Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2021


Recommended Posts

Tá tendo vários recordes hoje.

 

Porto Alegre com máxima de 9,3° no Inmet: a segunda menor pra junho no Jardim Botânico (1974-), perdendo pra 2016 com 9,2°. No histórico da Redenção (1911-1974), a menor máxima de junho é 8,7°, registrada em 1916 e 1942.

 

Pra quem usa UTC nas estações automáticas (respeito, tenho até amigos que usam), já estão confirmados alguns recordes gravíssimos na serra gaúcha:

 

Máxima de 2,8° no Inmet de Canela: menor de todos os registros da estação (2008-).

 

Máxima de 3,5° no Inmet de Bento Gonçalves, menor de todos os registros da estação (2006-).

  • Like 15
  • Thanks 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite BAZ!

Primeiramente...

frio.thumb.jpg.c78d87616c8999d67f017efe541e9435.jpg

 

Em segundo lugar, Anápolis, Goiânia e região tiveram máximas baixíssimas hoje, nenhum modelo previu a manhã e começo da tarde nublados (no meio da manhã, quando estava vindo pra capital, parecia estar até garoando de levinho).

 

Em Anápolis a Base Aérea registrou máxima diurna de apenas 15ºC (durante a madrugada fazia 16ºC, ou seja, tivemos máxima invertida); o CIMEHGO bateu 15,5ºC à tarde e a PWS - Baixada chegou aos 18,4ºC.

Em GYN a máxima ficou abaixo dos 20ºC com os já comentados 19,7ºC. Fiquei impressionado pq vi o sol saindo as 14:00, achei que ia esquentar muito mas não esquentou.

 

Foi um sacrifício para lavar as louças agora a pouco, a agua está "congelando" kkkkkk. 

Edited by Alexandre Pereira
  • Like 6
  • Haha 21
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Sim! Arrisco dizer que em alguns momentos, até mais que Ausentes, pois em São Chico se concentra mais umidade que no topo dos campos, já que é das cidades mais úmidas do RS

São Francisco de Paula, fica a 162 km de onde eu  moro, em sombrio SC, aqui o dia todo com sol e agora  estrelado, moro no nivel do mar , na Serra ficou o dia todo fechado. Mas isso sempre acontece quando tem ciclone no mar, aqui abre o tempo e na serra tapa de nuvem

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Esse frio está muito empolgante de acompanhar, mas que é sofrido é! Chega a doer, não temos estrutura pra isso. Estou empacotado em roupas dentro do meu apartamento que virou um freezer. 

 

A previsão para os próximos dias ainda é uma sequência típica de inverno, uma semana inteira com mínimas sub-10 e máximas sub-20. Mas aposto que vai parecer calor depois de tudo isso, um calor muito bem vindo.

20210629_224652.thumb.jpg.94a23d2f3d843a2d1e9ec999f3c5f1b8.jpg

 

 

  • Like 7
  • Thanks 2
  • Haha 1
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LeoP disse:

Meu Deus, até eu que to acostumado to ficando de cara com essa previsão pra cá nos próximos 15 dias. Após queda nas próximas 48h, entraremos numa condição absolutamente estável ad eternum:

 

1995817883_Semttulo.png.d75cb6c84e8c063d4f092b8d75ef07f3.png

(Obs.: essa previsão vale para a área central da cidade. Outras estações terão mínimas um pouco menores)

 

Como falaram, ônus e bônus. Se não entramos nessa dinâmica do caralho que tomou conta do sul e do oeste, ao menos teremos condições invernais a perder de vista e uma verdadeira sensação de inverno constante (para os nossos padrões). Uma estabilidade que beira a perfeição térmica, aliás, olhem essa sequência de máximas com sol 😍

 

 

E, na minha humilde opinião, mais vale uma MP que muda a chave totalmente como essa do que aquelas que baixam absurdamente a temperatura e rapidinho se transformam em bloqueio e temperaturas acima da média. Era disso que estávamos precisando! Antes tarde do que mais tarde! 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, Aldo Santos disse:

 

Não sei não...

Vamos ver...

 

Acredito que o grosso da advecção nem chegou na grande metrópole ainda...isso se dará no decorrer da madrugada.

 

E além disso, por mais que ele nos decepcione, eu sempre acredito no Mirantão. Da próxima vez que eu for a SP, farei questão de tirar uma foto ao lado dessa estação tão importante.

  • Like 9
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

27 minutos atrás, moises Alexandre1515095460 disse:

Possibilidade de precipitação de inverno agora final da noite e início madrugada no planalto sul SC.

Em Lages, temperatura em 0.9C nublado, nuvens baixas, vento SO fraco/moderado.

 

 

chance de alguma nevasca pré-Ragnarok em POA, Xandão?

Link to comment
Share on other sites

30 minutos atrás, Wagner97 disse:

10 Estações do CGE já estão sub-10:

 

Perus, São Mateus, M boi mirim, Cidade Ademar, Parelheiros, Marsilac, Campo Limpo, Riacho Grande, Santana do Parnaíba e Pinheiros.

 

CGE Santana que costuma ter valores bem próximos ao do Mirante está com 10,0º

 

Na zona sul Marsilac tem 4,8º, na zona norte Perus tem 8,9º.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

A estação Fazenda São Benedito, em Bom Sucesso de Itararé, no sul paulista, já está negativa e registra -1,0°C às 23h. A estação do Ciiagro de Itararé, até agora não deu nenhum sinal de vida, provavelmente estaria negativa e até mais fria do que a do munícipio vizinho.

 

Gostaria de destacar a temperatura que faz em Capão Bonito, munícipio vizinho de Eldorado, mas na parte alta (705m). A estação do Ciiagro já marca 1,1°C, neste ritmo vai negativar antes da meia-noite.

 

Aqui em Eldorado (27m), a temperatura chegou aos 6,8°C às 22h20 e subiu alguns décimos, agora voltou a cair e registra 6,9°C.

Edited by Otavio Cyrino
  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

E a temperatura continua caindo gradualmente aqui em casa. No momento anoto 8,6°C, pela Cidade a maior parte das estações estão entre 9 e 10,x°C. Em Marcilac já faz 4,8°C e caindo bem.... Muito vento no momento, evidenciando que o ar mais frio e seco da alta continental, continua entrando na região. 

0001-3620247948_20210629_230734_0000.png

Screenshot_20210629-230234~2.png

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

27 minutos atrás, Alexandre Pereira disse:

Boa noite BAZ!

Primeiramente...

 

E5D2fqbWYAAgGK-.thumb.jpg.7c50ebe2cb227d16b11ed67ab99dd6e5.jpg

 

Em segundo lugar, Anápolis, Goiânia e região tiveram máximas baixíssimas hoje, nenhum modelo previu a manhã e começo da tarde nublados (no meio da manhã, quando estava vindo pra capital, parecia estar até garoando de levinho).

 

Em Anápolis a Base Aérea registrou máxima diurna de apenas 15ºC (durante a madrugada fazia 16ºC, ou seja, tivemos máxima invertida); o CIMEHGO bateu 15,5ºC à tarde e a PWS - Baixada chegou aos 18,4ºC.

Em GYN a máxima ficou abaixo dos 20ºC com os já comentados 19,7ºC. Fiquei impressionado pq vi o sol saindo as 14:00, achei que ia esquentar muito mas não esquentou.

 

Foi um sacrifício para lavar as louças agora a pouco, a agua está "congelando" kkkkkk. 

Desculpa mas a moça da foto e parente sua ou e alguem aleatório que vc pegou a foto e postou aqui ? 

 

E permitido usar fotos de pessoas que não fazem parte desse bate papo  aqui ? 

Edited by danilo brumana
  • Like 4
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Já estávamos com 1°C às 21h e o maldito vento continental apareceu e agora não saímos dos 4°C.

Quando não é do mar, é do continente.

Está menos frio do q ontem com toda a chuvarada e 3°C.

Pra mim, um episódio medíocre aki, com mínima superior à de maio e do último evento de junho, sem precipitação invernal, sem máxima sub10°C e possivelmente sem geada amanhã, pelo andar da carruagem. Só vento seco barulhento. 

Ao final das contas, o ciclone "diferentão" só atrapalhou a "normalidade" daki.

Outras regiões, tudo uma maravilha.

Edited by Carlos Campos
  • Like 4
  • Haha 5
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Agora, Bruno D disse:

E a temperatura continua caindo gradualmente aqui em casa. No momento anoto 8,6°C, pela Cidade a maior parte das estações estão entre 9 e 10,x°C. Em Marcilac já faz 4,8°C e caindo bem.... Muito vento no momento, evidenciando que o ar mais frio e seco da alta continental, continua entrando na região. 

0001-3620247948_20210629_230734_0000.png

Screenshot_20210629-230234~2.png

 

IAG com 9.4 graus as 23 h ...

 

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Já estávamos com 1°C às 21h e o maldito vento continental apareceu e agora não saímos dos 4°C.

Quando não é do mar, é do continente.

Está menos frio do q ontem com toda a chuvarada e 3°C.

Pra mim, um episódio medíocre aki, com mínima superior à de maio e de junho, sem precipitação invernal, sem máxima sub10°C e possivelmente sem geada amanhã, pelo andar da carruagem. Só vento seco barulhento. 

Ao final das contas, o ciclone "diferentão" só atrapalhou a "normalidade" daki.

Outras regiões, tudo uma maravilha.

Aqui nem sinal de vento. Noite muito fria e pelo jeito uma geada mais ampla por aqui amanhã!

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Pelo interiorzão de SP, onde faz frio de verdade, segue atualização do CIIAGRO das 23h:

 

Adamantina 4,7º

Araçatuba 8,8º

Araraquara 6,8º

Barretos 5,6º

Bauru 7,1º

Botucatu 6,5º

Campinas 8,4º

Cananéia (litoral sul) 9,9º

Jales 5,7º

Marília 5,5º

Presidente Epitácio 5,7º

Rancharia 5,0º

 

 

  • Like 10
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Victor Naia disse:

Alguém sabe como está a super baixada rural de Rancharia?

 

Se Prudente ali perto está com 5°C...

 

Esta estação já marcou quase -4°C!

Respondendo ao amigo, Rancharia está com 0,4°C...

 

Noite GELAAADA no Oestão
Prudente
3,5° Jd Paraíso
4,3° Unoeste

4,7° Ciiagro E Inmet
5,0° Aeroporto
Destaque pra Marabá Paulista com 1,7°C

Edited by EDUARDO OLIVEIRA
  • Like 12
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Renan disse:

 

Acredito que o grosso da advecção nem chegou na grande metrópole ainda...isso se dará no decorrer da madrugada.

 

E além disso, por mais que ele nos decepcione, eu sempre acredito no Mirantão. Da próxima vez que eu for a SP, farei questão de tirar uma foto ao lado dessa estação tão importante.

 

Acho que o ar frio mais pesado só deve estar entrando agora. A linha de 5°C em 850hpa só toma conta da região a partir das 1-2h da madruga pelo Europeu 12z, no amanhecer a temperatura da camada já vai estar entorno dos 4°C. Então muito provavelmente muitas estações vão ter uma queda mais acentuada nas últimas horas da madrugada, quando o vento acalmar um pouco (Ao que tudo indica isso vai ser depois das 3 da manhã)... E amanhã tou muito confiante de uma máxima muito baixa, mesmo com Sol... Acho difícil o Mirante passar de 15°C de máxima, com 3°C na camada de 850°hpa. 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, danilo brumana disse:

Desculpa mas a moça da foto e parente sua ou e alguem aleatório que vc pegou a foto e postou aqui ? 

 

E permitido usar fotos de pessoas aleatória aqui no site ? 

 

É um meme, peguei num tweet com mais de 20 mil curtidas. É antigo e sempre que tem uma onda de frio viraliza, não sei quem é a moça.

Jogando no google "quem descobriu o Brasil frio" aparece diversas versões, irei editar o post e trocar por uma que não mostra o rosto.

 

Enfim, já temos estações sub 10 por todo o centro-sul goiano:

2906.thumb.png.9c4e371b1860e9ad0f6618d23e974e3d.png

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Cidade de São Paulo praticamente inteira no sub 10°C (Finalmente 🙌❤️)... Em casa anoto 6,6°C no momento, e o Marcilac já bateu nos 2,7°C... A MP tá começando a surpreender por aqui apenas agora rs... Até o amanhecer tem chão e deve cair mais. 

mapa_sp_geoserver_estacoes (35) (11).png

Screenshot_20210630-011528~2.png

Edited by Bruno D
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, opusdei disse:

Um clássico dos invernos brasileiros.

 

fdffddfdf.jpg

Um classico, mas acho isso uma modernidade. Tenho 1, uso no banheiro, ajuda muito. Como é um ambiente pequeno vc fecha a porta e fica quentinho. Mas não consigo deixar ligado a noite toda no quarto, resseca demais o ambiente, sem contar que o que tenho são 2000w  haja na conta depois, 

Mas sou da época que não tinha estas coisas e vivi muito frio no passado, qtas manhas sofri para acordar cedo e ir para a escola no frio. Sem nada destas coisas.

Meus truques antigos: qdo a temperatura dentro do quarto estava mto baixa o truque é usar um cobertor para forrar a cama e deitar em cima, aí vc joga uma manta e um cobertor pesado,  para cobrir, veste uma camiseta de manga comprida uma calça de moletom e uma touca, fiz assim muitos anos. Qdo o despertador tocava para eu levantar para ir para escola eu pegava a roupa e colocava junto comigo nas cobertas uns 10 min para aquecer e nao ter que vestir a roupa gelada.

Era impossível usar a agua da pia, era de doer a mão, tinha que abrir o chuveirinho do chuveiro para escovar os dentes e lavar o rosto , nestes dias pulava o banho da manhã, não tinha como, mesmo pq eu não consigo tomar banho e não lavar a cabeça. Imagina sair com cabelo molhado no frio da rua.

Não sou muito saudosista do frio, acho legal pq sei que são poucos dias.

 

Para ao ficar muito off:

Todas as estações do cge abaixo dos 10° até a fumada de Pirituba.

Já Marsilac brilha e se destaca pra variar

 

Jacaréi marca 9° agora, diz que vai a 6, mas moro em uma baixadinha aqui e calculo que pode ser menos. 

 

 

 

Screenshot_20210630-023435-380.png

Edited by jrmartinisp
  • Like 7
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.