Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Allef Matos

Moderators
  • Posts

    850
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Allef Matos last won the day on July 17 2018

Allef Matos had the most liked content!

3 Followers

About Allef Matos

  • Birthday 03/12/1994

Location

  • Location
    Blumenau

Recent Profile Visitors

2041 profile views

Allef Matos's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • Reacting Well Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

1.8k

Reputation

  1. Imagem impressionante. Escoamento em 850 hPa do modelo GFS mostra o vento sul cobrindo boa parte do Brasil. Atenção a Cuiabá, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Palmas, e outros locais inusitados que vão ser os grandes destaques. Agradeçam a nossa tentativa de Furaquinho.
  2. Dia geladinho no sul do RS hoje: 2,3/23,6°C Curral (Pinheiro Machado/Baixada) 6,7/20,1°C Veledas (Pinheiro Machado/topo) 5,6/22,8°C Pinus (Baixada de Pelotas) 6,2/22,2°C Colina (Pelotas/centro) 7,2/22,7°C Jaguarão 8,6/20,5°C Rio Grande Pena o Pinus ter flopado hoje. Poderia ter ido a 4/4,x°C. Vamos ver a próxima madrugada. Desta que para os 6,7°C do Veledas que foi com vento de 25/26 km/h de madrugada.
  3. Os oito primeiros dias em parte do sul do RS, bem abaixo da média: Pinheiro Machado (Veleda) Pinheiro Machado (Curral) Pelotas (Pinus) Pelotas (Colina do Sul) O Outubrão que considero kkk
  4. Com certeza. Em médias de inverno no RS é só Ausentes e PM. Esse ano Ausentes está mais fria visto que a anomalia negativa está mais significativa do norte do RS ao PR e em parte do Sudeste/Centro-Oeste.
  5. Sim. Soledade teve -7,0°C em agosto passado. O Curral teve -7,9°C em julho. Na MP de agosto (a MP mais forte) a estação do Curral não tava mais no fundo da baixada como estava na MP de julho e como está agora. No local mais alto teve -6,8°C. Se tivesse no local atual teria dado -8,x°C possivelmente.
  6. Sim, no RS é Vacaria e PM. As vezes Ausentes/Mario. Esse ano por enquanto ta Vacaria com -7,2°C, Ausentes -7,0°C e PM -6,8°C. Ano passado foi PM com -7,9°C.
  7. O cavado que vai se propagar pelo RS na tarde/noite do dia 28 deve gerar instabilidade. O modelo WRF coloca áreas de instabilidade de intensidade moderada se formando em meio piscina fria. A temperatura em 925 hPa na hora dessas instabilidades. E em 850 hPa Isso realmente pode trazer uma boa neve e até com chance de acumulação nos Cerros do sul Gaúcho e nas Hortênsias. Além de neve e precipitação invernal até mesmo para pontos de menor altitude.
  8. Vi que alguém fez uma indagação sobre a estação da Chácara dos Pinus em Pelotas. A estação está corretíssima, o lugar é um buraco a 50 m rodeado por morros de 100/250 m. A estação Davis Pro-2 aspirada mantida pelo laboratório da Embrapa Clima Temperado, na mesma área, teve 6,3/31,2°C. A Chácara por ser baixada e com altitude não muito destoante, teve a mesma máxima só que com a adicional de ter uma mínima de baixada, por ser baixada. Alguém me mandou algo sobre o Curral em Pinheiro Machado, mas creio que foi editado... vou me em eximir de maiores argumentações porque é uma pauta exaustivamente debatida em grupos de WhatsApp, o fórum não merece essa ladainha. Até porque qualquer análise ( nem precisa ser aprofundada ) comparando os dados de temperaturas do local com as estações da região nas maximas e em situação de chuva, vai perceber que não tem nada de errado com o local. Única coisa errada é a ignorância de quem desconhece a dinâmica de uma região com um pouco mais de relevo que está quase no paralelo 32°S. E pouco me importa se a empresa A ou B considera ou não. Sou meteorologista e estudei muito para me qualificar como tal, não preciso da aprovação de terceiros, preciso apenas do respeito, como tenho buscado respeitar a estação de todos. Prova disso é que nas tabelas que divulgamos incluímos geral, sem desdém.
  9. Dia quente hoje no RS. Várias cidades com temperaturas maximas entre 28/30°C. Algumas com mais de 30°C, depois de amanhecer com temperaturas mais baixas nos buracos....resultado são amplitudes gigantes. Curral de Pedras teve -0,5/25,7°C (26,2°C). E Chácara dos Pinus em Pelotas 1,3/31,1°C (quase 30°C)!!!!
  10. Nossa nova estação em Pelotas (baixada a 52 m) registrou -2,1°C. Uma das menores temperaturas do RS hoje. Tá online na Plataforma da Sigma. Em Pinheiro Machado, o Curral de Pedras teve -4,1°C. Não baixou mais porque o Veleda (topo) não baixou de 6,9°C. Ar muito seco, porém ar frio fraco.
  11. No RS, excetuando partes da região metropolitana de Porto Alegre e a região das Hortênsias que tiveram máximas significativas (principalmente por se tratar de junho), no restante do estado nada de muito especial.
  12. AMANHECER EXTRAORDINÁRIO NO CENTRO-OESTE! Amanhecer fantástico no Centro-Oeste do Brasil. Além da temperatura negativa no sul de Goiás e em várias cidades do MS, o que mais chamou a atenção sem dúvida foi as temperaturas registradas no MT e o registro de geada em várias cidades. Deixo a tabela com as menores temperaturas registradas em estações automáticas (maioria particulares). Tabelas de outros estados vocês podem ver nesse link: Cuiabá teve 5,9°C, a menor temperatura desde pelo menos julho de 1981. E Santo Antonio de Leverger teve 3,8°C, disparado a menor temperatura desde que a estação convencional foi aberta em 1985. Houve registro de geada em Poconé (pleno pantanal de MT), Rondonópolis, Itiquira, Juscimeira, Primavera do Leste e outros município Abaixo deixo alguns dos registros: Isso foi previsto por nós nos boletins que fizemos ao longo da semana. Deixo aqui um trecho do último boletim que fizemos: Podem acompanhar o boletim completo no link abaixo: https://sigmameteorologia.com/sigmanews/previsao-frio-muito-intenso-no-centro-oeste-sudeste-e-sul-da-regiao-norte.php Meu único pesar em relação a tudo isso é o fato de todas as estações do INMET do oeste/sudoeste do MT estarem ou desativadas ou offline. A estação automática de Porto Estrela teve 5,1°C. Além dessa incrível marca, não existe nada menor que os 8,4°C registrado em 25/07/2013 desde sua fundação em 2008. Nesse meio tempo houve alguns 4/6°C em cidades como Comodoro, Pontes e Lacerda, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade. É possível que estas cidades tenham registrado valores entre 1/4°C. San Matias, cidade boliviana fronteiriça a Cáceres, teve 2,5°C. Infelizmente perdemos registros daquele que foi um dos amanhecer mais gelados das ultimas décadas em parte do Brasil Central.
  13. Chuva misturado com neve em Pinheiro Machado. https://www.instagram.com/p/CQsGKw_ASsJ/?utm_source=ig_web_copy_link
  14. O ciclone sobre o Atlântico Sul não está mais associado com nenhuma rampa frontal. Provavelmente assumindo características subtropicais!!!
  15. Pinheiro Machado e Herval com 4°C nesta tarde. Logo mais entra umidade associada a circulação ciclônica. Pode nevar ou ao menos ter precipitação invernal entre o final da tarde e a madrugada nos pontos altos do sul gaúcho. Mesmo em locais de menor altitude não pode ser descartado totalmente.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.