------------------------------

 

No monitoramento, a chuva parou aqui em Mongaguá, na Baixada Santista - SP. Tenho temperatura em 20,4 ºC com 68% de umidade.

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

E os modelos começam a flertar com níveis elevados de chuva pro próximo final de semana no PR, só aqui a média do multimodel está em aproximadamente 90mm acumulados só entre sábado e domingo, como comentei anteriormente, a dança do jato x bloqueio vai fazer respingar volumes intensos em curtos períodos de tempo, indo além, os ensembles concordam pra muiiita água a cair entre PR e RS, quem deve começar a ter problemas se continuar nesse rítimo é SC... Mas vamos acompanhando antes de iniciar qualquer sensacionalismo em cima disso.
meteogram_multimodelensemble.thumb.png.6932816c84699b1f69b7830aa16a94ef.png

  • Like 11
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 14/05/2024 em 17:40, jayvillao disse:

Dia maravilhoso cinza em sp, apesar de torridos 19 graus ainda.

 

Merreca de chuva de 2mm (maior que os primeiros 14 dias de maio), mas alivia depois de monotonia azul infinita e sol escaldante.

 

Quem acha 19 graus frio, sugiro o fórum acimade40.com 🤣😘

Eu acho os 19 ºC no COMECINHO do frio. kkkkk

 

Veja minha classificação no comentário acima deste do gráfico acima.

Edited by BrunoSaoPauloCapital
Esclarecer o detalhe final
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

🌥️☁️☁️☁️🌧️

 

Máxima: 20,05°C em Águas Mornas/Beira Rio

Mínima até o momento: 1°C em São Joaquim/Corujas

Menor máxima: 8,8°C no Morro da Igreja

Rajada máxima: 82,8 km/h em Florianópolis/Balneário dos Açores

Precipitação máxima: 46,71mm em Jaraguá do Sul/Tifa Monos

 

> Dia predominante nublado. Regiões mais ao sul do estado chegaram a ter um sol breve.

> É aproveitar o período mais fresco, porque dia 22/23 em diante, está previsto calor.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Por enquanto, temos variação de 11,8 / 15,9 °C na base aérea de Canoas, com sol à tarde. 

 

Possivelmente teremos, por alguns décimos, uma mínima invertida. Já tínhamos 12,2 °C às 21:00 na base aérea, e agora o weather.com marca 11 °C (mas ele não mostra décimos).

 

Não descarto a chance de uma mínima de 10,x até a meia-noite. 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 08:42, RafaelBHZ disse:

Mais do mesmo padrão aqui na RMBH, a diferença é que hoje amanhecemos com muita fumaça, padrão setembro de qualidade. Não há, até então, previsão de alívio. 

 

20240515_083015.thumb.jpg.125ca6264533515d928811aab7bec1cf.jpg

 

20240515_074051.thumb.jpg.84471193da96ea6a34284867b3a03859.jpg

 

 

Às vezes eu reclamo daqui da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, pois tem mínimas horríveis no inverno. A normal para JULHO são mínimas de 16 ºC. Porém, eu deveria agradecer que estou no início da faixa de latitude 24 S, pois as frentes frias chegam aqui primeiro do que na latitude 20 S, de vocês.

 

Tanto a chuva, quanto o ar frio, chegam mais fácil aqui, sem contar que o ar quente do Brasil central não influencia aqui tão diretamente.

 

Desde ontem de manhã estamos com a chuva aqui, e temperaturas entre 20,0 ºC e 22,0 ºC.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Acho que a natureza compensou o calorão bizarro dessa primeira quinzena hein pessoal ? Compensou que é uma beleza, com esse fortíssimo ar frio. Mostrando que nosso clima continua bem equilibrado , sem interferências humanas, igualzinho ao padrão de 1941. 
 

Mínima bem baixa de 18,8C hoje cedo, com a influência da forte FF. 
 

(termina aqui o modo ironia)

  • Like 3
  • Haha 15
  • Confused 1
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

O nosso amigo de Santos comentou porém vê só aqui no Rio de Janeiro, vento mudou de direção, tempo nublado diminuiu o calor, teve bairros que chuviscou, porém aqui no meu bairro de cachambi nem Pingo de neném teve nada até agora, segue tempo nublado e faz 24 graus são 10h30 saudade das frentes frias de final de maio chuvisco e chuva claro que sem extremo máximas de 20 e 21 graus, o bloqueio infernal.

  • Like 10
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 10:21, Renan disse:

Acho que a natureza compensou o calorão bizarro dessa primeira quinzena hein pessoal ? Compensou que é uma beleza, com esse fortíssimo ar frio. Mostrando que nosso clima continua bem equilibrado , sem interferências humanas, igualzinho ao padrão de 1941. 
 

Mínima bem baixa de 18,8C hoje cedo, com a influência da forte FF. 
 

(termina aqui o modo ironia)

Tem que rir pra não chorar parece massa de ar polar de janeiro.

  • Like 6
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 08:42, RafaelBHZ disse:

Mais do mesmo padrão aqui na RMBH, a diferença é que hoje amanhecemos com muita fumaça, padrão setembro de qualidade. Não há, até então, previsão de alívio. 

 

20240515_083015.thumb.jpg.125ca6264533515d928811aab7bec1cf.jpg

 

20240515_074051.thumb.jpg.84471193da96ea6a34284867b3a03859.jpg

 

 

 

Percebi isso mesmo. Muita inversão térmica esses dias e é justamente por isso que, pelo 2° dia consecutivo, a Pampulha renovou sua mínima do ano com 15,5°C, valor que está somente dentro da média do mês, porém. 

 

Ontem, pela 2ª vez no ano (a primeira foi em uma noite ventosa sob MP em abril), senti frio a ponto de me agasalhar em ambiente externo. Mas já era por volta de meia noite e fazia 18°C. É impressionante como essa temperatura é chave pra eu começar a sentir frio.

 

Mas não é frio de verdade, pois tem estado quente durante a tarde como se fosse fevereiro. Previsão de um dia bem agradável amanhã, entre 17 e 27 graus, com aumento de nuvens e de ventos.

Edited by LeoP
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 10:21, Renan disse:

Acho que a natureza compensou o calorão bizarro dessa primeira quinzena hein pessoal ? Compensou que é uma beleza, com esse fortíssimo ar frio. Mostrando que nosso clima continua bem equilibrado , sem interferências humanas, igualzinho ao padrão de 1941. 
 

Mínima bem baixa de 18,8C hoje cedo, com a influência da forte FF. 
 

(termina aqui o modo ironia)

Por aqui está mp serviu apenas para garantir a temperatura média mínima do mês que e de 15 c  e proporcionar uma sensação de frio úmida diferente do vampiro habitual.  

Como o esperado, houve a formação de nevoeiros nas zonas baixas e  nos vales do rio Tejuco , ribeirão são Lourenço e rio da prata

Screenshot_2024-05-15-10-38-25-145_com.windyty.android.jpg

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Primavera do Leste teve mínima de 15,9 C no Jardim Europa, 16,3 C no Basf e 16,6 C no Centro de Pesquisas IHARA, isso na rede DAVIS, na rede Ambient Weather tivemos 16 C numa estação saindo pra Paranatinga e 16,3 C em uma estação saindo pra Barra do Garças, em áreas rurais, Cuiabá teve mínima de 16,3 C na automática do INMET. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

O Ronaldo Coutinho está apostando que a onda de frio mais forte do ano deve ocorrer entre os dias 10 de julho e 15/20 de agosto, historicamente o período mais favorável a grandes ondas de frio se dá entre os dias 15 de junho e 15 de agosto, maios com ondas de frio fortes não significam muito frio no auge do inverno, lembremos do fiasco que foram os meses de julho de 2020, exceto pra RS e SC, e 2022, esse nem no RS esfriou direito, um ano que teve ondas de frio fortes em maio e julho foi 2007, mas foram intercaladas por um junho quente do Paraná pra cima, bem mais pra trás, 1977 teve uma grande onda de frio em maio, e julho foi quente, por outro lado, vejamos 2000 e 2013 com um frio pífio em maio, e junhos fracos também, e um frio histórico em julho!

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 13:24, Leandro A M Leite disse:

O Ronaldo Coutinho está apostando que a onda de frio mais forte do ano deve ocorrer entre os dias 10 de julho e 15/20 de agosto, historicamente o período mais favorável a grandes ondas de frio se dá entre os dias 15 de junho e 15 de agosto, maios com ondas de frio fortes não significam muito frio no auge do inverno, lembremos do fiasco que foram os meses de julho de 2020, exceto pra RS e SC, e 2022, esse nem no RS esfriou direito, um ano que teve ondas de frio fortes em maio e julho foi 2007, mas foram intercaladas por um junho quente do Paraná pra cima, bem mais pra trás, 1977 teve uma grande onda de frio em maio, e julho foi quente, por outro lado, vejamos 2000 e 2013 com um frio pífio em maio, e junhos fracos também, e um frio histórico em julho!

Eu estava evitando comentar de Julho, mas sim, por via de regra, normalmente quando o frio chega tarde, vem forte e esse ano não será diferente, volta e meia aparece uma hecatombe polar em Julho, uma das rodadas do CFS demonstrava configuração compatível a 1974, mas é muito cedo bater o martelo em como irá acontecer, apenas há essa tendência, para quem tiver paciência até lá, Julho pode trazer maravilhosas surpresas, agora, Maio e Junho esqueçam, já era.

  • Like 8
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Dia gelado em POA. Tive 8,5° de mínima. Deu 7,2° no INMET e incríveis 4,4° lá no Lami, mas mais distante do Guaíba. Esse bairro está totalmente debaixo d'água há 2 dias!

 

Agora tenho 15,7° com 60% e apenas cirrus. Segue o vídeo desta manhã quando fui até a orla. Guaíba caindo devagar e tinha 4,17 m na mediação das 14h15.

 

 

Edited by Marcos
  • Like 10
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 13:24, Leandro A M Leite disse:

O Ronaldo Coutinho está apostando que a onda de frio mais forte do ano deve ocorrer entre os dias 10 de julho e 15/20 de agosto, historicamente o período mais favorável a grandes ondas de frio se dá entre os dias 15 de junho e 15 de agosto, maios com ondas de frio fortes não significam muito frio no auge do inverno, lembremos do fiasco que foram os meses de julho de 2020, exceto pra RS e SC, e 2022, esse nem no RS esfriou direito, um ano que teve ondas de frio fortes em maio e julho foi 2007, mas foram intercaladas por um junho quente do Paraná pra cima, bem mais pra trás, 1977 teve uma grande onda de frio em maio, e julho foi quente, por outro lado, vejamos 2000 e 2013 com um frio pífio em maio, e junhos fracos também, e um frio histórico em julho!

O @coutinho já falou diversas vezes que o inverno de 2024 será melhor do que os invernos horríveis de 2022 e 2023. Sabemos que não será excepcionalmente frio, mas pelo menos terá frio. E o Coutinho também afirma que o frio vai se estender até a primavera, com setembro sendo abaixo da média na temperatura.

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 15:12, BrunoSaoPauloCapital disse:

O @coutinho já falou diversas vezes que o inverno de 2024 será melhor do que os invernos horríveis de 2022 e 2023. Sabemos que não será excepcionalmente frio, mas pelo menos terá frio. E o Coutinho também afirma que o frio vai se estender até a primavera, com setembro sendo abaixo da média na temperatura.

 

Essa é a questão...será apenas otimismo ou com embasamento teórico ? Porque todo mundo apostava num inverno bom em 2022, devido à La Niña duradoura...e acabou sendo aquela grande droga. Estou com os dois pés atrás...na verdade, depois desse Maio inacreditável, eu definitivamente já fico mega feliz se o inverno for "um pouco acima da média".

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 15:12, BrunoSaoPauloCapital disse:

O @coutinho já falou diversas vezes que o inverno de 2024 será melhor do que os invernos horríveis de 2022 e 2023. Sabemos que não será excepcionalmente frio, mas pelo menos terá frio. E o Coutinho também afirma que o frio vai se estender até a primavera, com setembro sendo abaixo da média na temperatura.

Espero que sim, mas só acho que o pessoal é injusto com o inverno de 2022. Apesar do julho HORRÍVEL, em SP tivemos maio, junho, agosto e setembro abaixo da média. Por padrões atuais, foi uma enormidade.

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 15:29, Renan disse:

 

Essa é a questão...será apenas otimismo ou com embasamento teórico ? Porque todo mundo apostava num inverno bom em 2022, devido à La Niña duradoura...e acabou sendo aquela grande droga. Estou com os dois pés atrás...na verdade, depois desse Maio inacreditável, eu definitivamente já fico mega feliz se o inverno for "um pouco acima da média".

Haha acabei de defender 2022 no post acima. Acho que não foi um inverno ruim, pelo menos para SP.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 15:12, BrunoSaoPauloCapital disse:

O @coutinho já falou diversas vezes que o inverno de 2024 será melhor do que os invernos horríveis de 2022 e 2023. Sabemos que não será excepcionalmente frio, mas pelo menos terá frio. E o Coutinho também afirma que o frio vai se estender até a primavera, com setembro sendo abaixo da média na temperatura.

O inverno de 2022 foi frio aqui no RS.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 15:32, Daniel Lisboa disse:

Haha acabei de defender 2022 no post acima. Acho que não foi um inverno ruim, pelo menos para SP.

 

Aqui foi mediano...acho que a expectativa era grande demais por conta da La Niña, mas se analisar profundamente para os dias atuais, até que foi bonzinho sim. Os desvios aqui ficaram assim:

 

image.png.f9a988c51fbf2c616ae9df5b3c8779fe.png

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 15:34, Edison Bocorny Jr disse:

O inverno de 2022 foi frio aqui no RS.

Tivemos frio constante aqui em SBS, mas com mínimas insignificantes (-1,1ºC a menor temperatura de 2022). Mas esse inverno foi marcante por um mês de setembro bem frio com geada no dia 24 (diga-se de passagem matando minha roça de batata inglesa) e por uma primeira quinzena de novembro com mínimas e máximas muito baixas para época!

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Variação hoje na minha estação: 18,8°C / 28,6°C

 

Variação no Alphaville: 17,2°C / 24,9°C

 

Variação no Parque de Ibitipoca: 14,2°C / 22,3°C

 

Notáveis diferenças entre elas em função da chegada deste fraquíssimo ar polar. Espero que amanhã as máximas sejam menos ruins, pois hoje pode-se dizer que nem houve advecção.

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 15:12, BrunoSaoPauloCapital disse:

O @coutinho já falou diversas vezes que o inverno de 2024 será melhor do que os invernos horríveis de 2022 e 2023. Sabemos que não será excepcionalmente frio, mas pelo menos terá frio. E o Coutinho também afirma que o frio vai se estender até a primavera, com setembro sendo abaixo da média na temperatura.

 

O inverno de 2022 tirando Julho foi bom ...

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Acabou de ser lançado a mais nova versão do mosaico de modelos. A partir de agora é possível analisar 12 diferentes modelos meteorológicos ao mesmo tempo, na mesma imagem, por um período de até 180 horas a frente. Alguns novos modelos entraram nesse upgrade: ECMWF AIFS (Europeu com inteligência artificial), ACCESS-G (Australiano) e KMA (Coreano).

Além disso, tem disponível mapas setorizados de alguns estados como: RS, SC, PR, SP, RJ e Uruguai. Ferramenta muito util no dia a dia.


https://sigmameteorologia.com

 

mosaico_chuva_acum_d02_00z_61.png?2076

  • Like 11
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 16:06, SandroAlex disse:

Tivemos frio constante aqui em SBS, mas com mínimas insignificantes (-1,1ºC a menor temperatura de 2022). Mas esse inverno foi marcante por um mês de setembro bem frio com geada no dia 24 (diga-se de passagem matando minha roça de batata inglesa) e por uma primeira quinzena de novembro com mínimas e máximas muito baixas para época!

Eu desconsidero Setembro. Pra mim, independente se faz bastante frio, já não tem aquela emoção de quando Maio ou Junho começam frio.

Uma comparação tosca mas é o q me veio agora na mente e estou sem vontade de procurar outra: Eu sou muito apaixonado por tempestades fortes e duradouras (algo q já não vejo com frequência) então naturalmente fico muito animado nessas situações mas quando vejo pelo radar que está nos momentos finais, mesmo que ainda esteja forte e barulhenta a minha animação diminui e logo me sinto sem graça.

Setembro é assim... pode fazer o frio q for, eu não me animo pois tenho a maldita consciência de q o Sol já está mais alto, as noites mais curtas e nada de excepcional poderá ocorrer no percurso Setembro/Novembro, em termos de frio. Nada surpreendente.

Geadas em Setembro são corriqueiras mas são geadinhas meia boca.

Eu gosto da expectativa por dias congelantes de Junho e Julho. E de não saber exatamente o q esperar a partir de Abril ou Maio.

Antes de surgirem essas mer#d@$ de modelos de previsão numérica e o di@bo A4 eu deixava a minha imaginação correr solta. Agora é impossível. Em cada lugar q vc vai virtualmente tem previsão estendida. Daí eu acabo vendo, pq apesar de tudo, sou meio ansioso. Mesmo não querendo, quando vejo, já vi 😡

Então, resumindo: Setembro pra mim é igual aquelas músicas chatas de final de balada. Já é hora de partir...

Mas eu não sou o centro do mundo e vc tem todo o direito de gostar de colher batatas já cozidas pela geada e de passar frio na beira da piscina em Novembro 🫠

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

No final da tarde de ontem houve a formação de algumas pancadas de chuva a sudeste de Pombal, PB.

Messenger_creation_2b4d06c9-8b1f-49b4-bee3-cb4050185394.jpeg.1139b4420e8531aa0fdc5820da284947.jpeg

Messenger_creation_f8ec5ae0-859b-4b3a-b25b-b4ce853d9f58.jpeg.479172ab4ea1c1576b55ade8098cfd0f.jpeg

Rafael Santos

 

Aqui em casa caiu uma pancada bem rápida, acumulando 3,4 mm. São Bentinho, 14 km a sudeste, teve 15,1 mm.

Pela madrugada, houve a formação de novos Cbs muito isolados uns 25 km ao norte daqui:

Screenshot_20240515-181952.png.29266ed49f60dd5e04d4472e8dc7fc93.png

1h da madrugada de hoje

 

Essas instabilidades foram responsáveis pelo volume de 119,7 mm em Jericó e 43 mm em Mato Grosso (essas localidades ficam apenas 10 km distantes uma da outra).

 

Hoje a instabilidade aumentou, no momento muitos núcleos segundo o radar:

Screenshot_20240515-182601.thumb.png.29990777ce1576b5b16c63421952dde0.png

 

Inclusive, aquele sistema na região de Campina Grande está bem severo, derrubando enorme quantidade de água na cidade:

Screenshot_20240515-183615.png.de16454d882ccf125c013998e2d019f4.png

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 18:30, Carlos Campos disse:

Eu desconsidero Setembro. Pra mim, independente se faz bastante frio, já não tem aquela emoção de quando Maio ou Junho começam frio.

Uma comparação tosca mas é o q me veio agora na mente e estou sem vontade de procurar outra: Eu sou muito apaixonado por tempestades fortes e duradouras (algo q já não vejo com frequência) então naturalmente fico muito animado nessas situações mas quando vejo pelo radar que está nos momentos finais, mesmo que ainda esteja forte e barulhenta a minha animação diminui e logo me sinto sem graça.

Setembro é assim... pode fazer o frio q for, eu não me animo pois tenho a maldita consciência de q o Sol já está mais alto, as noites mais curtas e nada de excepcional poderá ocorrer no percurso Setembro/Novembro, em termos de frio. Nada surpreendente.

Geadas em Setembro são corriqueiras mas são geadinhas meia boca.

Eu gosto da expectativa por dias congelantes de Junho e Julho. E de não saber exatamente o q esperar a partir de Abril ou Maio.

Antes de surgirem essas mer#d@$ de modelos de previsão numérica e o di@bo A4 eu deixava a minha imaginação correr solta. Agora é impossível. Em cada lugar q vc vai virtualmente tem previsão estendida. Daí eu acabo vendo, pq apesar de tudo, sou meio ansioso. Mesmo não querendo, quando vejo, já vi 😡

Então, resumindo: Setembro pra mim é igual aquelas músicas chatas de final de balada. Já é hora de partir...

Mas eu não sou o centro do mundo e vc tem todo o direito de gostar de colher batatas já cozidas pela geada e de passar frio na beira da piscina em Novembro 🫠

Entendo completamente o amigo. Também acho que setembro é clima de fim de festa. Porém, recentemente me tornei mais tolerante e passei até a aceitar de bom grado frio em setembro. De outubro em diante é que realmente não dá pra comemorar. Me deixa irritado, como o convidado inconveniente que apareceu quando a festa já acabou.

  • Like 10
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Hoje, a capital paulista teve um dia ameno de céu encoberto, baixa amplitude térmica, alguma garoa esparsa e ventos de sul a SE.

Mirante (Aut): 17,1°C / 18,7°C

Interlagos: 15,9°C / 17,4°C

IAG: 15,3°C / 18,2°C

 

Pois é...

Hoje é 15 de maio...

No dia 23 de março, o Mirante registrou 16,8°C / 18,8°C.

Como diria o jornalista esportivo Milton Leite: "Que fase !! "

 

E as previsões são de que o calor já volta amanhã.

Com o afastamento rápido do ar frio para alto mar, a bolha assassina... oops... o ar quente do Brasil Central volta a predominar.

 

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 18:30, Carlos Campos disse:

Eu desconsidero Setembro. Pra mim, independente se faz bastante frio, já não tem aquela emoção de quando Maio ou Junho começam frio.

Uma comparação tosca mas é o q me veio agora na mente e estou sem vontade de procurar outra: Eu sou muito apaixonado por tempestades fortes e duradouras (algo q já não vejo com frequência) então naturalmente fico muito animado nessas situações mas quando vejo pelo radar que está nos momentos finais, mesmo que ainda esteja forte e barulhenta a minha animação diminui e logo me sinto sem graça.

Setembro é assim... pode fazer o frio q for, eu não me animo pois tenho a maldita consciência de q o Sol já está mais alto, as noites mais curtas e nada de excepcional poderá ocorrer no percurso Setembro/Novembro, em termos de frio. Nada surpreendente.

Geadas em Setembro são corriqueiras mas são geadinhas meia boca.

Eu gosto da expectativa por dias congelantes de Junho e Julho. E de não saber exatamente o q esperar a partir de Abril ou Maio.

Antes de surgirem essas mer#d@$ de modelos de previsão numérica e o di@bo A4 eu deixava a minha imaginação correr solta. Agora é impossível. Em cada lugar q vc vai virtualmente tem previsão estendida. Daí eu acabo vendo, pq apesar de tudo, sou meio ansioso. Mesmo não querendo, quando vejo, já vi 😡

Então, resumindo: Setembro pra mim é igual aquelas músicas chatas de final de balada. Já é hora de partir...

Mas eu não sou o centro do mundo e vc tem todo o direito de gostar de colher batatas já cozidas pela geada e de passar frio na beira da piscina em Novembro 🫠

 

Seus comentários me lembraram de uma dúvida que às vezes me passa pela cabeça...

 

O que é melhor ?

1. Esta época dos modelos em que, se a gente não tenta dar uma "educada" na mente, fica se torturando e se      decepcionando com MPs e chuvas previstas que acabam não vindo.

2. Os velhos tempos em que não tínhamos acesso a nada disso e cada MP ou chuva era uma surpresa de que a gente tomava conhecimento no máximo 2 ou 3 dias antes e não tínhamos como nos preocupar com o longo prazo... pois o futuro (Em termos de previsão do tempo) era uma incógnita total.

 

 

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 15/05/2024 em 18:56, Aldo Santos disse:

 

Seus comentários me lembraram de uma dúvida que às vezes me passa pela cabeça...

 

O que é melhor ?

1. Esta época dos modelos em que, se a gente não tenta dar uma "educada" na mente, fica se torturando e se      decepcionando com MPs e chuvas previstas que acabam não vindo.

2. Os velhos tempos em que não tínhamos acesso a nada disso e cada MP ou chuva era uma surpresa de que a gente tomava conhecimento no máximo 2 ou 3 dias antes e não tínhamos como nos preocupar com o longo prazo... pois o futuro (Em termos de previsão do tempo) era uma incógnita total.

 

 

 

São duas questões bem lógicas para públicos com pensamentos diferentes, Aldo.

Olha, eu não vou dizer que sou inflexivelmente das antigas (embora o Bruno vulgo Eclipse possa discordar como faz às vzs pra me irritar mas sem conseguir), e embora o fator surpresa me agrade, sei da necessidade da existência nos tempos atuais de previsões bem elaboradas, pois o mundo parece q depende disso.

É claro q saber com antecedência não evita as tragédias climáticas, mas já ajuda as pessoas a pelo menos correr do perigo e salvar a pele. 

Vc já imaginou se chegar o dia em que as previsões de tão acertadas, tornem completamente desnecessário os registros diários principalmente das temperaturas? 

Qual a motivação, por exemplo, de ir sozinho ao cinema para ver um filme de suspense, sabendo o final?

Então, recapitulando:

a)- eu não sou adepto da seita  "Previsão Estendida".

b) - entendo a necessidade de modelos numéricos super apurados para previsão estendida.

Screenshot_20240515-195150.jpg.4707c40326b4b97c8acaa2b870d9b1aa.jpg

Edited by Carlos Campos
  • Like 7
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Sinceramente nessa questão, tenho que dizer que a previsão antecipada me ajudou muito a planejar, reservar estadia em:

 

2016: Campos do Jordão, pegar -3 com numa casa de campo com lareira em galera, ver a geada brava de manhã 

2019: São Joaquim/Urubici/Bom Jardim, pegar -9.2 na frente mais fria do ano, ver o sincelo no morro das antenas.

2021: PNI, acampar com -8.3 (se arrepender  de madrugada) e acordar com fotos incríveis pela manhã que compartilhei por aqui.

 

Tudo tem seus lados. Pra quem não mora no local dos eventos é vantagem 

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.