Matheus b Santos Posted August 9, 2024 at 12:38 AM Share Posted August 9, 2024 at 12:38 AM (edited) Hoje o dia teve muita fumaça em meio a nebulosidade no oeste paulista, agora a noite as primeiras instabilidades da frente fria começam chegar conforme era previsto pelos modelos. Em Adamantina cai uma leve chuva sem acumulação nesse momento. A temperatura ainda é alta (21,0ºC) e a máxima de amanhã provavelmente será invertida após a meia-noite. Previsão de uma sexta-feira chuvosa e fria no oeste paulista, durante a tarde a advecção aumenta e as temperaturas devem ficar entre os 12/14ºC as mínimas devem ser invertidas na noite da sexta. Apesar disso a tendência do euro e de outros modelos em seus ajustes foi de redução do frio para cá tanto no primeiro pulso quanto no segundo. Edited August 9, 2024 at 12:41 AM by Matheus b Santos 12 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus b Santos Posted August 9, 2024 at 12:40 AM Share Posted August 9, 2024 at 12:40 AM Choveu hoje até com boa intensidade entre o Pantanal de MS e baixitude boliviana, isso deve dar um alívio nas queimadas e na seca muito forte desse ano nesses locais. 20 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
JOÃO MARCOS Posted August 9, 2024 at 01:05 AM Share Posted August 9, 2024 at 01:05 AM (edited) Em 08/08/2024 em 21:40, Matheus b Santos disse: Choveu hoje até com boa intensidade entre o Pantanal de MS e baixitude boliviana, isso deve dar um alívio nas queimadas e na seca muito forte desse ano nesses locais. Torci muito pra que essa FF chegasse até ao Pantanal. Até aqui na minha região tem muitas queimadas nos meses de inverno. O povo não aprende mesmo!😪 Edited August 9, 2024 at 01:06 AM by JOÃO MARCOS correção 9 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno D Posted August 9, 2024 at 01:10 AM Share Posted August 9, 2024 at 01:10 AM Em 08/08/2024 em 20:38, Juzinho disse: Teremos noites de céu limpo ? Ou a famigerada infiltração sempre a espreita ? Pela direção dos ventos apostada , parece que não teremos céu tão limpo assim . A chance de infiltração marítima é bem alta na maior parte das noites e madrugadas, a madrugada de Sábado para Domingo e de Terça pra Quarta, prometem serem com menos nuvens (ou com céu limpo), melhor para mínimas no IAG e nas áreas periféricas. Já para o Mirante o que importa mesmo é a advecção, então o amanhecer de terça promete ser mais frio por lá, por causa da entrada do 2°pulso. Com advecção forte, o Mirante registra sua menor temperatura mesmo com nuvens... 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 9, 2024 at 01:14 AM Share Posted August 9, 2024 at 01:14 AM Em 08/08/2024 em 19:55, pindorama disse: Inverno 2024 combina com o Brasil nas olimpíadas: Uma decepção. Só existe decepção se criarmos expectativa 8 1 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 9, 2024 at 01:17 AM Share Posted August 9, 2024 at 01:17 AM 22:00 Flor e Ser 6,2ºC (Relva 2,4ºC) Wickert 6,0ºC Casa 7,0ºC Está bem longitudinal essa advecção num primeiro momento. no Cruzeiro em SJ fazia 10ºC as 22:00. 13 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted August 9, 2024 at 01:30 AM Share Posted August 9, 2024 at 01:30 AM Temperatura máxima hoje foi de 16.3 graus e a mínima agora 10.9 graus, com chuva fraca durante o dia. Amanhã o céu deve estar encoberto, não devendo passar dos 13 graus a tarde. 11 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted August 9, 2024 at 01:36 AM Share Posted August 9, 2024 at 01:36 AM Em 08/08/2024 em 21:37, Juzinho disse: As 21 h ou 0 h UTC as temperaturas de momento eram : - Mirante tinha 25.3 graus. - SESC tinha 19.4 graus . Péssimo time para a máxima do Mirante de amanhã. Pois é... É bem possível que esta seja a máxima de amanhã no Mirante. Temos cobertura de nuvens médias em Sampa (Difícil ver com a poluição luminosa... mas parecem altostratus). Está praticamente sem vento e um tanto abafado aqui na zona norte. Durante o dia, os ventos continentais predominaram. Áreas de chuva ainda estão distantes, no sul do estado. Hoje, Mirante (Aut): 18,4°C / 29,4°C Interlagos (SESC): 17,1°C / 29,7°C IAG: 12,9°C / 30,2°C 13 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted August 9, 2024 at 01:37 AM Share Posted August 9, 2024 at 01:37 AM 🌥️☁️🌧️ Máxima: 23,09°C em Florianópolis/Carijós Mínima até o momento: 6°C↓ em Iporã do Oeste/Linha Wickert Menor máxima: 11,2°C no Morro da Igreja Rajada máximas: 92,16 km/h no Morro da Igreja 71,28 km/h no Morro das Torres Precipitação máxima até o momento: 19,2 mm em Braço do Norte/ANA > Começando a esfriar mais hoje. Muita nuvens em todo o estado ainda, exceção uma pequena área do oeste. O tempo só limpa mais amanhã de manhã, na maior parte do estado. 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted August 9, 2024 at 01:46 AM Share Posted August 9, 2024 at 01:46 AM (edited) Mucho frio con tiempo húmedo de muy nuboso a cubierto en Uruguay. 6,9°C con 88% de URA en la estación Prado de Montevideo. 5,8°C con 89% de URA en la estación Melilla de Montevideo. 4,5°C con 94% de URA en San José. 3°C% con 98% de URA en Lavalleja. A las 22hrs. Edited August 9, 2024 at 03:29 AM by PabloMQL 10 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 9, 2024 at 02:29 AM Author Share Posted August 9, 2024 at 02:29 AM Em 08/08/2024 em 16:09, Carlos Campos disse: Concordo. Agosto e Setembro são geralmente a salvação para apreciadores de mudanças repentinas de tempo e temperatura aqui no Sul e em parte do CO e SE. Setembro muitas vezes supera Agosto nesta particularidade. Sim, houveram agostos bem ruins, como 2012, por exemplo, porém julhos ruins tem sido o normal ultimamente. Vc citou SMO e isso me levou à 2005, quando conheci por motivo de trabalho, uma pessoa que é natural dessa localidade. Um cara insuportável, tóxico, nojento com as mulheres que por azar delas, eras suas subordinadas no local... e eu pensava: esse lixo veio de um lugar tão bacana, interessante, que eu adoraria poder morar, só pra encher o saco aqui em Curitiba. Infelizmente, pessoas arrogantes e desprezíveis surgem de qualquer lugar, por melhor q esses lugares sejam, climaticamente falando, geograficamente.. A localização geográfica não influencia em nada no "aspecto" interno do ser humano. Céu totalmente encoberto e com pingos caindo em câmera lenta há 2 horas. Está encoberto porém com uma luminosidade alta q não condiz com a situação. Sem vento, estranho. Parece um tempo no passado. ai amiga verdade, espero ser surpreendida por essa MP, até pq em 2015 tivemos um bom frio em setembro e o inverno naquele ano foi uó! 3 1 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted August 9, 2024 at 02:37 AM Share Posted August 9, 2024 at 02:37 AM Em 08/08/2024 em 22:37, Moretão disse: 🌥️☁️🌧️ Máxima: 23,09°C em Florianópolis/Carijós Mínima até o momento: 6°C↓ em Iporã do Oeste/Linha Wickert Menor máxima: 11,2°C no Morro da Igreja Rajada máximas: 92,16 km/h no Morro da Igreja 71,28 km/h no Morro das Torres Precipitação máxima até o momento: 19,2 mm em Braço do Norte/ANA > Começando a esfriar mais hoje. Muita nuvens em todo o estado ainda, exceção uma pequena área do oeste. O tempo só limpa mais amanhã de manhã, na maior parte do estado. Caramba Carijós é PÉSSIMA para máximas. Foi a única estação a "vintar" em Florianópolis. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 9, 2024 at 02:55 AM Share Posted August 9, 2024 at 02:55 AM (edited) On 8/8/2024 at 3:32 PM, BrunoSaoPauloCapital said: Aí eu discordo de você, Carlos. Há certa tendência de países mais frios gerarem pessoas "menos quentes" no comportamento. Tipo, pessoas da Suécia, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos têm personalidade mais fria, de forma geral. São mais pontuais e meio rígidos para seguir regras. Já pessoas de países mais quentes (os latinos das Américas e da Europa) tendem a ser mais "quentes" em personalidade, abraçando mais, não seguindo as regras tanto à risca etc. Mas é claro que, falando de cada indivíduo, não é uma coisa tão rígida. No Brasil há pessoas "frias" e na Suécia há pessoas "quentes"... O nome disso é determinismo geográfico. Recomendo evitar esse tipo de pensamento, ele já foi desbancado academicamente faz mto tempo. Não precisa de muito pra compreender. Se o determinismo fosse geográfico fosse verdadeiro, estariamos comendo curry de galinha e seríamos hindus. Basta comparar o nosso mapa köppen com o da índia, moçambique ou madagascar. Todos têm climas semelhantes ao do Brasil, embora sejam culturalmente diferentes. Culturalmente, talvez compartilhemos mais com os moçambicanos, pois falamos a mesma língua. No entanto não foi o clima que fez com que falássemos a mesma língua. Lembremos que correlação e causalidade são diferentes. Edited August 9, 2024 at 03:03 AM by Samihr Hermes 8 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
camilo79 Posted August 9, 2024 at 03:08 AM Share Posted August 9, 2024 at 03:08 AM Aqui em Campo Bom, pela automática do INMET, a quinta foi assim... Máxima entre meia-noite e 1h, com 16,2°C Mínima entre 23h e meia-noite, com 9,3°C 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Beto Krepsky Posted August 9, 2024 at 03:19 AM Share Posted August 9, 2024 at 03:19 AM (edited) Em 08/08/2024 em 23:55, Samihr Hermes disse: O nome disso é determinismo geográfico. Recomendo evitar esse tipo de pensamento, ele já foi desbancado academicamente faz mto tempo. Não precisa de muito pra compreender. Se o determinismo fosse geográfico fosse verdadeiro, estariamos comendo curry de galinha e seríamos hindus. Basta comparar o nosso mapa köppen com o da índia, moçambique ou madagascar. Todos têm climas semelhantes ao do Brasil, embora sejam culturalmente diferentes. Culturalmente, talvez compartilhemos mais com os moçambicanos, pois falamos a mesma língua. No entanto não foi o clima que fez com que falássemos a mesma língua. Lembremos que correlação e causalidade são diferentes. Mas é óbvio que o tempo/clima tem um impacto grande no humor das pessoas. Isso em nada tem a ver com determinismo geográfico. Embora as condições geográficas e ambientais tiveram/tem um impacto enorme para desenvolvimento de uma civilização. A civilização humana começou na Mesopotâmia, nas quais reuniam condições perfeitas para plantio de grãos. É lógico pensar que pessoas que nasceram lá há 10 mil anos, sairíam na frente. Da mesma forma que o Paraguay JAMAIS será uma potencia mundial, simplesmente pela sua péssima localização geográfica. Edited August 9, 2024 at 03:19 AM by Beto Krepsky 4 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted August 9, 2024 at 03:24 AM Share Posted August 9, 2024 at 03:24 AM Em 08/08/2024 em 23:55, Samihr Hermes disse: O nome disso é determinismo geográfico. Recomendo evitar esse tipo de pensamento, ele já foi desbancado academicamente faz mto tempo. Não precisa de muito pra compreender. Se o determinismo fosse geográfico fosse verdadeiro, estariamos comendo curry de galinha e seríamos hindus. Basta comparar o nosso mapa köppen com o da índia, moçambique ou madagascar. Todos tem climas semelhantes ao do Brasil, embora sejam culturalmente diferentes. Culturalmente, talvez compartilhemos mais com os moçambicanos, pois falamos a mesma língua. No entanto não foi o clima que fez com que falássemos a mesma língua. Nós somos os herdeiros de Portugal na América Latina. A cultura do Brasil é filha da de Portugal, com alguns elementos. Miami, na Flórida, está mais para Inglaterra do que para Paranaguá, no Paraná, apesar da latitude ser quase o exato equivalente da cidade paranaense (só que no Hemisfério Norte). A colonização é o fator determinante nessa situação. Porém, em relação a essas características "quentes" dos latinos, em comparação às características "frias" do pessoal "do norte", é fato que existem diferenças culturais marcantes. É bem possível que as variações climáticas entre Portugal e Espanha, de um lado, e o centro e norte da Europa, de outro, tenham influenciado não apenas o comportamento, mas também aspectos como a arquitetura e o urbanismo. Podemos ver isso, por exemplo, na forma como o uso de espaços abertos e o planejamento urbano diferem entre essas regiões. Claro que não é um único fator que determina tudo, mas o clima desempenha um papel importante, especialmente quando considerado em conjunto com outros fatores históricos, sociais e culturais. Um gaúcho de Porto Alegre ou um alagoano de Satuba têm, talvez, mais chances de se atrasar para uma reunião do que um cara nascido em Urbana - IL ou Miami - FL. Por quê? Portugal Vs Inglaterra... 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 9, 2024 at 03:32 AM Share Posted August 9, 2024 at 03:32 AM Em 08/08/2024 em 19:55, pindorama disse: Inverno 2024 combina com o Brasil nas olimpíadas: Uma decepção. Até agora medalha de latão 💩 Já começaram? Olimpíadas? 1 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 9, 2024 at 03:38 AM Share Posted August 9, 2024 at 03:38 AM (edited) Com todo o respeito, mas "quente" e "frio"... do que estamos falando aqui? Todos estamos há 36.5 C, se vc tiver menos que isso está em hipotermia e mais do que isso em febre. Não tentem usar fenômenos térmicos para explicar comportamento humano... isso é um erro muito grande e ouso dizer grave. Eu não vou fingir ser cientista social aqui, pois não sou. Mas eu garanto pra vocês que esse tipo de debate não é levado a sério na academia... se quiserem seguir pensando assim, tudo certo. Quanto a civilização ter surgido na mesopotâmia, isso não é lógico. É apenas algo que parece se caracterizar como mais provável. Acho que, academicamente, chama-se de Possibilismo. Acredite, eu trabalho com matemática no meu dia-a-dia. Se minha mãe é um helicóptero apache, eu sou um tanque sherman. Essa frase é verdadeira do ponto de vista lógica. Mas alguém aqui acha que eu sou um tanque sherman descendente de uma matriarca helicóptero apache? Não saiam por aí usando o termo lógica a toa. Só mais um detalhe: é muito comum pegarmos algum tema que dominamos e tentarmos generalizar seus termos e usos para outras ciências. Sabe aquela frase: se você tem um martelo, tudo parece como um prego. Não generalizem as coisas assim de maneira tão simplória. Mais um exemplo: é mais fácil alguém de Miami, FL se atrasar ou alguém de Darwin, NT? Ambos tropicais, ambos ex-colonias inglesas... como determinamos aqui? Pegamos a média alta da temperatura para determinar quem vai se atrasar? Como estabelecemos essa correlação? Como determinamos a causalidade? Vou levantar mais um ponto: já pararam pra pensar que as pessoas podem se atrasar por condições precárias de locomoção? Já viram os relatórios sobre o trânsito nas cidades brasileiras? Aqui em Urbana, nos rolezinho, todo mundo chega 1h depois do horário marcado tranquilasso, ngm fica falando que é coisa de cultura. Aqui em Urbana, o povo passa 1h dando tchau e jogando conversa fora até sair. Tem até uns vídeos fazendo piada disso. Olha aqui um post: https://www.myjournalcourier.com/news/article/home-midwest-goodbyes-17607386.php . Até parece o povo de Natal nessas dois aspectos. Como pode, tendo climas tão diferentes? Seria porque o clima não é causal? Enfim, gente. Desculpem se estou soando pedante, não é a intenção. Tampouco estou tentando ser ofensivo. Edited August 9, 2024 at 04:44 AM by Samihr Hermes 6 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 9, 2024 at 03:39 AM Share Posted August 9, 2024 at 03:39 AM Em 08/08/2024 em 23:29, Eclipse POA disse: ai amiga verdade, espero ser surpreendida por essa MP, até pq em 2015 tivemos um bom frio em setembro e o inverno naquele ano foi uó! Não me recordo absolutamente de 2015. Eu teria q abrir minha planilha e já está super tarde. Vou desligar a tv e dormir, tá bom? Boa noite, querida. Ah, vc não será surpreendida por MP alguma e nem por mais nada nesta vida. Já está velha. 3 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 9, 2024 at 03:47 AM Author Share Posted August 9, 2024 at 03:47 AM ambientes internos do apartamento perdendo já a reserva de calorzinho dos últimos dias, estou me preparando para os próximos dias de frio, mas já torcendo por um novo veranico. Inverno é morte. Temos 11 graus agora e nessa sexta ainda vai ter bastante umidade, mas falta pouco pra atmosfera secar e a pele voltar a rachar, e toda aquela porqueira. 3 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 9, 2024 at 03:52 AM Author Share Posted August 9, 2024 at 03:52 AM Em 09/08/2024 em 00:38, Samihr Hermes disse: Com todo o respeito, mas "quente" e "frio"... do que estamos falando aqui? Todos estamos há 36.5 C, se vc tiver menos que isso está em hipotermia e mais do que isso em febre. Não tentem usar fenômenos térmicos para explicar comportamento humano... isso é um erro muito grande e ouso dizer grave. Eu não vou fingir ser cientista social aqui, pois não sou. Mas eu garanto pra vocês que esse tipo de debate não é levado a sério na academia... se quiserem seguir pensando assim, tudo certo. Quanto a civilização ter surgido na mesopotâmia, isso não é lógico. É apenas algo que parece se caracterizar como mais provável. Acho que, academicamente, chama-se de Possibilismo. Acredite, eu trabalho com matemática no meu dia-a-dia. Se minha mãe é um helicóptero apache, eu sou um tanque sherman. Essa frase é verdadeira do ponto de vista lógica. Mas alguém aqui acha que eu sou um tanque sherman descendente de uma matriarca helicóptero apache? Não saiam por aí usando o termo lógica a toa. Só mais um detalhe: é muito comum pegarmos algum tema que dominamos e tentarmos generalizar seus termos e usos para outras ciências. Sabe aquela frase: se você tem um martelo, tudo parece como um prego. Não generalizem as coisas assim de maneira tão simplória. Mais um exemplo: é mais fácil alguém de Miami, FL se atrasar ou alguém de Darwin, NT? Ambos tropicais, ambos ex-colonias inglesas... como determinamos aqui? Pegamos a média alta da temperatura para determinar quem vai se atrasar? Como estabelecemos essa correlação? Se estabelecermos essa correlação, ela implica causa? Confesso que não to conseguindo acompanhar a sequência desse debate, desde os posts anteriores da página, até porque já estou em meia-fase. Foi um dia muito corrido e sinto a idade pesando, se eu estivesse nos meus 20 anos iria estar a mil entendendo tudo, e postando algo que presta. Dito isto, prefiro viver na memelândia, mas admirando o vigor, energia e inteligência de vcs à distÂncia, e sempre aqui, torcendo para que sigam assim, e não se tornem o vegetal em putrefação que me tornei ao longo dos anos, e eu já me esqueci do que eu estava falando 4 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 9, 2024 at 03:53 AM Share Posted August 9, 2024 at 03:53 AM On 8/8/2024 at 10:52 PM, Eclipse POA said: Confesso que não to conseguindo acompanhar a sequência desse debate, desde os posts anteriores da página, até porque já estou em meia-fase. Foi um dia muito corrido e sinto a idade pesando, se eu estivesse nos meus 20 anos iria estar a mil entendendo tudo, e postando algo que presta. Dito isto, prefiro viver na memelândia, mas admirando o vigor, energia e inteligência de vcs à distÂncia, e sempre aqui, torcendo para que sigam assim, e não se tornem o vegetal em putrefação que me tornei ao longo dos anos, e eu já me esqueci do que eu estava falando Nem vou mais debater, até pq não gosto. Só tô tentando esclarecer meu ponto, espero que com humildade. Eu também estou trapaceando, aqui é 2h mais cedo que aí. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 9, 2024 at 03:55 AM Author Share Posted August 9, 2024 at 03:55 AM Em 09/08/2024 em 00:53, Samihr Hermes disse: Nem vou mais debater, até pq não gosto. Só tô tentando esclarecer meu ponto, espero que com humildade. Eu também estou trapaceando, aqui é 2h mais cedo que aí. na real eu tava zoando, to atolado de café e programando em Python kkkkkkkkkkkkkkkk tu mora no Acre então? 3 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 9, 2024 at 04:05 AM Share Posted August 9, 2024 at 04:05 AM On 8/8/2024 at 10:55 PM, Eclipse POA said: na real eu tava zoando, to atolado de café e programando em Python kkkkkkkkkkkkkkkk tu mora no Acre então? Não sei se rio ou se choro por você. Moro em Epitáciolândia, a capital do frio acreano. No momento estou de jaqueta: 2 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 9, 2024 at 04:08 AM Author Share Posted August 9, 2024 at 04:08 AM Em 09/08/2024 em 01:05, Samihr Hermes disse: Não sei se rio ou se choro por você. Moro em Epitáciolândia, a capital do frio acreano. No momento estou de jaqueta: bah, nenhuma friagem nessa MP por lá. Que sacanagem essa MP. 4 2 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 9, 2024 at 04:12 AM Author Share Posted August 9, 2024 at 04:12 AM Agora, falando um pouco sério, não entendi mais nada. Essa MP parecia ser super continental, e bem forte. Como que ela não tem potencial para um frio melhor ali na região norte pegando o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas? Só se for pelo segundo pulso, mas não aparece nada de significativo. Rio Branco teria mínima de 14, mas máximas alta ainda. Lembro dessa capital tendo máximas maravilhosas em outros eventos de friagem. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 9, 2024 at 04:29 AM Share Posted August 9, 2024 at 04:29 AM (edited) On 8/9/2024 at 12:12 AM, Eclipse POA said: Agora, falando um pouco sério, não entendi mais nada. Essa MP parecia ser super continental, e bem forte. Como que ela não tem potencial para um frio melhor ali na região norte pegando o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas? Só se for pelo segundo pulso, mas não aparece nada de significativo. Rio Branco teria mínima de 14, mas máximas alta ainda. Lembro dessa capital tendo máximas maravilhosas em outros eventos de friagem. O Google tá afirmando uma mínima de 14 C pra Rio Branco no sábado. E em Epitaciolandia tá afirmando máxima de 23 C na sexta. Tá bem fraco. Como você tava dizendo tem MPs bem mais fortes que chegam naquelas bandas. Edit: desculpa, nessas bandas. Edited August 9, 2024 at 04:31 AM by Samihr Hermes 3 1 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jrmartinisp Posted August 9, 2024 at 04:39 AM Share Posted August 9, 2024 at 04:39 AM (edited) Eu não acredito na questão da temperatura influenciar está questão de pessoas "quentes" ou "frias". Estas questões de pessoas serem mais rígidas ou mais de boa são culturais. Mas a insolação sim faz diferença, países de alta latitude, acima de 50º, tem o que eles chamam de depressão sazonal e falta de luz solar pode ser gatilho para suicídios. E não precisa ir longe, eu já morei em Lima, de Abril a Novembro quase não se vê luz solar principalmente se tiver com la niña na região 1+2. E olha que eu curto muito os dias cinzas de SP, mas passar por muitos dias, semanas seguidas em um eterno céu cinza me incomodou. Acho que finalmente posso dizer que vamos ter a primeira onda de frio aqui no vale do Paraíba. Jacareí com 18° provavelmente agora é só ladeira abaixo e ansioso por uma boa chuva Edited August 9, 2024 at 04:45 AM by jrmartinisp 6 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jrmartinisp Posted August 9, 2024 at 04:44 AM Share Posted August 9, 2024 at 04:44 AM Em 08/08/2024 em 14:42, Caio César disse: Deve ser um estagiário que cuida disso, eles dão muita bola fora. Tem mais de um mês de inverno astronômico pela frente. Sp já teve a mínima anual em Setembro e até Outubro. 7 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 9, 2024 at 04:47 AM Share Posted August 9, 2024 at 04:47 AM On 8/9/2024 at 12:39 AM, jrmartinisp said: Eu não acredito na questão da temperatura influenciar está questão de pessoas "quentes" ou "frias". Estas questões de pessoas serem mais rígidas ou mais de boa esta na questão cultural. Mas a insolação sim faz diferença, países de alta latitude, acima de 50º, tem o que eles chamam de depressão sazonal e falta de luz solar pode ser gatilho para suicídios. E não precisa ir longe, eu já morei em Lima, de Abril a Novembro quase não se vê luz solar principalmente se tiver com la niña na região 1+2. E olha que eu curto muito os dias cinzas de SP, mas passar por muitos dias, semanas seguidas em um eterno céu cinza me incomodou. Acho que finalmente posso dizer que vamos ter a primeira onda de frio aqui no vale do Paraíba. Jacareí com 18° provavelmente agora é só ladeira abaixo e ansioso por uma boa chuva Cara, isso é mto verdade. Eu confesso que fico mto cansado nos invernos por causa disso. Mas não tem nada a ver com o frio e sim com a falta do sol. Eu moraria tranquilo num lugar bem frio, mas com latitude baixa como La Paz, preferiria até do que a Florida, mesmo sendo mais quente. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 9, 2024 at 04:48 AM Author Share Posted August 9, 2024 at 04:48 AM Em 09/08/2024 em 01:44, jrmartinisp disse: Deve ser um estagiário que cuida disso, eles dão muita bola fora. Tem mais de um mês de inverno astronômico pela frente. Sp já teve a mínima anual em Setembro e até Outubro. e, apesar de raro, já tive aqui máximas muito boas até meados de Outubro. Lembro de uma que outra tarde isolada com 13 graus, claro que a MP associada foi tiro mais curto, mas o potencial existe para todo o Centro-Sul do nosso país, mesmo que sejamos predominantemente tropical. 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 9, 2024 at 04:54 AM Author Share Posted August 9, 2024 at 04:54 AM Em 09/08/2024 em 01:47, Samihr Hermes disse: Cara, isso é mto verdade. Eu confesso que fico mto cansado nos invernos por causa disso. Mas não tem nada a ver com o frio e sim com a falta do sol. Eu moraria tranquilo num lugar bem frio, mas com latitude baixa como La Paz, preferiria até do que a Florida, mesmo sendo mais quente. Aqui temos um bom "gradiente" na insolação ao longo do ano, e a época que mais fico disposto pra vida em geral é em Novembro. Nesse mÊs temos já muitas horas de sol, e temperaturas ainda civilizadas. Quando faz calor, não tem aquele abafamento absurdo do verão, e as mínimas no geral ainda são decentes. Mas sinto nessa época que a maior diferença se dá mesmo é pelas horas de sol, em especial o amanhecer, com sol já às 5:00. E não me refiro apenas à praticidade geral que mais horas de sol fornecem. Me refiro ao estado de espírito mesmo, que parece melhor mesmo quando não preciso "usar" as horas de sol para coisas como secar melhor roupas, ou poder fazer atividades externas até mais tarde com mais segurança. Mesmo sentado em casa vendo filme me parece ser melhor com mais claridade na janela. Até pra ser sedentário prefiro estar acompanhado da luz solar em casa. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jrmartinisp Posted August 9, 2024 at 05:04 AM Share Posted August 9, 2024 at 05:04 AM Em 09/08/2024 em 01:47, Samihr Hermes disse: Cara, isso é mto verdade. Eu confesso que fico mto cansado nos invernos por causa disso. Mas não tem nada a ver com o frio e sim com a falta do sol. Eu moraria tranquilo num lugar bem frio, mas com latitude baixa como La Paz, preferiria até do que a Florida, mesmo sendo mais quente. Assim como já fiquei em Lima tive a oportunidade de ficar em Bogotá um tempo. Muito bom, tem dinamismo no tempo, faz sol, mas tem temporais e é bem ameno, sempre com mínimas na casa dos 8 a 10° e tardes de 20 a 22° Só não é perfeito pq poderia ter alguma neve de vez em quando, mas foi o lugar com Clima mais agradável que já experimentei 8 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted August 9, 2024 at 09:18 AM Share Posted August 9, 2024 at 09:18 AM Bom dia, frente fria ! 😻 15 3 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 9, 2024 at 09:21 AM Author Share Posted August 9, 2024 at 09:21 AM Em 09/08/2024 em 06:18, Renan disse: Bom dia, frente fria ! 😻 bom dia nada to congelanu na rua >_< 3 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted August 9, 2024 at 09:38 AM Share Posted August 9, 2024 at 09:38 AM Temperatura despencou MUITO na madrugada. Próximo a meia noite ainda estava com céu fechado e acima de 10°C. Às 6:30 tenho tempo limpo com 3,6°C. Morro das Torres já negativou com -0,59°C às 6:00. Era previsto este frio agora cedo? Pensei que viria mais na noite de hoje. SJ INMET com 1,9°C. De qualquer forma, mostra a força desse ar frio que ainda está chegando. 14 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 9, 2024 at 09:47 AM Share Posted August 9, 2024 at 09:47 AM 1,3°C em casa no momento Flor e Ser com 1,5°C e -0,7°C na relva 16 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted August 9, 2024 at 09:56 AM Share Posted August 9, 2024 at 09:56 AM Planalto Norte de SC esfria para valer na noite de hoje. Euro esticando o frio na atualização de hoje cedo. Teríamos um aquecimento entre 17/19 e queda na temperatura a partir de 20. Seria esse o último frio do inverno?? Mas como está longe... Vamos curtir o frio que está diante de nós! 17 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted August 9, 2024 at 10:19 AM Share Posted August 9, 2024 at 10:19 AM Em 09/08/2024 em 06:56, SandroAlex disse: Planalto Norte de SC esfria para valer na noite de hoje. Euro esticando o frio na atualização de hoje cedo. Teríamos um aquecimento entre 17/19 e queda na temperatura a partir de 20. Seria esse o último frio do inverno?? Mas como está longe... Vamos curtir o frio que está diante de nós! Pena essa primeira semana catastrófica para arruinar as médias. Mas já são dois pulsos fortes em sequência e um terceiro que os modelos tem insistido e aumentado a intensidade. O aquecimento entre os pulsos 2 e 3 foi bem reduzido aqui - nas baixadas deve emendar mínimas sub5 direto até dia 20. No fim toda aquela confluência de fatores deu resultado. Agosto tem tudo para fechar como o melhor mês desse inverno. 10 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted August 9, 2024 at 10:24 AM Share Posted August 9, 2024 at 10:24 AM Já preparando os paulistanos para a situação... Teremos aquela velha história, dias de sol e noites nubladas . Portanto preparem seus psicológicos para as MMs. Chutos uns 9 de mínima para o Mirante e entre 8 e 10 para o SESC, não creio em nada menos que isso. Para os fiscais de post, não é uma reclamação, é apenas uma preparação para a realidade hehe . 8 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 9, 2024 at 10:25 AM Share Posted August 9, 2024 at 10:25 AM Folha grudou no carro com o congelamento VID_20240809_071403_955.mp4 Na flor e ser a relva bateu -1,1 e deu uma geadica 14 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Maicon Posted August 9, 2024 at 10:39 AM Share Posted August 9, 2024 at 10:39 AM MAIOR ONDA DE FRIO DO ANO ESTA CHEGANDO. APROVEITEM... E SOBRE SER A ÚLTIMA FF FORTE... NÃO ACREDITO. 11 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 9, 2024 at 10:50 AM Author Share Posted August 9, 2024 at 10:50 AM Em 09/08/2024 em 07:39, Maicon disse: MAIOR ONDA DE FRIO DO ANO ESTA CHEGANDO. APROVEITEM... E SOBRE SER A ÚLTIMA FF FORTE... NÃO ACREDITO. não duvido nada que Setembro reserve alguma baita surpresa, e de forma abrangente. Aconteceu em 2006 e 2015, por exemplo. Agora, sobre esse inverno no geral, mesmo que não venha algum frio bônus em Setembro e, pq não, no começo de Outubro, não consigo igualar esse inverno ao patamar de anos ruins como 2005 (e outros ali no começo dos 2000), 2015 e 2017, pelo menos pra RMPOA. Só com o frio do fjm de junho e primeira quinzena de julho, mais essa próxima MP, mais as várias tardes geladas de maio (ainda que sob o desastre das enchentes), tivemos uma grande quantidade de horas de frio. 11 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted August 9, 2024 at 11:07 AM Share Posted August 9, 2024 at 11:07 AM Por aqui, amanheceu com sol tímido e 8.2 de mínima. A promessa é de não ter muito sol e máxima de 13 graus. Agora o euro veio com um terceiro pulso de frio novamente pelo dia 19. 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno D Posted August 9, 2024 at 11:21 AM Share Posted August 9, 2024 at 11:21 AM (edited) Em 09/08/2024 em 07:24, Juzinho disse: Já preparando os paulistanos para a situação... Teremos aquela velha história, dias de sol e noites nubladas . Portanto preparem seus psicológicos para as MMs. Chutos uns 9 de mínima para o Mirante e entre 8 e 10 para o SESC, não creio em nada menos que isso. Para os fiscais de post, não é uma reclamação, é apenas uma preparação para a realidade hehe . Diante da reduzida em cima do laço do frio/advecção não duvido que fique por isso mesmo. Por hora só o 2°pulso tem chances de sub 8°C seja qual for a situação atmosférica (quanto a nebulosidade) no Mirante. Edited August 9, 2024 at 11:21 AM by Bruno D 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 9, 2024 at 11:22 AM Share Posted August 9, 2024 at 11:22 AM Em 09/08/2024 em 01:12, Eclipse POA disse: Agora, falando um pouco sério, não entendi mais nada. Essa MP parecia ser super continental, e bem forte. Como que ela não tem potencial para um frio melhor ali na região norte pegando o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas? Só se for pelo segundo pulso, mas não aparece nada de significativo. Rio Branco teria mínima de 14, mas máximas alta ainda. Lembro dessa capital tendo máximas maravilhosas em outros eventos de friagem. Bom dia Devo acreditar q vc estaria preocupado com resfriamento no Acre e em Rondônia? Ou seria mera especulação, por exemplo, pra entender a dimensão do evento? Segundo as previsões, que até ontem não estavam bem definidas pelos principais modelos, citando a capital paulista como exemplo, pode acontecer quebra de um recorde de muitos anos na mínima absoluta, como também pode simplesmente não acontecer nada q não tenha ocorrido no ano passado, q foi bem ruim em termos de frio absoluto. Eu li q este evento está sendo potencializado por um aquecimento anormal na Estratosfera, gerando então uma turbulência incomum e possibilitando a entrada de ar frio até as latitudes brasileiras. Mas isso não implica no fato de q é uma super massa de ar frio chegando. No meu ver, seria uma massa de ar frio q conseguiu chegar graças à essa anomalia lá no alto, algo q não seria possível em situação normal, já q este inverno está bem ruim de dinâmica. Então, ela chegou, não por ser poderosa mas sim pq houve uma facilitação para q chegasse. E já q se trata de uma situação gerada por anomalia e não gerada por "normalidade", podemos esperar várias coisas, até algum respingo de neve (embora eu não me interesse de fato por esta particularidade, portanto não apostaria nada). Acredito que aí na tua região o vento poderá atrapalhar registros de mínimas muito baixas. Estará frio, vc irá em algum momento reclamar, como faz quando está calor, quando está úmido, quando está seco, quando não tem ou quando tem Sol e a vida seguirá independentemente dos fatos provocados pelo clima. 4 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 9, 2024 at 11:24 AM Share Posted August 9, 2024 at 11:24 AM Em 09/08/2024 em 07:50, Eclipse POA disse: não duvido nada que Setembro reserve alguma baita surpresa, e de forma abrangente. Aconteceu em 2006 e 2015, por exemplo. Agora, sobre esse inverno no geral, mesmo que não venha algum frio bônus em Setembro e, pq não, no começo de Outubro, não consigo igualar esse inverno ao patamar de anos ruins como 2005 (e outros ali no começo dos 2000), 2015 e 2017, pelo menos pra RMPOA. Só com o frio do fjm de junho e primeira quinzena de julho, mais essa próxima MP, mais as várias tardes geladas de maio (ainda que sob o desastre das enchentes), tivemos uma grande quantidade de horas de frio. Concordo 🫠 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caio César Posted August 9, 2024 at 11:28 AM Share Posted August 9, 2024 at 11:28 AM Negativamos aqui. Céu nublado, vento aumentando, sensação muito baixa. Um pouco mais frio que o esperado. 12 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 9, 2024 at 11:28 AM Share Posted August 9, 2024 at 11:28 AM Em 09/08/2024 em 06:21, Eclipse POA disse: bom dia nada to congelanu na rua >_< O q q eu falei ? Só reclamação. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 9, 2024 at 11:35 AM Share Posted August 9, 2024 at 11:35 AM Boas mínimas na região na advecção No município 1,1°C Flor e Ser 1,2°C Trevo/Casa 1,6°C Wickert 12 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts