Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Agosto/2024

Recommended Posts

Em 08/08/2024 em 08:21, Bruno D disse:

Como disse anteriormente o Europeu não costuma apontar uma mínima condizente com um ambiente extremamente adensado em seu dado bruto para São Paulo-SP.

Em compensação o GFS por vezes exagera ao elevar as mínimas considerando o ambiente urbano. E neste ponto, não me lembro de vê uma divergência tão grande entre eles, como em relação as mínimas neste evento frio, que podem ser desde excepcionais para o padrão atual (como apontado pelo Europeu), como algo bem corriqueiro (Como o GFS aponta, principalmente para o primeiro pulso).

Então vamos às projeções de mínimas para São Paulo (capital): 

Domingo (11/08) 

Europeu - 4°C 

GFS - 11°C 

ICON - 6°C 

O que imagino que ocorra no amanhecer de Domingo (11/08): 

Mirante - 8,x°C (média entre GFS e ICON) 

Sesc Interlagos - 6°C (ICON)

IAG - 5°C (Média entre o Europeu e ICON) 

Extremos da Metrópole (Marcilac, Capela do Socorro, baixadas da região de Mogi, Juquitiba...) : entre 0 e 2,x°C - Apontado pelo Canadense. 

Kkk Só use : ao invés de - , senão dá a impressão que é tudo abaixo de zero!

• Like 2
  • Haha 11

Em 08/08/2024 em 10:40, Daniel Lisboa disse:

Eu acho que vc está muito pessimista. Aqui vão minhas apostas para domingo:

Mirante: 4,7

Interlagos: 4,3

IAG: 3,1

Está aberto o bolão!

Caso o Mirante tenha 5 ºC de mínima, com um céu limpo é possível que tenhamos 9 ºC em Mongaguá, na Baixada Santista, no litoral. Essa seria a menor mínima desde que eu cheguei lá em Mongaguá (março de 2021). O próprio ano de 2021 teve 9,5 ºC, que foi a menor mínima que já vi lá até hoje. Já 2022 teve 10 ºC. E 2023 foi péssimo, com a mínima anual em 14,3 ºC.

Então, com 9,0 ºC, 2024 iria SUPERAR 2021 em boa mínima anual. Será vem vem?

• Like 10
  • Thanks 2

Em 08/08/2024 em 11:20, EduardoGalvao disse:

Kkk Só use : ao invés de - , senão dá a impressão que é tudo abaixo de zero!

Vou editar 😁

----- 

Parecem que aquelas previsão de 30°C ~ 32°C de calor pre frontal pra hoje em São Paulo vão flopar, no máximo deve beliscar uns 30°C. 

• Like 12
  • Thanks 1

Em 08/08/2024 em 11:30, BrunoSaoPauloCapital disse:

Caso o Mirante tenha 5 ºC de mínima, com um céu limpo é possível que tenhamos 9 ºC em Mongaguá, na Baixada Santista, no litoral. Essa seria a menor mínima desde que eu cheguei lá em Mongaguá (março de 2021). O próprio ano de 2021 teve 9,5 ºC, que foi a menor mínima que já vi lá até hoje. Já 2022 teve 10 ºC. E 2023 foi péssimo, com a mínima anual em 14,3 ºC.

Então, com 9,0 ºC, 2024 iria SUPERAR 2021 em boa mínima anual. Será vem vem?

No sábado a tarde é para estar sem sol e 17 graus por aí.

Nada mal para praia em SP e nada de mar.

• Like 9
  • Thanks 1

Modelos continuam indicando bons acumulados de chuva pra grande SP.

Se confirmar tudo isso, será feita uma limpeza no ar.

Europeu 00z

1GX1JfB.png

GFS 12z

UAxgA0R.png

Curiosamente, essa chuva toda prevista ocorrerá bem no dia em que se completará 1 mês que choveu de forma significativa por aqui pela última vez.

• Like 17

Em 08/08/2024 em 10:58, Bruno D disse:

Não tenho acompanhado tanto as condições de nebulosidade ao longo das noites, mas talvez não seja em razão de MMs estarem mais restritas a zona sul? Com isso o mirante estaria tendo mais noites com céu limpo? 

Digo em noites de céu limpo mesmo . 

• Like 6

Primeira semana de agosto em Buenos Aires:

Média das mínimas: 13,7°C (+ 4,7°C)
Média das máximas: 21,1°C (+ 3,2°C)
Média simples: 17,4°C (+ 3,9°C)
Precipitacao acumulada: 40 mm (56,7% da média)

Felizmente, nos próximos 7 dias as médias caem bem. Previsao do SMN:image.png.8e8c009330a2bb74515ae2da6971fae9.png

• Like 14

Em 08/08/2024 em 14:42, Caio César disse:

Screenshot_20240806-213841_Chrome.thumb.png.595121f1b290b945919b73fa987537e8.png

Primeira quinzena de agosto com Pacífico num neutro-frio e a pessoa afirma um negócio desses?

Agosto e setembro sempre foram meses coringas e inclusive com grandes surpresas. Não é tão incomum o pulso mais forte do ano ser em agosto ou então setembro ter mínima absoluta menor do que maio, por exemplo.

Ano passado com El Niño fervendo tivemos uma baita geada na metade de setembro. Enfim, selo Tabajara de qualidade...

-

Tarde nublada com chuvisco, como esperado. Temperatura em 14,4°C às 15 h, extremo oeste já começou a gelar. Faz 10°C em Anchieta e SMO (800/620 m).

• Like 8
  • Thanks 4
  • Haha 4

Em 08/08/2024 em 14:42, Caio César disse:

Screenshot_20240806-213841_Chrome.thumb.png.595121f1b290b945919b73fa987537e8.png

É provável que o editor chefe, natural de Aparecida de Goyás tenha obrigado o redator à escrever algo, qualquer coisa, para preencher sua cota de textos semanais. E este, sem a menor inspiração e vontade de criar algo, "pegou" uma idéia muito recorrente num certo fórum há dois meses atrás. 

O texto então foi  "aprovado".

• Like 1
  • Haha 14

Em 08/08/2024 em 15:12, Daniel Lisboa disse:

Dei uma olhada nos dados brutos do GFS desse tal windyguru e numa boa: acho que o modelo tá viajando na intensidade do frio para SP. Ele diz que amanhã às 22hs estará 16 graus aqui. Eu aposto em 12 ou 13. Amanhã saberemos. 

Guru, né? Já viu..

• Like 4
  • Thanks 2
  • Haha 3

Em 08/08/2024 em 15:08, Serrano disse:

Primeira quinzena de agosto com Pacífico num neutro-frio e a pessoa afirma um negócio desses?

Agosto e setembro sempre foram meses coringas e inclusive com grandes surpresas. Não é tão incomum o pulso mais forte do ano ser em agosto ou então setembro ter mínima absoluta menor do que maio, por exemplo.

Ano passado com El Niño fervendo tivemos uma baita geada na metade de setembro. Enfim, selo Tabajara de qualidade...

-

Tarde nublada com chuvisco, como esperado. Temperatura em 14,4°C às 15 h, extremo oeste já começou a gelar. Faz 10°C em Anchieta e SMO (800/620 m).

Concordo. Agosto e Setembro são geralmente a salvação para apreciadores de mudanças repentinas de tempo e temperatura aqui no Sul e em parte do CO e SE.

Setembro muitas vezes supera Agosto nesta particularidade.

Sim, houveram agostos bem ruins, como 2012, por exemplo, porém julhos ruins tem sido o normal ultimamente.

Vc citou SMO e isso me levou à 2005, quando conheci por motivo de trabalho, uma pessoa que é natural dessa localidade.

Um cara insuportável, tóxico, nojento com as mulheres que por azar delas, eras suas subordinadas no local... e eu pensava: esse lixo veio de um lugar tão bacana, interessante, que eu adoraria poder morar, só pra encher o saco aqui em Curitiba.

Infelizmente, pessoas arrogantes e desprezíveis surgem de qualquer lugar, por melhor q esses lugares sejam, climaticamente falando, geograficamente.. A localização geográfica não influencia em nada no "aspecto" interno do ser humano.

Céu totalmente encoberto e com pingos caindo em câmera lenta há 2 horas.

Está encoberto porém com uma luminosidade alta q não condiz com a situação. Sem vento, estranho. Parece um tempo no passado.

• Like 13
  • Sad 1

Em 08/08/2024 em 16:09, Carlos Campos disse:

Um cara insuportável, tóxico, nojento com as mulheres que por azar delas, eras suas subordinadas no local... e eu pensava: esse lixo veio de um lugar tão bacana, interessante, que eu adoraria poder morar, só pra encher o saco aqui em Curitiba.

Infelizmente, pessoas arrogantes e desprezíveis surgem de qualquer lugar, por melhor q esses lugares sejam, climaticamente falando, geograficamente.. A localização geográfica não influencia em nada no "aspecto" interno do ser humano.

Nossa, como o tempo passa rápido. Temos que nos reencontrar, não vou a Curitiba desde aquele dia.

• Like 2
  • Haha 8

A convencional de Cuiabá esteve a um décimo de quarentar no dia primeiro de agosto, e essa é a maior temperatura de 2024 até agora, Cuiabá segue nessa primeira quinzena de agosto sem temperaturas de 40ºC ou mais, amanhã a máxima prevista é 20ºC, mas pode ser menos e termos a menor máxima diurna de 2024, o INMET coloca Cuiabá no limite do alerta laranja de declínio de temperatura, poderemos ter o dia mais frio do ano exatamente um ano depois de quarentar pela primeira vez de muitas em 2023, ano passado foi 9 de agosto que quarentou.

• Like 9
  • Sad 3

Em 08/08/2024 em 16:09, Carlos Campos disse:

(...) A localização geográfica não influencia em nada no "aspecto" interno do ser humano.

Aí eu discordo de você, Carlos. Há certa tendência de países mais frios gerarem pessoas "menos quentes" no comportamento. Tipo, pessoas da Suécia, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos têm personalidade mais fria, de forma geral. São mais pontuais e meio rígidos para seguir regras. Já pessoas de países mais quentes (os latinos das Américas e da Europa) tendem a ser mais "quentes" em personalidade, abraçando mais, não seguindo as regras tanto à risca etc.

Mas é claro que, falando de cada indivíduo, não é uma coisa tão rígida. No Brasil há pessoas "frias" e na Suécia há pessoas "quentes"...

Voltando ao monitoramento, eu estou com uma tarde abafada aqui em São Paulo capital. Temperatura chegou aos 29 ºC aqui próximo à USP, no distrito do Butantã, zona oeste da cidade. A previsão mostra variação 10 ºC / 20 ºC para amanhã, mas eu creio que os 20 ºC ficarão restritos ao início da madrugada, e o dia inteiro estará dentro da casa dos 10 ºC a 18 ºC...

No sábado, eu estarei em Mongaguá, na Baixada Santista, e a previsão é de chuva com variação 11 ºC / 16 ºC.

• Like 7
  • Thanks 4

Em 08/08/2024 em 17:32, BrunoSaoPauloCapital disse:

Aí eu discordo de você.

Aí eu concordo com você.

Com raras excessões, vejo isso aqui mesmo no fórum - não é necessário observar o mapa climático brasileiro para conhecer o clima do país.

Céu encoberto, 18°C e ausência de vento neste entardecer.

20868972_2024_08_08_17_34_13_0.thumb.jpg.1acac2056a14924ee52600272d5a1748.jpg

Do oeste do Paraná em direção ao Paraguai e MS está frio e com queda na temperatura.Screenshot_20240808-173756.jpg.ba1a7e4eefbc75d7a706521e0f0bdded.jpg

Uruguai gelado.

Screenshot_20240808-173855.jpg.9bb9fabe4042cab411c2f4a2d2379dfd.jpg

• Like 12
  • Thanks 2

Em 08/08/2024 em 18:19, Alberto Hanauer disse:

Dia pre frontal quente e seco  com máxima de 33.9  graus segundo o INMET .

Com relação a bomba polar seca que está por vir, Wrf e Gem convergem para 5 graus, que já possibilitaria a formação de geadas em baixadas da zona rural. Já o conservador Google/ europeu incrementou o que previa ontem

IMG_20240808_171213.jpg

Screenshot_2024-08-08-16-54-35-799_com.android.chrome.jpg

• Like 11

Serra do Rio do Rastro recebe edição de corrida noturna: ‘uma das estradas mais espetaculares’

Largada está prevista para o próximo sábado (10), a partir das 18h30; trânsito será afetado na rodovia

A Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, considerada uma das estradas mais espetaculares do mundo, recebe, neste sábado (10), a Night Run Rio do Rastro. É a primeira edição de corrida noturna na rodovia. A largada, segundo a organização do evento, está prevista para 18h30.

“É com muito orgulho que trazemos a 1ª Night Run Rio do Rastro, uma UpHill de tirar o fôlego”, afirma o organizador, Guilherme Rampinelli, da RSF Pro Eventos. “A escolha para sediar o evento Serpente Negra não poderia ser diferente, devido à grandiosidade de ser uma das estradas mais perigosas e espetaculares do mundo”, acrescenta.

Ainda conforme a organização, as corridas na Serra do Rio do Rastro são comuns, mas nenhuma delas aconteceu à noite. O check-in da prova está marcado para 17h30 e, o início, programado para 18h30. As inscrições encerraram e são esperadas cerca de 500 pessoas para participarem do evento.

A prova conta com a modalidade de 10 quilômetros masculino e feminino, com ganho de altimetria de mais mil metros no trajeto.

https://ndmais.com.br/corrida/serra-do-rio-do-rastro-recebe-edicao-de-corrida-noturna-uma-das-estradas-mais-espetaculares/

---

Provavelmente vai estar uns 3°C/4°C no começo da prova. Bom frio. 😎

• Like 15

Temos mais um dia de sol forte e calor pré frontal no Rio de Janeiro, o dia amanheceu no cachambi com 23 graus e obtive máxima de até 33 graus no cachambi, a umidade chegou a bater 38% no meu bairro, são 19:30 e a inda tenho 27 graus aqui no cachambi, amanhã a máxima deve ocorrer até antes do 12h.

• Like 10
  • Sad 1

Menos de 15 dias atrás as previsões estendidas colocavam 39ºC para Cuiabá e 36ºC para Adamantina amanhã, é o que postaram no tópico de julho no dia 28, págs.. 40 e 41, no entanto, o que vemos é uma bela duma onda de frio para o mesmo dia: 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 10
  • Thanks 5

Segue a previsão horária do sábado, dia pra lá de interessante aqui em BH, quando a frente fria avança ao longo do dia, com nuvens e possibilidade de chuva à tarde, seguido da tão aguardada advecção de ar polar. A temperatura vai cair muito da tarde pra noite e as mínimas serão invertidas, com 13ºC antes da virada do dia:

1999033432_Semttulo.png.0cbefa005b65acc8877eceabd8e0f390.png

As tendências aqui estão malucas para a segunda metade da grade. As previsões de hoje, de forma geral, tiraram bem o calor e colocam um padrão até razoável até o dia 20, inclusive agora indicam um melhor resfriamento nesse segundo pulso da semana que vem. Tem que ir acompanhando.

Máxima hoje de 27ºC. Há uma chance razoável de a pré-frontal de amanhã não alcançar os 30 graus na maior parte da cidade.

Edited by LeoP
  • Like 10

Rodadas da tarde calibraram melhor o frio para o amanhecer de Domingo em São Paulo. O Euro saiu dos 3/4°C para a 6°C, e o GFS corrigiu de 11 para 9°C. Apostaria em 7/8°C no Mirante de acordo com esses dados. A terça feira tende a ser mais promissora para mínimas baixas no Mirante devido a advecção mais intensa. 

• Like 8
  • Thanks 4

Em 08/08/2024 em 20:31, Bruno D disse:

Rodadas da tarde calibraram melhor o frio para o amanhecer de Domingo em São Paulo. O Euro saiu dos 3/4°C para a 6°C, e o GFS corrigiu de 11 para 9°C. Apostaria em 7/8°C no Mirante de acordo com esses dados. A terça feira tende a ser mais promissora para mínimas baixas no Mirante devido a advecção mais intensa. 

Teremos noites de céu limpo ? Ou a famigerada infiltração sempre a espreita ? Pela direção dos ventos apostada , parece que não teremos céu tão limpo assim .

• Like 8
  • Sad 4

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.