Daniel85 Posted July 26, 2024 at 12:59 AM Share Posted July 26, 2024 at 12:59 AM Ilhas de calor novamente ditando as temperaturas nessa noite em São Paulo. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jrmartinisp Posted July 26, 2024 at 01:00 AM Share Posted July 26, 2024 at 01:00 AM Em 25/07/2024 em 15:40, Edison Bocorny Jr disse: Outras previsões são parecidas para o centro oeste e norte do Brasil. Há ainda quem dúvida do aquecimento do planeta no geral. Esta conta tá errada, tivemos 10 meses de calor quase que ininterrupto só isso já da mais de 300 dias. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted July 26, 2024 at 01:01 AM Share Posted July 26, 2024 at 01:01 AM Não achei ruim. Se ficar na média por aqui vai ser bom. Agora...esse agosto aí é a pá de cal desse inverno para muitos lugares. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted July 26, 2024 at 01:30 AM Share Posted July 26, 2024 at 01:30 AM Hoje foi um dia de primavera outubro aqui, com mínima de 17.3 graus e máxima 25.8 com sol a tarde. 10 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted July 26, 2024 at 02:24 AM Share Posted July 26, 2024 at 02:24 AM Agora 17,9° com 81%. É a mínima do dia. Segue a destruição da anomalia negativa por aqui. Há 10/12 dias eu cheguei a ter 10,7° de média no mês. Agora estou com 13,9°. Segue o vídeo na Orla do Guaíba hoje. Tarde morna. Coisa porca. 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jonny Arruda Posted July 26, 2024 at 02:46 AM Share Posted July 26, 2024 at 02:46 AM Em 25/07/2024 em 15:40, Edison Bocorny Jr disse: Outras previsões são parecidas para o centro oeste e norte do Brasil. Há ainda quem dúvida do aquecimento do planeta no geral. Uma matéria como esta não deveria nem estar sendo discutida. Que pesquisa é esta que junta um monte de dados climáticos do passado e compara com projeções futuras dos próximos 30 anos? O clima de um estado têm inúmeras variáveis. Sem contar que não sabemos nem como será o próximo agosto, imaginem em 2050. Vamos nos basear em dados sólidos, e não em "achismo". 7 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caio César Posted July 26, 2024 at 09:29 AM Share Posted July 26, 2024 at 09:29 AM Uma coisa é certa na nova atualização dos modelos: os primeiros dias de agosto serão escaldantes. Consenso geral por uma poderosa onda de calor. Divergência entre o GFS e o Euro nas máximas. Pelo americano, muito mais brutal. Podendo a CABA (Buenos Aires) atingir quase ou superar 30C. O único fio de esperança veio o Ensemble do Euro, que colocou um ciclogênese se formando por volta do dia 9. Cenário que não é acompanhado pelos deterministicos. E foi muito ruim a última saída do EPS para o período que insistia em uma data-chave entre 06 e 09/08. Até dias atrás e em algumas rodadas insistia em algo próximo a isso para este período: Ou seja, cenário incerto e com sensível piora nas expectativas para agosto, mesmo com a queda da AAO. A única certeza será um brutal calor como cartão de visita. 13 1 16 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted July 26, 2024 at 10:01 AM Share Posted July 26, 2024 at 10:01 AM (edited) Em 26/07/2024 em 06:29, Caio César disse: Uma coisa é certa na nova atualização dos modelos: os primeiros dias de agosto serão escaldantes. Consenso geral por uma poderosa onda de calor. Divergência entre o GFS e o Euro nas máximas. Pelo americano, muito mais brutal. Podendo a CABA (Buenos Aires) atingir quase ou superar 30C. O único fio de esperança veio o Ensemble do Euro, que colocou um ciclogênese se formando por volta do dia 9. Cenário que não é acompanhado pelos deterministicos. E foi muito ruim a última saída do EPS para o período que insistia em uma data-chave entre 06 e 09/08. Até dias atrás e em algumas rodadas insistia em algo próximo a isso para este período: Ou seja, cenário incerto e com sensível piora nas expectativas para agosto, mesmo com a queda da AAO. A única certeza será um brutal calor como cartão de visita. E depois de tudo isso ...ainda terão esperançosos que vão esperar a tal MP prometida , que só virá em Dezembro hehe ... Pior que essa merda de calor não afeta justamente a única área que ela é benéfica...que é na praia . Edited July 26, 2024 at 10:01 AM by Juzinho 5 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LucianoD Posted July 26, 2024 at 10:59 AM Share Posted July 26, 2024 at 10:59 AM bem vinda primavera obviamente que estou brincando, mas superado o mês de agosto, para quem não gosta de frio, o resto é tranquilo, pq mesmo que setembro seja abaixo de média, já não trás uma sensação de inverno igual a jun/jul, a duração do dia é bem maior e máximas muito baixas com tempo seco tbm é muito difícil com o sol menos inclinado, especialmente de meados de setembro em diante. 11 1 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted July 26, 2024 at 11:31 AM Share Posted July 26, 2024 at 11:31 AM inverno é morte que venha a primavera 1 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
EvandroPR Posted July 26, 2024 at 11:41 AM Share Posted July 26, 2024 at 11:41 AM Bom dia 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Thiago_Farias Posted July 26, 2024 at 11:47 AM Share Posted July 26, 2024 at 11:47 AM Mais um início de manhã com mínimas incríveis no planalto brasiliense hoje, e com renovação de recorde nas estações de baixada: PADF DF-130 (WLink): 4,4°C Parkway Qd20: 5,1°C PADF DF-320 (WLink): 5,2°C NR Vargem Bonita (WLink): 5,3°C Parkway Qd17: 5,4°C Samambaia DF-190 : 6,0°C Planaltina (INMET): 7,5°C Iate Clube: 9,5°C Sudoeste (INMET): 9,5°C Santa Mônica (Tororó): 9,7°C Aeroporto: 9,8°C Paranoá (INMET): 12,0°C Ponte Alta (INMET): 12,1°C Hoje foi dia de paddle com esse visual no lago: 13 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted July 26, 2024 at 11:49 AM Share Posted July 26, 2024 at 11:49 AM (edited) Bom dia. Depois de trocar uma ideia com o @jean10lj e com o @Carlos Campos sobre temperatura de relva. Resolvi inserir na minha Ecowitt do Rio Vermelho um sensor de relva. Chega na próxima semana: Entre os dias 20-25/07 a estação do Rio Vermelho registrou temperaturas na casa dos 3/4ºC e creio que alguma geada tímida deve ter ocorrido. Mas como o local fica no interior e o rapaz que cede terreno, casa e internet para manter o aparelho dificilmente me manda alguma foto (e ele não tem a menor obrigação de fazer isso). Penso que um sensor de relva vai ajudar a tirar essas dúvidas. Amanhecemos com céu limpo nessa sexta. Mínimas ainda boas: 7,4ºC Mato Preto 7,7°C Rio Vermelho 8,7ºC Rio Negro Estamos com a média das mínimas variando entre 7,0/7,7ºC; média das máximas variando entre 18,3/18,8ºC; média mensal variando entre 12,7/13,2ºC. Edited July 26, 2024 at 07:27 PM by SandroAlex 11 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caio César Posted July 26, 2024 at 11:58 AM Share Posted July 26, 2024 at 11:58 AM Num primeiro momento temos alguns beneficiados pela queda da AAO. Ushuaia também vai pegar um bom rescaldo. 15 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigo-GO Posted July 26, 2024 at 12:18 PM Share Posted July 26, 2024 at 12:18 PM Hj tive mínima de 8.7°C na minha estação do Jardim Olímpico e 11.8°C aqui em casa, ambas em Goiânia. Em Licínio de Almeida-BA tive 11.3°C (zona rural) e 13.8°C (cidade) e em Palmas-PR 4.1°C no horizonte e 4.8°C na cidade. 14 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted July 26, 2024 at 12:36 PM Share Posted July 26, 2024 at 12:36 PM Frio agora de manhã também em Belo Horizonte, com 11°C na Pampulha e baixadas geladas (que a estação não pega). De moto, quando passo em alguma baixada seguida de algum morro, chego a sentir o ar morno na subida pela diferença de temperatura. Mas fez frio nos topos também, com 12°C na estação do Cercadinho e 14°C na área central. O dia é radiante, com máxima prevista de 25°C: Ao menos na primeira semana de agosto, estaremos completamente blindados dessa onda de calor aqui no leste, inclusive sob efeito de uma MP que deve deixar as temperaturas abaixo da média por alguns dias. 13 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tássio Gonçalves1515095449 Posted July 26, 2024 at 12:37 PM Share Posted July 26, 2024 at 12:37 PM Em 26/07/2024 em 08:58, Caio César disse: Num primeiro momento temos alguns beneficiados pela queda da AAO. Ushuaia também vai pegar um bom rescaldo. Sempre tive a curiosidade de saber se na Austrália e na África do Sul haveriam também esses bloqueios infernais que temos na América do Sul pois sempre percebi que por lá as altas polares tem muito mais facilidade de avançarem território a dentro do que na América do Sul, pelo menos recentemente, ou estou enganado... Vamos ver para que lado mais vai ondular o jato polar e quem sairá o maior beneficiado pelo fenômeno SSW e a queda da AAO... 11 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted July 26, 2024 at 12:38 PM Author Share Posted July 26, 2024 at 12:38 PM Para Minas Gerais, teremos essa MP mediana no dia 30/07, seguida de um envelhecimento progressivo no oceano que deve garantir o mesmo padrão tia-velha de sempre neste inverno, mas as temperaturas ficarão um pouco abaixo da média até dia 6 ou 7…mais manhãs frias a caminho ! O @Tássio Gonçalves1515095449aguarda desde Junho a tal MP forte prometida , eu gostei do otimismo dele mas eu também já joguei a toalha, não vem MP forte mais não. Se vier é porque Deus resolveu ter pena da gente após tantos meses históricos no calor. Para Setembro, sigo na ideia de algo dinâmico , tempestuoso, padrão 2022 por aqui. A forte estiagem no BR central pode favorecer o crescimento anormal da bolha de calor , mesmo com La Niña, eu não vejo motivos para a gente não experimentar alguns novos episódios marcantes de onda de calor , porém sem a severidade de 2023. Em Juiz de Fora, sol entre nuvens ralas. Mínima de 09,1C. 14 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted July 26, 2024 at 12:39 PM Share Posted July 26, 2024 at 12:39 PM Em 26/07/2024 em 08:49, SandroAlex disse: Bom dia. Depois de trocar uma ideia com o @jean10lj e com o @Carlos Campos sobre temperatura de relva. Resolvi inserir na minha Ecowitt do Rio Vermelho um sensor de relva. Chega na próxima semana: Entre os dias 20-25/07 a estação do Rio Vermelho registrou temperaturas na casa dos 3/4ºC e creio que alguma geada tímida deve ter ocorrido. Mas como o local fica no interior e o rapaz que cede terreno, casa e internet para manter os aparelho dificilmente me manda alguma foto (e ele não tem a menor obrigação de fazer isso). Penso que um sensor de relva vai ajudar a tirar essas dúvidas. Amanhecemos com céu limpo nessa sexta. Mínimas ainda boas: 7,4ºC Mato Preto 7,7°C Rio Vermelho 8,7ºC Rio Negro Estamos com a média das mínimas variando entre 7,0/7,7ºC; média das máximas variando entre 18,3/18,8ºC; média mensal variando entre 12,7/13,2ºC. Bom dia, amigo Excelente iniciativa, assim vc saberá exatamente o número de dias com geada no local da estação. Pelo menos no local do sensor, já q muito provavelmente ocorrem geadas isoladas em pontos mais afastados. Aqui, por exemplo, se eu fosse depender da visualização na minha rua, somente em situações onde as mínimas em topo caem abaixo dos 2°C, pois tem muito arvoredo, é um topo e também é de certa forma bastante urbanizado. Como falei pra vc, vai ser bacana entender até qual mês é possível esperar essas ocorrências. Aqui já foram até novembro, quando registrei com fotos e mínimas de relva, na baixada. Hoje a mínima aqui ficou nos 7,5°C e houve nevoeiro fraco. Manhã bonita mas estranha, meio enfumaçada e com nuvens altas, principalmente no noroeste. Parece instabilidade próxima, mas não há nada indicando isso no radar e na imagem de satélite. 18 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted July 26, 2024 at 12:48 PM Share Posted July 26, 2024 at 12:48 PM Amanhecer desses dias aqui em Iporã do Osste. Um cenário diário em dias de céu limpo entre abril e agosto. VID_85100206_061052_726.mp4 12 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
sjmolive Posted July 26, 2024 at 12:54 PM Share Posted July 26, 2024 at 12:54 PM Em 25/07/2024 em 15:40, Edison Bocorny Jr disse: Outras previsões são parecidas para o centro oeste e norte do Brasil. Há ainda quem dúvida do aquecimento do planeta no geral. Seis graus de aquecimento em 26 anos?! A gente até tenta acreditar mas fica difícil rsrsrs. 5 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted July 26, 2024 at 12:55 PM Share Posted July 26, 2024 at 12:55 PM Em 26/07/2024 em 08:49, SandroAlex disse: Bom dia. Depois de trocar uma ideia com o @jean10lj e com o @Carlos Campos sobre temperatura de relva. Resolvi inserir na minha Ecowitt do Rio Vermelho um sensor de relva. Chega na próxima semana: Show de bola. Eu julgo especialmente interessante para áreas de altitude. Aqui a 500-600m já é interessante, mas para quem está perto dos 1000m é muito mais legal. O motivo é porque a diferença entre relva e t2m tende a ser maior em áreas de altitude, em grande parte pela facilidade do ar de secar. Aqui a 520m já é bacana as diferenças: DIF= diferença entre a mínima na relva e a mínima do abrigo da estação. Relva = mínima na relva. Min= mínima do abrigo da estação. No dia 30/06 a mínima na relva foi de -4,9 e na estação -1,3. Na noite do dia 1 para o dia 2 teve uma geada que ninguém viu, pois amanheceu com nevoeiro. Dia 30/06 video_2024-07-26_09-53-22.mp4 13 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted July 26, 2024 at 01:02 PM Share Posted July 26, 2024 at 01:02 PM Em 26/07/2024 em 09:37, Tássio Gonçalves1515095449 disse: Sempre tive a curiosidade de saber se na Austrália e na África do Sul haveriam também esses bloqueios infernais que temos na América do Sul pois sempre percebi que por lá as altas polares tem muito mais facilidade de avançarem território a dentro do que na América do Sul, pelo menos recentemente, ou estou enganado... Vamos ver para que lado mais vai ondular o jato polar e quem sairá o maior beneficiado pelo fenômeno SSW e a queda da AAO... Bom dia, Tássio Acredito que ao menos na Austrália os bloqueios seja meio q raros, uma vez que boa parte do continente está situado abaixo do paralelo 20°S e não há barreiras montanhosas importantes. No caso, aqui, os Andes no oeste (de sul ao norte) contribuem para ocorrência desses bloqueios na área central e leste do nosso continente, pois atrapalham a passagem livre das correntes aéreas. Mas é uma análise preguiçosa e despretensiosa. Tem q ver certinho com o @Peregrine Espero ter ajudado 5 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tássio Gonçalves1515095449 Posted July 26, 2024 at 01:02 PM Share Posted July 26, 2024 at 01:02 PM (edited) Em 26/07/2024 em 09:38, Renan disse: Para Minas Gerais, teremos essa MP mediana no dia 30/07, seguida de um envelhecimento progressivo no oceano que deve garantir o mesmo padrão tia-velha de sempre neste inverno, mas as temperaturas ficarão um pouco abaixo da média até dia 6 ou 7…mais manhãs frias a caminho ! O @Tássio Gonçalves1515095449aguarda desde Junho a tal MP forte prometida , eu gostei do otimismo dele mas eu também já joguei a toalha, não vem MP forte mais não. Se vier é porque Deus resolveu ter pena da gente após tantos meses históricos no calor. Para Setembro, sigo na ideia de algo dinâmico , tempestuoso, padrão 2022 por aqui. A forte estiagem no BR central pode favorecer o crescimento anormal da bolha de calor , mesmo com La Niña, eu não vejo motivos para a gente não experimentar alguns novos episódios marcantes de onda de calor , porém sem a severidade de 2023. Em Juiz de Fora, sol entre nuvens ralas. Mínima de 09,1C. Pois é Renan, eu sou realmente muito otimista, até pelas circunstâncias, pelas possíveis tendências e fenômenos que em tese nos favoreceriam muito mas...E de fato a queda na AAO será sentida mas talvez não intensamente por nós, tenho tentado ser otimista, não jogar a toalha, agosto já estaria sob influência de uma neutralidade fria talvez já no pacífico equatorial, em tese tudo ajudaria e pode ser sim que, como já vimos em inúmeras vezes, do nada os modelos projetem algo muito bom para nossas bandas, mas o que tinhamos de palpável, algo que nos desse um suspiro num horizonte de médio prazo, no momento, parece ter se dissipado... Modelos são voláteis, instáveis, e nesses últimos tempos cada vez mais difíceis de compreensão pois parecem ter até "personalidade" kkk pois mudam da água pro vinho como num passe de mágica... Bom, continuarei internamente com minha fé tímida e aquela pequena chama insistindo em querer se manter acessa, permanecerei com o pouco de esperança que ainda me resta mas sem afirmar ou criar certezas de nada até pra o bem da minha saúde mental... Já projetei uma data, a depender dos prognósticos, dia 15 de agosto soprarei a chama e jogarei ou não a toalha e tá tudo bem já que não posso lutar contra isso ou fazer coisa alguma para mudar o percurso da natureza, ninguém pode, e o jeito é dizer "não foi dessa vez" e fim ao inverno 2024... É isso, vamos ver o que os próximos dias nos reservam... Tempo seco, parado, nada acontece, por incrível que pareça estou morrendo de saudades do verão e dos dias altamente dinâmicos, posso dizer sem medo que tive dias de maior felicidade e emoção no período do verão do que nesse inverno miserável e lastimável ... Seguimos acompanhando... Edited July 26, 2024 at 01:16 PM by Tássio Gonçalves1515095449 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted July 26, 2024 at 01:03 PM Share Posted July 26, 2024 at 01:03 PM (edited) São Miguel, RN essa madrugada teve 13.1 C, conseguindo atingir uma temperatura um pouco mais baixa que Custódia, PE com 13.4 C. Tem que respeitar. Fez mais frio que o Urbana. 😎 Edited July 26, 2024 at 01:37 PM by Samihr Hermes 9 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted July 26, 2024 at 01:07 PM Share Posted July 26, 2024 at 01:07 PM (edited) Em 26/07/2024 em 09:54, sjmolive disse: Seis graus de aquecimento em 26 anos?! A gente até tenta acreditar mas fica difícil rsrsrs. A não ser que o sol esteja em vias de explodir em ritmo ultra acelerado ou uma emissão de raios gama esteja para vir de alguma estrela próxima nesses 26 anos....(cenários de filme ruim) Não há justificativa alguma que sustente uma anomalia de +6ºC nas médias em um passo de duas décadas e meia, isso é alucinação. Mesmo com toda essa degradação das temperaturas ocorridas nos últimos 50-60 anos, tivemos um incremento de +1.5ºC no pior dos lugares. São pseudocientistas espalhando pseudociência/pseudoinformação. Edited July 26, 2024 at 01:08 PM by pindorama 10 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted July 26, 2024 at 01:26 PM Share Posted July 26, 2024 at 01:26 PM tivemos quarta quase verão (no caso, um dia ameno de verão) com abafamento e bicando os 30 graus, e pelas 22 horas ainda tínhamos uma noite de quase dezembro daí ontem, quinta, tivemos um dia mais primaveril, como se fosse início de novembro, um pouco menos abafado, e com resfriamento mais rápido e acentuado ao fim da tarde. Pelas 22 horas tínhamos 17 graus. Menor que quarta, mas ainda uma noite quente pra julho, já que a média das máximas é pelos 20 graus. hoje, felizmente parece que vai ser mais ameno, e então teremos um frio (nem tão forte, mas tb nada medíocre) tiro curto depois do finde. Hoje Tá demorando pra aparecer o sol por completo, a previsão é de máxima de 22, na média de maio/setembro, mas não duvido que suba um pouco mais, pois TODOS os dias dessa semana fizeram mais calor à tarde que o previsto. As mínimas não consegui acompanhar direito, os dados da base aérea estão há dias indisponíveis. 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted July 26, 2024 at 01:41 PM Share Posted July 26, 2024 at 01:41 PM Temperaturas subindo nesta manhã de sexta em São Paulo. Temos um pouco de nebulosidade alta no céu. Faz 22/23 graus nas estações do CGE de toda a cidade. Já nos aeroportos, estávamos com 21 graus em Congonhas e 20 graus em Cumbica na atualização das 10 horas. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted July 26, 2024 at 02:03 PM Share Posted July 26, 2024 at 02:03 PM Em 26/07/2024 em 10:03, Samihr Hermes disse: São Miguel, RN essa madrugada teve 13.1 C, conseguindo atingir uma temperatura um pouco mais baixa que Custódia, PE com 13.4 C. Tem que respeitar. Fez mais frio que o Urbana. 😎 Friozinho seco por aí. Capital no litoral com 20 e Caicó 17 graus. Sempre achei que Martins, Lagoa Nova, Tenente Laurentino e Cerro Corá eram as mais frias, podendo fazer até 12 graus. 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted July 26, 2024 at 02:31 PM Share Posted July 26, 2024 at 02:31 PM Em 26/07/2024 em 10:26, Eclipse POA disse: As mínimas não consegui acompanhar direito, os dados da base aérea estão há dias indisponíveis. Consegui pra vc amigo. Não só as mínimas mas também as máximas, até ontem (25). Nossa, tão simples. Eu acho q o problema aí não é o celular e sim falta de um óculos 🥸. E, não ...não precisa agradecer. 1 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted July 26, 2024 at 02:44 PM Author Share Posted July 26, 2024 at 02:44 PM Expectativa dos modelos em relação à temperatura em 850hPa pra cá neste próximo evento. No pico da advecção deve atingir +- 8°C, o que não é nada demais. Não sei se vai ser suficiente para fazer os topos da cidade baixarem de 10°C, o que não aconteceu ainda esse ano. Mesmo assim acredito que vai ser renovada a mínima absoluta nos topos. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel Lisboa Posted July 26, 2024 at 02:46 PM Share Posted July 26, 2024 at 02:46 PM Em 26/07/2024 em 06:29, Caio César disse: Uma coisa é certa na nova atualização dos modelos: os primeiros dias de agosto serão escaldantes. Consenso geral por uma poderosa onda de calor. Divergência entre o GFS e o Euro nas máximas. Pelo americano, muito mais brutal. Podendo a CABA (Buenos Aires) atingir quase ou superar 30C. O único fio de esperança veio o Ensemble do Euro, que colocou um ciclogênese se formando por volta do dia 9. Cenário que não é acompanhado pelos deterministicos. E foi muito ruim a última saída do EPS para o período que insistia em uma data-chave entre 06 e 09/08. Até dias atrás e em algumas rodadas insistia em algo próximo a isso para este período: Ou seja, cenário incerto e com sensível piora nas expectativas para agosto, mesmo com a queda da AAO. A única certeza será um brutal calor como cartão de visita. Com essa súbita mudança nas perspectivas para agosto, dá para dizer que 2024 caminha para ser O PIOR INVERNO DA HISTÓRIA DE SP (e acredito que de boa parte do PR pra cima). Não só pela quantidade ínfima de dias frios, mas pela quantidade absurda de dias quentes que vamos tendo desde maio. Nem em anos com Super El Nino vimos algo tão absurdo. É absolutamente aterrador o que está acontecendo. 12 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted July 26, 2024 at 02:52 PM Share Posted July 26, 2024 at 02:52 PM (edited) On 7/26/2024 at 10:03 AM, Edison Bocorny Jr said: Friozinho seco por aí. Capital no litoral com 20 e Caicó 17 graus. Sempre achei que Martins, Lagoa Nova, Tenente Laurentino e Cerro Corá eram as mais frias, podendo fazer até 12 graus. Ontem, dia 25/07, Martins teve máxima de 28.6 C com umidade máxima de 48% na hora do pico. A mínima foi de 17.6 C com umidade máxima de 82%. Lagoa Nova, que fica na mesma chapada que Tenente Laurentino Cruz, teve máxima de 25.8 C, com umidade máxima de 62%. A estação infelizmente perdeu a temperatura mínima as 3:00 e 4:00, mas as 5:00 a temperatura mínima era de 16 C com umidade máxima de 95%. Aliás esse dia "frio de inverno" de Lagoa Nova foi bem semelhante a "tarde de primavera de outubro" que você citou alguns posts atrás! Posso estar fazendo um exagero grosseiro, pois não lembro agora exatamente e não tenho acesso ao meu computador com minhas tabelas mais antigas. Mas acho que as PCD de Lagoa Nova já registrou dias com máxima de 20 C (e mínima de 19 C) com umidade no máximo e chuva caindo. Dados das PCDs da EMPARN https://meteorologia.emparn.rn.gov.br/relatorios/relatorio-variaveis Edited July 26, 2024 at 03:04 PM by Samihr Hermes 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted July 26, 2024 at 03:15 PM Share Posted July 26, 2024 at 03:15 PM Imagem do satélite deste final de manhã de quarta feira mostra nebulosidade alta atingindo o sul do Brasil e um pouco SP e MS. Topo de nuvens Visível 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted July 26, 2024 at 03:26 PM Share Posted July 26, 2024 at 03:26 PM Em 26/07/2024 em 11:31, Carlos Campos disse: Consegui pra vc amigo. Não só as mínimas mas também as máximas, até ontem (25). Nossa, tão simples. Eu acho q o problema aí não é o celular e sim falta de um óculos 🥸. E, não ...não precisa agradecer. obrigada amiga, fico contente que já são dados de 2050, com 6 graus acima da média. Tem tudo lá mesmo. 2 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted July 26, 2024 at 03:26 PM Share Posted July 26, 2024 at 03:26 PM Geada ontem na area rural de Friburgo: Ontem e hj meu termômetro registrou temperatura minima na casa dos 8 graus na area urbana. 13 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted July 26, 2024 at 03:37 PM Share Posted July 26, 2024 at 03:37 PM Buenos dias, temperaturas extremas el día de ayer (quinta-feira) en Montevideo (Melilla): En la estación Prado máxima de 16,3°C mínima de 10,3°C Jornada soleada y despejada. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted July 26, 2024 at 04:11 PM Share Posted July 26, 2024 at 04:11 PM Depois de 20 dias sem ultrapassar os 22 ºC, nós FINALMENTE tivemos algum calor aqui em Mongaguá, na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Sob o sol de inverno e sem nuvens, alcançamos os 26,0 ºC às 12:05. Porém, já caiu novamente para a casa dos 23 ºC. Neste momento (13:11), tenho 23,2 ºC. 9 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted July 26, 2024 at 05:02 PM Share Posted July 26, 2024 at 05:02 PM Mais um dia ameno em POA que, felizmente, terá uma tarde menos quente. Não baixei dos 15,7° nessa noite e agora tenho 21,4° com 71%. Minha média mensal está em exatos 14,0°, um salto de 3,3° nos últimos 10/12 dias. Segue o vídeo no bairro Anchieta, o mesmo do nosso aeroporto. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted July 26, 2024 at 05:34 PM Share Posted July 26, 2024 at 05:34 PM Nossa, desânimo completo em ficar acompanhando o inverno com uma previsão destas, o frio morreu depois que passou a metada do mês. Desnecessário esse calorão no início de agosto, e a cada rodada PIORA! O que temos agora é aproveitar esse projeto de MP tiro curto no início da semana que vem pq depois é só LIXO! 5 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted July 26, 2024 at 05:36 PM Share Posted July 26, 2024 at 05:36 PM (edited) Aqui tenemos una nueva jornada primaveral, para nuestros padrones, jornada en extremo agradable y soleada, 17, 2°C en la estación Prado de Montevideo a las 14hrs. Edited July 26, 2024 at 05:36 PM by PabloMQL 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted July 26, 2024 at 05:48 PM Share Posted July 26, 2024 at 05:48 PM (edited) Bastante mas fresco en algunas zonas de la ciudad, como el aeropuerto de Carrasco 14,4°C. Probablemente debido a la influencia del mar. Carrasco, durante el ultimo evento de frio de julio (en el cual la estación Prado registró -1,4°C) REGISTRÓ MINIMA DE -3,2°C: https://metsul.com/2024-07-14-montevideu-frio-uruguai/ Edited July 26, 2024 at 06:02 PM by PabloMQL 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
diogoperetti Posted July 26, 2024 at 05:55 PM Share Posted July 26, 2024 at 05:55 PM As últimas saídas dos modelos são terríveis para nós amantes do frio. Nos resta torcer para alguma alteração, mas o que é mais bizarro é que os modelos erram quando preveem frio forte, mas nunca erram quando preveem calor, bizarro... 10 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted July 26, 2024 at 05:59 PM Share Posted July 26, 2024 at 05:59 PM (edited) Em 26/07/2024 em 14:55, diogoperetti disse: As últimas saídas dos modelos são terríveis para nós amantes do frio. Nos resta torcer para alguma alteração, mas o que é mais bizarro é que os modelos erram quando preveem frio forte, mas nunca erram quando preveem calor, bizarro... E tem pessoas que ainda acreditam que o planeta não está aquecendo, debochando e ironizando o aquecimento do planeta com uma onda de frio intensa. Edited July 26, 2024 at 06:04 PM by Edison Bocorny Jr 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted July 26, 2024 at 06:11 PM Share Posted July 26, 2024 at 06:11 PM Em 26/07/2024 em 13:11, BrunoSaoPauloCapital disse: Depois de 20 dias sem ultrapassar os 22 ºC, nós FINALMENTE tivemos algum calor aqui em Mongaguá, na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Sob o sol de inverno e sem nuvens, alcançamos os 26,0 ºC às 12:05. Porém, já caiu novamente para a casa dos 23 ºC. Neste momento (13:11), tenho 23,2 ºC. Quero sol e calor amanhã e domingo em São Sebastião...pelo menos para alguma coisa boa , esse inverno imprestável tem que ajudar hehe . 1 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel Lisboa Posted July 26, 2024 at 06:19 PM Share Posted July 26, 2024 at 06:19 PM Em 26/07/2024 em 15:13, Andre varAD disse: Calma gente! vai ter frio em agosto sim. se fosse agosto do ano que vem, nem pensar. mas agosto desse ano ainda tem chances de frio intenso. na 2° Semana de agosto é mais provável, lembra os últimas anos com o dígito 4? o frio veio forte em agosto. 84, 2004, 2014 e esse ano também. agora do ano que vem, senão fizer frio em julho, já era. Santo deus 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted July 26, 2024 at 06:30 PM Share Posted July 26, 2024 at 06:30 PM Em 26/07/2024 em 10:02, Tássio Gonçalves1515095449 disse: (...) por incrível que pareça estou morrendo de saudades do verão e dos dias altamente dinâmicos, posso dizer sem medo que tive dias de maior felicidade e emoção no período do verão do que nesse inverno miserável e lastimável ... Seguimos acompanhando... Interessante você falar em saudades do verão. Eu não sinto nenhuma falta das mínimas de 24 ºC em fevereiro, que fazem aqui na Baixada Santista - SP. Nem das noites com 26 ºC às 23:00, quando dentro de casa está 29 ºC, e a umidade acima dos 70% traz sensação de 31 ºC pra dormir. Você fica suado mesmo SEM CAMISA e SEM ATIVIDADE FÍSICA. Lembro também daqueles 38,0 ºC que tivemos em novembro de 2023. Com a umidade do litoral, a sensação térmica passou dos 45 ºC. kkkk Em comparação, esse mês de julho já trouxe muitos e muitos dias com mínima entre 15,0 ºC e 17,5 ºC; e máximas entre 19,5 º e 21,7 ºC. Depois de muitos dias amenos, hoje tivemos um pico de calor de 26,0 ºC, mas já estamos com 22,7 ºC às 15:29. Estou indeciso se tenho saudades do verão ou não... kkkk 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tássio Gonçalves1515095449 Posted July 26, 2024 at 06:40 PM Share Posted July 26, 2024 at 06:40 PM Em 26/07/2024 em 15:30, BrunoSaoPauloCapital disse: Interessante você falar em saudades do verão. Eu não sinto nenhuma falta das mínimas de 24 ºC em fevereiro, que fazem aqui na Baixada Santista - SP. Nem das noites com 26 ºC às 23:00, quando dentro de casa está 29 ºC, e a umidade acima dos 70% traz sensação de 31 ºC pra dormir. Você fica suado mesmo SEM CAMISA e SEM ATIVIDADE FÍSICA. Lembro também daqueles 38,0 ºC que tivemos em novembro de 2023. Com a umidade do litoral, a sensação térmica passou dos 45 ºC. kkkk Em comparação, esse mês de julho já trouxe muitos e muitos dias com mínima entre 15,0 ºC e 17,5 ºC; e máximas entre 19,5 º e 21,7 ºC. Depois de muitos dias amenos, hoje tivemos um pico de calor de 26,0 ºC, mas já estamos com 22,7 ºC às 15:29. Estou indeciso se tenho saudades do verão ou não... kkkk Digo em relação aos dias mais dinâmicos, aquela sensação boa que dá ao ver as tardes de verão fechando com o tempo carregado, aquela sensação de tempo tempestuoso mesmo... Se eu for ver temperatura e comparar com agora óbvio que a saudade passa kkkkk... Mas o dinamismo, pelo menos pra cá, é inegável que o verão é muitíssimo superior, pelo menos em relação a 2024, sabemos que não é assim todos os anos, mas em relação a esse ano troco fácil o período que estamos vivendo agora por um replay de fevereiro 2024... 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted July 26, 2024 at 06:44 PM Author Share Posted July 26, 2024 at 06:44 PM Prevejo novos HELLcordes de máxima absoluta para Agosto em vastas regiões de médias latitudes: 4 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted July 26, 2024 at 06:47 PM Share Posted July 26, 2024 at 06:47 PM Em 26/07/2024 em 15:11, Juzinho disse: Quero sol e calor amanhã e domingo em São Sebastião...pelo menos para alguma coisa boa , esse inverno imprestável tem que ajudar hehe . A minha estação preferida é o verão estilo janeiro 2024 aqui, com mínimas de 16 a 20 graus e várias máximas 26/28/30 graus, escurecer mais tarde. Em compensação o pior é o mesmo verão, mas com mínimas de 24 pra cima e máximas de 35/40 até 41 graus. 4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts