Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2021

Recommended Posts

E após um tarde muito quente, uma baita chuva caiu aqui no norte do Espirito Santo. Apesar do interior ainda estar abafado, ela foi muito bem vinda!

Foi uma chuva forte, com muita descarga elétrica e um pouco de vento. Não acumulou muito, cerca de 13,2mm no pluviômetro do cemaden.

Deslocamento bem rápido

sgm31.gif

Edited by Nicolas Fernandes
  • Like 13

11 minutos atrás, Matheus b Santos disse:

O CFS está num delírio com o interior do país já faz mais de um mês, na sua projeção para março previa um mês tórrido para essa mesma região, no entanto o que se viu, principalmente na primeira quinzena foi temperaturas  dentro da normalidade. Pela reanálise até o dia 26/03:

C1A6DB55-5A74-4E93-B503-A9E627B45D4E.jpeg.173a745067aec96482311ea14c7fc3ae.jpeg

Agora a projeção que coloquei no dia 01/03:

E6587863-3A54-4146-977B-929F361844BD.png.e2a76295fbcbc30471e54c0ba450f975.png

Aqui apesar da onda de calor que vivenciamos nos últimos dias do mês ainda tivemos um mês praticamente dentro da média com desvio de só +0,25 na média simples, porém abril tende a ser mais quente sim nessas áreas que o CFS prevê dessa vez. Aguardemos.

Essa versão do CFS que o Daniel postou, frequentemente está "calibrada" para valores acima da realidade. Não sei direito o motivo. O CFS do Weatherbells na última rodada aponta o seguinte:

cfs-monthly-all-c00-samer-t2m_c_anom_month_mostrecent-7235200.thumb.png.06234579a2f1641c7f111e7ee5550ba9.png

Ambas as versões mostram uma tendência semelhante, porém o modelo do site Tropical Tidbits sempre generaliza as anomalias positivas.

Agora vamos conferir quando chegar o dia 30 de Abril e ver o resultado.

• Like 6
  • Thanks 4

43 minutos atrás, Ernani de Paula disse:

Renan,

hoje presenciei a maior granizada em Laje do Muriaé(área urbana), em 92 anos, a última ocorreu em 1929,isso foi relatado por uma vizinha falecida em 2001, tinha 23 anos em 1929 ,disse que caiu muito gelo na época, a grama em frente da casa dela ficou toda branca de tanto gelo acumulado, disse que depois desse evento não viu mais chuva com muito gelo.

Juntei um prato de aço cheio de granizo médio, duas pedras com 5 cm, o pai dos meus afilhados, recolheu no bairro dele, pedras do tamanho de bola de sinuca, o bairro fica ao sul daqui 1,5 km.

Foram duas pancadas de gelo ás 17 h 17, estiou o gelo e ás 17 h 25 as pedras de tamanho médio. 

O céu escureceu em 10 minutos no lado sul/sudoeste, após 17 h.

Tenho os 2 vídeos da granizada e várias fotos do gelo no prato, na mão e na horta.

Nani, essa super-célula que te atingiu foi a mesma que fotografei hoje daqui de Tuiutinga, ela passou raspando aqui e já foi o suficiente para trazer um bom granizo.

Se puder trazer pra cá algumas fotos suas, seria bacana.

• Like 10

E o Mirante termina o primeiro trimestre sem nenhuma sub-17. 

No que diz respeito as chuvas, sequer tivemos chuva maior ou igual a 50mm no período. A maior chuva do ano no Mirante em 2021 não será em janeiro, fevereiro ou março se for acima de 50mm. 

• Like 4
  • Sad 6

Agora, Carlos Campos disse:

Às 21h30 já com 9,4°C na baixada e 5,1°C na relva. 

Noite espetacularmente favorável ao resfriamento!AirBrush_20210331214918.thumb.jpg.1df65035eadce2fe85ff3ee5f57676d7.jpgAirBrush_20210331220040.thumb.jpg.b9ec96f68399bb52257aba1bd4348747.jpgAirBrush_20210331215939.thumb.jpg.29bf1c2786d31090aeb09add3908c6f5.jpg

Enquanto isso ...aqui na ZS de SP céu encoberto ...

Sem muita expectativa para a mínima de amanhã ...

O Mirante deve bater a marca ridícula de 17 graus de Março ...mas o Sesc , acho difícil bater os 14.7 graus de Março tmb ... 

• Like 2
  • Sad 7

Tem alguma explicação de o por que esse ano mesmo com La nina até agora vem sendo mais quente que 

o anterior? Lembro que no ano anterior aqui já fez 12 graus no dia 27 de fevereiro, e no começo de abril já marcava mínima de 6, apesar que só havia chegado a 10.

E nesse ano o mais baixo que marcou mínima foi 10, nem sei se vai chegar a isso hoje.

• Like 5
  • Sad 1

Boa noite! Ontem e hoje os dias foram ensolarados em Buenos Aires e com temperatura agradável, neste outono já plenamente instalado por aqui. Ontem, mínima de 13,1°C e máxima de 24°C. Hoje, mínima de 15,2°C e máxima de 23,7°C. Agora céu limpo, 19,7°C, URA de 70% e vento leste a 5 km/h.

Para amanha, a previsao é de muitas nuvens e baixa possibilidade de chuvas isoladas à tarde. Mínima de 15°C e máxima de 24°C. O sol nasce às 7h06 e se poe às 18h47.

• Like 10

Agora, Matheus Vinicius disse:

Outra coisa que esqueci de citar foi a montueira de fim de tardes de fevereiro de 2020 na faixa dos 17/16 e sempre com um vento agradável.

Coisa que foi impossível de se ver no verão desse ano.

Aqui em SP tmb ...o verão esse ano , foi bem mais quente que ano passado .

Mas eu nem vou reclamar , se esse ano o Outono/Inverno for melhor do que foi no ano passado .

• Like 9

Minima de 13° e máxima de 29°, sendo que as previsoes indicavam algo em torno dos 27°-28°. Já tenho percebido que desde fevereiro as máximas estão ficando acima do previsto.

Céu por volta das 14h:

IMG_20210331_140914_copy_3000x2250.thumb.jpg.ea5559516ba5ca8db693354dc5693f8c.jpg

E ao entardecer:IMG_20210331_182022_copy_3000x2250.thumb.jpg.e16807f894dcf4d32be4b1877987c4e8.jpgO ambiente no fim de tarde estava bem menos invernal que ontem, mas mesmo assim as mínimas devem ser baixas, especialmente nas baixadas. Uma pena que 3 das 5 estações do Simepar aqui no noroeste do Paraná estão fora do ar desde o dia 29.

Edited by Felipe S Monteiro
  • Like 9
  • Sad 2

Agora, atiliogobbo disse:

Vai dar geada com certeza.

Seria excelente, mas não apostaria minhas fichas nisso.... Já sopra uma leve brisa do mar. 

14 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

montueira de fim de tardes

Estou tentando processar essa informação.. porém, sim, foi mais agradável. Mas faz parte da variabilidade climática atual. Falei anteriormente sobre o clima da nossa região e de como está sendo uma péssima imitação do clima anterior. Mas kem é q se importa? Isso não tem a menor relevância na era Tic Toc. Fora a montueira de outras bobagens. Alguém realmente se importa?

Se servir de alento para o teu outro comentário reclamativo, menos mal: o centro de Moscou tem mínimas altas em comparação com os arredores da cidade. O número de noites com geada na área urbana é muito menor q na periferia. 

• Like 5
  • Sad 1

29 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Seria excelente, mas não apostaria minhas fichas nisso.... Já sopra uma leve brisa do mar. 

Estou tentando processar essa informação.. porém, sim, foi mais agradável. Mas faz parte da variabilidade climática atual. Falei anteriormente sobre o clima da nossa região e de como está sendo uma péssima imitação do clima anterior. Mas kem é q se importa? Isso não tem a menor relevância na era Tic Toc. Fora a montueira de outras bobagens. Alguém realmente se importa?

Se servir de alento para o teu outro comentário reclamativo, menos mal: o centro de Moscou tem mínimas altas em comparação com os arredores da cidade. O número de noites com geada na área urbana é muito menor q na periferia. 

Se a nebulosidade não atrapalhar pelo menos uma geada fraca acontece.

• Like 6

Extremo sul com 13-15 graus e áreas mais ao norte da cidade com 17/18 graus.

Enfim, temperaturas mais decentes para as áreas mais urbanizadas da cidade.

Dentro de casa está bem melhor. Acho que hoje dá até para dormir de cobertor.

DzUiylc.png

Imagem da câmera da avenida paulista mostra um céu com algumas nuvens baixas.

Tempo no momento não está completamente fechado.

SJ17fb9.jpg

• Like 10
  • Thanks 2

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.