Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Julho/2023


Renan
 Share

Recommended Posts

Em 19/07/2023 em 11:23, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Em temperaturas pode ser, mas não em regime de chuvas. Os invernos na bacia do mediterrâneo são mais úmidos que os verões, e em Curitiba é o contrário.

Por falar em regime de chuvas da capital Paranaense, sempre notei como este é complexo, apresentando de certa forma um Outono, final de inverno e ínicio de verão atipicamente secos, com os picos de precipitação ocorrendo quase sempre em Janeiro, Setembro ou Junho/Julho, não havendo uma correlação clara com qualquer outra região do planeta. Numa live do Carlos Dias lembro de um participante do Simepar comentando do mesmo fato, você tem inúmeros fatores causando chuva no primero planalto do Paraná, seja os ventos ocêanicos que causam garoa ou chuva leve por dias, passagem de sistemas frontais, ciclogênese no Chaco/Oeste do Sul, chuva orográfica próximo a serra do mar (pegando primariamente a região de Piraquara, como o Carlos Campos sempre comenta) entre outros fatores momentaneos como frentes estácionárias devido a bloqueios no sudeste. 

Por essa complexidade que não concordo com a afirmação que este regime de chuvas é o típico ou similar ao tropical de altitude mas enfim.

 

---

 

Afins de monitoramento;

 

Curitiba vai tendo outra tarde gelada, atingimos 12°C mas a temperatura já deu uma leve queda, variando entre 12,5 e 11,4 pela cidade, um dia típico de frente bloqueada por aqui.

 

Estação do Ahú tem os seguintes extremos até o momento:

image.png.35c9525ac005236950760e2d9cf554a8.png

Pq. Barigui (leve baixada):
image.png.b417d9cdc63ffda726b5f73b42bbb7c3.png

  • Like 14
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Algo que só vi hoje, mas nao queria deixar passar: no dia 4 de julho tivemos mínima de 17,5°C em Buenos Aires (OCBA). Foi a maior para julho em 13 anos!! No próximo sábado podemos ter um valor parecido ou inclusive superior a esse. O recorde absoluto de mínima mais alta para julho é de 20,8°C, de 1979.

  • Like 13
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

On 7/19/2023 at 1:11 PM, RamirezFZ said:

Por falar em regime de chuvas da capital Paranaense, sempre notei como este é complexo, apresentando de certa forma um Outono, final de inverno e ínicio de verão atipicamente secos, com os picos de precipitação ocorrendo quase sempre em Janeiro, Setembro ou Junho/Julho, não havendo uma correlação clara com qualquer outra região do planeta. Numa live do Carlos Dias lembro de um participante do Simepar comentando do mesmo fato, você tem inúmeros fatores causando chuva no primero planalto do Paraná, seja os ventos ocêanicos que causam garoa ou chuva leve por dias, passagem de sistemas frontais, ciclogênese no Chaco/Oeste do Sul, chuva orográfica próximo a serra do mar (pegando primariamente a região de Piraquara, como o Carlos Campos sempre comenta) entre outros fatores momentaneos como frentes estácionárias devido a bloqueios no sudeste. 

Por essa complexidade que não concordo com a afirmação que este regime de chuvas é o típico ou similar ao tropical de altitude mas enfim.

 

---

 

Afins de monitoramento;

 

Curitiba vai tendo outra tarde gelada, atingimos 12°C mas a temperatura já deu uma leve queda, variando entre 12,5 e 11,4 pela cidade, um dia típico de frente bloqueada por aqui.

 

Estação do Ahú tem os seguintes extremos até o momento:

image.png.35c9525ac005236950760e2d9cf554a8.png

Pq. Barigui (leve baixada):
image.png.b417d9cdc63ffda726b5f73b42bbb7c3.png

 

Boa tarde,

 

Acontece que eu não afirmei isso, eu comentei que estatisticamente falando, o PR no geral tende a ter invernos mais secos dos que os seus verões, o que é, de fato, uma característica de climas tropicais e tropicais de altitude, e isso se dá pelo posição geográfica. Sei que as definições não são engessadas, mas meu comentário foi em uma análise do panorama geral, e tenho certeza da complexidade dos sistemas que trazem chuvas que você citou.

 

Nos mapas do CPRM da pra ter uma ideia disso.

 

Nesse aqui dá pra ver que, estatisticamente, dezembro e janeiro tendem a ser os meses mais chuvoso, assim como grande parte de SP, MG, MS, GO e etc

 

1997102778_ScreenShot2023-07-19at14_14_43.thumb.png.2d20c8f21443f488747652c31afdcc11.png

 

Assim como o trimestre mais seco tende a ser junho-julho-agosto, também semelhante a SP e demais estados do sudeste e centro-oeste, justamente com climas tropicais/tropicais de altitude.

 

985855699_ScreenShot2023-07-19at14_16_25.thumb.png.4724f4abb417cbb98e6f1a9b7daa90ad.png

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Hoje estamos com chuva leve e contínua o dia inteiro. Não parou de chover nem por 15 minutos desde as 07:00, aqui em Mongaguá, Baixada Santista - SP.

 

O dia começou com 18,4 °C e a manhã inteira foi de 18,x °C. Já agora à tarde, estamos encostando nos 19 °C.

 

Dia chuvoso com máxima de 19 °C. Isso é, para mim, a PERFEIÇÃO pra ficar pensando na vida, ouvindo "Same Mistake" do James Blunt. Haha

 

Agora (15:02), eu tenho 19 °C cravados, com 76% de URA. A chuva continua.

IMG_20230719_144343.jpg

  • Like 13
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 14:26, ricardosilva disse:

Tarde nublada em São Paulo, nesse (até o momento) desprezível inverno, a temperatura no Mirante ainda beliscou ordinários 18,0°C de máxima (que pode ocorrer em qualquer mês do ano) na leitura das 12h. Agora faz 17,7°C.

 

E é isso o que teremos neste inverno, amigo. Melhor acostumar com a ideia. 

------------------------------------------------------------------------------------

 

O dia está parecendo aqueles de ZCAS no verão, com umidade alta, uma certa sensação de abafamento na rua. No momento céu encoberto, algumas nuvens pesadas no céu e 21,8°C com 81% de UR ! Isso é bem úmido para os padrões de Julho ! Podemos ter mais pancadas de chuva hoje. 

 

Eu, que não estou esperando mais nada em termos de frio intenso esse ano, estou gostando bastante dessa semana por aqui, pois está ajudando muito na umidificação do solo.

  • Like 16
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Bizarro! Contrariando as previsões de praticamente todos os modelos  e a normal climática, temos pancadas de chuva em pleno julho!. O dia de modo geral está a lembrar um típico  abafado de janeiro a não ser pela baixa insolação e intensidade do sol.

Atualização:  e possível por vezes ouvir profundas trovoadas, vamos ver o quão significantes serão os acumulados ao final desta brincadeira kkkkk

IMG_20230719_162928.jpg

IMG_20230719_162922.jpg

Screenshot_2023-07-19-16-28-03-237_com.android.chrome.jpg

Edited by Alberto Hanauer
  • Like 12
  • Thanks 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 11:23, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Em temperaturas pode ser, mas não em regime de chuvas. Os invernos na bacia do mediterrâneo são mais úmidos que os verões, e em Curitiba é o contrário.

Ah sim. Me referia somente a temperatura mesmo. Regime de chuvas é diretamente influenciado pela posição geográfica.

Aqui no RJ chove desde o início da tarde, faz 20º e ventos batendo os 30km/h no Santos Dumont. Dia agradável. Sem muito frio, sem calor, sem chuva intensa. Bom pra curtir.

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 11:01, Fábio De Nittis disse:


Tem acontecido em Buenos Aires também, em relacao às temperaturas negativas na estacao do Observatório Central:
 

- De 1908 a 1962, TODOS os anos tiveram alguma mínima abaixo de 0°C.
- 1963 foi o primeiro ano que nao negativou. A partir daí até 1976, era um ano sem negativa pra quatro com negativas.

- 1977, 1978 e 1979 nao baixaram de zero. Nunca tinha acontecido de passar dois anos seguidos acima de 0°C e já foi logo tres de uma vez.
- De 1977 a 2011 a coisa passou a ficar bem equilibrada: 18 anos com mínima acima de 0°C, 17 com mínimas negativas
- E de 2011 pra cá, simplesmente NUNCA MAIS. Agora a mínima alterna entre 0°C (sete vezes) e 1°C (cinco vezes)

Aliás, anteontem eu estava super empolgado, porque a temperatura vinha caindo rápido, já estava abaixo de 5°C às 21h. Parecia que finalmente ia acontecer... mas travamos em 0,7°C (agora faco um relato melhor do dia). Parece que negativa realmente é algo que ficou no passado climático da estacao do Observatório Central (na Grande Buenos Aires sao várias vezes por ano ainda e nao vai mudar tao cedo, felizmente).

 

Este enfraquecimento nas mínimas está ocorrendo só no Observatorio Central ou também em outras estações da Grande Buenos Aires, onde for possível analisar dados de décadas atrás? Sei que as outras estações negativam com certa facilidade até hoje, então no caso deve se usar outro valor como referência no lugar do 0, talvez observar com que frequência estão atingindo -2 ou -3...

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 16:34, Alberto Hanauer disse:

Bizarro! Contrariando as previsões de praticamente todos os modelos  e a normal climática, temos pancadas de chuva em pleno julho!. O dia de modo geral está a lembrar um típico  abafado de janeiro a não ser pela baixa insolação e intensidade do sol.

Atualização:  e possível por vezes ouvir profundas trovoadas, vamos ver o quão significantes serão os acumulados ao final desta brincadeira kkkkk

IMG_20230719_162928.jpg

IMG_20230719_162922.jpg

Screenshot_2023-07-19-16-28-03-237_com.android.chrome.jpg

 

Imagem de satélite deste momento:

 

image.thumb.png.5167f0c8869b76bf91a852c8ed685aec.png

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 14:20, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Boa tarde,

 

Acontece que eu não afirmei isso, eu comentei que estatisticamente falando, o PR no geral tende a ter invernos mais secos dos que os seus verões, o que é, de fato, uma característica de climas tropicais e tropicais de altitude, e isso se dá pelo posição geográfica. Sei que as definições não são engessadas, mas meu comentário foi em uma análise do panorama geral, e tenho certeza da complexidade dos sistemas que trazem chuvas que você citou.

 

Nos mapas do CPRM da pra ter uma ideia disso.

 

Nesse aqui dá pra ver que, estatisticamente, dezembro e janeiro tendem a ser os meses mais chuvoso, assim como grande parte de SP, MG, MS, GO e etc

 

1997102778_ScreenShot2023-07-19at14_14_43.thumb.png.2d20c8f21443f488747652c31afdcc11.png

 

Assim como o trimestre mais seco tende a ser junho-julho-agosto, também semelhante a SP e demais estados do sudeste e centro-oeste, justamente com climas tropicais/tropicais de altitude.

 

985855699_ScreenShot2023-07-19at14_16_25.thumb.png.4724f4abb417cbb98e6f1a9b7daa90ad.png

 

Boa tarde, estou ciente desses mapas e de toda a análise realizada por trás deles, mas reitero que é necessário verificar mais a fundo quando se fala de pluviometria, embora, estatisticamente os meses mais secos em local A ou B são JJA ou DJF, isso não torna a pluviometria desses locais comparáveis, ali no segundo mapa que você mesmo postou, há cidades com o mesmo trimestre mais seco em locais variádos, a diferença é, em alguns destes não chove, em outros só chove menos, é o caso do PR.

No caso de Curitiba, na normal 91-20 os meses menos chuvosos são; Agosto, Abril e Maio, são os únicos com pluviosidade média abaixo de 100mm, os únicos dois meses que se destacam com chuva exacerbada para os padrões daqui é Janeiro e Fevereiro, o resto do ano não apresenta nenhum comportamento particular em termos de pluviosidade, eu diria que se não fossem as tempestades de verão que são responsáveis pelo grosso dessa precipitação toda entre a segunda quinzena de Dezembro e a primeira quinzena de Março, nosso trimestre DJF seria bem seco, uma particularidade comum em regiões com altitude.

image.png.ca844a950acf6c0a7af83356351768b6.png

 

Para não ficar 100% off topic:

Uma tarde que nenhum Matheus pode colocar defeito, máxima de 12,9°C no INMET, abaixo gráfico da PWS no Pq Barigui.
image.png.7619bd99c9ae1dbd7e55722ea4b9268f.png

Devido a úmidade alta, a sensação é de muito frio.

Edited by RamirezFZ
  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

On 7/19/2023 at 4:56 PM, RamirezFZ said:

Boa tarde, estou ciente desses mapas e de toda a análise realizada por trás deles, mas reitero que é necessário verificar mais a fundo quando se fala de pluviometria, embora, estatisticamente os meses mais secos em local A ou B são JJA ou DJF, isso não torna a pluviometria desses locais comparáveis, ali no segundo mapa que você mesmo postou, há cidades com o mesmo trimestre mais seco em locais variádos, a diferença é, em alguns destes não chove, em outros só chove menos, é o caso do PR.

No caso de Curitiba, na normal 91-20 os meses menos chuvosos são; Agosto, Abril e Maio, são os únicos com pluviosidade média abaixo de 100mm, os únicos dois meses que se destacam com chuva exacerbada para os padrões daqui é Janeiro e Fevereiro, o resto do ano não apresenta nenhum comportamento particular em termos de pluviosidade, eu diria que se não fossem as tempestades de verão que são responsáveis pelo grosso dessa precipitação toda entre a segunda quinzena de Dezembro e a primeira quinzena de Março, nosso trimestre DJF seria bem seco, uma particularidade comum em regiões com altitude.

image.png.ca844a950acf6c0a7af83356351768b6.png

 

Para não ficar 100% off topic:

Uma tarde que nenhum Matheus pode colocar defeito, máxima de 12,9°C no INMET, abaixo gráfico da PWS no Pq Barigui.
image.png.7619bd99c9ae1dbd7e55722ea4b9268f.png

Devido a úmidade alta, a sensação é de muito frio.

 

Perfeito, esse gráfico que você apresentou confirma o que eu falei.

E sim, concordo com você: se não chovesse entre dezembro e março, esses meses seriam secos.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 16:56, RamirezFZ disse:

Boa tarde, estou ciente desses mapas e de toda a análise realizada por trás deles, mas reitero que é necessário verificar mais a fundo quando se fala de pluviometria, embora, estatisticamente os meses mais secos em local A ou B são JJA ou DJF, isso não torna a pluviometria desses locais comparáveis, ali no segundo mapa que você mesmo postou, há cidades com o mesmo trimestre mais seco em locais variádos, a diferença é, em alguns destes não chove, em outros só chove menos, é o caso do PR.

No caso de Curitiba, na normal 91-20 os meses menos chuvosos são; Agosto, Abril e Maio, são os únicos com pluviosidade média abaixo de 100mm, os únicos dois meses que se destacam com chuva exacerbada para os padrões daqui é Janeiro e Fevereiro, o resto do ano não apresenta nenhum comportamento particular em termos de pluviosidade, eu diria que se não fossem as tempestades de verão que são responsáveis pelo grosso dessa precipitação toda entre a segunda quinzena de Dezembro e a primeira quinzena de Março, nosso trimestre DJF seria bem seco, uma particularidade comum em regiões com altitude.

image.png.ca844a950acf6c0a7af83356351768b6.png

 

Para não ficar 100% off topic:

Uma tarde que nenhum Matheus pode colocar defeito, máxima de 12,9°C no INMET, abaixo gráfico da PWS no Pq Barigui.
image.png.7619bd99c9ae1dbd7e55722ea4b9268f.png

Devido a úmidade alta, a sensação é de muito frio.

Realmente, sem defeitos para essa tarde.

Muito mais confortável do que qualquer dia médio do verão/início de outono.

Um dia invernal de fato, assim como foi ontem.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde,

 

BH (Pampulha) teve uma madrugada MUITO quente para a época do ano. Em pleno julho, a mínima hoje foi de bizarros 19,2°C, valor quase inacreditável para o local no inverno. Deve estar entre os maiores para julho desde o começo dos registros, em 2006, se não for o maior.

 

E, pra completar o pacote de bizarrices do dia, temos pancadas de chuva na RMBH nesse fim de tarde:

 

chuva.png.2ae0058ff7b597092fcd58a56516b5d8.png

 

 

Resumindo, tivemos um dia de verão na cidade em julho, com todas suas características: 19,2/28,3 com sol, calor, abafamento e CHUVA no fim do dia. Isso em julho, JULHO! Inédito pra mim.

 

Edited by LeoP
  • Like 6
  • Thanks 2
  • Haha 1
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 17:33, Matheus Vinicius disse:

Previsão para os próximos dias é a seguinte, manhãs frescas e tardes levemente abafadas, isto posto a partir de agora, é hora de esperar por agosto. 

Screenshot_20230719-173152~2.png


Minha prima está saindo daqui de Juiz de Fora amanhã e estava com receio de pegar muito frio em Curitiba nos próximos dias, mas eu já tranquilizei ela. A partir do Sábado , as temperaturas daí nada mais serão do que a média normal de Julho aqui em JF. Ela não gosta de frio, então vai conseguir aproveitar bem o passeio na capital paranaense , hehehe. 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 18:04, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

Registro de sincelo e geada severa nos campos de Pedras Altas, no extremo sul do RS. A estação mais próxima registrou -4,2ºC.

 

Imagens do pessoal da Barra Meteorologia.

 

5e8eb618-1d40-4fe6-9945-0e7765dfb2b0.thumb.JPG.9ea3bb42e4e39270aded35aacbf7d556.JPG

 

22d79a2f-edf8-4525-8439-e82bfc4a6100.thumb.JPG.435186593051cfb203ff1bd488b14bbf.JPG

 

a5aa747d-a0cb-456f-b55a-7b9b76bcfce2.thumb.JPG.cc2023405b4934f4179b49ea6d713a51.JPG

 

ab824ee1-8993-4cc1-9d64-2ee6658305b7.thumb.JPG.1752622aad398abd11e5ec64d12566f5.JPG

 

 

 

Lindíssimas fotos mesmo.

 

Formou um nevoeiro intenso sobre essa região na última madrugada. O motivo foi que além de estar úmido há vários dias nesse local, os arroios estão bem cheios, liberando calor latente sobre área. Podia ter caído um pouco mais e quem sabe ido a uns -5,x/-6°C! Ao invés disso formou esse nevoeiro espesso e consequentemente congelamento do que estava sendo depositado sobre as superfícies. Pelo menos rendeu ótimas imagens.

Por outro lado os topos começaram a receber uma advecção um pouco mais quente e seca na madrugada, ainda assim conseguiram ter 3/3,x°C.

 

Negativou também em Pelotas (Bairro Colina do Sol) e Jaguarão com -0,6°C e -0,1°C respectivamente. Em Herval fez -3,1°C na baixadinha do Bulbols.

 

O Curral como sempre perdendo sinal durante as madrugada, jogando fora seus -5,x/-6,x°C por conta dos problemas com a pilha. Em breve vamos resolver.

 

 

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 17:47, LeoP disse:

Boa tarde,

 

BH (Pampulha) teve uma madrugada MUITO quente para a época do ano. Em pleno julho, a mínima hoje foi de bizarros 19,2°C, valor quase inacreditável para o local no inverno. Deve estar entre os maiores para julho desde o começo dos registros, em 2006, se não for o maior.

 

E, pra completar o pacote de bizarrices do dia, temos pancadas de chuva na RMBH nesse fim de tarde:

 

chuva.png.2ae0058ff7b597092fcd58a56516b5d8.png

 

 

Resumindo, tivemos um dia de verão na cidade em julho, com todas suas características: 19,2/28,3 com sol, calor, abafamento e CHUVA no fim do dia. Isso em julho, JULHO! Inédito pra mim.

 


Que bizarra essa mínima ! Não tinha me atentado a isso. Por aqui tive 16,8C hoje cedo, bastante alto para Julho, mas até o final da noite talvez essa mínima seja revertida. Amanhã pode vir a segunda máxima sub-20 do mês. 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 17:47, LeoP disse:

Boa tarde,

 

BH (Pampulha) teve uma madrugada MUITO quente para a época do ano. Em pleno julho, a mínima hoje foi de bizarros 19,2°C, valor quase inacreditável para o local no inverno. Deve estar entre os maiores para julho desde o começo dos registros, em 2006, se não for o maior.

 

E, pra completar o pacote de bizarrices do dia, temos pancadas de chuva na RMBH nesse fim de tarde:

 

chuva.png.2ae0058ff7b597092fcd58a56516b5d8.png

 

 

Resumindo, tivemos um dia de verão na cidade em julho, com todas suas características: 19,2/28,3 com sol, calor, abafamento e CHUVA no fim do dia. Isso em julho, JULHO! Inédito pra mim.

 

 

De fato, já vi esta condição em todos os outros meses em algum momento, até mesmo em junho, mas em julho realmente foi inédito. Parece ser uma característica de anos com El Nino, chove menos no verão e faz menos frio no inverno, mas em alguns momentos isolados parece deixar a estação seca com aspecto de verão, com sol, calor e algumas nuvens mais escuras, mesmo que na maioria das vezes não tenham volumes expressivos ou mesmo nem chegue a chover. 

 

Alguns registros da chuva vista de Contagem às 16:30. Desde umas 17:30, chove fraquinho no meu bairro.

 

20230719_163351.thumb.jpg.39d4388bf7054402f1ed2cec53646594.jpg

 

20230719_162925.thumb.jpg.3627f94e5d07406bc3dc888098a2860e.jpg

 

Pelo radar, a situação é de um dia de verão com chuvas isoladas mesmo:

 

Screenshot_20230719-180745_Chrome.jpg.cd350b4b23073bb9b6ea1cb343d50043.jpg

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 13:11, RamirezFZ disse:

Por falar em regime de chuvas da capital Paranaense, sempre notei como este é complexo, apresentando de certa forma um Outono, final de inverno e ínicio de verão atipicamente secos, com os picos de precipitação ocorrendo quase sempre em Janeiro, Setembro ou Junho/Julho, não havendo uma correlação clara com qualquer outra região do planeta. Numa live do Carlos Dias lembro de um participante do Simepar comentando do mesmo fato, você tem inúmeros fatores causando chuva no primero planalto do Paraná, seja os ventos ocêanicos que causam garoa ou chuva leve por dias, passagem de sistemas frontais, ciclogênese no Chaco/Oeste do Sul, chuva orográfica próximo a serra do mar (pegando primariamente a região de Piraquara, como o Carlos Campos sempre comenta) entre outros fatores momentaneos como frentes estácionárias devido a bloqueios no sudeste. 

Por essa complexidade que não concordo com a afirmação que este regime de chuvas é o típico ou similar ao tropical de altitude mas enfim.

 

---

 

Afins de monitoramento;

 

Curitiba vai tendo outra tarde gelada, atingimos 12°C mas a temperatura já deu uma leve queda, variando entre 12,5 e 11,4 pela cidade, um dia típico de frente bloqueada por aqui.

 

Estação do Ahú tem os seguintes extremos até o momento:

image.png.35c9525ac005236950760e2d9cf554a8.png

Pq. Barigui (leve baixada):
image.png.b417d9cdc63ffda726b5f73b42bbb7c3.png

Boa noite, Ramirez, vou comentar pois fui mencionado no post. 

Primeiramente, sim: existe uma complexidade no regime pluviométrico da área de Curitiba e não é tão simples classificar esse regime como antigamente se classificava, por exemplo, o clima temperado: pelas isotermas entre 3°C e 18°C. Não se utiliza mais esse método ultrapassado. 

Se fosse tão simples afirmar q Curitiba possui um regime pluviométrico Tropical de Altitude, como explicar as grandes enchentes e inundações que vez por outra ocorrem em pleno Julho ou mesmo em Maio e Setembro? Existe sim, uma diminuição razoável na pluviometria no período mais frio, mas não acontece como um padrão estabelecido em TODOS OS MESES INVERNAIS. 

Outra coisa: um fator importante q é responsável por dias de certa "estabilidade" e bom tempo, não é o mesmo q produz esse tipo de tempo nas regiões tropicais, q basicamente seriam sistemas de altas pressões com característica "tropical" ou "subtropical".

Aqui o q produz bom tempo nos 6 meses mais amenos, geralmente é a MpA ou Anticiclone Polar ainda com características de massa fria.

No Brasil Central com seca no inverno (todo inverno) a massa de ar seco gera aquelas temperaturas extremamente elevadas. É bem diferente. 

Quanto ao clima: Se eu gostasse realmente de dias frios e nublados, com chuviscos e nevoeiros, estaria satisfeito com o nosso clima. Mas detesto.

Por outro lado, as chuvas q acontecem no verão são um alento ao calor, pois tornam o dia agradável, algo impossível de vivenciar na maior parte da Europa Mediterrânea, com meses de calor insuportável e nenhuma gota d'água caindo pra refrescar. 

Tenho meus sobrinhos morando em Portalegre/Portugal e em Alicante/Espanha e me relataram inúmeras vezes o sofrimento nos verões sem chuva e sob calor fortíssimo. 

E não é somente lá, claro. Passei um verão na região da Lagoa dos Patos (Arambaré) e se vi 2 ou 3 chuvas isoladas em finais de tarde foi muito.  Pra mim, clima com tendência ao "Mediterrâneo" é um dos piores q existem, pois não há sol o bastante no inverno (quando precisamos) e no verão o Sol torra (algo q não precisamos). 

Abraço. 

 

Máxima 12,9°C hoje. Outro dia cinzento e frio.

Screenshot_20230719_190712.thumb.jpg.b36c3697979acda757b8e387404d35f5.jpg

 

Amanhã timidamente volta a esquentar e meu ânimo deve começar a melhorar. 

Outros dirão q isso é ruim, etc. Mas penso na minha felicidade neste momento. 

  • Like 12
  • Thanks 1
  • Haha 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Alta poderosa no oceano mandando ventos gelados e umidade para o leste do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Não é à toa q São Bento do Sul teve essas máximas abaixo dos 10°C.

Screenshot_20230719_192850.thumb.jpg.12d339d62b2970a84cbb3608a15e33f0.jpg

Aliás volta a esquentar de leve já nesta noite, com o afastamento da Alta e a entrada de vento do quadrante norte.

Serra Dona Francisca está registrando a máxima agora ao anoitecer, com 9,8°C.

Screenshot_20230719_193537.thumb.jpg.bd9acf374502fc9cf0a31a80d3b2bcbb.jpg

@SandroAlex, será q essas máximas da tarde não serão pulverizadas antes da meia-noite? 

Nuvem altas no centro-leste, meio incomum para Julho. 

Screenshot_20230719_193244.thumb.jpg.d487779db517e2e8a3576437603c325b.jpg

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

☀️🌤️🌥️☁️☁️☁️🌧️

 

Máxima: 22,9°C em Caibi/Foz do Chapecó Energia

Mínima: 2,1°C em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro Eco Resort

Menores máximas até o momento: 5,6°C no Morro das Torres

                                                                       5,7°C no Morro da Igreja

                                                                       5,8°C↑ em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro Eco Resort

                                                                       6°C↑ em Urubici/Serra do Corvo Branco

                                                                       6,51°C em Urubici/Mundo Novo/PWS

                                                                       7,3°C em Urubici/São José

Rajada máxima: 77,6 km/h em Abelardo Luz/Linha Imigra

Precipitação máxima: 21,8 mm em Garuva/Quiriri

 

> Está ocorrendo advecção de ar quente agora de noite, e algumas máximas sairão provavelmente no fim da noite.

 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 21:31, João Vicente disse:

https://instagram.com/quintadommanoel?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

 

Esse instagram transmitindo ao vivo a neve agora em urubici 

 

 

Parece ser verdade.

 

 

Entrei na live e é o seguinte: Para mim, INCONCLUSIVO. Em termos de análise da atmosfera, do perfil em altitude, os modelos colocam zero chance para o fenômeno. O que a câmera do tiozão está filmando pode ser tanto um chuvisco quanto uma garoa de neve. Como eu não conheço ele, não sei de sua idoneidade, fico com os pés atrás.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

On 7/19/2023 at 9:31 PM, João Vicente said:

https://instagram.com/quintadommanoel?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

 

Esse instagram transmitindo ao vivo a neve agora em urubici 

 

 

Parece ser verdade.

 

 

Sinceramente pra mim pareceu uma garoa filmada perto de uma luz à noite. Tenho vários vídeos assim aqui na minha casa.

E os vídeos de neve filmados no evento anterior são muito parecidos com aquele, e no mesmo lugar. Sei não hein.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 21:53, Renan disse:

 

Entrei na live e é o seguinte: Para mim, INCONCLUSIVO. Em termos de análise da atmosfera, do perfil em altitude, os modelos colocam zero chance para o fenômeno. O que a câmera do tiozão está filmando pode ser tanto um chuvisco quanto uma garoa de neve. Como eu não conheço ele, não sei de sua idoneidade, fico com os pés atrás.

Poise...ele postou o video tbm ....coutinho uma vez postou neve com qse 8..9 graus ...não duvido que seja verdade.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 21:56, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Sinceramente pra mim pareceu uma garoa filmada perto de uma luz à noite. Tenho vários vídeos assim aqui na minha casa.

E os vídeos de neve filmados no evento anterior são muito parecidos com aquele, e no mesmo lugar. Sei não hein.

Nos vídeos é Aguaneve.

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 16:53, EduardoFinatto disse:

 

Este enfraquecimento nas mínimas está ocorrendo só no Observatorio Central ou também em outras estações da Grande Buenos Aires, onde for possível analisar dados de décadas atrás? Sei que as outras estações negativam com certa facilidade até hoje, então no caso deve se usar outro valor como referência no lugar do 0, talvez observar com que frequência estão atingindo -2 ou -3...


É verdade, é uma análise que já pensei em fazer e nunca fiz. Só tenho os dados completos do OCBA, preciso procurar outros. Ezeiza com certeza tem várias décadas de dados.

Buenos Aires hoje:

Mínima: 6,9°C
Máxima: 12,5°C

Apesar de a temperatura ter subido, ainda foi um dia de muito frio, principalmente pela máxima baixa e pelo vento. O dia comecou com tempo aberto e foi aumentando a nebulosidade ao longo do dia.

Agora 11,1°C, URA de só 58%, vento norte a 22 km/h. Para amanha, previsao de céu parcialmente nublado e temperatura entre 9 e 17°C. O sol nasce às 7h55 e se poe às 18h04.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

On 7/19/2023 at 9:31 PM, João Vicente said:

https://instagram.com/quintadommanoel?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

 

Esse instagram transmitindo ao vivo a neve agora em urubici 

 

 

Parece ser verdade.

 

Difícil, as condições atmosféricas são nada favoráveis para neve. De acordo com os modelos, a cota para neve agora estaria em +/- 3800m. 

Só se os modelos erraram grosseiramente, ai para tirar alguma duvida, era legal tirar a sondagem dos aeroportos aos redores para ver como está a atmosfera. Eu acho que os aeroportos mais próximos que tem esse tipo de sondagem, deve ser de Florianópolis e de Caxias do Sul. Não é o ideal pela distância, mas da para ter um norte de quanto °C está em altitude e comparar com os modelos.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 16:56, RamirezFZ disse:

Boa tarde, estou ciente desses mapas e de toda a análise realizada por trás deles, mas reitero que é necessário verificar mais a fundo quando se fala de pluviometria, embora, estatisticamente os meses mais secos em local A ou B são JJA ou DJF, isso não torna a pluviometria desses locais comparáveis, ali no segundo mapa que você mesmo postou, há cidades com o mesmo trimestre mais seco em locais variádos, a diferença é, em alguns destes não chove, em outros só chove menos, é o caso do PR.

No caso de Curitiba, na normal 91-20 os meses menos chuvosos são; Agosto, Abril e Maio, são os únicos com pluviosidade média abaixo de 100mm, os únicos dois meses que se destacam com chuva exacerbada para os padrões daqui é Janeiro e Fevereiro, o resto do ano não apresenta nenhum comportamento particular em termos de pluviosidade, eu diria que se não fossem as tempestades de verão que são responsáveis pelo grosso dessa precipitação toda entre a segunda quinzena de Dezembro e a primeira quinzena de Março, nosso trimestre DJF seria bem seco, uma particularidade comum em regiões com altitude.

image.png.ca844a950acf6c0a7af83356351768b6.png

 

Para não ficar 100% off topic:

Uma tarde que nenhum Matheus pode colocar defeito, máxima de 12,9°C no INMET, abaixo gráfico da PWS no Pq Barigui.
image.png.7619bd99c9ae1dbd7e55722ea4b9268f.png

Devido a úmidade alta, a sensação é de muito frio.

Curioso que o gráfico de Curitiba não é aquele formato de U clássico, é meio bagunçadinho,  Sp é mais uniforme mas se engana que o tempo no inverno seja seco.

O verão sofre atuação do clima tropical, mas no inverno por estar próximo a faixa subtropical bizarrices acontecem com alguma frequência 

Tem muitos casos de transtorno com enchentes e problemas de parar a cidade em meses fora do verão como maio de 2005, vários meses de junho da década passada julho de 2019. Setembro de 2009

Uma curiosidade que eu acho que o @Aldo Santos até deve ter os gráficos bem afiados.

Mas 2 das maiores chuvas da cidade de sp ocorreram em meses secos

Maio de 2005 com 140mm e julho de 2019 com 123mm um verdadeiro absurdo para um mês tão seco. Só não desbancando o famoso dezembro de 1988 com 151mm.

 

 

Falando de monitoramento eu estou fora de sp até meados de Agosto, e aqui aonde estou no sertão nordestino o tempo seco já se estabeleceu pra valer, chover de agora até Novembro é bem raro.

Por enquanto as temperaturas estão comportadas, todo dia mínimas de 18, 19, máximas de 30 a 32, felizmente vou embora antes do B-R-Ó BRÓ dar as caras por aqui.

Eu estava em sp no dia que fez 9,x de mínima, pelo visto não perdi muita coisa por estas bandas nestes dias que ando fora 😂.

 

 

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 19:41, Carlos Campos disse:

Nuvem altas no centro-leste, meio incomum para Julho. 

Screenshot_20230719_193244.thumb.jpg.d487779db517e2e8a3576437603c325b.jpg

 

Sabe um dia em pleno mês de julho que apesar de não ter registrado precipitações foi parecido? Este aqui:

 

Screenshot_20230720-001903_YouTube.thumb.jpg.5ca036e75f9dcc269241bf8df47d319e.jpg

 

Olha como estavam as nuvens no céu naquela fatídica tarde. O vento parecia até estar querendo dizer alguma coisa...

 

 

 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 2
  • Haha 12
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Tabelinha da ZS do RS: O curioso é a Chácara J. Bubols estar com a média idêntica à SF de Paula ( Cheiro de Mato 883m ), inclusive com média máxima menor, 15,06° contra 15,09° de São Chico. Muito legal acompanhar essa estação de Herval, por causa do 8 ou 80, entre verão e inverno.

20230720_051248.jpg

Edited by Misael Matos
  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 19:41, Carlos Campos disse:

Alta poderosa no oceano mandando ventos gelados e umidade para o leste do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Não é à toa q São Bento do Sul teve essas máximas abaixo dos 10°C.

Screenshot_20230719_192850.thumb.jpg.12d339d62b2970a84cbb3608a15e33f0.jpg

Aliás volta a esquentar de leve já nesta noite, com o afastamento da Alta e a entrada de vento do quadrante norte.

Serra Dona Francisca está registrando a máxima agora ao anoitecer, com 9,8°C.

Screenshot_20230719_193537.thumb.jpg.bd9acf374502fc9cf0a31a80d3b2bcbb.jpg

@SandroAlex, será q essas máximas da tarde não serão pulverizadas antes da meia-noite? 

Nuvem altas no centro-leste, meio incomum para Julho. 

Screenshot_20230719_193244.thumb.jpg.d487779db517e2e8a3576437603c325b.jpg

Acrescentou um décimo na máxima do bairro Lençol. De 8,4 para 8,5°C.

Nas demais estações não houve alteração nas máximas.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 20/07/2023 em 06:56, SandroAlex disse:

Acrescentou um décimo na máxima do bairro Lençol. De 8,4 para 8,5°C.

Nas demais estações não houve alteração nas máximas.

Q bom, Sandro... Ficaram esses bons registros para dar uma melhorada na tabela de Julho q não foi lá essas coisas.

Perto daí, como falei ontem, Serra Dona Francisca (868m) teve um dia inteiro abaixo dos 10°C mas infelizmente depois q anoiteceu a temperatura subiu até os 10,3°C.

Screenshot_20230720-082640.png.7bbee4cc9c060224ef41c663b3c50691.png

Serra Smith, num topão com 1.200m teve elevação também, com a máxima sendo registrada também no final da noite.

Screenshot_20230720-082448.png.1bfa097e2474542fdc775028e62c301e.png

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 em 21:31, João Vicente disse:

https://instagram.com/quintadommanoel?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

 

Esse instagram transmitindo ao vivo a neve agora em urubici 

 

 

Parece ser verdade.

 

Infelizmente a chance é praticamente nula. 

Os registros na estação Mundo Novo (~1.600m) mostram uma combinação de temperaturas/URA incompatíveis para neve ou qualquer fenômeno parecido. É apenas uma garoa gelada, inclusive meio comum aqui em Piraquara (7/8°C).

Veja q a URA estava elevada, bem elevada, outro fator q não contribui para a manutenção dos flocos de neve se houvesse frio suficiente em 2.500m por exemplo.

Screenshot_20230720-083535.png.970da9eeab283ccca2805d27b8c47171.png

 

Sim, como vc mesmo disse, o Ronaldo já presenciou neve com temperaturas acima dos 6°C mas ele mesmo disse também q é necessário q o ar próximo à superfície esteja mais seco, para preservação. E não foi o caso de ontem, bem pelo contrário.

Em 1985 teve uma neve q acumulou em alguns bairros de Curitiba e ocorreu durante a tarde com 7°C. 

Ventava muito e o ar estava seco, então é possível sim, neve com temperaturas "incompatíveis".

 

Já, no caso dessas garoas ou chuviscos super gelados, fazem o rosto e qualquer superfície exposta arder, se vier com vento. Dá a impressão de q é granizo esfarelado, quando na verdade são somente gotículas minúsculas.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.