Felipe F Posted July 25, 2021 at 09:09 PM Share Posted July 25, 2021 at 09:09 PM Mais um vídeo de Patrocínio da geada do dia 20/07: WhatsApp-Video-2021-07-20-at-15.21.40.mp4 2 17 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe F Posted July 25, 2021 at 09:13 PM Share Posted July 25, 2021 at 09:13 PM Patrocínio: 7 1 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
EvandroPR Posted July 25, 2021 at 09:13 PM Share Posted July 25, 2021 at 09:13 PM Frio flopando em 3,2,1 ... Antes estava previsto Zero grau e três dias de geada , agora está previsto 2 e sem Geada... É aquela quando até às tia da fila do pão falam que vai fazer -15 em Maringá por que virão no vídeo do ZAP ZAP ... Dói até no ouvido de Deus que vai míngua o nosso frio , por causa do povão chulo. (Fui irônico) 13 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted July 25, 2021 at 09:15 PM Share Posted July 25, 2021 at 09:15 PM (edited) 17 minutes ago, DaviOlrb said: Acho que vai da sensação de cada um mesmo mas eu acho o verão de Natal bem abafado, principalmente Dezembro/Janeiro, até o céu fica com aquele aspecto esbranquiçado de tempo quente. Chove muito pouco também, principalmente Dezembro. Os mais velhos falam que a cidade esquentou muito. Seria ótimo se o INMET terminasse de digitalizar as séries antigas de Natal, só tem a partir dos anos 60 e com muitos erros pelo que eu notei, mas o aquecimento nas médias é notável, principalmente a partir do final dos anos 90 (talvez alguma influência dos arredores da estação, ou até uma mudança de lugar? Sei que a atual fica no campus da UFRN). Eu também acho o verão de Natal abafado. Mas comparado aos verões que eu peguei no Rio, por exemplo, tirei de letra. Natal quando muito quente chega a 34 C. O que não significa que o Niterói ou Canoas não sejam muito mais amenos em outras épocas do ano. Por isso eu fui específico em falar do verão, não das outras épocas do ano. 🙂 Também vale dizer que Natal, como qualquer outro lugar, possui microclimas. Quase certeza que a região do Alecrim deve ser muito mais quente do que Ponta Negra, Petrópolis e Praia do Meio. Edited July 25, 2021 at 09:26 PM by Samihr Hermes 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe F Posted July 25, 2021 at 09:18 PM Share Posted July 25, 2021 at 09:18 PM @Victor Naia Alguns locais com 100% de perda (muito superior a 2019): https://fb.watch/6ZzDaftg_G/ 8 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno D Posted July 25, 2021 at 09:18 PM Share Posted July 25, 2021 at 09:18 PM O Europeu 12z saiu mantendo o cenário de advecção extrema de ar frio, em essencial para os padrões do leste do Sudeste, a próxima erupção polar encontraria poucos precedentes históricos, e teria a potencialidade de ser a mais forte neste século em termos de advecção. Dentro dos últimos 30 anos, como vem comentando o @Renan, a MP poderia ter características parecidas com o Avassalador evento polar de Julho de 94 na região. Para Região Metropolitana de São Paulo, o modelo segue indicando que ao longo do dia 29, as temperaturas poderiam oscilar entre -1 e 2°C em 850°HPA, o que certamente provocará Máximas baixíssimas “mesmo com Sol". Alguns membros do ECMWF segue indicando uma advecção ainda mais atípica, com -1/-2°C em 850°HPA cobrindo vastas áreas do Estado de São Paulo. A advecção continuaria muito pesada em 850°HPA ao longo do dia 30, com 2 a 3°C nesta camada na RMSP. Só que ao contrário de quinta, o dia promete ser totalmente nublado por conta da maritimização do anticiclone... Com uma advecção tão poderosa e tempo nublado, não se pode descartar neste dia temperaturas Máximas sub 10°C na Cidade (Incluído no Mirante) pelo dados de hj. Outro ponto, é que caso existam mais incrementos, incluído a sorte na disponibilidade de umidade, poucas vezes tivemos tanta chance de presenciar algum tipo de precipitação invernal no Estado de SP nos últimos 30-40 anos. As chances talvez seriam maiores na região da Mantiqueira (Campos do Jordão), mas se acontecer o timing certo, o sul do Estado poderia voltar a registrar algo pontual em termos de precipitação de inverno. Entretanto pelos dados de hj, a interação umidade e frio em Altitude não é boa (Quando o frio em 850°HPA atinge seus picos, a disponibilidade de umidade é pouca 😢... Mas como ainda falta alguns dias, seguimos monitorando, e surpresas sempre podem acontecer) Abaixo as projeções absurdas para 850°HPA no Leste do Sudeste, respectivamente membros #12, #14, #20, #31, #47, e principal do modelo Europeu: 28 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Enio Rezende Posted July 25, 2021 at 09:19 PM Share Posted July 25, 2021 at 09:19 PM Domingão de sol em Lafaiete, variação aqui em casa 8,0°/22,2° Segue boa a previsão pro final do mês mantendo dias com mínima de 4° e máxima de 16°, os numeros tem variado pouco a cada atualização da previsão, parece que vai ficar perto disso mesmo. Quem sabe a nova mínima do INMET Ouro Branco pra baixar dos 5,4° ali atrás da siderúrgica... No momento, 18:20, noite começando com céu limpo e muito vento potencializando a sensação de frio. Meu termômetro marca 17,9° 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted July 25, 2021 at 09:47 PM Share Posted July 25, 2021 at 09:47 PM (edited) Despencando a temperatura na PWS baixada do Campo Belo/PNI Itatiaia, desceu muito rápido a partir de 18 h. Negativou ás 18 h 41, vou aproveitar para ver até quanto registra a mínima negativa nessa noite, a partir de 22 h 30 a internet cai e não volta mais. Mais um dia em que a mínima da estaçao vai ser registrada a noite, foram duas madrugadas seguidas com muito vento e umidade baixíssima. 2 horas atrás, Carlos Campos disse: Edited July 25, 2021 at 09:50 PM by marinhonani 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted July 25, 2021 at 09:53 PM Share Posted July 25, 2021 at 09:53 PM (edited) Foreca atualizou e ta indicando 0°C pra cá (area urbana)! Eu tb teria dias com máximas de 12 e 13 graus. Edited July 25, 2021 at 10:00 PM by Rafael 20 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
EvandroPR Posted July 25, 2021 at 10:14 PM Share Posted July 25, 2021 at 10:14 PM 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe S Monteiro Posted July 25, 2021 at 10:18 PM Share Posted July 25, 2021 at 10:18 PM Mínima de 18° (mais alta do mês) e a máxima pela segunda vez atingiu os 30° neste julho. Nessa tarde de domingo: A vegetação está bem seca, a última vez que tinha ficado assim foi em 2017 (em primeiro plano é uma plantação de amoras, que são resistentes a geadas, por isto está verde) Cafezal em topo, apenas levemente sapecado: 18 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted July 25, 2021 at 10:26 PM Share Posted July 25, 2021 at 10:26 PM Não estou vendo nada de histórico aqui pra Curitiba, não sei porque os veículos de comunicações insistem em criar tanto alarde e sensacionalismo dias antes da definição correta da MP. Aí ficam aqueles comentários de pessoas normalmente acima dos 40 anos "Oh meu deus, deus ajude, emojis de tristeza" e etc... Mas pra Curitiba nada a reclamar, ainda sim creio que vai zerar por dois dias seguidos. 5 2 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
stankevecz1 Posted July 25, 2021 at 10:29 PM Share Posted July 25, 2021 at 10:29 PM 1 minuto atrás, Matheus Vinicius disse: Não estou vendo nada de histórico aqui pra Curitiba, não sei porque os veículos de comunicações insistem em criar tanto alarde e sensacionalismo dias antes da definição correta da MP. Aí ficam aqueles comentários de pessoas normalmente acima dos 40 anos "Oh meu deus, deus ajude, emojis de tristeza" e etc... Mas pra Curitiba nada a reclamar, ainda sim creio que vai zerar por dois dias seguidos. O frio em altitude (850 hpa) vai ser muito forte. Se vai ser mais uma MP forte ou histórica, vai depender do que vai acontecer. Se bater -2ºC no INMET Curitiba como o Euro e ICON indicam, já pode colocar no nível de força de 2013 (mas a neve não está prevista). 16 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel Lisboa Posted July 25, 2021 at 10:41 PM Share Posted July 25, 2021 at 10:41 PM 13 minutos atrás, Matheus Vinicius disse: Não estou vendo nada de histórico aqui pra Curitiba, não sei porque os veículos de comunicações insistem em criar tanto alarde e sensacionalismo dias antes da definição correta da MP. Aí ficam aqueles comentários de pessoas normalmente acima dos 40 anos "Oh meu deus, deus ajude, emojis de tristeza" e etc... Mas pra Curitiba nada a reclamar, ainda sim creio que vai zerar por dois dias seguidos. Reclamar do frio é cringe? 4 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted July 25, 2021 at 10:55 PM Share Posted July 25, 2021 at 10:55 PM POA teve uma tarde um pouco abafada hoje. Tive máxima de 27,2°. Agora faz 21,6° com 62%. No vídeo, mostro os sinais de mudança no tempo. O calor acabou. 12 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luide Luckmann Posted July 25, 2021 at 10:55 PM Share Posted July 25, 2021 at 10:55 PM Os modelos prevendo -8 em 850pa sobre a região sul, centro de alta com 1032mb sobre RS e SC e o povo pensando que o frio "flopou"? Faltam ainda mais de 50 horas até quarta_feira, e mesmo assim mantém indicativo de frio intenso. Até sexta, que será o dia mais frio ainda são cerca de 100horas de incertezas quanto às mínimas que ocorrerão.Pra cá o meteoblue não indicava mínima negativa nas outras duas MPs e agora vários prevêem . Pro morro da igreja a previsão continua sensacional, lembrando que quase sempre acaba sendo mais frio que o previsto nos sites. 22 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wagner97 Posted July 25, 2021 at 11:02 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:02 PM Boa noite, alguém aí já assistiu o vídeo do coutinho? Bom basicamente ele disse que pelo que se projeta hoje essa próxima onda de frio terá caráter histórico e pode sim ser a mais potente desde 55, NÃO em intensidade, mas SIM em abrangência e duração! 14 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alberto Hanauer Posted July 25, 2021 at 11:04 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:04 PM (edited) 8 minutos atrás, Luide Luckmann disse: Os modelos prevendo -8 em 850pa sobre a região sul, centro de alta com 1032mb sobre RS e SC e o povo pensando que o frio "flopou"? Faltam ainda mais de 50 horas até quarta_feira, e mesmo assim mantém indicativo de frio intenso. Até sexta, que será o dia mais frio ainda são cerca de 100horas de incertezas quanto às mínimas que ocorrerão.Pra cá o meteoblue não indicava mínima negativa nas outras duas MPs e agora vários prevêem . Pro morro da igreja a previsão continua sensacional, lembrando que quase sempre acaba sendo mais frio que o previsto nos sites. Basta ver a última rodada do fgs para chegar a conclusao que só teremos algo mais concreto bem perto da véspera, principalmente a falar de gfs que costuma entrar no jogo nos últimos do seguro tempo. Edited July 25, 2021 at 11:05 PM by Alberto Hanauer 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RamirezFZ Posted July 25, 2021 at 11:07 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:07 PM (edited) 38 minutos atrás, stankevecz1 disse: O frio em altitude (850 hpa) vai ser muito forte. Se vai ser mais uma MP forte ou histórica, vai depender do que vai acontecer. Se bater -2ºC no INMET Curitiba como o Euro e ICON indicam, já pode colocar no nível de força de 2013 (mas a neve não está prevista). Eu não diria que iguala 2013, a mínima de 2013 ocorreu sob intensos ventos e céu nublado, essa mp não vai conseguir nem segurar a máxima abaixo de 10°C nos seu ápice e os seus -2 se vierem serão sob perda radiativa, são valores relativamente comuns, o problema somos nós que estamos "acostumados" demais com esse padrão ruim dos últimos anos. Isso sem mencionar a máxima absurda em torno de 4°C que tivemos em 2013, algo bem impossível com esta MP. Em 2014 ou 2017 tivemos, em termos de temperatura a 2m, algo bem similar, mesmo sendo anos péssimos no geral. Esse inverno está ótimo e no geral histórico, uma sequencia de meses abaixo da média como a tempos não se via mas não dá pra chamar essa próxima MP de história pra Curitiba, simplesmente não dá. Edited July 25, 2021 at 11:11 PM by RamirezFZ 9 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
danilo brumana Posted July 25, 2021 at 11:12 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:12 PM 7 minutos atrás, Wagner97 disse: Boa noite, alguém aí já assistiu o vídeo do coutinho? Bom basicamente ele disse que pelo que se projeta hoje essa próxima onda de frio terá caráter histórico e pode sim ser a mais potente desde 55, NÃO em intensidade, mas SIM em abrangência e duração! Exatamente Ouro Preto BH Tô acompanhando todos os três sites que sigo e as previsões para depois de quarta feira será incrível por aqui Já tô imaginando as baixadas Casa Branca vai gelar 14 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Otavio Cyrino Posted July 25, 2021 at 11:17 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:17 PM Caramba, eu nunca tinha visto isso, AccuWeather dando 1°C de mínima por dois dias seguidos aqui em Eldorado, fora a máxima sub-15. Detalhe na queda monstruosa na temperatura, de 29°C de um dia para apenas 13°C de máxima no dia seguinte: Eu não sei qual é o modelo que o site se baseia, mas ele vem acertando nas mínimas para cá, a máxima de hoje foi subestimada por 1°C. Hoje, a variação na estação do CIIAGRO (instantâneo), em Eldorado, foi de 11,8°C / 29,7°C. 12 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
danilo brumana Posted July 25, 2021 at 11:18 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:18 PM 8 minutos atrás, RamirezFZ disse: Eu não diria que iguala 2013, a mínima de 2013 ocorreu sob intensos ventos e céu nublado, essa mp não vai conseguir nem segurar a máxima abaixo de 10°C nos seu ápice e os seus -2 se vierem serão sob perda radiativa, são valores relativamente comuns, o problema somos nós que estamos "acostumados" demais com esse padrão ruim dos últimos anos. Isso sem mencionar a máxima absurda em torno de 4°C que tivemos em 2013, algo bem impossível com esta MP. Em 2014 ou 2017 tivemos, em termos de temperatura a 2m, algo bem similar, mesmo sendo anos péssimos no geral. Esse inverno está ótimo e no geral histórico, uma sequencia de meses abaixo da média como a tempos não se via mas não dá pra chamar essa próxima MP de história pra Curitiba, simplesmente não dá. Mas tem algum instituto dizendo que essa MP será histórica em Curitiba ? 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted July 25, 2021 at 11:19 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:19 PM 16 minutos atrás, Wagner97 disse: Boa noite, alguém aí já assistiu o vídeo do coutinho? Bom basicamente ele disse que pelo que se projeta hoje essa próxima onda de frio terá caráter histórico e pode sim ser a mais potente desde 55, NÃO em intensidade, mas SIM em abrangência e duração! Sim. Ele disse isso! 4 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nestor Antonio Bresolin Junior Posted July 25, 2021 at 11:23 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:23 PM De acordo com o Meteored a abrangência da neve diminuiu novamente, mas continua se concentrando no eixo Caxias do Sul-Gramado-São Chico E no que diz respeito ao frio, deu uma diminuída também Em são Francisco de Paula a previsão de neve/precipitação invernal se mantém para quarta e quinta 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wagner97 Posted July 25, 2021 at 11:23 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:23 PM Temperaturas que podem ser esperadas para algumas regiões no auge do frio segundo o Coutinho, tendo por base o que os modelos indicam hoje: Para a serra gaúcha e catarinense, planalto catarinense e sul do Paraná: entre -5 e -10 com pontuais sub -10, chegando à -12 nos locais mais frios. Florianópolis: entre 2 e -1 Litoral sul de SC: abaixo de 0, podendo chegar a -4 Curitiba: entre -2 e -5 Grande SP: pontuais negativas Interior de SP: entre 3 e -2 Litoral de SP: abaixo de 10, sendo que alguns locais devem ir abaixo de 7 ou 6 16 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe87 Posted July 25, 2021 at 11:25 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:25 PM 35 minutos atrás, Rafael Körbes Zonin disse: Não seria tão radical, porque feriria o direito de ir e vir, todavia, sugiro o que alguns municípios do RS fazem: emitem os alertas, informam o telefone e local para quem conhecer alguém em estado de vulnerabilidade conduzir ao abrigo, importante informar que os pets são bem vindos (não deixaremos renguear o cusco) e, acaso não queiram ir ao abrigo, é fornecido cobertores e suplementos, comidas quentes Sim, entendo tua posição. Falei do uso da força pois muitas vezes os moradores de rua não tem consciência que podem morrer de frio. Muitos são usuários de drogas, ou seja, perdem a noção da realidade. Mas te entendo sim. Ao menos então que se forneça, como vc falou, cobertores, caso não queiram ir pro abrigo. 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Peregrine Posted July 25, 2021 at 11:29 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:29 PM 2 horas atrás, Bruno D disse: O Europeu 12z saiu mantendo o cenário de advecção extrema de ar frio, em essencial para os padrões do leste do Sudeste, a próxima erupção polar encontraria poucos precedentes históricos, e teria a potencialidade de ser a mais forte neste século em termos de advecção. Dentro dos últimos 30 anos, como vem comentando o @Renan, a MP poderia ter características parecidas com o Avassalador evento polar de Julho de 94 na região. Para Região Metropolitana de São Paulo, o modelo segue indicando que ao longo do dia 29, as temperaturas poderiam oscilar entre -1 e 2°C em 850°HPA, o que certamente provocará Máximas baixíssimas “mesmo com Sol". Alguns membros do ECMWF segue indicando uma advecção ainda mais atípica, com -1/-2°C em 850°HPA cobrindo vastas áreas do Estado de São Paulo. A advecção continuaria muito pesada em 850°HPA ao longo do dia 30, com 2 a 3°C nesta camada na RMSP. Só que ao contrário de quinta, o dia promete ser totalmente nublado por conta da maritimização do anticiclone... Com uma advecção tão poderosa e tempo nublado, não se pode descartar neste dia temperaturas Máximas sub 10°C na Cidade (Incluído no Mirante) pelo dados de hj. Outro ponto, é que caso existam mais incrementos, incluído a sorte na disponibilidade de umidade, poucas vezes tivemos tanta chance de presenciar algum tipo de precipitação invernal no Estado de SP nos últimos 30-40 anos. As chances talvez seriam maiores na região da Mantiqueira (Campos do Jordão), mas se acontecer o timing certo, o sul do Estado poderia voltar a registrar algo pontual em termos de precipitação de inverno. Entretanto pelos dados de hj, a interação umidade e frio em Altitude não é boa (Quando o frio em 850°HPA atinge seus picos, a disponibilidade de umidade é pouca 😢... Mas como ainda falta alguns dias, seguimos monitorando, e surpresas sempre podem acontecer) Abaixo as projeções absurdas para 850°HPA no Leste do Sudeste, respectivamente membros #12, #14, #20, #31, #47, e principal do modelo Europeu: Tenho uma filha residindo na cidade do Rio de Janeiro. Anda um pouco apavorada com o sensacionalismo imposto pela mídia nós últimos dias. Gostaria da tua opinião sobre o que esperar para a cidade do RJ. 7 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luide Luckmann Posted July 25, 2021 at 11:29 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:29 PM (edited) O frio "flopado" deles: Claro que o frio já esteve mais extremo que isso, mas mesmo enfraquecido é INTENSO Isso sem falar de outro frio que vem por aí Edited July 25, 2021 at 11:35 PM by Luide Luckmann 14 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted July 25, 2021 at 11:34 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:34 PM Previsão pra cá (accuweather) 14 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luide Luckmann Posted July 25, 2021 at 11:36 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:36 PM (edited) 1 minuto atrás, Matheus Vinicius disse: Previsão pra cá (accuweather) O povo comparando um dia nublado com máxima de 4 e querendo máxima de 4 num dia de sol em Curitiba kkkkkkkkkk Edited July 25, 2021 at 11:36 PM by Luide Luckmann 5 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno D Posted July 25, 2021 at 11:36 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:36 PM 1 minuto atrás, Luide Luckmann disse: O frio "flopado" deles: Claro que o frio já esteve mais extremo que isso, mas mesmo enfraquecido é INTENSO Também tou abismado com o povo falando que a MP será um FLOP, mesmo com essa sinótica e essa advecção absurda, que bate de frente com boa parte das MPs mais intensas dos últimos 20-30 anos. Acho que o povo do fórum é muito fissurado em mínimas, e esquecem de todo o resto que pode ajudar a forjar um episódio frio... E mesmo em relação às mínimas, possivelmente as previsões podem estar subdimensionando elas , uma vez que uma sinótica e advecção como essa, não passaria sem fazer estrago em quase todos atributos possíveis para o frio. Aposto que a MP ainda surpreenderá e muito, em termos de mínimas, abrangência de precipitações invernais e máximas extremamente baixas em amplas áreas. 15 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Peregrine Posted July 25, 2021 at 11:38 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:38 PM 6 horas atrás, Samihr Hermes disse: Tô não Que pena ! O amigo já me enviou bons artigos científicos. Num deles os autores buscavam relacionar as Ondas de Rossby aos fenômenos El Nino/La Nina. Em outro, os autores buscavam justificar o Controle Populacional pela falta de produção de alimentos. Interessante que o autor do artigo/vídeo que compartilhei toca nesses dois pontos. Pra quem não assistiu o vídeo, recomendo. Quem não desenrola no inglês (como o velhinho aqui) tem a opção de legenda. 4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted July 25, 2021 at 11:41 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:41 PM 11 minutos atrás, Luide Luckmann disse: Isso sem falar de outro frio que vem por aí Jesus.... 5 2 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
G_Lugli Posted July 25, 2021 at 11:41 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:41 PM O GFS rodada após rodada tem intensificado o frio aqui para a região. Agora mostra 1°C em 850hpa, algo realmente raro por aqui. 9 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
moises Alexandre1515095460 Posted July 25, 2021 at 11:49 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:49 PM (edited) As vezes nos frustamos com as expectativas.. Conhecemos bem os modelos…. Mas agora a menos de 24h da entrada FF no sul BR, as projeções indicam que uma intensa onda de frio, com suporte de temperaturas em 920-850-700-500. As menores deste inverno, onde estaremos presenciando a quarta MP com intensidade forte/fortíssima em 21. Lembro que já tivemos inverno onde não ocorreu nenhuma onda de frio forte. Acredito pelos últimos modelos, que está onda de frio vai surpreender pela sua envergadura. Porém já alerto aos colegas que este inverno não se encerrará nesta próxima onda de frio. Modelos já indicam outra onda de frio intensa a caminho, conforme a ondulação do jato polar. Somado a isto poderemos acrescentar a toda esta dinâmica favorável a incursão de frio no centrosul-BR e desfavorável a muitos setores econômicos. Estaremos em AGO com a intensificação das MPs sobre o HS, devido o afundamento do índice AAO nas próximas semanas, onde alguns membros chegam a quantificar valores próximos de -5. Em Lages noite agradável, temperatura em 15C, quente pra essa época do ano, vento de NNO fraco. Edited July 25, 2021 at 11:50 PM by moises Alexandre1515095460 5 16 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno D Posted July 25, 2021 at 11:51 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:51 PM 17 minutos atrás, Peregrine disse: Tenho uma filha residindo na cidade do Rio de Janeiro. Anda um pouco apavorada com o sensacionalismo imposto pela mídia nós últimos dias. Gostaria da tua opinião sobre o que esperar para a cidade do RJ. Será um evento Fortíssimo para os padrões da Cidade, mas ainda assim nada apocalíptico ou motivo de reais preocupações mais importantes. O evento poderá lembrar Julho de 2013 na Cidade, com frio forte, ventoso e úmido. Máximas na casa de 16-17°C podem acontecer na Quinta e na Sexta, e a tarde de quarta já vai ser gelada para os padrões cariocas. Ademais, o período frio pode se estender bastante, e a Cidade pode passam dias a fio sem chegar a Máximas de 24-25°C (Algo totalmente atípico para o clima local). As mínimas tbm podem ser baixas nos subúrbios e na região metropolitana, podendo abaixar bem dos 10°C, atingindo localmente de 6 a 8°C. 12 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted July 25, 2021 at 11:52 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:52 PM Boa noite... Céu limpo... Na vdd sujo de poluição, principalmente fumaça de keimadas e isso contribuiu para um alaranjado bonito no setor leste após o anoitecer. Temperatura novamente despencando rápido nas baixadas. Às 20h já chegando à 10,1°C no abrigo e 7,2°C no sensor fora do abrigo. É uma diferença considerável e a maior q observei até agora, desde q comecei a fazer comparações com o novo abrigo de pratos. Não descarto a possibilidade de nova geada no capim, em algum momento da madrugada, antes da formação do nevoeiro ou ainda pela manhã, se não houver nevoeiro, assim como ocorreu na manhã de hoje. Relva já com 3,8°C (20h). Hoje a temperatura máxima atingiu 23,9°C enquanto a máxima na Borda da Mata chegou aos 24,6°C e foi também a maior diferença q observei entre ambas as estações (com abrigo novo) mas tenho certeza q a diferença de 0,7°C ocorreu pq eu deixei o meu filho com a responsabilidade de buscar a estação na baixada pela manhã (eu estava subindo montanha nesse horário) e colocar no local q eu sempre deixo, no quintal (na parte de cima, bem ensolarada) e ele acabou deixando na parte de baixo e ainda num local meio sombreado entre a manhã e às 15/16h. Mas enfim, já fez muito tendo q ir cedinho buscar lá no mato. Se não fizesse isso, provavelmente eu não teria mais estação. Lençol de neblina sobre a represa do Capivari em Campina Grande do Sul vista hoje pela manhã lá no alto dos 1.700 m. Também observei uma camada de poluição no horizonte, na direção de Curitiba 👇 YouCut_20210725_204804694.mp4 12 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
EvandroPR Posted July 25, 2021 at 11:52 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:52 PM (edited) Quando digo que FLOPOU não estou falando que não vai fazer frio, vai sim! o mais legal pra Maringá que sempre depois do frio demora pra chover e vai chover já domingo que vem aqui. Mas 5 C pra maringa é bem normal no inverno. Fico feliz onde vai fazer -15 C .... Mas pra ser histórico em Maringá tinha que ser um dia de algo como :mínima de -3 e máxima de 8 C. Pra mim isso é histórico... Pra ser histórico tem que ser algo como 1955,1975, 1994 , 2000 ou 2013. Pelo menos na minha região. Como dizia chorão : " eu não são senhor do tempo" deixa Vir o que Deus quiser. Edited July 26, 2021 at 12:14 AM by EvandroPR 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luide Luckmann Posted July 25, 2021 at 11:53 PM Share Posted July 25, 2021 at 11:53 PM (edited) 7 minutos atrás, moises Alexandre1515095460 disse: As vezes nos frustamos com as expectativas.. Conhecemos bem os modelos…. Mas agora a menos de 30h da entrada FF no sul BR, as projeções indicam que uma intensa onda de frio as menores temperaturas em 920-850-700-500 deste inverno, aliás estaremos presenciando a quarta MP com intensidade forte/fortíssima em 21. Lembro que já tivemos inverno onde não ocorreu nenhuma onda de frio forte. Acredito pelos últimos modelos, que está onda de frio vai surpreender pela sua envergadura. Porém já alerto aos colegas que este inverno não se encerrará nesta próxima onda de frio. Modelos já indicam outra onda de frio intensa a caminho, conforme a ondulação do jato polar. Somado a isto poderemos acrescentar a toda esta dinâmica favorável a incursão de frio no centrosul-BR e desfavorável a muitos setores econômicos. Estaremos em AGO com a intensificação das MPs sobre o HS, devido o afundamento do índice AAO nas próximas semanas, onde alguns membros chegam a quantificar valores próximos de -5. Em Lages noite agradável, temperatura em 15C, quente pra essa época do ano, vento de NNO fraco. Só observando anomalias de temperatura em 2m dá pra ver que os modelos indicam outra advecção moderada ali pelo dia 4 em diante, novamente com valores expressivos na Argentina. E lá pelo dia 10 mais uma se aproxima Edited July 25, 2021 at 11:57 PM by Luide Luckmann 11 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno D Posted July 26, 2021 at 12:14 AM Share Posted July 26, 2021 at 12:14 AM 15 minutos atrás, EvandroPR disse: Quando digo que FLOPOU não estou falando que não vai fazer frio, vai sim! o mais legal pra Maringá que sempre depois do frio demora pra chover e vai chover já domingo que vem aqui. Mas 5 C pra maringa é bem normal no inverno. Fico feliz onde vai fazer -15 C .... Mas pra ser histórico em Maringá tinha que ser um dia de algo como :mínima de -3 e máxima de 8 C. Pra mim isso é histórico... Só não curto sensacionalismo.... Pra ser histórico tem que ser algo como 1955,1975, 1994 , 2000 ou 2013. Pelo menos na minha região. O que pode frustrar as mínimas durante o auge do frio na sua região, deve ser os ventos... Ainda assim pode ser algo a ser incrementado pelos institutos e modelos.... E mesmo se acontecer como está sendo previsto agora... É um frio muito mais poderoso, uma manhã com mínima de 2/3°C e uma tarde ensolarada com máxima de 10-13°C com muito vento gelado ao longo do dia... Do que um dia que começa com mínima negativa mediante a atmosfera parada e sem vento, e a tarde faça a mesma máxima só que sem o vento gelado potencializando a sensação térmica. Não é apenas mínimas extremas que fazem uma onda de frio, existem uma infinidade de diferentes elementos... 11 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pablo MQL Posted July 26, 2021 at 12:17 AM Share Posted July 26, 2021 at 12:17 AM Buenas noches, temperaturaes extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla): MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER TEMP MÁXIMA 19.56 a las 16:02:00 TEMP MÍNIMA 12.83 a las 07:45:00 Jornada soleada y ventosa; con una ligera neblina. 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
EvandroPR Posted July 26, 2021 at 12:20 AM Share Posted July 26, 2021 at 12:20 AM 3 minutos atrás, Bruno D disse: O que pode frustrar as mínimas durante o auge do frio na sua região, deve ser os ventos... Ainda assim pode ser algo a ser incrementado pelos institutos e modelos.... E mesmo se acontecer como está sendo previsto agora... É um frio muito mais poderoso, uma manhã com mínima de 2/3°C e uma tarde ensolarada com máxima de 10-13°C com muito vento gelado ao longo do dia... Do que um dia que começa com mínima negativa mediante a atmosfera parada e sem vento, e a tarde faça a mesma máxima só que sem o vento gelado potencializando a sensação térmica. Não é apenas mínimas extremas que fazem uma onda de frio, existem uma infinidade de diferentes elementos... Sim concordo... Maringá tivemos dia 28/29/30 não me recordo mínima de 0,6 e máxima de 11. Dia 28 tivemos 6 C as 18 da tarde e com chuva .... Com sensação negativa grande parte só dia... É isso que penso como algo "histórico" nós padrões na minha cidade . É sobre isso que quero falar .... 9 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted July 26, 2021 at 12:25 AM Share Posted July 26, 2021 at 12:25 AM SEGUNDO A METSUL GFS MOSTRA POSSIBILIDADE DE NEVE NO PLANALTO NORTE CATARINENSE! 9 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RamirezFZ Posted July 26, 2021 at 12:25 AM Share Posted July 26, 2021 at 12:25 AM 3 minutos atrás, Luide Luckmann disse: O povo comparando um dia nublado com máxima de 4 e querendo máxima de 4 num dia de sol em Curitiba kkkkkkkkkk Por favor me quote, eu não me chamo povo e eu não comparei diretamente as máximas, estava comparando diretamente as mínimas, apenas mencionei como curiosidade, caso prefira, em 2010 e 2011 de cabeça tem exemplos de mps onde Curitiba registrou máxima sub10 com sol, há um levantamento feito aqui mesmo no BAZ na seção mais antiga do site (anterior a mp de 2013) de menores máximas na cidade, alguns valores podem te surpreender, isso em pleno padrão ruim pós 2000. O frio diurno aqui não é desconhecido pelos mais antigos do fórum, quando há nebulosidade então é incomparável em termos de capitais. Em 2018 mesmo tivemos uma sequencia longa de dias abaixo de 12°C sendo que de 14/06/2018 a 16/06/2018 a temperatura ficou abaixo de 10°C durante todo o período. Uma curiosidade que trago agora nesse thread é que essa máxima de 2013 mencionada por mim é diurna, no INMET o valor é de algo em torno de 7 graus (não lembro exatamente) devido ao horário em que é feito a coleta dos dados, Curitiba por várias vezes perdeu a chance de ter uma máxima abaixo de 5°C oficialmente devido a isto, em 1975 a máxima no INMET podia ser pouca coisa acima de 3°C mas devido a máxima invertida daquele dia, não foi, no entanto tardes frias é o que não falta. Em MPs continentais e secas como essa, variações entre -1~2 e 8~15°C são absolutamente normais e ocorrem com frequência, como já comentado pelo Carlos/KIM, é RARO a região não registrar isso todo ano, o que altera é a intensidade da MP, as vezes temos 0 a 15, as vezes -1 a 10 ou 11 e de vez em quando -2 a 9, não é algo que foge do padrão da região, POA mesmo esse ano teve algumas máximas sub10 esse ano, estranho seria se eu afirmasse que eventos extremos com máximas de 4°C ocorrem todo ano, mesmo com nebulosidade, isso seria falácia. 49 minutos atrás, danilo brumana disse: Mas tem algum instituto dizendo que essa MP será histórica em Curitiba ? Instituto, não, uma parcela da mídia, sim. Como de praxe, enfim, não há nada demais nisso, é mais da mesma, os amigos do RS e SC estão comentando a mesma coisa hahah. 10 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vitor Hugo Posted July 26, 2021 at 12:27 AM Share Posted July 26, 2021 at 12:27 AM Dia lindo aqui em Beltrão. Às 15h Simepar registrava 27.1ºC, e novamente praças e lagos lotados. Amanhã é dia de dizer adeus ao veranico, que já foi o suficiente pra animar quem só gosta de calor. A nova atualização do Simepar me chamou atenção em 2 pontos: a máxima do dia 29/07 que conhecendo bem o modelo poderíamos ter uma tarde com 8.5ºC e SOL Outro ponto é o indicativo de chuva já para o próximo domingo, com um volume até expressivo, provavelmente é a MP que vem na traseira desta de agora, como alguns membros já mencionaram. Se isso se confirmar, serão muitos dias consecutivos de sensação de frio. 14 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
fsorf9rj Posted July 26, 2021 at 12:28 AM Share Posted July 26, 2021 at 12:28 AM Boa noite de domingo a todos. Estou acompanhando desde domingo passado a possibilidade da próxima MP que se aproxima. Acompanhando o fórum observei a expectativa do pessoal e deixo aqui a minha. Estou esperando o maior evento do ano aqui para o Rio de Janeiro. Não nas mínimas, que devem ser piores que a do início de julho. Mas nas máximas e a duração. A partir de quarta teríamos uma infinidade de dias frios por aqui, com máximas baixas, não passando dos 22º a perder de vista. O dia "D" é quinta, com chuva, vento e temperatura baixa, com amplitude pequena. Expectativa da tarde mais fria do ano, com sensação térmica bem baixa. Em algumas rodadas, em múltiplos modelos, há indicação de 15 ou 16º em pleno meio-dia. Algo forte. Os últimos eventos com tarde parecida foram em 2019 (04/08/2019) onde tive dia com máxima diurna de 16º aqui em Vila Isabel e claro, o imbatível (?) 24/07/2013 com máximas baixíssimas também (aqui em Vila Isabel tive 14º), com chuva e vento, parecido com a MP que se aproxima. Há conferir se o próximo evento tem capacidade de trazer algo mais forte que esses que citei, que são os dois dias mais frios que tenho lembrança de frio diurno. Agora vamos com uma noite bem agradável com 21º. As madrugadas têm sido frias mesmo com a elevação da temperatura nas tardes. Amanhã e terça deveremos ter uma intensificação do calor mas nada fora do padrão pra cá. O jogo vira durante o dia na quarta-feira. Aí vamos acompanhar... 15 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luide Luckmann Posted July 26, 2021 at 12:32 AM Share Posted July 26, 2021 at 12:32 AM (edited) 7 minutos atrás, RamirezFZ disse: Por favor me quote, eu não me chamo povo e eu não comparei diretamente as máximas, estava comparando diretamente as mínimas, apenas mencionei como curiosidade, caso prefira, em 2010 e 2011 de cabeça tem exemplos de mps onde Curitiba registrou máxima sub10 com sol, há um levantamento feito aqui mesmo no BAZ na seção mais antiga do site (anterior a mp de 2013) de menores máximas na cidade, alguns valores podem te surpreender, isso em pleno padrão ruim pós 2000. O frio diurno aqui não é desconhecido pelos mais antigos do fórum, quando há nebulosidade então é incomparável em termos de capitais. Em 2018 mesmo tivemos uma sequencia longa de dias abaixo de 12°C sendo que de 14/06/2018 a 16/06/2018 a temperatura ficou abaixo de 10°C durante todo o período. Uma curiosidade que trago agora nesse thread é que essa máxima de 2013 mencionada por mim é diurna, no INMET o valor é de algo em torno de 7 graus (não lembro exatamente) devido ao horário em que é feito a coleta dos dados, Curitiba por várias vezes perdeu a chance de ter uma máxima abaixo de 5°C oficialmente devido a isto, em 1975 a máxima no INMET podia ser pouca coisa acima de 3°C mas devido a máxima invertida daquele dia, não foi, no entanto tardes frias é o que não falta. Em MPs continentais e secas como essa, variações entre -1~2 e 8~15°C são absolutamente normais e ocorrem com frequência, como já comentado pelo Carlos/KIM, é RARO a região não registrar isso todo ano, o que altera é a intensidade da MP, as vezes temos 0 a 15, as vezes -1 a 10 ou 11 e de vez em quando -2 a 9, não é algo que foge do padrão da região, POA mesmo esse ano teve algumas máximas sub10 esse ano, estranho seria se eu afirmasse que eventos extremos com máximas de 4°C ocorrem todo ano, mesmo com nebulosidade, isso seria falácia. Instituto, não, uma parcela da mídia, sim. Como de praxe, enfim, não há nada demais nisso, é mais da mesma, os amigos do RS e SC estão comentando a mesma coisa hahah. A questão é que a previsão nem sempre representa o que vai acontecer na realidade, principalmente estando a 4/5 dias do auge do evento. Certamente ainda existem grandes chances da região de Curitiba registrar máximas sub10 com sol nesta semana, não se precipitem julgando essa MP como flopada só porque os sites floparam a previsão. Na verdade como o Coutinho disse no vídeo, termos 3 pulsos de frio intenso num único mês afetando o centro-sul do país é raríssimo. Tem anos que nem um pulso de frio dessa magnitude acontece e neste ano já serão 3, até agora. E ainda tem a possibilidade de outro pulso desse nos atingir em agosto ou mesmo SETEMBRO Edited July 26, 2021 at 12:35 AM by Luide Luckmann 11 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pablo MQL Posted July 26, 2021 at 12:35 AM Share Posted July 26, 2021 at 12:35 AM (edited) Hoy tuvimos una madrugada lluviosa y posteriormente un dia pesado y humedo, donde se intercalaron mos momentos de sol (donde se llego a una maxima de aproximadamente 21°C aqui en el norte de la ciudad) con momentos donde el cielo se cubria totalmente. Actualmente a las 21hrs esta cubierto y garuento; tenemos 14°C. Edited July 26, 2021 at 12:36 AM by Pablo MQL 12 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted July 26, 2021 at 12:42 AM Share Posted July 26, 2021 at 12:42 AM PNI Campo Belo com -4,8 as 21:35 14 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted July 26, 2021 at 12:44 AM Share Posted July 26, 2021 at 12:44 AM 2 horas atrás, stankevecz1 disse: O frio em altitude (850 hpa) vai ser muito forte. Se vai ser mais uma MP forte ou histórica, vai depender do que vai acontecer. Se bater -2ºC no INMET Curitiba como o Euro e ICON indicam, já pode colocar no nível de força de 2013 (mas a neve não está prevista). Pois é aí que temos que ter cuidado. Anos atrás tivemos uma MP que se falava muito no frio em altura, que por fim não deu em nada em superfície. Esse é o nosso medo. 12 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts