Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2023


Renan
 Share

Recommended Posts

Em 09/10/2023 em 12:51, Juzinho disse:

 

Creio que isso tem mais a ver com o fato do Mirante além de ficar em um lugar já bem afetado pelas ilhas de calor , fica mais perto das maiores ilhas de calor da cidade. 

O Sesc fica em uma região urbanizada, mas não tanto como o Mirante , e a represa ajuda também a diminuir o impacto dessas ilhas.

 

Acredito que a proximidade com a serra tenha algum efeito também 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 09/10/2023 em 13:12, jayvillao disse:

 

Acredito que a proximidade com a serra tenha algum efeito também 

Provável, a posição ajuda a chover um pouco mais no inverno, mas por ser  "atrás da serra" a chuva orografica quando acontece fica do lado virado para o oceano, ao mesmo tempo que Grandes temporais vindos do interior podem sofrer uma certa resistência da brisa marítima para atingir regiões mais ao sul da capital.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Vídeo do nosso Guaibão ontem de tarde. Nível estava bem alto, mas claro que não como nas enchentes de setembro. Dia foi frio com máxima de 18,5° às 10h10. Passamos toda a tarde em 17°.

 

Agora tenho 21,9° com 71%. Sol e nuvens.

 

Link do vídeo --> https://www.youtube.com/watch?v=puPS0HGHB4M&t=2s

 

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 09/10/2023 em 13:50, jrmartinisp disse:

Provável, a posição ajuda a chover um pouco mais no inverno, mas por ser  "atrás da serra" a chuva orografica quando acontece fica do lado virado para o oceano, ao mesmo tempo que Grandes temporais vindos do interior podem sofrer uma certa resistência da brisa marítima para atingir regiões mais ao sul da capital.

 

Mas as chuvas de infiltração (Hoje em dia menos frequentes do que antigamente) podem atingir boa parte da zona sul e bem menos a zona norte.

Me lembro de uma reportagem na TV, de alguns anos atrás, em Embu-Guaçu (Para quem não conhece, município da região metropolitana limítrofe com o bairro paulistano de Parelheiros, bem lá no sul), em que chovia moderadamente durante o dia, com todo mundo de  guarda-chuvas.

E aqui na zona norte, apenas céu nublado.

Era a típica chuva de infiltração.

 

Não é raro essas chuvas chegarem bem próximo do bairro de Santo Amaro.

Certa vez, fui num churrasco próximo à represa do Guarapiranga.

Choveu o dia todo, fraco a moderado (Felizmente, o local era coberto).

Quando retornei para a zona norte, à noite, meu pessoal disse que aqui havia apenas garoado um pouco pela manhã.

 

-------------

 

Estive ausente, visitando parentes no interior, em São Simão-SP e Ribeirão Preto.

Não sei se foi comentado aqui... mas no sábado (7), Interlagos aqueceu mais do que o Mirante num valor que eu não me lembro de ter visto antes (O que não quer dizer que não possa já ter ocorrido).

O Mirante teve 31,5°C de máxima enquanto Interlagos chegou nos 33,1°C.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Por causa do avanço da frente fria, o dia foi de tempo predominantemente nublado em BH e região, com pouco sol e diminuição do calor. Esteve abafado, porém mais confortável que os últimos dias, com máximas de 29/30 graus, alguns graus abaixo do previsto por quase todos os modelos e isntitutos que olhei.

 

Não é só em São Paulo que a previsão costuma errar o calor nas vésperas da frente. Aqui em BH, isso torna-se muito comum a partir da primavera, quando a atmosfera passa a ficar progressivamente mais dinâmica e instável. Ocorreu na onda de calor de setembro (o que cheguei a "prever") e já ocorreu umas 2 vezes nesse mês de outubro. Por vezes, essa situação é responsável por erros grotescos de previsão de até 10 graus, mesmo no curto prazo.

 

O padrão é esse: faz mais calor que o previsto 1 ou 2 dias antes da frente, como uma pré-frontal antecipada, que assusta a gente ("se chegou nesse valor agora, imagina depois, quando está previsto coisa pior?"), porém depois o calor flopa. Eu só não entendo o motivo de os modelos não terem sido ajustados nesse sentido até hoje.

 

Há expectativa de chuvas isoladas nessa semana, com baixos acumulados, e temperatura mais comportada até quarta.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 09/10/2023 em 18:25, Renan disse:

Grande CB, extremamente fotogênica, passando ao sul de JF neste fim de tarde:

 

IMG_8279.thumb.jpeg.d64576b0f1b028654fd5863fab8f165d.jpeg
 

 

767610f5-baab-4eb4-8146-84a241cba572.thumb.jpeg.8f774d56a71ab874ab06ff6879d131c0.jpeg

 

 

9718123b-cf8c-44c0-82b1-e325169d83eb.thumb.jpeg.f2c9ea898be7ec9c461a50fcc998fb13.jpeg

 

QUE ESPETÁCULO !!!!

Sim! Que perfeição! É um colírio 💜

 

Aqui tivemos um dia com variação entre 15,3°C 23,0°C com vento de W a SE e nuvens bem sem graça.

Mas teve bastante sol. Um sol não muito confiável. 

Sinceramente, depois de tanta chuva e descargas elétricas eu não apreciei esse dia de tempo bom. 

Tem muita água escorrendo nas ruas, as calçadas molhadas e um ar "molhado".

A tarde foi de céu parcialmente nublado com mudança na direção do vento para SE q trouxe nuvens baixas ao entardecer.

20231009_183151.gif.861bdbc43e5225909eb0d0bf7b488943.gif

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Buenos Aires na sexta:

Mínima: 12,9°C
Máxima: 27,4°C

Dia ensolarado e sequíssimo, com URA mínima de apenas 18%. No fim da tarde o vento virou pra sudoeste e a velocidade aumentou, chegando a 28 km/h de velocidade sustentada.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Buenos Aires sábado:

Mínima: 11°C
Máxima: 22,7°C

Com a passagem de uma fraca frente fria, os ventos mudaram de direcao e passaram a soprar do rio da Prata, proporcionando temperaturas agradáveis. Foi um dia ensolarado e novamente muito seco, com URA mínima de apenas 28%.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 09/10/2023 em 17:01, Aldo Santos disse:

 

Mas as chuvas de infiltração (Hoje em dia menos frequentes do que antigamente) podem atingir boa parte da zona sul e bem menos a zona norte.

Me lembro de uma reportagem na TV, de alguns anos atrás, em Embu-Guaçu (Para quem não conhece, município da região metropolitana limítrofe com o bairro paulistano de Parelheiros, bem lá no sul), em que chovia moderadamente durante o dia, com todo mundo de  guarda-chuvas.

E aqui na zona norte, apenas céu nublado.

Era a típica chuva de infiltração.

 

Não é raro essas chuvas chegarem bem próximo do bairro de Santo Amaro.

Certa vez, fui num churrasco próximo à represa do Guarapiranga.

Choveu o dia todo, fraco a moderado (Felizmente, o local era coberto).

Quando retornei para a zona norte, à noite, meu pessoal disse que aqui havia apenas garoado um pouco pela manhã.

 

-------------

 

Estive ausente, visitando parentes no interior, na região de São Simão-SP e Ribeirão Preto.

Não sei se foi comentado aqui... mas no sábado (7), Interlagos aqueceu mais do que o Mirante num valor que eu não me lembro de ter visto antes (O que não quer dizer que não possa já ter ocorrido).

O Mirante teve 31,5°C de máxima enquanto Interlagos chegou nos 33,1°C.

 

Eu vejo seus relatos e me vem memórias.

 

Eu trabalhei muitos anos em Sto amaro, já vi a chuva da infiltração chegar ali, mas é mais uma garoa forte pq as gotas são bem pequenas, mas molha o chão e até vc, as vezes até a neblina da serra chegava por ali, na hora de ir embora era até engraçado pq morava no centro  de sp, pegava a marginal pinheiros, quando chegava na altura da pte do Morumbi geralmente já estava só nublado.

 

Raramente as chuvas de infiltração avançam pelo resto da cidade, mas antigamente isto era mais comum, já em relação ao verão, já vi muito temporal se formar nas regiões mais centrais e norte/leste ao tempo que aonde estava em Sto amaro a mm do fim de tarde com seus stratus estava na rabeira da tempestade tipo alimentando ela, porém isto impedia muitas vezes de chover la, claro que não era regra, tinha dias que desabava o mundo por lá tbm, mas a frequência era menor eu acredito que quando a atmosfera estava sem atuação de nenhum sistema só na termodinâmica pura este é  o microclima da cidade, quando tinha temporais mais fortes na zona sul, geralmente ia ver, tinha FF em alto mar, cavados, etc... ou seja alguma ajuda a mais.

Talvez isto explique pq a pluviosidade do Sesc ser um pouco menor que do Mirante.

Um exemplo clássico é Março de 2006 com o recorde de 607mm, foi um mês chuvoso sem dúvida, mas o IAG se não me engano teve metade deste acumulado. 

Se fosse uma ZCAS que tivesse feito chover tudo isso de forma  generalizada tinha arrasado com a cidade a lá enchente  de 1929.

 

Aqui em Jacareí tem chuva de infiltração, mas não é muito comum, quando acontece vou olhar os acumulados no litoral norte e geralmente estão expressivos ou seja é resto destas chuvas.

A não ser em eventos muito severos como aconteceu em são Sebastião o efeito orografico foi tão forte que choveu até aqui, coisa de 60/80mm pela região, nunca tinha visto.

Outra coisa que reparei, morando nesta região é que o vale do Paraíba esta enfiado entre 2 serras, a do mar e a da Mantiqueira eu tenho a impressão de que aqui é mais tempestuoso ainda que a cidade de sp, parece q quer coisa que brota na zona leste de sp talvez pelo efeito da ilha de calor já que é um bairro muito concretado chega canalizado por aqui fácil.

 

 

Pra não desviar tanto assim do tópico :D

temperature caindo mínima amanhã de 17°

Não há chuva nos radares em sp, amanhã volta o sol, mas a chuva volta no feriado.

 

 

 

 

 

 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

A TARDE/NOITE DE ONTEM E MADRUGADA DE HOJE FORAM DE FORTES PANCADAS DE CHUVAS, TROVOADAS E VENTOS FORTES NO NOROESTE PAULISTA.

 

Em casa, até meia noite de ontem: 34mm;

Na madrugada: mais 13.8mm.

 

Ou seja, quase 50mm.

 

Em SJRP houveram até pontos de alagamentos em algumas vias ontem.

Acumulados relevantes tbm.

960877016_Screenshot_20231009-191242_SamsungInternet.thumb.jpg.32dfc11841594e7588d1f2977b541261.jpg

 

Dia hoje agradável. Máxima de 28.3°C em casa. UR bem alta. Agora em 84%.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Noticiário local hoje só mostrando imagens dos temporais e enchentes no Paraná no fds.

Todo o Estado foi atingido pelas fortes chuvas, vendavais, granizo.

Quase 20.000 pessoas foram atingidas diretamente.

57 municípios tiveram prejuízos.

1 pessoa morreu.

Destaque para o tornado F2 q atingiu Cascavel, lá no início do evento e para a micro explosão em Maringá no fds 👇

 

Maringá 

20231009_192017.thumb.gif.b94110b912efc2f6ff28c985277aee40.gif

Mais de 150 árvores caíram durante a micro explosão na cidade e o vento atingiu 110 km/h na estação da UFM.

 

Em Rio Negro, sudeste do Estado, a enchente já alcança a altura dos telhados de algumas casas nas áreas ribeirinhas. O nível do rio atinge hoje 10m.

Em Jaguariaíva, no nordeste do Estado foi decretado situação de emergência, com um acumulado chegando aos 172 mm nas últimas 72 h.

  • Like 12
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 09/10/2023 em 12:51, Juzinho disse:

 

Creio que isso tem mais a ver com o fato do Mirante além de ficar em um lugar já bem afetado pelas ilhas de calor , fica mais perto das maiores ilhas de calor da cidade. 

O Sesc fica em uma região urbanizada, mas não tanto como o Mirante , e a represa ajuda também a diminuir o impacto dessas ilhas.

O SESC tem acumulados mais elevados que o Mirante somente no outono-inverno. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Buenos Aires hoje:

Mínima: 15,6°C
Máxima: 30,4°C

Sem mudancas por aqui: sol, calor e tempo seco (URA mínima de 24%). A diferenca é que hoje passamos dos trinta graus. Mas é outubro, normal, infelizmente.

Agora poucas nuvens, elevados 25,1°C, URA de 43% e vento norte a 11 km/h.
 

Segundo o SMN, teremos madrugada e manha com vento norte com boa intensidade, devido às condicoes pré-frontais. Ao longo do dia a nebulosidade aumenta e há possibilidade de chuvas isoladas. Faz calor: mínima de 18°C e máxima de 29°C. O sol nasce às 6h18 e se poe às 19h03.

  • Like 11
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Ultimos dias por aqui:

 

6/10 : muito calor, a máxima chegou em 36,2° a mínima ficou nos 22,9°

 

7/10: dia quente também, mas houve chuva pra dar uma segurada na máxima, fez 21,0/34,9°

 

8/10: choveu bastante, uma pws há 13km daqui registrou 63mm, a máxima deu uma bela caída em relação ao dia 7, as temperaturas ficaram entre 19,8/30,2°

 

9/10: foi um dia mais ameno, a máxima ficou em 29,0° porém com a chuva que ia e voltava no fim da tarde já estava em 19/20 graus, das 21hs pra frente o tempo abriu e a mínima foi invertida de 17,9° 

 

com o vento a sensação é de frio, uma noite bem confortável pra dormir, agora faz 17,1° deve amanhecer com 15,x e a máxima mesmo com sol não passa de 29... 

 

 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Após a renovação do recorde de chuva 24h de Outubro no mirante de santana, assim está o ranking mensal do local:

 

1. Dezembro - 152 mm

2. Maio - 140 mm

3. Janeiro - 127 mm

4. Julho - 124 mm

5. Fevereiro - 123 mm

6. Março - 107 mm

7. Novembro - 103 mm

8. Junho - 90 mm

9. Outubro - 85 mm

10. Abril - 82 mm

11. Setembro - 78 mm

12. Agosto - 53 mm

 

Interessante observante que esse ranking não segue nem de longe o padrão climatológico da cidade, já que temos meses de inverno no topo do ranking. Temos julho, por exemplo, o segundo mês mais seco do ano, simplesmente ganhando de fevereiro!

 

O recorde mais antigo segue sendo o de Janeiro, que pertence ao longínquo ano de 1949.

 

Pra não fugir do tópico, hoje o dia amanheceu nublado e garoento, a mínima ficou pouco abaixo dos 16°C. Ótima terça a todos!

Edited by Wagner97
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 09/10/2023 em 20:29, Carlos Campos disse:

Segundo Euro, evolução dos acumulados de chuva até domingo de manhã. 

20231009_202411.gif.71bef5cf4e3ff59db17393ee9d26470e.gif

Uma dúvida que sempre tive, se no nordeste tivéssemos um mar com algumas ilhas, como no caribe, como seria o clima destas ilhas? Creio que áridas e com praias de aguas azuis, estou certo? 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Acumulado de chuva outubro 2023 nas capitais até 10/10(apenas acima de 100mm)

 

Obs: Enquanto não sair o anúncio do acumulado da convencional do Mirante no fechamento de ontem, não será incluído no ranking parcial, assim que sair vou atualizar. O acumulado antes do evento era 152,2mm. O dado do Mirante abaixo é da automática. 

 

- Florianópolis 228,2mm(2° maior do ano até agora)

- São Paulo Mirante 217mm

- Rio de Janeiro Alto da Boa Vista 178mm

- Curitiba 173mm(maior do ano até agora)

- São Paulo Interlagos 155,8mm

- Rio de Janeiro Jacarepaguá 105,8mm

 

Capitais que já ultrapassaram a média: Florianópolis, São Paulo e Curitiba 

Edited by Darley
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 10/10/2023 em 10:44, Monotov disse:

Uma dúvida que sempre tive, se no nordeste tivéssemos um mar com algumas ilhas, como no caribe, como seria o clima destas ilhas? Creio que áridas e com praias de aguas azuis, estou certo? 

 

Acho que, talvez, não fossem muito diferentes de Fernando de Noronha...

Já que a aridez do Nordeste é no interior.

O semi-árido só chega ao litoral no RN e pequena parte do CE.

 

No inverno do hemisfério norte, a Linha de Convergência Intertropical desce para sul, provocando chuvas na maior parte do litoral norte do Nordeste (MA, PI, CE...).

No litoral oriental (RN, PB, PE, AL, SE, BA) são principalmente as ondas de leste e eventuais frentes frias (Mais na Bahia) que provocam chuvas.

Portanto, penso que ilhas nessas regiões seriam beneficiadas por esses sistemas.

Só as que ficassem muito próximas ao litoral norte do Rio Grande do Norte é que poderiam ser mais áridas.

 

Polígono das secas.jpeg

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 10/10/2023 em 10:36, Darley disse:

É bem estranho o INMET ainda não mostrar o dado da chuva de ontem no Mirante. 

Porque isso acontece?

 

Teoricamente, dados fora da casinha teriam que passar por uma checagem antes de serem publicados.

Até aí, tudo bem.

 

Mas acontecia que, aparentemente, essa verificação acabava não ocorrendo, talvez por falta de pessoal... não sei... e o site acabava não sendo atualizado com esses valores.

 

No antigo banco de dados do INMET, o BDMEP, as mínimas invertidas acabavam atualizadas depois de alguns meses... mas vários desses dados pouco frequentes (Grandes volumes de chuva, temperaturas mínimas ou máximas excepcionais) nunca foram atualizados.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 8
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 10/10/2023 em 10:44, Monotov disse:

Uma dúvida que sempre tive, se no nordeste tivéssemos um mar com algumas ilhas, como no caribe, como seria o clima destas ilhas? Creio que áridas e com praias de aguas azuis, estou certo? 

Acredito que quanto a pluviometria, seguiria o padrão atual de boa parte da Região (com exceção da costa, onde chove relativamente bem devido à influência do relevo/chuva orográfica).

Da para tomar como exemplo Fernando de Noronha (e outras partes do semi-árido), onde o ápice das precipitações acontecem no outono/HS, entre Março e Maio (me corrijam os amigos nordestinos) e à partir de Junho até meados de Dez/Jan os índices se tornam muito baixos, chegando perto de 0 mm em Set/Out/Nov.

Claro q meses em q os acumulados ficam praticamente nulos não tornam o lugar um "semi-árido", já q muitas áreas do Centro-Sul do país também apresentam meses na faixa de 0mm, mas ocorre q a estação chuvosa não apresenta índices elevados em FN e em cidades do interior do Nordeste, onde mal supera 150mm num único mês (estou falando de forma generalizada).

Mas pra encurtar, seria basicamente o mesmo clima atual, pois o q comanda são os ventos predominantes q acredito seguiria o mesmo padrão.

Mas a beleza, sem dúvida seria outra. 

Quanto à coloração das água, não faço idéia kk

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 10/10/2023 em 11:25, Aldo Santos disse:

 

Acho que, talvez, não fossem muito diferentes de Fernando de Noronha...

Já que a aridez do Nordeste é no interior.

O semi-árido só chega ao litoral no RN e pequena parte do CE.

 

No inverno do hemisfério norte, a Linha de Convergência Intertropical desce para sul, provocando chuvas na maior parte do litoral norte do Nordeste (MA, PI, CE...).

No litoral oriental (RN, PB, PE, AL, SE, BA) são principalmente as ondas de leste e eventuais frentes frias (Mais na Bahia) que provocam chuvas.

Portanto, penso que ilhas nessas regiões seriam beneficiadas por esses sistemas.

Só as que ficassem muito próximas ao litoral norte do Rio Grande do Norte é que poderiam ser mais áridas.

 

Polígono das secas.jpeg

 

De acordo! 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia começou chuvoso aqui em Mongaguá, Baixada Santista - SP.

 

Às 07:15 a chuva aumentou de intensidade por um momento, e depois voltou a chover com leve intensidade. A temperatura às 07:00 era de 21,4 ºC.

 

A chuva parou no final da manhã, e o céu continuou encoberto (e está até agora). Porém, a chuva ainda não caiu na parte da tarde. Já a temperatura, subiu para a casa dos 23,x ºC há algumas horas.

 

Agora (16:00), tenho 23,2 ºC e 73% de URA, com céu encoberto.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

A capital paulista vem tendo uma boa trégua no calor nos últimos 3 dias.

Hoje, o dia amanheceu nublado mas, depois, houve um bom período com sol entre nuvens entre a 2ª metade da manhã e a 1ª metade da tarde.

A partir da 2ª metade da tarde, o céu nublou novamente.

 

Hoje,

Mirante (Aut): 17,1°C / 24,9°C

Interlagos: 16,2°C / 21,0°C

IAG: 15,8°C / 23,2°C

 

Mas, infelizmente (Para mim, pelo menos) o que é bom dura pouco.

Amanhã já devemos passar dos 30°C novamente...

 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Núcleos isolados de chuva se formaram na 2a metade da tarde de hoje na RMBH, após mais um dia de calor e abafamento. Na capital, o tempo ficou fechado após as 15 h e houve precipitação em alguns pontos, situação bem dentro do previsto mesmo.


A grade de previsão tem melhorado pra nossa região e já aponta alguns dias mais frescos, ao mesmo tempo que os picos de calor ficam cada vez mais improváveis por causa do estabelecimento da umidade da primavera. Apesar de quente e muito abafado, o outubrão não apareceu ainda.

Edited by LeoP
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Buenos Aires hoje:

Mínima: 17,1°C
Máxima: 28,9°C

Mais um dia de calor na capital argentina. Fez sol entre poucas nuvens, com aumento da nebulosidade a partir do meio da tarde. Por volta das 19h tivemos algumas gotas aqui pelo centro, sem acumular (também nao acumulou no OCBA, dando continuidade à seca).

Agora temos céu parcialmente nublado, 21,6°C, URA de 62% e vento sudeste a 13 km/h.

Para amanha, previsao de nebulosidade, com baixa chance de chuva de madrugada. Estará ventoso e a temperatura despenca, segundo o SMN: mínima de 11°C e máxima de 18°C (a máxima na realidade vai ser na noite de hoje). O sol nasce às 6h16 e se poe às 19h04.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

https://www.youtube.com/watch?v=lpJpL3Rd9h8

 

👏 Vídeo de ontem. O final valeu a pena.

 

☀️☀️🌤️🌥️☁️🌧️🛶

 

Máxima: 32,5°C em Mondaí/Linha Catres

Mínima: 4,5°C em São Joaquim/Corujas

Menor máxima: 13,71°C no Morro das Torres

Rajadas máximas: 79,92 km/h no Morro da Igreja

                                      73,44 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta

                                      73,2 km/h em Taió/Padre Eduardo

Precipitação máxima até o momento (Epagri/WU/Cemaden): 8,51 mm em Joinville/Floresta

 

> Dia com mais amplitude no oeste (8,3°C/30,7°C em Guaraciaba), e pouca no leste (18,66°C/22,16°C) em Balneário Barra do Sul).

 

> Ontem quebramos uma sequência de 15 dias dia sem sol no Vale do Itajaí. Hoje novamente ele apareceu entre nuvens.

 

> Barragem Norte (Rio Itajaí do Norte): 70,64%

> Barragem Oeste (Rio Itajaí do Oeste): 106,42% (vertendo)

> Barragem Sul (Rio Itajaí do Sul): 109,88% (vertendo)

 

> Em Rio do Sul o rio Itajaí-Açú ainda está em 10,33 m o que ainda é muito alto e preocupa para a chuva que irá cair. No médio e baixo Vale o risco é menor.

 

> Taió segue alagada pelo 3º dia consecutivo, como visto no vídeo de hoje.

 

https://www.youtube.com/watch?v=xiL8MpfiOVw

 

> Em Rio do Oeste também, os alagamentos persistem:

 

 
> Está "tenso":
 
Edited by Moretão
  • Like 7
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 10/10/2023 em 23:45, DaviOlrb disse:

Manaus hoje teve 29˚C / 39˚C de variação, com fumaça. Insalubre.

 

Felizmente, pelas projeções dos modelos, a partir do dia 18, o cenário começa melhorar por aí, com retorno mais gradual das chuvas.

 

Esta, felizmente, é a última semana deste cenário caótico de calor e seca extrema por aí. Apesar de as chuvas voltarem ainda aquém do normal.

 

Edited by Maicon
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 10/10/2023 em 12:48, Carlos Campos disse:

Acredito que quanto a pluviometria, seguiria o padrão atual de boa parte da Região (com exceção da costa, onde chove relativamente bem devido à influência do relevo/chuva orográfica).

Da para tomar como exemplo Fernando de Noronha (e outras partes do semi-árido), onde o ápice das precipitações acontecem no outono/HS, entre Março e Maio (me corrijam os amigos nordestinos) e à partir de Junho até meados de Dez/Jan os índices se tornam muito baixos, chegando perto de 0 mm em Set/Out/Nov.

Claro q meses em q os acumulados ficam praticamente nulos não tornam o lugar um "semi-árido", já q muitas áreas do Centro-Sul do país também apresentam meses na faixa de 0mm, mas ocorre q a estação chuvosa não apresenta índices elevados em FN e em cidades do interior do Nordeste, onde mal supera 150mm num único mês (estou falando de forma generalizada).

Mas pra encurtar, seria basicamente o mesmo clima atual, pois o q comanda são os ventos predominantes q acredito seguiria o mesmo padrão.

Mas a beleza, sem dúvida seria outra. 

Quanto à coloração das água, não faço idéia kk

Conheço um pouco a climatologia de Petrolina pois já morei cerca de um ano por lá.

O semi árido é assim porque percebi que nenhum sistema chega de fato ali direito diante disso tende a ser uma região de alta pressão prevalecendo.

Em um ano bom com lá niña começa a chover entre Nov Dez quando a ZCAS se forma e vai lá para o norte de Minas e Bahia, isto reflete por lá. Acredito que não será o caso deste ano com el niño a subsidencia aumenta.

Mas por ex isto não se aplica a faixa mais a norte da região

Entre Jan, Fev passa a sofrer influência dos vcans, mas o nordeste é um território gigante a chuva do Vcan é nas bordas nem sempre vão estar por ali. Depende um pouco de sorte.

Depois Março, Abril a zcit mais posicionada ao sul trazendo a chuva no setor Norte do nordeste e com o início da estação chuvosa no leste do nordeste algumas instabilidades se formam, mas dificilmente são grandes  e cobrem todo o território. 

Depois entre maio e julho as ondas de leste, mais os giros da alta no Atlântico trazem ventos mais frescos do mar então embora a chuva fique concentrada no litoral, as nuvens chegam por lá, as vezes alguns chuviscos ocorrem e eles chamam isto de neblina é como se fosse a infiltração marítima aqui a chuva fica no litoral, mas uma faixa mais adentro do continente recebe os stratus não todo o território, claro, e os dias mais frescos ocorrem nesta época, principalmente se a Asas der as caras após alguma baleia polar avançar pelo Atlântico

E tem a parte mais terrível do ano que é o br-o-bro

Pega os meses de Agosto inicialmente mais fraco mas Set Out Nov é aonde domina a aridez e chover é algo bem raro.

São muitos dias, meses sem ver uma 💧 de chuva 

As vezes uma FF bem estruturada chega mais forte ao norte da Bahia, Sergipe, quando isso acontece pode trazer alguns eventos de chuva interessantes como foi o caso daquela FF de maio do ano passado que atravessou o Ne inteiro, mas isto é raro, é difícil FF que passe da região do recôncavo (Salvador)

A média de chuva anual na região fica entre 500 e 600mm.

 

Fernando de Noronha tem alta pluviosidade comparado com o sertão, tem cerca de 1200mm anuais com chuvas se concentrando no Outono muito provavelmente oriundas das ondas de leste.

Se fosse mais ao norte não sei se seria árido por causa da zcit, se estivesse posicionada mais ao sul aí sim na direção do ES e em alto mar aonde a Asas habitualmente "mora", seria o equivalente as ilhas de cabo verde no HN aonde mora a alta dos Açores. (A Asas do HN)

 

 

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje é o dia mais ensolarado de outubro, até agora, aqui em Mongaguá, Baixada Santista - SP

 

Nos primeiros 10 dias, eu praticamente não vi os raios do sol de forma direta NENHUMA vez. Hoje nós já chegamos aos 26,6 ºC, sendo a maior máxima desse mês de outubro, até agora.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Voltou a chover forte por aqui, desde a madrugada e de forma ininterrupta. 

Temperatura agora é de 16,8ºC.

Nos próximos dias teremos mais chuva e frio tardio. Sul do RS continua com um inverno estendido.

 

1954493442_ScreenShot2023-10-11at13_54_56.png.996adb2858cad7c51bdd4b36414e2d44.png

 

 

GARIBALDI:

1883786507_ScreenShot2023-10-11at13_57_05.png.5eede92a81576023ae2ec2a99e3ec22d.png

 

PINHEIRO MACHADO:

991756676_ScreenShot2023-10-11at13_57_28.png.6db1652791b1405501ca9d3726300e21.png

 

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 11/10/2023 em 08:38, jrmartinisp disse:

Conheço um pouco a climatologia de Petrolina pois já morei cerca de um ano por lá.

O semi árido é assim porque percebi que nenhum sistema chega de fato ali direito diante disso tende a ser uma região de alta pressão prevalecendo.

Em um ano bom com lá niña começa a chover entre Nov Dez quando a ZCAS se forma e vai lá para o norte de Minas e Bahia, isto reflete por lá. Acredito que não será o caso deste ano com el niño a subsidencia aumenta.

Mas por ex isto não se aplica a faixa mais a norte da região

Entre Jan, Fev passa a sofrer influência dos vcans, mas o nordeste é um território gigante a chuva do Vcan é nas bordas nem sempre vão estar por ali. Depende um pouco de sorte.

Depois Março, Abril a zcit mais posicionada ao sul trazendo a chuva no setor Norte do nordeste e com o início da estação chuvosa no leste do nordeste algumas instabilidades se formam, mas dificilmente são grandes  e cobrem todo o território. 

Depois entre maio e julho as ondas de leste, mais os giros da alta no Atlântico trazem ventos mais frescos do mar então embora a chuva fique concentrada no litoral, as nuvens chegam por lá, as vezes alguns chuviscos ocorrem e eles chamam isto de neblina é como se fosse a infiltração marítima aqui a chuva fica no litoral, mas uma faixa mais adentro do continente recebe os stratus não todo o território, claro, e os dias mais frescos ocorrem nesta época, principalmente se a Asas der as caras após alguma baleia polar avançar pelo Atlântico

E tem a parte mais terrível do ano que é o br-o-bro

Pega os meses de Agosto inicialmente mais fraco mas Set Out Nov é aonde domina a aridez e chover é algo bem raro.

São muitos dias, meses sem ver uma 💧 de chuva 

As vezes uma FF bem estruturada chega mais forte ao norte da Bahia, Sergipe, quando isso acontece pode trazer alguns eventos de chuva interessantes como foi o caso daquela FF de maio do ano passado que atravessou o Ne inteiro, mas isto é raro, é difícil FF que passe da região do recôncavo (Salvador)

A média de chuva anual na região fica entre 500 e 600mm.

 

Fernando de Noronha tem alta pluviosidade comparado com o sertão, tem cerca de 1200mm anuais com chuvas se concentrando no Outono muito provavelmente oriundas das ondas de leste.

Se fosse mais ao norte não sei se seria árido por causa da zcit, se estivesse posicionada mais ao sul aí sim na direção do ES e em alto mar aonde a Asas habitualmente "mora", seria o equivalente as ilhas de cabo verde no HN aonde mora a alta dos Açores. (A Asas do HN)

 

 

Morei já na região entre o agreste e o sertão de Alagoas ,no , outono e na primeira metade do inverno chove bastante por lá.

 

Eu queria saber mais sobre o sistema de chuvas e temperatura que atua exatamente nessa parte do estado de Alagoas, não vejo tantas informações climatológicas e pesquisas referentes a essa região, se alguém puder me ajudar com informações e pesquisas aqui, eu agradeço!!

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 11/10/2023 em 14:52, Matheus Vinicius disse:

Mais um dia de muito calor em Curitiba, a partir de amanhã já deve chover novamente e esfriar um pouco. 

Screenshot_20231011-145110~2.png

esquentou bem mais que o previsto. Máxima era pra ser em torno de 28 graus.
Entretanto, não senti esse calor. Digo, senti que foi quente, mas não senti todo esse calor.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Bastante chuva hoje em Canoas mas já deu uma diminuída. Tarde amena, com 20 °C agora.

Diferente das tardes de ontem, que fez calor leve (não passou de 27,3 °C) e de amanhã que será fria (16 °C previstos pelo weather.com).

Quanto as mínimas, ontem a base aérea de Canoas marcou 11,1 °C, um ótimo valor entre esses períodos úmidos e chuvosos que vem predominando.

 

Outubro está bom até em MPs por aqui, mesmo elas sendo breves e predominando as chuvas e umidade. Lembrando que nos primeiros dias do mês tivemos uma mínima de 7,9 °C na base aérea.

 

As máximas vêm sendo excelentes, temos por enquanto tardes abaixo da média graças à nebulosidade mais frequente. Vários dias têm sido ventosos, aumentando a sensação de frio principalmente às tardes, e dando uma sensação de inverno estendido.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 11/10/2023 em 16:42, Eclipse POA disse:

Bastante chuva hoje em Canoas mas já deu uma diminuída. Tarde amena, com 20 °C agora.

Diferente das tardes de ontem, que fez calor leve (não passou de 27,3 °C) e de amanhã que será fria (16 °C previstos pelo weather.com).

Quanto as mínimas, ontem a base aérea de Canoas marcou 11,1 °C, um ótimo valor entre esses períodos úmidos e chuvosos que vem predominando.

 

Outubro está bom até em MPs por aqui, mesmo elas sendo breves e predominando as chuvas e umidade. Lembrando que nos primeiros dias do mês tivemos uma mínima de 7,9 °C na base aérea.

 

As máximas vêm sendo excelentes, temos por enquanto tardes abaixo da média graças à nebulosidade mais frequente. Vários dias têm sido ventosos, aumentando a sensação de frio principalmente às tardes, e dando uma sensação de inverno estendido.

 

Nem junho e julho creio que não escaparam de sob 30 para nós, e outubro até o dia 20 e poucos nada de trintar.

Ótimo assim. 

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.