Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Allef Matos

Moderators
  • Posts

    848
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Everything posted by Allef Matos

  1. Os oito primeiros dias em parte do sul do RS, bem abaixo da média: Pinheiro Machado (Veleda) Pinheiro Machado (Curral) Pelotas (Pinus) Pelotas (Colina do Sul) O Outubrão que considero kkk
  2. Com certeza. Em médias de inverno no RS é só Ausentes e PM. Esse ano Ausentes está mais fria visto que a anomalia negativa está mais significativa do norte do RS ao PR e em parte do Sudeste/Centro-Oeste.
  3. Sim. Soledade teve -7,0°C em agosto passado. O Curral teve -7,9°C em julho. Na MP de agosto (a MP mais forte) a estação do Curral não tava mais no fundo da baixada como estava na MP de julho e como está agora. No local mais alto teve -6,8°C. Se tivesse no local atual teria dado -8,x°C possivelmente.
  4. Sim, no RS é Vacaria e PM. As vezes Ausentes/Mario. Esse ano por enquanto ta Vacaria com -7,2°C, Ausentes -7,0°C e PM -6,8°C. Ano passado foi PM com -7,9°C.
  5. O cavado que vai se propagar pelo RS na tarde/noite do dia 28 deve gerar instabilidade. O modelo WRF coloca áreas de instabilidade de intensidade moderada se formando em meio piscina fria. A temperatura em 925 hPa na hora dessas instabilidades. E em 850 hPa Isso realmente pode trazer uma boa neve e até com chance de acumulação nos Cerros do sul Gaúcho e nas Hortênsias. Além de neve e precipitação invernal até mesmo para pontos de menor altitude.
  6. Vi que alguém fez uma indagação sobre a estação da Chácara dos Pinus em Pelotas. A estação está corretíssima, o lugar é um buraco a 50 m rodeado por morros de 100/250 m. A estação Davis Pro-2 aspirada mantida pelo laboratório da Embrapa Clima Temperado, na mesma área, teve 6,3/31,2°C. A Chácara por ser baixada e com altitude não muito destoante, teve a mesma máxima só que com a adicional de ter uma mínima de baixada, por ser baixada. Alguém me mandou algo sobre o Curral em Pinheiro Machado, mas creio que foi editado... vou me em eximir de maiores argumentações porque é uma pauta exaustivamente debatida em grupos de WhatsApp, o fórum não merece essa ladainha. Até porque qualquer análise ( nem precisa ser aprofundada ) comparando os dados de temperaturas do local com as estações da região nas maximas e em situação de chuva, vai perceber que não tem nada de errado com o local. Única coisa errada é a ignorância de quem desconhece a dinâmica de uma região com um pouco mais de relevo que está quase no paralelo 32°S. E pouco me importa se a empresa A ou B considera ou não. Sou meteorologista e estudei muito para me qualificar como tal, não preciso da aprovação de terceiros, preciso apenas do respeito, como tenho buscado respeitar a estação de todos. Prova disso é que nas tabelas que divulgamos incluímos geral, sem desdém.
  7. Dia quente hoje no RS. Várias cidades com temperaturas maximas entre 28/30°C. Algumas com mais de 30°C, depois de amanhecer com temperaturas mais baixas nos buracos....resultado são amplitudes gigantes. Curral de Pedras teve -0,5/25,7°C (26,2°C). E Chácara dos Pinus em Pelotas 1,3/31,1°C (quase 30°C)!!!!
  8. Nossa nova estação em Pelotas (baixada a 52 m) registrou -2,1°C. Uma das menores temperaturas do RS hoje. Tá online na Plataforma da Sigma. Em Pinheiro Machado, o Curral de Pedras teve -4,1°C. Não baixou mais porque o Veleda (topo) não baixou de 6,9°C. Ar muito seco, porém ar frio fraco.
  9. No RS, excetuando partes da região metropolitana de Porto Alegre e a região das Hortênsias que tiveram máximas significativas (principalmente por se tratar de junho), no restante do estado nada de muito especial.
  10. AMANHECER EXTRAORDINÁRIO NO CENTRO-OESTE! Amanhecer fantástico no Centro-Oeste do Brasil. Além da temperatura negativa no sul de Goiás e em várias cidades do MS, o que mais chamou a atenção sem dúvida foi as temperaturas registradas no MT e o registro de geada em várias cidades. Deixo a tabela com as menores temperaturas registradas em estações automáticas (maioria particulares). Tabelas de outros estados vocês podem ver nesse link: Cuiabá teve 5,9°C, a menor temperatura desde pelo menos julho de 1981. E Santo Antonio de Leverger teve 3,8°C, disparado a menor temperatura desde que a estação convencional foi aberta em 1985. Houve registro de geada em Poconé (pleno pantanal de MT), Rondonópolis, Itiquira, Juscimeira, Primavera do Leste e outros município Abaixo deixo alguns dos registros: Isso foi previsto por nós nos boletins que fizemos ao longo da semana. Deixo aqui um trecho do último boletim que fizemos: Podem acompanhar o boletim completo no link abaixo: https://sigmameteorologia.com/sigmanews/previsao-frio-muito-intenso-no-centro-oeste-sudeste-e-sul-da-regiao-norte.php Meu único pesar em relação a tudo isso é o fato de todas as estações do INMET do oeste/sudoeste do MT estarem ou desativadas ou offline. A estação automática de Porto Estrela teve 5,1°C. Além dessa incrível marca, não existe nada menor que os 8,4°C registrado em 25/07/2013 desde sua fundação em 2008. Nesse meio tempo houve alguns 4/6°C em cidades como Comodoro, Pontes e Lacerda, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade. É possível que estas cidades tenham registrado valores entre 1/4°C. San Matias, cidade boliviana fronteiriça a Cáceres, teve 2,5°C. Infelizmente perdemos registros daquele que foi um dos amanhecer mais gelados das ultimas décadas em parte do Brasil Central.
  11. Chuva misturado com neve em Pinheiro Machado. https://www.instagram.com/p/CQsGKw_ASsJ/?utm_source=ig_web_copy_link
  12. O ciclone sobre o Atlântico Sul não está mais associado com nenhuma rampa frontal. Provavelmente assumindo características subtropicais!!!
  13. Pinheiro Machado e Herval com 4°C nesta tarde. Logo mais entra umidade associada a circulação ciclônica. Pode nevar ou ao menos ter precipitação invernal entre o final da tarde e a madrugada nos pontos altos do sul gaúcho. Mesmo em locais de menor altitude não pode ser descartado totalmente.
  14. Ontem foi um dos dias mais gelados do ano no sul do RS. Essas foram as variações: Veledas/Pinheiro Machado: 1,8/7,3°C Curral/Pinheiro Machado: -4,9/13,1°C Guarda Nova/Herval: 3,4/8,3°C Passo da Areia/Pedras Altas: -1,1/11,5°C Bagé - Aeroporto: 1/10°C Aceguá: 2,2/9,9°C Piratini: 4,1/11,6°C Pelotas: 1,9/12,4°C Essa estação de Piratini não é na parte alta/topo. Fica numa encosta, mais baixa que a cidade na estrada que vai pra Pinheiro Machado. Hoje o Curral de Pedras e Pelotas conseguiram a proeza de ficarem limpas até 1 da manhã, quando tiveram -4,1°C e 1,4°C respectivamente. Depois disso, a nebulosidade que estava sobre as regiões próximas se alastraram e atingiram elas. Falando em Curral a média mínima lá está em 2,0°C. Isso que a temperatura esta acima da média no sul gaúcho.
  15. Fechamento do mês em Pelotas e Pinheiro Machado. O Curral de Pedras é baixada de Pinheiro Machado, Veledas é topo de Pinheiro e Colina é área central de Pelotas. Mês que vem já entra a Guarda Nova (Herval) e Pedras Altas. Se tudo der certo Pelotas baixada rural.
  16. Menores temperaturas no sul do Brasil hoje. Destaque para o sul gaúcho, onde a mp atual com mais intensidade. O Curral saiu fora e voltou de manhã, fez -6,8°C hoje lá. A nova estação de Pedras Altas instalada em parceria da Sigma Meteorologia com @Gabriel Cardoso e com o William Siqueira registrou -5,0°C. A próxima noite promete até ser um pouco mais gelada que essa em alguns pontos do RS.
  17. Bom dia, Carlos. Foi mais a título de complementar o que você disse, acho que no geral é isso mesmo. Sobre a questão da PRO-2, as estações em geral tem confiabilidade sim, não precisa ser necessariamente uma Pro-2. O tal "abrigo casca de ovo" é um termo inventado uns anos atrás por uma pessoa em grupo de WhatsApp que tentava desqualificar os dados de baixada de Pinheiro Machado....casca de ovo seria algo fino que não abriga corretamente o sensor de temperatura. Depois passamos a usar o termo para referir à algumas estações cujo os abrigos podem aquecer um pouquinho mais que o normal em situações de pouco vento ou ausência dele quando o sol bate mais de lado. Vários experimentos feitos tanto por integrantes do fórum, quanto por nós (eu e os meus companheiros) constatamos que algumas estações sofre com esse efeito. A Pro-2 seria a que não sofre por ter abrigo bem maior. No geral o tal aquecimento na máxima seria de alguns décimos a um 1°C. Mas como o tempo sofre bastante variabilidade, acaba que dias assim não são muitos e no frigir dos ovos causa quase nada de impacto nas médias (a média da Pro-2 e das outras praticamente insignificante). Abraço
  18. Em Pelotas, os guris foram a campo fazer experimento em uma baixada da zona rural, até mês que vem iremos colocar uma estação lá. Depois mostraremos o perfil de relevo do lugar. Deu -2,1°C hoje: https://www.instagram.com/p/CO5MENUg-MC/?utm_source=ig_web_copy_link Já sobre o Curral de Pedras, algumas considerações: A estação do Veledas fica na borda da Serra do Sudeste, isso por si só já dá uma vantagem extra na altitude do local. Pinheiro conseguia ter média máxima 1°C menor que Canguçu mesmo tendo mesma altitude, apenas pela questão de borda. O antigo ponto da Guarda Nova em Herval, mesmo 130 m mais baixo que o Veledas, tinha média de máximas bem parecidas. Era um pouquinho mais borda que o Veledas. Já a estação do Curral está a sotavento, no sentido sul-norte, isso dá uma desvantagem extra ao lugar na máxima. E segundo que essa massa de ar frio foi especialmente seca e estável, mas não tão forte. Não havia nada que houvesse para aplacar as máximas do lugar que por si só já é mais alta mesmo. No inverno, sob atuação de ar frio mais intenso e constante essa diferença vai diminuir consideravelmente. Tabela do Curral no antigo ponto em julho de 2020. Esse ponto estava um pouco mais alto que o atual lugar. Desse lugar para onde ta agora tem uns 15 m de declividade. Ta dando um vantagem de 1,x na mínima, mas na máxima tende a ser bem parecidos: Na ocasião Veledas teve 14,0°C de máxima. Ou seja, vai dar 2°C de diferença como seria esperado e não essas coisas de 3/4°C. A estação está bem calibrada e é Pro-2. Não tem risco de ter o efeito "Casca de Ovo" como a Vue pode ter. A Antiga Olaria conseguia ter mínimas bem baixas e máximas excelentes por ser bem mais aberta e ventosa. Pena que por motivos de força maior a estação teve que ser tirada de lá.
  19. Boa tarde, pessoal Pinheiro Machado - Curral de Pedras teve hoje a menor temperatura registrada até o momento no RS. Fez -4,4°C. O ano de 2021 até o momento por lá. É bastante Argentino/Uruguaio: Até o final de maio iremos instalar outras duas estações no sul do RS. Uma delas em região de baixada e que pode ser uma excelente surpresa também nas temperaturas mínimas. Único limitador no momento é apenas os custos para instalação destas estações. Por isso resolvemos criar uma vaquinha para quem puder, nos ajudar nessa empreitada. As estações já fora adquiridas, então é só os custos com a instalação mesmo. Qualquer quantia é muito bem-vinda.
  20. Apesar das chuvas mais frequentes que caíram sobre parte do Centro-Oeste entre fevereiro e essa primeira quinzena de março, sobretudo no norte do MT, de forma geral o verão vem sendo marcado por déficits de precipitação e por uma distribuição bastante irregular, principalmente no oeste e sul do MT e oeste do MS ( áreas que abrange o Pantanal). O Rio Paraguai que é o principal rio do Pantanal está com nível bem abaixo do normal para época. Isso acende um alerta uma vez que a estação chuvosa está chegando ao fim. Anomalia de precipitação em dezembro de 2020 Anomalia de precipitação em janeiro de 2021 Anomalia de precipitação em fevereiro de 2021 A Oscilação de Madden-Julian que durante alguns dias desta primeira quinzena esteve na fase 1, apesar do pulso fraco, e o que acabou favorecendo um pouco mais de chuva sobre parte do Centro-Oeste, deve agora nas próximas semanas diminuir sua amplitude e entrar na fase 2, favorecendo uma ampla diminuição da atividade convectiva e consequentemente das chuvas sobre o Brasil central. Para os próximos 46 dias, anomalias negativas de precipitação prevista pelo EPS. Outra estiagem severa se desenhando. E a chance disso tudo ser consequência das mudanças climáticas é bem grande.
  21. Alguns dos produtos de monitoramento: Entre outros. Aproveitem a promoção!
  22. Para degustação: Alguns dos modelos meteorológicos Alguns dos modelos climáticos e de análise do oceano: Reanálise Climatologia de chuva pelo ERA5 para o mês de janeiro Tudo isso e muito mais.
  23. Boa noite, pessoal Entrando no clima da Black Friday decidimos fazer uma super promoção para novos assinantes. As assinaturas contemplam acesso aos nossos produtos de modelagem e monitoramento. Alguns dos produtos disponíveis: - Modelos meteorológicos: WRF 5 km, WRF 12 km, ICON/DWD, ICON/DWD-EPS, GDPS/CMC, GEPS/CMC, GFS/FV3, GEFS/FV3, ARPEGE. - Modelos climáticos: C3S/JMA, C3S/DWD, C3S/NCEP, C3S/CMCC, C3S/ECMWF, C3S/METEOFRANCE, C3S/MULTI-MODELS. - Análise dos oceanos: NOAA/CRW, CFSv2/NCEP. - Outros produtos de modelagem (análise/reanálise): ERA5, modelos de climatologia e outros. Monitoramento: GLM, GOES (canal 2, 9 e 13) e campos do GOES + GFS. Vários produtos são setorizados (América do Sul, Brasil e algumas regiões brasileiras). Vejam a promoção: Além disso também estamos com promoção nos nossos boletins meteorológicos e climáticos voltados a agropecuária, empresas e jornais. Para fazer o cadastro acessem: https://sigmameteorologia.com/sigmaweb.html Escolham a opção: Posteriormente façam seu cadastro: E concluam a compra. Dúvidas entrem em contato pelo site ou podem chamar pelo WhatsApp da equipe: Sigma Meteorologia - (53) 99705-3213 Allef Matos Meteorologista - Sigma Meteorologia
  24. VERIFICAMOS A ESTAÇÃO DA TOCA DO NELORE!!! OS DADOS SÃO FIDEDIGNOS E FAZ 44,7°C LÁ. A HISTÓRIA TA SENDO REESCRITA. QUE MOMENTO SURREAL.
  25. O calor deve se intensificar nos próximos dias em partes do Centro-Oeste, o que pode agravar ainda mais a situação das queimadas no Pantanal. Abaixo uma análise da situação atual e prognóstico que fizemos para a região: https://www.facebook.com/sigmameteorologia/posts/3245157752267256 Por causa da atuação do Jato de Baixos Níveis a fumaça deve atuar sobre parte do Cone Sul no dia e de hoje e nos próximos dias: https://www.facebook.com/sigmameteorologia/posts/3245046102278421 Aqui em Blumenau mais um primaveril, com a velha trazendo garoa spray e sensação de abafamento. Temperatura varia entre 22/23°C no município.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.